Defletor turbo para ventilação: princípio de funcionamento e comparação de tipos de defletores rotativos

A umidade excessiva e os odores criam uma atmosfera pouco saudável e até causam doenças.A qualidade da ventilação de uma casa, escritório ou local de trabalho afeta diretamente o nível de conforto, você concorda com isso?

É por isso que a ventilação bem organizada é a condição mais importante na colocação em operação de projetos de construção. Um turbo defletor para ventilação ajuda a estabelecer uma troca de ar de alta qualidade. Mas qual escolher e instalar corretamente para não chamar especialistas?

Tentaremos responder a todas as perguntas em detalhes - este material discute o princípio de operação, os tipos existentes de turbodefletores e os recursos de instalação. Também é dada atenção às questões de manutenção e reparo.

Para uma melhor compreensão das informações apresentadas, foram selecionadas fotografias visuais e diagramas do projeto dos defletores rotativos, e foram fornecidas recomendações de vídeo para solução de problemas de avarias. As informações são estruturadas e até mesmo um artesão doméstico inexperiente achará fácil entender os meandros de escolher, instalar e reparar um defletor rotativo.

Princípio operacional e design

O funcionamento do turbodefletor é baseado nos seguintes princípios: utilizando a energia eólica, o dispositivo cria um vácuo de ar no poço de ventilação, aumenta a tiragem e retira o ar poluído da sala, do duto de ventilação e do espaço sob o telhado.

Não importa como a direção e a força do vento mudem, a cabeça rotativa (impulsor) sempre gira em uma direção e cria um vácuo parcial no poço de ventilação.

O que aumenta a intensidade movimento de ar no tubo, elimina a aparência impulso reverso e melhora a troca de ar geral.

Além disso, o dispositivo evita que a precipitação entre no duto de ventilação.

Princípio de funcionamento de um turbo defletor
O turbodefletor foi projetado para aumentar a eficiência dos dutos de ventilação e chaminés. Melhora o efeito da ventilação natural, estabilizando-a, evitando o fluxo de ar de um canal de ventilação para outro e a manifestação do efeito de tiragem reversa

A parte superior, a cabeça da turbina, gira devido à força do vento, criando um vácuo dentro do poço de ventilação.

A parte inferior está fixada no próprio canal. Para tanto, são fornecidos furos para parafusos auto-roscantes em sua base.

Como são as turbinas rotativas?
As turbinas rotativas não são instaladas apenas em áreas problemáticas. Em dutos de ventilação em operação normal, seu uso melhora a eficiência operacional em 20%

O defletor rotativo pode ter bases redondas, quadradas ou quadradas planas.

A pedido do comprador, é equipado com passagens de cobertura projetadas para um ângulo de inclinação de 15 a 35°.

Instalação em duto de ventilação
Os tamanhos reais das transições podem variar muito. O dispositivo pode ser montado tanto em tubos de tamanhos padrão quanto em dutos de ventilação de design não padronizado. Portanto, as transições são frequentemente feitas sob encomenda

Vantagens e desvantagens de um turbo defletor

Os seguintes argumentos podem ser apresentados a favor do uso de uma turbina:

  1. Troca de ar rápida. A cabeça giratória da turbina promove rápida troca de ar no poço de ventilação, evita a formação de tiragem reversa e protege o espaço do telhado do acúmulo de condensado. A eficiência operacional do dispositivo rotativo é muito superior à de um defletor convencional.
  2. Não consome energia elétrica, ao contrário dos ventiladores elétricos, funciona graças à força do vento.Isso coloca o turbo defletor entre os dispositivos com melhor custo-benefício.
  3. Vida útil média com manutenção regular e instalação adequada - cerca de 100 mil horas ou 10 anos, os modelos de aço inoxidável podem durar até 15 anos. Isto é três vezes maior que o tempo de operação dos ventiladores.
  4. Proteção contra chuva. Evita que neve, granizo e chuva entrem nos dutos de ventilação. Pode ser utilizado em regiões com ventos fortes e frequentes.
  5. Design compacto e leve. Dispositivos com diâmetro de base superior a 200 mm pesam significativamente menos que o defletor TsAGI. O modelo maior (680 mm) pesa apenas cerca de 9 kg; em contraste, o defletor TsAGI com o mesmo diâmetro de base pode pesar cerca de 50 kg.
  6. Instalação fácil não requer conhecimentos e habilidades especiais.

Sem dúvida, existem muitas vantagens de um turbo defletor para ventilação, mas também existem desvantagens.

Os seguintes fatos falam contra seu uso:

  • O dispositivo é bastante caro comparado aos defletores convencionais.
  • Condições atmosféricas desfavoráveis, como falta de vento, alta umidade e temperaturas congelantes, podem levar à parada total. Deve-se notar que as turbinas móveis estão sujeitas a formação de gelo em muito menor grau.
  • O defletor não pode ser utilizado como principal meio de remoção de ar contaminado em ambientes com maiores necessidades de ventilação: em laboratórios médicos e em indústrias onde o trabalho envolve substâncias químicas e explosivas.

O preço de um defletor rotativo é bastante alto em comparação com dispositivos estáticos, depende do material utilizado na fabricação - aço inoxidável, aço revestido com polímero, aço galvanizado.

Mas a eficiência do trabalho compensa todos os custos.

Tipos de defletores rotativos

Para melhorar a ação sistema de ventilação de apartamento ou casa privada Muitas modificações de defletores foram desenvolvidas. Alguns são estáticos, outros são rotacionais.

Estas últimas incluem turbinas com cabeçote giratório, que funciona graças à força do vento.

Tipos de defletores
O design do defletor pode ter um corpo giratório ou estático. Todos os dispositivos são projetados para melhorar a tiragem em uma chaminé ou duto de ventilação, para proteger contra chuva, neve, granizo e penetração de pássaros. Mas o turbodefletor é considerado o mais eficaz de todos.

As turbinas rotativas podem ser classificadas de acordo com as seguintes características:

  • material de fabricação — produzir produtos em aço inoxidável, metal galvanizado ou pintado;
  • diâmetro do anel de conexão (bicos) - pode variar de 110 a 680 mm, as dimensões correspondem aos tamanhos típicos de tubulações de esgoto.

Os fabricantes produzem modelos de defletores turbo que são muito semelhantes entre si. Mas suas características podem ser ligeiramente diferentes.

Aqui estão breves informações sobre alguns deles:

  • Turbovento. A empresa de mesmo nome produz turbinas rotativas de ventilação em alumínio, com espessura de 0,5 a 1,0 mm. A base é feita de aço galvanizado 0,7-0,9 mm. O produto pode ser pintado em qualquer cor de acordo com o padrão de cores geralmente aceito - RAL.
  • Turbomax. O fabricante comercializa seu produto chamando-o de superalimentador de tiragem natural. Para a produção é utilizado aço AISI 321 com espessura de 0,5 mm. O produto pode ser utilizado tanto para condutas de ventilação como para condutas de fumos; pode suportar temperaturas até +250 °C.

São produtos de aço inoxidável de alta qualidade. Adequado para melhorar a tiragem em sistemas de ventilação e chaminés. Usado em temperaturas de até 500 °C.

Também existem produtos de marcas e fabricantes menos conhecidos no mercado. Ao adquirir esses produtos, você deve ter cuidado ao solicitar um certificado de qualidade.

Área de aplicação do dispositivo

A turbina rotativa tem se mostrado bem em salas e instalações onde é necessária maior troca de ar.

É usado:

  1. Em edifícios residenciais privados e de apartamentos. Deve ser lembrado que são impostos requisitos especiais ao funcionamento de poços de ventilação em edifícios residenciais de vários andares. O dispositivo ajuda a lidar com o problema de ventilação insuficiente de ambientes e sótãos e elimina completamente o fenômeno de tiragem reversa.
  2. Em explorações pecuárias e edifícios agrícolas - em estábulos, aviários, celeiros, palheiros, etc. Ajuda a eliminar gases e fumos que se formam durante a criação dos animais, mantém a humidade ideal.
  3. Nas plantas de processamento. Um sistema de ventilação não volátil permite economizar dinheiro em recursos energéticos. A exceção são as instalações cujas atividades envolvem substâncias perigosas para a saúde humana.
  4. Em locais públicos — complexos desportivos, piscinas, centros comerciais e cinemas.

Além dos ambientes, a turbina é utilizada para ventilar o espaço sob o telhado.

Defletor para ventilação de salas grandes
Se a potência de uma instalação não for suficiente, então, com base nos cálculos efetuados, é instalada uma instalação com vários turbodefletores para ventilação

Como calcular a necessidade de dispositivos?

Para ventilação de pequenos espaços (salas, garagens, caves) é utilizada uma turbina com diâmetro de base de 110-160 mm. Dispositivos com tamanhos de 200 a 600 mm são adequados para salas de até 40 m2 com até quatro pessoas hospedadas permanentemente neles.

Grandes diâmetros, de 400 a 680 mm, são usados ​​para garantir a troca de ar em grandes instalações, prédios de apartamentos, armazéns e fazendas de gado.

turbina rotativa para objetos difíceis de ventilar
O defletor é frequentemente usado onde é necessário organizar a troca de ar, mas é difícil conseguir uma boa tiragem. Tal lugar, por exemplo, poderia ser uma adega

Você pode calcular com precisão o número de defletores necessários para instalação usando a fórmula:

Volume ventilado = taxa de troca de ar por hora X volume da sala.

Tabela de indicadores de troca aérea
A taxa de troca de ar por hora varia de acordo com as diferentes salas. Por conveniência, a tabela está dividida em indicadores para instalações domésticas e industriais

Número de defletores de ventilação = volume ventilado/capacidade do defletor.

Por exemplo: A sala tem 12 m de largura, 20 m de comprimento e 3,5 m de altura. A força média do vento é de 3,5 m/s. A troca de ar da sala deve ocorrer em 3 ciclos por hora. Os cálculos são realizados da seguinte forma:

  • Volume ventilado = (20x15x3,5) x 3 (número de ciclos de troca de ar) = 3150 m3/hora$
  • 3168/800 (desempenho do defletor) = 3,94, ou seja, 4 peças.

Com base nos cálculos, para ventilar a sala é necessário instalar 4 defletores do modelo correspondente.

Instalação defletor turbo nas chaminés da caldeira, operando com gás ou combustível líquido, é possível, desde que a temperatura de saída não ultrapasse a temperatura máxima declarada pelo fabricante.

Pode ser de 100 a 500°C. Em temperaturas superiores às permitidas, é necessário utilizar bicos especiais para altas temperaturas.

Você também pode estar interessado em informações sobre como instalar um defletor em uma chaminé, revisado aqui.

Regras de instalação de turbina

As turbinas de ventilação podem ser instaladas diretamente em telhado inclinado ou reto, na saída de uma chaminé ou duto de ventilação. O local de colocação depende da aplicação da turbina.

Para ventilação do espaço sob o telhado é utilizada uma turbina com diâmetro de base de 315 mm. Pode servir de 50 a 80 m2 cobertura - a área exata depende da inclinação da cobertura - quanto menor o ângulo, maior o número de turbodefletores que precisam ser instalados.

Para instalação em estrutura inclinada, selecione o ponto mais alto da encosta. Após melhoria sistemas de ventilação instalações residenciais são instaladas na saída do poço de ventilação.

Instalação em base de telhado plano
Ao instalar em uma base de telhado plano, é necessário levar em consideração a altura da cobertura de neve e instalar o turbodefletor acima da média para uma determinada região. Em qualquer caso, não deve ser inferior a 180 mm

Ao instalar uma turbina rotativa em uma chaminé, o cálculo de sua altura é feito em conjunto com o dispositivo. Ou seja, o turbodefletor, como parte da chaminé, aumenta seu comprimento.

As regras de colocação da chaminé em relação à cumeeira permanecem as mesmas da instalação de um tubo sem bicos:

  • Se a distância da cumeeira ao tubo for menor ou igual a 1,5 m, o tubo será elevado 0,5 m acima da cumeeira.
  • A altura do tubo, colocado a uma distância de 1,5 a 3 m, pode ser igual à altura da cumeeira.
  • Quando a distância for superior a 3 m da cumeeira, o topo do tubo não deve ser inferior ao nível de uma linha convencional traçada 10° a partir da altura da cumeeira.

Para reduzir a perda de calor no inverno através do sistema de ventilação, o fabricante permite a utilização de amortecedores (para instalações residenciais) ou dispositivos de entrada de ar ajustáveis ​​(para armazéns e áreas de produção).

Instalação de defletor em tubo de chaminé
A altura da cabeça do tubo em relação à cumeeira deve obedecer a certas regras. Caso contrário, há uma grande probabilidade de ocorrer impulso reverso. E embora esse fenômeno seja excluído com um defletor instalado, o posicionamento incorreto do tubo pode levar à deterioração do movimento no canal

Manutenção e solução de problemas

Quase o único mau funcionamento do dispositivo é a falta de rotação do impulsor.

Pode haver vários motivos para isso:

  • Força do vento insuficiente ou nenhum vento. Você precisa ter certeza de que há vento suficiente para que o dispositivo funcione corretamente.
  • Os rolamentos estão emperrados. Neste caso, verifique se existem obstáculos mecânicos à sua rotação. Se necessário, lubrifique ou substitua o rolamento.
  • O defletor congelou. Você precisa verificar o dispositivo ou esperar que a temperatura suba.
  • Dano mecânico. É necessário verificar se algum objeto estranho entrou no dispositivo.

O turbodefletor utilizado para ventilação é um dispositivo bastante simples e não requer manutenção frequente.

Para estender o tempo de serviço defletor de ventilação Basta lubrificar os rolamentos uma vez por ano (após o inverno).Para o processamento, utiliza-se litol, um lubrificante à prova d'água à base de derivados de petróleo reciclados.

Para lubrificar ou substituir um rolamento com defeito, desconecte a tampa, abra o anel de retenção com uma ferramenta especial - um extrator - e lubrifique ou substitua o rolamento.

Extrator para remover o anel de retenção
Ao contrário do alicate, um extrator de anel elástico funciona desapertando. Sem ele será difícil remover o anel

Você também pode encontrar informações sobre como limpe o poço de ventilação, discutido em nosso outro artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O que é um defletor rotativo para ventilação:

O que escolher para ventilação - um defletor turbo ou um defletor TsAGI:

Como consertar você mesmo um defletor turbo:

A melhor solução para um problema é sempre simples. Não há mais necessidade de instalação de ventiladores elétricos para melhorar a tiragem nos dutos de ventilação. O aparecimento de turbodefletores no mercado privou os consumidores de muitos problemas.

Você equipou os dutos de ventilação de sua casa com turbo defletores? Ou talvez você mesmo tenha montado o defletor rotacional e fixado com suas próprias mãos? Conte-nos o quão difícil foi o processo de fabricação e como o dispositivo funcionou em ação.

Ou você notou alguma imprecisão no material apresentado acima? Por favor, escreva-nos sobre isso nos comentários abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Leônidas

    Moro em uma casa particular em Krasnogorsk. Deparei-me com o facto de o exaustor da cozinha não funcionar, embora a ventilação tenha sido inicialmente instalada durante a construção da casa. Por causa disso, a cozinha ficava sempre úmida e abafada na hora de cozinhar, e havia um cheiro de comida cozinhando que emanava por toda a casa.A princípio pensei que os construtores tinham entupido o duto de ventilação, tentei limpá-lo, mas não adiantou, não estava entupido, o problema era justamente a falta de tiragem, os motivos não são claros... decidiu instalar um defletor de turbina no telhado. Instalei sozinho. A turbina é fixada diretamente ao tubo de ventilação por meio de parafusos auto-roscantes comuns. O defletor quase sempre gira, mesmo com ventos fracos, e retira o ar da cozinha. Tentei levar um fósforo e uma folha de papel para a ventilação: a diferença “antes” e “depois” é muito perceptível. O defletor turbo definitivamente funciona!

  2. Sergei

    Recentemente, nossa empresa instalou esses dispositivos caros. Antes disso, principalmente no verão, ocorria um mau funcionamento no funcionamento da nossa ventilação, pois o ar de exaustão ficava estagnado na sala, era totalmente insuportável trabalhar. Depois de instalá-los, fiquei surpreso ao ver que havia mais ar fresco. Além disso, também são benéficos porque não necessitam de eletricidade para funcionar.

  3. Andrei

    Como se comportam os defletores nas chaminés, já que os mancais não ficam protegidos da fumaça quente e da fuligem?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica