Fogão russo com fogão: tecnologia para colocar um fogão russo com diagramas e pedidos detalhados
Apesar do grande número de aparelhos de aquecimento modernos, os fogões da casa não perdem a sua posição.No entanto, os edifícios de tijolos do século 21 diferem em muitos aspectos de seus antecessores - fogões russos clássicos volumosos com uma grande bancada e transferência de calor muito limitada.
Uma das soluções mais eficazes é o fogão russo com recuperador - mais compacto e adequado para aquecer tanto uma casa de campo como um edifício para residência permanente. Sugerimos considerar os diagramas e arranjos do modelo com laje, que você poderá precisar caso decida começar a construí-lo sozinho.
O conteúdo do artigo:
Fogão com fogão - estrutura multifuncional
O recuperador é tão útil, cómodo e ergonómico que construir uma estrutura sem ele simplesmente perde o sentido. Talvez seja por isso que todas as modificações modernas dos fogões russos possuem fogões de ferro fundido - com um, dois ou até três queimadores.
Na verdade, os modelos com fogão não contradizem uma das principais características de um fogão russo - possuem duas fornalhas. É a pequena fornalha a responsável pelo aquecimento do recuperador. Além disso, nos fogões simples possui uma chaminé separada, ligada na parte superior à chaminé do forno.
Para projetos mais complexos, existe a possibilidade de fornalhas de “verão” e “inverno”: no primeiro caso, o pequeno forno (forno) funciona de forma autônoma e, no segundo, com sua ajuda, as paredes e o grande forno são aquecidos .
Existe uma terceira opção de localização do alagamento - na estrutura principal, mas na lateral ou no lado oposto. Esta solução nem sempre é aceitável - por exemplo, se o recuperador necessita de ser colocado num canto. Neste caso, é mais conveniente que ambas as fornalhas estejam de um lado e localizadas uma acima da outra.
As vantagens do design com placa são óbvias:
- aquecimento autônomo com menor grau de transferência de calor;
- processo de aquecimento rápido de ferro fundido e paredes;
- cozinhar todos os tipos de pratos no fogão;
- a capacidade de aquecer ou armazenar alimentos quentes;
- consumo econômico de combustível - lenha;
- fácil manutenção - limpeza do cinzeiro.
No fogão, quando já não está quente, mas já esfriou um pouco, você pode secar utensílios domésticos. Para o mesmo fim, utilizam-se fogões - pequenas reentrâncias nas paredes do recuperador, bem como um perímetro de tijolo à volta da superfície de ferro fundido.
Para os veranistas, o modelo com inundação é muito mais conveniente, pois é usado com mais frequência. Uma fornalha grande geralmente é usada no início da primavera ou no final do outono, quando chega a estação fria e todo o fogão precisa ser aquecido.
Opções de pedidos populares
Tendo em mãos a encomenda de um fogão russo com placa, você pode fazer o desenho da estrutura com suas próprias mãos. Claro que vai precisar da ajuda de um artesão experiente, pois tudo é importante na alvenaria: desde as proporções dos componentes da argamassa até à escolha dos materiais de construção e isolantes.
Oferecemos duas opções mais exigidas pelos proprietários de casas particulares.
Opção #1 – com fogão e bancada
Uma das soluções preferidas que combina todas as vantagens de um verdadeiro forno russo: um grande forno para assar pão, um prático fogão para cozinhar e uma cama larga, que pode ser usada como dormitório adicional nas noites frias de inverno.
A construção começa, como é habitual, com a construção da fundação. Lembramos que não está ligado à fundação da casa e é construído separadamente. Para isso, costumam cavar um buraco, fazer a fôrma e usar reforço para preenchê-lo com argamassa de cimento.
Após o amadurecimento, a base é isolada com papelão basáltico, aço ou outro material, nivelada e inicia-se a construção da alvenaria do fogão.
Ferramentas: espátula, nível, esquadro, fio de prumo, régua - é melhor preparar com antecedência para que tudo esteja à mão. Também é necessário comprar todos os materiais necessários: fogão de 2 bocas em ferro fundido, portas de combustão e limpeza, grelha, válvulas, vista.
O modelo de fogão com bancada e ladrilhos tem uma característica - a bancada é cercada por paredes em ambos os lados. Isso pode ser visto claramente na ordem apresentada a seguir.
Organizando um fogão com bancada e fogão
Ao instalar um fogão de ferro fundido, é preciso levar em consideração a dilatação do metal quando aquecido.
Para isso, deixam-se vãos de 2 a 3 mm nas laterais e a própria laje não é colocada sobre a argamassa, mas deixada solta para que possa ser facilmente removida se necessário.
Se lhe parece que a construção do elemento final - a chaminé - é a mais fácil, engana-se.
Os fogareiros experientes, ao colocar uma chaminé, selecionam cuidadosamente os tijolos: pegam os mais lisos e colocam-nos com o lado mais liso para dentro. Isso é necessário para reduzir o grau de contaminação da superfície interna - menos fuligem se deposita nas paredes lisas, por isso precisam ser limpas com menos frequência.
Opção #2 – com fogão embaixo do caldeirão
Apesar de a amostra apresentada possuir quase todos os elementos de um fogão tradicional russo, ocupa pouco espaço, é muito cómodo e funcional.
O fogão é grande, é fácil colocar nele não só panelas, mas também um grande caldeirão para preparar pratos orientais.
Ao usar ambas as fornalhas, você pode aquecer uma casa com área de até 40-50 m², mas se a estrutura for destinada a uma casa de campo, então uma pequena fornalha com fogão será mais usada.
Disposição do fogão e fogão
Podem ser feitas alterações na encomenda, mas desde que não contrariem as regras de segurança, lógica e alvenaria.
Na 7ª linha, em vez de um teto simples, você pode construir um arco, mas apenas um fabricante de fogões experiente pode fazer isso, pois a construção de um arco requer tempo adicional e conhecimento de técnicas especiais de processamento e assentamento de tijolos.
Nesta fase, a alvenaria torna-se bastante alta, pelo que muitas vezes há necessidade de andaimes especiais.
Não basta um banquinho comum, pois além do fogão é necessário colocar um recipiente com argamassa e tijolos em determinada altura.
No futuro, você também poderá usar tijolos refratários, mas apenas para fins estéticos. As características não importam, se desejar, pode-se fazer a alvenaria como antes - com tijolo maciço vermelho.
Em seguida, apenas o tubo é erguido - até a distância restante até o teto.
O arranjo apresentado é indicado para quem não precisa de uma cama grande. Caso contrário, será necessário aumentar o comprimento da câmara de combustão ou construir uma extensão com condutas de fumo no seu interior.
Recomendações de fabricantes de fogões experientes
Se você tem um pedido e uma pilha de desenhos em mãos, isso não significa que todos os segredos da alvenaria profissional estejam abertos para você. Há muitas pequenas coisas que precisam ser levadas em consideração ao construir um fogão russo.
Para facilitar o seu trabalho e justificar os resultados do seu trabalho, preste atenção a regras simples, mas eficazes:
Não se esqueça da qualidade dos materiais principais - tijolos e argamassa, dos quais dependem tanto a eficiência do aquecimento como a vida útil da estrutura como um todo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Encomendar um fogão com bancada grande e azulejos:
O procedimento para a construção de um forno com inundação:
Opção de churrasqueira externa com fogão:
Existem muitas opções para construir um forno com fogão. No entanto, não recomendamos começar a construir sozinho qualquer modelo escolhido sem prática. Certifique-se de estudar as informações atuais e obter o apoio de um artesão qualificado, cujos resultados de trabalho você conhece em primeira mão.
Por favor, escreva comentários no formulário de bloco localizado abaixo do texto do artigo. Conte-nos como você construiu um fogão e um fogão em sua casa de campo ou em sua dacha favorita. Tire dúvidas sobre o tema, poste fotos do processo de construção ou operação de uma unidade de alvenaria.
Ouvi falar da baixa eficiência desse fogão russo. Isso corresponde à realidade ou a culpa não é do diagrama do fogão, mas sim das mãos do fabricante do fogão? Gostaria de ver uma comparação com os “holandeses” e os “suecos”.
A baixa eficiência do fogão tradicional russo é uma história antiga. Há uma grande variedade de tipos de alvenaria para esses fogões e, portanto, a eficiência varia muito dependendo do projeto e da habilidade do fabricante do fogão.
Se tomarmos o valor médio da eficiência, então para um fogão russo é cerca de 20-25%. A holandesa tem o mesmo indicador. O sueco tem, obviamente, maior eficiência - cerca de 35-40%.
A eficiência geralmente é um conceito abstrato) E ao considerar os diferentes tipos de fogões, vale levar em consideração não só o regime de temperatura, mas também o desgaste durante o funcionamento, as peculiaridades da escolha do combustível e sua quantidade, a área aquecida, a localização do dispositivo e assim por diante. E por que você está comparando tipos de fogões completamente diferentes - aquecimento e aquecimento-cozimento?
No comentário acima, a eficiência de um fogão russo é indicada em 20-25%. Pois bem, se falamos de eficiência, tais indicadores são dados por uma lareira com fornalha aberta, e um fogão russo é caracterizado por indicadores de pelo menos 60% (na versão mais simples). Um mestre normal, com experiência, um simples fabricante de fogões russo, vindo até sua casa, não falará de eficiência alguma. Ele dirá - você precisa de um fogão de aquecimento. Dependendo do tamanho da sala e da localização do aparelho, este modelo é adequado para você. Ele aquecerá seu ambiente em muitos graus e consumirá muita madeira/carvão por dia.
Ou um fogão de aquecimento e de cozinha, ou um recuperador de calor... Desde que “eu o construa, com os materiais que comprei”.