Capô sem ventilação: princípio de funcionamento, diagramas típicos e regras de instalação
A instalação de exaustor na cozinha é determinada pelas normas de ventilação em área residencial.Caso não seja possível conectar o aparelho ao sistema geral da casa, é instalado um exaustor sem ventilação para ventilação (outros nomes - recirculação, carvão).
Falaremos sobre as características e o princípio de funcionamento de um dispositivo de exaustão sem duto de ar. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as características técnicas e discute seus prós e contras. Para aqueles que desejam instalar eles próprios o equipamento de exaustão, é fornecido um manual de instalação.
O conteúdo do artigo:
Esquemas típicos de ventilação na cozinha
Existem dois esquemas principais de ventilação na cozinha: natural e forçada. No primeiro caso, a ventilação é feita por meio de furos nas paredes e respiros abertos, por um lado, e dutos de ventilação geral da casa, por outro.
No segundo caso, a troca de ar é realizada mecanicamente, utilizando a instalação de dispositivos voláteis. A terceira opção, combinada, é considerada a de maior sucesso, na qual se utiliza simultaneamente um circuito de alimentação natural, através do qual o ar entra espontaneamente na divisão, e a exaustão forçada através dos exaustores da cozinha.
Existe um terceiro tipo - dispositivos combinados, que são equipados com filtros duplos e duto de ar, e podem funcionar conectados ao poço de ventilação ou de forma independente.
A ventilação natural tem a única vantagem: para garantir um microclima confortável na cozinha (como nas outras divisões), não são necessários investimentos materiais adicionais.
Mas tem baixa eficiência. Ao cozinhar em fogão elétrico ou a gás, os odores fortes se espalham rapidamente devido à lenta troca de ar.
Os dispositivos para fornecer ventilação forçada são muito mais produtivos, mas os equipamentos necessários para implementar o circuito mecânico dependem do fornecimento de energia elétrica.
Tendo em conta estas características, é utilizado um esquema combinado, combinando o funcionamento de dispositivos de exaustão e um sistema de ventilação natural.
Com diagramas típicos e opções de ventilação na cozinha Leia o artigo, que recomendamos a leitura.
Tipos de exaustores sem ventilação
Se compararmos dois tipos de exaustores - com e sem saídas de ventilação - então a primeira categoria tem mais vantagens. A principal vantagem é o maior desempenho, devido ao qual a troca de ar ocorre muito mais rapidamente.
Às vezes, vários problemas técnicos impedem a instalação dispositivo de exaustão com duto de ventilação, e você tem que comprar um exaustor sem saída e conexão para ventilação, ou seja, recirculação.
Os dispositivos modernos de purificação de ar diferem em seus materiais, design e capacidades técnicas.
O custo dos aparelhos depende diretamente do “recheio” técnico, da qualidade carvão E elementos de filtro de gordura, design e nível do fabricante. Mas você deve escolher com cuidado: às vezes os modelos de marcas populares não são diferentes dos fabricantes pouco conhecidos, mas custam 2 a 3 vezes mais.
Princípio de funcionamento dos modelos de recirculação
Ao contrário de um exaustor com saída de ventilação, os modelos a carvão não “bombeiam” o ar do ambiente para o duto de ventilação, mas o circulam e limpam durante o processo de filtração.
Os principais elementos de trabalho do sistema de exaustão que proporcionam a recirculação são o motor e o ventilador. Existem opções com 2 motores ou com 1 motor, mas 2 ventoinhas nas laterais. Eles estão localizados dentro da caixa, acima dos filtros (para modelos dome) ou entre eles (para variedades embutidas).
O desempenho depende da potência do motor, que opera em rede de 220 volts. Isso significa que antes de instalar o modelo a carvão, é necessário instalar uma tomada separada para conexão. Algumas pessoas pensam erroneamente que apenas os exaustores requerem ventilação para fornecer o volume necessário de ar fresco.
Na verdade e modelos de recirculação precisam de atualização constante do fluxo de ar, pois a purificação do ar com filtros não o torna fresco - simplesmente remove vapores gordurosos e as menores partículas de sujeira. Por isso, a ventilação natural também precisa ser feita diariamente.
Visão geral das características técnicas
Ao comprar um capô novo ou substituir um antigo, você precisa conhecer as características de modelos específicos. Deve-se prestar atenção tanto à estrutura quanto ao design e, mais importante, às características técnicas das quais depende a eficiência do equipamento de ventilação.
Cálculo de desempenho do dispositivo
Para navegar corretamente na escolha de um dispositivo eficaz, você precisa saber a área exata da sala. Normalmente, tanto o desempenho quanto o tamanho desejado da cozinha estão indicados na ficha técnica do produto.
Por exemplo, o Krona Camilla 600 tem capacidade de 550 m³/h (em modo de recirculação - 385 m³/h), por isso é recomendado para manutenção de salas de até 11 m² (pé-direito 2,5-2,7 m).
Para calcular você mesmo o desempenho, é necessário multiplicar o volume da sala pelo número de ciclos de recirculação e levar em consideração o fator de erro. Para a cozinha, o número mínimo de ciclos de recirculação é 12, KP é 1,3. Portanto, para descobrir o desempenho requerido, consideramos:
11 x 2,5 x 12 x 1,3 = 429 m³/h
Podemos concluir que ao utilizar o exaustor Krona Camilla 600, para troca de ar suficiente em uma área de 11 m², é preferível utilizar o modo com ventilação exaustora, e utilizar a recirculação apenas como função adicional.
Um fator de erro de 1,3 é normalmente usado no cálculo do desempenho dos exaustores, para modelos de recirculação é um pouco maior - 1,7.
O nível de ruído é tão importante?
O segundo parâmetro importante ao qual você precisa prestar atenção é o nível de ruído. Se os proprietários de um apartamento ou casa passam muito tempo na cozinha, é aconselhável reduzi-lo ao mínimo. Este ponto também é relevante para quem mora em estúdios onde a sala é conjugada com a cozinha.
Os dispositivos modernos funcionam de forma bastante silenciosa, pois são equipados com proteção especial contra ruído acústico. Nas coifas de carvão, os sons podem ser produzidos por um ventilador, um motor e o movimento do ar dentro da estrutura.
você dispositivos com saída de ventilação Freqüentemente, o ruído aparece devido a dutos de ar conectados incorretamente.
O alto custo do modelo não indica que o capô funcionará silenciosamente. Pelo contrário, equipamentos caros são mais produtivos do que equipamentos baratos, por isso muitas vezes são os dispositivos com preços altos que criam muitos sons de fundo - mais de 60 dB. Suponhamos que o modelo Neff D55ML66N0 (36 mil rublos) tenha um nível de ruído de 72 dB, e o Elica Hidden HT (51,5 mil rublos) tenha um nível de ruído de 62 dB.
Controle e ajuste convenientes
É necessário usar o exaustor todos os dias, por isso é aconselhável adquirir um modelo com controles acessíveis, compreensíveis e convenientes. Todas as opções de controle podem ser divididas em duas grandes categorias: manual e remoto.
Manual (ou mecânico) possui variedades:
- controle deslizante (mais e menos comum);
- botão de apertar (o tipo mais comum);
Modelos caros são equipados com dispositivos de controle eletrônico com painéis de contato táctil para transmissão de comandos.
Os modelos do segmento de preço médio são projetados de forma tradicional: no painel frontal há uma fileira de botões com os quais você pode definir o modo desejado (desvio ou recirculação), alterar a velocidade e ligar a luz de fundo.
Para os modelos com controle remoto, quase todos os ajustes são feitos a partir do controle remoto, mas o painel frontal também possui botões ou tela sensível ao toque para seleção do modo de operação. Quanto mais conveniente for o método de operação, mais caro será o equipamento.
Recursos e opções importantes
Além das características técnicas básicas, há uma série de propriedades que podem ser muito úteis durante a operação. Mas se não forem necessárias funções adicionais, você pode economizar muito na compra, pois o preenchimento eletrônico, os diversos modos e a programação aumentam várias vezes o custo.
A competição de exaustores no mercado de eletrodomésticos é intensa, por isso os fabricantes competem para inventar novas funções. Por exemplo, para alguns modelos é possível regular não só a intensidade da sucção do ar, mas também o grau de iluminação do espaço, e também ajustar a mudança de velocidade no modo automático.
Diretrizes para escolher um exaustor sem comunicação com ventilação apresentado no artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Leia mais sobre filtros de exaustor
Dispositivos que funcionam sem ventilação no duto de ventilação são chamados de dispositivos de carvão devido à presença de filtros de carbono, que purificam o ar de odores específicos da cozinha. Na maioria das vezes, são cassetes de plástico de vários formatos preenchidos com carvão ativado.
Às vezes, são utilizados adicionalmente pedaços de material sintético, também impregnados com carvão ativado.
Além do filtro de carbono, existe um filtro anti-gordura. Para modelos embutidos, está localizado no painel inferior e é uma grade ou malha metálica.
É claro que a malha não capta odores, mas faz um excelente trabalho na remoção de partículas de gordura dissolvida que sobem com o vapor. A este respeito, recomenda-se lavar o filtro anti-gordura aproximadamente uma vez a cada 30-40 dias com agentes não abrasivos.
Ao adquirir produtos de reposição, observe que filtros originais e não originais (universais) estão disponíveis para venda. O segundo grupo é adequado para muitos modelos e tem custo mais baixo do que as peças produzidas pelo fabricante.
Os filtros de carbono, via de regra, duram de 3 a 4 meses de uso ativo, mas os dados exatos estão indicados nas instruções.
Regras de instalação do modelo de recirculação
Antes instalando um exaustor na cozinha é necessário fazer medições e, para um modelo embutido, preparar um armário acima do fogão. Se o equipamento for montado no teto ou na parede, verifique a resistência da base.
O exaustor é instalado estritamente de acordo com as instruções, pois a funcionalidade depende em grande parte da qualidade e das condições de instalação.
Para evitar problemas futuros associados à instalação incorreta, você deve seguir as regras:
- Mantenha uma distância entre a parte inferior do exaustor e o fogão. Existem padrões claramente definidos: para um fogão a gás - 0,75 m, para um fogão elétrico - 0,65 m, mas nas instruções você pode encontrar outros números - 0,6 me 0,5 m, respectivamente.
- Prepare com antecedência um local do tamanho necessário. As dimensões padrão dos eletrodomésticos embutidos são 50 e 60 cm (semelhantes a um fogão), mas você pode encontrar modificações de lareira e ilha de 80 cm, 90 cm e mais.
- Forneça (se necessário) espaço livre por onde sai o ar purificado.
- Instale um ponto de alimentação separado com aterramento. Verifique se os parâmetros de tensão do exaustor e da rede elétrica são iguais.
Os detalhes da instalação dependem inteiramente do tipo de modelo. A título de exemplo, vejamos o procedimento de instalação de uma coifa de recirculação embutida.
Por último, insira os filtros metálicos. Verificamos a funcionalidade do dispositivo conectando-o à fonte de alimentação. Processo detalhado de instalação para um exaustor embutido revisado aqui. As informações úteis apresentadas no artigo merecem muita atenção.
Para ativar o modelo de controle deslizante mais simples, basta retirar manualmente o painel com o filtro. Se necessário, instalamos um duto de ar para transportar o ar contaminado para o duto de ventilação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Freqüentemente, fabricantes e empresas que vendem produtos publicam análises e instruções de instalação on-line para que surjam menos dúvidas e seja mais conveniente para os usuários operarem o equipamento adquirido.
Vídeo nº 1. Instruções de instalação para modelos de recirculação Siemens:
Vídeo nº 2. Informações gerais sobre capuzes:
Vídeo nº 3. Revisão comparativa de modelos integrados e “viseiras”:
Vídeo nº 4. O que procurar ao escolher:
Os exaustores domésticos sem conduta de ar são uma excelente opção para fornecer ventilação na cozinha se a conduta de ventilação não funcionar bem ou simplesmente não houver forma de ligação a ela.
Na hora de escolher o equipamento, não deixe de estudar as especificações técnicas, e durante o processo de instalação siga as recomendações do fabricante. Um exaustor instalado de acordo com todas as normas proporcionará um ambiente agradável e confortável no apartamento.
Gostaria de compartilhar informações úteis sobre a instalação e uso de um exaustor sem ventilação? Você já instalou o dispositivo sozinho? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, compartilhe informações e fotos úteis sobre o tema do artigo e faça perguntas.
Temos um prédio antigo, não há acesso ao poço de ventilação da cozinha, não há como instalar exaustor com saída de ventilação. Durante muito tempo, apenas ventilação foi utilizada na cozinha. Recentemente encontramos uma saída para a situação: adquirimos uma coifa recirculante de carvão. Pode não funcionar tão bem com a purificação do ar como os tradicionais, mas estamos muito satisfeitos com isso. O ar ficou muito mais limpo e os aromas da cozinha são menos intensos.
Sim, ela lida bem, você não tem cozinha pública, não cozinha em casa com tanta frequência. Para um apartamento, basta uma coifa recirculante de carvão.
Olá, pode me dizer se tenho teto falso na cozinha? Posso usá-lo? O ar purificado sai para cima?
Há muito que sonho em renovar a minha cozinha, aproveitando ao máximo o pequeno espaço dos meus sete metros quadrados. Na hora de selecionar os móveis gostei muito do modelo de cozinha: apesar das dimensões compactas, tem excelente capacidade.Mas não é possível instalar exaustor com este móvel, pois não foi possível passar o tubo pelo orifício de ventilação. Decidimos instalar uma coifa recirculante. Funciona bem e cabe confortavelmente embaixo de um armário. O lugar precioso não está perdido.
Olá, Para escrever um artigo, você deve ser competente no assunto. O que a área da sala tem a ver com isso? O EXAUSTOR FUNCIONA LOCALMENTE, SÓ PARA TIRAR AR DO FOGÃO, MAS NÃO PARA TODA A SALA! E neste caso, seus cálculos com 12 ciclos e coeficientes de 1,3 são absolutamente infundados. Você confunde as pessoas.
Se o exaustor for incorporado num armário sem saída de ventilação, o exaustor só funcionará em modo de recirculação? Preciso fazer um furo no gabinete para que o ar escape?
É necessário instalar tubo para exaustão de ar ao instalar exaustor em gabinete sem ventilação para ventilação? Ou basta fazer furos na parte superior do gabinete?