Tipos de botijões de gás: classificação completa + análise de marcações
Os cilindros de gás são amplamente procurados tanto na indústria quanto na medicina, na aviação, nas indústrias espaciais e na vida cotidiana, como fonte autônoma de energia.Eles podem ser usados para aquecimento, iluminação e cozinha.
Para eliminar quaisquer problemas associados à operação, você precisa escolher o tipo certo de equipamento. Vamos juntos tentar entender os tipos de cilindros de gás, as características de seu design e conexão.
O conteúdo do artigo:
Dispositivo de cilindro de gás
Tanto para armazenamento quanto para transporte de gás comprimido e liquefeito, foram criados cilindros de gás - recipientes especiais nos quais essas substâncias ficam sob alta pressão. O primeiro tipo de gás permanece no estado gasoso sob qualquer pressão, e o segundo, com o aumento deste parâmetro, passa para a fase líquida.
Nitrogênio, flúor, oxigênio, metano, hidrogênio, bem como cloro, dióxido de carbono e amônia são transportados e armazenados em estado comprimido e liquefeito.
O contêiner em si é uma estrutura totalmente soldada com paredes de pelo menos 2 mm de espessura e geometria cilíndrica. É feito de aço ou polímero.
Seus componentes:
- concha;
- pescoço;
- fundo.
O pescoço do cilindro possui uma rosca cônica para válvula de corte, fechando hermeticamente a saída. Se, por algum motivo, o gás se expandir, a válvula quebrará sob a influência da pressão e a pressão dentro do vaso voltará ao normal.
O gás dentro de tal recipiente está sob uma pressão máxima de 15 MPa.O corpo ou carcaça do cilindro possui uma única costura soldada.
Para que o gás dentro do vaso exerça pressão igual em suas paredes, cada cilindro possui um fundo convexo - superior e inferior. Para maior estabilidade, o cilindro é equipado com um suporte de anel - uma sapata. Além disso, o tanque de gás é equipado com uma tampa metálica ou plástica que protege a válvula durante a operação e transporte.
A tampa é aparafusada no anel do pescoço. Às vezes o balão é fornecido caixa de velocidadeprojetado para equilibrar a pressão. A válvula é uma unidade que inclui um corpo de aço em forma de T, um volante e um elemento de fechamento.
O conjunto composto por uma válvula de derivação e uma haste é denominado elemento de corte. Cada uma das peças da montagem desempenha sua própria função.
A válvula é necessária para regular o fornecimento de gás através do corpo, e a haste é necessária para interagir o volante com a válvula por meio do torque. Ao girar o volante, você pode fechar ou abrir o fluxo de gás.
Tipos de cilindros de gás
Os recipientes de gás são classificados de acordo com vários critérios: material do corpo, volume, finalidade, nome do enchimento, método de conexão.Tanto materiais metálicos quanto compostos são usados para fazer a caixa. Ambos têm seus prós e contras. Você deve se familiarizar com eles para fazer a escolha certa.
Classificação por material corporal
Liga ou aço com baixo teor de carbono é usado para fazer o corpo de um cilindro de metal. A capacidade dos recipientes metálicos é de 5 a 50 litros. Cilindros com capacidade inferior a 50 litros podem ser instalados dentro de casa e 50 litros - somente fora.
Estes últimos precisam de proteção contra os raios solares diretos. Para isso, são colocados em um gabinete metálico trancado e com marcações correspondentes ao tipo de gás. Um cilindro metálico vazio pesa de 4 a 22 kg.
O recipiente está cheio de gás até um máximo de 85%. Dependendo do volume, o cilindro contém de 2 a 22 kg de gás. Este equipamento a gás é explosivo e perigoso. Temperaturas acima de 50⁰ são contraindicadas para ele. Em caso de mudanças bruscas de temperatura e em caso de incêndio, ocorre uma forte explosão. Tal cilindro não pode ser virado bruscamente, porque... isso causa um aumento na pressão.
O cilindro de gás composto é uma opção mais recente. Sua principal vantagem é a total segurança contra explosão, mesmo em caso de vazamento de gás. Os gases liquefeitos são transportados e armazenados nesses recipientes. Quando exposto a uma chama aberta, o gás escapa gradualmente pela carcaça e simplesmente queima.
Eles são leves - 70% mais leves que os de metal e têm um design elegante. Graças ao corpo transparente, você sempre pode monitorar o nível do gás. Ao contrário do metal, o material compósito não está sujeito à corrosão, portanto é mais durável.
O polímero possui excelentes propriedades dielétricas, eliminando 100% das faíscas.A faixa de temperatura operacional está entre -40 - 50⁰. Recomenda-se que os cilindros sejam usados por até 30 anos. Eles devem ser recertificados a cada 10 anos. O peso do cilindro é de no máximo 8 kg.
Os cilindros de gás composto vêm em dois tipos: aqueles feitos com tecnologia de sopro e aqueles feitos enrolando fibra de vidro em um mandril. No primeiro caso, o frasco é feito de tereftalato de polietileno. Em seguida, os fabricantes revestem o recipiente, feito de fios de fibra de vidro, com resina epóxi. O recipiente é colocado em um invólucro de polímero.
Na produção de cilindros do segundo tipo, é utilizado um mandril especial. A fibra de vidro é enrolada nele e a peça é impregnada com resinas. Primeiro, são obtidas duas metades do vaso. Após a cura, são colados e colocados em um denso invólucro de polietileno.
Devido à presença de válvula de sobrepressão e taxa fusível, cilindros compostos aumentaram a segurança. Em caso de incêndio, o fusível é ativado. Ao derreter, libera gás gradativamente, com total controle do processo. Depois que o inserto for ativado, o cilindro não poderá ser usado para uso posterior.
Separação de acordo com local de instalação e finalidade
Todos os cilindros de gás existentes, dependendo de onde estão instalados e para que se destinam, estão divididos nos seguintes tipos:
- Doméstico. São utilizados para aquecimento, fogões, caldeiras.
- Automotivo. Eles são usados em carros cujos motores funcionam com combustível gasoso.
- Turista. Adequado para dispositivos móveis como maçaricos, queimadores, kebabs, aquecedores.
- Industrial. Esta categoria inclui recipientes nos quais são armazenados gases.Esses cilindros são utilizados na metalurgia, na indústria química e em fábricas farmacêuticas.
- Médico. Eles são abastecidos com misturas respiratórias e transportados em ambulâncias, utilizados em enfermarias de terapia intensiva e onde são preparados coquetéis de oxigênio. Esses cilindros também são utilizados por equipes de resgate e bombeiros.
Existem também cilindros universais que são usados em muitas indústrias.Para aparelhos móveis a gás, são produzidos cartuchos descartáveis com capacidade de 100 a 450 g de gás. Visualmente, eles se assemelham a sprays aerossóis.
Características de classificação por preenchimento
Com base na composição da mistura, os cilindros são chamados de propano, butano, hidrogênio, nitrogênio, acetileno, dióxido de carbono, argônio, oxigênio, hélio, etc. Cada composição possui seu próprio regime de temperatura.
Para condições padrão, a diferença entre elas é pequena. Quando um cilindro é necessário para utilização em zonas de alta montanha ou em condições de temperaturas muito baixas, este parâmetro desempenha um papel decisivo.
O isômero butano é uma mistura de isobutano e propano, adequado para baixas temperaturas. É seguro para a camada de ozônio. Tanto o propano quanto o butano são muito perigosos para os humanos. Se forem inalados, consequências graves para o corpo são inevitáveis. O contato direto com o butano líquido faz com que o corpo esfrie até -20⁰.
O butano é usado para carregar isqueiros e às vezes como refrigerante em aparelhos de ar condicionado e unidades de refrigeração. O propano é necessário na produção de solventes. O trabalho em metal que envolve soldagem e corte requer acetileno.Também é utilizado na produção de explosivos, ácido acético, borracha, todos os tipos de plásticos e em motores de foguetes.
O nitrogênio é usado pela indústria eletrônica, química, petróleo e gás, farmacêutica e metalurgia. O hidrogênio é necessário para as indústrias alimentícia e química. Também é usado como combustível para foguetes e para soldagem.
Rodas de bicicleta e extintores de incêndio são bombeados com monóxido de carbono ou dióxido de carbono. Na indústria alimentícia, são produzidas bebidas carbonatadas com ele. Na forma de gelo seco, o monóxido de carbono é usado como refrigerante.
Nas indústrias metalúrgica e metalmecânica, em processos onde a interação do fluxo fundido com o oxigênio é inaceitável, utiliza-se argônio. Também é usado na medicina para anestesia e para purificar o ar. Cilindros de hélio são necessários não apenas para encher balões, mas também para cortar, soldar e derreter metal.
Esse gás faz parte das misturas respiratórias utilizadas no mergulho e pode ser refrigerante em experimentos científicos. A amônia é um solvente forte. Por ser muito venenoso, os cilindros que o contêm devem ser transportados e armazenados com muito cuidado. O mesmo se aplica aos recipientes com cloro.
Recipientes de oxigênio podem ser encontrados perto de máquinas de solda, onde são produzidos explosivos e ácidos, e onde são preparados coquetéis de oxigênio. O ar comprimido, transportado em cilindros, é mais frequentemente utilizado na operação de dispositivos pneumáticos.
O metano do gás natural liquefeito é usado como remédio para dormir na medicina, na produção de fertilizantes e na forma de combustível.Este gás é seguro para humanos.
Tipos de cilindros por método de conexão
Diferentes modelos de cilindros de gás são conectados a dispositivos usando quatro padrões de conexão. O mais popular é rosqueado padrão que atenda a todos os requisitos de segurança. Os produtos possuem rosca 7/16″. Uma mangueira ou queimador é conectado a esses cilindros, aparafusando-os.
O seguinte padrão de cilindro é pinça. Este tipo de conexão também é chamado de push ou clamp. Um cilindro com este tipo de conexão é considerado o mais barato. Aqui, o papel de pinça na conexão é desempenhado por uma peça cilíndrica. O cilindro de pinça pode ser conectado a equipamento rosqueado, mas isso exigirá um adaptador.
O tipo de cilindro perfurado é o mais comum em todo o mundo. Estes cilindros descartáveis têm a desvantagem de o recipiente não poder ser removido até que todo o gás tenha sido utilizado. Os modelos mais recentes de cilindros perfurados com sistema SGS não apresentam essa desvantagem.
Aqui é possível bloquear o vazamento de gás ao desconectar do queimador e desligar um recipiente que não esteja completamente vazio. Eles são usados para soldar lâmpadas, iluminar lâmpadas e fogões portáteis.
A conexão da válvula é do tipo usado principalmente na Europa. A conexão é simples e confiável, com alto grau de proteção contra vazamentos.
Explicação das marcações dos cilindros
Lendo corretamente o rótulo, você pode obter informações completas sobre o cilindro de gás. Se for um cilindro de propano, então seu passaporte está na área da válvula, em uma caneca de metal.
O passaporte do cilindro de propano indica: pressão de operação em MPa, pressão de teste nas mesmas unidades, volume real do recipiente em l, número de série, data de fabricação no formato “MM.YY.AA”, onde os primeiros caracteres indicam o mês, o segundo - o ano, o terceiro - o ano da próxima certificação.
Isto é seguido pelo peso do cilindro vazio em kg e pela massa do cilindro cheio. A última linha é a designação da letra “R-AA”. “R” é a marca do local ou planta de recertificação. A combinação dos caracteres “AA” revela informações sobre o ano até o qual esta certificação será válida.
A marcação do cilindro de oxigênio tem ordem própria e é composta por quatro linhas. O primeiro contém informações sobre o fabricante, bem como o número da embalagem. O segundo contém a data de lançamento e a data de teste recomendada. Na terceira - pressão hidráulica e de trabalho. Na quarta - o volume do gás e a massa do cilindro sem válvula e tampa.
Ao comprar um cilindro, preste atenção na forma como as informações nele estão impressas. Não é aplicado no corpo com tinta, mas é arrancado e depois revestido com um verniz especial incolor para protegê-lo da corrosão. Freqüentemente, a última linha contém a marca do fabricante.
Características de pintura de cilindros de gás
Os cilindros de gás comprimido são pintados de forma diferente na Rússia e no exterior. Além disso, cada tipo de gás corresponde não apenas a uma cor específica do corpo, mas também à cor da faixa e da inscrição.
A tabela mostra as cores de identificação dos cilindros com determinados tipos de gases, bem como a cor das inscrições e listras.
Gás | Cor do cilindro | Inscrição | Banda |
Amônia | Amarelo | Preto | Marrom |
Azoto | Preto | Amarelo | Marrom |
Argônio é técnico e puro | Preto, cinza respectivamente | Azul verde | Azul verde |
Acetileno | Branco | Vermelho | Verde |
Butileno | Vermelho | Amarelo | Preto |
Butano | Vermelho | Branco | Preto |
Hidrogênio | Verde escuro | Vermelho | Preto |
Ar comprimido | Preto | Branco | Preto |
Hélio | Marrom | Branco | Preto |
Oxigênio | Azul | Preto | Preto |
Sulfato de hidrogênio | Branco | Vermelho | Vermelho |
Dióxido de carbono | Preto | Amarelo | Amarelo |
O óxido nitroso é bombeado para um cilindro cinza com letras pretas e a mesma faixa. Um cilindro de fosgênio de cor protetora tem uma inscrição amarela e uma faixa amarela, e um cilindro da mesma cor, mas com uma inscrição preta e uma faixa verde, contém cloro. A cor de alumínio do cilindro, a inscrição preta e duas listras amarelas indicam que ele está preenchido com freon-22.
Para o dióxido de enxofre, destina-se um cilindro preto com uma faixa branca e uma inscrição amarela. O etileno está contido em um recipiente roxo com letras vermelhas e uma faixa verde. Para outros gases inflamáveis, destinam-se recipientes vermelhos com inscrição branca e faixa verde. Os gases não inflamáveis são indicados por uma inscrição amarela sobre um fundo preto da caixa e uma faixa verde.
Tipos de mau funcionamento do cilindro e sua eliminação
Todas as avarias existentes nos cilindros de gás são divididas em dois tipos: aquelas que podem ser eliminadas e aquelas que não podem ser eliminadas.
O primeiro tipo inclui:
- funcionamento incorreto da válvula do cilindro e do manômetro;
- danos ou deslocamento do calçado;
- danos à conexão roscada;
- vazamento de gás;
- A pintura corporal está descascando em muitos lugares.
O segundo tipo de mau funcionamento é uma superfície significativamente danificada da caixa na forma de amassados, rachaduras, inchaço e falta de marcações. Neste caso, o cilindro é rejeitado.A decisão sobre a possibilidade ou impossibilidade de reparação é tomada por especialista com qualificação adequada.
Ao reparar cilindros de gás, os elementos defeituosos são frequentemente simplesmente substituídos. Às vezes é necessário lavar o interior do recipiente e verificar se há corrosão por dentro. A inspeção periódica inclui todo esse trabalho e, após a conclusão, é emitido um certificado.
Isso não deve ser feito em casa. Tudo o que você pode fazer é pintar o corpo do cilindro. Isso deve ser feito com muito cuidado para não pintar as inscrições ou danificar as marcações. Todas as outras avarias só podem ser reparadas por uma oficina ou fabricante especializado.
Fabricantes populares de cilindros de gás
Entre os diversos fabricantes de cilindros, a marca russa merece destaque "Sledopite". Eles oferecem dois tipos de cilindros de gás com conexões roscadas e de pinça - para mistura para todas as estações e inverno. Empresa americana Fervura a jato abastece o mercado com cartuchos cheios de propano e isobutano que podem ser usados no inverno.
Empresa francesa Campingaz produz todos os tipos de dispositivos equipados com cilindros de gás. Seu tipo de conexão é pinça, válvula ou perfurada. Primo — produz diversos tipos de cartuchos de gás. Todas as conexões são encadeadas.
Os recipientes compostos de boa qualidade são fornecidos por uma marca checa Pesquisar. A embalagem inclui válvulas especiais que protegem o recipiente contra enchimento excessivo. Todos esses cilindros são à prova de explosão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo sobre o uso correto e inspeção de botijões de gás. Conselho de um especialista:
Sobre cilindros compostos de gás liquefeito:
Uma botija de gás é uma coisa útil em casa. Para garantir que seu funcionamento não acarrete consequências indesejáveis, é necessário estudar a fundo o assunto. E o mais importante, siga as regras básicas de segurança.
Depois de ler o material, você ficou com alguma dúvida? Você pode configurá-los no bloco abaixo. Lá você também pode compartilhar sua experiência no uso de botijões de gás e nos contar quais equipamentos você utiliza.
Lembro-me de que, lá na universidade, durante as aulas de segurança do trabalho, uma palestra inteira foi dedicada a esse tema. Gostei da sua seção sobre mau funcionamento dos cilindros e sua eliminação, é uma pena que não tenha sido muito. E deixe-me acrescentar: um aspecto tão importante como as precauções de segurança ao operar cilindros de gás está completamente ausente. Bem, não faria mal nenhum adicionar um pouco mais para encher o tanque.
Olá, obrigado. Informaremos o administrador sobre seus desejos e esperamos que um artigo separado sobre este tópico apareça no site em breve.
Antes de nos conectarmos ao gasoduto principal, usávamos cilindros na dacha. Normalmente o gás durava muito tempo. Mas os botijões têm essa peculiaridade - o gás sempre acaba na hora errada, quando não há transporte ou outra oportunidade de ir comprar. Compramos cilindros metálicos de 50 litros. Normalmente, dois cilindros eram usados para a temporada de uso ativo da dacha, de abril a outubro.
Nada sobre conexões w21.8 e G5/8
Em que cor do cilindro o gás SF6 pode ser abastecido?
Olá. Trata-se de um cilindro de aço preto com pressão de trabalho de 150 MPa, com inscrição em esmalte amarelo “ELEGAS”.
Olá! Diga-me, por favor, é possível encher um cilindro de argônio com oxigênio ou dióxido de carbono?
Existem regulamentos (GOSTs, regulamentos, leis federais, etc., etc.) que definem um cilindro de gás doméstico? Turista? Uma botija turística de 180 ml ainda difere de uma botija de 5 a 50 litros, mas não é permitido transportá-la no metrô. E diz que é proibido o transporte de “botijões de gás doméstico”; com essa abordagem, o transporte de desodorantes também pode ser proibido