Como escolher um aquecedor a gás para uma casa de verão: escolhendo um aparelho para aquecimento externo
Como pode ser bom passar uma noite na dacha? Sente-se na sua varanda ou terraço, observe o fogo e as estrelas.Aparelhos a gás adequados para aquecimento e iluminação de áreas externas irão ajudá-lo a criar uma atmosfera de conforto em uma noite fria de outono.
Diremos como escolher um aquecedor a gás para sua dacha, quais características do aparelho você precisa saber para fazer uma compra inteligente. Descrevemos detalhadamente o princípio de funcionamento e discutimos suas vantagens e desvantagens. Para ajudar os futuros compradores, são listados os principais fabricantes do segmento.
O conteúdo do artigo:
Aquecedores a gás para uso externo
Aquecedor a gás é um dispositivo que emite, além de ondas de calor direcionadas a um determinado item ou objeto, também ondas de luz. O dispositivo de ondas longas aquece tudo o que está ao seu alcance. Não desperdiça energia térmica para aquecer a massa de ar, o que cria pré-requisitos razoáveis para a sua utilização ao ar livre.
Uma vantagem inegável dos aquecedores a gás é a sua autonomia. É móvel e não requer conexão a redes de energia centralizadas. Pode ser usado para forçar mudas na estação fria, para manter uma temperatura confortável em jardins envidraçados de inverno.
Dependendo da potência do queimador a gás, o raio da zona de conforto pode ser de 2 a 5 metros. A variedade de modelos e formatos requintados de aquecedores externos a gás darão um toque especial à aparência da sua dacha. E o calor suave e o ar puro não deixarão ninguém indiferente.
Princípio de funcionamento de um aquecedor externo
O projeto de um aquecedor externo consiste em uma base, uma linha de gás e um queimador. Para dar boa estabilidade, a base é bastante maciça e nela é montado um cilindro de gás. O gás então sobe através de tubos de gás escondidos no rack do aquecedor.
No topo há um queimador de gás com refletor. Quando o gás queima, é produzida radiação infravermelha, que aquece os objetos, mas não o ar. Um aquecedor externo a gás na zona de conforto aumenta a temperatura em 10 graus.
A tampa é feita de um material que reflete bem o calor e a luz.Portanto, o local aconchegante não só fica aquecido, mas também iluminado. Antes da invenção da lâmpada, as cidades eram iluminadas a gás.
O queimador acende, via de regra, devido ao elemento piezoelétrico embutido. A grande maioria dos modelos possui ajuste de potência. Os dispositivos são totalmente autônomos e não precisam estar conectados à rede elétrica.
Vantagens e desvantagens características
As vantagens e desvantagens de um aquecedor externo são determinadas por suas características de design e método de aquecimento. Entre as vantagens:
- excelente design;
- design simples;
- independência eletrônica;
- mobilidade.
O aquecedor a gás é o mais econômico e prático em comparação aos aquecedores que utilizam outros tipos de combustível. Além disso, a combustão do gás quase não produz substâncias ou odores nocivos.
No entanto, devido à natureza específica da aplicação, os aquecedores exteriores são forçados a ser produzidos com um certo excesso de potência. Segundo os fabricantes, 92% da energia que geram é direcionada diretamente para o aquecimento de objetos na área de operação do aparelho, e 8% é gasta no ar.
Existem várias desvantagens:
- não a maior eficiência;
- consumo de gás relativamente alto;
- preço elevado, justificado pela utilização de materiais resistentes à negatividade atmosférica.
Recomenda-se o uso de aquecedores externos em temperaturas ambientes de +5 a +10 graus. Eles não são adequados para uso interno.
Operação segura de equipamentos de gás
Antes de começar a usar um aparelho a gás, leia algumas regras simples:
- Antes de ligar o equipamento a gás, verifique o estado das mangueiras de borracha.
- Observe as distâncias recomendadas do teto e das paredes.
- Não guarde botijões de gás em casa.
- Não opere aparelhos a gás perto de chamas abertas.
- Se acender com fósforo, acenda primeiro o fósforo e depois ligue o fornecimento de gás.
- Se for sair, feche as válvulas do botijão de gás.
- Antes de usar, leia atentamente as instruções do dispositivo.
O aquecedor externo a gás foi projetado para compradores em massa e não requer manutenção especial.
Dependendo do projeto cilindro de gás, necessários ao trabalho, podem estar localizados na parte inferior do aparelho ou em uma caixa de utilidades separada da caixa. O cumprimento de regras simples garante uma operação longa e confiável de equipamentos simples.
Critérios para escolher um aquecedor externo
Para não se perder na variedade de modelos, aqui estão algumas dicas de escolha:
- Para aquecer um espaço de 25 a 30 m², é necessária uma potência de 12 kW. Com base nisso, a potência do dispositivo é calculada.
- É desejável que haja uma mudança suave na potência, e não apenas um mínimo e um máximo.
- Disponibilidade de desligamento automático de emergência, por exemplo, em caso de queda.
- O material da caixa é preferencialmente aço inoxidável.
- Garantir a capacidade de operar com gás liquefeito e gás natural.
Ao escolher um aquecedor a gás, é necessário estar atento ao diâmetro do refletor para determinar a área de cobertura do aparelho. Seria bom se o aquecedor tivesse um consumo econômico de gás.
Se precisar aquecer uma área grande, é melhor comprar dois aquecedores.Desta forma, você conseguirá uma distribuição de calor mais uniforme. Com um aquecedor potente instalado no centro da área aquecida, a temperatura pode ser desconfortavelmente alta.
Visão geral dos principais fabricantes
Breves informações sobre fabricantes e linhas de aquecedores produzidas irão ajudá-lo a decidir melhor sobre uma grande variedade de modelos.
#1. Mestre de Marcas Verão
Os aquecedores externos a gás russos são produzidos sob esta marca. A produção começou em 2003. A gama de modelos consiste em dois tipos tradicionais: “cogumelo” e “pirâmide”. A linha inclui 8 cores para o “cogumelo” e 4 cores diferentes para a “pirâmide”. Todos os aquecedores vêm com garantia de três anos.
Características principais:
- potência 5-13 kW;
- diâmetro de aquecimento 9m;
- consumo de gás 0,45-0,87 kg/h;
- plataforma de estabilização para enchimento com areia.
Todos os modelos estão equipados com ignição piezoelétrica, rodas de transporte e desligamento automático de emergência.
Principais características do dispositivo em forma de pirâmide:
- potência 8kW;
- diâmetro de aquecimento 6m;
- consumo de gás 0,45-0,87 kg/h;
- frasco de vidro de quartzo.
A iluminação é obtida por uma chama de 1 metro de altura. É possível ajustar suavemente a potência. A ignição piezo é usada para iniciar.
#2. Marca Patriota
A marca Patriot foi fundada em 1973 nos EUA. Entre a enorme lista de equipamentos de jardim e ferramentas elétricas, encontram-se modelos de aquecedores infravermelhos externos.
Principais características dos modelos:
- potência 6-15 kW;
- diâmetro de aquecimento 9m;
- consumo de gás 0,45-0,87 kg/h;
- Modelos em aço inoxidável disponíveis.
Os modelos são equipados com ignição piezoelétrica e um dispositivo de controle de potência suave. Rodízios estão incluídos para fácil movimentação.
#3. Marca Kroll
O fabricante alemão de equipamentos de aquecimento Kroll foi fundado em 1980. Graças à automação 100% da produção, todos os desenvolvimentos inovadores são introduzidos quase instantaneamente na produção.
Principais características do modelo:
- potência 6,5-10 kW;
- diâmetro de aquecimento 6m;
- consumo de gás 0,51-0,78 kg/h;
- feito de aço inoxidável.
O modelo está equipado com um elemento piezoelétrico para ignição segura. Possui unidade de segurança embutida e ajuste suave da potência do queimador.
#4. Marca Enders
Fundada em 1883. A empresa alemã Enders é especializada na produção de equipamentos para recreação ao ar livre. A empresa produz uma ampla gama de aquecedores a gás externos.
Principais características do modelo com emissores rotativos:
- potência 2 queimadores de 2 kW cada;
- consumo de gás 2 a 0,145 kg/h;
- distância de aquecimento 4,5 m;
- material de fabricação: aço inoxidável ou aço pintado.
O modelo está equipado com elemento piezoelétrico e unidade automática de segurança. O ajuste da potência de combustão não é fornecido.
Principais características dos modelos:
- potência 4-14 kW;
- diâmetro de aquecimento 10m;
- consumo de gás 1.019 kg/h;
- Material: aço inoxidável polido.
O modelo permite ajuste suave de potência e possui ignição piezo. Unidade de segurança automática incorporada.
Principais características do modelo:
- potência 3-6 kW;
- distância de aquecimento 5m;
- consumo de gás 0,437 kg/h;
- Material de fabricação: aço inoxidável polido.
A potência relativamente pequena é compensada por um sistema patenteado de distribuição de energia térmica. O modelo está equipado com ignição piezo e unidade de segurança automática.
Características principais:
- potência 4,9 kW;
- consumo máximo de gás 0,34 kg/h;
- Material: aço pintado.
O dispositivo permite uma regulação suave da potência e altura da chama. Elemento piezoelétrico integrado e unidade de segurança automática. O corpo está equipado com rodas.
#5. Marca Nortec
O grupo chinês de empresas sob a marca Nortec iniciou suas vendas em 2005. Uma das direções da empresa é a produção de aquecedores externos.
Características principais:
- potência 6-12W;
- consumo de gás 0,6-0,98 kg/h;
- diâmetro de aquecimento 8 m;
- usa cilindros russos de 27l.
O modelo está equipado com ignição piezo. Para facilitar os movimentos, a base está equipada com uma distância entre eixos.
Características principais:
- potência 6-12 kW;
- consumo de gás 0,6-0,98 kg/h;
- diâmetro de aquecimento 8m;
- usa cilindros russos de 27l.
O ajuste de potência tem três estágios. Equipado com pirignição. Material da caixa: aço inoxidável.
#6. Marca Neoclima
Neoclima é uma marca registrada de um fabricante chinês de equipamentos de controle climático. Ano de fundação: 2000. Existem centros de serviços autorizados nos países da CEI.
Principais características dos modelos com guarda-chuva em forma de cogumelo:
- potência 5-13 kW;
- consumo de gás 0,4-0,87 kg/h;
- diâmetro de aquecimento 9m;
- usa cilindros russos de 27l.
O modelo é equipado com segurança automática e dispositivo para ajuste de potência. A ignição é realizada por um elemento piezoelétrico.
Principais características das modificações piramidais:
- potência 5-13 kW;
- consumo de gás 0,35-0,85 kg/h;
- diâmetro de aquecimento 5m;
- usa cilindros russos de 27l.
O corpo deste modelo é feito de metal pintado. Há ajuste de potência. O dispositivo está equipado com automação de emergência e ignição piezoelétrica.
Os principais fabricantes não estão representados na análise.Seus produtos são semelhantes em princípio de funcionamento, mas diferem em características técnicas e equipamentos.
Uma alternativa na área de aquecedores infravermelhos
Ruas examinadas em detalhe aquecedores infravermelhos mais adequado para uso externo. Ao mesmo tempo, devido à sua estreita especialização, são ineficazes em outras áreas de aplicação.
Para aquecer varandas e terraços bem ventilados, são adequados:
- aquecedores catalíticos;
- aquecedores cerâmicos;
- armas de calor.
Este tipo de aquecedor tem menos potência e, via de regra, possui distância entre eixos. Eles não são tão eficazes para aquecimento externo, mas são convenientes e versáteis. Aquecedores infravermelhos de cerâmica a gás podem ser usados para aquecer instalações residenciais e oficinas internas, mas requerem ventilação obrigatória.
Sobre, prejudicar ou beneficiar conseguimos usar dispositivos de aquecimento infravermelho, que são discutidos em detalhes no artigo que recomendamos.
Dispositivos de aquecimento catalítico
Nos aquecedores catalíticos a gás, não há combustão aberta de gás. Devido a uma reação química na presença de um catalisador, o gás é oxidado com liberação de energia térmica. Durante a combustão sem chama, a temperatura não sobe acima de 500 graus. Os aquecedores a gás catalítico pertencem à categoria infravermelha.
Dentro do corpo do aquecedor catalítico existe um material poroso revestido com spray ou pó catalisador. Normalmente, o material poroso é lã de fibra de vidro. E a platina é mais frequentemente usada como catalisador.
Recentemente, surgiram aquecedores catalíticos com um tipo diferente de catalisador, o que reduziu significativamente o custo.
Devido à grande área do catalisador, os vapores de gás ou gasolina são efetivamente oxidados como resultado de uma reação química. Ao mesmo tempo, o consumo de oxigênio é mínimo. Aquecedores a gás catalítico podem ser usados em espaços fechados e não requerem ventilação forçada que funcione bem.
As vantagens e desvantagens dos aquecedores catalíticos são determinadas pelo custo e tipo de catalisador.
Vantagens:
- fácil de transportar;
- não requerem ventilação;
- o cilindro de gás é montado dentro da unidade;
- pode operar com diferentes tipos de combustível (gás, gasolina);
- eficiência muito alta.
Os aquecedores catalíticos são o tipo mais seguro de equipamento a gás com baixa temperatura do elemento radiante.A popularidade desses dispositivos se deve ao seu consumo econômico de combustível e operação duradoura.
No entanto, eles têm as seguintes desvantagens:
- preço alto determinado pelo custo do catalisador;
- recurso limitado, cerca de 2.500 horas.
Os aquecedores a gás catalítico têm design simples e baixo peso. A maioria dos modelos não requer conexão a fontes de energia.
Ao escolher um aquecedor a gás catalítico, é necessário calcular a capacidade cúbica da sala aquecida. As modificações mais potentes podem aquecer até 100 metros cúbicos e ter uma potência de cerca de 5 kW. O consumo de gás neste caso é de até 300 g. à uma hora.
Em média, os aquecedores catalíticos são projetados para uma área de cerca de 20 m² e consomem 130-150 g/h de combustível. Este é um dos tipos mais econômicos de aquecedores a gás.
Aquecer o espaço interior de uma casa de campo é excelente aquecedor de carbono. Recomendamos que você se familiarize com os princípios de design dos dispositivos de fibra de carbono, bem como com os aspectos positivos e negativos de seu uso.
Aquecedores a gás cerâmicos
A radiação térmica de uma chama aberta é usada para aquecimento. Eles queimam muito oxigênio, portanto, é necessária ventilação no ambiente após o uso. Os aquecedores cerâmicos a gás são classificados como aquecedores infravermelhos.
O gás do cilindro entra no bocal onde ocorre a combustão. Devido à alta temperatura de combustão, cerca de 800 graus, é emitida uma grande quantidade de radiação infravermelha.
Para aumentar a eficiência do aparelho, é utilizado um painel cerâmico. Este painel é resistente ao calor e retém o calor por muito tempo, aquecendo gradativamente os objetos ao redor. As vantagens e desvantagens são determinadas pela presença de uma chama aberta. Alto consumo de oxigênio.
Vantagens:
- simplicidade de design;
- preço baixo;
- alto poder;
- alta taxa de aquecimento.
Devido à alta potência, os ventiladores são frequentemente adicionados ao design dos aquecedores cerâmicos. Esta adição permite maior eficiência e aquecimento mais rápido.
Os aquecedores cerâmicos têm as seguintes desvantagens:
- ventilação obrigatória ou boa ventilação;
- inseguro devido à chama aberta;
- aumento do consumo de combustível.
A eficiência dos aquecedores cerâmicos é menor em comparação com os seus equivalentes catalíticos. A elevada temperatura de combustão permite a utilização de ventilador para um aquecimento mais eficiente e rápido.
Os modelos mais potentes para uso doméstico têm potência de cerca de 6 kW.Sem a utilização de um ventilador adicional, podem aquecer até 60 m² de área habitacional. Devido ao aumento do consumo de gás, são equipados com botijões de 6 e 12 litros.
Ao mesmo tempo, existem aquecedores de baixa potência - opções de camping. O design simples e a despretensão permitem que este tipo de aquecedor seja utilizado para diversos fins. São as mais versáteis de todas as variedades.
Pistolas de gás térmico
As pistolas de gás térmico são capazes de aquecer um volume significativo de uma sala em questão de minutos. Armas de gás consulte dispositivos com convecção forçada. Estes são dispositivos de aquecimento direto.
Usando um elemento piezoelétrico, o queimador de gás é aceso e o ventilador atrás cria um poderoso fluxo de ar. A temperatura do ar que sai da arma é de 300-400 graus. A produtividade depende da potência do queimador e do volume de ar soprado. O kit pode incluir um sensor de temperatura para ligar/desligar automático.
Embora não haja fuligem ou odor quando o gás é queimado, o monóxido de carbono é formado nos produtos da combustão. Por este motivo, é necessário ventilar o ambiente a cada meia hora. As vantagens e desvantagens estão associadas à alta potência, que geralmente não possui ajustes.
Vantagens:
- alta mobilidade;
- simplicidade de design;
- não tem grande peso e dimensões geométricas;
- taxa de aquecimento muito alta;
- não é um preço alto.
A tocha a gás queima dentro do tubo e é isolada de forma confiável dos objetos ao redor. Porém, é necessário levar em consideração a alta temperatura do ar de exaustão e o aquecimento da própria tubulação.
O uso de armas de gás tem suas desvantagens:
- é necessária conexão à rede elétrica;
- ventilação constante;
- barulho;
- mesmo no modo automático, é necessário controle humano;
- alto consumo de combustível;
- nenhuma capacidade de regular o poder.
A eficiência como aquecedor residencial é reduzida devido à necessidade de ventilação constante.
A principal característica técnica de uma pistola de calor a gás é o volume de ar aquecido por hora. Parâmetros típicos para uma pistola de gás doméstica – 320 m3 à uma hora. Neste caso, o consumo de gás é de cerca de 700g/hora. Nem as unidades maiores têm potência de 50 kW e são capazes de aquecer 900 m em uma hora3.
A área de aplicação das pistolas de ar quente é o aquecimento rápido, principalmente de oficinas de produção e canteiros de obras. Adequado para garagens, varandas semiabertas, ambientes com boa ventilação. Ao escolher uma pistola de gás, preste atenção na presença de sistemas de automação e segurança.
Pistolas de gás térmico são frequentemente usadas para aumentar a temperatura para acelerar a cura de fundações monolíticas de concreto e estruturas semelhantes, para secar o gesso e aderir o acabamento à base.
Modelos pequenos de baixo consumo de energia são confiáveis para aquecer garagens privadas, dachas e casas de campo. Regras de seleção e tipos de pistolas de calor Este é o artigo que recomendamos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Devido ao seu tamanho volumoso, as luminárias são fornecidas desmontadas. Veja instruções de montagem:
Vídeo demonstrando o funcionamento da pistola automática de gás:
Um pequeno aquecedor catalítico pode funcionar a noite toda:
Em geral, os aquecedores a gás são altamente confiáveis e seguros. A grande maioria dos modelos é capaz de funcionar offline. Utilizando gás como combustível, são dispositivos muito econômicos e ecologicamente corretos.
Conte-nos como você escolheu um aquecedor a gás para sua casa de verão. Comente as informações que oferecemos, faça perguntas e compartilhe informações úteis. Você pode deixar um comentário no formulário de bloco abaixo.
Este ano instalamos um aquecedor semelhante próximo ao mirante em uma área suburbana. À noite, no verão, faz muito frio e às vezes dá vontade de ficar mais tempo no mirante: assistir o pôr do sol sem congelar. Escolhemos um modelo da Neoclima. Não se adapta muito bem ao design da área local, mas aí a potência pode ser ajustada e não é barulhenta. Não há reclamações sérias sobre o modelo.
Também quero tentar comprar um aquecedor assim para um gazebo aberto (somente no telhado) no pátio da casa. Estou interessado em saber quão quente fica. E também ouvi dizer que aquecedores infravermelhos podem causar dores de cabeça. Você não tinha nada parecido?
Compramos da MasterLeto um aquecedor a gás em formato de “cogumelo” para instalação em estufa. Não recomendo a ninguém, porque só serve quando as sementes estão plantadas no solo. É preciso criar um ambiente aconchegante (como se você guardasse mudas em vasos em casa), isso é normal. Mas quando as mudas já surgiram, o queimador de gás pode prejudicá-las - resseque-as, tome cuidado com elas. E não feche a estufa enquanto trabalha!