Defletor de ventilação: dispositivo, tipos, regras de instalação

Um sistema de ventilação ambiente bem projetado é a chave para um microclima saudável.Uma das condições prioritárias para a circulação natural do ar é a presença de correntes de ar. Para normalizar a pressão, costuma-se usar um defletor de ventilação - o dispositivo aumenta a sucção do duto de ventilação devido à pressão do vento.

Apesar da simplicidade do design e do preço acessível, esse limite aumenta significativamente a tração. A única dificuldade é escolher a melhor opção entre a variedade de ofertas.

Nós vamos ajudá-lo a entender esse problema. O artigo fornece uma visão geral detalhada dos dispositivos e princípios operacionais de vários defletores e fornece recomendações práticas para a seleção e instalação de coifas.

Para facilitar a sua decisão sobre o modelo e entender a sequência de instalação do “estimulante” de ar, preparamos uma seleção temática de fotos e vídeos.

As principais tarefas do “exaustor”

Eficiência sistemas de ventilação com o movimento natural do ar determinado em grande parte pelas condições atmosféricas. Os fluxos de ar circulam devido à força de elevação que surge devido à diferença de temperatura entre o interior e o exterior da sala.

O trabalho de ventilação também é “corrigido” pelo vento - pode acelerar ou complicar as trocas naturais de ar.

Ventilação natural
No verão, quando as condições de temperatura interna e externa são equalizadas, a queda de pressão e a tiragem tendem a zero - a ventilação natural falha. A circulação de ar é reduzida e, em alguns casos, há uma parada na corrente de ar

Reduzir parcialmente a influência dos fatores climáticos, direcioná-los para beneficiar o funcionamento do sistema de ventilação e aumentar velocidade do ar permite a instalação de um defletor. O módulo, em forma de tampa, é montado no ponto superior do duto de exaustão.

O defletor resolve dois problemas principais:

  1. Protege a mina de ficar entupida com detritos e pássaros.
  2. Minimiza o impacto negativo da precipitação nos equipamentos de ventilação.
  3. Ativa e aumenta a tração, gerando e redirecionando os fluxos de vento - a eficiência do sistema de ventilação aumenta em 15-20%. O defletor reduz a probabilidade de impulso reverso.

O desenho do guarda-chuva é usado para aumentar a tiragem na chaminé. Além do mais, defletor de chaminé também atua como um supressor de faíscas.

Defletor aberto
A coifa perde sua eficácia quando o vento sopra de baixo - o fluxo de ar atinge a coifa e interfere no funcionamento da coifa. A solução para o problema é instalar um defletor com dois cones

Diagrama do dispositivo e princípio de operação do defletor

Para ter uma ideia precisa do que é um defletor e como ele funciona, vejamos um diagrama típico de seu design.

Partes principais do bocal de ventilação:

  1. Difusor – base em forma de cone truncado. A parte inferior do frasco cilíndrico é montada no topo do duto de ventilação que passa pelo telhado. É no difusor que o fluxo de ar diminui e a pressão aumenta.
  2. Guarda-chuva – tampa protetora superior fixada ao difusor com suportes. O elemento evita que detritos entrem no duto de ventilação.
  3. Quadro - anel ou concha.A parte visível do defletor, ligada ao difusor por dois ou três suportes. O plano da carcaça corta o fluxo de ar e cria uma área de baixa pressão dentro do cilindro.

Algumas modificações possuem uma malha instalada para reter pequenos detritos. O elemento filtrante enfraquece um pouco a tiragem.

Diagrama do defletor
Projeto de um defletor com tubo de entrada: 1 – cabeça, 2 – difusor, 3 – anel, 4 – suportes de garra, 5 – tampa, 6 – blindagem cônica, d – diâmetro

A ação do bocal de ventilação é baseada no efeito Bernoulli - relação entre a pressão e a velocidade do fluxo de ar no canal. Durante a aceleração, causada pelo estreitamento do duto de ar, a pressão no sistema cai, formando um vácuo na tubulação.

Princípio da Operação:

  1. O defletor capta o vento.
  2. Massas de ar entram no difusor, ramificam-se e provocam diminuição da pressão na parte superior do duto de ventilação.
  3. O ar de exaustão da sala corre para o vazio rarefeito.

Com a correta seleção e instalação do defletor na extremidade do duto de exaustão, a diferença de pressão aumenta e, consequentemente, a intensidade da troca de ar aumenta.

Classificação de bicos de vento

Apesar da mesma finalidade, os exaustores diferem entre si.

Ao determinar o modelo ideal do dispositivo, você precisa avaliar:

  • material de fabricação;
  • princípio da Operação;
  • características de design.

Material de fabricação. Alumínio, aço inoxidável, galvanização, cobre, plástico e cerâmica são utilizados na produção.

A solução ideal do ponto de vista do equilíbrio custo/qualidade são considerados produtos de aço e alumínio. Os defletores de cobre raramente são utilizados devido ao seu alto custo.

Defletor de plástico
Os modelos de plástico diferem de seus equivalentes pelo preço mais baixo, variedade de cores e formatos. Desvantagens dos polímeros: suscetibilidade a altas temperaturas e vida útil limitada

Uma simbiose de resistência e decoratividade - tampas metálicas combinadas revestidas com plástico.

Princípio da Operação. Com base nas suas características funcionais, os dispositivos de ventilação são divididos em 4 grupos.

Tipos de defletores:

  • bicos estáticos;
  • defletores rotativos;
  • instalações estáticas com ventilador ejetor;
  • modelos com corpo giratório.

O primeiro grupo inclui modelos do tipo tradicional. Os defletores estáticos caracterizam-se pela simplicidade de design e pela possibilidade de automontagem. As válvulas são montadas em eixos de exaustão de dutos de ar de aeração residencial e industrial.

O segundo grupo (defletores rotacionais) está equipado com um sistema de lâminas rotativas. O mecanismo complexo consiste em uma cabeça ativa e uma base estática.

Defletor rotativo
Rajadas de vento fazem com que o tambor da pá gire. Durante a operação, é criado um vácuo na boca da mina, evitando o aparecimento de tiragem reversa

Defletor de exaustão estático com ventilador de ejeção – tecnologia moderna. Uma tampa fixa é instalada na extremidade do duto de ventilação; um ventilador axial de baixa pressão é montado diretamente abaixo dela, dentro do poço.

Defletor com ventilador
Projeto do modelo estático-rotacional: 1 – defletor estático, 2 – ventilador, 3 – sensor de pressão, 4 – frasco com isolamento térmico, 5 – duto de ventilação com absorção de ruído, 6 – drenagem, 7 – teto falso

Sob condições externas normais, o sistema funciona como um defletor estático tradicional. À medida que a pressão eólica e térmica diminui, o sensor é acionado - o ventilador axial é ligado e a tiragem é normalizada.

Um desenvolvimento interessante que merece atenção é um defletor do tipo ejeção com corpo giratório. Uma capa rotativa é instalada acima do eixo.

O modelo consiste em um tubo horizontal e vertical, que são conectados entre si por um mecanismo de dobradiça. No topo do defletor há uma divisória - um cata-vento.

Defletor rotativo
O tubo horizontal gira na direção do vento. Os riachos correm para o interior e criam um vácuo - o impulso na boca da mina aumenta

Características de design. Modelos com o mesmo princípio de indução de ventilação natural apresentam algumas diferenças de design.

Os defletores são do tipo aberto ou fechado, quadrados ou redondos, com uma capa ou vários guarda-chuvas cônicos. As características das modificações mais populares e eficazes são descritas abaixo.

Revisão de modelos populares

Na prática, os seguintes tipos provaram-se bem: Grigorovich, Volpera, TsAGI, defletor duplo e em forma de H, cata-vento rotativo do tipo “Rede” ou “Capuz”.

Tipos de defletores
A escolha do “bico de vento” é baseada na eficiência, custo do defletor e condições climáticas da região. Alguns modelos estão disponíveis para automontagem e instalação

Visualização #1 - boné clássico de Grigorovich

A opção mais comum utilizada em sistemas de ventilação e remoção de fumaça. Devido à sua simplicidade e acessibilidade, o defletor Grigorovich ocupa uma posição de liderança entre os análogos.

O dispositivo é representado por um par de guarda-chuvas conectados em uma única “placa”.

A tampa é instalada em tubulações redondas ou montada através de uma placa adaptadora em eixos retangulares e quadrados.

Defletor Grigorovich
Equipamento básico: 1 – difusor em forma de cone estreito, 2 – guarda-chuva protetor, 3 – capô de retorno.Espaçadores de montagem conectam os elementos do bico

Graças ao design, é realizada dupla ejeção de ar - na direção da parte expandida do difusor e na direção da coifa de retorno.

A velocidade do fluxo sob o cone inferior aumenta devido ao estreitamento da seção transversal do canal, como resultado, a diferença de pressão aumenta.

Tipo #2 - Bocal universal TsAGI

A coifa, projetada pelo Instituto Aerohidrodinâmico, melhora a tração devido à pressão do vento e às diferenças de pressão em diferentes altitudes.

O bocal é complementado por uma tela cilíndrica, dentro da qual é colocado um protótipo de defletor tradicional.

Defletor TsAGI
O revestimento externo evita que a ventilação natural tombe, mesmo em dutos de grande seção transversal. O diâmetro permitido do eixo de escape é 100-1250 mm. Designações na figura: a – vista superior, b – vista lateral, D – diâmetro, H – altura do dispositivo

Características distintas:

  • conexões de bandagem, cremalheira, flange e niple ao duto de ar são aceitáveis, dependendo do formato do pescoço do eixo;
  • a capacidade de transportar ar, ambiente quimicamente não agressivo (modelos de aço podem suportar temperaturas de até +800 ° C);
  • No inverno, pode formar-se gelo nas paredes internas do cilindro, o que pode bloquear a área de fluxo.

O defletor é suscetível às correntes de vento - em tempo calmo cria resistência à tração.

Visualização #3 - Capô estático-dinâmico Astato

Defletor estato-mecânico - desenvolvido por uma empresa francesa Astato. O dispositivo aumenta a tiragem do fluxo de exaustão do sistema de ventilação natural devido ao vento e ao ventilador.

O bocal é montado em casas de qualquer número de andares, edifícios reconstruídos e novos.

Defletor Astato
No modo passivo, o nível de vácuo criado pelo Astato é igual à soma da pressão do vento e da gravidade. Este valor corresponde ao funcionamento de um defletor estático

Após ligar o motor elétrico, a aerodinâmica do duto de ventilação é mantida, o grau de vácuo é o valor total da pressão e pressão do ventilador.

Características do defletor:

  1. Métodos de instalação. Conexão de niple para dutos de ventilação redondos, através de adaptador - para conjunto de dutos de ar ou poços retangulares.
  2. Modos de controle. A regulação manual e a regulação automática são permitidas - através de um sensor de pressão ou relé de tempo.
  3. Material de fabricação – alumínio.
  4. O alinhamento. O defletor Astato está disponível em seis posições, com diâmetro nominal de 16-50 cm.

Modificações de série DYN-Astato equipado com ventilador de duas velocidades, o custo dos produtos é de 1300-4000 USD. dependendo das dimensões do defletor.

Visualização #4 - Defletor da série DS

O bico estático DS de tipo aberto se parece com o defletor Astato. Mas, ao contrário do boné francês, os modelos da série DS não possuem peças móveis.A tampa contém três discos cônicos.

Defletor da série DS
Os guarda-chuvas desse tipo de defletor são truncados e localizados frente a frente, formando um canal semelhante a um bocal Venturi. O diâmetro do furo central do disco inferior corresponde à seção transversal do tubo. Suportes seguram a malha

A maior velocidade do redemoinho do vento é observada no canal truncado do exaustor - acima do tubo de ventilação. A diferença de pressão dentro e remotamente do defletor causa vácuo adicional, o que aumenta o empuxo.

Características do modelo da série DS:

  • o defletor é compatível com meios forçados de indução de troca de ar - fãs;
  • uma velocidade de fluxo de vento de 5-10 m/s aumenta o impulso em 10-40 Pa - os dados são válidos a uma humidade relativa de 50°, temperatura do ar +25 °C e um desvio do fluxo de vento de até 30° da horizontal avião.

Os defletores estão disponíveis em 13 tamanhos padrão. Designação de exaustores: DS-***, Onde *** — diâmetro interno em mm. O modelo DS-100 possui as dimensões mínimas, o DS-900 possui as dimensões máximas.

Tipo #5 – turbina rotativa ou turbo defletor

O defletor dinâmico consiste em uma base fixa e uma cabeça de turbina rotativa.

Os elementos da tampa esférica são feitos de metal leve e fino, o que permite que o tambor com pás comece a trabalhar com ventos fracos - a partir de 0,5 m/s.

Defletor turbo ativo
A cabeça gira em uma direção do vetor vento. Há um “vácuo parcial” sob o capô - o ar na parte superior do duto de ventilação é rarefeito, a probabilidade de tombamento da ventilação é minimizada (+)

Vantagens de um turbo defletor:

  • eficiência o trabalho é 2 a 4 vezes maior que o dos modelos estáticos;
  • proteção de instalações do superaquecimento no verão e da redução dos custos de ar condicionado em climas quentes;
  • aparência estética – a cabeça defletora é feita em forma de uma elegante tampa esférica;
  • evitando condensação dentro do telhado, baixando a temperatura em climas quentes;
  • operação econômica – o defletor ativo funciona sem eletricidade.

O turbodefletor remove o excesso de calor, umidade, poeira, vapores e gases nocivos do poço do edifício e do espaço sob o telhado, aumentando assim a vida útil dos elementos estruturais da casa.

A desvantagem de um defletor ativo é o desempenho zero em tempo calmo.

Dimensões do defletor térmico
A marcação dos produtos Aerotek é apresentada como TV-160, etc. O índice digital indica o diâmetro da seção transversal da base fixa da tampa

Anexos dinâmicos estão disponíveis ampla variedade. Os produtos das seguintes empresas estão em demanda: Aerotec (Rússia), Turbovento (Ucrânia), Rotovent (Polónia) e Turbomax (Bielorrússia).

Visualização #6 - cata-vento giratório do tipo “capô”

Uma tampa rotativa do tipo “capô” ou “rede” é um coletor de fluxo de ar giratório semicircular montado em uma haste.

Suas viseiras curvas são fixadas a um conjunto de rolamentos. Existe um cata-vento no topo do casco, permitindo que a estrutura siga a direção do vento.

Defletor de cata-vento rotativo
Diagrama do dispositivo: 1 – corpo de trabalho, 2 – acessórios defletores, 3 – haste giratória, 4 – rolamentos, 5 – vidro selado, 6 – anel de montagem, 7 – cata-vento

Princípio de funcionamento do “exaustor” de ventilação:

  1. Sob a pressão do vento, o cata-vento gira, posicionando-se ao longo da linha do fluxo de ar.
  2. Jatos de ar passam pelo espaço entre as viseiras curvas.
  3. Os fluxos mudam de vetor e sobem rapidamente.
  4. Nesta zona, de acordo com os postulados da aerodinâmica, a velocidade do movimento do ar aumenta e a pressão cai - forma-se um vácuo profundo.
  5. A tiragem do poço de ventilação aumenta, proporcionando sucção adicional do ar de exaustão.

Um defletor de cata-vento é mais difícil de fazer do que modelos estáticos. O bocal funciona sob cargas de vento de até 0,8 kPa (não mais que 800 kgf/m²).

Visualização #7 - Módulo tipo H

O defletor em forma de H é preferencialmente instalado em empresas de manufatura. Sua finalidade é aumentar a tiragem na ventilação e na chaminé.

Defletor em forma de H
O vento entra nos jumpers verticais do módulo e suga o ar de exaustão através dos canais horizontais do defletor, aumentando assim a tiragem na tubulação

O projeto dispensa a utilização de cobertura, pois a parte superior do duto de ar é protegida por um elemento horizontal.

A principal vantagem do capô em forma de H é o seu desempenho em fortes rajadas de vento. Para funcionar, o defletor é capaz de utilizar a força dos fluxos de vento direcionados de baixo para cima.

As nuances da instalação de coifas

Ao instalar o defletor, você deve ser guiado pelos padrões SNiP.

A principal atenção é dada à altura do tubo de ventilação e do exaustor:

  • a partir de 500 mm acima do parapeito/cumeeira da cobertura, se a conduta de ar estiver a 1,5 m ou menos do topo da cobertura;
  • nivelado com a cumeeira ou superior, se a distância do duto de ventilação ao parapeito for de 1,5-3 m;
  • não inferior à linha de desvio traçada num ângulo de 10° da cumeeira para baixo, desde que o tubo esteja a mais de 3 m de distância.

Em telhado plano, o defletor é instalado a uma altura de 50 cm ou mais.

Instalando o defletor
Ao colocar um poço de ventilação junto a uma chaminé, é necessário manter a mesma altura das condutas de ar. Se esses requisitos forem negligenciados, a fumaça do fogão poderá entrar na sala.

Detalhes adicionais de instalação:

  • a instalação na área de sombra aerodinâmica de edifícios vizinhos é inaceitável;
  • o defletor é colocado na zona de fluxo de ar livre, idealmente se a tampa for a parte mais alta do telhado.

A instalação de um bico redondo em um duto de ar quadrado é realizada através de um tubo adaptador.

Os requisitos e métodos para instalação do defletor na chaminé da caldeira estão descritos em Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Comparação das características da turbina rotativa e do modelo TsAGI:

Princípio de funcionamento do defletor de cata-vento rotativo:

Tecnologia para instalação de turbodefletor em telhado plano:

Um dispositivo tão simples como um defletor pode resolver um problema comum de ventilação natural - tiragem de exaustão insuficiente.

Além de aumentar a eficiência da circulação do ar, a tampa desempenha função protetora, evitando que o duto de ventilação fique entupido com detritos.

Você tem experiência na instalação e operação de um defletor de ventilação? Ou ainda tem dúvidas sobre o tema? Por favor, compartilhe sua opinião e deixe comentários. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Um bom defletor de ventilação não garante uma boa coifa. No entanto, uma opção orçamentária não significa que funcionará mal. Instalamos um turbo defletor Aerotek porque a área da casa é grande, etc. Já estava instalado quando nos mudamos para nossa nova casa. Sobreviveu ao outono e ao inverno e funcionou sem queixas, cumprindo plenamente o seu propósito. Na primavera, depois que a neve derreteu durante fortes chuvas, a parede começou a vazar.

    Durante muito tempo tentamos determinar de forma independente a causa do vazamento. Mas descobriu-se que tudo era banalmente simples. Os carpinteiros não conectaram corretamente o telhado aos tubos.Isso se aplica tanto ao tubo defletor quanto ao tubo da chaminé, que ainda não havia vazado. Porém, para fins preventivos também foi refeito. Boa sorte a todos os instaladores!

    • Vasya

      Hoje em dia, a maioria dos carpinteiros não sabe fazer passagem pelo telhado. Eles aprendem a torcer parafusos com uma chave de fenda e acham que podem lidar com telhados com segurança. Um verdadeiro funileiro fará tudo por você sem usar selantes. Não haverá vazamento.

  2. Gostaria de compartilhar um pouco de experiência na instalação de defletor na produção de misturas secas. Fiz uma escolha há muito tempo, primeiro no mercado de construção (Melnitsa) em Moscou, por recomendação de um vendedor de equipamentos de ventilação, comprei um defletor da empresa Cheboksary Turbodeflector.

    Ele colocou em produção, preparou um assento em vez da corrente antiga e iniciou a instalação. Gente, nunca vi produtos de qualidade tão nojentos! O turbo defletor não está centralizado - tentei girar, mas ele não girou por muito tempo, mas não adiantou, aparentemente um rolamento ruim! Embalei de volta e devolvi ao vendedor...!

    Porque Tenho o assento pronto, comecei uma busca minuciosa por outro defletor e me deparei com a empresa “VentDeflector” de Moscou. Verifiquei o armazém com antecedência, tudo parecia estar bem e iniciei a instalação. Quero destacar a qualidade em comparação com o defletor Turbo - perfeito, perfeitamente centralizado, gira constantemente mesmo com o menor vento! Porque a produção é bastante empoeirada, após a instalação percebeu-se que havia menos poeira, principalmente em tempo de vento dá para perceber como a nuvem sobe e puxa em direção à rua a partir do defletor! Fiquei muito preocupado que demorasse muito para não funcionar e ficasse entupido de poeira, mas já se passou um ano e tudo está funcionando bem.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá, Igor. Obrigado por compartilhar sua experiência pessoal em relação aos defletores de ventilação. Sim, os fabricantes possuem diferentes qualidades de materiais e mão de obra, portanto, encomendar esses equipamentos em lojas online é bastante arriscado. A montagem de baixa qualidade só pode ser detectada durante o processo de instalação.

      Na verdade, a solução ideal é encomendar a produção de um defletor de ventilação a especialistas da sua cidade. Desta forma, você poderá pré-acordar todos os detalhes e especificações técnicas para ajustar o equipamento para instalação com a maior precisão possível.

      Pessoalmente, raramente compro defletores de fábrica, para instalação os clientes recebem equipamentos fabricados por proprietários privados de confiança. E como mostra a prática, é muito mais confiável que o de fábrica. Estou anexando uma foto do defletor ainda em processo de fabricação.

      Fotos anexadas:
  3. Boa tarde! Ajude com conselhos, por favor! Montamos ventilação natural a partir de tubos galvanizados torcidos com diâmetro de 125 mm cada. Os tubos chegam ao telhado através de um poço e terminam no mesmo nível do poço. O fuste (2600x540) está coberto de fungo a uma altura de 300 mm do fuste. O problema é que
    os lábios às vezes uivam como um órgão. Como você pode se livrar desse efeito? Obrigado!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica