Como fazer uma passagem de ventilação pelo telhado: organizando uma penetração no telhado
Levar o tubo até o telhado - esta tarefa à primeira vista não parece particularmente difícil.Mas na prática tudo é muito mais complicado: a passagem da ventilação pela cobertura deve ser feita com muito cuidado e obedecendo a todos os requisitos técnicos. Afinal, a integridade da torta deve ser preservada e a vedação garantida.
Diremos a você como instalar uma penetração no telhado de acordo com os códigos de construção. No artigo que apresentamos, são discutidas duas opções: para um tipo de revestimento duro e macio. Com nossos conselhos, você pode fazer o trabalho perfeitamente com suas próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Requisitos de passagem
É claro que no local por onde passa uma ventilação ou qualquer outro tubo através do telhado, é necessário garantir estanqueidade suficiente para que a umidade não entre no edifício. Ao mesmo tempo, esta unidade não deve impedir a drenagem da precipitação da superfície do telhado. Outro ponto importante é a presença de isolamento térmico confiável.
A parte superior do tubo deve ser protegida da penetração de umidade por meio de um defletor. Existem certos requisitos quanto ao comprimento do tubo de ventilação para garantir tiragem suficiente no interior da estrutura, embora não sejam tão rigorosos quanto os padrões para chaminés.
A troca de ar através da ventilação geralmente é fornecida à força, por meio de um exaustor, que também é instalado próximo à unidade de transição. Este mecanismo também deve ser protegido de forma confiável contra os efeitos da precipitação e de outros fatores naturais. Além disso, é imperativo garantir que o aparelho elétrico esteja aterrado.
A instalação inadequada desta unidade muitas vezes causa má remoção de sedimentos da superfície, o que pode levar rapidamente a danos ao material da cobertura. O duto de ventilação de um prédio de apartamentos pode causar muitos problemas se abrir para o telhado na encosta.
É muito melhor que o nó fique localizado ao longo da encosta, pois criará menos obstáculos ao fluxo da água. A posição ideal é considerada a localização de uma grande unidade de transição ao longo da crista. Esta opção elimina a necessidade de instalação de elementos adicionais que reduzam a resistência do tubo de ventilação à convergência da precipitação.
Um grave erro de instalação é considerado a posição em que o avental frontal fica sob a telha. O avental é uma estrutura que garante um ajuste perfeito do telhado às paredes do tubo. Se a parte inferior do avental for colocada sob o telhado, a água escorrerá pela fresta, entrando na torta e depois no sótão.
A ausência de uma camada de isolamento térmico contribui para o aparecimento de uma diferença de temperatura, o que contribui para a formação de condensação na superfície dos tubos de ventilação. Com o tempo, esta situação pode causar danos ao material de construção, formação de mofo, óxidos, depósitos de ferrugem, etc.
Os dutos de ventilação mais antigos geralmente têm o que é conhecido como “gotejamento”, um espessamento que permite que o ar aquecido esfrie um pouco antes de escapar para o telhado. Como resultado, a diferença de temperatura entre o ar e as comunicações do telhado será menor, o que reduzirá a probabilidade de condensação.
Nas casas modernas são utilizados aventais, com os quais o vão entre o tubo e o telhado é totalmente vedado. Os cortes para instalação dos aventais são feitos com uma esmerilhadeira. O isolamento de tubos de metal e plástico pode ser feito com lã mineral ou outro material adequado.
Às vezes, uma caixa de madeira ou metal é usada para esses fins. Projetando sistema de ventilação, você deve considerar imediatamente a opção de organizar uma passagem pelo telhado. Os especialistas observam que é muito mais fácil remover um tubo com seção retangular ou quadrada do que uma estrutura redonda.
Para garantir uma conexão suficientemente estanque do tubo de ventilação ao material da cobertura, geralmente é usada uma luva quadrada, que é colocada no topo do tubo. É preenchido com material não inflamável, principalmente areia ou argila fina expandida, por isso essa estrutura é chamada de “caixa de areia”.
A ventilação acima do telhado deve ser instalada a uma altura igual à altura canos de chaminé. Isso é necessário para garantir uma tração estável. Este valor depende da distância da chaminé à aleta da cumeeira.
A unidade de passagem deve ser fixada com segurança a todos os elementos do telhado. Vale atentar para a distância entre a borda do tubo e aquela fixada acima dele. defletor. Deve ser tão grande que as massas de ar que passam pelo duto de ventilação possam se mover livremente.
Execução de trabalhos em coberturas duras
Para organizar a passagem de um duto de ventilação através de um telhado coberto com materiais rígidos (telhas, ardósia, chapas onduladas, etc.), é utilizada uma estrutura quadrada do tipo caixa de areia, cujas lacunas são preenchidas com isolamento térmico não inflamável material.
Nele deve ser feito um pequeno flange para proteger o isolamento térmico do contato com a umidade que entra diretamente no tubo. Ao redor da manga retangular metálica é necessário instalar quatro partes do avental, que acabarão por cobrir a linha onde o tubo se une ao telhado por todos os lados.
Primeiro instale a parte inferior, depois instale as partes laterais, após o que você pode colocar o elemento do avental por cima. A parte horizontal do avental, localizada acima das demais, deve ser colocada sob o material da cobertura. O resto, ou seja, os elementos laterais e inferiores são montados no topo do telhado.
Uma amarração é uma calha longa que deve ser fornecida pela estrutura do telhado.Muitas vezes, ao instalar um conjunto de passagem de ventilação, é possível prescindir de tal elemento. Para esclarecer este ponto, recomenda-se consultar um carpinteiro experiente.
Você pode comprar um avental pronto, mas esse desenho é fácil de fazer você mesmo. Para tanto, utiliza-se chapa galvanizada com espessura de 0,5 mm. Não é aconselhável usar material de cobertura mais espesso, pois será mais difícil dobrar no formato desejado.
Mas chapas finas também não devem ser usadas para esses fins, uma vez que não são suficientemente confiáveis. O tamanho do avental deve corresponder ao tamanho das ondas do material utilizado na cobertura.
Para instalar a unidade de transição sob telhas metálicas, a parte vertical do avental é feita no comprimento de duas ondas da cobertura e a parte horizontal no comprimento de três vezes o comprimento da onda.
Essas dimensões são projetadas para criar uma sobreposição suficientemente grande do avental no plano horizontal do tubo e no plano inclinado do revestimento para evitar que respingos acidentais entrem sob o material da cobertura. Os aventais também são montados sobrepondo o elemento instalado na parte superior na parte inferior.
Considera-se ideal sobrepor elementos iguais à largura de um deles, mas tal posição nem sempre é alcançável. Assim, a sobreposição dos elementos superiores e laterais do avental ficará escondida sob o material da cobertura, dificultando a instalação das peças na posição correta.
Mas com a sobreposição das partes inferior e lateral do avental não existe esse problema, recomenda-se manter com precisão as dimensões exigidas.Se necessário, as dimensões das peças do avental após a instalação podem ser ajustadas com uma tesoura de metal.
O perolização deve ser feito apenas nos elementos superiores e laterais. Para o inferior, tal ajuste não é necessário, pois a umidade dele flui para a encosta do telhado e, possivelmente, para a amarração.
Este elemento pode ser instalado no topo do telhado para otimizar a remoção de umidade. Nessa situação, deve-se fazer uma ligeira curvatura na parte inferior do avental em direção à gravata.
Além disso, você precisará de um flange inferior. Caso a instalação de tirante não esteja prevista no projeto, o flange inferior do avental não é necessário, mas a saída de umidade deve ser maior.
Arranjo de uma transição em um telhado macio
As estruturas de cobertura para coberturas moles apresentam algumas características que se refletem na ordem de instalação da passagem de ventilação. As inclinações desse telhado são geralmente feitas com inclinação de 12º ou mais.
O material de cobertura em peças não é adequado para estruturas de baixa inclinação, porque difere em um grande número de juntas e costuras. A disposição de uma unidade de passagem em um telhado inclinado deve ser pensada na fase projeto de ventilaçãopara escolher a melhor opção.
Antes de iniciar os trabalhos de instalação da passagem de ventilação, deve-se saber em que direção o telhado está inclinado.Se uma unidade de passagem for instalada em um telhado rígido antes do início dos trabalhos de cobertura, nesta situação você deve primeiro estender a área principal do tapete da cobertura.
Em seguida, é feita uma unidade térmica e instalados materiais de isolamento térmico. Outras ações dependem da forma do conjunto de penetração no telhado. Para um elemento com seção transversal redonda, você precisará instalar apenas duas peças, mas uma unidade de configuração quadrada é montada usando quatro componentes.
Em vez dos aventais rígidos descritos acima, aqui você precisará de pedaços de material de cobertura fundido. São fixados ao telhado e à unidade de passagem. O processo de fixação começa de baixo, depois do meio para as bordas, após o que é fixada a parte superior do forro.
Os elementos individuais são instalados de forma semelhante: primeiro os inferiores, depois os laterais, e a instalação é completada com a fixação da placa superior. É claro que todas essas partes devem ter alguma sobreposição, mas os requisitos para seu tamanho não são tão rígidos como na instalação de uma passagem sob um material de cobertura rígido.
Os fluxos de água atmosférica são removidos de um telhado inclinado de forma rápida e regular, portanto, não é necessária uma sobreposição significativa nesta situação. Mas a lenta taxa de precipitação de inverno no telhado pode criar outro problema. Nas juntas, o material da cobertura pode delaminar devido ao contato prolongado com a umidade.
Para evitar tal situação, deve-se prestar atenção especial à qualidade da instalação das coberturas flexíveis e cumprir rigorosamente todos os requisitos da tecnologia de instalação. Simplificando, a telha deve ser devidamente aquecida e pressionada com firmeza. Neste caso, pode-se usar a técnica de bater ou usar um rolo especial para enrolar as telhas.
Bata o lençol usando uma luva contendo uma inserção de couro. O rolo é mais adequado para trabalhar em materiais de telhados finos. Se for usado material multicamadas, a instalação de uma montagem grande geralmente é realizada usando sobreposições de duas camadas.
Para um elemento pequeno, você só pode usar uma camada. Uma passagem redonda de pequeno diâmetro é decorada com duas grandes sobreposições com uma “saia” dobrada horizontalmente.
Primeiro instale o elemento inferior e depois o superior. Durante o processo de instalação, a lâmina de material aquecido deve ser levemente puxada para cima para garantir uma cobertura confiável da comunicação de ventilação e a sobreposição necessária.
Características de instalação de um design padrão
As unidades de penetração nas comunicações de ventilação da produção industrial são realizadas de acordo com os requisitos do GOST-15150. Acredita-se que a temperatura do ar dentro do tubo de comunicação não deve ultrapassar 80 graus e a umidade do fluxo deve estar dentro de 60%.
Para calcular a unidade de passagem, indicadores como o ângulo de inclinação da encosta e a distância do elemento à cumeeira devem ser levados em consideração.
Uma unidade de transição típica pode ser feita nas seguintes variações:
- com ou sem anel de condensado;
- com válvula isolada ou normal ou sem válvula;
- com controle manual ou mecânico para válvula;
- com ou sem proteção contra faíscas, etc.
As opções listadas podem variar dependendo da situação. Por exemplo, não há necessidade de instalar uma válvula mecânica se o sistema for estável e não precisar de ajustes constantes. Também é possível fabricar uma unidade de penetração sob encomenda.
Estruturas deste tipo são feitas de polímeros, aço inoxidável com espessura de 0,5-0,8 mm e aço preto com espessura de 1,5-2 mm. A seção transversal da unidade de transição acabada pode ser redonda, oval, quadrada ou retangular. O modelo específico é selecionado dependendo do tipo de material de cobertura e dos parâmetros do tubo de ventilação.
Embora as unidades de passagem de fabricação estrangeira sejam geralmente de alta qualidade, nem sempre são adaptadas às condições climáticas locais, por isso não custa estudar cuidadosamente as propostas dos fabricantes nacionais.
Eles geralmente são rotulados da seguinte forma:
- as letras UP com índice de 1 a 10 indicam um projeto sem anel capacitor e válvula;
- índices de 2 a 10 indicam dispositivos com válvula manual, não há anel;
- A designação UPZ é atribuída a dispositivos com plataforma especial para atuador da válvula, prevista em projeto.
Modelos completos de unidades de transição incluem parafusos e porcas embutidos que são fixados em estruturas de madeira e copos de concreto armado destinados à instalação.A lã mineral é utilizada com sucesso para isolamento térmico, que se recomenda proteger com uma camada de fibra de vidro.
Caso seja necessária a instalação de uma unidade de ventilação com válvula de segurança, deve-se atentar para a tubulação destinada a ela. Uma válvula deve ser fixada no flange inferior deste elemento. O flange superior foi projetado para fixar a posição do duto de ar. Grampos e suportes são usados como fixadores de aparelhos.
Para proteger ainda mais o riser de ventilação da umidade, você precisa usar uma saia. O coletor de condensado é soldado ao tubo.
Ele foi projetado para remover a umidade das massas de ar que se movem ao longo do duto de ventilação. Para controlar a válvula é utilizada uma unidade mecânica, que deve ser instalada na prateleira destinada a ela.
Este elemento não deve ser instalado próximo ao anel coletor de condensado para manter a integridade de todos os elementos da penetração. Modelos típicos de unidades geralmente são instalados antes do início dos trabalhos de cobertura: primeiro são instalados os dutos de ar do sistema de ventilação, depois a passagem e depois a cobertura.
Recomenda-se que ao final da obra sele todas as juntas, inclusive a junção dos elementos de montagem com a cobertura.
Para fazer isso você deve:
- limpe as superfícies do tubo e do telhado contra contaminação;
- selar a parte inferior do duto de ar e a área adjacente do telhado com papel alumínio;
- preencha os buracos com composto de vedação.
Essas medidas ajudarão a proteger a penetração da umidade e a criar isolamento térmico adicional da estrutura.
Nosso especialista recomendado irá familiarizá-lo com as regras para instalação do próprio sistema de ventilação. artigo, em que as nuances do design e da organização são analisadas detalhadamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um vídeo demonstrando a instalação de um tubo de ventilação que passa por um sistema de cobertura permite ter uma ideia das características deste tipo de obra:
Instalar este importante elemento não é muito difícil. Mas é necessário cumprir rigorosamente os requisitos da tecnologia de instalação para evitar a retenção de umidade na superfície do telhado e sua penetração sob o revestimento.
Conte-nos como você organizou com suas próprias mãos a passagem do tubo de ventilação pelo sótão e pela torta. É possível que você conheça sutilezas tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema.
Pela minha experiência, direi que não parece difícil conseguir uma ventilação adequada em sua casa. Mas quando instalei o tubo e levei para fora, tendo previamente vedado a passagem pelo telhado, não surtiu efeito. O vizinho aconselhou aumentar ao máximo o comprimento do cano. Pensei sobre isso e percebi que sua afirmação estava errada. Comecei a procurar literatura sobre esse assunto. Encontrei esta informação. Tudo nele é descrito detalhadamente e passo a passo. Comecei a fazer isso com base na descrição. Nenhuma ampliação do tubo foi necessária. Realizei cuidadosamente a vedação e instalei o ventilador. Tudo ficou normal. Isso é o que significa uma recomendação inteligente.
Eu tenho um telhado de ardósia ondulado. Portanto, vedar o tubo de ventilação é um grande problema. Na verdade, alguns vazamentos ainda são detectados periodicamente. Talvez alguém possa me dizer uma maneira 100%, se existir. E outro problema no inverno é a grande quantidade de neve no telhado.Tenho que limpá-lo mais perto da primavera, caso contrário, temo que a neve que cai rompa o cano.