Desligamento de gás em prédio de apartamentos: o que fazer se não houver fornecimento de gás

Faltas repentinas de gás raramente ocorrem em prédios de apartamentos, mas a questão ainda é relevante hoje.Quando isso acontece, o problema é muito estressante para os moradores. Afinal, todo mundo tem algumas tarefas para fazer em casa, entre elas: cozinhar, aquecer água, etc. As pessoas começam a se preocupar porque não conhecem a situação. Eles estão interessados ​​em saber por que não há fornecimento de gás e como agir em tal situação.

Se não tem gás em casa, pode saber o motivo do corte ligando 104 ou 112. O despachante da empresa fornecedora de gás responderá a todas as suas dúvidas, você ainda saberá por quanto tempo não haverá combustível azul no seu endereço. Mas isso é verdade no caso em que estão sendo realizados trabalhos programados em sua casa, mas se o motivo for diferente, outras medidas deverão ser tomadas. Vamos descobrir juntos o que fazer em uma determinada situação.

É legal desligar o gás?

Do ponto de vista jurídico, o fornecimento de gás a todos os assinantes que residam em edifícios de apartamentos ou em edifícios próprios é fornecido após conclusão do contrato entre as partes interessadas. Por um lado, este é o assinante, por outro, a empresa fornecedora de gás.

Trabalhadores do serviço de gás
O gás é fornecido às residências por organizações especializadas no fornecimento de gás, que são subsidiárias nas regiões da Gazprom PJSC, funcionários dessas fazendas e atendem a população em caso de vazamento de gás, também estão autorizadas a interromper o fornecimento de recursos naturais aos devedores

A base para a regulamentação legal do fornecimento de gás combustível é uma série de decretos do Governo da Federação Russa, que levam em consideração as condições básicas para o fornecimento de combustível azul, os fatos de regulação do preço do gás, estipulam condições sociais princípios relativos às garantias de abastecimento de gás à população e tendo em conta condições preferenciais.

Quem mora em prédio de apartamentos é obrigado a pagar por um recurso natural, cabendo à empresa, por sua vez, garantir o abastecimento de combustível natural 24 horas por dia.

Tudo isso está previsto nos seguintes regulamentos:

Portanto, as empresas que fornecem gás para casas e apartamentos são totalmente responsáveis ​​​​pelo desligamento do gás natural em prédios de apartamentos ou residências particulares. É sempre legal desligar o gás natural sem aviso prévio?Só os advogados podem responder a esta pergunta. As organizações têm o direito de desligar o fornecimento de gás em alguns casos quando se trata de determinados motivos.

Estas razões são discutidas em detalhes em Decreto Governamental nº 410, adotado em 14 de maio de 2013, descreve medidas para garantir a segurança dos cidadãos que possuem equipamentos internos e fechados de gás. Caso o proprietário não cumpra as medidas de segurança, poderá perder o fornecimento de gás natural nos termos legais.

O apartamento está frio, não há gás
Numa situação de corte de fornecimento de gás por algum período de tempo, o serviço de gás é obrigado a informar os consumidores por que razão e durante quanto tempo não haverá fornecimento de gás

Os moradores de prédios altos são notificados por escrito, avisos são afixados na entrada ou anúncios são feitos na rádio ou televisão local.

Razões pelas quais o corte do fornecimento de gás é legal:

  1. Quando o utente do serviço não tiver celebrado contrato de manutenção emergencial com a empresa de gás. Ou ele instalou e reparou de forma independente vários equipamentos de gás.
  2. Se forem encontradas falhas no mecanismo de ventilação ou nas chaminés.
  3. Em situações de emergência, se for impossível eliminar um vazamento de gás local, o fornecimento de gás para toda a casa ou quarteirão é desligado.
  4. O cliente não paga gás há mais de três meses. As empresas também desligam o gás por outros motivos, quando um assinante viola os termos de um contrato de fornecimento.
  5. Podem desligar o gás caso o morador do apartamento não forneça dados sobre a quantidade de gás consumido e não permita a entrada de fiscais para verificar o estado do equipamento de gás.
  6. Interromper o fornecimento de um recurso natural quando o cliente não cumpre regras para operação de equipamentos de gás ou usa aparelhos a gás proibidos.

O combustível é desligado não programado quando ocorrem avarias dentro da casa ou emergências nas próprias comunicações de gás.

Nessas situações, os reparadores se preocupam principalmente com a vida das pessoas. Portanto, os moradores precisam esperar até que os especialistas resolvam os problemas.

Situações em que o gás pode ser desligado

Quando o consumidor e a empresa fornecedora de gás não possuem contrato de fornecimento de gás, a Gazprom reserva-se o direito de cortar o fornecimento do recurso tanto no apartamento como na casa.

 Falta de fornecimento de gás
De acordo com a lei, podem ser impostas sanções aos residentes, começando pelo processo de aplicação de multas e terminando com a cessação do fornecimento de combustível, mas numa determinada ordem

Consideremos a questão de como o gás natural é desligado por falta de pagamento em um apartamento ou casa. Em quase todos os casos, o desligamento do sistema de gás é realizado de acordo com um esquema na sequência estabelecida.

Opção número 1 - para dívidas

Se um residente tiver uma dívida de dois ou três meses com o fornecimento de gás, a empresa tem o direito de começar a tomar medidas para interrupção do fornecimento de gás. Além disso, a legislação não faz qualquer menção ao montante da dívida.

A sequência de ações do fornecedor de gás nesta situação é a seguinte:

  • a primeira coisa que o fornecedor faz é notificar o devedor sobre a próxima interrupção do fornecimento de gás. A carta indica a data prevista para a vedação, o motivo da interrupção do fornecimento de combustível;
  • os trabalhadores do gás municipal são obrigados a enviar uma segunda petição após 20 dias, lembrando que a empresa pode cortar o fornecimento de gás se o inquilino não pagar as dívidas;
  • quando o consumidor ignora essa notificação, os especialistas vão ao site. O tubo é cortado e selado.

Depois de concluir o trabalho técnico, os trabalhadores do gás redigem um documento em cópia carbono. Uma cópia permanece com eles, a outra é entregue a um pagador sem escrúpulos. A empresa prestadora de serviços notifica os fornecedores de gás sobre o evento em até 24 horas.

Brigada da Gazprom em ação
Caso os residentes tenham dívida com o fornecimento de gás, o fornecimento de gás só será restabelecido após o devedor pagar o valor acumulado pelo combustível utilizado

Se tal situação ocorrer, o inquilino deverá pagar todas as suas dívidas para restabelecer o fornecimento de combustível. E não só: ele terá que arcar com os custos de corte e aproveitamento do sistema de gás, multas e outras penalidades.

Após o assinante pagar os recibos de desligamento e conexão ao sistema de gás, ele tem o direito de se reconectar ao gasoduto.

Serão necessários três dias para restaurar o fornecimento de gás. Um dia, especialistas verificam se está tudo em ordem no apartamento com equipamento de gás, demora dois dias para ligar o gás.

Opção nº 2 – sem aviso prévio

Se houver um vazamento de gás, os trabalhadores do gás podem fechar urgentemente a torneira de todo o prédio. Afinal, isso representa um perigo para todos os moradores do prédio. Este é o único motivo pelo qual é permitido desligar o fornecimento de gás.

Verificando equipamentos de gás
Ao realizar qualquer trabalho de reparo planejado, as organizações fornecedoras de gás podem desligar o gás por no máximo quatro horas por mês

Noutras situações, como: dívidas, impossibilidade de verificação de todos os aparelhos a gás, porque o proprietário do apartamento não se encontrava em casa naquele momento, a empresa não tem o direito de cortar o fornecimento de gás ao apartamento ou casa sem notificação.

E se isso acontecer, todo assinante precisa saber que se o gás for desligado sem avisar, o consumidor tem o direito legal de procurar um advogado. Em alguns casos, após litígio, as empresas de gás não só conectam o fornecimento de gás gratuitamente, mas também reembolsam os custos morais e materiais.

Se a manutenção for atrasada, durante as horas de ausência de gás além da norma, o valor do pagamento do combustível natural pelos assinantes é reduzido em 0,15 por cento.

Corte ilegal de gás
O corte do fornecimento de gás sem aviso também acontece. Eles param de fornecer o recurso quando detectam algum mau funcionamento no sistema de abastecimento de gás

Então, os moradores não têm dívidas, não há gás em casa e ninguém sabe o motivo disso.

Então faça o seguinte:

  1. Verifique todas as torneiras do apartamento, elas devem estar fechadas para que quando o abastecimento de combustível for restabelecido não ocorra nenhuma emergência.
  2. Avise seus vizinhos sobre o desligamento do gás natural, peça-lhes que fechem também as válvulas do apartamento e verifiquem os aparelhos a gás.
  3. Contacte a organização de serviço de emergência de gás através do telefone 104. Informe os operadores do problema.
  4. Você também pode descobrir com a administradora por que não há fornecimento de gás em casa.

Você pode descobrir o motivo do desligamento do gás natural em um apartamento ou prédio de apartamentos acessando ligando para o despachante para o serviço de gás: 104 do telemóvel ou 112.

Quando surgem situações de emergência, os reparadores devem eliminá-las no prazo de um dia e o abastecimento de combustível deve ser restabelecido no prazo de 48 horas.

Opção nº 3 - mediante solicitação

A Resolução nº 549, parágrafo 51 afirma que o usuário dos recursos de gás pode desistir de combustíveis naturais por sua própria iniciativa. Afinal, existem todos os tipos de situações na vida.

Reparadores obstruíram o cano de gás
Para recusar o fornecimento de gás é necessário pagar todas as dívidas do combustível consumido, bem como cobrir todos os custos associados ao desligamento da rede de gás

O motivo mais comum para recusar o fornecimento centralizado de gás é a troca do fogão a gás por um elétrico. Neste caso, a entidade fornecedora de gás deve fornecer recibos que comprovem que o assinante não tem dívidas, cabendo ao inquilino também pagar todas as despesas associadas ao corte da conduta de gás do apartamento.

Em seguida, é elaborado um relatório de desligamento do equipamento que, juntamente com um requerimento escrito, deve ser levado pelo consumidor à divisão territorial da Gazprom LLC.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo postado abaixo explicará melhor o tema do corte do fornecimento de gás aos devedores. No vídeo você pode ver um exemplo de mau funcionamento de aparelhos a gás:

Os sistemas de abastecimento de gás devem estar sempre em bom estado de funcionamento, razão pela qual por vezes, para segurança dos utilizadores dos recursos naturais, são realizados trabalhos preventivos na sua reparação e manutenção.

Para o trabalho responsável dos especialistas em serviços de gás e o fornecimento de gás a apartamentos e casas, é necessário pagar os assinantes em dia. Quando isso não acontece, os infratores são punidos. Portanto, evite dívidas de gás e não terá problemas especiais com o fornecimento de gás.

Abaixo, no bloco, escreva sobre quais problemas você encontrou neste assunto e como os resolveu. Suas valiosas recomendações ajudarão outros visitantes do nosso portal a resolver problemas semelhantes.

Comentários dos visitantes
  1. Elena

    De acordo com a Ordem nº 259n de Siluanov, todas as despesas de habitação e serviços comunitários já foram pagas pelo orçamento federal até 2025 inclusive! É uma pena não saber disso!

  2. Olga Solovyova, Olga Serykh

    Como lidar com esta situação?
    De acordo com o anúncio afixado na porta de entrada da casa 18 na rua Chernyakhovskogo, Kaliningrado, Departamento de Gestão de Habitação 7 Service LLC datado de 05/06/2020 (Apêndice 1)
    Em 06/06/2020, os moradores do prédio 18 da rua Chernyakhovsky organizaram o acesso a todos os apartamentos, acesso às comunicações de gás, de acordo com as instruções de especialistas da IP Novikov.
    No entanto, o trabalho não foi concluído no prazo nem no prazo.
    O vazamento de gás detectado em 03/06/2020 pelos mecânicos do departamento de habitação (não apresentaram atestado de que são especialistas em serviços de gás) no gasoduto interno até hoje não foi localizado.O gás foi liberado sem aviso prévio aos moradores da casa. Nenhum documento indicando os motivos do desligamento do gás foi elaborado durante a fiscalização. Os serralheiros ficaram no apartamento por mais de uma hora e só saíram quando o marido da proprietária voltou ao trabalho. Em sq. 9 (onde foi descoberto o vazamento), o jantar estava sendo preparado no fogão e a compota estava sendo preparada, a chama estava até azul, o ar do apartamento estava limpo, sem odores estranhos, não havia bolhas de sabão no local do vazamento, as flores de interior não apresentavam sinais de murchar.
    A casa está equipada com fogões a gás e esquentadores instantâneos a gás.
    Com o corte do gás, todos os moradores da casa durante a pandemia e a proibição de circulação de pessoas com mais de 65 anos ficam privados da oportunidade de preparar alimentos e observar as regras de higiene sanitária.

    É legal para IP Novikov rescindir contratos existentes e forçar os residentes da casa a celebrar contratos de equipamento de gás interior com a sua empresa (Anexo 1, cláusula 4.) e não é esta a principal razão para desligar o fornecimento de gás?

  3. Gennady

    Depois de um edifício de apartamentos ser desligado do fornecimento de gás para trabalhos de reparação, é necessário que todos os residentes do edifício estejam presentes? E são necessários contratos para quê? Se não houver todos os inquilinos e não houver contratos, o gás não será fornecido???

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica