Como fazer um duto de ventilação no telhado: um guia de construção detalhado
É muito confortável morar em uma casa onde a temperatura, a umidade e a concentração de oxigênio atendem aos padrões estabelecidos.Para fazer isso, você precisa criar um sistema de troca de ar de alta qualidade. Uma das condições para o seu funcionamento sem problemas é um duto de ventilação devidamente montado e instalado na cobertura, no qual existam canais para saída de ar.
A tarefa de organizar a troca de ar não é nova, por isso existem soluções testadas pelo tempo, a partir das quais você mesmo pode realizar todo o trabalho de instalação do duto. Para fazer isso, você precisa ler as instruções que escrevemos, preparar suas ferramentas e materiais, reunir coragem e começar.
Prestamos atenção a alguns aspectos teóricos da colocação das saídas de ventilação e fornecemos instruções ilustradas para a criação de uma caixa. Todas as etapas são projetadas para quem possui habilidades básicas no trabalho com ferramentas convencionais de construção. Não são necessários conhecimentos ou habilidades específicas.
O conteúdo do artigo:
Regras para colocação de saídas de ventilação
Existem duas maneiras padrão de direcionar os tubos de ventilação para fora da casa: pela parede e pelo telhado. No segundo caso, fragmentos de tubos localizados acima do nível do telhado são frequentemente colocados dentro de uma caixa especial.
O duto de ventilação desempenha duas funções:
- Isolamento. Quando o ar que sai da sala esfria, forma-se condensação. Ele começa a vazar pelo sistema de ventilação e também pode estreitar ou fechar completamente a seção transversal do duto.
- Impermeabilização. Um telhado comprometido pode permitir que a água entre no sótão. Também é necessário garantir que o duto de ventilação esteja protegido da precipitação direta na forma de chuva ou neve.
A caixa também servirá como uma excelente estrutura de suporte para fixação de material de revestimento e para proporcionar um recuo de estruturas de construção instáveis feitas de madeira.
Se a casa está planejada ou já foi implantada diversas saídas de ventilação para o sótão, então existem 3 opções de como levá-los para o telhado:
- Você pode fazer sua própria caixa para cada canal. Este é o método mais caro, mas neste caso é possível retirar os tubos sem dobrar, o que aumenta a tiragem com ventilação natural.
- Junte todos os canos e leve-os ao telhado em uma caixa. Isso reduz a quantidade de trabalho no telhado, mas aumenta a carga no sótão.
- Faça um sistema unificado dutos de ventilação com uma saída. Isso minimiza o tamanho do duto de ar, o que simplificará muito o trabalho no telhado, mas pode levar a problemas típicos de sistemas ramificados de troca de ar.
A utilização de um sistema de canais com vários pontos de entrada de ar e um ponto de retirada de ar deve ser bem calculado com antecedência. É necessário organizar adequadamente a ventilação de alimentação e instalar válvulas de retenção, caso contrário o fluxo de ar pode reverter.
O buraco no telhado não deve danificar as vigas, caso contrário corre-se o risco de redistribuir a carga das estruturas de suporte.O torneamento não desempenha um papel tão importante, pois apenas segura o revestimento.
Também é necessário abordar com cautela a questão de determinar a localização da saída de ventilação para que ela não acabe na zona de pressão do vento.
O não cumprimento das regras de posição das tubulações em relação aos elementos da cobertura prescritas na cláusula 6.6.12 do SNiP 41-01-2003 “Aquecimento, ventilação e ar condicionado” pode levar à diminuição da tiragem ou à sua virar, o que afetará negativamente imediatamente a troca de ar.
Portanto, para um telhado inclinado, é melhor planejar um local para a caixa mais próximo da cumeeira. Isso permitirá reduzir a altura da estrutura, o que simplificará os trabalhos de sua construção.
Etapas de instalação da caixa
Depois de escolhido o local passagem de tubos de ventilação pelo telhado é necessário terminar todas as obras do sótão (instalar cano ou canos) e só então começar a construir a caixa. Este procedimento é típico de residências particulares, por isso as diferentes opções foram bem pesquisadas e pode ser oferecida uma solução padrão adequada para quase todas as situações.
Materiais e ferramentas necessários
Antes de decidir fazer você mesmo uma caixa de ventilação no telhado, é preciso entender que esse evento durará pelo menos um dia. Portanto, você precisa verificar a previsão do tempo para ter certeza de que não há chuva ou vento.
Qualquer trabalho em telhado inclinado deve ser realizado levando em consideração os requisitos de segurança. Para fazer isso você precisa:
- tenha uma corda de segurança amarrada no cinto;
- use sapatos adequados que não escorreguem ou caiam dos pés;
- instale duas escadas na encosta do telhado nas laterais do local onde a caixa eventualmente ficará.
A negligência das regras de segurança pode resultar na ausência de uma caixa no telhado num futuro próximo, devido ao instalador acabar no departamento de trauma de um hospital.
Ao realizar o trabalho você definitivamente precisará das seguintes ferramentas:
- martelo pesado;
- Chave de fenda;
- serra para madeira;
- tesouras metálicas;
- faca e tesoura para materiais macios e filmes;
- nível;
- moedor (se o telhado for coberto com telhas galvanizadas ou metálicas).
Também é necessário cuidar com antecedência de uma quantidade suficiente de parafusos para madeira, fita adesiva, pregos pequenos e outros consumíveis.
Fazendo um buraco no telhado
Para determinar com precisão a posição do furo, você precisa fazer 4 furos por dentro nos cantos da futura caixa. Então, usando uma régua, você precisa desenhar um contorno e começar a recortá-lo.
Se o revestimento for de metal, será necessário usar um amolador ou uma tesoura de metal. Você pode remover feltro ou outro material “macio” com qualquer ferramenta adequada: uma faca, uma tesoura, um quebra-cabeças.
É mais fácil remover um revestimento sólido com um quebra-cabeças, mas você também pode usar uma serra comum. Antes de fazer isso, é melhor determinar por dentro onde estão fixados os pregos e parafusos para não “prendê-los”.
Formação de uma moldura de madeira
A moldura pode ser feita de uma placa com bordas de 35 mm de espessura (não adianta ser mais grossa) ou de um bloco de 50 × 100 mm. Os postes verticais devem ficar apoiados no piso do sótão, e não ser fixados no forro ou caibros, pois a caixa terá grande vento e poderá ser levada pela força do vento.
Acima do telhado, a estrutura é amarrada na parte superior e uma cinta de reforço deve ser instalada adicionalmente ao nível do telhado. Também servirá de base para fixação do revestimento.
Após a montagem da moldura, os tubos são estendidos do sótão até o topo da caixa que está sendo construída. Se o sistema de ventilação for feito de elementos de marca, não há nada complicado neste procedimento.
É necessário alinhar os tubos exatamente na vertical, bem como garantir sua disposição simétrica dentro da caixa. É necessário atender à condição de que haja pelo menos 5 cm de espaço do tubo até a borda da caixa, que será preenchida com isolamento. E o topo deve ser nivelado, para o qual será necessário usar um nível.
Isolamento do espaço interno
Antes de colocar o material isolante, é necessário fazer a bainha das tábuas que cobrem a caixa por baixo, ao nível do teto do sótão. Isso deve ser feito para que o isolamento não caia.
Como é impossível colocar material sólido na caixa, restam duas opções:
- material livremente deformável, como lã mineral;
- material a granel, como areia perlita, fração 0,16 - 1,25 mm.
Argila expandida (a condutividade térmica não é suficientemente baixa), lascas de espuma (grão grosso), serragem (pode apodrecer) não são adequadas para este fim.
A lã mineral deve ser colocada com muita firmeza, para que não haja pontes frias. Portanto, em unidades de volume, seu consumo será quase o dobro do espaço da caixa preenchida com isolamento.
Perlite é muito “fluida”, por isso preenche perfeitamente todos os vazios. Mas para evitar que vaze, o interior da caixa precisará ser forrado com um tecido denso como o geotêxtil. Ao trabalhar com perlita, é necessário usar óculos de segurança e máscara, principalmente se houver vento no telhado. Após o aterro, é preferível colocar imediatamente uma camada de lã mineral ou espuma com furos sob os tubos, pois a perlita pode inchar.
A moldura deve ser coberta com placa ou placa OSB, espessura de 1,0-1,5 mm. Para economizar tempo, você pode pré-cortar as paredes laterais de acordo com as dimensões calculadas para a caixa. No entanto, a prática mostra que não vale a pena fazer isso. Ao instalar a moldura, ocorrem frequentemente desvios inesperados que alteram ligeiramente as suas dimensões.
Se as paredes do duto de ventilação forem montadas a partir de vários elementos, é preciso lembrar que não há necessidade especial de encaixe perfeito das juntas. Portanto, não há necessidade de perder tempo com ajustes.
Impermeabilização do duto de ventilação
Um dos perigos do isolamento como a lã mineral é a entrada de água e seu subsequente congelamento. Portanto, é necessária a realização de uma barreira de vapor.
No centro de um pedaço de impermeabilizante é necessário fazer um furo 2 cm menor que o diâmetro do tubo. Em seguida, devem ser feitos cortes ao longo da borda interna, com no máximo 1 cm de profundidade.Quando colocado no tubo, tal elemento fechará firmemente a lacuna entre ele e o plano da encosta.
O filme pode ser pressionado por cima com espuma de poliestireno, fazendo furos para as saídas dos tubos. Depois disso, a parte superior da caixa deve ser reforçada com tela e cimento.
Se os tubos estiverem abaixo do nível de cimento, será necessário adicionar inserções. Para evitar que esta situação aconteça, é preferível instalar imediatamente saídas de ventilação com reserva de altura (10-20 cm), pois cortar o excesso é mais fácil do que entregar fragmentos adicionais.
Garantindo a impermeabilização da base e laterais
Quando chove ou a neve derrete, jatos de água fluem pelo telhado. Deve-se ter cuidado especial para evitar que fiquem sob o duto de ventilação.
Existe uma regra que garante que a água não entre quando flui livremente ao longo de uma superfície inclinada: o elemento impermeável superior deve ser empurrado sobre o inferior.De acordo com este postulado, é projetada a estrutura de impermeabilização do duto de ventilação localizado na cobertura.
Primeiro você precisa pregar as tiras de junção na base da caixa. Assemelham-se a cantos com largura lateral de 5 a 7 cm, sendo preferível fixá-los não com pregos ou parafusos, mas com mástique betuminoso ou feltro líquido.
A impermeabilização que protege as laterais do duto de ventilação pode ser feltro, telhas macias, coberturas de betume laminado e polímero de betume, membrana polimérica, galvanização ou qualquer outro material durável com propriedades hidrorrepelentes.
Se não for sólido, deve ser fixado por baixo para que as partes superiores fiquem sobrepostas às inferiores.
Se desejar, você pode instalar uma viseira adicional no meio, embora se defletor para tubos de ventilação, agrupados em um eixo, terão grandes saliências, então não haverá sentido nisso.
Se for utilizado material macio para o revestimento, é aconselhável revestir as juntas com algum tipo de adesivo.O material de cobertura líquido é adequado para isso. Isso é necessário para que ventos fortes não desfiem a impermeabilização com o tempo.
Instalando e consertando o guarda-chuva
Existem 2 opções: encomendar uma viseira aos fabricantes ou fazer você mesmo. Assim como no caso das paredes laterais, não há necessidade de fazer previamente um guarda-chuva-defletor para a caixa, pois as dimensões do objeto construído podem diferir das calculadas, o que acarretará problemas na união das peças.
Você pode encomendar uma viseira de empresas que criam produtos de metal. É necessário medir o perímetro externo da parte superior do duto de ventilação, selecionar a cor e o formato da tampa. Normalmente o tempo de produção leva de 1 a 2 dias. Nesse período, é necessário cobrir a ventilação com uma tampa provisória, por exemplo, de compensado com feltro pregado em cima.
O exaustor também pode ser fixado em barras verticais que formam a moldura de todo o duto de ventilação. Neste caso, devem inicialmente ficar 20-30 cm mais altos que a saída do tubo.O defletor pode ser feito de passo único a partir de um painel de madeira coberto por uma chapa galvanizada na parte superior. Com esta solução, não é necessário ter máquina de soldar e saber trabalhar com ela.
Todas as partes de madeira da tampa devem ser revestidas com impregnação antifúngica ou tinta resistente às intempéries para uso externo, por exemplo, marca PF-115. Após a conclusão da instalação, é necessário verificar se a viseira instalada não oscila, caso contrário a influência do vento afrouxará gradativamente as fixações.
Vídeo sobre o tema e conclusões
Como embainhar uma chaminé de tijolo ou duto de ventilação. Parte 1 – instalação de perfis:
Continuação do vídeo anterior.Parte 2 - isolamento, revestimento metálico e drenagem de água:
Duas soluções técnicas para impermeabilizar a caixa, dependendo da sua proximidade à cumeeira ou cornija:
As principais etapas da instalação de um duto de ventilação são as mesmas para quaisquer condições: criação de furo, instalação de moldura confiável, isolamento, impermeabilização, revestimento, fabricação e fixação do defletor.
As nuances da obra incluem a cobertura do telhado, bem como o tipo de material com que será montada toda a estrutura. Na maioria dos casos, você pode fazer tudo sozinho, tendo habilidades básicas em construção ou reparo.
Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Gostaria de nos contar como instalou um poço de ventilação com duto na sua dacha ou em uma casa de campo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.