Coifa de carvão: tipos, dispositivo, regras de seleção e instalação

Não só a ventilação total ajudará a eliminar os aromas irritantes que se espalham pela casa/apartamento durante o processo de preparação dos pratos na cozinha.

Um exaustor de carvão será um excelente auxiliar nesta situação - purificará eficazmente o ar, saturando-o com os aromas de frango frito, molho de alho e temperado com o aroma adocicado de biscoito de chocolate assado. O que mais o equipamento pode fazer e como funciona - falaremos sobre isso em nosso artigo.

Também discutiremos o design deste tipo de exaustor, abordaremos os meandros da escolha, consideraremos os recursos de instalação e forneceremos recomendações úteis para o cuidado do equipamento.

Design e características da exaustão de carvão

Você pode encontrar opiniões conflitantes sobre exaustores de carvão - do total respeito ao total desprezo. Os oponentes acreditam que nenhum filtro pode lidar com os aromas irritantes da cozinha. E a manutenção de um dispositivo com filtros de carbono custará um bom dinheiro. Um conhecimento mais próximo dessa técnica ajudará a derrotar essas crenças.

É necessário um filtro de carbono?

Uma característica comum na cozinha é um exaustor potente com duto de ar. É ela quem consegue retirar rapidamente o ar de exaustão do ambiente, evitando que ele se espalhe para ambientes adjacentes, desde que escolha correta de poder.

Mas o ar não precisa ser evacuado da cozinha - pode ser purificado por meio de aparelhos com filtro fino.

Limpeza fina com filtro de carbono
A limpeza fina com filtro de carbono permite remover todas as impurezas do ar de exaustão, o que elimina odores estranhos

Está contra o capô com filtros de carbono Muitos céticos se rebelam, acreditando que ela não é de forma alguma capaz de dar conta da tarefa. E todos os argumentos em contrário nada mais são do que publicidade.

Na verdade, tal exaustor provou repetidamente que tem o direito de ser utilizado não só em casas e apartamentos particulares, mas também em cozinhas profissionais de restaurantes, cafés e outros locais onde seja necessário purificar eficazmente o ar de exaustão das impurezas.

O dispositivo não apenas remove perfeitamente os odores, mas também é fácil de instalar e requer manutenção mínima. Além disso, tudo isso, se desejado, pode ser feito facilmente de forma independente - você não precisa perfurar ou quebrar nada.

Falta de portas interiores
Poucas pessoas gostam quando os aromas a batata frita e bacon se espalham não só no 1º andar, mas também sobem para o 2º graças à disposição especial da sala e à ausência de portas interiores

Outra vantagem é a ampla faixa de preço. Os exaustores que livram o ambiente de vários aromas são projetados tanto para usuários com demandas modestas quanto para proprietários exigentes e bastante ricos.

Além disso, um exaustor normal com duto de ar pode ter a função de purificar o ar das impurezas sem retirá-lo do ambiente - muitos modelos na faixa de preço médio possuem um modo de operação adicional. Isto é recirculação - ao pressionar um botão, ele muda para o modo de purificação do ar sem removê-lo da sala.

Além disso, sem tal dispositivo seria difícil instalar em salas onde é problemático instalar um exaustor convencional que evacue o ar de exaustão para o duto de ventilação. Especialmente quando essa mina simplesmente não existe e os cheiros precisam ser eliminados de alguma forma.

Forma e local de instalação da coifa de carvão
A forma e o local de instalação de um exaustor sem exaustão dependem da imaginação do fabricante e permitem implementar até as soluções de design mais ousadas.

Tipos e design de exaustores sem saída

O exaustor que purifica o ar de exaustão difere do usual pela presença de um filtro fino adicional. E em alguns casos, a ausência de duto de ar. Esses dispositivos são produzidos pelas mesmas empresas que produzem modelos de capas de evacuação. Além disso, um exaustor pode ter 2 modos ao mesmo tempo - extração de ar e purificação de ar.

Filtros finos
Os filtros finos são geralmente feitos de material resistente ao calor, capaz de suportar altas temperaturas e contêm um componente absorvente - carbono

Tal dispositivo consiste nas seguintes partes:

  • carcaça que abriga os principais componentes operacionais;
  • painéis de controle - podem ser botões ou sensíveis ao toque;
  • o motor responsável pelo funcionamento da unidade;
  • filtros grossos e finos - pode haver 2 ou mais deles;
  • plugues para conexão à rede;
  • lâmpadas de iluminação;
  • É possível ter duto de ar se o modelo possuir modo de operação de evacuação.

Dependendo do modelo, tal exaustor pode ter uma aparência diferente, um número diferente de modos de operação e diferir no número de velocidades, potência e qualidade de desempenho de suas funções principais.

Além disso, o custo da unidade pode variar de alguns mil a 20-40 mil rublos ou mais.

Filtro grosso
Um filtro grosso, também conhecido como filtro de gordura, deve ser instalado antes do filtro de carvão em um aparelho que purifica o ar da cozinha de impurezas e odores.

Os dispositivos de purificação de ar têm uma coisa em comum - a presença de um filtro de carbono adicional e a capacidade de trabalhar sem evacuar o ar de exaustão. E o material da caixa, seu design, cor e outras características podem ser semelhantes aos modelos de exaustores dos mesmos fabricantes.

Princípio de funcionamento do equipamento

Equipamentos com filtros finos operam em reciclando. Não requer a instalação de canais especiais para remoção do ar de exaustão contendo impurezas e minúsculas partículas de gordura e fuligem.

A essência de como esse exaustor funciona é que ele puxa o ar poluído para dentro de seu corpo. Ao longo do caminho existe um filtro de gordura, no qual permanecem partículas maiores de gordura, fuligem e outras impurezas encontradas no ar de exaustão.

O filtro de gordura precisa de limpeza frequente
O filtro de gordura necessita de limpeza frequente se o exaustor for utilizado regularmente. É importante lavá-lo quando ficar sujo

Depois chega a vez do filtro fino, no qual o ar é ainda mais purificado de partículas menores. Alguns modelos possuem outro filtro de carbono, que limpa com mais delicadeza o ar que passou pela graxa e pelos primeiros filtros de carbono.

Após a limpeza, o ar retorna ao ambiente. E uma nova parcela dos resíduos volta para dentro do equipamento.

Acontece que o papel principal no dispositivo de carbono é desempenhado pelos filtros. Eles diferem na aparência - existem sistemas de cassetes e almofadas de carvão. Na maioria das vezes, cada modelo de exaustor usa seu próprio filtro de carbono, mas também existem filtros universais que são adequados para muitos aparelhos.

Forma, peso e tamanho dos filtros de carbono
A aparência, formato, peso e tamanho dos filtros de carbono diferem muito entre si e dependem do modelo do exaustor

O filtro de carbono é feito de vários materiais. Este pode ser um acessório descartável ou reutilizável. O principal componente de trabalho é o material absorvente – carvão ativado. Acontece:

  • pedra;
  • turfa;
  • coco;
  • impregnado.

E o formato do filtro depende do modelo e design do exaustor. Pode ser redondo, retangular, côncavo, plano ou em forma de cassete de alguns centímetros.

A vida útil dos filtros de carbono depende da frequência de acendimento do exaustor e da duração do seu funcionamento. Quanto mais isso acontecer, mais frequentemente o filtro terá que ser trocado. Afinal, quando o carvão está cheio de gordura, fuligem e outras impurezas, o ar de exaustão praticamente não passa por um filtro tão sujo. Conseqüentemente, a limpeza adicional é impossível sem substituir ou restaurar o acessório de carbono.

Filtro de carbono universal
Se desejar, você pode comprar um filtro de carbono universal. É dada a forma e tamanho desejados usando as tesouras mais comuns.O principal é que a sua instalação não prejudica a qualidade do exaustor.

Para prolongar um pouco o desempenho do filtro de carbono instalado na coifa, os fabricantes recomendam ligar o equipamento simultaneamente ao início do cozimento.

E desligue apenas 5 minutos após desligar o fogão/forno.

Absorvente de carbono absorve odores
Trabalhando de 3 a 5 minutos após o término do cozimento, o exaustor permite que o excesso de umidade evapore, o que evitará o desgaste rápido do absorvente de carbono

Regras para escolher uma coifa a carvão

Para que o equipamento desempenhe com eficiência suas funções de limpar o ar de diversos odores, funcione por muito tempo e não cause problemas adicionais, é preciso tomar a decisão de escolher um exaustor com responsabilidade. A qualidade de vida e o microclima nas instalações atendidas dependerão do modelo escolhido e de suas características.

Escolhendo uma coifa a carvão
Não deve comprar o primeiro exaustor que desejar - é necessário estudar cuidadosamente as suas características técnicas e compará-las com os parâmetros exigidos e adequados à sua cozinha

É fácil se confundir entre as opções propostas para exaustores de carvão. Escolher o modelo certo pode não ser tão fácil - são todos muito diferentes.

É importante focar nas seguintes características:

  • número de modos de operação;
  • número necessário de velocidades;
  • potência do dispositivo;
  • barulho;
  • tamanho;
  • custo de substituição do filtro de carbono e disponibilidade;
  • o custo do próprio capô.

Na hora de escolher, o principal é decidir imediatamente quantos modos de operação são necessários e quanto dinheiro pode ser gasto no aparelho. Pode ser apenas a purificação do ar de exaustão ou um modo de limpeza e um modo de evacuação. O número de velocidades afeta o ruído e a velocidade de processamento do ar de exaustão.

Cálculo da potência de exaustão do carvão
É necessário um fator de correção de 1,3 ao calcular a potência de exaustão necessária para garantir que o dispositivo adquirido não funcione constantemente no limite de suas capacidades. Isso prolongará sua vida útil

Então você tem que escolher a potência certa do equipamento. Aqui você vai precisar da área da sala e da altura dos tetos. Para calcular corretamente a potência, você precisa multiplicar esses 2 valores, depois multiplicar por um fator de correção de 1,3 e multiplicar pelo número de atualizações de ar na sala por hora - para a cozinha é 12. O valor resultante será seja a potência necessária.

Quanto ao nível de ruído do exaustor, para os modelos a carvão, bem como para as opções com duto de ar, deve-se aderir ao nível de 40 dB. A faixa pode ser expandida para 50 dB se nenhum dos membros da família sofrer de aumento da irritabilidade. É bom que seja um modelo com 3 a 5 velocidades, então o ruído máximo será observado somente ao operar na velocidade mais alta.

Nível de ruído do exaustor de carvão
Se o modelo que você gosta tem um nível de ruído superior a 50 dB, é melhor recusar comprá-lo - 1 a 2 horas cozinhando na cozinha com o exaustor ligado resultará em dores de cabeça, irritabilidade e mau humor

Ao escolher, o tamanho do dispositivo de purificação do ar na cozinha desempenha um papel importante. Sua largura não deve ser inferior à largura da laje. O ideal é que o exaustor seja 10 cm mais largo que o fogão. Isso garantirá a purificação ideal do ar de exaustão.

O custo da substituição dos filtros de carbono ao escolher um dispositivo também é importante - especialmente se um novo custar cerca de 2.500 rublos. Aqui vale a pena pensar na conveniência de adquirir tal modelo.

Você também deve ficar atento ao período de uso do filtro fino recomendado pelo fabricante.Isso pode levar de 2 a 3 meses ou de 9 a 12 meses. E, em alguns casos, até 3 anos quando se trata de acessórios Long Life recondicionados.

Além disso, não só o custo, mas também a disponibilidade do modelo de filtro desejado em sua região é importante. Afinal, se você tiver que trocá-lo a cada 2 meses e esperar de 3 a 4 meses pela entrega no centro de serviço, então você claramente precisa prestar atenção a um modelo de capô diferente.

Quando o equipamento selecionado atende a todos os critérios individuais de cada usuário, você pode adquirir com segurança o modelo que desejar. O principal é que o preço também seja adequado.

Abordagem responsável para escolher um capô
Somente com uma abordagem responsável na seleção dos equipamentos podemos esperar que a vida útil seja longa e não haja problemas com o funcionamento ininterrupto do exaustor sem saída

Como instalar o equipamento corretamente?

Na instalação de uma coifa a carvão, aplicam-se todas as regras da instalação de equipamentos com duto de ar. Além disso, a localização do poço de ventilação não importa aqui se o dispositivo não tiver modo de evacuação.

Em primeiro lugar, é importante suportar altura da laje – pelo menos 65 cm até ao capô. Em segundo lugar, você precisará de uma tomada para conectar o dispositivo à rede. Em terceiro lugar, dependendo das características de design do modelo selecionado, ele deverá ser instalado corretamente.

Pode ser a instalação num nicho de armário de cozinha ou a instalação de um eletrodoméstico independente. As instruções do fabricante detalharão como instalá-lo corretamente.

Instalação de exaustor de carvão
Pode ser suficiente fazer furos com um martelo perfurador e instalar ganchos especiais do kit de instalação que acompanha o exaustor. Em seguida, fixe-o com segurança de acordo com as instruções.

Se este for um modelo com exaustão de ar e filtros de carbono, então, além da instalação, você também precisará conexão ao sistema de ventilação Casas.

Assim, a instalação de um modelo de coifa a carvão dependerá diretamente de seu design e características funcionais. Após a instalação e fixação correta da caixa, será necessário instalar um filtro de carbono, seguindo as recomendações do fabricante.

Instalando um filtro de carbono
Ao instalar o filtro é importante ouvir um clique, que indicará a colocação exata do acessório em seu local de trabalho ou em uma moldura especial

Depois de instalar filtros finos, você precisa instalar gordinho - São filtros grossos que são os primeiros a sofrer o golpe durante o funcionamento.

Quando todo o trabalho de instalação estiver concluído, você pode ligar o dispositivo à rede elétrica e pressionar o botão correspondente no painel de controle. Desta forma poderá verificar o funcionamento do exaustor, o que indicará que todos os trabalhos de instalação foram executados corretamente.

Você deseja instalar um exaustor sem ventilação? Neste caso, vá através deste link e leia as instruções detalhadas para sua instalação.

Características de cuidar do exaustor de carvão

Os dispositivos de purificação do ar de exaustão de carvão exigem inspeções e manutenção preventivas. Quando ficar sujo, é necessário retirar o filtro de gordura e limpá-lo. Para isso, use o mesmo detergente usado para lavar louça. É importante que, ao fazer a manutenção do exaustor, desligue-o da rede elétrica.

Além disso, se durante uma inspeção de rotina for descoberto que uma das lâmpadas queimou, é necessário adquirir um modelo semelhante e de mesma potência.Também é necessário instalá-lo somente após desligar o aparelho da rede.

Os equipamentos de purificação do ar possuem características próprias, que consistem na troca periódica dos filtros de carbono. A frequência dessas manipulações depende do modelo do aparelho, frequência de uso e recomendações do fabricante. Ao mesmo tempo que se faz a manutenção do filtro de gordura, o filtro de carbono também deve ser inspecionado.

Substituindo filtros de carbono
Um exemplo de substituição de filtro em um dos modelos de coifa é retirar o filtro de carbono usado, localizado logo atrás do filtro de gordura, e instalar um novo, fixá-lo com segurança e recolocar o filtro de gordura. O fabricante dá tudo isso passo a passo. As regras para instalação de filtros diferem em diferentes modelos de coifas. É importante ler as instruções e seguir as recomendações do fabricante

O filtro de carbono está localizado na coifa atrás do filtro grosso.

Pode:

  • compre um filtro sobressalente em um centro de serviços;
  • utilizar um filtro universal, dando-lhe as dimensões desejadas com uma tesoura;
  • limpe o antigo se for um modelo restaurado;
  • faça seu próprio filtro de carbono;
  • substitua o enchimento no modelo de filtro cassete.

Tudo depende das recomendações do fabricante, do custo e da disponibilidade de filtros de carbono de reposição. Então, se não houver problemas com isso, fica mais fácil e cômodo adquirir um acessório pronto. Caso contrário, o problema pode ser resolvido sozinho.

Para fazer um filtro de reposição, você precisará de lâmina de poliéster sintético, tesoura e carvão ativado em grânulos ou pastilhas.

Você mesmo pode fazer um filtro
Você precisa cortar espaços em branco da fibra usando um filtro usado como padrão.

Em seguida, entre 2 camadas de enchimento sintético, é necessário colocar enchimento absorvente granular e fixar tudo com cuidado no cassete.

Em alguns modelos de filtros, a camada protetora de tecido pode ser removida e lavada com cuidado - após esses procedimentos ela não perde suas propriedades e pode ser reaproveitada.

Você pode substituir o enchimento no filtro cassete
Em um filtro cassete, basta substituir o enchimento e, após secar o tecido lavado, colá-lo em seu lugar original

Você deve ler as instruções fornecidas pelo fabricante sobre as capacidades do seu modelo de filtro. Por exemplo, existem filtros de carbono maravilhosos que podem durar 3 anos. São acessórios recondicionados da Elica chamados Long Life. Quando ficam sujos, são lavados, secos e recolocados no lugar.

A vida útil de diferentes fabricantes e modelos de acessórios pode variar significativamente.

Também depende diretamente da intensidade de uso do exaustor de carbono - quanto menos ele for ligado, mais tempo durará o filtro:

  • Elica, além dos filtros Long Life, tem vida útil média de 2 meses;
  • para Elikor, Falmec, Jetair é de 3 a 4 meses;
  • para Fabriano e Gaggenau - 6 meses em média;
  • e os filtros da Krona e Bosch têm vida útil de 12 meses.

Quanto ao custo, varia de 250 a 3.000 rublos por acessório. Portanto, é importante cuidar com antecedência de um filtro de carbono sobressalente para que ele esteja disponível na hora certa.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Às vezes é mais fácil restaurar você mesmo um filtro de carbono do que comprar um substituto equivalente. O vídeo demonstrará como reviver o filtro fino:

Dependendo do modelo do exaustor, o processo de instalação de um filtro de carbono também será diferente. Além disso, pode funcionar tanto com exaustão de ar quanto em modo de recirculação, se você instalar adicionalmente um filtro de carbono:

Sobre a escolha do exaustor ideal (parte 1):

Dicas para escolher um capuz (parte 2):

Depois de conhecer melhor as características dos exaustores que podem funcionar em modo de recirculação, você poderá escolher a melhor opção para sua cozinha. Além disso, a faixa de preço é bastante ampla - existem modelos modestos de carvão e modelos caros por várias dezenas de milhares de rublos.

Excelentes características de desempenho, facilidade de manutenção, capacidade de instalar e substituir filtros com as próprias mãos fazem dos exaustores com filtros finos assistentes desejáveis ​​em qualquer cozinha.

Você está pensando em comprar um exaustor com filtro de carbono e deseja consultar nossos especialistas e demais visitantes do site? Ou você está pronto para compartilhar sua experiência na escolha e operação desses equipamentos? Deixe suas dúvidas, escreva comentários sobre os prós e contras do seu modelo, adicione uma foto do seu exaustor a carvão, indique sua opinião sobre este equipamento abaixo do artigo.

 

Comentários dos visitantes
  1. Vladimir

    Há muito tempo que a minha mulher sonha com um exaustor, mas instalá-lo no nosso apartamento é muito problemático. A falha de projeto é que não há poço de ventilação. Mas um exaustor com filtro de carbono pode ser uma verdadeira saída para essa situação. Eles provavelmente apareceram recentemente; eu não sabia sobre eles antes. E agora estou estudando ofertas em lojas online. Eu até olhei para a marca Kaiser. Todo cachorro tem seu dia.

    • Anastasia

      Curioso, por que não Krona ou Elikor?

      Se a base de montagem de um exaustor embutido (você escreveu sobre esse modelo?) for de 600 mm, o principal é que ele seja equipado com dois motores. Com 500 mm, esses dois fabricantes não possuem coifas com motor duplo, a menos que tenham lançado alguns produtos novos. Na verdade, não há outras diferenças - seu desempenho, mais ou menos um quilômetro, é idêntico.

      Apenas o painel de 40 mm de altura permanece visível e o bloco do motor vai para o armário da cozinha. O nível de ruído pode diferir um pouco e as opções de controle: controle deslizante antigo, botão, toque... e com cristais Swarovski para descolados =) A Krona tinha um modelo assim em 2010.

      O principal que deve ser levado em consideração é que a parte do motor esteja bem fixada na amarração horizontal do móvel. Mesmo que você não utilize saída corrugada para exaustão forçada, será necessário fazer um furo nesta mesa acima da válvula (geralmente ela é deslocada para a borda traseira do capô, e não passa pelo centro, como muitos são enganado). Se tal orifício não for fornecido, o ar não será recirculado e o equipamento falhará. Vai queimar se estiver em russo.

  2. Dmitry

    Eu diria que devemos prestar atenção primeiro ao custo e à facilidade de disponibilidade desses mesmos filtros de carbono. Bem, também o poder de extração. Todo o resto são letras.

  3. Irina

    Boa tarde, imploro que me ajudem, já atormentei todo mundo com perguntas, mas ninguém sabe responder. Exaustor telescópico embutido com recirculação e filtro de carbono, cozinha até o teto, quero entender como instalar dentro do armário.

    O que está acontecendo aí?) Como o ar volta para a sala? Através do quê? A umidade e o calor não permanecem no gabinete e danificam as fachadas de aglomerado? Ou preciso montar uma grade tipo lareira na fachada do armário superior e algum tipo de caixa metálica e um cano da coifa ou apenas uma grade? Agradecemos antecipadamente a sua resposta.

    Fotos anexadas:
    • Michael

      Boa tarde, Irina.

      O passaporte do seu exaustor deve conter uma seção “Instalação”, que fornece diagramas para a “organização dos caminhos” de retorno do ar purificado - recomendo trabalhar nisso. Se você não possui passaporte, veja a captura de tela nº 1 do comentário, que dá uma ideia geral do esquema de recirculação de ar.

      Sua escolha de armários suspensos provavelmente exigirá a atualização da frente do gabinete com um capô embutido - cortando a parede frontal e instalando uma grade decorativa. Um duto de ar também pode ser necessário.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica