Por que uma braçadeira de encanamento com vedação de borracha é conveniente - segredos de escolha
Canos de aço É difícil reparar sob pressão, mas uma braçadeira de encanamento com vedação de borracha ajudará a salvar a situação. Você pode comprar um dispositivo simples ou fazer você mesmo. E é melhor adquirir uma braçadeira de encanamento com antecedência - em um momento crítico você não terá tempo para pensar nisso.
O conteúdo do artigo:
Tipos de braçadeiras com vedações de borracha
Um grande número de diferentes tipos de pinças são usados na vida cotidiana e em eletrodomésticos. Mais frequentemente, são modelos com fita ou base de arame, apertados com uma rosca sem-fim embutida, uma chave inglesa ou simplesmente um par de parafuso e porca.
Eles são usados para conectar mangueiras a máquinas de lavar, proteger cabos elétricos e cravar conexões flexíveis. No design, essas peças são semelhantes entre si, diferindo apenas na largura do grampo e do elemento de fixação. Mas eles não são adequados para trabalhos de encanamento.
Uma braçadeira de encanamento real difere de seus “irmãos” de várias maneiras:
A fixação nas instalações hidráulicas é feita por meio de um par de porca e parafuso. Somente neste caso pode garantir uma fixação confiável na superfície do tubo.
Qualquer outro tipo de braçadeiras de parafuso sem-fim, auto-roscantes, de mola ou auto-fixantes não fornecem força constante.Isso significa que é tecnicamente possível apertar a braçadeira com a vedação com a força necessária, mas com o tempo, ocorrerá a liberação e a vedação ficará enfraquecida.
O segundo elemento importante é a vedação de borracha. Os fixadores convencionais podem usar borracha preta formada a quente. Para trabalhos de reparo, essa vedação só pode ser usada como um elástico de compensação entre a faixa de fixação e a superfície do tubo. Ao mesmo tempo, não deve haver vazamento de água ou condensação no ponto de fixação, caso contrário, no ponto de contato entre o metal e a gaxeta, o metal ou a própria braçadeira apodrecerão devido à corrosão com o tempo.
Os grampos de reparo usam uma vedação EPDM.
Vejamos os principais tipos de braçadeiras para tubos de encanamento e identifiquemos os mais populares.
Braçadeira de tubo
Mais frequentemente, um modelo composto por duas metades é confundido com uma braçadeira de encanamento. A estrutura é composta por dois meios-arcos confeccionados em fita de aço perfilado com revestimento galvanizado.
Uma vedação de borracha com superfície interna perfilada é colocada dentro do anel.
Uma braçadeira para tubos é usada principalmente como suporte para fixar tubos a uma certa distância de paredes ou pisos. Portanto, em uma das metades há uma porca soldada para instalação de um suporte a partir de uma haste roscada ou parafuso.
As braçadeiras podem ser feitas com base em um par parafuso-porca ou na forma de um par de parafusos metálicos.
Os grampos de parafuso podem ser usados como grampos de encanamento ou de reparo. Neste caso, a vedação padrão é substituída por uma gaxeta de borracha EPDM ou a área danificada é adicionalmente envolvida com uma fita fina de borracha sanitária.
À venda você encontra pinças amarelas sem selo de borracha. Estes são anéis de vedação de proteção usados em tubos de gás. Eles não podem ser usados para trabalhos de reparo.
Braçadeira de encanamento tipo reforçada
Um dos problemas com o uso de dispositivos de reparo é considerado a alta pressão na tubulação que está sendo reparada. Nas linhas de abastecimento doméstico de água e de aquecimento a vapor, a pressão e a temperatura podem atingir 30 atm e 120 °C, respetivamente.
Portanto, para trabalhos de reparo em juntas ou áreas danificadas, são utilizados modelos em forma de laço dobrados a partir de uma grossa tira de aço inoxidável.
Para abrir as portas, a dobradiça deve primeiro ser calçada com um encaixe de madeira. A vedação de borracha é colocada separadamente no tubo. Depois de colocado o dispositivo sobre ele, a cunha de madeira é retirada, uma junta de borracha é colocada em seu interior e os parafusos são apertados.
Para bloquear fístulas em canos de água de alta pressão, braçadeiras para tubos de uma só peça com laço duplo podem ser usadas como braçadeiras para tubos de encanamento. A qualidade da braçadeira é alta, mas tal dispositivo só pode ser fixado através da extremidade ou corte do tubo.
Braçadeira de borracha
Uma das opções mais simples e baratas. É uma tira de aço estampada com 15 mm de largura. Essencialmente, trata-se de uma alça de aço com dois orifícios para parafusos, que é coberta com uma vedação de borracha.
A braçadeira de borracha é utilizada para reparos de encanamento de tubos de pequeno diâmetro, de 8 mm a 50 mm.
Além de bloquear uma área danificada, o dispositivo de borracha pode ser usado para cravar mangueiras em tubos, fortalecer braçadeiras previamente instaladas, mas danificadas, e fixar tubos em paredes e superfícies de suporte.
A única desvantagem é que ao escolher um sistema de borracha, você precisa selecionar o diâmetro correto do laço. Deve corresponder exatamente ao diâmetro do tubo, excluindo a vedação de borracha.
Reparar acoplamentos
Usado como bandagem de reforço em tubos de alta pressão com sinais de corrosão e danos profundos ao metal. A opção de reparo usual não é adequada, mesmo quando se utiliza uma vedação de borracha autoadesiva.
A corrosão profunda dos dois lados do metal significa que o tubo pode falhar a qualquer momento. Portanto, em tal situação, simplesmente cravar com vedação de borracha não dá o resultado desejado.
A situação pode ser corrigida com um acoplamento de reparo composto por duas metades idênticas.
Já existem roscas dentro dos orifícios, então o trabalho de encanamento para reparar uma fístula é simples:
- A superfície metálica é limpa e tratada com uma composição que impede a corrosão.
- Aparafuse uma vedação de borracha no tubo.
- Conecte as metades do acoplamento e aperte-as com parafusos.
Braçadeiras para encanamento de grande diâmetro
Para tubos de 100 mm a 160 mm são utilizadas cintas de bloqueio e braçadeiras em chapa de aço fina com fixação baseada em hastes roscadas e porcas.As braçadeiras de encanamento para reparos são feitas na forma de uma alça e meia com prateleiras soldadas sob a braçadeira.
Neste caso, uma vedação de borracha padrão é aplicada a quente na superfície interna da tira de aço. Ou um forro de anel é usado.
Antes de instalar o curativo, a superfície danificada é tratada com tinta ou selante de poliuretano, o que garante o funcionamento estável do selo de borracha mesmo em condições de mudanças de temperatura ou cargas mecânicas alternadas.
Em tubos de fluxo livre de grande diâmetro, braçadeiras de encanamento podem ser instaladas sem vedação de borracha. Basta soprar a superfície do tubo ao redor da área danificada com espuma de poliuretano e colocar uma pinça. A espuma de poliuretano autoexpansível preencherá todas as cavidades e fixará com segurança a almofada de reparo. Não há necessidade de apertar os fixadores após o endurecimento da espuma.
Usando braçadeiras de aço de grande diâmetro você pode fazer retração, e sem liberar a pressão da água na rede.
Para linhas de polipropileno e polietileno com diâmetro de 1,5 a 2 polegadas, é mais fácil fazer uma amarração usando uma braçadeira de sela de encanamento.
Quais são os benefícios de uma braçadeira com vedação de borracha?
O uso de bandagem protetora em forma de braçadeira é permitido apenas para trechos retos sem encaixes e voltas.A vedação de borracha prensada deve aderir uniformemente à superfície a ser reparada. Caso contrário, não será possível conseguir uma fixação confiável do curativo. Esta é a única desvantagem.
A instalação do remendo não requer preparação especial da bandagem ou da superfície do tubo. O dispositivo de reparo pode permanecer na área danificada indefinidamente. Após a instalação, é necessário apertar adicionalmente o fixador uma vez para compensar a deformação residual da vedação.
Como escolher uma pinça
A escolha do modelo de bandagem de reparo depende diretamente da pressão na tubulação e do local de instalação. Para linhas de alta pressão, devem ser utilizados acoplamentos de reparo com quatro pontos de aperto. Quaisquer outros modelos, mesmo com vedação de borracha de alta qualidade, não garantem a estanqueidade do curativo.
Para trabalhos de encanamento doméstico, é melhor ter duas meias faixas ou um laço de borracha à mão. Para tubulações de água de pequeno diâmetro, você pode usar produtos feitos de aço galvanizado macio. Para linhas com diâmetro superior a uma polegada, são utilizadas faixas de aço inoxidável.
Uma braçadeira de encanamento com vedação de borracha pode ser considerada uma ferramenta de reparo universal. O projeto teve tanto sucesso que as bandagens podem permanecer no aquecimento ou no abastecimento de água por vários anos antes de grandes reparos. O dispositivo é fácil de fazer você mesmo.
Como instalar uma pinça em um registro de aquecimento: vídeo
Você já teve que fazer braçadeiras de encanamento com um design fora do padrão? Compartilhe uma descrição e experiência no uso de bandagens caseiras. Faz sentido fazer você mesmo um curativo se você puder comprá-lo? Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
É melhor fazer isso sozinho. Uma braçadeira ideal é feita de duas metades, arrancadas com um martelo em um teixo em um mandril de aço feito de aço macio de baixo carbono com espessura de 2,5-3 mm. Desta forma você pode ajustar o diâmetro interno da bandagem exatamente ao tubo que está sendo reparado mais 2 mm para a vedação de borracha. Se você fizer menos, ele não se encaixará. Se você fizer mais, as orelhas dobrarão e a área de contato da borracha com a área danificada ficará pequena. Além disso, uma pinça composta por duas metades pode ser colocada em qualquer lugar, até numa torneira, até num canto.
Queria esclarecer sobre os loops. Qualquer laço só pode ser usado para prender o enrolamento com um elástico. Eles não são adequados para um reparo completo, mesmo que você coloque três peças no selo. As alças são convenientes apenas para fixar o tubo.