Ventilação em casa particular: sistemas de abastecimento e exaustão + dicas de arranjo
Devido à troca de ar mal organizada, o microclima na casa de campo muitas vezes torna-se desfavorável e desconfortável. Como resultado, a saúde das pessoas que nela vivem deteriora-se e a decoração e os móveis sofrem com a umidade excessiva ou com o ar excessivamente seco. E somente a ventilação adequadamente organizada em uma casa particular pode evitar esses problemas.
Como equipá-lo adequadamente e que tipo de sistema escolher? Consideraremos essas questões em nosso artigo. Também consideraremos a escolha do esquema de ventilação ideal para a casa e a garantia de um nível suficiente de troca de ar em cômodos individuais da casa.
O conteúdo do artigo:
Classificação e tipos de sistemas de ventilação
A criação de ventilação na casa se deve ao fato de que nela deve haver uma troca contínua de massas de ar. O ar velho, usado e com grande quantidade de dióxido de carbono deve ser retirado das instalações, substituindo-o por ar novo que contém constantemente oxigênio - da rua.
Se você interromper essa troca de ar, o microclima interno rapidamente ficará longe de ser favorável à saúde humana.
Para manter os parâmetros de troca de ar estabelecidos pelos GOSTs, o sistema de ventilação da casa, feito com as próprias mãos ou com a participação de instaladores terceirizados, deve trocar continuamente o ar dos ambientes.
Por exemplo, para salas de estar em uma casa de campo, a taxa de troca de ar por hora é definida como “1”. Ou seja, dentro de uma hora todo o volume de ar neles contido deve ser totalmente reposto.
O objetivo da ventilação é combater os seguintes fatores:
- excesso de calor;
- poeira aparecendo constantemente;
- umidade excessiva do ar;
- gases e vapores nocivos.
Cada pessoa na casa exala dióxido de carbono 24 horas por dia. Também no edifício residencial existem lareiras, fogões a gás e elétricos, inúmeros eletrodomésticos, ou seja, existem muitas fontes de calor, umidade, poeira e gases na casa de campo. E tudo isso deve ser retirado das instalações para que o microclima nelas seja adequado para viver.
De acordo com o método de movimentação do ar, os sistemas de ventilação são divididos em:
- Com desejos naturais.
- Com impulso mecânico.
Primeira opção envolve o movimento de massas de ar devido à existência de uma diferença de pressão fora e dentro do edifício ventilado. Além disso, pode ser organizado - por meio de válvulas reguláveis, e desorganizado - exclusivamente através de janelas, portas e respiros na fundação.
No segundo caso o ar é forçado a circular pelas salas e dutos de ventilação por meio de dispositivos mecânicos. Esta opção depende da energia, mas é mais eficaz.
De acordo com a sua finalidade, os sistemas de ventilação são divididos em:
- entrada;
- escape;
- combinado.
Os primeiros trabalham para fornecer ar de fora para a casa e os segundos para extrair o ar do edifício. A terceira opção - as estruturas de abastecimento e exaustão são uma simbiose das duas primeiras. Discutimos em detalhes os recursos de cálculo do sistema de alimentação e exaustão em Este artigo.
Princípios de ventilação
Anteriormente, as habitações eram construídas com janelas e portas de madeira. Além disso, eles não brilhavam com muita firmeza. Como resultado, através das fissuras existentes houve uma troca constante e natural de ar interior sujo e ar exterior limpo.
No entanto, agora eles foram substituídos por blocos de janelas e portas de plástico, que são muito mais herméticos. Portanto, como opção, eles instalam um dispositivo especial nessas janelas - válvula de ventilação de fornecimento.
O princípio de funcionamento do sistema de ventilação residencial baseia-se no influxo contínuo de novas massas de ar da rua. Como resultado, eles substituem gradativamente o ar existente nos ambientes, expelindo o ar antigo. Isso remove dióxido de carbono, odores e umidade da casa.
Os pontos de entrada de ar novo são:
- janela;
- portas;
- aberturas de ventilação na fundação e no porão;
- condicionadores de ar de janela.
Falamos detalhadamente sobre ventilação de ar fresco em próximo material.
O ar utilizado é retirado das instalações através de janelas e portas durante a ventilação, bem como por um tubo de ventilação (poço) ou válvula de escape.
Opção nº 1 – sistema de tiragem natural
Um sistema de ventilação não mecânico funciona devido à formação de tiragem natural em uma tubulação vertical.
Este é o princípio de funcionamento de um clássico fogão a lenha ou de uma chaminé de lareira. Em ambos os casos, a pressão é criada abaixo, empurrando o ar para cima e para fora.
A força de tração também é afetada pela saturação de umidade do ar. Quanto mais seco, mais pesado é. As massas de ar úmido tendem inevitavelmente a subir até o teto e depois para o duto de ventilação, se sair do edifício.
A principal desvantagem da ventilação natural reside na sua fraca controlabilidade. Com ventos fortes, a formação é possível impulso reverso. No inverno, devido à diferença de temperatura, o sistema funciona de forma muito eficiente, em algumas situações até em excesso, retirando um precioso calor da casa.
E no verão a sua eficácia cai significativamente. As temperaturas nos quartos da casa e no exterior no verão não diferem muito, por isso a tiragem diminui inevitavelmente.
Para controlar a qualidade da troca de ar em tal sistema, os dutos de ventilação nele devem ser equipados com válvulas de retenção. Se necessário, você pode cobri-los para reduzir a tração natural.
Opção nº 2 – sistema de incentivos forçados
Se o sistema de ventilação natural não for capaz de manter o microclima adequado na casa, deverá ser substituído por ventilação mecânica de insuflação ou exaustão.
Neste caso, os fluxos de ar são forçados a circular pelos espaços interiores por meio de ventiladores.
Também é possível uma variação combinada do sistema - com circuito de alimentação e exaustão. Nele, os volumes de alimentação e exaustão são controlados por unidades de ventilação.
Em algumas situações, tal sistema coloca adicionalmente recuperador, que retira o calor do ar dos quartos e depois o entrega para a rua.
Os exaustores são instalados em cada ambiente ou um por poço de ventilação. E as unidades de fornecimento de ar em residências particulares são geralmente equipadas na forma de aberturas de ventilação montadas na parede com um ventilador elétrico axial em seu interior.
Mas também é possível uma opção com um único soprador de ar e dutos de ventilação em todo o edifício.
Se for feita ventilação de insuflação e exaustão, será necessária a instalação de dois dutos de ventilação separados - um vai para a exaustão e o segundo para a alimentação.
Isto afecta seriamente o custo do sistema, mas permite que seja regulado e controlado com mais precisão.
Qual esquema é melhor para uma casa de campo?
Para decidir qual e qual a melhor forma de instalar a ventilação em uma casa particular, é necessário levar em consideração vários fatores. As características de todos os sistemas de engenharia e dispositivos de aquecimento do edifício são importantes aqui.
Ao escolher o tipo apropriado de sistema de ventilação, você deve considerar:
- características climáticas da região;
- a presença de fontes de impurezas desagradáveis e prejudiciais no ar próximo à casa;
- finalidade de diferentes salas;
- características individuais da arquitetura do edifício;
- a presença de fogões ou caldeiras a gás, bem como lareiras ou fogões a lenha/carvão;
- o número de residentes permanentes na casa de campo e muito mais.
Recomenda-se projetar e instalar apenas ventilação natural. Para calculá-lo, são utilizados métodos simplificados com indicadores médios. Entendê-los não é difícil.
Para salas de estar, a taxa de troca de ar é fixada em 30 m3/hora, para banheiros e sanitários dentro de 25–30 m3/hora, e para a cozinha – 70–100 m3/hora. Com base nestes dados e na capacidade cúbica das divisões, basta calcular a largura das condutas de ventilação e, em seguida, organizá-las no edifício.
Além disso, é melhor fazer isso na fase de projeto da casa de campo. Muitas vezes, a melhor opção é um duto de ventilação no meio do edifício com saída acima da cumeeira.
Se uma casa privada estiver sendo construída em dois ou três andares e for escolhido um sistema de troca de ar forçado, então é melhor confiar seu projeto a um profissional. Você pode então fazer a instalação sozinho.
Porém, se você não tem experiência no assunto e não deseja ter problemas no futuro, a instalação de todos os equipamentos de ventilação também deve ser confiada a um especialista.
Comparada à ventilação mecânica, a ventilação natural é mais barata, menos ruidosa e não depende da disponibilidade de energia. No entanto, é mais difícil de regular. Além disso, seu impulso é altamente dependente de fatores atmosféricos externos.
Mas a ausência de ventiladores elétricos significa que não há problemas de avaria e nem necessidade de manutenção.
Um sistema de ventilação forçada em uma residência particular em versão combinada ou apenas exaustão ou alimentação é mais complexo de instalar e operar. No entanto, permite economizar no aquecimento e controlar com mais precisão o microclima da casa de campo.
Recomendações para quartos individuais
Ao instalar qualquer ventilação em uma casa particular, os fluxos de ar são organizados de forma que o ar limpo da rua flua primeiro para a sala de estar, quartos, escritório e biblioteca.
E depois pelos corredores ele deve ir até a cozinha, banheiro e despensa com acesso ao exaustor.
Na cozinha, além do orifício de ventilação, recomenda-se a instalação adicional capuz sobre o fogão. Permitirá eliminar rapidamente os odores da cozinha, evitando que se espalhem para outras divisões da casa.
Um ponto distinto é a sala da caldeira e a cozinha com equipamento a gás. Devem ser dotados de canal separado para fluxo de ar direto da rua. Além disso, não se esqueça chaminé.
Isso garantirá que o oxigênio para combustão entre na fornalha no volume necessário e o monóxido de carbono saia imediatamente da sala.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo a seguir você aprenderá como elaborar corretamente um projeto de ventilação fornecida:
Como implementar a ventilação de ar fresco em uma casa de campo com suas próprias mãos:
Princípio de funcionamento do sistema de ventilação interna:
A maneira mais fácil e econômica de fazer a ventilação natural clássica em uma casa particular.
Mas se a casa for grande, com muitos cômodos residenciais e não residenciais, lareira e equipamentos a gás, será necessário equipar seu equivalente mecânico. Este sistema será mais caro para instalar e operar, mas a troca de ar e o microclima interno estarão no nível adequado.
Você está comparando sistemas de ventilação para uma casa particular e não consegue decidir qual a melhor opção para o seu caso? Faça sua pergunta aos nossos especialistas nos comentários deste artigo.
Ou talvez você ainda tenha dúvidas sobre as nuances da disposição de um sistema de ventilação e as regras de escolha do equipamento? Peça conselhos no bloco de comentários - nós e os visitantes experientes do nosso site tentaremos ajudá-lo.
Decidi construir uma pequena casa de campo na aldeia no verão para poder relaxar com minha família ao ar livre com mais frequência. De alguma forma, nem pensei em ventilação. Mas a casa será pequena, talvez apenas um pouco de ventilação seja suficiente? Ou será necessário instalar ventiladores em qualquer caso: com ou sem ventilação? E também é interessante: os ventiladores precisam ser controlados ou já possuem um programa para otimizar o fluxo de ar na sala?
Bom dia, Andrey. Você provavelmente quer dizer microventilação nas janelas. Funcionam segundo o princípio de abertura do caixilho em 6 mm. Isto serve para reter o calor na estação fria, mas na estação quente a janela simplesmente abre para a posição “articulada”.
Não, a microventilação por si só não é suficiente. É necessário fornecer ventilação adequada em pelo menos dois ambientes: a cozinha e o banheiro.
Entenda que a ventilação funciona com base no princípio da entrada/saída de ar. Uma janela aberta é uma entrada, mas uma saída? Isso só pode acontecer se as janelas dos lados opostos da casa estiverem abertas. Objetivamente, esta não é uma saída.
Alexei, olá! Comprei uma cidade de uma incorporadora em plano aberto e fiz meu próprio projeto de design, que dei vida. No rés-do-chão da vila foi instalada uma caldeira mural com chaminé coaxial (pelo promotor de acordo com o seu projecto de gás). O projeto também especifica 4 tubos de ventilação, cada um com 125 mm, específicos para ventilação (a área útil é de aproximadamente 40 m²). Durante a reforma, utilizei esses 4 tubos como: para fundo (esgoto), para cozinha, para 2 banheiros. Como resultado, não tenho 4 dutos de ventilação livres só para eles! Os trabalhadores do gás não ligam o gás devido à ausência destes 4 tubos. O que, na sua opinião, pode ser feito na reforma finalizada para garantir a ventilação do 1º andar, onde fica a mesma caldeira?