Dutos de ar para ventilação: classificação, características + dicas de disposição

Manter um microclima interno confortável é impossível sem circulação de ar. Para resolver este problema, os edifícios estão equipados com sistemas de ventilação.Um componente importante de tais comunicações são considerados dutos de ar através dos quais os fluxos se movem.

Dependendo das tarefas executadas, tais dispositivos podem diferir em design, parâmetros, material de fabricação e outros recursos. Ao planejar a instalação de um sistema de ventilação, vale a pena prestar atenção especial à escolha dos canais de ar - disso dependem a tecnologia de instalação, a eficiência e a confiabilidade do complexo.

Não sabe quais dutos de ar são melhores para ventilação? Nós iremos ajudá-lo neste assunto. O artigo descreve uma classificação detalhada dos diferentes tipos de dutos de ventilação e descreve as especificidades de sua aplicação e instalação. Além disso, listamos dicas práticas para montar você mesmo um sistema de dutos.

Para que servem os dutos de ar?

O termo “dutos de ar” refere-se a canais especialmente feitos para ventilação, graças aos quais as massas de ar são fornecidas em uma determinada direção. Através de tais dispositivos, o oxigênio entra em instalações residenciais ou industriais e o CO é removido2 e outros contaminantes.

Nesses sistemas, geralmente é possível regular a intensidade do fornecimento de massas de ar e sua pressão por meio de válvulas.

Sistema de dutos de ar em uma empresa
Vários tipos de dispositivos projetados para circulação de ar são utilizados com sucesso em edifícios residenciais, em espaços industriais, bem como em edifícios públicos.

Existem duas maneiras de resolver o problema de circulação de ar:

  • Opção 1. Neste caso, a ventilação natural ou forçada é limitada, disponibilizando um duto de exaustão para a retirada do ar utilizado. Novos itens entram por aberturas tecnológicas e/ou portas e janelas.
  • Opção nº 2. Um design mais complexo e eficaz é considerado sistema de alimentação e exaustão, que envolve a colocação de dois canais localizados separadamente um do outro. O ar fresco flui por um deles e o ar usado é removido pelo outro.

Freqüentemente, vários tipos de dutos de ar são usados ​​​​em uma comunicação de ventilação, formando uma rede complexa com vários ramais, poços e mangas.

Critérios de classificação de equipamentos

A ampla utilização de tais dispositivos em diversas áreas da construção residencial e industrial determina a enorme gama desses produtos. As principais categorias e faixa de tamanho dos dutos de ar são fornecidas em documentos regulatórios TU 36-736—93, SNiP 2.04.05—91, VSN 353-86.

Tomando como base várias características, podemos identificar vários critérios pelos quais os produtos de ventilação são classificados.

Critério nº 1 - por método de instalação

Dependendo do método de instalação, dois tipos principais de estruturas podem ser distinguidos:

  • dutos de ar externos colocados ao longo das fachadas dos edifícios;
  • canais ou poços embutidos para ventilação.

Dutos de ar externos – caixas fixas/suspensas, que são feitas de tubos e outras peças, podendo ter diversos formatos e parâmetros. A seleção dos elementos é influenciada pelas características de design do edifício e pelo design das instalações industriais/residenciais.

Duto de ar colocado sob o chão
A rede de dutos de ar geralmente é colocada ao longo de paredes e tetos, mas outras opções também são possíveis, por exemplo, instalação de tubos sob revestimentos de piso

Canais integrados, destinados à ventilação, geralmente são montados nas paredes dos edifícios. Neste caso, a superfície interna do eixo deve ser absolutamente lisa, pois quaisquer obstáculos, por exemplo, resíduos de solução, interferem na livre movimentação das massas de ar.

Para poder realizar regularmente limpeza de duto de ar, fica um buraco tecnológico na parte inferior do canal.

Critério nº 2 - com base no material de fabricação

Dependendo do âmbito de utilização, podem ser utilizados elementos do sistema de ventilação em diversos materiais, nomeadamente:

  • aço galvanizado;
  • de aço inoxidável;
  • vários tipos de polímeros;
  • metal-plástico.

Elementos galvanizados adequado para uso em climas temperados, na ausência de fatores agressivos. A aplicação do zinco protege o aço da ferrugem, o que garante a durabilidade desses produtos.

A resistência ao vapor de água evita a formação de bolores, pelo que esta opção é recomendada para utilização em casas de banho, estabelecimentos de restauração e outros locais com teores de humidade tradicionalmente elevados.

Dutos de ar aço inoxidável (resistente ao calor ou de fibra fina) pode ser usado para transportar fluxos de ar em um ambiente agressivo em temperaturas ultra-altas - até 500°C.

Normalmente, esses elementos são usados ​​​​na indústria pesada - empresas metalúrgicas, de mineração e processamento.

Tipos de dutos de ar de plástico
O polímero liso permite que o fluxo deslize livremente pelos tubos com pressão mínima. Entre as vantagens de tais produtos estão a leveza e a plasticidade, devido às quais podem ser fabricados componentes de conexão de formatos complexos.

Dutos de ar de plástico Na maioria das vezes eles são feitos de cloreto de polivinila, que funciona bem em espaços aéreos agressivos. Suporta bem a umidade, vapores de álcalis e ácidos, devido aos quais os elementos poliméricos são frequentemente utilizados nas indústrias química, alimentícia e farmacêutica.

Para as desvantagens dutos de ar de plástico incluem resistência insuficiente a danos mecânicos e incapacidade de uso em altas temperaturas.

Elementos metal-plástico são constituídos por uma combinação de camadas metálicas e plásticas, o que lhes garante excelentes características técnicas. Esses produtos são leves, possuem um design estético e, além disso, possuem boas propriedades de isolamento térmico. A desvantagem do metal-plástico é seu custo bastante elevado.

Critério nº 3 - de acordo com o formato da seção transversal

Na instalação de redes de ventilação, os elementos com seções redondas e retangulares são os mais procurados. Ao instalar sistemas complexos, às vezes torna-se necessário usar peças com seção transversal elíptica.

Via de regra, esses dutos de ar são obtidos pelo processamento de tubos redondos com equipamentos especiais.

Produtos redondos são fabricados com tecnologia simplificada, o que reduz tempo e custos de material.

As vantagens dos dutos de ventilação redondos incluem:

  • alta velocidade do fluxo de ar;
  • bom isolamento acústico;
  • instalação simples e durável usando elementos de niple ou acoplamentos externos;
  • um peso leve.

Estima-se que, em comparação com análogos retangulares, 20-30% menos metal seja gasto na produção de elementos redondos.

Dutos de ar em um espaço industrial
Os dutos de ar com aberturas redondas são normalmente utilizados em instalações industriais. Peças retangulares encontram lugar em edifícios residenciais, apartamentos, chalés

Projetos retangulares pesam mais e exigem um consumo significativo de material. Sua importante vantagem é a possibilidade de posicionamento ideal no espaço.

As peças planas ocupam menos espaço e são fáceis de organizar mesmo em ambientes com configurações complexas ou tetos baixos. Os elementos são conectados por flanges, ângulos de montagem, trilhos e travas.

Critério nº 4 - de acordo com as características de fabricação

De acordo com o seu design, os componentes de ventilação podem ser divididos nas seguintes categorias:

  • costura reta;
  • soldado em espiral;
  • ferida em espiral.

Costura reta os produtos são feitos de chapa de aço, com espessura de 0,55 a 1,2 mm e comprimento de 1,25 m, podendo ser redondos ou retangulares. Neste último caso, a costura é colocada na dobra, o que confere rigidez adicional à estrutura.

Espiral soldada os elementos são feitos de tiras de aço com uma camada anticorrosiva aplicada. Esses produtos têm espessura de 0,8 a 2,2 mm e comprimento sem restrições. Como as juntas são soldadas sobrepostas, os produtos apresentam uma costura forte.

Duto espiral
Os elementos enrolados em espiral têm a capacidade de distribuir uniformemente as massas de ar que se movem em alta velocidade.Eles são usados ​​​​na instalação de ventilação de fornecimento/exaustão durante a construção de instalações industriais, shopping centers e edifícios residenciais

Os dutos de ar enrolados em espiral são geralmente feitos de tiras de aço galvanizado, com espessura de 0,5-1 mm, largura de cerca de 130 mm e comprimento arbitrário. Eles podem ser enrolados em uma fita ou em um anel. A última opção é considerada de maior qualidade, mas também mais cara.

Critério nº 5 - rigidez estrutural

Se considerarmos as peças de ventilação de acordo com seu nível de rigidez, elas podem ser:

  • flexível;
  • semi rígido;
  • difícil.

Flexível os produtos são frequentemente chamados de corrugados ou espirais devido à sua aparência. Sua base é o reforço feito de fio de aço durável, enquanto as paredes são feitas de folha laminada.

Tais estruturas são fáceis de transportar, manter, instalar e podem ser facilmente combinadas com elementos existentes. No entanto, as paredes onduladas reduzem o isolamento acústico e atrasam o fluxo de ar.

Muitas vezes dutos de ar corrugados usado para conectar um exaustor de cozinha.

Semi rígido os elementos são feitos de tiras de alumínio enroladas em tubo - aço ou alumínio, com costura em espiral. Os produtos combinam a elasticidade das estruturas flexíveis com a resistência das rígidas.

Ao contrário dos análogos corrugados, eles são capazes de esticar apenas uma vez, após o que não encolhem mais. Quando utilizado, a velocidade das massas de ar diminui, o que é especialmente perceptível quando utilizado em sistemas de ventilação ramificados.

Estruturas de dutos rígidos
Os mais populares no mercado especializado são os dutos de ar rígidos, duráveis ​​​​e fáceis de instalar, nos quais se concentra uma parcela significativa dos equipamentos de ventilação.

Duro elementos redondos ou retangulares podem ser feitos de diferentes materiais: aço, metal-plástico, polímeros. Tais estruturas apresentam maior resistência, são fáceis de instalar e possuem excelentes características aerodinâmicas.

No entanto, o seu grande peso torna-os difíceis de transportar e tem um impacto negativo na construção de uma rede complexa com muitos ramais. Neste caso, pode ser necessário reforçar todo o sistema.

Faixa de tamanho de dutos de ar

De acordo com os documentos normativos mencionados acima, os dutos de ar redondos em aço galvanizado são fabricados com diâmetros de 100, 125, 140, 160.180, 200, 225, 250-2000 mm. Os parâmetros dos elementos retangulares variam de 100 a 3200 mm.

Um exemplo de instalação de duto de ar na cozinha
Um sistema de ventilação pode utilizar peças com diferentes configurações e parâmetros. Para conectá-los, são utilizados todos os tipos de elementos moldados: tês, curvas, adaptadores, difusores

Para selecionar produtos do tamanho certo, você precisa saber o valor do design velocidade do ar. Em edifícios residenciais com ventilação natural este valor não deve exceder 1 m/seg, e com ventilação forçada deve ser de 3-5 m/seg.

Para cada espaço residencial, você precisa calcular a quantidade de ar fornecida. Ao fazer cálculos, você precisa se concentrar na documentação regulatória - SNiP 41-01-2003 e MGSN 3.01.01.

Existem também diagramas especiais compilados por especialistas que facilitam a localização do duto com o diâmetro necessário para diversas opções de sistemas padrão.

Informações detalhadas sobre o cálculo da área do duto de ar e acessórios são apresentadas em Este artigo.

Sutilezas da instalação da rede de ventilação

Esquema colocação de rede de ventilação deve conter um mínimo de conexões. Os dutos de ar são conectados usando dois métodos: flangeado e wafer.

Conexão de flange. As peças com flanges localizadas nas bordas são fixadas com parafusos ou rebites, que ficam a uma distância de 20 cm entre si. Para tornar as costuras mais resistentes, elas também podem ser soldadas.

Para garantir a estanqueidade das juntas, recomenda-se vedar os flanges com juntas de borracha.

Ilustração esquemática da instalação de duto flangeado
Esquema de montagem de um duto de ar a partir de vários elementos pelo método de flange. Os elementos que serão utilizados para fixar a estrutura à superfície de suporte também são indicados (+)

Bolacha método consiste na conexão das peças por meio de uma bandagem feita de ripas de metal. Este método é considerado mais econômico porque permite montar rapidamente a estrutura com uso mínimo de componentes adicionais.

Em que você deve prestar atenção?

A montagem do duto de ar a partir de peças rígidas deve ser realizada na seguinte sequência:

  1. Antes de realizar os trabalhos, o sistema deve ser dividido em vários blocos. O comprimento de cada um deles não deve ultrapassar 15 metros.
  2. Os pontos de conexão são marcados em todas as partes do local - dutos de ar, elementos moldados.
  3. Nestes pontos são feitos furos com o diâmetro necessário.
  4. Grampos fixados com parafusos são conectados a eles. As juntas são tratadas com fita especial ou composto de vedação.
  5. Em seguida, a instalação completa dos componentes de conexão e dutos de ar é realizada em uma única unidade, que é fixada com braçadeiras e outras peças.
  6. O bloco montado é levantado e suspenso em um suporte ou outro fixador.
  7. O elemento é conectado a uma seção de ventilação previamente concluída e o diâmetro das costuras deve ser vedado.

A instalação de um sistema composto por elementos flexíveis ou semirrígidos é um pouco mais simples, pois neste caso é mais fácil fazer curvas e curvas. É importante não esquecer de selar cuidadosamente as costuras.

Normas para colocação de dutos de ar
A distância entre as fixações do duto de ar é de 1,8 metros quando o sistema é colocado na vertical e de 1 metro quando colocado na horizontal. A taxa de flacidez permitida de um elemento flexível é de 5 cm por 1 metro

Ao montar um sistema a partir de elementos semirrígidos flexíveis, é necessário prestar atenção aos seguintes detalhes:

  • Antes da instalação, o elemento totalmente flexível deve ser esticado;
  • Ao esticar uma mangueira corrugada, é importante seguir o sentido do movimento do ar indicado na embalagem do tubo;
  • Ao colocar o duto de ar, é necessário evitar sua proximidade com sistemas de aquecimento;
  • o raio de curvatura deve corresponder ao dobro do diâmetro da conduta ou ultrapassar este valor;
  • As seções são fixadas com grampos de plástico, fita adesiva, cabides e grampos. Todas as juntas devem ser cuidadosamente vedadas;
  • Ao colocar o sistema através de uma parede, você precisa usar adaptadores especiais - mangas.

A instalação de dutos de ar pode ser realizada com ou sem isolamento. O isolamento térmico evita a formação de condensação nas condutas de alimentação, pelo que se recomenda a sua instalação na colocação de elementos de ventilação em divisões não aquecidas ou no exterior de edifícios.

Se a conduta de ar for instalada numa sala onde é desejável manter um nível de ruído reduzido - um escritório, um quarto, um quarto de criança, deve pensar no isolamento acústico. Um bom efeito é conseguido usando dutos de ar com grandes espessuras de parede, bem como envolvendo elementos estruturais com materiais absorventes de som.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

No vídeo apresentado você pode ouvir a opinião de um especialista sobre dutos de ar plásticos e dicas para sua instalação:

Ao escolher os elementos de ventilação, é necessário considerar cuidadosamente o layout do sistema. Com base no plano, é necessário determinar as características de projeto dos dutos de ar, seu diâmetro, vazão, métodos de fixação e outros fatores.

É necessário ter em consideração os tipos de comunicações já existentes na casa, bem como o material das paredes, tectos ou outras partes do edifício ao longo das quais se pretende instalar uma rede que garanta a circulação do ar.

Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a seleção e instalação de dutos de ventilação? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência na realização do trabalho. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Vitaly Vasilyevich Ch.

    Eu mesmo não entendo de sistemas de ventilação, então convidei um engenheiro que conheço que trabalha para uma empresa que instala sistemas de ventilação. Quando examinou cuidadosamente minha casa, deu um veredicto. Instalamos dutos de ar metal-plástico. Embora não sejam baratos, ainda assim decidi escolhê-los pelo seu bom desempenho técnico. Se você não entende deste assunto, é melhor convidar especialistas para cálculos e instalação. Mas recomendo conhecer os conceitos gerais sobre ventilação da sua casa! Afinal, o ar interior limpo é a chave para a saúde.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica