Reparação de aquecedores a gás: avarias comuns e métodos para eliminá-las

É conveniente aquecer objetos domésticos, como garagem, estufa, porão, usando aquecedores a gás portáteis e compactos. Eles são usados ​​​​como fonte de calor adicional e segura.Com o tempo, qualquer equipamento se desgasta e requer manutenção. Você mesmo pode consertar um aquecedor a gás.

No artigo que apresentamos, examinamos detalhadamente as opções para restaurar o desempenho de modelos populares na vida cotidiana. Diremos a você como determinar a causa do mau funcionamento. Mostraremos como evitar quebras e prolongar a vida útil dos aquecedores.

A viabilidade do auto-reparo

Existem muitas razões pelas quais um aquecedor funciona mal. Os principais incluem o mau funcionamento dos aparelhos, o fornecimento de combustível inadequado aos equipamentos, a colocação da unidade de aquecimento em ambiente com clima agressivo e alta umidade e o descaso com a manutenção preventiva.

Inicialmente, o proprietário do dispositivo precisa decidir quais peças podem ser substituídas. É importante, nos primeiros estágios, descobrir quais avarias são fáceis de resolver por conta própria e quais são melhor encaminhadas a um funcionário da oficina.

O principal perigo que o usuário enfrentará é um possível vazamento de gás. Portanto, a primeira e principal tarefa ao identificar uma falha no aquecedor é fechar a torneira do gás.

Pesquisa de vazamento
Nunca tente localizar um vazamento de gás usando qualquer tipo de fogo. Isto é extremamente perigoso e pode causar um incêndio.

Se você descobrir que o queimador de um aquecedor a gás não está queimando, mas o combustível está sendo fornecido, além de fechar a válvula do tubo ou do cilindro, é necessário abrir com urgência uma janela para ventilar o ambiente.

Caso detecte um vazamento com odor característico de gás, não utilize nada que possa gerar faísca: fósforos, isqueiro. Também não deve acender a luz, pois pode causar uma explosão.

Os fabricantes de aquecedores portáteis nas instruções dos aparelhos recomendam que em caso de avaria do equipamento leve-o a uma oficina onde se reparam os equipamentos correspondentes. Este requisito está de acordo com os regulamentos de segurança.

No entanto, nem todo usuário deseja gastar muito dinheiro em reparos. Seguindo instruções simples, a maioria dos problemas pode ser facilmente resolvida por conta própria, usando os materiais e ferramentas disponíveis. O artesão caseiro terá que adquirir algumas peças e componentes. Em qualquer caso, custará menos do que consertar o aquecedor em uma oficina.

Não seque roupas
Não seque roupas em aquecedores. Isso reduz sua eficiência, aumenta a umidade do ar interno e pode causar superaquecimento e falha do equipamento. O ar aquecido e úmido é sufocante. Também faz com que o vidro embace e cresçam fungos nas paredes e outros materiais.

Antes de examinarmos os princípios de reparo de aquecedores a gás externos e dispositivos de aquecimento de garagem você precisa determinar quais tipos desses dispositivos são produzidos.

Existem três tipos no total:

  • Aquecedores infravermelhos a gás. Tais dispositivos são utilizados para aquecimento de ambientes e áreas abertas: campos esportivos, varandas, esplanadas, restaurantes. O princípio de funcionamento é emitir ondas infravermelhas.O aquecimento não ocorre pela aceleração do ar quente, mas pelo aquecimento de objetos, que então irradiam calor.
  • Convectores sem saída de produtos de combustão. São dispositivos que distribuem ar quente por todo o espaço tratado. São instalados apenas em áreas abertas, pois liberam produtos de decomposição durante a operação.
  • Armas de gás térmico. O princípio de funcionamento é criar calor na unidade estrutural da pistola e fornecer ar quente aos elementos aquecidos devido a um fluxo de ar muito potente. Eles são usados ​​​​tanto para aquecimento direcionado de canteiros de obras quanto para processamento de grandes instalações comerciais.

Uma variedade de dispositivos infravermelhos externos e queimadores de aquecimento portáteis são aquecedores catalíticos. Assim como as variedades listadas, são capazes de distribuir ondas térmicas e fluxo luminoso, embora não sejam suficientes para iluminação total. A diferença está no princípio de funcionamento - a combustão sem chama é realizada devido a processos de oxidação.

Entre os defeitos comuns dos aquecedores estão os seguintes: o queimador não acende, o aparelho não liga, o aparelho desliga alguns minutos após ser ligado, a chama do queimador muda de cor, o aquecedor emite um odor desagradável.

Queimador de gás móvel dentro de casa
Às vezes é muito difícil para o usuário encontrar a peça de reposição necessária. Neste caso, você precisa anotar o número exato da peça e entrar em contato com uma oficina que conserte os modelos de equipamentos recomendados

Qualquer pessoa que queira consertar um aquecedor a gás para sua dacha deve primeiro ler o manual de instruções do seu aparelho.Cada tipo de aquecedor possui seu próprio conjunto de falhas típicas. Além disso, para manter o aparelho em condições de funcionamento, ele deve ser cuidado de acordo com as instruções de uso.

Para determinar a causa do problema e como resolvê-lo, você precisa inspecionar visualmente aquecedor a gás rural e diagnosticá-lo. Para reparos em casa, é aconselhável preparar com antecedência e adquirir as ferramentas e peças adequadas: chave de fenda, chave de fenda, chaves inglesas, componentes adequados.

Se ocorrerem avarias em grande escala, em alguns casos é aconselhável contactar um especialista da GorGaz ou RemBytTekhnika com experiência na restauração do funcionamento de equipamentos de gás.

Sutilezas da definição do problema

Surgem situações em que não fica claro para o usuário o que exatamente está quebrado no aquecedor a gás. Nessas situações, a primeira coisa a fazer é desligar o aparelho e desligar o fornecimento de gás.

Em seguida, ele precisa ser inspecionado e o problema identificado visualmente. Se a inspeção inicial não revelar a causa do mau funcionamento, é necessário passar para a segunda etapa - o diagnóstico.

Aquecedor móvel a gás usando gás liquefeito
Alguns modelos de aquecedores a gás oferecem a possibilidade de alterar o combustível utilizado. Fazendo algumas alterações no sistema de fornecimento de gás para a zona de combustão, você pode mudar do gás natural para uma mistura de gás liquefeito

Antes de ligar o aquecedor a gás na próxima vez, você precisa descobrir a causa do problema. Caso contrário, é melhor não fazer isso, pois existe um alto risco de vazamento de gás. Alguns aquecedores estão equipados com sistema de segurança. Os mecanismos deste sistema evitam vazamentos, desligam o aparelho em caso de queda e permitem controlar a energia.

Os diagnósticos geralmente são realizados de acordo com as instruções do dispositivo. No entanto, também existem situações de emergência complexas que requerem a desmontagem detalhada do dispositivo e a verificação da funcionalidade de vários componentes do dispositivo.

Mau funcionamento de aquecedores infravermelhos

Muitas vezes, os usuários encontram o seguinte problema: o aquecedor parou de funcionar. Às vezes é apenas descuido. Vale a pena verificar a presença de gás no cilindro. Talvez uma simples substituição do cilindro ajude a resolver este problema.

Aquecimento de uma sala com dispositivo infravermelho de gás
Os aquecedores infravermelhos distinguem-se pela durabilidade e são considerados praticamente indestrutíveis. Durante a operação, esses dispositivos mantêm o volume original de oxigênio na sala

Antes de substituí-lo, deixe o aparelho esfriar completamente para evitar queimaduras. É estritamente proibido desativar redutor de gásenquanto o aquecedor consome gás do cilindro. Após desligar o aquecedor, é necessário desconectar o redutor de gás do cilindro e retirá-lo do suporte no corpo. Faça uma substituição.

Problemas comuns de inicialização

Ao iniciar o aquecedor infravermelho, podem ocorrer os seguintes problemas:

  • O aquecedor se recusa a ligar;
  • O dispositivo desliga automaticamente algum tempo após ser ligado com sucesso.

Vejamos cada situação com mais detalhes.

O aquecedor pode não acender devido a um mau funcionamento do dispositivo de ignição piezoelétrico. É necessário verificar o funcionamento do dispositivo. Ao iniciar, um som característico e um estalo devem ser ouvidos, e uma faísca deve ser visível.

Antes de começar, também vale verificar se o tanque está cheio de gasolina. O redutor de pressão com manômetro deve indicar a pressão atual no cilindro.Você também pode agitar o recipiente para ter certeza de que contém gás liquefeito. O cilindro deve estar conectado corretamente ao dispositivo e a válvula de fornecimento de gás deve ser desparafusada.

Se depois de instalar um novo cilindro de gás Se o aparelho não acender, é necessário verificar sua temperatura. Talvez esteja muito frio. Neste caso, é necessário aguardar até que a temperatura do cilindro atinja a temperatura ambiente.

Às vezes, quando o dispositivo é ligado pela primeira vez, há ar nos tubos. Por este motivo, o dispositivo pode não iniciar. É necessário ligar o fornecimento de gás e esperar até que o ar saia do sistema, o gás flua e o queimador principal acenda.

Aquecedor a gás no país
O aquecedor a gás deve estar localizado em local protegido de umidade, poeira e choques. Qualquer uma das influências listadas, mais cedo ou mais tarde, causará a quebra do dispositivo.

O desligamento espontâneo do dispositivo após operação prolongada é aceitável. Isso acontece devido ao apagamento do queimador devido às correntes de ar. Um sensor especial deve desligar o fornecimento de gás nesta situação.

Se o dispositivo ligar novamente, não há problema. Se o dispositivo desligar imediatamente após a partida, um possível motivo é a falta de gás suficiente no cilindro.

Os aquecedores infravermelhos estão equipados com sensores que detectam a presença de oxigênio no ambiente. Se não houver oxigênio suficiente, o dispositivo desliga. Para resolver este problema, é necessário abrir a janela e ventilar o ambiente ou ligar o sistema de ventilação.

Falhas e etapas para resolvê-las

Se surgirem problemas com o funcionamento do dispositivo, deve-se desligá-lo e não ligá-lo até que os trabalhos de reparo sejam realizados.Entre os principais problemas de funcionamento encontrados durante a operação de aquecedores infravermelhos a gás estão os seguintes.

A ignição automática do fusível não funciona. Este problema, na maioria dos casos, surge devido à falta de faísca no intervalo entre eletrodos do dispositivo piezoelétrico.

Para resolver este problema, é necessário diagnosticar o funcionamento da chave piezoelétrica. Se uma inspeção visual revelar algum defeito nesta peça, é necessário corrigi-lo.

Regras móveis
O dispositivo não deve ser movido ou coberto enquanto estiver ligado. Além disso, nenhum objeto inflamável deve ser encontrado a meio metro de distância dele.

Os problemas com a ignição piezoelétrica são da seguinte natureza. O usuário pressiona o botão e ouve-se cliques, mas o incêndio criminoso não ocorre. Um possível problema é a falta de gás no cilindro. Se não forem ouvidos cliques, será necessário verificar a fiação elétrica que leva ao centelhador de ignição piezo. Talvez ela tenha sido interrompida. Neste caso é necessário trocar os fios.

Se ao pressionar o botão a máquina elétrica desligar, isso indica um curto-circuito na rede. Neste caso, é necessário verificar se há curto-circuitos nos fios do aquecedor.

Se, após a inspeção, for constatado que a fiação está boa e a chave piezoelétrica está funcionando corretamente, o usuário deve tentar acender o fusível usando um fósforo. Se a ignição for bem sucedida, a causa do mau funcionamento é provavelmente a localização incorreta da faísca em relação ao fluxo de gás.

Para resolver este problema, é necessário ajustar a localização dos eletrodos de ignição para que sejam emitidos ao longo do fluxo de gás.

O próximo problema comum é o aquecedor desligar quando o botão de controle é liberado. Isso acontece porque a válvula solenóide fecha enquanto o aparelho está ligado. A causa deste problema é o deslocamento do sensor termopar da zona de incêndio do fusível ou sua quebra.

Para solucionar um desalinhamento, o termopar deve estar conectado corretamente à válvula. Se uma válvula ou termopar quebrar, essas peças deverão ser inspecionadas, a avaria identificada e toda a peça reparada ou substituída.

Cilindro de gás em caixa isolada
Os cilindros de gás não devem ser aquecidos artificialmente. A expansão térmica do gás dentro de um recipiente fechado pode causar uma explosão. Se necessário, é melhor transferi-los para uma sala aquecida e deixá-los lá até atingirem a temperatura operacional. Mas é expressamente proibido colocar botijões de gás próximos a equipamentos que gerem calor.

Um problema comum ao usar um aparelho por um longo período é a diminuição da potência de queima dos queimadores. Se o usuário selecionar o modo de potência máxima, todos os dispositivos de ignição do queimador serão ligados, mas será perceptível que um ou mais deles queimam com força insuficiente.

Esse problema ocorre por três motivos principais:

  • As tubulações que levam o gás aos queimadores estão entupidas;
  • As tubulações que alimentam o aquecedor a gás estão sujas e entupidas;
  • Há um vazamento de gás.

Não é difícil resolver este problema sozinho. Para fazer isso, remova cuidadosamente os tubos e verifique se há bloqueios. Se for detectado um bloqueio, ele deve ser removido cuidadosamente com uma escova pequena ou um dispositivo de limpeza caseiro. É importante não danificar o tubo durante a limpeza.Antes de reconectar, remova qualquer água restante.

Os tubos de alimentação são limpos da mesma forma. Não é aconselhável comprimir essas peças com alicates, pois são de material facilmente dobrável. Após a limpeza, é necessário recolocar os tubos de alimentação no seu lugar na mesma posição.

Um forte odor de gás é um sinal claro de vazamento. mangueira de gás ou conexões de tubos. Para determinar um vazamento, aplique uma solução de sabão nas conexões da tubulação de gás. Em vez de água com sabão, você pode usar detergente espumoso para lavar louça.

Um sinal de vazamento é o aparecimento de bolhas de sabão. Caso apareçam, é necessário desligar o gás e restaurar a estanqueidade da conexão.

Mástique resistente ao calor para fogões e lareiras
Às vezes, quando o queimador é aceso, ouvem-se explosões e estalos. Isso ocorre devido à presença de orifícios passantes no queimador por onde o ar é aspirado. Você pode fechar esses buracos usando mástique para lareiras e fogões

Ao utilizar alguns modelos de aquecedores infravermelhos a gás, surge o problema de mudar a posição do botão que ajusta a potência do aparelho de fogo baixo para fogo mais alto.

Normalmente a causa é a localização do aquecedor, quando o fluxo de ar sopra contra a direção da radiação da chama do queimador. Também existe uma situação em que o fusível muda.

O problema no primeiro caso pode ser resolvido simplesmente mudando a localização do aquecedor. Ele precisa ser movido para um local onde as correntes de ar não possam soprar sobre ele. No segundo caso, é necessário abrir a tampa do aparelho e ajustar a ignição. A chama deve estar localizada mais próxima dos cantos inferiores dos tubos de abastecimento de gás.

Se ocorrer um cheiro desagradável de queimado vindo do dispositivo, você deve desconectá-lo da rede elétrica. Então é necessário verificar a presença e integridade das placas cerâmicas. Muitas vezes, um cheiro de queimado é um sinal de que falta parte do prato. A verificação só deve ser realizada após o resfriamento do aparelho.

É necessário inspecionar o perímetro de cada uma das placas, determinar o local onde falta a peça. O reparo das placas é realizado com uma solução de cimento refratário. Após agitar a solução, ela deve ser aplicada com cuidado sobre a placa danificada, sem manchar os elementos internos do aquecedor. Desta forma, a parte faltante ou danificada da placa é reparada.

Você pode ligar o aparelho 24 horas após a aplicação da solução.

Localização do cilindro dentro do aquecedor a gás
Uma das principais razões pelas quais os aquecedores falham é a mistura pesada de propano-butano. O uso de tal mistura leva ao entupimento dos reguladores de pressão, injetores e válvulas. Se for detectado combustível de baixa qualidade, é necessário reabastecer

Se, após a inspeção do fusível, for descoberto que ele está vermelho brilhante, não se assuste. A razão para isso é a presença de sujeira na tubulação de gás. O problema é resolvido soprando e lavando o tubo com ar comprimido.

Às vezes, os usuários encontram manchas ou marcas de queimadura nas placas de cerâmica. A causa das manchas geralmente é sujeira nas saídas de gás, além de fuligem acumulada na placa cerâmica, dentro da qual ocorre a combustão sem chama. O problema pode ser facilmente resolvido com uma lata de ar comprimido.

A presença de fuligem nas paredes do aparelho e no queimador geralmente indica que gás de baixa qualidade é utilizado como recurso para a unidade.Durante a operação, apenas gás de alta qualidade deve ser usado.

Manutenção do aquecedor

A manutenção de um aquecedor infravermelho a gás, como qualquer outro equipamento, deve ser realizada em determinados intervalos. Isso ajudará a evitar mau funcionamento durante a operação do dispositivo.

Uma grande camada de sujidade aumenta o isolamento térmico, o que reduz significativamente o efeito das ondas de calor transmitidas pelo aquecedor ao espaço a ser tratado. Como resultado, a eficiência operacional diminui, o que afeta negativamente o funcionamento da unidade.

Os fabricantes indicam a necessidade e regularidade da limpeza nas instruções do aparelho. Isso geralmente precisa ser feito uma vez por ano ou conforme necessário. Nesse caso, desligue o dispositivo e espere até que ele esfrie.

Queimador de gás de aquecimento
Colocar o aquecedor próximo a uma parede pode causar superaquecimento do dispositivo e derreter peças de plástico. O plástico cobre os sensores de calor e causa interrupção da termorregulação. É necessário restaurar não só a caixa, mas também o sensor

A limpeza é feita com pano úmido, que deve ser embebido em água e sabão. Desta forma você pode lavar o corpo do aquecedor e a localização do cilindro com mistura de gases. Manchas difíceis podem ser removidas com produtos químicos e escovas.

O ar comprimido é normalmente usado para limpar o interior do aquecedor sempre que possível. Um jato de ar deve passar sobre as superfícies do queimador e das placas cerâmicas até que estejam completamente limpas. O procedimento deve ser realizado com cuidado para não danificar a frágil estrutura das peças cerâmicas.

O centelhador e as aberturas do queimador também são limpos com ar comprimido.

Depois de limpar o dispositivo, é necessário secá-lo. A área do queimador e do centelhador deve estar seca antes de iniciar.

Fogão a gás em área aberta
É inaceitável limpar com método abrasivo. O jateamento pode causar sérios danos ao acabamento do equipamento, resultando em mau funcionamento

Antes de reutilizar o aquecedor novamente, é necessário verificar se há vazamentos nas conexões do equipamento. Todas as conexões da tubulação que fornece gás ao dispositivo e das mangueiras de gás são verificadas com uma solução de sabão.

Se for detectado um vazamento, o dispositivo não deve ser iniciado. Antes de começar, você deve garantir que o vazamento foi reparado.

A realização da limpeza preventiva do aparelho e sua inspeção ajudará a prolongar significativamente sua vida útil.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Conserto de aquecedor de OVNI:

Reparação de painel cerâmico infravermelho:

Apesar da alta qualidade de fabricação, os aquecedores a gás têm um certo prazo de validade e devem passar por manutenção em tempo hábil. Se o dispositivo começar a apresentar problemas e funcionar mal, ele deverá ser consertado para evitar consequências negativas, como ampliar o alcance da avaria e prejudicar a saúde dos usuários.

Entre os problemas de funcionamento mais comuns dos aquecedores estão a quebra do sistema de ignição automática, vazamento de gás e destruição de revestimentos cerâmicos. Os trabalhos de reparação independentes devem ser realizados estritamente em conformidade com as normas de segurança.

Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e faça perguntas. Conte-nos como você conseguiu resolver um problema de aquecedor a gás com suas próprias mãos.É possível que seus conselhos sejam muito úteis para os visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. Tempo perdido com o vídeo Na verdade, há uma repetição interminável das Instruções de Operação. Como você pode determinar se a válvula está funcionando corretamente e como são todos esses sensores de queda, sensores de alto CO2, como está envolvido esse pedaço de fio, que fica vermelho? Este é o seu único propósito ou está de alguma forma conectado à válvula solenóide?

  2. Boa tarde, Aquecedor infravermelho a gás é um PRORAB e apareceu o seguinte problema. Ao soltar o botão de aspiração e passar para o modo 1 ou 2, o queimador apaga-se. Diga-me qual poderia ser o motivo?

  3. Valéry

    É necessário um diagrama de um aquecedor cerâmico com a designação de cada elemento funcional, sua finalidade e sua função.
    Podemos supor que todos estão familiarizados com o princípio de funcionamento das placas cerâmicas a gás.
    Mas o aquecedor é mais complexo, pois é complementado com: um termopar, ignição piezoelétrica, um bico de gás para a ignição inicial de cada uma das várias placas cerâmicas, uma válvula de alimentação de gás e um divisor de tubos que direciona o gás para diferentes placas cerâmicas, etc. .

  4. Valentina

    O aquecedor a gás MASTER apaga após alguns minutos de funcionamento, qual pode ser o problema?

  5. Boa tarde, diga-me se devo comprar um aquecedor infravermelho a gás, notei em casa que há pontos pretos no painel cerâmico, isso é crítico ou está na moda deixar?

    Fotos anexadas:
  6. Vitaly

    O aquecedor a gás Timberg queima 2 horas e depois apaga, ligo de novo, a chama apaga e apaga

  7. Vitaly

    Olá, queima 2-3 horas e depois apaga, eu ligo de novo e a chama apaga

    Fotos anexadas:
  8. Vitaly

    Olá, queima 2 a 3 horas depois apaga, ligo de novo, a chama apaga, fica 2 horas depois funciona de novo

  9. Não há fornecimento de gás para o bico. O cilindro foi recarregado. É gás. O gás flui após o redutor. A mangueira está em boas condições. Quando a alça está embutida e segura, não há gás no bocal; meu filho cheirou pessoalmente. Na dacha abri a janela, lembrando que estava verificando o abastecimento depois da caixa de câmbio. O cilindro é novo, recém-cheio. Ch. D. Não consigo encontrar informações na Internet sobre o circuito de fornecimento de gás. As instruções são estúpidas, não há problemas de funcionamento

  10. Boa hora! Por favor me diga, na hora de ligar tudo liga conforme o diagrama, passando para o segundo modo de combustão, o fogo não apaga! Produz fuligem e a grande chama não apaga! Qual seria a razão ?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica