Como instalar corretamente um ar condicionado em uma parede estrutural: regras + sequência tecnológica
Se você decidir instalar e conectar um ar condicionado totalmente novo, precisará conhecer todos os recursos e sutilezas tecnológicas. Depois de ler este artigo, você aprenderá como instalar corretamente um ar condicionado em uma parede de suporte para que não haja problemas de operação ou manutenção.
Conhecendo todas as especificidades da obra, você poderá não só supervisionar os artesãos contratados, mas também fazer tudo sozinho. Considerando que a instalação normalmente custa até meio ar condicionado, esta é uma oportunidade de economizar muito dinheiro.
Aqui você encontrará dicas sobre como escolher um local para cada bloco. Descrevemos todas as nuances da instalação, fornecemos uma lista de tudo o que é necessário com opções de substituição por meios improvisados. Eles ofereceram instruções detalhadas para instalação do ar condicionado, uma análise de possíveis erros e um vídeo de todo o processo que ajudará até mesmo um iniciante.
O conteúdo do artigo:
Como escolher um local para instalar um ar condicionado?
Não só o microclima confortável da casa, mas também a saúde dos moradores e a longevidade dependem do acerto desta decisão. sistemas divididos, o valor das contas de luz e de manutenção da unidade. Além disso, no caso de paredes estruturais, erros podem resultar em problemas com IPV e outros escritórios e, por vezes, até no colapso do edifício.
Para evitar todas as consequências negativas descritas, ao escolher o local e o método de instalação do ar condicionado, você deve levar em consideração vários fatores - falaremos sobre eles mais adiante.
Limitações para paredes estruturais
As paredes estruturais são as mais espessas da casa, a carga principal é distribuída sobre elas e os danos à sua estrutura ameaçam a segurança de todos os moradores.
As paredes externas são sempre resistentes e, portanto, não há escolha para uma unidade de ar condicionado externa. Muitos proprietários tentam ocultar as comunicações da unidade interna na parede por razões estéticas. Para fazer isso, você precisará de uma ranhura com 4–7 cm de profundidade.
O reforço nas paredes estruturais é colocado a apenas 3–4 cm da superfície da parede. Isso significa que a armadura terá que ser cortada - e isso é perigoso, e também é proibido pelo SNiP 3.05.06 - 85. A proibição de ranhuras profundas também se aplica a paredes estruturais de tijolo: embora não possuam armadura, há uma redução significativa na espessura, principalmente no segmento horizontal, afetando negativamente a resistência às cargas.
Isso significa que é impossível instalar ar condicionado e comunicações em uma parede de suporte de forma segura e legal? Claro que não.
Existem várias soluções possíveis:
- Colocar a linha principal em caixa é a opção mais comum e universal, também é utilizada no caso de instalação de ar condicionado após o acabamento das paredes;
- A montagem das unidades costas com costas só é possível quando o ar condicionado está pendurado numa parede voltada para a rua.
- Deitado rotas de ar condicionado em uma parede falsa, coluna ou outra estrutura decorativa em uma parede ou teto de gesso cartonado.Ao cobrir toda a parede com gesso cartonado, você pode ao mesmo tempo organizar o isolamento acústico dos vizinhos ou o isolamento.
Se você não pretende vender, herdar ou fazer outras transações com o apartamento, é provável que o corte ilegal de parede para instalação de ar condicionado passe despercebido e impune.
No entanto, recomendamos fortemente que você não faça isso para sua própria segurança - é você quem mora nesta casa, não os instaladores.
Onde pendurar o lado de fora?
A eficiência e economia do sistema split dependem em grande parte das condições de operação da unidade externa e da extensão do percurso. Quanto melhor esfriar e quanto mais próximo estiver, mais fácil será fornecer um alojamento fresco.
Em primeiro lugar, a parte externa do sistema split deve ser instalada de forma segura. As paredes externas são resistentes, grossas e quase sempre adequadas. Podem surgir dificuldades devido ao isolamento ou à fachada ventilada; a montagem em uma parede de concreto aerado também requer atenção especial. É permitido colocar apenas modelos de baixo consumo com peso entre 10 e 15 kg na cerca da varanda.
Em segundo lugar, será muito mais fácil para a unidade condensadora trabalhar à sombra, no lado norte ou leste. Além disso, o compressor e o radiador devem estar bem soprados com ar de todos os lados, por isso é importante seguir todos os recuos especificados nas instruções. Normalmente fica a 10 - 30 cm da parede e nas laterais, 60 cm na frente e acima, pelo menos 2 m do solo.
Terceiro, unidade externa de ar condicionado deve estar localizado ao seu alcance, mas não interferir com você ou seus vizinhos.
Bons locais para instalar a unidade exterior:
- sob a saliência do telhado;
- em uma varanda sem vidro;
- perto da varanda envidraçada;
- embaixo da janela, se o tubo de drenagem puder ser movido para o lado;
- na cobertura, se o percurso não ultrapassar 10 - 20 m, dependendo do modelo.
A última coisa a considerar é a drenagem da condensação da unidade interna. De acordo com os regulamentos, deve ser descarregado na rede de esgotos, mas na prática isso raramente é possível. Na maioria das vezes, o tubo é simplesmente colocado do lado de fora, sob a unidade externa.
Neste caso, é necessário garantir, em primeiro lugar, que seja mais baixo que a unidade interior. E em segundo lugar, para que a água não caia nos transeuntes, nas janelas e nas paredes. Pode-se conduzir o tubo de drenagem separadamente da linha principal entre os blocos, simplesmente pelo caminho mais curto até a rua, com leve inclinação.
Onde colocar a unidade interna?
A unidade interna também não pode ser pendurada em um canto, é necessário recuar pelo menos 12 cm para a lateral e 10 - 30 cm do teto, os números exatos estão indicados nas instruções. Ao instalar em uma parede de suporte, é especialmente importante escolher um local mais próximo do muro da rua para minimizar o comprimento do percurso na caixa.
Você não pode pendurar o ar condicionado acima de um radiador, em uma cozinha ou outro cômodo com interferência eletromagnética, atrás de uma cortina, acima de um armário, acima de uma cama ou local de trabalho. Neste último caso, é garantido que você terá resfriados regulares, caso contrário, a unidade não funcionará de maneira eficaz e poderá falhar em breve.
O que você precisa para a autoinstalação?
Os altos preços da instalação profissional são geralmente explicados pelo uso de ferramentas profissionais caras, bem como pela periculosidade do trabalho. Mas isso é apenas parcialmente verdade; portanto, se você não estiver disposto a pagar uma boa quantia por algumas horas de trabalho profissional, poderá fazê-lo sozinho.
Ferramentas especializadas podem ser alugadas em uma loja de ferragens e os consumíveis podem ser adquiridos no mesmo local que vende filtros e peças de reposição para aparelhos de ar condicionado.
Ferramentas: profissionais ou improvisadas
Para fixar os dois blocos será necessário um martelo perfurador e um nível, também é aconselhável ter uma furadeira ou chave de fenda. Usando um martelo perfurador, você precisa fazer furos não apenas para fixadores, mas também para conectar comunicações. Ou seja, você precisa de uma broca ou fresa com diâmetro de 50 a 80 mm, dependendo do modelo do ar condicionado. Se não houver nível de construção, ele pode ser substituído por um pedaço de mangueira transparente com água.
Se você planeja conectar-se diretamente à rede elétrica, sem tomada, precisará de um indicador e de um testador para não confundir os fios e verificar o funcionamento sem queimar o painel de controle do ar condicionado.
Também é aconselhável ter um manômetro para verificar a pressão do freon após a instalação.
A ferramenta profissional mais necessária é um conjunto para processamento de tubos de cobre. Inclui um cortador de tubos, um aro ou chanfro e um rolo. Teoricamente, os 2 primeiros podem ser substituídos por uma serra, uma lima e uma lixa, e no aluguel você só pode procurar um rolo para fazer um sino.
Porém, na prática, isso faz com que lascas de metal entrem no tubo e depois no compressor, o que causa sua falha. Além disso, se curvas, amassados e rebarbas não forem removidos do corte, após o alargamento, a borda do tubo não ficará lisa e as menores rachaduras se espalharão com o tempo e levarão ao vazamento de freon.
Outro dispositivo especializado é uma bomba de vácuo, necessária para remover o ar, a umidade e a poeira do sistema antes da primeira inicialização. Se você não conseguir encontrá-lo ou alugá-lo for muito caro, você pode substituí-lo por um compressor de uma geladeira velha ou um superalimentador de um aquário emparelhado com um manômetro.
Na ausência desse equipamento e na curta extensão do percurso, basta liberar um pouco de freon antes de iniciar para que ele desloque tudo o que for desnecessário.
Se você decidir instalar uma unidade externa a uma altura superior a 2 m, certifique-se de obter um seguro. Ao trabalhar em escada, chame pelo menos 1 a 2 assistentes: o capacitor é bastante pesado, levantá-lo e colocá-lo nos suportes não é uma tarefa fácil.
Consumíveis e sua seleção
Antes de iniciar o trabalho de instalação, é necessário verificar o equipamento do ar condicionado e comprar consumíveis. Via de regra, o kit inclui apenas o próprio aparelho com instruções, sendo necessário adquirir até pilhas para o controle remoto.
No entanto, alguns modelos incluem tubos de cobre para a linha de freon e também pode haver um fio com plugue para conectar a uma tomada.Se for este o seu caso, verifique o comprimento dos tubos; se não forem suficientes, compre novos para todo o comprimento e não apenas para a parte que falta.
Para fins elétricos, você definitivamente precisará de um fio com seção transversal de 2 a 2,5 metros quadrados. milímetros. Para 2 – 4 núcleos, dependendo do modelo, para conectar a unidade externa à interna. Pegue o comprimento com margem de pelo menos 0,5 m, para que após a decapagem e assentamento não fique esticado.
Você também precisa cuidar da conexão da unidade interna. Você precisará de um fio para a caixa de junção mais próxima e para o ar condicionado, uma máquina automática, possivelmente uma tomada, um plugue, uma caixa para fiação externa.
Suportes em forma de L são normalmente usados para fixar a unidade externa. Devem ser projetados para uma carga 5 vezes maior que o peso do dispositivo. Não se esqueça de estocar buchas com parafusos auto-roscantes e buchas para fixar não apenas esses suportes e a própria unidade a eles, mas também a placa de montagem da unidade interna.
Para a rota, você precisará de dois tubos sem costura de paredes grossas, de diâmetros diferentes, feitos de cobre macio para freon. Suas bordas devem ser vedadas de fábrica para evitar a entrada de poeira. O diâmetro exato pode ser consultado nas instruções, e o comprimento é igual ao comprimento do percurso mais 1 m de reserva, pois não é possível conectá-los para alongá-los.
Os tubos de cobre requerem isolamento - mangas de espuma de borracha com diâmetro e comprimento apropriados.
Não se esqueça do tubo de drenagem de condensado - uma mangueira corrugada ou tubo de polipropileno. Se precisar ser longo ou virar para cima em qualquer ponto, você precisará de uma bomba de depósito.
Para disfarçar o gasoduto sem pensar em como cavar uma parede de suporte para um ar condicionado, compre uma caixa de plástico. É muito mais fácil montá-lo nas paredes para disfarçar as comunicações.
Caso todo o percurso não seja colocado em uma caixa, é aconselhável envolvê-lo com fita metalizada.
Além disso você pode comprar viseira protetora, cobertura antivandalismo e kit de inverno para a unidade externa, mas estes não são componentes obrigatórios.
Procedimento de instalação e tecnologia
As estatísticas dizem que a grande maioria das avarias do sistema dividido, bem como o seu funcionamento incorreto, são total ou parcialmente causadas por erros de instalação. Se você estiver pronto para abordar o problema de forma meticulosa e responsável e puder obter as ferramentas e equipamentos necessários, a auto-instalação não apenas ajudará a economizar dinheiro, mas também protegerá artesãos irresponsáveis de cometer erros.
Portanto, se o ar condicionado estiver próximo na caixa, as instruções para ele foram estudadas, todas as ferramentas e materiais necessários estão prontos, você pode iniciar a instalação.
Trabalho preparatório e unidade interna
Depois de escolher um local para a unidade interna, conecte a parte elétrica a ela. É aconselhável retirar um novo cabo do painel ou pelo menos da caixa de junção mais próxima. Para evitar entrar em acessórios ou fiação ao fazer um furo para uma máquina ou tomada, é aconselhável primeiro tocar a parede com um detector de fiação ou pelo menos um detector de metais.
Se possível, é melhor colocar a máquina em uma parede adjacente que não seja resistente. Não se deixe levar pela vontade de esconder tudo o máximo possível: a tomada e disjuntor deve estar ao alcance, sem bancos ou escadas.
Enquanto o ar condicionado está embalado, você precisa fazer o trabalho mais sujo:
- Marque a parede: onde ficará o bloco interno, dele há um caminho para o externo com inclinação de 1 a 3%, onde há saída para a rua.
- Se você ainda decidir abandonar uma parede de suporte, agora é a hora.
- Faça um furo na rua com o tamanho necessário, com base na espessura dos dois tubos de cobre no isolamento, o cabo e o tubo de drenagem combinados. Também é aconselhável fazê-lo com ligeira inclinação para a rua, ou com margem de diâmetro.
- Remova a placa de montagem da unidade interna, fixe-a na parede e nivele-a estritamente na horizontal. Se necessário, use um lápis para transferir os pontos de fixação e o contorno para a parede.
- Prepare os furos e fixe com segurança a placa de montagem.
Já nesta fase, você pode pendurar a unidade interna e verificar novamente o nível. A menor distorção ameaça a estagnação do condensado e a sobrecarga do compressor, por isso não tenha preguiça de refazer tudo, se necessário.
Fixe a base da caixa na parede, não esquecendo da inclinação. Quando tudo estiver pronto, é hora de sentar para relaxar e admirar a unidade instalada, pois o trabalho mais árduo e importante está pela frente.
Como instalar você mesmo a unidade externa?
A maneira mais fácil é pendurar você mesmo a unidade condensadora do sistema split em uma varanda sem vidro.
Tomando cuidado com a segurança, marque os suportes na parede. Verifique a largura dos fixadores no próprio bloco e marque os pontos de montagem dos suportes. Certifique-se de que estão estritamente ao mesmo nível horizontalmente: o desalinhamento da unidade exterior é tão perigoso como o da unidade interior.
Após a instalação dos suportes, fixe cuidadosamente a unidade externa nos mesmos, observando a distância da parede recomendada pelo fabricante. Lembre-se de que você não pode fazer furos adicionais nos suportes: isso reduz significativamente sua capacidade de carga.
Verifique a posição horizontal do bloco instalado ao longo da parede e perpendicularmente a ela.
Colocação e conexão da linha principal
Quando os dois blocos estiverem instalados, é hora de conectá-los a uma rota. Esta é a parte mais crítica do trabalho, pois erros na preparação e instalação de tubos de cobre podem levar à diminuição da eficiência, vazamento de freon ou falha do compressor.
Antes de quebrar a vedação dos tubos de cobre, remova a sujeira do ambiente após trabalhar com um perfurador. Desenrole as bobinas dos tubos e endireite-as. Meça o comprimento necessário para a linha principal e corte mais 1m - com margem para dobrar e enrolar, não na primeira tentativa.
Trabalhe a superfície interna dos cortes com um aro, segurando a ponta do tubo para baixo. Assim você vai retirar a saia - a borda fica dobrada para dentro e as lascas não vão entrar no tubo. Em seguida, coloque a porca rosqueada até a ponta e fixe o tubo na ranhura correspondente do rolo.
Se o encaixe acabado apresentar a menor rachadura ou outro defeito, é necessário cortar a seção esticada do tubo e repetir tudo desde o início.Se a unidade externa for instalada em local conveniente, é aconselhável abrir e alargar a segunda extremidade do tubo já externa, após traçar o percurso.
Quando ambos os tubos estiverem alargados, coloque isolamento sobre eles. Em seguida, coloque em paralelo os dois tubos de cobre do isolamento, um tubo de drenagem de condensado e um cabo para ligação dos blocos. O tubo de drenagem deve sobressair 60–80 cm da parede. Se necessário, não esqueça de instalar uma bomba. Enrole tudo bem com fita metalizada, combinando em uma única linha.
Se tudo for colocado em uma caixa especial com pinças, pode ser mais conveniente colocar tudo separadamente, em paralelo, para que o percurso fique plano. Neste caso, apenas a parte que será colocada ao longo da rua é envolvida com fita adesiva, sem a caixa.
Depois de passar uma ponta da linha pelo buraco até a rua, coloque o resto em uma caixa e prenda com grampos. Conecte todos os tubos à unidade interna. Não aperte demais as porcas da tubulação de cobre. Uma luva termorretrátil pode ser necessária para conectar o tubo de drenagem.
Em seguida, remova o painel frontal e conecte a parte elétrica de acordo com as instruções.
Na lateral da unidade externa há uma tampa, sob a qual há terminais para conexão de fios e, às vezes, um conector para tubos de cobre. Conecte tudo de acordo com as marcações, como na unidade interna. Fixe o tubo de drenagem sob o suporte.
Preparando-se para o lançamento e verificação
Quando todas as conexões estiverem feitas, verifique se há vazamentos usando espuma de sabão e uma bomba de bicicleta conectada ao encaixe de carregamento de freon.
Em seguida, conecte a bomba de vácuo e deixe-a funcionar por cerca de 1 hora até formar vácuo. Em seguida, a bomba é desligada e a válvula é fechada com um bujão, e ambas as válvulas são totalmente abertas para que o freon do condensador possa fluir para o evaporador. Se a linha for longa, o freon precisará ser reabastecido - você pode verificar a pressão com um manômetro.
O ar condicionado está conectado à rede e deve entrar sozinho no modo de teste. Alguns modelos possuem um botão ou combinação separada no controle remoto para isso - consulte as instruções. Só depois de terminar o modo teste você poderá tapar o buraco na parede e montar as partes decorativas da caixa – e se orgulhar do trabalho realizado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para melhor imaginar todo o processo, sugerimos observar como os profissionais instalam um sistema split:
E este vídeo descreve em detalhes o estágio mais crítico - queima de tubos de cobre:
Resumindo, notamos que é perfeitamente possível instalar você mesmo um sistema dividido em uma parede de suporte e não será necessário abandoná-lo. Se você não encontrou um equipamento ou não está confiante em suas habilidades, tente negociar a instalação parcial com os artesãos. Por exemplo, você mesmo pode instalar os blocos e confiar o traçado do percurso a especialistas, ou pode conectar tudo sozinho e deixar o mestre apenas com a aspiração, o reabastecimento e a primeira partida.
Como você planeja instalar o ar condicionado? Você acha que é aceitável abandonar paredes estruturais? Talvez você tenha experiência na instalação de um sistema dividido? Aguardamos suas adições, perguntas e impressões no bloco de discussão abaixo.
A questão principal nunca foi respondida.Então, como você pode proteger uma unidade externa se é proibido fazer um furo na parede de suporte? Foi considerada a única opção para montar uma varanda sem vidro na parede. Mas como é que o percurso vai mais longe, até à unidade interior da sala? Você não pode passar por uma parede de suporte