Dutos de ar de plástico para ventilação: variedades, recomendações de seleção + regras para disposição do duto de ventilação
Fala-se muito sobre como todos os produtos plásticos poluem o meio ambiente. Por que isso está acontecendo? Isso ocorre porque o plástico é um material muito “durável”. Não se decompõe facilmente: os produtos feitos com ele são muito duráveis e confiáveis. Os dutos de ar de plástico para ventilação duram muito mais tempo do que os galvanizados. Mas como escolhê-los?
Você aprenderá tudo sobre os tipos de dutos de ar plásticos e como montá-los no artigo que apresentamos. Informaremos em que ordem é realizada a instalação dos dutos de ventilação plásticos. Explicaremos como montar as peças individuais em uma rede que funciona perfeitamente e como protegê-la.
O conteúdo do artigo:
Dicas para escolher dutos de ar de plástico
Os dutos nada mais são do que tubos por onde circula o ar, proporcionando ventilação aos ambientes. Podem ser metálicos, em alguns casos, por exemplo, em risers, cimento-amianto ou plástico.
Hoje em dia o plástico é o mais popular. Dado o seu baixo custo comparativo, dura muito mais que o metal, que é suscetível à corrosão, ou o cimento-amianto, que é corroído pela umidade, secura excessiva e outros fatores externos.
O que considerar ao escolher dutos de ar de plástico:
- O interior dos tubos de plástico deve ser extremamente liso. Neste caso, não haverá absolutamente nenhum atrito do ar contra as paredes e os fluxos de ar circularão em tal estrutura com a maior eficiência.
- No caso de instalação de ventilação natural, não reforçada por ventiladores, é melhor evitar tubulações corrugadas. As paredes onduladas dos dutos de ventilação, principalmente nas curvas, atrasarão o fluxo de ar e a ventilação não será realizada em plena capacidade.
- Deve-se dar preferência ao fabricante cujas juntas dos segmentos plásticos do duto de ar sejam realizadas com melhor estanqueidade.
Plástico muito duro é um mau sinal. Quando pressionado, o tubo deve ceder ligeiramente. Material excessivamente denso e áspero durará menos que material macio. Muito provavelmente, ele começará a desmoronar e desmoronar durante a primeira década de uso do sistema de ventilação.
Se o proprietário decidir instalar sistema de ventilação feito desses tubos, ele pode ter certeza de que não durará menos do que aquele montado em tubos especialmente projetados para a montagem de sistemas de dutos de ar.
A única desvantagem das tubulações de esgoto é seu perfil volumétrico exclusivamente redondo, o que nem sempre é conveniente.
Principais tipos de dutos de ar
Todos os dutos de ar de plástico podem ser divididos em três categorias:
- Redondo. Em demanda para estabelecer rotas de sistemas de ventilação. Os diâmetros mais comuns são 100, 125 e 150 mm.
- Retangular. São utilizados quando é necessária a instalação de dutos de ar acima de um teto falso. Os tamanhos mais populares são 60x120 e 60x204 mm. Embora modificações mais restritas possam ser adquiridas.
- Flexível. Eles podem ser redondos ou quadrados.
A flexibilidade do material é garantida por uma “moldura” externa reforçada em espiral que envolve um tubo interno feito de material PVC - viniluretano.
Freqüentemente, junto com o acima exposto, tubos de esgoto de polímero também são usados na instalação de tubulações de plástico.
Vantagens técnicas do plástico
Como já mencionado, a vida útil é um dos critérios mais importantes pelos quais as pessoas preferem o plástico.
Juntamente com uma longa vida útil, os dutos de ar feitos deste material:
- Eles são mais leves do que outros materiais dos quais são feitos os segmentos do sistema de ventilação.
- Eles não têm medo de flacidez leve - até 4% é aceitável.
- Eles são fáceis de instalar porque podem ser facilmente cortados com uma serra ou esmeril.
- Não é necessário isolamento térmico reforçado na área do telhado.
- O interior possui paredes muito lisas, o que torna a circulação do ar através desses tubos mais ativa e fácil.
Muitas vezes você pode ver que o proprietário instala a ventilação dos mais comuns Canos de esgoto em PVC. São mais baratos, proporcionam excelente vedação e uma ampla gama de acessórios, tês, revisões, etc. dá-lhes a oportunidade de instalar um sistema de ventilação de qualquer grau de complexidade.
Mas seja qual for o formato dos tubos dos dutos de ar, o sistema de ventilação deve sempre se enquadrar no SNiP, que estipula como qualquer sistema de ventilação deve ser equipado.
Regras básicas para organizar um duto de ventilação
A seguir falaremos sobre como projetar corretamente um duto de ventilação e o que procurar ao desenvolver um projeto.
Além disso, as recomendações de especialistas em disposição do sistema de ventilação. Comecemos traçando um diagrama do futuro sistema de ventilação.
Principais requisitos do SNiP
Nem todos hoje recorrem aos serviços de especialistas. Muitas pessoas projetam elas mesmas o sistema de ventilação. Mas com benefícios SNiP 2.04.02-84 E 2.04.01-85 uma leitura obrigatória.
Eles especificam as condições para a correta instalação de sistemas de ventilação em residências particulares.
E é assim que se parece a lista principal de requisitos:
- É imprescindível que em qualquer edifício residencial privado a entrada e saída de massas de ar sejam garantidas não apenas nos ambientes onde as pessoas vivem diretamente e passam a maior parte do tempo (quartos, salas, cozinha), mas também em salas de serviço, como como uma banheira, banheiro, lavanderia, etc.
- A troca de ar deve ser realizada através da instalação canais de alimentação e exaustão, bem como ventilação de slot.
- A circulação de ar na casa deve ser facilitada pela correta colocação das portas. A distância entre o piso e a extremidade inferior da tela é de pelo menos 20 mm.
Acontece que o escapamento funciona muito mais forte que o influxo. O problema é resolvido ventilando o ambiente com janelas abertas. Nestas condições, este ponto não pode ser negligenciado.
É desejável que a conduta de alimentação esteja localizada perto de uma fonte de calor - uma central de aquecimento, um radiador de aquecimento, etc., o que permitirá aquecer simultaneamente o ar que entra na casa no inverno.
Em princípio, nada difícil de desenvolver esquemas de ventilação Não. Você pode simplesmente pegar um desenho esquemático do edifício e desenhar nele o layout dos futuros dutos de ar, concentrando-se no conjunto de regras e regulamentos listados.
Sobre as regras de cálculo para determinação detalhada da área dos dutos de ar escrito aqui Recomendamos que você leia as informações úteis.
Recomendações para organizar ventilação
Passemos à montagem do duto de ventilação de circulação natural.
A lista de recomendações sobre este assunto é a seguinte:
- Se vai instalar um sistema de ventilação natural, neste caso é melhor optar por tubos de plástico retos em vez de corrugados. A corrugação é mais adequada para um sistema de alimentação e exaustão, reforçado com ventiladores axiais, devido ao qual a circulação de ar ocorre de forma forçada.
- Em seus projetos, você deve tentar evitar um grande número de curvas fechadas na tubulação de ventilação. Quanto mais suaves as curvas, mais intensa será a circulação natural do ar.
- A próxima recomendação segue diretamente da anterior. Quanto mais curto for o caminho que o ar percorre da “entrada” até a “saída”, mais eficiente será a ventilação.
Portanto, no desenvolvimento de um projeto, deve-se dar preferência aos esquemas mais simples e descomplicados, sem sobrecarregá-los com roteiros ornamentados que sejam convenientes para o planejamento, mas que reduzam a eficiência do sistema.
Ao instalar um sistema de ventilação de tubos de plástico Definitivamente, você deve prestar atenção ao ponto mais importante - a altura do próprio sistema.
Se os tubos de escape subirem menos de 5 metros acima do nível mais baixo, a ventilação natural será ineficaz. Aqui, digam o que se diga, você terá que fortalecer o sistema com torcedores.
Mas para muitos é muito mais fácil construir tubos acima do telhado.Tubos de duto de ar estendidos no caso de edifícios baixos nem sempre parecem atraentes, mas em termos de agregar estética, você pode pensar em uma espécie de design de camuflagem para eles. E em alguns casos, as soluções são as mais estéticas e atrativas.
Fortalecendo o sistema com ventiladores
O desenvolvimento e instalação de um sistema de ventilação forçada também possui nuances próprias, cuja observância é obrigatória. Caso contrário, o sistema não funcionará corretamente ou vice-versa.
Segundo os especialistas, a principal coisa que você definitivamente deve prestar atenção no caso de um sistema de ventilação forçada é:
- Diferenças no funcionamento dos ventiladores de admissão e exaustão. Eles devem ser ajustados de forma que o ventilador fique ligeiramente sobrecarregado no lado da entrada e sobrecarregado no lado da saída. Assim, sempre haverá um certo déficit de ar no sistema, o que contribuirá para uma intercambialidade mais eficiente do ar nos ambientes ventilados.
- No caso de sistema de ventilação forçada, não importa de onde será retirado o ar fresco - de cima ou do nível dos andares inferiores. O principal é que o sistema siga a regra do parágrafo anterior.
- A troca de ar ideal para sistemas de ventilação plástica natural e forçada é a troca de ar com uma taxa de renovação do ar ambiente de 100% em 1 hora. Por exemplo, se a sala tiver uma área total de 40m2. metros, a troca de ar deve ser de aproximadamente 120 metros cúbicos de ar por hora.
Lembre-se também que o duto de exaustão da sala deve ser instalado a pelo menos 25 cm do teto.
Networking de canais
Chama-se especial atenção ao facto de ser inaceitável combinar condutas de ar provenientes de divisões de diferentes direcções. Se o canal pertencer a uma despensa, por exemplo, uma lavanderia, um banheiro, etc., não é recomendado em hipótese alguma combiná-lo com um canal que circule o ar em uma sala - um quarto, sala, ou mesmo no corredor.
Essas regras são obrigatórias independentemente dos materiais a partir dos quais os dutos de ar serão instalados - seja plástico ou galvanizado.
No caso da disposição de algumas instalações “específicas” e de dispositivos de aquecimento/geração de calor, existem requisitos específicos. Por exemplo:
- A cozinha deve estar equipada próprio duto de ar, não tendo associações com outras pessoas.
- Caso exista no edifício, a lareira também deverá ter chaminé própria. Sob nenhuma circunstância quaisquer outros dutos de ventilação devem fluir para ele. Você também deve prestar atenção ao fato de que é estritamente proibido o uso de tubos de plástico para lareira ou fogão.
- Ao projetar um sistema de exaustão orientado para um fogão de cozinha, deve-se ter em mente que em nenhum caso deve ser combinado com a ventilação da própria área da cozinha.
Se o edifício tiver vários banheiros, não é proibido combinar seus dutos de ar de plástico.Mas, ao mesmo tempo, recomenda-se adaptá-los com uma válvula que não permita que o ar contaminado penetre de volta no ambiente.
Deve-se lembrar que os fluxos provenientes das salas de estar não devem, em caso algum, fundir-se com os fluxos provenientes das salas técnicas.
Saída de canais pelo telhado
É sempre recomendável elevar a cabeceira do duto plástico o mais alto possível. O mínimo pode ser considerado uma altura de 0,5 m acima do nível da cumeeira se o tubo de ventilação sair a uma distância não superior a 1,5 m dele.
Caso contrário, se a distância da parte de saída da tubulação de ar plástica for superior a um metro e meio da crista, é permitido abaixar um pouco a cabeça superior, mas ainda deve subir acima da crista em pelo menos 10 % do seu comprimento externo.
Para facilitar o trabalho no dispositivo passagem pelo telhado É aconselhável combiná-los com uma caixa de eixo. Pode incluir simultaneamente até 6 tubos de plástico provenientes de divisões da mesma direcção, por exemplo, quartos, salas, corredores, etc.
Neste caso, será necessário instalar apenas um furo no telhado para o duto de ar, e não 6, para cada tubo. Não é proibida a instalação de dutos de ar plásticos sob a cobertura, mas somente se o espaço sob ela for bem ventilado.
A parte superior da cabeça plástica do duto de ar não pode ficar localizada a menos de 3,5 m das janelas ou varandas mais próximas. Os risers de ventilação devem ser equipados defletores: “fungos” convencionais ou dispositivos do tipo turbina.
Irá familiarizá-lo com as regras e fórmulas para calcular a velocidade do movimento da massa de ar através do duto de ar próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
As vantagens de instalar um sistema de ventilação para um edifício residencial com tubos plásticos serão discutidas no vídeo a seguir:
Como instalar um sistema simples de ventilação natural feito de tubos de plástico é mostrado no vídeo a seguir:
De tudo o que foi dito acima, fica claro que instalar um sistema de ventilação residencial a partir de tubos de plástico será muito mais fácil e, o mais importante, mais barato do que a partir de tubos galvanizados.
E com toda a variedade de todos os tipos de conectores, adaptadores, etc., fazer isso não será mais difícil do que montar uma casa a partir de um construtor infantil.
Gostaria de contar como você selecionou um kit para instalação de duto de ar plástico e o montou com suas próprias mãos? Você tem informações sobre o tema do artigo que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários, poste fotos, compartilhe informações e faça perguntas no bloco abaixo.
A opção é excelente e prática, mas é mais indicada para serralherias. Ou para armazéns onde são armazenados madeira, metal e outros materiais, porque qualquer umidade é destrutiva para eles. O principal é que o plástico não é muito duro, o que concordo plenamente com o autor do texto.Também é desejável que o duto de exaustão esteja próximo, ou quase próximo, do teto.
Tenho um projeto de ventilação para minha casa. Posso substituir dutos de metal por dutos de plástico para economizar dinheiro?
Olá. É claro que você pode substituir dutos de ar de metal por dutos de plástico, mas isso pode resultar no funcionamento incorreto de todo o sistema de ventilação.
O fato é que os cálculos utilizaram indicadores como a resistência do material, mas é diferente para plástico e metal. Dessa forma, passarão pelos dutos de ar outros volumes além dos inicialmente previstos no projeto. Portanto, existem duas opções:
1. Retrabalhar o projeto de dutos de ar plásticos;
2. Deixe tudo como está.
O primeiro ponto é aconselhável se os cálculos forem realizados gratuitamente para você.
É permitido reduzir a altura do duto de ventilação de um exaustor acima de um fogão a gás?
Do exaustor, o tubo sobe até o teto, depois horizontalmente até a parede externa, depois desce 10-15 cm até a passagem pela parede e depois até a rua.
Acontece que há um total de 3 curvas de 90 graus no tubo e uma diminuição na altura do canal em 10-15 cm.
Entendo que isso reduz definitivamente a eficiência do exaustor (o exaustor em si é potente, ou seja, isso não será um problema), aqui estou me perguntando se isso é permitido de acordo com as normas.