Como fazer um exaustor em uma casa particular: requisitos técnicos e visão geral das regras de instalação

As janelas de plástico e as portas blindadas, por um lado, mantêm a temperatura desejada nos ambientes, mas por outro lado, criam problemas de troca de ar. Um exaustor bem projetado em uma casa particular eliminará a sensação de mofo e condensação. Na maioria dos casos, esta é a única maneira de criar um microclima saudável.

Sugerimos que você se familiarize com as opções de exaustores que podem melhorar o microclima. Junto com você analisaremos os cálculos usando um exemplo específico. Descrevemos detalhadamente o processo de instalação de uma versão forçada do exaustor para quem deseja fazer a instalação sozinho.

As informações fornecidas são baseadas em requisitos regulamentares. As informações são complementadas por ilustrações, guias fotográficos passo a passo, diagramas, tabelas e vídeos.

Opções de capô em uma casa particular

Tanto em edifícios públicos como em residências particulares, são utilizados diferentes tipos de sistemas de ventilação. Eles diferem na finalidade, no método de ativação do fluxo de ar e no movimento das massas de ar. Sistema de ventilação, projetado para fornecer ar limpo para a casa, é chamado de ar fornecido.

O projeto cuja função é remover o ar de exaustão para fora da sala é chamado de exaustão. A ventilação com recirculação tem uma missão especial.Neste caso, parte do ar retirado da sala é misturada com massas externas de ar frio, com posterior aquecimento desta mistura até a temperatura definida e devolvida à sala.

Projeto de sistema de ventilação
Todos os pontos relativos ao projeto do sistema de ventilação devem ser pensados ​​​​na fase de preparação para a construção da sua casa (+)

A movimentação do ar ocorre como resultado de processos que ocorrem naturalmente devido ao deslocamento do ar aquecido e de menor peso da sala pelo ar frio, de maior peso volumétrico.

O fluxo em tal sistema se move em baixa velocidade, uma vez que o peso da massa quente e fria difere ligeiramente. Ducto de ar a ventilação com impulso natural é irracional se seu comprimento horizontal exceder 8 m.

Mais eficaz é um sistema com acionamento artificial do fluxo de ar, garantido pelo funcionamento dos ventiladores. Os dutos de ar neste caso são mais longos e podem passar por vários ambientes. Os elementos do sistema são geralmente colocados no sótão. Esta opção justifica-se para grandes edifícios.

Há uma divisão em sistemas com e sem dutos. No primeiro caso, o ar circula por canais e dutos de ar; no segundo, não há movimentação organizada do ar. Neste caso, é necessário abrir as travessas e portas das janelas. A ventilação natural cria condições mais confortáveis ​​para os moradores da casa.

Cálculos preliminares necessários

O parâmetro inicial para o cálculo é o volume de ar retirado e fornecido ao ambiente. Existe mais de um método, mas os mais utilizados tomam como base as normas sanitárias e a área do ambiente.

De acordo com a exigência do primeiro, é necessário partir do fato de que a necessidade de ar está em m3/h. para uma pessoa que passa a maior parte do tempo em casa, depende da finalidade do cômodo:

  • sala - 40;
  • quarto - 20;
  • cozinha - 60;
  • banheiro - 25.

Com base no segundo critério, partimos do seguinte requisito regulamentar: por 1 m² de área habitacional deve haver 3 m3 substituiu o ar. No cálculo da seção transversal do duto de ar são guiados pelo fato de que a velocidade ideal do ar no canal central é de 5 m/s, e no canal lateral - no máximo 3 m/s.

Você pode determinar independentemente o diâmetro do tubo usando a fórmula:

S = L/3600/v,

onde L é a produtividade medida em m3/h, v - velocidade do ar em m/seg.

Os dados sobre o consumo de ar em função da seção transversal do duto de ar estão resumidos na tabela.

Tabela para determinação do diâmetro do duto
A resistência aerodinâmica de um duto de ar com seção transversal circular é menor do que uma quadrada. O formato quadrado é mais compacto, cabe organicamente no interior da sala e possui uma grande variedade de tamanhos

Os dutos de ar são feitos de metal, plástico, folha de alumínio e poliéster. Os dois últimos são sistemas flexíveis. As suas características de isolamento acústico e térmico são boas e são ideais para uma casa privada.

Troca de ar natural na casa

A troca natural de ar é baseada na capacidade de substâncias gasosas e algumas substâncias líquidas com temperatura mais alta subirem. Assim, o ar de exaustão é retirado naturalmente da sala através de um duto de exaustão localizado verticalmente, aspirando, ao mesmo tempo, o ar externo pelos dutos de alimentação.

Troca de ar natural
A ventilação natural nem sempre proporciona conforto na casa.Muitas vezes é utilizada uma opção mista, quando além da movimentação natural do ar também são utilizados ventiladores (+)

A ineficácia da ventilação fornecida é indicada pelo excesso de umidade na sala durante o tempo frio ou pelo aumento da secura durante o tempo quente. A presença de grande quantidade de poeira e falta de oxigênio também são sinais de fluxo de ar externo insuficiente.

A consequência de um exaustor deficiente é formação de fungo sob o papel de parede, no banheiro, fuligem acumulada nas paredes da cozinha, janelas embaçadas.

É fácil verificar o funcionamento do exaustor. Basta levar uma folha de papel até a grade de ventilação. Com uma boa tiragem, dobrará em direção ao duto de ventilação, caso contrário nada acontecerá. Deve-se concluir que o exaustor está entupido com alguma coisa e o canal precisa ser limpo para garantir a tiragem.

Para fornecer boa ventilação a uma casa particular, você precisa começar calculando a troca de ar.Com base nos seus resultados, são selecionados a seção transversal dos canais, o tipo de sistema de ventilação e é feito um esboço do esquema de ventilação, onde indicam os locais de passagem dos dutos de ar e a instalação dos equipamentos de ventilação, o pontos de entrada e saída da massa de ar.

As casas particulares estão localizadas principalmente fora da cidade, onde o ar, ao contrário do ar urbano, é mais limpo e não há necessidade de purificação adicional. Portanto, a ventilação natural é preferível para uma residência particular.

Um grande obstáculo ao fluxo de ar fresco são as janelas de plástico, nas quais não há rachaduras e o vidro se ajusta muito bem às esquadrias.

A saída está na instalação da válvula de alimentação. É colocado na moldura superior, para que o ar que vem da rua passe por baixo do teto e só depois de se misturar com os fluxos convencionais e atingir a temperatura ambiente, desce.

A localização dos elementos do sistema de exaustão deve garantir a passagem do fluxo de ar que cobre toda a casa no sentido dos ambientes “limpos” para aqueles onde o ar é mais suscetível à poluição.

De acordo com esta regra, nas divisões com condições especiais, que incluem caldeiras, cozinhas com fogão a gás, caves, salas com lareira e colunas, instalações sanitárias, é obrigatória a presença de exaustor. Válvulas também são necessárias nessas salas.

Válvula de ventilação
As características de design da válvula de alimentação permitem ventilar o ambiente sem criar correntes de ar ou reduzir o desempenho da janela. Neste caso, não se forma condensação. Uma válvula tipo slot, como na foto, pode ser instalada em uma unidade de janela existente

Existir válvulas de ventilação, montado na parede.Este tubo de seção circular é inserido em um orifício passante na parede e coberto com grades tanto por dentro quanto por fora.

Válvula na parede
Como regra, um ventilador de parede pode fornecer de 50 a 100 mᶾ de ar por hora para dentro da casa. Com base nesta norma e tendo realizado o cálculo adequado, é selecionada sua quantidade ideal

A grade localizada no interior pode ser ajustada - aberta e fechada total ou parcialmente. Na instalação, dá-se preferência a um local próximo à janela. Às vezes, a válvula de alimentação é montada atrás do radiador e então o ar que entra é imediatamente aquecido.

Requisitos para ventilação de uma casa particular

As normas sanitárias e técnicas apresentam uma série de requisitos para aeronaves. Ao decidir como fazer um exaustor eficaz em uma casa particular, todos os pontos devem ser levados em consideração:

  1. As paredes internas dos canais devem ser lisas. Para garantir esta condição, neles são inseridos dutos de ar redondos ou retangulares de seção transversal constante.
  2. O riser de ventilação na parte inferior está equipado com uma porta de inspeção. Deve fechar bem.
  3. A conduta de exaustão é instalada na cobertura com uma elevação superior a pelo menos 1,5 m. Se a cobertura apresentar formato quebrado, para evitar a ocorrência de tiragem reversa causada por fluxos turbulentos, é instalado um defletor no duto de exaustão.
  4. Instalação do poço de ventilação. Caso não tenha sido inicialmente previsto sistema de ventilação no edifício, um poço anexo é fixado a uma das paredes. Para melhorar a tração, ele precisa ser isolado.
  5. Conformidade com as regras de ventilação. Você não pode combinar um exaustor mecânico com um ar condicionado geral. Para isso é providenciado um canal separado, caso contrário haverá problemas com o funcionamento da tiragem natural nos demais cômodos da casa.
  6. A distância máxima permitida do teto ao topo das grelhas de ventilação é de 150 mm. À medida que esta distância aumenta, aparecerão zonas de ar estagnado.

As portas que separam salas adjacentes, mesmo quando fechadas, não devem impedir o fluxo de ar.

A melhor solução é adquirir uma porta com uma grade decorativa especial na parte inferior. Se for instalada uma porta sólida, deixa-se um espaço de pelo menos 2 cm entre o chão e a folha da porta ou faz-se uma série de furos na parte inferior.

A essência do requisito básico é que o volume de ar a ser removido seja igual à quantidade de ar fornecida. Se esta regra não for seguida, vários odores desagradáveis ​​penetrarão na sala junto com o ar. Se houver um grande desequilíbrio entre o volume de ar que entra e o ar de exaustão, aparecerão correntes de ar.

Combinação de ventilação com recirculação

A recirculação é chamada SW, quando o ar retirado da sala retorna através do influxo com uma mistura de ar fresco. A desvantagem é que seu uso é limitado pelo SNiP e em regiões de clima frio não funciona de forma muito eficaz. A sua ação está limitada a um quarto.

Diagrama de ventilação de alimentação e exaustão
A recirculação permite economizar no consumo de energia pelo fato de a energia ser gasta apenas no aquecimento de um pequeno volume de massa de ar retirada da rua

O diagrama do sistema de recirculação pode ser transformado em um diagrama comum fornecimento e ventilação de exaustão fechando a válvula de recirculação e abrindo totalmente as válvulas de alimentação e exaustão. Se você fizer o oposto, o sistema começará a circular o ar em círculo.

Quando as válvulas de alimentação e exaustão estão apenas parcialmente abertas, o ar fresco externo começará a ser misturado.Ao ajustar o grau de abertura, otimizam o fluxo de elementos que garantem uma vida confortável.

Instalação de exaustão forçada em residência particular

A troca de ar forçada se compara à troca de ar natural em muitos aspectos:

  1. Funciona independentemente do clima.
  2. Limpa o ar de forma mais eficaz.
  3. É possível ajustar a velocidade de rotação e a potência dos ventiladores.
  4. O fluxo de ar pode ser acionado não só com o auxílio de um ventilador de duto, mas também por meio de monoblocos, de fácil instalação.

As principais desvantagens são a dependência da fonte de alimentação e a necessidade de substituição periódica de elementos individuais. Existem vários mecanismos de ventilação forçada.

Pode ser uma única unidade de alimentação e exaustão, um sistema de alimentação configurado, um sistema de exaustão ou um ar condicionado canalizado. O SV de alimentação e exaustão é considerado o mais eficaz. O design inclui ventilador, automação, sensores, filtros.

Distribuição de ar
A propagação de ar frio na sala durante a ventilação de insuflação e exaustão é evitada por um amortecedor especial localizado na caixa

A exaustão forçada na versão padrão possui ventilador único e é destinada a ambientes pequenos. Num kit tipo SV o equipamento é o mesmo, mas é colocado separadamente. A potência do sistema está na faixa de 80-7.000 m3/h.

Das recomendações práticas de artesãos experientes, conclui-se que numa pequena casa composta por 2 quartos, existe um exaustor que processa de 200 a 300 m3 ar por hora.

Em grandes edifícios é necessária a instalação de coifas com capacidade de 350 a 500 m3/h.

Tecnologia de instalação de exaustor

O exaustor da cozinha costuma ser colocado acima do fogão. É necessário que o exaustor se projete 100-150 mm além do recuperador.

O desempenho é selecionado com base nos parâmetros da sala usando a fórmula:

P = S x H x 12

Onde o primeiro símbolo indica a potência do segundo - a área do terceiro - a altura da cozinha.

Tipos de capuzes
Dependendo do método de instalação, os exaustores podem ser suspensos, de parede, de ilha, de encastrar e consoante o tipo de funcionamento podem ser de circulação ou de alimentação

Os dutos de ar geralmente seguem um caminho indireto, o que pode resultar em redução da potência de exaustão. Para garantir, acrescenta-se 30% ao valor obtido no cálculo. A tecnologia de instalação é simples, portanto, depois de entender o circuito, você poderá fazer todo o trabalho sozinho.

Quando não há aeronave embutida. em seguida, faça primeiro um furo na parede, cujo diâmetro corresponda à seção transversal do tubo de escape. Se você descumprir esta recomendação, o trabalho será acompanhado de aumento de ruído e o ar sairá em menor velocidade.

A própria estrutura está localizada a uma distância de pelo menos 0,7 m da superfície do fogão elétrico e 0,8 m do fogão a gás.

O próximo passo é marcar a fixação. Às vezes, o kit de capô inclui um modelo, mas se você não tiver um, poderá usar um nível e uma fita métrica. Em seguida, fixe o exaustor, mantendo-o na horizontal.

A estrutura é conectada à tomada previamente confeccionada, conectada à rede elétrica e testada. Se a casa tiver esquentador a gás, o tubo de ventilação pode ser conduzido até à chaminé da caldeira ou forno de aquecimento.

A seleção de fotos a seguir demonstrará o processo de instalação de um exaustor com cúpula de máscara:

Exaustão forçada de um banheiro em uma casa particular

No banheiro para ventilação forçada são instalados exaustores operando em ambiente úmido:

  1. fornecer energia para a sala e instalar uma tomada;
  2. é feito um furo na parede correspondente à seção transversal do acoplamento do ventilador;
  3. o acoplamento é colocado no furo;
  4. faça furos de montagem;
  5. conecte o cabo;
  6. Após retirar o painel frontal do ventilador, fixe este na parede;
  7. retorne o painel removido ao seu lugar;
  8. uma grade é fixada do lado de fora.

É aconselhável utilizar tal sistema em um banheiro localizado no segundo andar. Normalmente, o fornecimento de ar desta sala com a presença obrigatória de um duto de ventilação está incluído no projeto. O fluxo de ar é realizado pelo vão entre o piso e a porta, bem como pelas aberturas de ventilação.

Ventilação do banheiro
Para criar ventilação forçada no banheiro, um ventilador é integrado ao sistema de troca de ar. Ele puxa o ar de exaustão para fora da sala, abrindo caminho para que uma nova porção de ar entre nas salas vizinhas

Às vezes, como opção para resolver o problema de como fazer uma saída no banheiro combinado de uma casa particular, é instalado ao longo da parede do edifício algo como um cano de esgoto com diâmetro recomendado de 110 mm saliente acima do nível do telhado.

No dispositivo ventilação de instalações higiênicas São utilizados ventiladores axiais, que são instalados na sequência padrão:

Dispositivo de ventilação do porão

Para porão é necessária uma ventilação simples e eficaz, caso contrário não atenderá às exigências que lhe são impostas. Para a instalação são necessários 2 tubos com seção transversal de 80 a 150 mm, isolamento térmico, coberturas de proteção, grades.

O tubo de alimentação é montado numa extremidade na parede, a uma distância de cerca de 0,3 m do chão, devendo o topo do tubo, com aproximadamente 5,5 m de comprimento, correr ao longo da parede exterior. A tiragem é fornecida pela diferença de temperatura nas partes superior e inferior do tubo.

Capuz no porão
Somente a versão de alimentação e exaustão do sistema de ventilação pode lidar com a ventilação de grandes porões. Os dutos de ar verticais são colocados nos cantos, um duto de exaustão é colocado sob o teto e um duto de alimentação é colocado a uma certa altura acima da superfície do piso.

A parte superior dos tubos é protegida por viseiras que, além da função protetora, desempenham um papel importante na regulação da velocidade de passagem do ar.

A intensidade da tiragem também depende da diferença nos comprimentos dos tubos de alimentação e exaustão. Quanto maior for essa diferença, mais poderoso será o fluxo.A ventilação normal deve fornecer 2 trocas de ar em 60 minutos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como implementar um projeto de ventilação de acordo com todas as normas:

Vídeo nº 2. Familiarização com o trabalho de ventilação natural:

Vários fatores influenciam a eficiência da ventilação da sua casa. Na hora de escolher o tipo de aeronave e realizar os cálculos, tudo precisa ser levado em consideração. Somente se esta condição for atendida ele funcionará perfeitamente.

Por favor, escreva comentários no formulário de bloco aberto abaixo do texto. Estamos aguardando suas histórias sobre o projeto e uso de sistemas de exaustão. Aqui você pode tirar dúvidas e apontar eventuais deficiências caso as encontre nas informações apresentadas para revisão.

Comentários dos visitantes
  1. Alexei M.

    Construí uma dacha para mim e encontrei o problema de ventilação do ar nela. No início, os quartos pareciam simplesmente úmidos e mofados, e então fungos começaram a aparecer. Esses pontinhos pretos desagradáveis ​​no papel de parede. Isso nos obrigou a agir rapidamente na construção do capô. Optei por um sistema de ventilação forçada. As vantagens são óbvias - não há dependência das oscilações da temperatura externa, é possível regular o volume de circulação do ar. Fiquei satisfeito, não vejo nenhuma desvantagem.

  2. Vitória

    À primeira vista, a construção de um sistema de ventilação é um processo bastante complexo e caro. A instalação de condicionadores de ar convencionais em ambientes pode substituir um sistema de ventilação completo? Sou um amador neste assunto, mas à primeira vista parece que os aparelhos de ar condicionado também fornecem um grande fluxo de ar. Ou os aparelhos de ar condicionado também podem ser classificados como sistema de ventilação forçada?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá.O ar condicionado é o processo de resfriamento ou aquecimento das massas de ar em uma sala. Ou seja, criar um microclima confortável ou necessário (como, por exemplo, em lojas e mercearias). A ventilação é um sistema que permite remover o ar de exaustão de uma sala e fornecer um fluxo de ar fresco saturado de oxigênio.

      Existem aparelhos de ar condicionado que dizem “com função de ventilação”. Mas isso significa apenas que o dispositivo possui um ventilador embutido normal. Além disso, surgiram no mercado modelos de ar condicionado que supostamente possuem um sistema de ventilação embutido. No entanto, não se iluda - o fluxo de ar nesses dispositivos é muito pequeno para garantir uma ventilação de alta qualidade e, além disso, eles também emitem ruídos muito altos durante a operação.

      Aqueles. existe um fluxo de ar do ar condicionado - isso é um fato, mas seus volumes são tais que não pode ser utilizado como ventilação de insuflação. Não caia nos truques dos profissionais de marketing e vendedores. No entanto, existem sistemas de abastecimento e tratamento que hoje são utilizados não apenas nas indústrias, mas também para fins domésticos.

      Por exemplo, o complexo de abastecimento e purificação Ballu BMAC-200 Base, que garante o fluxo de ar fresco purificado para a sala, sua produtividade máxima é de 200 m3/hora de ar fresco. Esta é a solução ideal para ventilação forçada, onde é necessário ar purificado no ambiente. Agora, muitos residentes de megacidades estão instalando complexos semelhantes para limpar o ar das emissões nocivas dos automóveis e da poluição industrial. O equipamento fica assim (estou anexando uma foto), após a instalação cabe perfeitamente no interior geral.

      Fotos anexadas:
  3. Dmitry

    Um ar condicionado doméstico não fornece nenhum fluxo de ar :)

    • Vladimir

      Geralmente, indicador absolutamente zero? Você tem certeza sobre isso?

    • Maria

      Olá. Você já ouviu alguma coisa sobre condicionadores de ar canalizados? 🙂

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Existem diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado, Dmitry. Gama de modelos fornecer entrada.

      Deixe-me dar exemplos:
      — A Hitachi produz trocadores de ar inverter equipados com uma mangueira por onde é transportado o ar fresco, purificado por um filtro de Nano Titânio. Oferece também sistemas híbridos de alimentação e exaustão RAS-JH5 com ar condicionado;
      Daikin produz a série Ururu Sarara, equipada com uma unidade de fornecimento de ar fresco e purificado. Alguns modelos refrescam o ar em algumas horas.

      O preço desses aparelhos de ar condicionado começa em ₽50.000. Naturalmente, deve ser dada preferência ao canal condicionadores de ar com fornecimento de ar fresco – eles garantirão uma troca de ar estável.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica