Projeto e instalação de sistemas de ventilação: os melhores diagramas + nuances de instalação

A troca de ar de alta qualidade é necessária para qualquer instalação residencial ou comercial. Para isso, é necessário calcular seus parâmetros e traçar um diagrama da passagem dos fluxos de ar pela sala.Dependendo da complexidade da obra, a instalação dos sistemas de ventilação pode ser feita de forma independente ou encomendada.

Diremos a você como os sistemas de ventilação são projetados e listaremos em quais documentos regulatórios você deve confiar. Com nosso artigo você aprenderá como escolher o esquema mais adequado. Nossas recomendações vão ajudar tanto quem decide fazer toda a obra com as próprias mãos, quanto quem vai supervisionar os construtores.

Padrões para determinar parâmetros de troca de ar

Como o sistema de ventilação afeta a qualidade de vida humana, seus parâmetros aceitáveis ​​são especificados em documentos regulatórios. O cumprimento destes requisitos é obrigatório no caso de utilização comercial de instalações, bem como na aceitação de edifícios de apartamentos.

Quando o proprietário projeta ventilação no interior de um apartamento ou de uma casa particular, elas podem ser aceitas ao nível das recomendações.

Documentos e atos da Federação Russa

A legislação russa estabelece diferentes padrões para ventilação e ar condicionado, dependendo do tipo e da finalidade das instalações. Eles estão incluídos em códigos de prática (SP), padrões estaduais (GOST) e regras e regulamentos sanitários (SanPiN).

De acordo com as normas, as instalações residenciais e domésticas são ventiladas para atingir os seguintes objetivos:

  • Manter o regime de oxigênio. Uma diminuição na sua concentração piora o bem-estar de uma pessoa. A maneira mais fácil de resolver esse problema é trazer ar externo.
  • Remoção de gases e aerossóis indesejados. A acumulação de dióxido de carbono, produtos de combustão ou poeiras é perigosa para a saúde.
  • Regulação dos parâmetros microclimáticos. Manter a umidade em uma determinada faixa por meio de ventilação é um método comum e eficaz, frequentemente utilizado não apenas em residências, mas também em armazéns e porões para diversos fins.

Nos padrões russos, o cálculo do fluxo de ar fornecido é determinado por vários parâmetros, após os quais é obtido o valor mais alto possível. Na prática, nem todos são utilizados com frequência, por isso esta abordagem levanta muitas questões entre os especialistas.

Documentos regulamentares sobre sistemas de ventilação
São 8 documentos que regulamentam as normas de troca de ar, parâmetros microclimáticos aceitáveis, bem como regras para instalação e operação de sistemas de ventilação

Padrões de qualidade de ventilação externa

Ao instalar sistemas de ventilação para casas de campo ou seu próprio apartamento, não é necessário usar os atuais documentos regulamentares russos. Como alternativa, as disposições das normas estrangeiras que regulam a qualidade do ar interior podem ser aplicadas nos cálculos.

Edifício da Faculdade Comunitária ASHRAE
Fundada em 1894, a comunidade de engenheiros da ASHRAE possui ampla experiência científica e prática e muitos desenvolvimentos na área de ventilação e ar condicionado.

A ASHRAE desenvolveu os seguintes documentos:

  • ASHRAE 62.1 – requisitos para sistemas de ventilação e ar condicionado;
  • ASHRAE 55 – requisitos para o microclima e conforto térmico da sala.

A pesquisa desta Sociedade Americana de Engenheiros é frequentemente usada para calcular padrões de qualidade internacionais e nacionais.

Para determinar as taxas mínimas de ventilação, a norma 62.1 utiliza métodos baseados nos seguintes indicadores:

  • taxa de troca de ar (VRP), onde as posições dos dispositivos de alimentação e exaustão são reguladas e a potência do fluxo varia em função dos indicadores do microclima;
  • qualidade do ar interior (IAQP), que sugere formas de reduzir aerossóis indesejados, filtrando-os;
  • dimensões e posição das aberturas de ventilação natural (NVP).

O uso integrado das três abordagens pode reduzir significativamente os custos operacionais.

Existem também trabalhos do Comité Europeu de Normalização (CEN) dedicados à ventilação de edifícios:

  • Norma EN 13779 – requisitos para sistemas de ventilação e ar condicionado;
  • Norma EN 15251 – requisitos para parâmetros microclimáticos;
  • lei CR 1752 - critérios para cálculo de ventilação de edifícios.

Ambos os conjuntos de normas estão diretamente relacionados com a saúde e o conforto dos utilizadores. O volume necessário de ar fornecido é determinado pelas emissões de dióxido de carbono, uma vez que não existem outras fontes significativas de poluição.

Caldeira a gás em casa particular
Para instalações técnicas, como caldeiras a gás, o volume de troca de ar é calculado do ponto de vista da garantia da segurança e não da qualidade de vida

Você pode solicitar um cálculo dos parâmetros de ventilação de um apartamento ou casa de acordo com os padrões americanos ou europeus. Isto será razoável, dada a longa experiência estrangeira e os requisitos mais rigorosos de qualidade de vida.

Principais etapas do projeto

Não existem diagramas padrão para instalações residenciais e domésticas devido à diversidade arquitetônica e funcional dos edifícios.

Um exemplo de projeto de sistema de ventilação para uma casa particular
Para tomar uma decisão sobre a criação de um sistema de troca de ar ideal, é necessário aderir aos princípios gerais de organização da ventilação, manutenção do equilíbrio do ar, regras para desenvolvimento de especificações técnicas e recomendações para sua implementação prática (+)

Desenvolvimento de especificações técnicas

A elaboração de especificações técnicas é a primeira etapa do projeto de ventilação. Aqui é necessário especificar os requisitos de volume e tipo de troca de ar para todos os cômodos da casa.

Volumes de troca de ar para casas de campo
Um exemplo de especificação técnica (em termos de troca de ar) para o desenvolvimento de um sistema de ventilação residencial. Você mesmo pode criar esse documento

Para cada sala individual, dependendo da sua finalidade, é determinado parâmetros de troca de ar.

Assim, para apartamentos e casas particulares, a ventilação deve ser utilizada da seguinte forma:

  • Salas de estar, salas de estar, academias. Influxo constante. O volume depende da média diária de pessoas na sala. Pode haver requisitos para temperatura e umidade de entrada.
  • Banheiro, lavabo, lavanderia. Exaustão natural constante. Funcionamento de dispositivos mecânicos durante a utilização das instalações.
  • Cozinha. Exaustão natural constante. Ligar a tiragem forçada durante o uso intensivo de gás ou em caso de emissões significativas de vapor para a atmosfera durante os métodos de cozedura aberta.
  • Corredor e corredor. Livre circulação de ar.
  • Despensa. Ventilação exaustora natural.
  • Sala da caldeira ou forno. No cálculo do balanço de ar, é necessário levar em consideração a presença de ventilação exaustora devido à retirada dos produtos da combustão pela chaminé.
  • Locais de trabalho (oficina, garagem). Ventilação autônoma dependendo da finalidade dos ambientes.

Os termos de referência podem ser desenvolvidos de forma independente ou por especialistas terceirizados. Neste último caso, ao celebrar um contrato, os projetistas serão forçados a aderir aos documentos regulamentares russos que regem velocidade do ar no duto e taxa de câmbio aéreo.

Escolhendo o melhor esquema de ventilação

Com base nas especificações técnicas, é criado um diagrama do sistema de ventilação. O plano de disposição dos seus elementos deve ser acordado antes da decoração interior das instalações. Caso contrário, no caso de instalação após reforma, haverá a tarefa adicional de encaixá-los na interface da casa.

Diagrama de circulação de ar na casa de campo
Circulação de ar na casa. É necessária uma exaustão separada da piscina para reduzir o volume de condensado no recuperador. Ciclo separado na sala das caldeiras - requisitos de segurança contra incêndio. Ciclo separado na garagem - simplicidade técnica da solução

Via de regra, qualquer plano de ventilação pode ser implementado de diversas maneiras.

A melhor solução deve satisfazer plenamente os requisitos das especificações técnicas e ter em conta os seguintes desejos:

  • conter um número mínimo de componentes e elementos suscetíveis de avarias;
  • a manutenção regular deve ser simples e, se possível, realizada pelos moradores;
  • o uso da ventilação na regulação do microclima deve ser compreensível para pessoas que não possuem conhecimento especial das nuances técnicas do sistema;
  • disponibilidade de soluções de backup em caso de falha de um dos nós;
  • o sistema deve ser perfeitamente integrado ao interior do apartamento ou casa.

Ao fazer os cálculos financeiros, é necessário levar em consideração tanto o investimento único de recursos para aquisição de elementos do sistema e sua instalação, quanto os custos regulares de manutenção periódica e energia elétrica gasta em aquecimento e umidificação.

Unidade de controle eletrônico para o sistema de ventilação
As soluções modernas para sistemas de ventilação doméstica contêm uma unidade de controle eletrônico compacta, com a qual você pode ajustar facilmente o microclima de qualquer cômodo da casa.

Instalação de componentes do sistema

Assim como o projeto, a instalação dos sistemas de ventilação pode ser feita de forma independente ou confiada a especialistas. Para tomar uma decisão sobre esta questão, é necessário determinar a lista de obras e avaliar a possibilidade de realizá-las por conta própria.

Instalação de equipamento de ventilação

Para qualquer esquema de ventilação, a sequência de sua instalação inclui as seguintes etapas:

  1. instalação de equipamentos em ambientes fechados;
  2. disposição das aberturas de alimentação e exaustão;
  3. colocação de dutos de ar;
  4. testar o desempenho do sistema.

Existem muitos tipos de equipamentos usados ​​em sistemas de ventilação. Ao utilizar instalações monobloco, e também se for possível agrupar a maioria dos dispositivos em um só lugar, eles são colocados em uma câmara de ventilação - uma sala especialmente designada.

Colocação de unidade de ventilação no porão
Os espaços do porão ou do sótão aquecido são geralmente alocados para a câmara de ventilação. Então você pode fazer isso sem instalar um invólucro de absorção de som

As principais nuances da instalação de equipamentos internos são as seguintes:

  • Os dispositivos monobloco, assim como os recuperadores de calor individuais, são pesados. Eles devem ser instalados e fixados com segurança para evitar vibrações. Além disso, é necessário fornecer acesso a eles para trabalhos de manutenção.
  • Fiação. É melhor separar os aquecedores e ventiladores em um grupo separado do painel elétrico interno. Para uma residência privada, é importante prever a possibilidade de ligação de um gerador autónomo.
  • As unidades de controle eletrônico devem ser conectadas usando um estabilizador de tensão.

Assim, para instalar você mesmo o equipamento de ventilação, você precisa de habilidades gerais de construção e experiência prática em engenharia elétrica.

Organização do fluxo de ar

A entrada de ar exterior pode ocorrer quer num local com a sua posterior distribuição através do sistema de condutas de ar, quer para cada divisão separadamente. Na primeira opção, os ramais principais dos dutos de insuflação e exaustão costumam ficar próximos uns dos outros, dividindo-se apenas na rua.

Autônomo cômodo por cômodo fornecer ventilação implementado de duas maneiras:

  • instalação de válvula bypass tipo janela;
  • instalação de uma válvula de parede.

As soluções prontas relacionadas à passagem de ar pelas janelas possuem certas especificidades. Durante o frio intenso, forma-se gelo nas áreas de entrada de ar, o que desativa rapidamente essas válvulas.

Filtro no duto de ar fornecido
É fácil instalar filtros de limpeza mecânica no duto de ar de ventilação de insuflação. Isto melhora significativamente a limpeza do ambiente e reduz as concentrações de poeira

Além disso, o ar frio, sem aquecimento ou dissipação, desce até o chão, criando um gradiente vertical de temperatura. Isso reduz o nível de conforto térmico e aumenta o risco de resfriados.

A válvula de parede é menos suscetível ao congelamento e pode ser equipada com um aquecedor para aquecer o ar e um defletor para dispersá-lo.

Ao instalar tal dispositivo, os seguintes problemas devem ser resolvidos:

  • Faça um furo com uma ligeira inclinação para fora. Em casas de painéis, isso só pode ser feito usando tecnologia de perfuração diamantada. Como resultado do trabalho será produzida uma grande quantidade de pó, que deverá ser recolhido com aspirador de pó.
  • Resolva o problema com o isolamento da válvula. Sua qualidade será verificada nas primeiras geadas fortes, quando será muito difícil refazer alguma coisa.
  • Instale a grade externa. Isto causa problemas quando o apartamento não está localizado no piso térreo. Aqui é necessário observar as precauções de segurança.
  • Caso seja necessário integrar ventilador, aquecedor de ar ou umidificador na válvula, será necessário garantir que os dispositivos estejam conectados à eletricidade.

A cabeça da válvula de parede deve ser selecionada levando em consideração o interior. Se necessário, pode ser facilmente pintado.

Válvula de alimentação de parede
Uma válvula de alimentação de parede é muito mais compacta do que um sistema de dutos distribuídos. Se o apartamento já foi reformado, sua instalação custará bem menos.

Nuances de dispositivos de ventilação de exaustão

Principais obras em instalação de ventilação exaustora no apartamento são os seguintes:

  • conectar o duto de ar (geralmente apenas na cozinha) ao duto de ventilação;
  • instalação de exaustores na cozinha e ventiladores nos banheiros e lavabos.

Ao instalar ventilação exaustora em uma residência particular, além dessas obras, é necessário realizar outras mais complexas:

  • colocação de condutas de ar no sótão com o seu isolamento;
  • saída de ventilação para o telhado com instalação de tubulação.

O isolamento dos canais projetados para remover o ar é necessário para evitar que a condensação caia e a retorne através da ventilação para o ambiente. Neste caso, é aconselhável definir a secção transversal do eixo com base na velocidade média do fluxo de pelo menos 1 m/s. Isso também ajuda a remover o excesso de umidade.

Ao ventilar a ventilação para o telhado, as seguintes condições devem ser atendidas:

  • identificar locais de saída de ventilação aceitáveis ​​e calcular o comprimento do tubo;
  • fazer passagem de tubo pela cobertura com restauração do isolamento hídrico e térmico;
  • prenda bem o tubo ao telhado para evitar que ele se incline ou tombe com ventos fortes;
  • instale um defletor para proteger a ventilação da precipitação e aumentar a tiragem.

Todos os trabalhos realizados em telhados inclinados devem ser executados respeitando as medidas de segurança. Você também precisa evitar danos ao telhado.

Saída de ventilação através da parede da fachada do pátio
Se surgirem problemas com a saída do tubo de ventilação pelo telhado, então uma opção de parede pode ser feita na lateral da fachada do pátio

Construção de dutos de ar e testes de pré-comissionamento

A transferência aérea entre quartos pode ocorrer da forma habitual, ou por dutos de ventilação, cuja instalação é uma tarefa simples. Isso pode ser feito de forma independente, com habilidades mínimas de construção e reparo.

Para fins domésticos, são utilizados dutos de ar de plástico, metal de paredes finas ou corrugados flexíveis. A ligação dos elementos moldados entre si não causa dificuldades, mas não seria supérfluo selar adicionalmente as juntas com fita autoadesiva ou selante de silicone.

Elementos moldados de dutos de ar
Uma grande variedade de elementos moldados permite criar um duto de ar de qualquer topologia, bem como fazer a transição entre seções de tamanhos padrão

Peças dutos de ar instalados, dependendo da localização, são protegidos da seguinte forma:

  • Na fixação na parede e no teto, utilize pinças especiais, que são vendidas completas com o duto de ar ou separadamente. Eles são baratos, então não há necessidade de inventar outros métodos.
  • Se o duto de ar estiver em armários ou prateleiras de cozinha, ele será fixado com qualquer suporte. A borracha de espuma é colocada sob as peças para evitar ruídos durante a operação de ventilação.
  • No interior dos gabinetes, as partes dos dutos de ar são fixadas por meio de pinças. Onde passam por divisórias e paredes, são revestidos com espuma de borracha ou inserções de espuma para eliminar ruídos.

Após conectar os dutos de ar às coifas, válvulas de alimentação e equipamentos de ventilação, é necessário verificar o funcionamento de todo o sistema.

Isso deve ser feito nos seguintes modos:

  • potência operacional máxima de todos os dispositivos;
  • potência máxima de ventilação fornecida quando os dispositivos de exaustão não estão funcionando;
  • potência máxima de ventilação exaustora quando as unidades de alimentação não estão funcionando.

O primeiro modo é utilizado para verificar a adequação da fonte de alimentação e a integridade do sistema de dutos de ar. Os dois últimos modos são necessários para verificar a possibilidade de tiragem reversa e filtração intensiva do ar através das paredes.

Apesar de todos os cálculos, alguns ventiladores de alimentação e exaustão podem não atender às características declaradas, o que é difícil de identificar durante o seu funcionamento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Diagrama de ventilação para instalações típicas. Regras para fornecimento e ventilação de exaustão:

Instalação de sistemas de dutos de ar e seleção de sua seção transversal. Aplicação de recuperadores de calor:

O cálculo do volume necessário de circulação de ar, a elaboração de um plano de ventilação e sua instalação podem ser feitos total ou parcialmente de forma independente. Ao solicitar esses serviços a especialistas, compreender as nuances desses procedimentos permitirá controlar a qualidade do trabalho executado.

Gostaria de compartilhar sua própria experiência no projeto e instalação de ventilação em uma casa de campo ou de campo? Você tem informações que serão úteis para os visitantes interessados ​​do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Nikolai

    Em uma casa privada com vários cômodos, eu mesmo fiz a ventilação. Naturalmente, não relatei a ninguém e ninguém me aceitou. Como descobrir o cálculo correto?! Acontece que no verão, no lado ensolarado, mesmo as janelas abertas não salvam do entupimento. No inverno também é difícil respirar sem janela. Dois aparelhos de ar condicionado adicionais foram instalados. No lado norte está tudo bem tanto no inverno como no verão.

  2. Especialista
    Alexei Dedyulin
    Especialista

    Se o seu apartamento não puder ser bem ventilado sem o ar condicionado ligado, os cálculos estavam incorretos. Assim, a ventilação não funciona corretamente; com base na sua situação atual, podemos concluir: você precisa de ventilação fresca.

    Sinceramente, não entendo esse tipo de economia: não chamar um especialista em ventilação para fazer tudo de acordo com as normas e com garantia, mas depois comprar até dois aparelhos de ar condicionado para garantir de alguma forma o fluxo de ar fresco.

    É possível que no seu caso seja suficiente instalar válvulas de ventilação de alimentação diretamente nas janelas. Existem também opções que são montadas na lateral ou embaixo das janelas, o fluxo de ar pode ser ajustado.

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica