Ventilação do porão em uma casa particular: maneiras ideais de organizar a troca de ar adequada
A ventilação do porão, assim como a ventilação de qualquer espaço residencial, é necessária para garantir que o ar de exaustão seja substituído por ar fresco. Graças à troca de ar organizada, a adega ou cave torna-se adequada para ser utilizada como despensa, armazenamento de legumes ou frutas.
Se levar mais a sério a beneficiação da cave, então nesta zona poderá colocar piscina, garagem ou ginásio doméstico. No entanto, a ventilação do porão de uma casa particular tem características próprias. Falaremos sobre eles com mais detalhes em nosso artigo. Analisaremos as regras para a disposição da ventilação na cave com troca de ar natural, bem como no caso de utilização de ventilação forçada.
O conteúdo do artigo:
Características de criação de um microclima residencial
Há muitos motivos para instalar um sistema de ventilação de porão completo e funcionando corretamente. Dizem respeito tanto à preservação da estrutura do edifício como à criação de um ambiente favorável à vida.
A estagnação das massas de ar e a falta de ventilação fazem com que fungos e mofo afetem todos os objetos da sala - desde coisas e produtos até paredes e fundações.
Para criar um microclima confortável na casa de campo, é importante que porão, e o sótão, e todos os restantes espaços técnicos e habitacionais foram equipados com sistema de ventilação. Por isso, os métodos para sua construção são pensados durante o planejamento, quando se elabora o projeto da casa.
Entre as técnicas mais racionais está a disposição de dutos de alimentação e exaustão, bem como aberturas nas paredes, proporcionando uma troca natural de ar.
Se não levarmos em conta a instalação de equipamentos elétricos especiais, o sistema de ventilação é baseado nas conhecidas leis da física: o ar aquecido sobe e sai da sala por uma tubulação, e o ar frio entra, substituindo-o, por um segundo tubo.
O sistema de troca de ar de dois tubos baseia-se neste princípio.
Uma opção mais simples com um tubo também é usada - quando o ar fresco entra pelos orifícios na parede ou fundação e sai por uma linha direcionada para cima.
Ao instalar qualquer sistema usando tubos de ventilação É importante onde organizar a entrada de ar e a que altura os canais devem ser instalados. O comprimento e o diâmetro dos tubos também são calculados para que o sistema de ventilação funcione com o máximo efeito.
Tipos de ventilação do porão
Os sistemas de ventilação subterrânea em residências particulares são classificados de acordo com princípios gerais.Por exemplo, dependendo da forma como se organiza a pressão do ar em movimento, elas podem ser naturais ou forçadas.
Consideremos as características de ambos os tipos, uma vez que as diferenças de design afetam a escolha dos materiais e o método de instalação.
Opção nº 1 – troca de ar natural
Para organizar a circulação das massas de ar sem conectar equipamentos adicionais, é necessário criar condições sob as quais as trocas de ar ocorram apenas devido à diferença de pressão e temperatura. Esta é uma variante de ventilação de insuflação e exaustão típica de instalações residenciais.
O princípio de funcionamento é simples: o espaço da adega é preenchido com ar frio da rua, que entra pelas aberturas e tubulações de alimentação, e o meio residual é descarregado pelo duto de exaustão.
As vantagens de um dispositivo de ventilação natural são a facilidade de instalação e o baixo custo de aquisição de componentes. Você pode comprar tubos e instalá-los você mesmo.
O sistema de circulação natural simples de usar também tem suas desvantagens. A principal delas é a dependência de fatores externos. A qualidade da troca de ar pode ser afetada por mudanças bruscas de temperatura ou pressão, bem como por fenômenos atmosféricos como vento forte ou chuva persistente.
É melhor começar a projetar um sistema natural com antecedência, antes da construção das paredes. Você precisa selecionar tubos com a seção necessária e pensar em sua localização.
Exatamente quais elementos serão necessários para equipar um sistema de ventilação do porão só podem ser determinados após a análise do projeto de um porão específico.No entanto, existem componentes que podem ser chamados de universais:
Algumas recomendações de instalação:
- O duto de exaustão está posicionado o mais alto possível. Tradicionalmente, vai do tecto da cave até ao telhado do edifício e estende-se aproximadamente 0,5-0,6 m acima da cobertura do telhado.
- O exaustor é instalado ao longo da parede externa ou paralelamente a uma das paredes principais, se a ela estiverem ligadas outras divisões, por exemplo, casas de banho.
- O tubo de alimentação é instalado acima da base de cimento ou piso de subsolo, a uma altura de 0,3-0,4 m, sua segunda extremidade é destacada acima da superfície do solo.
- O diâmetro médio de tubos e caixas é de 120-150 mm, para grandes porões, são utilizados produtos de até 200 mm.
Se você quebrar as regras básicas, poderão surgir problemas.Por exemplo, se a extremidade do tubo de exaustão for baixada pelo menos 0,2-0,3 m abaixo do nível do teto, aparecerá umidade na sala - a estagnação do ar sob o teto levará ao aparecimento de mofo.
Opção nº 2 – ventilação forçada
Muitas pessoas decidem instalar um sistema de ventilação natural em seu porão e não pensam no fato de que ele perde eficiência por fatores naturais.
Os proprietários de edifícios mais prudentes vão mais longe - complementam o design com dispositivos de circulação de ar forçada. Simplificando, eles são instalados em tubos fãs.
Como determinar se há necessidade de instalação de equipamentos adicionais? Se, vindo da rua ou de uma área residencial, sentir falta de ar fresco e tentar ventilar o porão, a ventilação natural não aguenta.
Se houver espaço habitacional na cave ou cave, pode haver um problema com o fluxo de ar muito frio através das unidades de abastecimento, especialmente no inverno.
Para que massas de ar já aquecidas entrem em seu interior, eles instalam aquecedor ou ar condicionado. Além disso, o sistema está equipado com isolamento acústico adicional e filtros de ar de alta qualidade.
Qual ventilação é melhor escolher? Acredita-se que o mais adequado seja o método combinado, quando, se a circulação natural for insuficientemente eficaz, poderá ser utilizada a circulação forçada.
Normalmente, ventiladores e outros dispositivos “descansam” na entressafra, quando ocorre a troca de ar devido a diferenças de temperatura e pressão.
Em climas frios, muitas vezes é necessário fechar as unidades de fornecimento de ar porque a temperatura do ar que entra é muito baixa e, no verão, usar ventiladores ou aparelhos de ar condicionado.
Regras de instalação de dutos de ar
Não existe um esquema universal para organizar um sistema de ventilação - tudo depende do volume da divisão, da concepção do edifício como um todo, das condições climáticas e até do material com que a casa é construída.
Portanto, consideraremos regras gerais que podem ser úteis na instalação de dutos de ventilação.
Recursos de planejamento e cálculos
Pontos importantes são calcular corretamente as dimensões dos componentes e escolher o local para sua instalação.
Para equipar uma casa destinada a residência permanente, é preferível elaborar projeto sistema de ventilação forçada. Pode funcionar de forma autônoma e não depende de fatores naturais.
Para instalação você precisará de:
- tubos para instalação de canais de exaustão e alimentação;
- ventiladores ou outras unidades de sopro;
- entrada de ar para o canal de abastecimento;
- defletor ou uma cobertura para o duto de exaustão;
- difusores, tês e adaptadores para conexão de tubos.
Os tubos de cimento-amianto são cada vez menos utilizados devido à sua fragilidade, características de transporte e instalação. Mas eles não precisam ser isolados e são relativamente baratos.
Usado com muito mais frequência plástico e produtos de aço galvanizado. Os primeiros distinguem-se pela facilidade de processamento e baixo peso, os últimos pela resistência e longa vida útil.
Como determinar o diâmetro dos canais? Para organizar uma grande garagem, piscina ou quarto de hóspedes no subsolo, é melhor convidar especialistas que utilizem um algoritmo de cálculo complexo que leve em consideração todos os fatores.
Mas para instalar um sistema de ventilação em um pequeno porão de uma casa particular, você pode usar um esquema de cálculo universal.
Suponhamos que você precise de dutos de ar para um pequeno porão com área de 10 m². Multiplicamos esse número pelo coeficiente médio - presume-se que para cada quadrado. metro de área necessária 26 cm² de área da seção transversal do tubo: 10 x 26 = 260 cm².
Então encontramos o raio usando a fórmula: R = √ (T / π): √ (260: 3,14) = 9,1.
Multiplique o raio por 2 para obter o diâmetro interno: 9,1 x 2 = 18,2 centímetros.
Portanto, o diâmetro recomendado do tubo para o duto de ar é de aproximadamente 18 cm.
Você também pode usar tabelas fornecidas pelos fabricantes de dutos ou ferramentas que realizam cálculos online. Os resultados serão mais precisos.
Recomendações para instalação de equipamentos
Suponhamos que a cave da casa já esteja equipada ou em construção. A ordem de instalação das linhas de exaustão e alimentação não é importante.
É necessário fazer um furo no teto para o tubo, levando em consideração que ele vai subir mais alto - seja pelos aposentos, seja ao longo da rua, próximo à parede, mas em versão isolada. Na maioria das vezes, este é um local em um canto, perto de uma chaminé ou de uma parede isolada.
Recomendamos que você leia regras de construção passagem de ventilação pelo telhado.
O canal é instalado acima do telhado pelo menos 0,6 m, mas às vezes a altura da seção acima da superfície do telhado chega a 1,5 M. A parte superior é equipada com uma cobertura para evitar a entrada de detritos e umidade no canal. Se você instalar também um defletor, poderá contar com um aumento na tração.
Devido à diferença de temperatura, a umidade se depositará nas paredes internas da tubulação, por isso é instalado um coletor de condensado na parte inferior, que deve ser esvaziado periodicamente caso a água não evapore naturalmente.
Em seguida, procedem à instalação da rede de alimentação. Um segundo tubo é fixado no canto oposto ou contra a parede. Sua extremidade deve ficar o mais próximo possível do chão - de preferência a uma distância de 0,2-0,4 m.
Através de um buraco na fundação, o tubo é conduzido para a rua e elevado acima da superfície. A parte superior está equipada com grelha ou rede.
Se você não for preguiçoso e instalar dispositivos simples nos tubos - amortecedores, o fluxo de ar poderá ser regulado.
Para criar um sistema forçado simples, ventiladores são instalados em ambos os tubos. À venda você encontra eletrodomésticos projetados para diferentes diâmetros de tubos com seção redonda e retangular.
Depois de instalar o sistema, ele precisa ser testado. Para fazer isso, use um método simples da “avó” - leve uma folha de papel até o orifício de exaustão. Com boa tração, “gruda” na grelha.
Em vez de um lençol, você pode usar um fósforo aceso - pela inclinação da chama você pode avaliar a eficácia do exaustor.
Não é prático instalar um sistema de tubo único ou outras opções de ventilação inferiores. A ventilação de insuflação e exaustão com dois tipos de dutos de ar e elementos de circulação forçada é reconhecida como a mais racional e simples de implementar.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O uso da automação na performance amadora:
Opinião do usuário sobre ventilação forçada:
Quais tubos são mais adequados para ventilação do porão:
Se uma casa está sendo construída por construtores experientes, mesmo ao lançar os alicerces eles se preocupam com a ventilação do porão. É muito mais fácil instalar o sistema em paredes e tetos preparados.
Porém, não se desespere se a casa já estiver construída e a ventilação não estiver funcionando bem - você sempre pode encontrar uma maneira de melhorar sua eficiência.
Você ainda tem dúvidas sobre como organizar a ventilação no porão? Pergunte a eles neste artigo - nossos especialistas e outros visitantes do site tentarão ajudá-lo.
Se você quiser compartilhar sua experiência na fabricação de seu próprio equipamento de sistema de ventilação, conte-nos no bloco de comentários.
Um porão seco e bem ventilado é a chave para a ausência ou pelo menos uma redução perceptível na formação de condensação e, com ela, mofo e outros microorganismos nocivos.Infelizmente, a ventilação natural nem sempre dá conta de sua tarefa. Outra coisa é o sistema de troca de ar forçada. Não é particularmente difícil de construir, e a “exaustão” será significativa - você pode armazenar alimentos com segurança, sem medo de apodrecer, mofo, etc.
Durante muito tempo, no meu porão só havia ventilação por meio de um cano que saía para o exterior. Passivo, como também é chamado. Melhor do que nada, mas a umidade e todos os tipos de odores sempre estiveram presentes no porão, mesmo no verão mais quente. Em seguida, o filho realizou ventilação forçada. É impossível dizer que agora não há um único cheiro, mas ficou muito melhor. Pelo menos as paredes estão agora livres de condensação durante todo o ano.
Na dacha do porão há um orifício de abastecimento e de exaustão cada, mas a condensação ainda se acumula. Ou o diâmetro é pequeno ou outra coisa. A instalação de um ventilador de duto deve ajudar? E onde é melhor apostar - na entrada ou na saída?
Pode não ser um problema de ventilação. É possível que seja necessário isolar e impermeabilizar as estruturas envolventes (externas). Se tudo estiver em ordem com isso, fique à vontade para fazer um bom sistema de ventilação, pois não haverá formação de condensação.
Minha adega fica na garagem e o diagrama de ventilação é assim (anexo uma foto). Recomendo a utilização de amortecedores na válvula de alimentação (ver foto), com os quais é possível regular a velocidade do fluxo de ar pela adega.
Se houver apenas um ventilador, é melhor colocá-lo no exaustor e não é necessário fazê-lo no porão-cave. É melhor colocá-lo no capô e no topo do tubo.