Altura de instalação do exaustor acima de fogão a gás e elétrico: padrões geralmente aceitos
Um exaustor é usado para limpar o ar coletado acima do fogão de partículas de poeira e gordura, gás processado e fuligem. E a altura do exaustor acima de um fogão a gás e outros tipos de superfícies de cozimento afeta a qualidade de funcionamento do aparelho e sua eficiência.
Como calcular corretamente a altura entre o exaustor e o fogão? O que afeta a altura? Existem padrões? E o que acontece se eles não forem seguidos? Consideraremos todas essas questões detalhadamente em nosso artigo, focando nos tipos de exaustores para cozinha e nas regras para a realização de cálculos e medições.
O conteúdo do artigo:
Tipos de exaustores de cozinha
Os exaustores são utilizados para remover à força produtos de combustão, diversas impurezas (óxido de nitrogênio, dióxido de carbono, diversos agentes cancerígenos) e odores desagradáveis que aparecem no ar durante o cozimento. Este sistema funciona segundo o princípio de um aspirador de pó.
Um exaustor padrão é composto pelos seguintes elementos: carcaça, motor elétrico, entrada de ar, sistema de ventilação, gordinho filtros (às vezes de carbono).
Dependendo do método de remoção do ar processado, os dispositivos são divididos em circulação E fluir através. No primeiro caso, o ar, após purificação e filtração, entra novamente na sala e, no segundo, é descarregado para fora. Os circulantes são adequados se não houver ventilação na casa.
Não faz muito tempo, começaram a aparecer exaustores que combinam essas duas tecnologias de tratamento de ar.
Existem vários tipos de exaustores com base no método de instalação. Ilha, eles são montados no teto. Canto fixado no canto da cozinha. Esses modelos são adequados para cozinhas pequenas.
Quanto à instalação, então construídas em O modelo de capô pode ser facilmente escondido em um armário suspenso. cúpula estão fixados na parede. Eles complementam perfeitamente o interior, mas geralmente vêm em tamanhos grandes.
Recomendações gerais para instalação segura
Mas para que qualquer modelo de exaustor funcione com eficiência e cumpra suas funções, ele deve ser instalado corretamente. É melhor deixar essa tarefa para profissionais.
Assim, os seguintes fatores influenciam a altura do capô:
- recomendações padrão;
- tipo de fogão ou fogão;
- a presença ou ausência de ventilação, bem como sua potência;
- desempenho do dispositivo;
- dimensões do capô;
- altura do usuário.
Dado que a principal função do aparelho é purificar o ar por cima da placa, no cálculo da altura deve basear-se, em primeiro lugar, no tipo e tamanho do próprio fogão.
Existem fogões: a gás, elétricos, de indução e halógenos. A peculiaridade deste último é considerada Alta luz queimadores.
Para funcionar de forma eficaz, o exaustor deve cobrir completamente a área da placa. Graças a isso, todo o ar poluído será reciclado. Se o fogão for mais largo, impurezas nocivas e odores desnecessários permanecerão na cozinha.
Por razões de segurança contra incêndio, foram desenvolvidos parâmetros padrão de altura entre o exaustor e os queimadores.
Na sua compilação são levados em consideração o tipo de recuperador e o desenho da parte inferior do exaustor. Pode ser reto ou inclinado.
Para fogões a gás, a altura dos queimadores até a coifa reta é de 75 a 85 cm e até a coifa inclinada é de 55 a 65 cm.
Para superfícies elétricas, de indução e halógenas, a altura dos queimadores à coifa direta é de 65 a 75 cm, e à coifa inclinada - de 35 a 45 cm.
Freqüentemente, o próprio fabricante prescreve a altura necessária. Isso é ditado pelas características dos materiais com os quais os filtros e o próprio dispositivo são feitos. O material pode ser particularmente resistente à chama e/ou ter algumas características especiais.
Você pode desviar-se dos padrões estabelecidos em no máximo 5 a 10 centímetros. A distância só pode ser aumentada e reduzida apenas se a potência permitir e a altura do cozinheiro assim o exigir. Em qualquer caso, antes de tomar uma decisão final, deve consultar um especialista.
A instalação profissional permitirá que o aparelho desempenhe melhor e com mais eficiência suas funções (para extrair todo o excesso e purificar o ar), além de economizar energia, já que não será necessário ligar o exaustor na potência máxima.
Além disso, a altura entre o exaustor e a placa é afetada pelo desempenho do próprio exaustor. Às vezes, esse indicador é chamado de potência e é medido em metros cúbicos. m/hora. Antes de adquirir um exaustor, vale a pena calcular pelo menos um valor aproximado.
A qualidade da purificação do ar depende diretamente da produtividade. Além disso, se o dispositivo tiver potência suficiente, você pode ajustar a altura do exaustor acima do fogão.
Nº 1 - instalação de exaustor sobre fogão a gás
Existem muitos requisitos para aparelhos instalados acima de um fogão a gás. Primeiro, você precisa medir com precisão a distância da parte inferior do aparelho até o fogão. Conforme mencionado acima, deve estar entre 75-85 cm.
Esta distância é um pouco maior do que na instalação do aparelho acima de um modelo elétrico devido ao fato de que uma chama aberta pode inflamar os filtros do exaustor, principalmente se estiverem muito sujos.
Além disso, não devemos esquecer que no caso dos fogões a gás a ventilação natural deve funcionar. Portanto, durante a instalação, não é possível bloquear completamente a abertura de ventilação da cozinha.
Para evitar isso, você pode adquirir grades especiais para dutos de ar, divididas em duas partes: uma para conexões do capô, e outro para ventilação natural.
O poder de extração também é um parâmetro muito importante. Antes de adquirir uma unidade, é necessário calculá-la com precisão. Um pouco abaixo será escrito sobre como fazer isso corretamente.
Você quer instalar você mesmo um exaustor sobre um fogão a gás? Neste caso, recomendamos que você procure instruções passo a passo na instalação.
Nº 2 - distância até o fogão elétrico
Requisitos mais brandos estão sendo apresentados para modelos elétricos. Em primeiro lugar, trata-se da altura de instalação do exaustor acima do aparelho - pode ser ligeiramente reduzida, uma vez que estes modelos são considerados mais seguros de utilizar do que os modelos a gás.
Se o espaço da cozinha for pequeno, a melhor opção seria optar por um modelo de exaustor embutido ou plano. Além da comodidade, os preços desses aparelhos são acessíveis para a maioria dos cidadãos.
Outro fator importante que deve ser levado em consideração na hora de colocar o aparelho acima do fogão são as dimensões do fogão. Assim, a largura e o comprimento da coifa não devem ser inferiores aos mesmos parâmetros da laje. Caso contrário, gordura e fuligem se acumularão nos móveis.
Fornecemos instruções detalhadas para instalar um exaustor por conta própria neste artigo.
Realizando medições e cálculos
Como você pode ver, é muito difícil levar em conta todos os fatores e fazer um cálculo preciso. Mas você precisa tentar não se arrepender de ter adquirido um dispositivo que não consegue cumprir as tarefas que lhe são atribuídas.
Existem critérios desenvolvidos pelos fabricantes:
- Um dispositivo com capacidade de 200 a 300 metros cúbicos. m/hora é indicado para quem cozinha pouco ou tem uma cozinha pequena. Ou seja, 1-2 queimadores são usados constantemente.
- Capuz com capacidade de 300 a 400 metros cúbicos. m/hora é recomendado para famílias de 3-4 pessoas, ou para uma cozinha de tamanho médio, bem como onde são utilizados 2-3 queimadores diariamente.
- Um dispositivo com capacidade de 500 a 600 metros cúbicos. m/hora limpará o ar em uma cozinha grande e atenderá às necessidades de uma família numerosa.Esse exaustor será indispensável se o fogão for usado ativamente diariamente e todos os queimadores estiverem acesos (podem ser de 5 a 6).
Para indicadores aproximados, você pode usar tabelas especiais ou dados dos fabricantes.
Se a cozinha tiver dimensões atípicas ou a sua área não ultrapassar 40 metros cúbicos. m, calcule este valor para um cômodo específico simplesmente multiplicando o comprimento da cozinha pela largura e pela altura dos tetos. O resultado deve ser multiplicado por 10 ou 12
Os números 10 ou 12 são coeficientes constantes baseados em padrões sanitários. Significam que o ar deve ser limpo a cada 5 minutos, ou seja, 10 a 12 vezes por hora. Portanto, a produtividade excede o volume da cozinha em pelo menos 10 a 12 vezes.
Por vezes este coeficiente aumenta devido à frequência de acendimento e às características da estufa utilizada. Por exemplo, para um fogão a gás com queimadores grandes que acendem todos os dias, esse número pode chegar a 20. Para um fogão elétrico, você pode usar um fator de 15.
Por exemplo, o comprimento e a largura da cozinha são 2 e 3 m, respectivamente, e a altura do teto é de 2,5 m.
Portanto, o desempenho estimado será: 2 * 3 * 2,5 * 10 = 150 cu. m/hora.
Este valor pode ser multiplicado pelo fator de número de andares de 1,3. Atende aos padrões sanitários.
Se alguém fuma na cozinha, acrescenta-se mais 15% à produtividade de cada fumante do total.
Os dados obtidos estão corretos para espaços fechados. Se a cozinha não for fechada por porta, mas separada dos demais cômodos por uma passagem, deverão ser acrescentados mais 30% da potência recebida.
Temos instruções detalhadas em nosso site Cálculo exaustores de cozinha.
O próximo indicador é considerado altura do chef. É muito importante que o exaustor não toque na sua cabeça e não interfira no alcance de queimadores distantes ou na colocação de panelas grandes.
Portanto, antes de comprar e instalar, faça medições e simule o processo de trabalho atrás do fogão. Para evitar erros nas medições, lembre-se que uma coifa inclinada deve ser medida desde o ponto mais baixo até os queimadores.
Todas as coifas retas (domo ou embutidas) deverão ser medidas desde os filtros até a superfície da laje.
Também deve ser levado em conta comprimento do desenho. Determine o quanto ele ficará saliente acima do fogão, quão conveniente será cozinhar e substituir carvão e filtros de gordura, bem como lavar o fogão e alcançar queimadores distantes.
Todos os fatores descritos que afetam a distância devem ser consistentes. Caso contrário, existe o risco de o exaustor não cumprir as suas tarefas. Mesmo o dispositivo mais potente instalado muito alto não consegue lidar com todas as impurezas do ar. Ou a fuligem que se acumulou na parte inferior de um exaustor instalado muito baixo pode pegar fogo.
Uma escolha competente da altura de instalação prolongará a vida útil do exaustor e permitirá que o dispositivo funcione em plena capacidade com custos mínimos. Na pior das hipóteses, o dispositivo pode não cumprir suas funções ou simplesmente queimar.
O que mais considerar durante a instalação?
Antes da instalação, você deve considerar as especificidades da conexão do dispositivo à rede.
Qualquer exaustor está conectado à rede elétrica. Portanto, a tomada deve ser instalada a uma altura de 2 a 2,5 metros do chão e 15 a 25 cm acima dos armários de parede.
Essa tomada deve ser aterrada para que o exaustor não queime devido a picos de energia. Nunca instale uma tomada alinhada com um duto de ar. Aponte cerca de 15-20 cm dele.
Além disso, na hora de fazer as medições, vale a pena considerar as distâncias até os armários laterais. Apontar de 5 a 10 cm em ambas as direções.
Fornecemos diagramas de localização das tomadas na cozinha e os detalhes de sua instalação com nossas próprias mãos em próximo material.
Por exemplo, vejamos uma situação específica. O exaustor deve ser instalado acima de um fogão a gás de 5 bocas em uma cozinha de 31 m². m, pé-direito 2,8 M. O cozimento é feito no fogão todos os dias, a cozinha é fechada por porta.
Primeiro, vamos descobrir a potência aproximada. Tomemos o coeficiente 20 devido ao número de queimadores e à frequência de uso do fogão: 31 * 2,8 * 20 = 1736.
Assim, esta cozinha necessita de um exaustor com capacidade mínima de 1800 metros cúbicos. m/hora.
O fogão será utilizado por uma pessoa com altura de 170 cm, a altura do fogão é de 75 cm e a altura do exaustor é de 60 cm, portanto comparamos todos os dados e obtemos uma faixa aproximada de 77-80 cm para a altura do capô.
É importante realizar tais cálculos para evitar erros durante a instalação. Mas é melhor que você tenha a oportunidade de verificar a disposição convencional dos equipamentos na cozinha e a facilidade de uso.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo você poderá descobrir em que altura deve instalar o exaustor e por que é importante seguir estas normas:
O cálculo da altura necessária da coifa acima da superfície da laje é importante para cada caso. Use as dicas do artigo, faça os cálculos e assim sempre haverá ar puro e fresco na sua cozinha.
Você ainda tem dúvidas depois de ler nossa publicação? Pergunte no bloco de comentários - nossos especialistas tentarão ajudá-lo.
Ou talvez você tenha comentários, acréscimos ou tenha notado imprecisões no material apresentado acima? Por favor, escreva-nos sobre isso abaixo do artigo.
Fiquei com a dúvida: que tipo de exaustor devo instalar na cozinha? E depois de ler muitas informações, resolvi fazer o pedido de 1000 horas cúbicas. Pessoalmente, instalei um exaustor de 90 cm de largura numa placa de 60 cm, para que todos os armários laterais não fiquem constantemente cobertos de gordura e o exaustor aguente com facilidade. Instalei a uma altura de 80 cm da superfície do gás, conforme indicado aqui. Está tudo correto, pois os filtros podem pegar fogo e remover odores de forma mais eficaz. Portanto, leve em consideração todas as nuances.
Fico feliz em saber que este artigo o ajudou a escolher o exaustor adequado à sua cozinha e placa, nomeadamente em termos de características técnicas.
No que diz respeito à ignição dos filtros de gordura, para uma situação tão perigosa deve demorar algum tempo (um ou dois anos) para que se forme uma camada suficientemente espessa de gordura e pó. Como e qual a melhor forma de lavar as grelhas do exaustor está descrito em Este artigo além disso, há algumas dicas nos comentários.
Quanto ao fato de poder colocar o exaustor mais abaixo do fogão elétrico, tenho uma observação, especialmente relevante para pessoas altas. Até a foto da reportagem mostra que um capuz dessa altura incomoda a mulher. Leve também em consideração a localização do exaustor para não bater a cabeça nele durante o cozimento.
Meu exaustor fica pendurado acima do fogão a gás a 71 cm dos queimadores, você escreve que o mínimo é 75. Quão crítico isso pode ser? A remodelação é bastante problemática, terá que refazer ou trocar o gabinete. Mas também não quero negligenciar a segurança.
Se o capô tiver corpo de metal, tudo bem. Pelo que me lembro, a altura crítica é considerada 65 cm.Para limpar a consciência, você pode lavar com mais frequência a graxa dos filtros/grades coletoras de gordura.
E conseguimos o capô junto com o apartamento que compramos dos antigos inquilinos. E tenho a sensação de que ela não está cumprindo bem suas responsabilidades. Ao mesmo tempo, fica bem ao lado dos armários, o que significa que não há nada a ser feito em relação ao tamanho. Medi a distância até o edredom - parece normal. Talvez você possa de alguma forma mudar o motor para um novo e mais potente ou limpar o motor antigo?
É melhor calcular a potência necessária do capô e depois pensar em outras ações. Na verdade, você pode trocar o motor do capô se desejar, mas esta é uma peça bastante cara.Ou talvez seja verdade que o motor antigo está simplesmente entupido com graxa e tendo dificuldade para retirar o ar. Em seguida, precisa ser desmontado e revestido com silicone ou óleo de máquina. Além disso, limpe os filtros e os impulsores do motor.
Em geral, tudo isso é uma prevenção necessária. Se você não fizer isso, o exaustor logo ficará inutilizável.
Antes de atualizar seu exaustor, Maria, recomendo verificar sua eficácia. Os métodos estão listados no artigo “Como verificar a ventilação em um apartamento", publicado neste site.
Observe que o exaustor requer fluxo de ar adequado. Para garantir o funcionamento normal, teste o funcionamento do exaustor com a janela da cozinha fechada e ligeiramente aberta.
Se possível, compre um anemômetro (os preços dos modelos começam em ₽800), que permite medir o desempenho do exaustor, eficiência ventilação de apartamento – um teste de instrumento revelará a verdadeira causa. Afinal, pode ser que a culpa seja duto de ventilação. Por exemplo, não foi projetado para funcionar com capuz.
Olá. Tenho uma coifa retrátil de metal, a altura acima do fogão a gás é de 58 cm, quão crítica é essa situação?
Obrigado.
Olá, preciso da sua ajuda: cozinha 24 m2.. fogão a gás com 4 bocas (60), escolho exaustor para tamanho 90 e 1200 metros cúbicos por hora... isso é normal?! Ou é melhor comprar um capuz para largura tamanho 60?!