Taludes de gesso cartonado DIY: preparação, ferramentas, instruções de fabricação passo a passo

As encostas das portas e janelas eram tradicionalmente formadas com argamassa de gesso.O processo de reboco úmido não é fácil. Um mestre experiente pode lidar com isso. Mas existe uma opção mais simples e barata, que se refere às operações de nivelamento a seco. São encostas em gesso cartonado.

Preparação para acabamento

Em primeiro lugar, você precisa cuidar do próprio drywall. As aberturas das janelas estão em contato com a rua. Isso significa que a condensação se acumulará no interior das encostas. Não haverá muito, porque aqui será colocado isolamento. Mas as gotas de água ainda se formarão e vazarão.

Por isso, o conselho é usar gesso cartonado resistente à umidade para encostas, pois é de cor esverdeada. Espessura da chapa – mínimo de 12 mm. Drywall deve ser parede, não teto.

Agora sobre outros materiais que serão necessários no processo de formação de taludes, bem como as ferramentas necessárias.

Quais ferramentas e materiais serão necessários

Materiais adicionais que você precisará:

  • perfis para gesso cartonado, caso seja escolhida a tecnologia de formação de taludes pelo método de moldura;
  • composição adesiva de gesso, se a tecnologia for adesiva;
  • espuma de poliuretano;
  • selante;
  • canto perfurado em aço galvanizado;
  • cartilha;
  • massa.

Ferramentas:

  • faca de construção;
  • nível de construção;
  • Chave de fenda;
  • furadeira e acessório de mistura para ela;
  • espátulas;
  • cinzel com martelo.

Instruções passo a passo

Tudo começa com a preparação das pistas. Normalmente, o espaço entre a abertura e as janelas ou portas é preenchido com espuma de poliuretano.Ele se expande no ar e se projeta nas estruturas das janelas, sobrepondo-se às encostas. Portanto, a massa protuberante de espuma deve ser cortada com uma faca.

Para evitar a formação de um vão entre a encosta e a janela, é necessário cortar a espuma de montagem de forma que fique uma ranhura de 10 mm de largura e 5 mm de profundidade entre o caixilho da janela e a extremidade da abertura. Nele será inserido drywall, que será pré-cortado no formato e tamanho do talude.

Em seguida, vem a limpeza do plano da encosta das saliências da argamassa de gesso ou outro material. Aqui você precisará de um martelo e um cinzel. Não há necessidade de se arrepender de nada, é preciso retirar tudo o que for desnecessário.

A superfície da encosta está sendo reparada. Para fazer isso, você pode usar qualquer composição de reparo. Até massa serve. Preenche os defeitos do plano, nivelando-o ao máximo. Mas antes disso, o talude é tratado com um primer. O objetivo é garantir que as partículas do material que a compõe não interfiram na fixação da argamassa de reparo ao plano do talude.

Se as comunicações, por exemplo, cabos ou fios, forem instaladas através de uma janela ou porta, isso deverá ser feito agora. Antes de ser colocado na encosta cortar drywall.

Cortando drywall

As dimensões da própria encosta devem ser transferidas para uma folha de drywall. Em seguida, a camada de papelão é cortada com uma faca afiada. Neste ponto, a folha é refratada contra um destaque, por exemplo, na borda de uma mesa ou bancada. Em seguida, a camada inferior de papelão é cortada com uma faca.

As bordas de um pedaço cortado de drywall são processadas com uniformidade máxima. Existe uma ferramenta especial para esta operação, mas você pode fazer isso com uma faca.

Se a inclinação tiver um formato complexo, você poderá cortar o drywall com uma serra ou quebra-cabeças. A serra deve ter dentes finos.

Instalação em espuma de poliuretano

Esta tecnologia para instalação de taludes de gesso cartonado difere das outras 2 em nuances aparentemente menores. Mas a posição das encostas mais tarde depende delas.

A primeira coisa a fazer é aprofundar e alargar a ranhura entre a janela e a abertura da janela, que é preenchida com espuma de poliuretano. A própria inclinação da placa de gesso é cortada mais larga para que parte dela se encaixe mais profundamente na ranhura preparada. Espuma de poliuretano é colocada nele antes da instalação. E antes de se expandir, é inserido um declive. Posteriormente, a espuma restante será cortada com uma faca.

A seguir, o espaço livre entre a placa de gesso e a superfície de base da janela ou porta é preenchido com espuma. Este último começará a se expandir em contato com o ar. Um aumento de 3 vezes na sua massa criará uma carga grave no elemento de gesso cartonado instalado. A partir desta carga, a moldura de gesso cartonado começará a dobrar. Para evitar que isso aconteça, o talude da placa de gesso é apoiado. Isso pode ser feito assim:

  1. Um perfil de metal ou um bloco de madeira, ou uma placa, podem ser colocados verticalmente no drywall, se for um elemento lateral.
  2. É sustentado por 3-4 barras instaladas horizontalmente de modo que suas extremidades opostas fiquem apoiadas na encosta oposta.

Neste estado, o elemento de inclinação deve permanecer até que a espuma de montagem esteja completamente seca. Isso geralmente leva 3 horas. A seguir, os suportes são desmontados. Inicia-se a instalação de mais um talude vertical. O último a ser instalado é o horizontal, localizado acima da janela ou porta.

Antes de instalar cada elemento de inclinação subsequente, a espuma de montagem saliente dos instalados é cortada completamente até as bordas.

A instalação de taludes de gesso cartonado com as próprias mãos só é possível se as superfícies dos taludes de base forem tão lisas quanto possível - sem defeitos ou falhas. Portanto, eles devem ser reparados primeiro.

Instalação em espuma de poliuretano

Instalação em massa

É necessário esclarecer um ponto referente à composição adesiva. Por exemplo, a empresa KNAUF produz uma mistura seca chamada PERFLIX. Esta é uma cola pastosa, é universal, por isso também é usada como massa. Elementos de gesso cartonado podem ser montados nele. Você não pode usar massa normal.

Instruções passo a passo sobre como colar drywall usando cola de massa:

  1. A composição adesiva é aplicada uniformemente na parte de trás do talude de gesso cartonado em pequenas lâminas.
  2. A superfície próxima à janela ou porta é umedecida, por exemplo, você pode usar um borrifador.
  3. O talude é pressionado firmemente no local de instalação para que a composição adesiva aplicada sob pressão seja distribuída por toda a superfície ou a preencha tanto quanto possível.
  4. Neste caso, o elemento de inclinação deve ser movido ligeiramente de um lado para o outro. Assim a distribuição da massa será melhor.
  5. Os suportes estão instalados. Depois de um dia eles podem ser removidos.

Para agilizar a instalação, a instalação é realizada simultaneamente para todos os elementos. Por exemplo, instale o elemento horizontal superior. É suportado pela instalação de suportes no peitoril da janela. Depois, 2 laterais com suportes que ficarão apoiados nos taludes instalados.

Instalação em massa

Nuances de instalação:

  1. O talude é instalado com inclinação para o final da abertura. Para isso, desenhe uma linha perpendicular à parede no parapeito da janela, se a abertura for uma janela, ou no chão, se for uma porta. Da borda da janela em direção ao quarto.
  2. A borda externa do segmento aplicado é deslocada em direção à parede em 1 cm.
  3. Outra linha é traçada a partir da janela, conectando o plano vertical da janela ao ponto marcado. Este será o local de instalação do talude de gesso cartonado.
  4. O nível do laser é definido exatamente ao longo da borda da abertura.
  5. O elemento de inclinação é colocado em seu lugar.
  6. Os raios laser mostrarão o excesso deste último, pois é improvável que seja imediatamente possível cortá-lo com precisão em uma placa de gesso cartonado.
  7. O excesso é cortado e o talude pode ser instalado.

Normalmente, a massa não preenche todo o espaço sob o elemento instalado. É por isso que a espuma de poliuretano entra em ação. Não há necessidade de esperar que o adesivo endureça; você pode preencher o espaço com espuma imediatamente após a instalação. Embora não seja necessário preenchê-lo. Zonas simplesmente vazias são áreas de baixa resistência.

Instalação de moldura

Este método de decoração de encostas com gesso cartonado é mais complicado que os dois anteriores, pois sob o material em folha é necessário construir uma estrutura a partir de perfis metálicos. Portanto, esta tecnologia é utilizada quando as paredes da sala também são acabadas com placas de gesso cartonado.

O mais difícil é montar a moldura. Para isso, é necessário montar uma caixa a partir de guias ou perfis de parede. Eles são fixados ao plano da encosta com parafusos auto-roscantes. O método de instalação é na parede lateral e não na barra transversal.

Por exemplo, a parte vertical. Instale 2 perfis verticalmente: um próximo ao caixilho da janela e o segundo na borda da abertura. Eles são fixados não apenas ao plano em que estão montados, mas também entre si por meio de perfis de parede. Estes últimos são colocados horizontalmente. E na estrutura do pórtico eles servem como travessas. Um deve ser instalado por baixo, outro por cima e vários intermediários - 3-4 peças.

Instalação de moldura

A moldura no topo da abertura foi montada da mesma forma.Normalmente, os quadros horizontais e verticais não estão conectados entre si. Isso não é necessário, porque as estruturas são fixadas com segurança nas extremidades da abertura separadamente.

Agora você precisa começar a aparar o elemento inclinado de gesso cartonado. Porque não são as pontas, mas sim a moldura que passa a ser a base onde será fixado o elemento recortado em gesso cartonado. Até que seja montado, é inútil tirar dimensões e não há lugar para obtê-lo.

Os taludes recortados em placas de gesso cartonado são assentados exatamente no local de sua instalação e fixados aos perfis metálicos com parafusos auto-roscantes.

Algumas dicas úteis para usar parafusos auto-roscantes:

  • são aparafusados ​​​​a cada 10-15 cm;
  • ponto de aparafusamento – 1-2 cm da borda do drywall;
  • a tampa é rebaixada até uma profundidade de 0,5 cm, as reentrâncias serão preenchidas com massa.

As encostas da porta de entrada e das aberturas das janelas são isoladas. Isso deve ser feito após a montagem da estrutura metálica - antes de instalar o drywall. O material de isolamento térmico, por exemplo, lã de basalto ou placas de espuma de poliestireno, é colocado no espaço entre os elementos da estrutura. Aqui é importante colocá-lo de forma que não fiquem fendas e fissuras, que mais tarde se transformarão em pontes frias.

Selando fissuras e decorando cantos externos

Drywall não é o material mais durável, principalmente nas bordas. Portanto, eles precisam ser protegidos. Para isso, cantos perfurados de aço galvanizado ou plástico são colocados nas bordas.

A perfuração é necessária para que a solução de massa aplicada nas bordas passe facilmente pelos furos dos cantos, sem permanecer por baixo e sem criar pressão. Os cantos serão pressionados firmemente contra as bordas, protegendo-os de esforços mecânicos.

Isso é feito assim:

  • uma mistura de massa é aplicada na borda do drywall, que geralmente é o canto externo da encosta;
  • sobre ele é colocado um canto perfurado, que é pressionado firmemente contra a borda;
  • a massa de massa que sai dos furos não é retirada em lugar nenhum, é nivelada sobre o canto protetor;
  • se não houver massa suficiente, ela é adicionada incorporando o elemento protetor na solução.

Selando fissuras e decorando cantos externos

Resta selar as fissuras e fazer um acabamento áspero. Tudo aqui é feito com massa. Mas as superfícies de gesso cartonado devem primeiro ser preparadas, de preferência em duas camadas. O segundo é aplicado após a secagem completa do primeiro.

A massa é aplicada com espátula em camada fina e todas as fissuras são cobertas com a solução. O principal objetivo da massa é nivelar a superfície do gesso cartonado, pois após a fixação por qualquer um dos métodos acima, ela ainda permanecerá um pouco irregular.

Após a secagem da camada de massa, deve-se lixar com lixa fina. Aqui é importante remover pequenas partículas visíveis da mistura de massa e vestígios da espátula. Ou seja, não há necessidade de polir a superfície. Seria bom aplicar um primer, pois garantirá alta aderência da massa ao material que será utilizado para o acabamento do talude.

Normalmente o acabamento é pintura. Aplicar emulsão aquosa em 2-3 camadas. É melhor para ela pintar drywall. Cada camada é aplicada úmida - não há necessidade de esperar que a anterior seque.

Outra opção de acabamento é o papel de parede. Aqui, a tecnologia padrão é usada com adesivo de papel de parede. Existem outras maneiras de terminar encostas de drywall, mas a pintura é a melhor.

Na verdade, as encostas de portas ou janelas podem ser formadas por diversos materiais: laminado, forro, pedra, tijolo, gesso decorativo e outros.Nesse aspecto, o drywall é mais barato e fácil de instalar. Mesmo que tenham sido cometidos alguns erros durante a instalação, ele sempre pode ser substituído por um novo. E isso não afetará muito o orçamento alocado para o projeto de janelas e portas.

A única grande desvantagem é que a placa de gesso tem medo de muita umidade. Mesmo um modelo resistente à umidade, se for constantemente carregado com umidade, um dia irá delaminar. Portanto, é importante vedar com segurança todas as fissuras e vãos entre a encosta da placa de gesso e a janela ou moldura da porta.

Se algum dos leitores fez de forma independente encostas de gesso cartonado em sua própria casa ou apartamento, escreva nos comentários sobre sua experiência. Mesmo as menores dicas úteis serão interessantes.

Comentários dos visitantes
  1. Arcádio

    E eu queria falar sobre isolamento de encostas. Isso deve ser feito sem falhas. Não confie na espuma de poliuretano. Isto não é isolamento. Coloque lã basáltica sob as encostas. Pegue o mais grosso que encontrar na loja. Quanto mais denso melhor - durará mais. Se for possível usar uma moldura de perfil, faça exatamente isso. Não recomendo colocar na cola e muito menos na espuma.

  2. Denis

    O drywall como talude é um material aparentemente simples, mas por outro lado é complexo. A primeira janela acabou sendo, caramba, irregular. O drywall colocado cedeu um pouco - a inclinação tornou-se convexa no meio. Eu coloquei na massa. Percebi mais tarde que havia instalado o espaçador incorretamente e aplicado muita cola. Quebrou, fez novo. Não houve despesas, pois o material adquirido acabou sendo muito. Portanto, foi suficiente conduzir tal experimento.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica