Como substituir risers de abastecimento de água em um apartamento: um guia passo a passo
Em casas antigas, a falha no sistema de abastecimento de água é uma ocorrência comum.E instalar uma tubulação interna com materiais modernos ou comprar novos encanamentos não resolve o problema.
Só uma substituição completa dos risers de abastecimento de água do apartamento ajuda. Se você já encontrou um problema semelhante e não sabe por onde começar, nós o ajudaremos a descobrir. O artigo discutirá quais requisitos devem ser observados na substituição dos risers, quais etapas da instalação envolve a conexão do sistema e quais materiais serão necessários para isso.
O conteúdo do artigo:
Substituição do riser: aspecto legal
Um riser de água é uma seção vertical de tubulação equipada com uma válvula de corte na base. É propriedade comum.
Assim, a sua substituição deve ser efectuada pela entidade gestora (departamento de habitação ou gabinete de habitação) sem pagamento adicional por parte do inquilino ou proprietário.
O proprietário do apartamento só precisa redigir um requerimento dirigido ao gerente do HOA, indicando o problema que precisa ser resolvido. A única exceção é se a casa não for propriedade do departamento de habitação. Nesta situação, as reparações nos bens comuns são efectuadas a expensas dos residentes.
A propriedade comum inclui tudo o que está localizado no local, desde o riser até a primeira válvula de corte. Se um dispositivo de desligamento não for fornecido para o próprio misturador, então esta área pertence inclusive à propriedade comum.
Se o proprietário do apartamento pretende realizar grandes reparações e ao mesmo tempo fazer instalação de pipeline oculto, ou decidiu, no âmbito da remodelação, transferir o riser para um novo local - todas as obras serão realizadas às suas custas.
Qualquer remodelação relacionada ao uso de imóveis residenciais, incluindo elevadores de apartamentos, deve ser acordada com as organizações gestoras. Somente mediante a entrega da devida autorização por escrito ele poderá convidar instaladores de uma entidade gestora ou empresa privada para realizar o trabalho.
Razões para instalar um novo riser
A necessidade de substituição de uma tubulação vertical surge em dois casos: após o prazo de validade da estrutura metálica e ao realizar uma reforma completa do banheiro.
Dependendo das condições, sua substituição é realizada em um dos dois modos:
- planejado – quando as tubulações de água estão desgastadas;
- emergência – se ocorrer uma avaria ou fuga.
Em casas antigas, os degraus “originais” dos apartamentos são feitos de tubos galvanizados ou de ferro fundido. As estruturas metálicas são suscetíveis à corrosão e, portanto, requerem substituição.
Observou-se que os tubos se desgastam mais nos tetos entre pisos. Portanto, a união do tubo novo ao antigo deve ser feita fora do teto: no banheiro dos vizinhos que moram no andar de baixo ou de cima.
Para tubos metálicos, a vida útil é de cerca de um quarto de século. Na realidade eles duram muito mais tempo. Mas depois de quarenta anos de serviço, eles caem em desuso.
Mesmo que os tubos pareçam intactos após o término do período operacional, ainda é recomendável substituí-los. Isso se explica pelo fato de que uma tubulação desgastada com o tempo pode estourar a qualquer momento, o que acarretará grandes danos materiais tanto para os proprietários do apartamento quanto para os vizinhos afetados pelas enchentes.
No modo programado substituição de tubos Recomenda-se realizá-lo na fase de grandes reparos. Na disposição de interiores modernos, costuma-se “esconder” a tubulação na parede e, portanto, não será fácil acessá-la em caso de emergência.
Os tubos de ferro fundido são geralmente substituído por análogos de polipropileno. E esta escolha é plenamente justificada por uma série de vantagens inegáveis que o polímero possui.
Esses incluem:
- resistência à corrosão e influências agressivas;
- lisura das paredes internas, evitando o acúmulo de calcário na superfície interna da tubulação;
- força elevada;
- segurança ambiental.
Para organizar uma tubulação com água fria, comum tubos de metal-plástico e polipropileno diâmetro apropriado e para servir quente - tubos destinados a sistemas de aquecimento. Eles são caracterizados por maior resistência e maior resistência à deformação.
Os fabricantes de tubos de polipropileno afirmam que a vida útil dos produtos é de cerca de 50 anos e a dos utilizados para abastecimento de água fria é de cerca de 100 anos.
Em comparação com estruturas metálicas, instalação de tubos de polipropileno leva muito menos tempo. O uso da tecnologia de soldagem permite obter uma conexão forte e confiável com o mínimo esforço.
Tecnologia de substituição de riser de abastecimento de água
Os risers de abastecimento de água estão localizados nos banheiros, colocando-os a uma pequena distância da parede. O riser deve estar equipado com uma válvula de corte, que serve para desligar o abastecimento de água do apartamento.
O ideal é que todo o vão seja substituído. Mas na prática isso nem sempre funciona. Como último recurso, a área do chão ao teto deverá ser substituída. Neste caso, é inaceitável atualizar apenas uma pequena seção do tubo enferrujada.
Se o riser estiver sendo substituído em um prédio de apartamentos, os vizinhos devem ser avisados com antecedência sobre o horário dos reparos. Você deve combinar com os vizinhos que moram em apartamentos localizados logo acima e abaixo do seu sobre a possibilidade de realizar obras em seu território. Afinal, os novos canos passarão pelos tetos.
Se não for possível obter o consentimento, as ligações dos tubos terão de ser feitas dentro da sua casa de banho: acima do chão e sob o teto.Ao mesmo tempo, é imprescindível dar acesso aos locais onde as tubulações serão unidas, para que caso ocorra um vazamento, ele possa ser rapidamente eliminado.
Etapa #1 - seleção de materiais
Depois de resolver todas as questões com os vizinhos e a organização gestora, você pode começar a traçar um plano. Sua compilação permitirá determinar o layout da tubulação do banheiro e calcular a quantidade de consumíveis.
Para realizar o trabalho você precisa preparar:
- tubos de polipropileno D110mm;
- acessórios de diâmetro adequado;
- braçadeiras metálicas;
- selante de silicone.
Os tubos para instalação de tubulação vertical devem ser selecionados com diâmetro igual ao tamanho da seção transversal dos elementos desmontados.
Para conectar os trechos do riser a serem substituídos aos vizinhos, são utilizados acoplamentos e compensadores D110mm. Para conecte um tubo de plástico a um tubo de aço manguitos de transição são usados.
Ao mesmo tempo, é pensado o acabamento do riser: a necessidade de isolamento acústico e térmico, a estrutura e o desenho da caixa.
Ferramentas que você precisará:
- Búlgaro;
- 3-4 discos de corte D125mm;
- ferramenta de corte de rosca;
- chave ajustável e a gás;
- nível de construção;
- um simples lápis;
- Jogo de chaves de fenda;
- formão;
- martelo;
- roleta;
- pé de cabra (para usar como alavanca).
É necessário preparar com antecedência os equipamentos de proteção: chapéu, respirador, óculos de proteção e luvas de proteção térmica.
Para soldagem de tubos de polipropileno Você precisa comprar ou alugar um ferro de solda equipado com pontas de Teflon de diversos tamanhos.
As concessionárias programam as obras de substituição do riser nos dias de semana, no intervalo de horário das 10h às 15h, horário em que muitos moradores estão trabalhando. Isso permite minimizar a inconveniência temporária de limitar a operação do sistema.
A desconexão de uma tubulação existente é realizada com o envolvimento de especialistas, mas não de forma independente. Em média, os trabalhos de reparo levam de 30 a 60 minutos. Mas para não perder detalhes importantes, não se deve apressar muito.
Etapa 2 - desmontagem de canos antigos
A desmontagem de uma tubulação vertical feita de tubos de aço para água e gás é um dos trabalhos de encanamento de maior complexidade.Para realizá-los, é necessário ter experiência suficiente no trabalho com ferramentas elétricas e estrito cumprimento das precauções de segurança.
O primeiro passo é desligar o sistema e drenar a água dele. Este trabalho deverá ser executado por um representante da concessionária. Você não deve violar a regra - caso contrário, receberá uma penalidade administrativa.
Usando um moedor ou armado com um corta-tubos, corte canos velhos. Para isso, são feitos dois cortes horizontais a uma distância de 10-15 cm, convergindo para a borda do tubo localizado próximo à parede. Para evitar que a parte superior do tubo ceda, é melhor não fazer os cortes totalmente no início.
A parte superior do tubo é cortada a uma altura calculada igual ao comprimento da conexão que será pressionado durante a instalação. A tarefa do mestre é tornar o plano de corte perpendicular ao eixo do próprio tubo.
Para facilitar essa tarefa, use uma tira de fita adesiva como guia. É colado ao redor da circunferência para que o final se sobreponha exatamente ao início.
Para remover a parte inferior do riser, afrouxe cuidadosamente o tubo, tomando cuidado para não danificar o soquete. A solução na junção é escavada em todo o perímetro. Os pedaços cortados do tubo são removidos com uma cunha ou pé-de-cabra.
Antigamente, as conexões de tubos de ferro fundido eram feitas de duas maneiras:
- calafetando juntas com argamassa de cimento e areia;
- preenchendo a junta com enxofre.
Para remover a argamassa de cimento endurecida, a camada superior da costura é retirada com uma chave de fenda.A maneira mais fácil de queimar o enxofre é aquecer os elementos da tubulação com um maçarico. Para regular a tiragem no riser, uma blindagem de metal ou cimento-amianto é colocada no topo do tubo. Após o aquecimento da estrutura, a desmontagem das conexões não será difícil.
Os elementos cortados são cuidadosamente retirados das lajes com uma chave de fenda e as peças presas são arrancadas com um martelo. Na área limpa são marcados locais para colocação dos clipes necessários à fixação dos tubos na parede nos pontos de distribuição.
Etapa #3 – instalação de um novo pipeline
Usando uma serra ou tesoura para polipropileno corte novos tubos em elementos com o comprimento necessário. Nas seções dos elementos a serem conectados são feitas marcações indicando até que ponto será feita a conexão.
Caso seus vizinhos ainda possuam risers metálicos, é necessário avaliar o estado da estrutura metálica, determinando se o rosqueamento pode ser feito em sua extremidade. Para simplificar o procedimento de corte, a extremidade do tubo é lubrificada com óleo de máquina.
Se um tubo de metal não inspira confiança e há suspeita de que quando uma carga é criada ao cortar uma rosca, ela pode estourar, você deve fazer isso mais facilmente soldando uma rosca acabada de 5 a 7 voltas ou fazendo uma conexão usando um acoplamento de pinça.
Agora será possível conectar um acoplamento adaptador com rosca para instalação de uma tubulação de plástico.
O metal é unido ao plástico por meio de uma conexão roscada por meio de um acoplamento. O aperto durante a instalação deve ser feito com leve reforço. Para conseguir este efeito, as juntas são seladas com enrolamento de linho e revestidas com pasta de revestimento.Antes de colocar o adaptador em um tubo de ferro fundido, os pontos de conexão devem ser tratados com selante.
Conectar elementos plásticos é muito mais fácil. As aderências são limpas e tratadas com uma composição alcoólica.
Ao mesmo tempo, tanto a conexão quanto a extremidade do tubo são colocadas no aparelho aquecido. Ambos os elementos são aparafusados em toda a profundidade dos bicos. Depois de esperar o aquecimento dos elementos, ambas as peças são cuidadosamente removidas do bico e conectadas entre si.
Recursos de conexão à fiação
No local onde a tubulação vertical será conectada à fiação do apartamento, instale um tee medindo 32/20/32. Para facilitar a instalação do tee, sua extremidade é lubrificada com sabonete líquido. Os elementos são fixados por soldagem.
Um ponto importante: na hora de instalar os tees, é preferível não usar um acoplamento, mas sim uma conexão soldada.
Após instalar a válvula de corte, verifique se há vazamentos. Se não houver, fixe a estrutura montada na parede.
Para isso, utilizando um nível de construção, marque previamente pontos na parede para fazer furos para instalação de clipes. Os elementos de fixação são colocados a cada 100-150 cm.
A partir do momento em que é feita a última ligação, o troço instalado da rede pode ser abastecido com água no máximo uma hora depois. Para garantir um nível suficiente de resistência à umidade e absorção sonora, os locais por onde os tubos passam pelos tetos são concretados em toda a espessura. Estas e outras atividades de acabamento são realizadas somente após teste da estrutura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Sequência de ações na substituição de tubulação de aço por polipropileno:
Como cozinhar demais os risers de abastecimento de água:
Não há nada complicado em substituir um riser de abastecimento de água de um apartamento. O principal é obter autorização da secretaria de habitação e obter o consentimento dos vizinhos para realizar a vinculação. Seguindo a tecnologia de instalação e usando materiais de alta qualidade em seu trabalho, você pode construir por conta própria um sistema que lhe servirá bem por décadas.
Se, ao ler as informações, você tiver dúvidas ou experiência em substituição de risers de abastecimento de água e quiser compartilhar com nossos leitores, deixe seus comentários no bloco abaixo.
Se a pessoa mora em casa particular, só resta uma dúvida quanto à substituição dos risers - todo o sistema precisa ser trocado de uma vez, para evitar acidentes em outras áreas. Existem vários problemas nos apartamentos, que vão desde a discordância dos vizinhos até o fato de você mesmo ter que pagar. Mas é preciso avisar seus vizinhos com antecedência - se você mudar tudo em sua casa, mais cedo ou mais tarde, pelas características e vida útil do riser, eles sofrerão um acidente.
Eles mudaram meu ferro fundido para polipropileno há cerca de três anos, de uma só vez. Os tirantes foram trocados em toda a entrada e eles fizeram toda a fiação para mim ao mesmo tempo. Esta é uma qualidade de vida diferente! Em geral tudo parou de fluir! Não posso dizer nada sobre durabilidade, mas três anos depois eles não são diferentes dos novos. E todas as válvulas foram trocadas por latão, elas também funcionam muito bem. Nos tempos soviéticos, provavelmente só se poderia sonhar com isso.
Tudo é verdade, mas o que os “tempos soviéticos” têm a ver com isso? Pelo menos você pensou com a cabeça antes de escrever bobagens.As tecnologias mudaram, a instalação tornou-se mais fácil e a qualidade de vida melhorou.
Trocaram o espelho dos vizinhos do terceiro andar sem avisar ninguém... martelaram todo o cano... toda a incrustação e porcaria caiu entre o 1º andar e o segundo... Ligaram o sistema, derramou minha pia, inundou tudo e todos... que conserto é esse!? O resultado é uma cozinha jogada pelo ralo, e quem é o responsável!?
Olá. O responsável pelo acidente será responsável e indenizará os danos. Basta realizar um exame independente. Embora, teoricamente, o Código Penal devesse ter elaborado um ato de inundação, mas se a culpa for deles, então, é claro, eles não “perceberam”. Não tenha medo, vá à Justiça, geralmente a parte lesada ganha esses casos.
O autor aparentemente confundiu um pouco. O artigo primeiro escreve sobre a substituição dos risers de tubulação de água por polipropileno, e depois no meio do artigo falamos sobre tubos de PVC para esgoto...
Todos os trabalhos de reparação devem ser realizados de acordo com os documentos regulamentares. E os vizinhos não têm o direito de se opor a isso (código de habitação da Federação Russa). A substituição de risers é uma propriedade comum. Se houver uma objeção, haverá um julgamento, então não parecerá grande coisa. A substituição de tubos do chão ao teto, como sugere o autor do artigo, é simplesmente inaceitável de acordo com os documentos regulamentares.
Olá. Na verdade, não podem opor-se se 2/3 dos residentes numa assembleia geral do edifício concordarem com a decisão de substituir ou reparar. Existem também artigos com base nos quais o tribunal provavelmente decidirá a seu favor:
«Parte 3 do Artigo 17 da Constituição da Federação Russa. O proprietário pode dispor de seus bens como quiser, mas essas ações não devem violar os direitos e interesses de outros cidadãos.Neste caso, são violados os direitos e interesses dos vizinhos que desejam mudar o riser para melhores condições de vida.«.
«Cláusulas 10 a 12 das Regras para a manutenção de bens comuns em prédio de apartamentos. Segundo eles, os proprietários devem monitorar o reparo de todas as comunicações e equipamentos gerais e restaurá-los conforme necessário. Portanto, se seus vizinhos se recusarem a substituir os tirantes, eles violarão essas regras e requisitos, que também são confirmados pelos artigos 30, 39.156 do Código de Habitação da Federação Russa.«.
MAS!
«Artigo 44, 46 do Código de Habitação RF. A substituição de um riser é uma grande reforma, cuja decisão deve ser tomada levando em consideração cada voto do proprietário de uma parte de um prédio de apartamentos. Se 2/3 dos votos do total de moradores forem recolhidos a favor da reparação, a decisão é positiva. Se a mesma parte for contra a substituição dos risers, então negativo«.
Quanto a “do chão ao teto”, esclareça que tipo de documentos regulatórios são esses.
Olá Amir!
Eles dizem: “Percebeu-se que os tubos se desgastam mais nos tetos entre pisos. Portanto, a união da tubulação nova com a antiga deve ser feita fora do teto: no banheiro dos vizinhos que moram no andar de baixo ou de cima.”
Que documento define isso?
Esta observação é conveniente para o proprietário que deseja fazer reparos em casa sem esperar grandes reparos e encanadores realizando esse trabalho. Isso é dinheiro real, renda adicional.
A empresa gestora também se beneficia. Economizando dinheiro em grandes reparos.
Este ano, são gastos 9,44 por metro quadrado em grandes reparos. A área total dos proprietários é de 14.662,8 metros quadrados. metros.
Os proprietários pagam por mês: 9,44 x 14.662,8 = 138.416,83 rublos
Para o ano: 138.416,83 x 12 = 1.661.001,98 rublos
Para o proprietário, a ligação entre os vizinhos de baixo e de cima é boa; ele será beneficiado.
O vizinho abaixo tinha pedaços do teto quebrados onde os tirantes passavam pelo teto.
O vizinho de cima tem piso e azulejos quebrados nas áreas de passagem.
Eles fizeram reparos.
Aqueles. os interesses de um proprietário contra os interesses de dois proprietários.
A sociedade gestora fica do lado de um proprietário. Isso a beneficia. Ele começa a intimidar com o “Ato de Recusa...” para não reformar o riser.
A condição do riser é a mesma do primeiro ao último.
Bom dia.
A questão é esta: os vizinhos de cima e de baixo trocaram os canos do riser de água fria de aço para plástico, claro, ninguém trocou o teto (deixando as “contras” da ação demorada), ninguém veio até nós e se ofereceu para instale um tubo para substituição/reparo. Isso foi feito há muito tempo, ainda tínhamos uma sociedade gestora, agora temos uma associação de moradores (duvido que na altura da substituição tivessem autorização para substituir, ou seja, fizeram sem autorização).
Se eu (agora o espelho é antigo, não foi substituído, ficaria feliz em trocá-lo, mas não vejo sentido em mudar do chão para o teto sem substituir os tetos) ocorrer uma emergência e haverá um vazamento no nos apartamentos de baixo, ou vice-versa, vai vazar de cima (no teto) e depois de baixo — quem será o responsável? HOA, inquilinos superiores e inferiores ou eu?
Olá. Se vizinhos que fizeram uma substituição não autorizada provocarem um vazamento emergencial, substituirei todos eles às suas próprias custas, sujeito a culpa comprovada de sua parte.
Se os reparos tiverem sido acordados, a organização gestora é responsável por manter a propriedade comum em condições adequadas com base no parágrafo 42 do Decreto do Governo da Federação Russa de 13 de agosto de 2006 N 491.
E uma dúvida adicional: quem deve trocar a válvula de corte (torneira) da tubulação de água fria do subsolo, que deve ser utilizada para desligar a água do riser em caso de emergência?
Um pedido de substituição foi escrito, mas eles não o alteram. Se durante esse tempo, Deus me livre, houver uma situação de emergência no riser - a água não pode ser desligada (não desliga completamente, aparentemente está desgastada), a água escorrerá. De quem será a culpa? Ao registrar uma reclamação junto às organizações reguladoras, quais documentos regulamentares devem ser consultados?
Eu repito. A organização gestora é responsável por manter os bens comuns em boas condições com base no parágrafo 42 do Decreto do Governo da Federação Russa de 13 de agosto de 2006 N 491.
Boa tarde O riser foi substituído há 7 anos usando duas curvas de 90 graus; recentemente o vizinho acima começou a reclamar da baixa pressão da água à noite. Após inspeção por um representante da sociedade gestora, fomos informados de que a retilineidade do riser havia retornado e que este tipo de conexão foi a causa de uma queda de pressão de 1 MPa. Isso é possível?
Olá. Eles emitiram um aviso por escrito e responderam à reclamação do vizinho de forma radical - sim, você tem ouro, não um código penal. Embora a questão seja o que eles estavam pensando quando fizeram os cálculos hidráulicos e por que o vizinho ficou calado por 7 anos.
Gostaríamos aqui de analisar a base para a conclusão sobre a queda de pressão precisamente por causa da inclinação. Não é devido a bloqueios, má qualidade da água...
Diga-me, se você substituiu os canos de água quente e fria, mas não “selou” os furos restantes ao redor dos canos, quem é o culpado pelo vazamento de água por baixo desses furos?
Aquele que é responsável pelo trabalho realizado ♂️
Boa tarde. Os vizinhos de cima inundavam sistematicamente, o departamento de habitação fechava a água e não conseguia encontrar o motivo. Assim que pedi um relatório de vazamento, eles imediatamente descobriram o motivo do apodrecimento dos canos no teto entre nossos andares. De acordo com o projeto da casa, os canos ficam escondidos na parede. Surgem as seguintes questões:
Quem está restaurando as paredes, às custas de quem e em que nível? acabei de pintar de branco
Quem está restaurando o teto e às custas de quem. Tenho um tensor e uma parte com gesso cartonado
Se o piso estiver danificado, quem irá restaurar os móveis e às custas de quem?
Quanto tempo leva para restaurar tudo?
Por favor, diga-me, em que norma e cláusula as distâncias entre os risers de abastecimento de água quente e o abastecimento de água quente especificadas de acordo com as regras de encanamento devem ser de pelo menos 10 cm?
Boa tarde, a sociedade gestora substituiu o riser de emergência HVL por um tubo de metal ferroso. O 6º andar de um prédio de 9 andares foi galvanizado. Posso exigir a substituição por um galvanizado? Existem padrões para materiais?