Aquecedor catalítico a gás: variedades, recomendações de seleção + avaliação das melhores marcas
Com o frio se aproximando, você já pensou em comprar um aparelho para aquecer um ambiente com consumo mínimo de combustível? Você já ouviu falar que um aquecedor catalítico a gás é compacto e bastante eficiente, mas, ao contrário da maioria dos aparelhos a gás, é absolutamente seguro. Isso é realmente verdade? Concordo, comprar um caro “porco na mosca” não está em seus planos.
Ajudaremos você a entender esse tipo de aquecedores - em nossa publicação falaremos sobre os recursos de design e princípios de operação dos dispositivos catalíticos. Vejamos como eles proporcionam alta eficiência térmica e fornecem recomendações para a escolha do modelo adequado. Também estaremos atentos aos melhores fabricantes que receberam o maior número de críticas positivas dos clientes.
O conteúdo do artigo:
O design e o princípio de operação de tais aquecedores
Os aquecedores catalíticos podem aquecer um apartamento antes que o aquecimento centralizado seja ligado, aquecer uma pequena casa de campo no fim de semana, ajudar a evitar que a garagem congele e resolver uma série de outros problemas de aquecimento ambiente.A maioria dos modelos são muito compactos: podem ser facilmente levados para a dacha ou para uma caminhada, mantendo-se sempre aquecidos mesmo fora de casa.
Mas a compra de tal aquecedor deve ser abordada com cuidado especial, depois de compreender primeiro as características de design e princípios de operação dos dispositivos.
Um aquecedor catalítico produz calor por oxidação da mistura de combustível, entrando no catalisador - a placa catalítica.
Devido à ausência de chama direta, durante o seu funcionamento não se formam produtos de combustão prejudiciais à saúde. O consumo de combustível é mínimo.
Os projetos padrão consistem em:
- painéis de controle;
- catalisador;
- corpo de aço;
- Câmara de mistura;
- difusor
Alguns modelos são equipados com resistências elétricas tubulares especiais que servem como fonte adicional de calor.
A principal parte de trabalho na qual se baseia o funcionamento de tais dispositivos de aquecimento é placa catalisadora. É feito de malha de fibra de vidro revestida com uma camada de paládio ou platina.
Elementos estruturais adicionais podem incluir um dispositivo de ignição integrado, termostato e desligamento automático.
O princípio de funcionamento de um aquecedor catalítico é fundamentalmente diferente daqueles em que operam outros aparelhos a gás. Nos esquemas padrão, a energia térmica é liberada após a ignição do combustível que entra no queimador.
O sistema de aquecimento ambiente com dispositivo catalítico parece diferente:
- Quando ligado, a superfície do catalisador aquece gradualmente e atinge uma temperatura de 200-500 °C, dependendo do modo selecionado.
- Ao mesmo tempo, o líquido ar-combustível é aquecido na câmara de mistura.
- Vapores de gás liquefeito entram no painel catalítico quente.
- Sob a influência de um catalisador, uma reação química é desencadeada, garantindo uma combustão sem chama.
Apesar do tamanho compacto, os dispositivos produzem uma quantidade de calor bastante impressionante, suficiente para aquecer uma grande área.
Na maioria das vezes, os dispositivos são usados para aquecer pequenos canteiros de obras, garagens, casas de campo, anexos, tendas, estufas e cabanas temporárias. Não é recomendado utilizá-los para aquecimento constante de instalações residenciais, exceto durante a construção ou reforma, quando o sistema de aquecimento principal ainda não estiver conectado.
Principais tipos de designs
Por Tipo de conexão Existem projetos que são conectados a um cilindro com mistura de propano-butano ou a uma rede de gás centralizada. Para que isso é usado? mangueira de gás.
Os modelos de aquecedores catalíticos variam em tipo de construção. A opção mais comum é um projeto monolítico, no qual um recipiente destinado ao gás liquefeito é colocado dentro da carcaça. O volume desse cilindro não ultrapassa 27 metros cúbicos.
Na segunda modificação possível não há carcaça: apenas uma placa impregnada de catalisadores. Esses aquecedores são muito compactos e podem ser levados em caminhadas e viagens para aquecer veículos ou barracas.
Algumas unidades vêm com sensores especiais de CO2, controlando o nível de gás na sala. Caso os valores aumentem para níveis críticos, um sistema automático é acionado, desligando instantaneamente o fornecimento de combustível.
O dispositivo pode ser convencional ou infravermelho. EM aquecedores catalíticos a gás infravermelho Um painel cerâmico é usado. Eles também são equipados com um refletor localizado na superfície interna. Ele fornece um efeito local direcionado e permite atingir rapidamente uma faixa térmica confortável.
Dispositivos com emissor infravermelho aquecem os objetos ao redor sem gastar energia extra no aquecimento do ar. Porém, não é recomendável aquecer ambientes pequenos com eles, principalmente aqueles com área inferior a 10 m². Devido ao seu alto desempenho, podem ser utilizados ao ar livre para aquecer eficazmente varandas de verão e outros espaços abertos.
Escrevemos sobre os tipos de emissores infravermelhos e as regras para escolher a melhor opção Neste artigo.
Aquecedores catalíticos convencionais aqueça o ar, não os objetos ao redor. Entre eles estão dispositivos portáteis em miniatura e instalações bastante grandes que lembram a aparência de uma grande caldeira.
O desempenho médio dos aquecedores a gás é de cerca de 2.900 W. A potência dos modelos equipados adicionalmente com ventilador e elemento de aquecimento chega a 4.900 W. A área de aquecimento depende da potência do dispositivo.
Diferenças dos modelos a gasolina e multicombustíveis
Os aparelhos a gás são os mais comuns, mas não o único tipo de equipamento catalítico. As unidades de aquecimento também podem operar com outros tipos de combustível.
Dependendo deste critério, distinguem-se mais três tipos de dispositivos:
- Gasolina. Dispositivos com tanque de combustível embutido conectado a um cartucho catalítico. Os vapores de gasolina neles entram no cartucho e sofrem oxidação ao interagir com o catalisador. A mobilidade e o tamanho modesto contribuem para a popularidade particular dos aquecedores a gasolina entre entusiastas de atividades ao ar livre, caçadores e pescadores.
- Em álcool técnico. Projetos com compartimento interno especial onde é colocado um recipiente com álcool ou combustível seco. Eles são apresentados em modelos de pequeno porte e peso não superior a 1,5-2 kg. São utilizados exclusivamente em condições de campo: aquecem barracas, secam roupas e aquecem alimentos e bebidas.
- Multicombustível. Aquecedores universais que funcionam com qualquer tipo de combustível disponível, tanto gasoso quanto líquido.Eles são caracterizados por uma potência bastante limitada - 500-1200 W.
Além das características externas, não existem diferenças significativas entre aquecedores catalíticos a gás, gasolina e multicombustíveis. Todos funcionam segundo o princípio da combustão catalítica e possuem uma estrutura interna semelhante.
Os aparelhos a gás são mais fáceis de manter, têm alto desempenho e são projetados para uma ampla gama de aplicações.
Dispositivos a gasolina são um pouco mais difíceis de operar. Para garantir um funcionamento eficiente e ininterrupto, é necessário abastecê-los com gasolina da mais alta pureza.
Prós e contras de dispositivos catalíticos
Como qualquer tipo de equipamento, os aquecedores catalíticos apresentam uma série de vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na escolha.
Os dispositivos têm muitos aspectos positivos:
- compacidade e peso leve – as dimensões e o design conveniente da maioria dos modelos facilitam a movimentação e instalação de dispositivos; as opções portáteis cabem facilmente no porta-malas de um carro ou em uma pequena bolsa de viagem;
- Amizade ambiental – devido ao facto dos aquecedores não emitirem produtos de combustão nocivos e odores desagradáveis, mantém-se um microclima saudável na divisão e o risco de envenenamento por monóxido de carbono é completamente ausente;
- segurança – a ausência de chama durante o funcionamento elimina a possibilidade de incêndio, o aparelho pode ser utilizado sem medo em residência, barraca, armazém ou oficina industrial;
- eficiência – operando com potência máxima, os aparelhos consomem 100-300 g de combustível por hora, em muitos modelos o desempenho pode ser ajustado;
- disponibilidade de combustível – o cilindro pode ser facilmente adquirido ou encher com gás em qualquer posto de gasolina;
- simplicidade do dispositivo – o design é desprovido de mecanismos complexos, tudo está organizado da forma mais simples e clara possível.
Mas também existem nuances negativas. A desvantagem mais significativa é vida útil limitada. Embora os profissionais de marketing afirmem que a placa pode funcionar por até 8 anos, na prática, segundo alguns usuários, o período não ultrapassa 2.500 horas, o que está associado à queima gradativa do catalisador durante o processo de aquecimento.
A segunda desvantagem é séria dependência da qualidade da mistura de combustível. O combustível mal purificado afeta a eficiência do aquecimento e reduz a vida útil do equipamento, tornando-o rapidamente inutilizável.
Muitos consumidores consideram isso uma desvantagem alto custo aparelhos a gás catalítico. Em média, um aquecedor desse tipo com potência de 2.900 W custa cerca de 11.000 rublos.
Apesar da segurança dos equipamentos catalíticos, durante a utilização é necessário respeitar as regras de funcionamento recomendadas pelo fabricante.
Também recomendamos assistir Dicas para uso seguro gás engarrafado no apartamento.
Escolhendo o aquecedor ideal
Ao escolher um aquecedor adequado, você precisa levar em consideração muitas nuances, avaliar a conveniência do design, funcionalidade, recursos adicionais e equipamentos do modelo que você gosta. Consideremos os principais critérios para fazer a escolha certa.
Critério nº 1 – local e condições de aplicação
O primeiro passo é decidir para que finalidade você planeja comprar um dispositivo catalítico. O tipo ideal de projeto e o conjunto de características exigidas neste caso dependem de onde e em que condições o dispositivo será utilizado.
Os principais indicadores devem ser selecionados levando em consideração as condições de operação futura e os parâmetros do objeto aquecido. É necessário levar em consideração a frequência de uso esperada, a área de aquecimento e as avaliações prévias de clientes reais sobre o modelo.
Portanto, para aquecer ambientes, vale a pena comprar aquecedores maiores, com potência suficiente e sensores automáticos de segurança. Se o dispositivo precisar ser movido com frequência, é melhor escolher um design móvel sobre rodas.
Critério nº 2 – características técnicas
Um dos principais parâmetros de um aquecedor é a potência. Para escolher um dispositivo com desempenho correto, você deve realizar cálculos preliminares, consultar o vendedor e estudar atentamente as instruções. A documentação técnica deve indicar para qual área a potência de um determinado modelo se destina.
Além disso, é preciso ficar atento às seguintes características:
- consumo de gás – quanto combustível é necessário para a operação, o dispositivo é econômico;
- dimensões – qual a largura, comprimento e altura do aparelho, há espaço suficiente na sala para deixar espaço livre ao seu redor (1,5 m na frente, 0,2 m na parte traseira e nas laterais);
- tipo de controlo – mecânico ou eletrônico;
- peso e volume do cilindro fornecido – O dispositivo é muito pesado? Quão difícil será movê-lo e instalá-lo?
É importante verificar a embalagem e sua compatibilidade com o equipamento. O conjunto padrão inclui caixa de velocidade, mangueira de gás, às vezes um cilindro. Se algum dos elementos não couber no dispositivo, você deverá adquirir adaptadores adequados.
É desejável que o aquecedor seja equipado com design e funcionalidade adicionais.
As principais adições e recursos são os seguintes:
- controle automático de potência em vários modos;
- sensor de posição horizontal que desliga o dispositivo em caso de impacto mecânico repentino, distorção ou capotamento;
- sistema interno de controle de nível de dióxido de carbono;
- aquecimento infravermelho;
- ignição piezoelétrica;
- turbofan elétrico;
- válvula de alívio de sobrepressão.
Para maior facilidade de uso, deve-se escolher um dispositivo com rodas para livre movimentação, alças e pés de suporte que podem ser instalados em diferentes posições.
Revisão dos melhores fabricantes
Uma extensa gama de aquecedores catalíticos é representada por diversas marcas importadas e nacionais. Vejamos vários fabricantes cujos produtos são reconhecidos pelos consumidores como os melhores nesta área.
Nº 1 - dispositivos Bartolini confiáveis e funcionais
Os equipamentos de aquecimento da marca italiana Bartolini são os mais procurados no mercado. A empresa produz aparelhos bastante potentes com potência de 2.900 a 4.200 W, movidos a gás liquefeito.
A ênfase principal na produção está na independência dos equipamentos da disponibilidade de comunicações.
Aquecedores de um fabricante italiano podem ser adquiridos a preços que variam de 11 a 18 mil rublos. Eles se distinguem pela boa qualidade, confiabilidade e consumo econômico de combustível.
A maioria deles possui sensores de monitoramento de CO2 e sistemas de desligamento por capotamento. O modelo é especialmente procurado pelos compradores Pulôver Bartolini k.
Nº 2 - modelos compactos e econômicos da Campingaz
A próxima empresa mais popular é a Campingaz. Esta empresa francesa produz aquecedores a gás eficientes e seguros para instalações residenciais, armazéns, comerciais e industriais. É dada especial atenção aos equipamentos portáteis que garantem uma estadia confortável na natureza.
Os dispositivos da marca proporcionam excelente transferência de calor e possuem certificados de qualidade europeus. Sua produção utiliza novas tecnologias para um consumo econômico de combustível.
O custo médio dos produtos é de 11 mil rublos. O melhor representante da gama é considerado Campingaz cr 5000 turbo.
Nº 3 - aquecedores convenientes e seguros da marca Kovea
A empresa coreana Kovea oferece aos clientes aquecedores a gás de diversos modelos. Em sua maioria, são modelos compactos, portáteis e de baixo consumo de energia que operam com base na radiação infravermelha.
A fabricante coreana praticamente não utiliza elementos plásticos no design de seus aparelhos, o que aumenta ainda mais a segurança de operação. O preço médio dos produtos é de 5 a 8 mil rublos.
Nº 4 - aquecedores baratos e duráveis da Argo
Uma opção econômica de aquecedor catalítico é oferecida pelo fabricante nacional Argo. O gerador de calor a gás desta empresa destina-se ao aquecimento de instalações industriais, garagens e varandas com circulação normal de ar. Os agricultores costumam usá-lo em estufas e celeiros.
Com dimensões não muito grandes, o peso do aparelho é de 6,7 kg. Não tem rodas, por isso é bastante difícil movê-lo em longas distâncias. Mas para uso estacionário é bastante adequado. O custo aproximado do dispositivo é de 2.000 rublos.
A versão catalítica do dispositivo parece excessivamente cara para você como aquecedor temporário para uma casa de verão? Recomendamos verificar outros aparelhos a gás, adequado para aquecimento de instalações temporárias.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recomendações para escolha de dispositivos, principais diferenças de design entre modelos:
A viabilidade, prós e contras do uso de um aquecedor catalítico no vídeo a seguir:
O processo de aplicação de um catalisador na superfície de uma placa em casa:
Como ocorre a combustão catalítica é um experimento visual no vídeo a seguir:
Os geradores de calor a gás catalítico são uma excelente opção para aquecimento temporário de diversas instalações, aquecimento de garagens, tendas e estufas. São totalmente seguros: durante o seu funcionamento não são emitidos produtos de combustão nocivos ou odores desagradáveis.
Uma grande variedade de tamanhos e designs facilita a escolha de um dispositivo, tanto para uso estacionário quanto para um que você possa levar facilmente na estrada. Ao escolher um aquecedor catalítico, você precisa se concentrar nas características operacionais da sala, nos requisitos individuais e na capacidade financeira. Também é importante dar preferência a fabricantes confiáveis e com reputação positiva no mercado.
Você usa aquecedor a gás com placa catalítica e deseja compartilhar sua opinião sobre a conveniência de adquirir tal dispositivo com outros usuários? Conte-nos sobre os prós e contras identificados durante a operação, adicione fotos exclusivas do modelo do seu aquecedor no bloco de comentários abaixo.