Chuveiro de verão aquecido faça você mesmo: instruções de construção passo a passo
A vida no campo atrai pessoas com a oportunidade de desfrutar do ar puro e da união com a natureza.Fora da cidade está tudo bem, exceto dificuldades com procedimentos de higiene. Concordo, seria bom fazer um banho aquecido de verão com as próprias mãos para resolver esse problema?
Esta opção ajudará a aumentar o conforto da estadia na dacha, mas não afetará muito o orçamento familiar. Mostraremos como concretizar essa ideia.
O artigo examina detalhadamente as melhores soluções de design e tecnologias para construção de estandes. Conselhos úteis sobre a escolha dos materiais necessários à construção, a organização da drenagem e o aquecimento simples e rápido da água proporcionarão uma assistência eficaz. A informação apresentada é suportada por aplicações de fotografia e vídeo.
O conteúdo do artigo:
Opções de design de chuveiro
O conforto e a facilidade de uso da estrutura dependem do bom design do chuveiro de verão. A tarefa de um proprietário econômico é construir um chuveiro econômico, de fácil construção e ao mesmo tempo funcional ao máximo, equipado com aquecimento.
A opção mais fácil de implementar é um chuveiro aberto.
Ao escolher esta opção de disposição, o tanque é instalado na parede de suporte da edificação, posicionando-o de forma que os raios solares o incidam em ângulo reto.
Você prefere designs fechados que sejam convenientes para usar tanto na estação quente quanto nos meses frios? Construa um chuveiro de verão estacionário com um sistema de aquecimento simples. Pode ser uma estrutura de moldura ou uma estrutura permanente.
Tradicionalmente, ao construir um chuveiro com espaço suficiente para um adulto tomar banho, eles se concentram nos seguintes parâmetros:
- altura — 2-3m;
- largura — 1,5m;
- comprimento - 1,9-2m.
Essas dimensões são convenientes ao construir uma estrutura a partir de tábuas de madeira. Tendo em conta a espessura das paredes na sua forma acabada, a área da estrutura é de aproximadamente 2 * 1,5 m, dos quais uma área de 1 m2 será destinada à cabina de duche. m, e para vestiário - 60*40 cm.
Ao utilizar placas de tamanhos padronizados, o material é consumido praticamente sem deixar resíduos.
Além das pranchas de madeira, os materiais de construção mais utilizados para a construção de cabanas são:
- folhas de policarbonato;
- madeira compensada resistente à umidade;
- chapa metálica;
- ardósia plana;
- resina;
- tijolo.
Na escolha do material de revestimento é importante focar no exterior do terreno para que o edifício complemente harmoniosamente o conjunto arquitetônico já criado.
Cabine de duche em policarbonato:
Recomendações para escolher um tanque
Você pode comprar uma caixa d'água pronta escolhendo um dos modelos de sua preferência, ou faça você mesmo um tanque a partir de sucata, por exemplo, de um barril de 200 litros.
Os tanques prontos podem ser feitos de plástico, metal ou aço galvanizado. À venda encontram-se contentores de design simples, cujo desenho possui bisel e orifícios para instalação de resistências, e modelos já equipados com resistências.
Ao escolher um tanque, você deve se guiar por dois critérios:
- o material de que é feito;
- capacidade do tanque.
Um tanque de 100 litros é suficiente para uma família de duas pessoas. E para que os procedimentos de água sejam realizados por três ou quatro familiares, é melhor instalar a opção de 200 litros.
Você quer fazer um tanque aquecido sozinho? Não há nada de complicado nisso. Compre qualquer recipiente adequado. Você compra elementos de aquecimento separadamente no mercado de construção.
À venda você encontra elementos de aquecimento com reguladores remotos de potência, cujo ajuste varia de 0,5 a 2 kW. A única desvantagem é que não conseguem manter a temperatura definida.
Para instalar a resistência no centro do tanque, mantendo 15 cm do fundo, faça um furo. No fundo do recipiente, mais próximo da borda ou no centro do fundo, é feito outro furo para a disposição do ralo. A parte externa do elemento de aquecimento está escondida em uma caixa elétrica.
Para fazer um furo para um elemento de aquecimento com uma porca, você precisará de uma broca D 40 mm, para um transbordamento de ½ polegada - uma broca D 20-21 mm.
Determinando a localização do edifício
Para garantir um escoamento rápido da água, é preferível colocar o edifício numa área ligeiramente elevada. Uma parte plana do local é bastante adequada para esse fim. O principal é que não esteja em forte depressão.
Ao escolher uma área ensolarada para a construção de um chuveiro, você garantirá que o tanque aqueça bem naturalmente. Esta solução reduzirá custos ao combinar o aquecimento forçado da água em tempo nublado e o aquecimento natural do reservatório de água pelo sol em dias ensolarados.
Na hora de escolher o local, leve em consideração o momento em que a energia elétrica será fornecida ao futuro edifício.Será necessário alimentar o elemento de aquecimento, que servirá como elemento de aquecimento.
Chuveiro de madeira em declive:
Não é recomendado colocar o chuveiro externo muito longe de casa. Nem todo mundo gosta de fazer longas corridas pela rua após os procedimentos de água, preferindo estar imediatamente em um ambiente interno aquecido.
Equipamento para poço de drenagem
Do ponto de vista bioquímico, drenar as águas residuais do chuveiro e do banheiro externo para uma fossa comum é um erro grosseiro. É necessário construir um poço separado sob a cabine. Para equipar um chuveiro de verão, que deve ser usado apenas de vez em quando, basta um furo de drenagem com capacidade não superior a dois cubos.
O ralo não deve ficar localizado embaixo do próprio prédio do chuveiro ou mesmo próximo às suas paredes, mas sim a dois a três metros do prédio.
Este arranjo permite resolver dois problemas ao mesmo tempo:
- prevenir o aparecimento de odores desagradáveis de matéria orgânica em decomposição;
- minimizar o risco de falha da fundação.
Para construir uma fossa de drenagem, cave uma fossa com 2 a 2,5 m de profundidade, nesta profundidade as águas residuais serão descarregadas no solo abaixo da camada fértil. Graças a isso, as criaturas microvivas do solo não sofrerão com tal “vizinhança”.
Para fazer a drenagem, o fundo é forrado com brita e areia. A espessura da camada de drenagem deve ser de 20 a 30 cm.
Ao criar uma camada impermeável, não se deve usar argila, pois durante a operação, como resultado do processo natural de erosão, ela pode simplesmente romper o sistema de drenagem.
A parte superior do poço de drenagem deve estar bem fechada. A tampa pode ser feita de painel de madeira ou chapa metálica.
A tecnologia para construir um poço de drenagem a partir de pneus é descrita em Este artigo.
Compra dos materiais necessários
Além de fabricar ou adquirir um tanque de aquecimento, é necessário adquirir canos plásticos de água D 50 mm. É conveniente usar uma mangueira flexível de silicone para fornecer água.
Para montar um sistema de materiais você também precisará de:
- calha reforçada com malha metálica;
- válvula de esfera;
- válvula com flutuador;
- divisor
Para fazer uma fundação ao construir uma fossa, você precisará de cimento marcado como M150 e superior. O ralo pode ser coberto com materiais impermeabilizantes em rolo ou isolamento de hidrovidro.
Para fazer um piso de madeira no chuveiro, é melhor usar uma placa macho e fêmea, tratada com uma emulsão de polímero de água ou óleo branco.
Para erguer a estrutura serão necessárias as seguintes ferramentas:
- nível de construção;
- roleta;
- canto;
- Chave de fenda;
- parafusos auto-roscantes
Para pré-marcar a área, você também precisa estocar um novelo de barbante e estacas de madeira.
Instruções para construir um chuveiro de verão
Não há nenhuma dificuldade particular em construir você mesmo um chuveiro de verão em sua dacha. O único obstáculo para um mestre novato pode ser a questão de como instalar um tanque aquecido e como organizar um sistema de eliminação de águas residuais.
Passo 1: Realização do trabalho preparatório
O escopo do trabalho durante a preparação do local depende do tipo de edifício que está sendo construído. Se você planeja construir uma estrutura temporária, para preparar a fundação, basta retirar uma camada de terra de 15 centímetros da área demarcada e, em seguida, nivelar o fundo da “cova” cavada e preenchê-la com areia peneirada.
Ao instalar um box de chuveiro em solos muito agitados, para reduzir o risco de tombamento, a espessura da “almofada” não pesada de cascalho e areia deve ser aumentada para 30-40 cm.
Você está planejando construir um grande chuveiro campestre aquecido? Para construí-lo, você precisará estabelecer as bases. A profundidade da fundação depende do tipo de materiais utilizados. Por exemplo, para um edifício de tijolos, uma fundação enterrada de 30 a 40 cm é suficiente.
A fundação é lançada na seguinte sequência:
- Marcação de território. Para criar a fundação correta, estacas de madeira são cravadas nos cantos externos do futuro edifício e um barbante é puxado entre elas.
- Cavando um buraco. Da área demarcada é retirada uma camada de solo, com profundidade de 15 a 40 cm dependendo do tipo de construção.
- Preparando o local para colocação de tubos. Cave valas e nivele o fundo de forma a garantir o fluxo desimpedido das águas residuais na direção do orifício de drenagem.
- Instalação de tubos de drenagem e descarga. No fundo nivelado e compactado é instalada uma calha reforçada, não esquecendo de manter o ângulo de inclinação.
- Derramando argamassa de concreto. Para criar uma base nivelada, o vazamento é realizado por meio de nível e guias.
No construção de uma moldura de madeira É aconselhável elevar o box 20-30 cm acima do solo.
Ao instalar o piso entre o box do chuveiro e o vestiário, para minimizar a probabilidade de entrada de água, vale a pena prever uma soleira baixa.
Passo 2: Construção da cabine de duche
Para construir uma estrutura simples, você precisará instalar postes de suporte. Como um tanque cheio de água será instalado na estrutura, a estrutura deve ser forte o suficiente.
Postagens de apoio podem ser feitas com os seguintes materiais:
- vigas de madeira com seção transversal de 10*10 cm;
- perfis de alumínio;
- postes metálicos.
Para prolongar a “vida útil” dos elementos estruturais de madeira, é aconselhável tratar duas vezes as peças com uma composição repelente à umidade e anti-séptica. Para maior confiabilidade, a parte inferior dos pilares de sustentação, que estão previstos para serem enterrados no solo, deve ser tratada com mástique betuminoso.
De acordo com as marcações para o tamanho do chuveiro, são instalados suportes nos cantos da fundação e a cada 1,5 m do contorno.
Para fazer furos, é conveniente usar uma broca ou uma broca de jardim, que pode ser alugada em uma central de materiais de construção. Dependendo do tipo de desenho das extremidades inferiores dos suportes, elas podem ser aprofundadas por cravação ou aparafusamento ao solo.
Na disposição de um vão de porta, são colocados dois postes de apoio adjacentes, mantendo uma distância igual à largura da porta. A eles são fixados mecanismos e uma moldura, que serve de moldura para a futura porta.
Aprofundados os apoios, começam a enfaixar os pilares. Para simplificar a tarefa, a estrutura é primeiro montada em uma superfície plana e horizontal. A estrutura acabada é fixada aos suportes com parafusos longos. Para criar vigas de piso no chuveiro, é feita uma bandagem dentro da estrutura da moldura. A cobertura do box do chuveiro é simples e inclinada.
Etapa 3: Instalação do Tanque Aquecido
Na cobertura da estrutura é instalado um tanque, cujas paredes externas são pintadas de preto. As cores escuras atraem bem os raios solares, promovendo assim o rápido aquecimento da superfície.
Os tanques de chuveiro prontos já vêm equipados com furos para torneira. Se você mesmo faz um tanque, por exemplo, a partir de um barril, antes de instalá-lo no telhado é necessário primeiro fazer uma saída para a rosca em uma das paredes. O diâmetro do furo deve corresponder à seção transversal do tubo que conecta a válvula esférica ao regador instalado.
Um ponto importante: na hora de escolher o local de armazenamento considere: quanto maior a distância entre o ponto da bica instalada no tanque superior e o pulverizador, maior será a pressão da água.
Como os elementos de aquecimento são muito sensíveis a ambientes anidros e podem até queimar se não houver água suficiente, é importante monitorar o nível de enchimento do tanque. Para isso, é montada uma válvula de encanamento no tanque instalado, que indica a quantidade de água.
Uma mangueira, torneira e regador estão conectados ao fundo do tanque. Para que a água limpa flua do regador e não lodo, o tubo de seleção deve ser posicionado mais alto. Neste caso, o fornecimento de calor deve estar 1-2 cm acima da marca da fonte de saída.
O mesmo requisito deve ser observado na instalação da tubulação de alimentação para garantir a circulação do termossifão no interior do tanque. Ao mesmo tempo, não se esqueça de levar em consideração o fato de que a boca do tubo de alimentação deve estar localizada o mais longe possível da origem do tubo de saída.
Cabine de madeira com tanque de 250 l. O tanque está equipado com um elemento de aquecimento embutido, o aquecimento é feito pela rede elétrica.
A cabine está pronta. Resta instalar o tanque de água e conectá-lo para aquecimento.
Passo 4: Ventilação e isolamento do chuveiro
Um dos erros comuns na hora de organizar um banho de verão é a construção de paredes grossas que não permitem a passagem de ar de forma alguma. O fluxo de ar insuficiente contribui para a formação de mofo nos cantos e a propagação de fungos nas paredes.
Para garantir a circulação do ar e o escoamento da água, o piso é feito com vãos entre as tábuas, sendo deixado um vão no topo da parede.
Ao organizar o ralo e colocar o piso, você pode usar paletes prontos.
Para vedar o palete na fase de instalação, é aplicada espuma de construção ao longo do contorno do recorte. Imediatamente, antes que a espuma endureça, coloque o palete. O excesso espremido é removido com cuidado.
Na fase de instalação também é importante pensar em como garantir o abastecimento de água.
Você pode encher o tanque com água de três maneiras:
- manualmente com baldes;
- bombeando com bomba de circulação;
- se houver um sistema de abastecimento de água conectando-o a ele.
Se os recursos permitirem, é melhor automatizar o abastecimento de água para que toda vez que precisar encher o tanque não seja necessário subir uma escada com um balde d'água.
Ao planejar o uso de box de chuveiro nos meses frios, deve-se cuidar do isolamento da estrutura. A maneira mais fácil de resolver este problema é cobrir as paredes com lajes espuma de poliestireno extrudado.
Dicas para finalizar
Para decoração de interiores, escolha materiais de revestimento que tenham maior resistência à umidade: filme de PVC, linóleo, plástico.Na escolha do revestimento de madeira, a superfície deve ser tratada com óleo secante e pintada.
A grade é montada a partir de ripas de madeira medindo 30-50 mm. A preparação da madeira é a mesma. Se quiser aumentar sua resistência ao desgaste do calçado, trate o material com um composto acrílico usado para consertar banheiras.
Se desejar, tanto as paredes internas quanto as externas do material de revestimento podem ser pintadas e decoradas com desenhos. O desenho original permitirá transformar o duche não só num local de captação de água, mas também num elemento decorativo de uma zona suburbana.
Opções adicionais interessantes para organizar um chuveiro de jardim são oferecidas nestes artigos:
- Chuveiro de policarbonato de verão faça você mesmo: instruções de design passo a passo
- Projeto de banheiro campestre com ducha: escolha do projeto + instruções de construção
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Em vídeos interessantes você encontrará muitas informações úteis para a instalação de um chuveiro campestre aquecido.
Construção e reparação de estruturas de pórticos:
Tanque de chuveiro de uma máquina de lavar antiga:
Organização do sistema de aquecimento:
O chuveiro aquecido de verão está pronto. Para evitar a estagnação da água, é aconselhável ligar o chuveiro em intervalos regulares. Antes de uma longa pausa no uso, para que os sedimentos não obstruam o regador, recomenda-se esvaziar completamente o tanque.
Você tem experiência pessoal na construção de um chuveiro aquecido? Você quer compartilhar habilidades práticas ou fazer perguntas sobre um tópico? Deixe comentários, participe de discussões e adicione fotos de seus chuveiros caseiros. O formulário de contato está localizado abaixo.
Não está muito claro o que fazer com o elemento de aquecimento: como instalá-lo corretamente e se afeta o plástico do tanque. De modo geral, gostaria de mais informações especificamente sobre aquecimento de água, pois muitas dúvidas permanecem, afinal a segurança tem aqui um papel enorme. E também me pergunto se é conveniente bombear água com bomba ou se seria melhor conectar o chuveiro a uma rede centralizada de abastecimento de água.
Quanto à instalação da resistência em um recipiente de plástico, deve-se embuti-la de forma que não entre em contato com as laterais do cano e não fique muito próximo delas. Vou anexar um diagrama visual detalhado com uma descrição para você. Aconselho você a usar um elemento de aquecimento roscado de 2500 W com termostato.
Para organizar um banho de verão com água quente você precisará de:
— um tanque de plástico com o volume necessário;
— elemento de aquecimento roscado 2500 W com termostato;
— sensor de nível de água;
— mangueira e conexão de enchimento;
— regador com torneira 1/2;
- cabo e plugue;
— 10 Uma máquina automática.
Você decide como vai conectar o chuveiro à rede de água: pode usar uma bomba para destilá-lo ou conectá-lo à rede central de abastecimento de água. Implemente da maneira mais simples, não é tão importante.