Pistola de calor elétrica: tipos, como escolher, análise dos melhores fabricantes
É impossível aquecer rapidamente uma sala espaçosa com radiadores de aquecimento ou outros aquecedores convectores.O calor dos aparelhos se espalha muito lentamente pela sala devido à convecção natural.
Para um aquecimento eficiente e rápido, uma pistola de ar quente elétrica com circulação de ar forçada é mais adequada. Um poderoso aquecedor com ventilador pode aquecer ambientes de quase qualquer tamanho no menor tempo possível.
Existe uma vasta gama destas unidades no mercado, que diferem entre si no tipo de elemento de aquecimento, design da caixa, potência e funcionalidade. Diremos como não se confundir na variedade e escolher uma pistola de ar quente comparando suas características com as próximas condições de operação.
Para garantir que sua compra não decepcione, aconselhamos que você preste atenção aos fabricantes confiáveis - uma breve visão geral das marcas de equipamentos de aquecimento é apresentada no artigo.
O conteúdo do artigo:
Design e tipos de pistolas de ar quente
Um aquecedor com ventilador de piso (também conhecido como “pistola de calor”) é um dispositivo de aquecimento doméstico ou industrial que, além do elemento de aquecimento, possui um ventilador embutido. O primeiro aquece o ar dentro da caixa e o segundo o empurra para dentro da sala aquecida.
Além disso, o processo de circulação ocorre continuamente e em alta velocidade. Esta é a razão da elevada eficiência de aquecimento de grandes áreas com este tipo de equipamento de aquecimento.Ao operar através de um termoventilador com potência de apenas 2–3 kW, cerca de 200–300 metros cúbicos de massa de ar passam por hora.
Usando uma pistola de ar quente para aquecer:
- canteiros de obras;
- garagens e oficinas;
- instalações para fins agrícolas e industriais;
- salas de estar;
- estufas;
- armazéns.
Também é frequentemente utilizado para aquecer ou secar diversas superfícies: tetos tensos, paredes rebocadas, etc. O termoventilador elétrico não emite gases de exaustão ou toxinas durante a operação. Do ponto de vista ambiental, este equipamento é totalmente seguro e inofensivo.
A pistola de calor elétrica não deve ser confundida com seus análogos - arma de gás ou unidade diesel. É difícil chamá-los de ecologicamente corretos. Com o ar aquecido, sai deles, no mínimo, dióxido de carbono, grandes volumes dos quais são perigosos para a saúde.
Os aquecedores elétricos estão isentos disso; por definição, nada é queimado neles para produzir energia térmica.
Uma pistola de calor infravermelha é semelhante a um aquecedor com ventilador em design e aparência. No entanto, não existe um fã como tal. A transferência de energia térmica aqui ocorre não por meio de troca forçada de ar, mas por meio de radiação infravermelha.
Ou seja, o calor, neste caso, é transferido diretamente para superfícies e objetos aquecidos por meio de raios infravermelhos, e não por meio do pré-aquecimento do ar.
Vantagens e desvantagens da unidade
Entre as muitas vantagens de uma pistola de ar quente operando exclusivamente com eletricidade estão as seguintes:
- Possibilidade de instalação em ambientes não ventilados;
- longo período de operação contínua;
- sem fogo aberto;
- a presença de automação de controle com termostato;
- receber calor imediatamente após conectar-se à rede elétrica;
- não há necessidade de adicionar combustível constantemente;
- a capacidade de usar a arma como um ventilador normal;
- alta eficiência no aquecimento de ambientes grandes;
- pequenas dimensões;
- versatilidade em termos de colocação.
O termoventilador não emite substâncias desagradáveis ou nocivas no ar. Simplesmente não há nada para queimar nele. Ocasionalmente, ao operar este aparelho, um cheiro de queimado aparece por um curto período após ligá-lo.
Isto se deve ao acúmulo de poeira na resistência e na grade de proteção. Se a arma for mantida limpa, isso não acontecerá.
A pistola de calor elétrica é capaz de funcionar sem supervisão e continuamente por vários dias. Não requer adição de combustível. Ao mesmo tempo, a presença da automação garante que a temperatura ambiente será mantida nos parâmetros exigidos sem intervenção humana.
O aquecimento da espiral, que aquece o ar da pistola de ar quente, ocorre em questão de segundos após a aplicação da corrente elétrica.O calor quase imediatamente começa a fluir para a sala aquecida. Nesse sentido, o equipamento em questão supera em muito outras opções de aquecedores.
Os aquecedores com ventilador são extremamente fáceis de usar. É necessário apenas evitar o acúmulo de poeira em seu interior, que emitirá fumaça ao ligar a bobina. Podem ser colocados no chão, na parede e até na mesa. A gama deste equipamento térmico é extensa. Você pode encontrar uma opção para qualquer posicionamento e tamanho.
O aquecedor com ventilador tem apenas três desvantagens:
- “queima” de oxigênio e “secagem” de ar;
- alto nível de ruído quando o ventilador está ligado ao máximo;
- dependência da rede elétrica.
Quando uma pistola de ar quente elétrica opera, o ar ao redor da bobina aquecida seca naturalmente. Como resultado, a umidade geral da sala cai gradualmente e é impossível escapar.
Uma situação semelhante ocorre com o oxigênio: ele queima gradualmente devido ao contato das massas de ar com um elemento de aquecimento quente.
Claro, estes não são os mesmos volumes que quando se opera uma arma a gás ou diesel. Mas se esse momento for crítico, então o termoventilador deve ser escolhido não com espiral, mas com placas de cerâmica.
Estes últimos são aquecidos a temperaturas mais baixas, o que elimina bastante as desvantagens dos aquecedores em espiral aberta. Mas esses modelos também custam um pouco mais.
Como escolher uma pistola de aquecimento elétrico
Antes de comprar um aquecedor com ventilador, você precisa entender claramente por que precisa de um aquecedor. Se o aquecimento do ar for necessário ocasionalmente e rapidamente, uma pistola de ar quente elétrica é ideal para esses modos.
Se a temperatura ambiente precisar ser mantida por muito tempo e em um nível constante, então é melhor procurar outra opção, caso contrário a conta de luz será simplesmente enorme.
Também é necessário determinar antecipadamente a potência necessária (dependendo da capacidade cúbica da sala) e a fonte de alimentação. Modelos industriais e semi-industriais potentes requerem tensão trifásica para funcionar.
Se a sala tiver apenas uma tomada monofásica normal, o equipamento elétrico deverá ser selecionado de acordo.
Critério nº 1: elemento de aquecimento
A principal coisa em uma pistola de ar quente elétrica é o ventilador. Mas é padrão em todos os modelos. É difícil encontrar algo único aqui. Mas vale a pena entender o elemento de aquecimento com mais detalhes. Tanto a segurança como, em grande medida, a potência do dispositivo de aquecimento dependem da sua escolha correta.
Existem dois tipos de elementos de aquecimento de ar no aquecedor com ventilador:
- espirais em ligas de alta resistência;
- placas cerâmicas.
A primeira opção aquece até 300–600°C e a segunda apenas até 150°C. Porém, devido à menor área do elemento de aquecimento, as bobinas são um pouco inferiores às placas em termos de eficiência.
A superfície de transferência de calor no primeiro caso é significativamente menor que no segundo. E o ventilador “remove” o calor de toda a área aquecida.
A versão cerâmica é mais à prova de fogo, pois a temperatura dos elementos dessa pistola de ar quente não sobe muito. E em termos de potência e eficiência de aquecimento, os modelos com placas não são de forma alguma inferiores aos seus homólogos com espiral. Além disso, a espiral queima com muito mais frequência.
Se você desmontar a placa de cerâmica, dentro dela estará a mesma bobina de aquecimento. Só que é feito de uma liga diferente e aquece a uma temperatura mais baixa. Ao mesmo tempo, todo o calor gerado por ele é transferido para a cerâmica, da qual a energia térmica já é retirada pelo fluxo de ar do ventilador.
A placa demora um pouco mais para aquecer do que uma espiral aberta, mas também durará mais.
Critério nº 2: Projeto do casco
Todos os potentes termoventiladores estão agora disponíveis em versões metálicas com revestimento anticorrosivo. Um corpo de plástico não é aceitável aqui. Os eletrodomésticos de baixo consumo de energia podem ter inserções de plástico na caixa, mas na maioria das vezes são alças e interruptores emborrachados que você precisa tocar com as mãos.
Todas as pistolas termoelétricas são divididas em:
- Modelos estacionários - são mais baratos e têm mais potência.
- Opções móveis (portáteis) mais compacto e pode ser facilmente girado na direção desejada. Eles geralmente têm dobradiças que permitem ajustar a direção do fluxo de ar girando a arma inteira para onde você deseja.
Porém, à venda você também encontra uma opção com amortecedores rotativos que desviam o fluxo de ar do ventilador para a direita/esquerda e para cima/baixo.
Se uma pistola de ar quente tiver uma malha dissipativa de proteção, ela deverá ser de metal. Aqui qualquer plástico é categoricamente inaceitável, pois a temperatura do ar que sai do aquecedor com ventilador é muito alta.
Critério nº 3: Poder
Quanto mais potência um dispositivo tiver em quilowatts, mais rápido e maior será o ambiente que ele pode aquecer. Mas à medida que os indicadores de potência aumentam, o ruído do ventilador também aumenta. Tem que operar em velocidades mais altas, o que inevitavelmente leva a um aumento do ruído em decibéis.
De acordo com um esquema simplificado, a potência do aquecedor com ventilador é selecionada à taxa de 1 kW por 10 m². m área. Mas esta fórmula só é válida se a altura do teto não ultrapassar 3 metros. Segundo ele, uma pistola de ar quente pode ser selecionada para garagem, casa de campo ou pequena oficina.
Para grandes edifícios, é necessário fazer cálculos mais detalhados, levando em consideração não a metragem quadrada da área, mas sim o volume cúbico da sala.
Além da potência (kW), a ficha técnica de uma pistola de ar quente com ventilador também indica o fluxo de calor ou produtividade em metros cúbicos/hora. Na maioria dos casos, 1 kW representa cerca de 100–120 m3/h.
Alguns dispositivos possuem ventiladores mais potentes que podem bombear mais ar. Na escolha de um modelo, ambos os indicadores devem ser levados em consideração.
Para uma residência de verão ou aquecimento de garagem Vale a pena escolher uma opção doméstica com potência de até 3 kW. Para espaços pequenos isso é mais que suficiente.Lembre-se, tudo acima de 5 kW requer uma rede trifásica.
Critério nº 4: recursos adicionais
Ao escolher uma pistola de ar quente, você também deve prestar atenção à disponibilidade de vários recursos adicionais.
Opções úteis:
- caixa à prova de respingos – para termoventiladores instalados em ambientes com alta umidade;
- umidificadores e filtros de ar embutidos;
- termostato para ajuste gradual da potência de saída;
- “proteção contra superaquecimento” automática;
- Função de “desligamento automático” quando o dispositivo de aquecimento tomba.
Além disso, alguns modelos possuem uma unidade de controle automático completa que mantém de forma independente a temperatura ambiente dentro dos parâmetros especificados. Se estiver disponível, a pistola de ar quente pode ser deixada a funcionar completamente sem vigilância: a própria automação ligará/desligará o termoventilador conforme necessário.
Para obter mais informações sobre como escolher um aquecedor com ventilador, consulte Este artigo.
Qual fabricante você prefere?
Nas lojas nacionais de equipamentos de aquecimento, pistolas elétricas podem ser encontradas importadas e fabricadas na Rússia. Em geral, não há muita diferença entre eles. Aqui você precisa se concentrar mais na potência do dispositivo.
Mas entre os fabricantes também existem líderes reconhecidos, por cujos termoventiladores de marca você terá que pagar um pouco a mais.
Os aquecedores com ventilador são produzidos por um número bastante grande de empresas nacionais e estrangeiras.
Entre as principais marcas que conquistaram a confiança dos consumidores estão:
- Ballu (a marca é holandesa, mas a produção está estabelecida na Rússia);
- Mestre (EUA);
- madeira (Suécia);
- À força (Rússia);
- Fubag (Alemanha);
- Quatro (Itália);
- Trópico (Rússia);
- Resanta (Letônia).
Quase todos os fabricantes oferecem pistolas de ar quente em uma ampla gama de potência de aquecimento e fluxo de ar. Na gama existente destes equipamentos existe sempre um modelo para necessidades específicas, bastando avaliar corretamente as necessidades.
Pegar uma pistola elétrica muito potente e desligá-la a cada poucos minutos para não se queimar não é muito inteligente e caro.
Se você quiser economizar dinheiro, você pode faça sua própria arma elétrica. Para a montagem você precisará de um elemento de aquecimento, material da carcaça (chapa ou tubo), um ventilador e um motor.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para facilitar a compreensão das características de design dos diferentes modelos de pistolas de calor elétricas, fizemos uma pequena seleção de vídeos com análises e descrições.
Projeto de um termoventilador elétrico com aquecedor de cerâmica:
Qual aquecedor é melhor - cerâmico ou espiral:
Como escolher um aquecedor com ventilador:
Um exemplo de cálculo da potência de uma pistola de ar quente:
O aquecedor com ventilador permite aquecer quase instantaneamente o ar da sala a uma temperatura confortável.
Mas devemos estar cientes de que as pistolas de calor elétricas com espiral ou placas de cerâmica são mais destinadas ao aquecimento de curto prazo. Se precisar de um aquecedor para uso constante, é melhor levar um convetor ou um radiador a óleo.
Você está procurando uma arma elétrica eficaz e confiável? Ou você tem experiência no uso dessa técnica? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.
Bem, não aprendi nada de novo depois de lê-lo, exceto os principais fabricantes de pistolas de calor elétricas. É bom que haja avaliações de quase cada um deles, para que você possa comparar imediatamente e escolher a melhor opção para você. Acredito que estas unidades não apresentam desvantagens e são significativamente superiores a outros dispositivos para aquecimento de ambientes.
Ainda prefiro pistolas de calor elétricas de nossa produção, por exemplo Kraton. Por que pagar demais pela popularidade da marca? Uma pistola de ar quente é boa para salas que você raramente visita. Inicialmente, levei minha pistola de ar quente para aquecer a garagem, depois levei-a para o trabalho no inverno. É verdade que aconteceu um incidente, eu estava sentado com botas de borracha bem na frente da arma, elas estavam levemente deformadas.
Concordo que a tecnologia não é da era espacial, as nossas fabricam armas de ar quente de qualidade bastante decente. Especificamente, conheço apenas uma desvantagem do Croton - um cabo curto, com menos de um metro.