Ventilação em casa de madeira: regras para dotar uma casa de toras com sistema de troca de ar
Na construção baixa, as casas feitas de madeira ou toras agora lideram. A madeira atrai pela sua acessibilidade e respeito pelo meio ambiente.Suas desvantagens incluem, com razão, sensibilidade à condensação e à umidade doméstica, mas uma ventilação bem organizada em uma casa de madeira ajudará a minimizar seus efeitos nocivos.
Diremos a você como criar trocas de ar estáveis em estruturas feitas de madeira. Um microclima ideal em sua casa é a chave para a saúde. Além disso, em uma construção de madeira, a ventilação ajudará a proteger as estruturas contra danos causados por fungos e falhas prematuras.
O conteúdo do artigo:
Argumentos a favor de um dispositivo de ventilação
É necessário um sistema de troca de ar especialmente organizado em um edifício de madeira? A opinião de que as casas de madeira “respiram” não justifica o abandono total dos sistemas que removem o excesso de umidade e a exaustão do ar das instalações.
Assim como na construção de edifícios de concreto e tijolo, a construção de casas de madeira utiliza tecnologias que reduzem a perda de calor. Acontece que, em vez de materiais sintéticos, são utilizados selos naturais feitos de juta, linho e feltro nas juntas entre coroas. A lã mineral é colocada nos tetos.
Estruturas de construção de madeira isoladas não permitem a circulação natural de massas de ar.Além disso, construtores e proprietários começaram a substituir ativamente os caixilhos usuais de janelas e portas por análogos de plástico selados.
Como resultado, o ar fresco não entra no interior e o ar de exaustão não sai do exterior. Os habitantes não recebem a quantidade necessária de oxigênio para respirar. O fungo se instala em estruturas de madeira não secas, destruindo edifícios com uma velocidade incrível.
Além disso, a madeira absorve perfeitamente a umidade! Se você não lidar com a umidade, a perda de calor pelo menos dobrará. Afinal, a água é um condutor ideal para ondas de calor.
A árvore “respira”, mas não tanto que a troca de ar ocorra totalmente sem um sistema de ventilação especialmente organizado. Paredes de madeira não serão capazes de remover totalmente a fumaça doméstica. Eles não proporcionarão a oportunidade de remover a poeira suspensa no ar com microorganismos.
Organizar a ventilação em uma casa feita de madeira ou toras eliminará a influência das circunstâncias negativas listadas nos organismos dos residentes e nas estruturas dos edifícios. É simplesmente necessário criar um esquema natural, mas você também pode construir um artificial. E se sistema de alimentação e exaustão Se você também equipá-lo com um recuperador, o ar de exaustão pode ser usado para aquecer uma porção fresca da rua.
Requisitos regulamentares para troca de ar
A presença de ventilação deve ser prevista na fase de projeto da própria casa.O estudo dos códigos de construção (SNiP) é recomendado tanto para construtores independentes quanto para clientes de equipes de construção.
Nem todos os trabalhadores migrantes são confiáveis; a maioria tem de ser cuidadosamente monitorizada.
O SNiP número 41-01-2003, que regulamenta as regras para o projeto de sistemas de ventilação e aquecimento, estabelece padrões para a velocidade de circulação do ar tanto no próprio edifício quanto em seus ambientes individuais:
- para salas, salas, quartos a norma é 30 m3/hora;
- para cozinhas e banheiros onde a umidade é alta, a norma é de 50 a 70 m3/hora;
- para despensas a norma é 15 m3/hora.
Independentemente do tipo de sistema de ventilação, este deve fornecer o volume necessário.
A tarefa do designer é selecionar o tipo que atenda às necessidades. Você também precisa decidir imediatamente sobre o equipamento e calcular a área dos dutos de ar, caso estejam planejados para uso.
Tipos de sistemas de ventilação
Os sistemas de ventilação são divididos em grupos de acordo com os métodos de estimulação da movimentação do ar e o tipo de ação. A melhor opção é selecionada em função das tarefas a resolver, da área e do número de pisos do edifício. Em grande medida, a escolha é influenciada pelas capacidades financeiras do futuro proprietário.
Classificação por método de motivação
Para casas de madeira e cabanas de toras, os seguintes tipos de ventilação são mais usados:
- Natural (gravidade). Prevê a presença de aberturas de ventilação (respiros) e duto de exaustão que formam a circulação do fluxo de ar com base nas leis da física. Deve-se levar em conta que a taxa de troca natural de ar depende de fatores climáticos, porque o movimento só é possível se a densidade do ar fora da janela for maior do que dentro.
- Artificial (mecânico). Nele, a movimentação dos fluxos de ar é estimulada por ventiladores instalados tanto nos componentes de alimentação quanto nos componentes de exaustão. Sua vantagem inegável é a estabilidade de operação em qualquer clima. O sistema mecânico é absolutamente independente dos parâmetros físicos da massa de ar externa e interna da casa.
- Misto (combinado). Em essência, é uma versão modernizada do tipo natural de ventilação. Para organizá-lo, tanto a exaustão quanto a alimentação são mecanizadas com ventilador. Se for instalado um exaustor, o influxo é realizado naturalmente. E vice-versa: alimentação com ventilador, exaustão - natural.
É importante levar em consideração o layout de uma casa de madeira para proporcionar ventilação adequada, tanto natural quanto artificial. A determinação dos locais para aberturas de ventilação, exaustores e dutos de ar separados depende diretamente de onde a cozinha e os banheiros ficarão localizados. É neles que estão localizados os orifícios de exaustão.
Os dutos de exaustão em residências particulares geralmente levam a um poço de ventilação comum. Portanto, cozinhas com banheiros e lavabos costumam ser agrupadas em uma área.No entanto, existem outras soluções, por exemplo, reciclar os resíduos através de uma conduta de ar para o sótão ou diretamente através de uma válvula de exaustão mural para a rua.
Se você planeja construir uma forma arquitetônica complexa, muitos proprietários de casas de madeira escolhem um sistema de troca de ar artificial. O esquema mecânico não obriga os componentes do sistema a estarem situados a uma determinada altura e as cozinhas e casas de banho a serem interligadas.
Divisão por princípio de ação
É também necessário distinguir os sistemas de ventilação por tipo de ação, nomeadamente:
- Fornecer. Garante o funcionamento eficiente de todo o sistema de ventilação projetado para fornecer ar ao interior. Movido por ventilador fornecer ventilação o ar fresco desloca a massa de resíduos para fora através das aberturas de exaustão localizadas no banheiro, na cozinha e no banheiro.
- Escape. Os exaustores são encontrados em qualquer casa/apartamento. Eles podem ser com ou sem ventiladores. Para poder regular a taxa de troca de ar, os exaustores são equipados com válvulas, amortecedores ou ventiladores que funcionam a partir da rede elétrica. Se o ventilador estiver funcionando no exaustor, o próprio ar fresco entra para substituir o ar removido.
- Abastecimento e exaustão. A tiragem mecânica é fornecida não apenas por exaustores e ventiladores de alimentação, mas também pela construção de dutos de ar. A eficácia destes sistemas foi comprovada em grandes casas de madeira. Aqueles. onde a troca de ar natural é difícil ou impossível de alcançar.
Apesar do fato de que nos sistemas de alimentação e exaustão os ventiladores operam tanto para exaustão quanto para alimentação, normalmente apenas uma direção é usada. O dono da casa sempre tem a oportunidade de escolher o que usar com mais intensidade.
Ventilação unidade de Tratamento de ar pode ser equipado com um dispositivo de controle que permite ajustar a velocidade do ar no interior da sala. A desvantagem é que esse equipamento é bastante caro e sua instalação requer ferramentas especializadas e certas qualificações.
Hoje em dia, os proprietários de casas de madeira preferem um sistema de troca de ar de insuflação e exaustão com possibilidade de recuperação.
No entanto, esta opção tem vantagens e desvantagens. Em primeiro lugar, é necessário compreender que será necessário equipamento adicional para preparar o ar antes do fornecimento e para eliminar a massa de ar residual. Todos os dispositivos são voláteis, o que significa que necessitam de energia, cujo consumo terá de ser pago.
Serão utilizados os seguintes componentes:
- ventilador de entrada de ar;
- aquecedor elétrico;
- umidificador;
- sistema de filtragem;
- sistemas de isolamento acústico.
Na presença de sistemas de recuperação Pode-se recusar um aquecedor elétrico, pois é a priori equipado com trocador de calor. Utiliza o ar de exaustão retirado da sala para aquecimento.
Daí a principal vantagem - os proprietários podem economizar significativamente no consumo de energia. Além disso, esse sistema de ventilação pode ser utilizado no verão, quando é necessário resfriar o ar e usar o ar condicionado.
As taxas de circulação de ar dos sistemas de ventilação de fornecimento são as mais altas.Eles podem ser usados para aquecer e resfriar as instalações de uma casa de madeira, mas terão que investir significativamente financeiramente.
Instalação de piso ventilado
Um componente importante da organização da troca de ar em uma casa de toras é a ventilação do piso, da fundação e das coroas inferiores da casa de toras. O sistema vai secar a madeira da base da casa, o que significa que vai proteger toda a construção contra apodrecimento e fungos.
Princípios e regras básicas para ventilação básica:
- Instalação de orifícios de ventilação (diâmetro - 10 cm) no lado ventoso e oposto da base da casa de toras. A distância do solo ao centro desses furos deve ser de pelo menos 33 cm.
- Construção do piso em esquema flutuante com vãos em todo o perímetro das instalações. As lacunas são frouxamente cobertas por um pedestal, para que o ar que entra pelas aberturas de ventilação possa escapar livremente.
- Formação de orifícios de ventilação na estrutura do piso que se comunicam com o subsolo. São revestidos com grades, adequadas caso o piso não seja de tábuas naturais, mas sim de linóleo, carpete, laminado e material semelhante que não permita a passagem de ar.
Durante o período de geada, as aberturas selecionadas na base ou fundação são fechadas com amortecedores, o que reduz significativamente as trocas de ar, e no verão são colocadas grades sobre elas.
A distância entre as aberturas de ventilação é de cerca de 2 metros se a casa estiver localizada em uma planície. Se a casa de toras for alta, essa distância deve ser aumentada, pois aumenta a força do vento e, portanto, a intensidade do sopro.
Atenção especial deve ser dada ao sistema de troca de ar de sótãos e sótãos, do qual depende em grande parte o estado e a durabilidade da cobertura. A ventilação do sótão e do sótão aumentará o número total de aberturas para 500 parcelas da área total de toda a casa.
Para organizar a troca natural de ar no sótão ou sótão, são instaladas ventilação de frontão e águas-furtadas. O tipo de estrutura de ventilação é selecionado com base no formato do telhado. É claro que nas versões inclinadas é mais fácil criar uma abertura no frontão, as de quadril e de quadril são equipadas com águas-furtadas.
Para remover a massa de ar de exaustão, serão necessários poços de ventilação. Na maioria das vezes, são planejados no centro do edifício, mais perto do cume. No verão, os poços de ventilação podem ser equipados com ventiladores, garantindo o funcionamento de todo o sistema em dias quentes e sem vento.
A ventilação do telhado requer atenção cuidadosa às seguintes nuances:
- Entre as camadas isolantes, isolamento e cobertura é necessário deixar vãos de 3 a 5 cm.
- A distância especificada é garantida pela instalação de torneamento e contra-rede.
- O isolamento térmico interno deve ser protegido por uma camada de barreira de vapor.
- A camada isolante da torta deve ser protegida externamente por impermeabilização, separada da cobertura por um vão de ventilação.
O cumprimento das normas e regras estabelecidas é necessário para desenvolver um projeto competente ventilação em uma casa particular. O conhecimento dos regulamentos de construção e dos desenhos pré-elaborados irá ajudá-lo a dispensar os projetistas e, ao mesmo tempo, atingir seu objetivo - manter uma casa de madeira em condições habitáveis.
Ar condicionado contra troca natural de ar
Os condicionadores de ar podem substituir a circulação natural das massas de ar em uma sala?
Qualquer sistema climático, mesmo o mais caro, é significativamente inferior à ventilação simples. Quer pensar rápido para mantê-lo produtivo? Ventile o ambiente com mais frequência e, melhor ainda, não economize no sistema de ventilação, pois, por exemplo, no inverno nem sempre é possível abrir a janela por muito tempo.
Todos dividir-os sistemas possuem dois blocos que operam de forma síncrona:
- Externo - este é um compressor que condensa o refrigerante;
- Interior é um radiador que aquece o ar que é forçado a circular ao seu redor.
O ar, que posteriormente será resfriado, também é levado para dentro de casa. Significa que dividir- o sistema esfria e passa pelas mesmas massas de ar.
Alguns modelos também aspiram o ar externo, mas sua quantidade não ultrapassa 5%, portanto o oxigênio, mesmo neste caso, não entra no ambiente no volume necessário. O preço dessas inovações é muito superior ao das tecnologias padrão e elas não resolvem o problema.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A conclusão sugere-se: o sistema de ventilação é parte integrante das casas de madeira:
Se você descobrir com antecedência como fazer a ventilação adequada em uma casa de toras e organizá-la corretamente, a construção durará muitos anos sem o menor problema.
Conte-nos como você instalou um sistema estável de troca de ar em sua própria casa, construído com madeira ou toras. Compartilhe nuances tecnológicas que podem ser úteis aos visitantes do site. Deixe comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.