Cortador de tubos para tubos de polipropileno: visão geral dos tipos de ferramentas e características de trabalho com elas
Ao instalar tubulações internas de abastecimento de água, esgoto e aquecimento, os tubos de plástico devem ser cortados em grandes quantidades. Não é recomendado o uso de meios improvisados para isso devido a muitos problemas potenciais no futuro.
Para cortar você precisa de uma ferramenta profissional. E é melhor levar um corta-tubos especial para tubos de polipropileno, cuja utilização garante um corte uniforme e sem rebarbas.
Mostraremos como escolher o equipamento para corte de tubos de polipropileno, descreveremos o dispositivo e o princípio de funcionamento e também descreveremos os principais critérios para a escolha dos corta-tubos.
O conteúdo do artigo:
Tipos de equipamentos para corte de tubos
Nas lojas, as ferramentas para corte de tubos de polipropileno (PP) são oferecidas de diversas formas. Estes são dispositivos mecânicos e elétricos manuais.
Cada um deles tem seus próprios méritos. O equipamento mais adequado deve ser selecionado com base no volume de trabalho e na sua complexidade.
Na escolha de equipamentos para corte de tubos de polipropileno, a atenção principal deve ser dada a dois pontos:
- A lâmina deve ser feita de liga de aço.
- Cada modelo de cortador de tubos possui dois indicadores - o tamanho mínimo e máximo do tubo. Esta faixa deve ser selecionada de forma que seja suficiente para concluir o trabalho.
O material do corpo desse equipamento geralmente é feito de metal.E é melhor quando é alumínio, não aço. Um cortador de tubos com alças de alumínio é leve e requer menos esforço para operar. Tubos macios de polipropileno não requerem esforço excessivo durante o corte. Uma ferramenta de alumínio suportará as cargas resultantes sem problemas.
Um cortador de tubos pode ter cortadores substituíveis ou não substituíveis. Mais cedo ou mais tarde eles se desgastarão. No segundo caso, as ferramentas deverão ser adquiridas novamente. No entanto, se o aparelho de corte for necessário para um trabalho único, é melhor escolher um modelo mais barato com equipamento permanente.
Opção #1 – guilhotina
O equipamento de corte de tubos mais simples em termos de design e qualidade de corte precisa é a tesoura de guilhotina. Eles podem ser manuais ou elétricos. Estruturalmente, trata-se de uma lâmina baixada sobre um tubo de polipropileno, que faz um corte uniforme e estritamente perpendicular à linha longitudinal.
A maioria das guilhotinas manuais são projetadas para cortar produtos tubulares com seção transversal de até 70 mm. Mas alguns modelos também são capazes de diâmetros de 100–150 mm. Isso é suficiente para realizar trabalhos de instalação em casa. Tudo acima se aplica a equipamentos industriais.
À medida que a faca pressiona o polipropileno macio, ela o rasga facilmente. Não há deformação do tubo devido à nitidez do cortador revestido de Teflon e à suavidade de seu movimento. Após o corte do polipropileno, não é mais necessário processamento adicional da extremidade. O tubo está totalmente pronto para soldagem de topo e uso de acessórios.
A única desvantagem das guilhotinas que merece destaque é a baixa velocidade de trabalho.Cada vez que a lâmina deve ser retornada à sua posição original desparafusando longamente a haste. Mas o corte fica perfeitamente uniforme e para isso você pode girar a alça. No entanto, se você planeja cortar muitos tubos de polipropileno, é melhor escolher um tipo diferente de corta-tubos.
Opção nº 2 – catraca
Esta classe de ferramenta de corte de tubos tem o formato de uma tesoura comum com duas alças. Eles só têm uma lâmina de um lado. A segunda metade é feita em forma de batente semicircular, onde deve ser colocado o tubo durante o corte.
Estão equipados com mecanismo de catraca para que a faca se mova suavemente e exija um mínimo de esforço.
As principais desvantagens deste equipamento de corte são a alta probabilidade de obtenção de um corte oblíquo e possível colapso do tubo. Na verdade, são tesouras de mão grandes. Você precisa usá-los com habilidade.Nosso site contém um artigo detalhado sobre como usar este tipo de corta-tubos. Mais detalhes - vá link.
Por inexperiência, a menor inclinação das mãos leva à formação de uma ponta torta, que deve ser afiada. E se o tubo também estiver enrugado, será necessário endireita-lo por dentro com um calibrador.
Os corta-tubos de pistola com mecanismo de catraca também pertencem a este tipo. Eles são muito mais fáceis de trabalhar. Você tem que aplicar muito pouco esforço para cortar, e o corte é mais uniforme.
O retorno da faca à sua posição original ocorre inteiramente ao pressionar um botão por meio de uma mola. Esta é a melhor opção para cortar tubos de polipropileno com paredes mais espessas e duras.
Opção nº 3 - rolo
O próximo tipo de cortador de tubos é o cortador de rolo. Possui um ou mais rolos em seu design. Esta ferramenta parece um gancho. Dentro deste gancho existem rodas móveis sobre as quais repousa o tubo a ser cortado.
O corte propriamente dito é feito por outro rolo-faca de corte, que é puxado do cabo por uma extensão telescópica.
O corte do polipropileno ocorre como resultado da rotação do cortador de tubos em torno do tubo preso nele. Aqui é importante girá-lo para que a linha de corte do plástico não se afaste do ponto inicial.
O rolo de corte deve terminar o círculo no mesmo lugar onde começou.Se você tiver que cortar paredes grossas de tubos, será necessário dar várias voltas ao redor do tubo, pressionando gradualmente o cortador mais fundo no plástico girando o parafuso na alça.
Quando usada de maneira correta e segurando a faca com precisão ao longo da linha, o corte resultante do uso de um cortador de tubos com rolo é perfeitamente reto. A este respeito, é comparável a uma guilhotina.
Mas corta canos muito mais rápido, mas também custa mais. Além disso, o menor deslocamento acidental da faca para o lado leva ao aparecimento de rebarbas no local do corte, que devem ser removidas posteriormente.
Ao cortar polipropileno com um cortador de tubos de rolo, não aperte demais a alça, pressionando o disco da lâmina com muita força contra a superfície a ser cortada. Podem formar-se microfissuras no plástico, o que reduzirá a resistência do tubo e poderá causar lascas na extremidade.
Tudo deve ser feito de forma suave e lenta. Isto é especialmente verdadeiro quando se trabalha com tubulações de esgoto de paredes espessas e de grande diâmetro.
Como e como não cortar polipropileno?
Além dos cortadores de tubos especializados acima, tubos de polipropileno podem ser cortados:
- serra;
- quebra-cabeça em baixa velocidade;
- por dentro com uma furadeira com acessório de disco.
Um "MAS". Como resultado do uso dessas ferramentas “improvisadas”, as bordas do tubo ficam rasgadas. Isto não é apenas desagradável, mas também inaceitável.
Antes de solda As extremidades do tubo devem ser limpas de todas as rebarbas e niveladas, caso contrário a conexão ficará instável. Esse corte agressivo quase sempre leva a problemas na tubulação instalada no futuro.
Não é recomendado usar uma rebarbadora. Devido à alta velocidade de rotação do seu disco, o tubo de polipropileno começará a aquecer e derreter. Uma situação semelhante pode ocorrer ao usar uma serra elétrica se ela estiver ligada na potência máxima.
Essas ferramentas devem ser usadas para cortar plástico apenas como último recurso, quando não houver mais nada disponível.
Independentemente da ferramenta escolhida, em hipótese alguma se deve exercer muita pressão no tubo de polipropileno durante o corte. Isso se aplica ao uso de retificadoras e cortadores de tubos profissionais.
Os esforços devem ser aumentados gradativamente, caso contrário o plástico pode simplesmente rachar. Sob forte pressão, podem ocorrer danos invisíveis nas paredes dos tubos PP, o que pode levar à ruptura da tubulação.
Há outro argumento contra a forte pressão de uma ferramenta de corte em um tubo de polipropileno - deformação em termos de geometria. As paredes no ponto de tal pressão começam a desmoronar, razão pela qual a seção transversal passa de um círculo para um oval. E a extremidade para soldagem com a conexão deve ser perfeitamente redonda. Você terá que endireitá-lo posteriormente com um calibrador, o que exigirá tempo e esforço.
Para evitar que as paredes dobrem, um par de blocos redondos de madeira de diâmetro um pouco menor deve ser inserido no tubo a ser cortado. A faca deverá passar entre eles ao cortar polipropileno. Dessa forma, o plástico definitivamente não dobrará, mas será cortado como deveria.
Você absolutamente não deve usar uma serra de fita ou serra circular para cortar. O polipropileno é muito macio e ao mesmo tempo muito frágil para eles. Por um lado, o tubo pode ser arrancado de suas mãos, mas por outro lado, definitivamente não funcionará sem lascas e rachaduras no local do corte.
Para cortar, use cortadores de tubos projetados para tubos metálicos, também não é recomendado. Suas facas são feitas de um material diferente com características ligeiramente diferentes.
Eles não cortarão o plástico, mas o rasgarão. As únicas exceções são ferramentas universais para todos os tipos de pipelines. Mas custam muito, é mais uma opção para encanadores profissionais.
Escolhendo um cortador de tubos - mecânico versus elétrico
No dia a dia, para trabalhos únicos, recomenda-se o uso de ferramentas de corte manuais. Custa menos que um elétrico e é mais fácil de usar.
Se necessita de fazer vários cortes para instalar o abastecimento de água numa casa ou apartamento privado na zona desde a coluna até alguma canalização, então esta é simplesmente a escolha ideal. No entanto, com grandes volumes de trabalho, cortar tubos exigirá muito esforço e tempo.
O equipamento elétrico custará mais do que o seu equivalente mecânico. Mas facilita e agiliza muito o processo de corte de tubos de polipropileno. O resultado são bordas mais suaves. Neste caso, não é necessário exercer força para pressionar o cabo, basta segurar o corta-tubos elétrico exatamente ao longo da linha de corte. Os erros são praticamente eliminados.
Toda ferramenta elétrica requer energia para funcionar. Se houver problemas com isso (a eletricidade ainda não foi conectada à casa recém-construída ou ocorrem acidentes constantemente), então é melhor preferir um cortador de tubos manual. Você terá que trabalhar muito e se esforçar, mas a instalação do abastecimento de água e esgoto será concluída no prazo e sem atrasos.
O corta-tubos manual possui dimensões compactas. Muitas vezes é simplesmente impossível trazer um análogo elétrico volumoso para uma tubulação já instalada para fazer uma ligação a ela. Mas com uma tesoura manual você pode fazer esse corte sem problemas.
Uma alternativa para ambas as opções de cortador de tubos é um elétrico com bateria removível. Essa ferramenta pesa apenas 1,5–2 kg.O acionamento elétrico facilita o processo de corte, mas não é preciso procurar uma tomada para conectar essas “tesouras”. A bateria geralmente dura algumas centenas de cortes, o que é suficiente para um dia inteiro de trabalho.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para que a montagem da tubulação seja bem-sucedida, a ferramenta para corte de tubos de polipropileno deve ser escolhida corretamente. Nem todo corta-tubos é adequado para este tipo de trabalho.
Você ainda precisa aprender como usá-lo, depois de testá-lo em um pedaço de cano desnecessário. As análises de vídeo abaixo certamente ajudarão você a navegar escolhendo este equipamento.
Revisão de várias tesouras para corte de tubos de polipropileno:
Comparação de diferentes métodos de corte de tubos de plástico:
Como usar um cortador de tubos com catraca:
Sem um cortador de tubos em mãos, é difícil instalar uma tubulação de polipropileno, o corte de tubos levará muito tempo. Você precisa adquirir uma ou outra versão do equipamento de corte. No entanto, você deve escolhê-lo com sabedoria na loja. E antes de utilizá-la, não custa nada estudar atentamente o manual de instruções que acompanha a ferramenta, afinal, trata-se de uma ferramenta profissional especializada.
Procurando um cortador de tubos para uso doméstico? Ou você já tem experiência em trabalhar com equipamentos similares? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência e tire dúvidas sobre o tema do artigo no bloco abaixo.