Válvula de retenção para ventilação: como organizar a ventilação com uma válvula de retenção para o exaustor
Os cheiros de comida estão voltando em vez de sair da sala para sempre? Concordo, esta é uma situação extremamente desagradável da qual você deseja se livrar o mais rápido possível. Muito provavelmente o problema está na ocorrência de impulso reverso. Este é um fenômeno comum que tem muitas consequências negativas.
Ajudaremos você a se livrar de odores indesejados com um dispositivo simples e barato. Não exigirá a reconstrução dos dutos de ventilação existentes ou investimentos financeiros significativos. Bastará instalar uma válvula de retenção na ventilação, o que resolverá o problema.
Para obter melhores resultados, é necessário conhecer as opções de projeto das válvulas, seus prós e contras, bem como as regras de colocação e instalação em sistemas de exaustão. Todas as informações são fornecidas em nosso artigo. Também contém vídeos úteis com instruções passo a passo de instalação e fotos que demonstram a essência do material apresentado.
O conteúdo do artigo:
Causas do impulso reverso
Para decidir se deve instalar uma válvula de retenção, é necessário descobrir a possibilidade de ocorrência de tiragem reversa no sistema de ventilação residencial. A compreensão desse processo permitirá que você planeje e implemente corretamente a troca de ar interno.
Princípio de funcionamento fornecimento e ventilação de exaustão baseia-se na lei de que, a qualquer momento, o volume de ar que entra e sai da sala é o mesmo.
Assim, o backdraft na coifa ocorre se o fluxo total nos demais pontos de entrada e saída de ar for direcionado para fora do galpão. Existem várias razões principais para a ocorrência deste efeito.
Muitas vezes impulso reverso ocorre devido a uma redução significativa ou cessação do fluxo que entra nas instalações através da ventilação fornecida.
Isso pode ocorrer por entupimento gradativo dos furos e, no caso de circuito forçado, desgaste ou quebra dos mecanismos responsáveis pela circulação do ar. Além disso, a ocorrência de tiragem reversa pode ser facilitada por um aumento acentuado no volume de ar que sai por um dos dispositivos de exaustão.
Por exemplo, quando aquecimento de fogão o ar quente com produtos de combustão sai intensamente pela chaminé. Se não houver alimentação suficiente através da ventilação de alimentação, a direção do fluxo nas coifas mudará.
Caso seja utilizado dentro da casa um duto de ar com vários pontos de entrada de ar, é possível alterar a direção do fluxo se a ventilação forçada estiver ligada em um deles.
Então, se as caixas da cozinha e do banheiro estiverem conectadas em um sistema, então ligar exaustor levará à pressão do ar não só em direção à rua, mas também em direção ao banheiro.
Alterar os parâmetros ambientais fora de um apartamento ou casa também pode causar correntes de ar reversas. Durante os trabalhos de construção associados a alterações na topografia, como a construção ou demolição de edifícios próximos, a direção do vento pode mudar em direção à exaustão.
Em prédios de apartamentos, ao usar poços de ventilação comuns para remover o ar, pode ocorrer corrente de ar para dentro do apartamento devido à conexão de exaustores potentes pelos vizinhos.
Este problema é especialmente relevante para casas mais antigas, cujas condutas de ar comuns são concebidas sem ter em conta a possibilidade de utilização de dispositivos de ventilação forçada.
Mesmo que atualmente não haja condições para que ocorra a tiragem reversa, é melhor instalar uma válvula de retenção ao instalar o sistema de circulação de ar. Possíveis modificações, contaminação da ventilação fornecida ou fatores externos podem levar a uma direção variável do fluxo de ar.
O custo dos dispositivos prontos é baixo e a introdução de uma válvula em dutos de ar já em funcionamento é uma tarefa trabalhosa. Quem quiser verificar o funcionamento da ventilação do apartamento encontrará informações detalhadas no próximo artigopostado em nosso site.
Verifique os tipos de válvula
Devido ao uso generalizado de dispositivos de exaustão, o uso de controles manuais para regular o fluxo de ar não é mais relevante.
Existem quatro maneiras fundamentalmente diferentes de evitar automaticamente o refluxo em um sistema de ventilação. Cada um deles tem seus prós e contras, que devem ser levados em consideração na hora de escolher o tipo de aparelho.
Tipo #1 – ação gravitacional de folha única
O fluxo direcionado da sala pressiona a aba da válvula e a abre para permitir a passagem do ar. Na ausência de movimento ou em caso de tiragem reversa, não haverá pressão sobre o caixilho e este fechará sob a influência da gravidade.
Se instalada corretamente, uma válvula de retenção por gravidade pode ser utilizada com ventilação natural, pois sua resistência à abertura da válvula é insignificante.
Existem duas maneiras de implementar esse design:
- deslocamento da posição do eixo, sobre o qual é fixada a aba, em relação ao meio da seção transversal do canal do duto de ar;
- presença de contrapesolocalizado dentro ou fora do dispositivo.
Tendo em conta que o princípio de fecho da válvula se baseia na acção da gravidade, é necessário colocar a válvula, consoante o desenho, estritamente na horizontal ou na vertical através de um nível.
Caso contrário, pode não fechar completamente ou serão necessárias forças significativas de fluxo de ar no sistema de ventilação para abrir o caixilho, especialmente se for utilizado um contrapeso.
Tipo #2 – folha dupla usando molas
A válvula de retenção borboleta é equipada com duas cortinas que se dobram quando há excesso de pressão no lado desejado e fecham com auxílio de molas quando não há pressão. Como o processo de fechamento não depende da ação da gravidade, tal dispositivo, diferentemente do tipo gravitacional, pode ser localizado em qualquer ângulo.
Via de regra, esta opção funciona normalmente apenas com ventilação forçada por exaustor.
Antes de adquirir uma válvula, é necessário verificar a sensibilidade das cortinas de abertura à pressão do ar característica do duto onde será instalada. Alguns dispositivos borboleta modernos podem ser ajustados de acordo com a força das molas.
Tipo #3 - persianas na grelha de ventilação
A grade que fecha a saída para a rua ou para um duto de ventilação é muitas vezes equipada com uma válvula que lembra a aparência de persianas. Este dispositivo em detalhes descrito aqui. O princípio de seu funcionamento é gravitacional, semelhante à versão monofolha.
A utilização de várias folhas em vez de uma se deve à compactação do dispositivo na posição aberta, o que é importante para os elementos externos do sistema.
As dimensões das grades são projetadas para parâmetros padrão dutos de ventilação para exaustores e furos nas paredes destinados à saída de ar.
A válvula anti-backdraft pode ser instalada em toda a grade ou apenas na abertura para ventilação natural. Existem à venda grades com válvulas de retenção de outras soluções de design.
Porém, opções com membrana ou uso de molas terão sérios problemas de desempenho em baixas temperaturas. Portanto, para uma grade de rua é melhor escolher um dispositivo com veneziana tipo “cega”.
Tipo #4 – membrana flexível
O princípio de operação de uma válvula de retenção de diafragma é baseado na capacidade do fluxo de alterar a posição da placa flexível. A sua colocação permite abrir o orifício de ventilação num sentido do movimento do ar e fechá-lo no outro sentido, ajustando-se perfeitamente ao perímetro.
Nos casos em que existe o risco de um forte retrocesso deformar a membrana, é necessário dispor de reforços adicionais sobre os quais esta se apoiará ao fechar o orifício de ventilação.
Este fato deve ser levado em consideração na aquisição de uma válvula diafragma, caso contrário poderá ocorrer curvatura e posterior folga do amortecedor, o que resultará na passagem parcial do fluxo de ar reverso pelo dispositivo.
Características de autoprodução
Considerando o baixo custo das válvulas de retenção, a autofabricação do dispositivo só é relevante quando se utiliza grelha de ventilação ou duto de ar com parâmetros geométricos não padronizados.Nesse caso, geralmente é mais barato e rápido fabricar uma válvula para ela do que convertê-la para um formato e tamanho padrão.
A maneira mais fácil é fazer seu próprio diafragma ou válvula de folha única. Um material rígido, como uma placa de plástico ou metal, é usado como faixa.
Deve ser dada especial atenção aos seguintes pontos:
- ajuste apertado da placa às paredes do corpo da válvula ou fixação da saliência para evitar a formação de folga e a passagem de ar;
- eliminando batidas nas placas, o que é especialmente importante no caso de mudanças frequentes na direção do movimento do ar.
Para a válvula de diafragma, você pode usar uma folha de papel grosso ou filme Mylar, com diâmetro maior que o orifício de ventilação. No caso de backdraft forte, para evitar a deformação do material da membrana, é necessário instalar uma grade sobre a qual ela se apoiará.
Regras de colocação e instalação
Para sistemas de qualquer configuração, é necessário planejar a colocação das válvulas de forma que a tiragem reversa seja bloqueada quando qualquer combinação de ventiladores e coifas for ligada. A qualidade da ventilação depende da correta instalação dos próprios dispositivos.
Localização da válvula no sistema de ventilação
Se sistema de exaustão possui um local para entrada de ar, que passa pelo duto de ventilação até o poço ou para a rua, então para evitar a tiragem reversa basta instalar uma única válvula no duto de ar.
Se a topologia do sistema for mais complexa devido à presença de diversas coifas ou aberturas para ventilação natural, aplicam-se as seguintes regras para colocação de válvulas de retenção:
- Uma válvula de retenção é instalada em cada ramal que conecta o ponto de entrada de ar e o duto de ar principal. Isto é necessário para evitar que o ar seja redirecionado para o exaustor quando este não estiver ligado.
- Normalmente, outro dispositivo é instalado na saída do sistema de ventilação. O ideal é que se o canal estiver totalmente vedado, isso não é necessário, mas a prática mostra a validade da instalação da válvula neste local.
Via de regra, uma válvula de retenção é instalada nos locais de acesso mais conveniente. Isso se deve ao fato de que devem ser limpos periodicamente de poeira aderida e depósitos de graxa, caso contrário os amortecedores não fecharão completamente durante a tiragem reversa.
Ao modelar os dutos, lembre-se que o fabricante pode instalar uma válvula de retenção no ventilador ou exaustor. Neste caso, não há necessidade de instalar proteção contra backdraft separada.
Atenção especial deve ser dada à instalação da válvula próxima à entrada do poço dos prédios de apartamentos.
O sistema de ventilação geral é uma cavidade protegida da luz solar direta e com temperatura positiva, por onde entra periodicamente o ar úmido, ambiente ideal para a reprodução de diversos tipos de microrganismos. Insetos, pássaros e roedores também vivem lá.
O ar nessas minas raramente atende aos requisitos sanitários e epidemiológicos para instalações residenciais. Portanto, mesmo no caso de higienização regular dos poços de ventilação, é necessário evitar a possibilidade de tiragem reversa e entrada de ar no apartamento.
Nuances de instalação e manutenção
Para criar ventilação doméstica, são utilizados dutos de ar redondos ou retangulares de tamanhos padrão. Para eles, existem soluções prontas contendo uma válvula de retenção que pode ser instalada em qualquer lugar do sistema. Neste caso, o processo de instalação será semelhante à ligação de qualquer outro elemento de ventilação.
Caso seja necessário alternar o funcionamento da ventilação natural e forçada, existem duas soluções padrão para a instalação de uma válvula de retenção para tornar isso possível:
- instalação de tee próximo à grade de ventilação, com instalação de válvula em ramal para ventilação natural;
- adquirir uma grade especialmente projetada com dois orifícios para ambos os tipos de ventilação.
A instalação dessa grade pode ser feita com parafusos auto-roscantes ou pregos líquidos.
O primeiro método é preferível, pois desmontar o sistema de ventilação para realizando limpeza, reparar ou alterar sua configuração é mais fácil de fazer removendo primeiro a grade.Se decidir instalar uma grelha no interior da divisão, deve selar cuidadosamente a junta entre a grelha e a parede.
Um dos problemas das grades externas equipadas com persianas é o congelamento e a formação de gelo nas venezianas em climas frios. O ar que sai do banheiro, banheiro ou cozinha está saturado de umidade, que congela em temperaturas abaixo de zero.
Neste caso surgem dois problemas:
- as abas não fecham mais o orifício de ventilação, pelo que, em caso de tiragem inversa, o ar penetra na divisão, ainda que em menor volume do que na ausência total de protecção;
- há uma redução significativa na seção transversal do furo, resultando na redução da capacidade do sistema, o que reduz a circulação de ar e aumenta a carga nos ventiladores e exaustores.
Neste sentido, é necessário verificar periodicamente a existência de gelo na grelha e retirá-lo. A forma mais fácil de realizar este procedimento é mecanicamente, mas existe o risco de danificar a carroceria e as cortinas se forem de plástico. Portanto, é melhor instalar uma grade rígida de metal no exterior.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instalação da válvula em grelha de ventilação de tamanhos padrão:
Método de instalação da válvula para operação alternada de ventilação forçada e natural:
Fabricação de válvula de diafragma:
A instalação de uma válvula de retenção no sistema de exaustão do ar garantirá a funcionalidade normal da ventilação, eliminará o fluxo reverso de ar e eliminará odores desagradáveis e compostos voláteis tóxicos..
Você mesmo pode instalar este dispositivo se adquirir uma estrutura pronta que corresponda à seção transversal do duto de ventilação da casa.
Aqueles que desejam partilhar a sua opinião sobre a informação apresentada ou colocar questões sobre pontos de interesse são convidados a deixar comentários. Por favor, escreva no bloco localizado abaixo do texto do artigo. Compartilhe informações úteis, poste fotos sobre o tema.
Me deparei com o problema da exaustão de má qualidade: do banheiro ao banheiro há um furo padrão na parede como exaustão, mas isso não é suficiente para eliminar completamente a condensação. Por conta disso, encontrei corrosão na máquina de lavar e mofo em uma das paredes. Pretendo melhorar o sistema de escapamento com base no que considero ser um material claramente apresentado.
Ah, sim, tivemos esse problema em nosso banheiro. Em geral, tais situações são típicas de ambientes com alta umidade. A ventilação que tínhamos no apartamento antigo, claro, funcionava de forma repugnante. Na máquina de lavar, começou a crescer mofo nos elásticos. Tive que refazer tudo porque a condensação estava me atormentando.
Tem uma caixa retangular com válvula de retenção na cozinha, funciona bem.
Alexander, no seu caso, é improvável que uma válvula de retenção ajude. É necessário instalar um ventilador de duto e pensar na automação para ligá-lo.Normalmente o ventilador fica paralelo à lâmpada para que liguem simultaneamente. Mas se estiver muito húmido, também pode ligá-lo através de um relé de tempo. Por exemplo, a cada hora durante cinco minutos. Então você sempre terá umidade normal no banheiro.
Alexey dá o conselho certo: com a ajuda de um ventilador resolvi todos os problemas do banheiro em 2010. O capô funciona muito bem hoje.
Não entendi. A válvula de retenção, ou seja, a segunda, está localizada no orifício de ventilação? Para que quando a coifa não esteja funcionando, os odores do duto de ventilação não entrem no apartamento.
Entendo que você está interessado em uma válvula borboleta com molas (tipo 2 no artigo). Sim, está realmente localizado dentro do duto de ventilação. Só você deve entender que o funcionamento normal deste tipo de válvula é possível com exaustão forçada. Você também precisará pré-ajustar as molas para definir o nível de resistência necessário.
Quando o exaustor ou coifa não está funcionando, o duto é automaticamente bloqueado, o que evita que o cheiro da cozinha chegue a outra parte da ventilação. As molas terão que ser ajustadas a cada poucos anos.
Alexei, olá.
Eu preciso do seu conselho.
Na sala quero fazer um furo na parede frontal para conectar o exaustor. O diâmetro do furo para ondulação é de 125 mm.
O exaustor é uma caixa na qual é instalado um ventilador de duto e a partir do qual a corrugação será conectada ao furo na parede.
O exaustor é necessário para pequenos trabalhos de aerógrafo para pintura de pequenos objetos (hobbies).
O exaustor será conectado periodicamente 2 a 3 vezes por semana durante 30 a 40 minutos.
Por favor, diga-me quais opções podem existir para terminar o furo na parede. Quero dizer que o ar da rua não entra na sala e, portanto, o frio não entra no inverno.
Entendo que o furo precisa ser isolado e uma válvula de retenção instalada.
Mas talvez você, como especialista, possa aconselhar a melhor opção para minha situação.
Ficarei grato a você antecipadamente por sua resposta.
Atenciosamente, Alexandre.
Olá.
Por favor me diga... quanto tempo leva para esperar que um comentário seja verificado???)))
Já escrevi para o seu e-mail... e silêncio)))
O site é uma porcaria???
Tudo está em teoria. Como colocar isso de forma prática? Por exemplo, válvula de retenção TU U V. 2.5-25-.2-30037114-004-2003? Ele próprio é plano de 14 mm, possui três ganchos de plástico em forma de dentes redondos.
Tem certeza de que leu atentamente o artigo e leu todos os materiais anexados? Eu acho que não. Na seção “Conclusão e informações úteis sobre o tema”, o primeiro vídeo mostra claramente como instalar uma válvula de retenção semelhante.
Mas eu recomendaria fortemente o uso de um tipo diferente de válvula de retenção. O fato é que a opção que você está considerando é a mais simples, mas dificilmente pode ser chamada de válvula de retenção completa. Essencialmente, esta é uma membrana que se dobra quando o exaustor é ligado; além disso, esta membrana pode se soltar. Veja por si mesmo exemplo de vídeo. É melhor usar uma válvula gravitacional de folha única.
A questão não está em válvulas e ventiladores, mas em garantir a entrada no apartamento, se tiver janelas de PVC instaladas, se não houver entrada, então, portanto, o exaustor não funcionará bem.
Boa tarde Como instalar a válvula corretamente: vertical ou axialmente? Temos o 5º último andar, não existe piso técnico. A atração está tombando e, se puxar, é muito fraca.
Duto de ventilação satélite. Quando chega, há um fedor, não há outra maneira de descrever! Talvez você possa recomendar algo?
Coloquei no eixo: parece puxar (a faixa tem uns 45 graus), mas também consegue arremessar. Colocado horizontalmente: fechado quase o tempo todo, ou seja, cerca de 5 graus entreaberta. Eu não tenho ideia do que fazer.
Olá. Seu artigo menciona modelos automáticos. Compartilhe o link ou fabricante
O apartamento novo tinha ventilação estúpida para os banheiros, onde a única saída para o duto de ventilação ficava no vaso sanitário, e entre o banheiro e o vaso sanitário havia um buraco na parede com grades. Imediatamente consertei o buraco na parede, coloquei os fios e pendurei duas lâmpadas em ambos os lados para que ficasse decente. Fiquei atormentado (há muito pouco espaço), mas fiz um canal separado de 125 mm para o banheiro, através de uma caixa de encanamento (embora não fosse, teoricamente). Coloquei uma válvula de retenção por gravidade no banheiro; não havia espaço suficiente no vaso sanitário para uma válvula de retenção desse tipo; você terá que instalar uma membrana ou uma de mola. Até agora instalei ventiladores industriais sobre rolamentos de esferas, 120 mm - vão funcionar por 20 anos (o preço, aliás, está no nível dos exaustores convencionais, só que mais difíceis de instalar); um relé de tempo para o banheiro para que depois que as luzes se apagarem ele funcione por mais alguns minutos.Pretendo convertê-lo em ventiladores de computador de baixa tensão, também com rolamentos de esferas, cuja velocidade pode ser ajustada. Quero instalar um PLC chinês para controlar luzes, ventiladores e uma lâmpada bactericida (de mofo) com base em sinais de sensores de umidade e movimento; Coloquei um monte de fios no teto com antecedência. Instalei grades decorativas com portas de batente, que são absolutamente fantásticas - elegantes e muito fáceis de manter. Agora o espelho do banheiro não embaça e o banheiro está bem fresco.
As válvulas gravitacionais não precisam ser instaladas exatamente assim - nas fotos e imagens o eixo é estritamente horizontal/vertical, você pode colocar o eixo de rotação do amortecedor em ângulo e ajustar a força de abertura inclinando o eixo, o principal é certifique-se de que funciona. É melhor instalar as válvulas a uma distância das pás do ventilador (de 5 a 10 cm), caso contrário ocorrerá ruído adicional; Algumas válvulas de diafragma possuem defletores de impulso curvos para endireitar o fluxo giratório do ventilador, talvez elas não façam barulho quando instaladas próximas, gostaria de verificar. A grade de entrada também deve ficar afastada das lâminas. Quanto mais rápido o ventilador gira, mais barulho ele faz, esta é uma lei geral; Para reduzir o ruído, são utilizados ventiladores de baixa velocidade e grande diâmetro e/ou afastados da sala (colocados mais atrás no duto de ventilação). Aliás, todas as válvulas interferem levemente no fluxo de ar, é preciso ter isso em mente. Não sou especialista em ventilação, o artigo não me deu nada de especial, mas li para verificar; É bom ver que todos os problemas foram imediatamente resolvidos da maneira certa.
Olá. A válvula não funciona no carro. abertura após desligar o capô. Que solução você pode recomendar?