Instalando um exaustor na cozinha com suas próprias mãos: instruções detalhadas de instalação passo a passo
O exaustor é um dispositivo que purifica o ar de um apartamento dos odores dos alimentos cozidos no fogão, das menores partículas de gordura e dos produtos da combustão. Acredita-se que a instalação de exaustor na cozinha melhora o microclima do ambiente, garante a troca normal de ar e faz parte da ventilação de insuflação e exaustão.
Para instalar um eletrodoméstico não é necessário contratar um especialista: graças às instruções detalhadas, diagramas e acessórios, você mesmo pode instalá-lo. No entanto, isso requer habilidades básicas com ferramentas e um pouco de conhecimento.
No artigo, tentamos delinear todos os meandros do processo de instalação - listamos os principais requisitos de instalação e também preparamos uma master class passo a passo sobre como fixar o exaustor e conectá-lo ao duto de ar e à rede elétrica.
O conteúdo do artigo:
Regras para instalação de dispositivos de exaustão
A instalação depende não apenas das condições externas, mas também das características do próprio dispositivo: tipo, forma, tamanho, peso, finalidade, conjunto de funções.
Alguns exaustores são embutidos em módulos de móveis, outros são pendurados no meio da cozinha - acima da “ilha”, outros são simplesmente instalados em suportes de parede.
Todos os exaustores domésticos podem ser divididos em 2 categorias:
- dispositivos com dutos de ar, através do qual o ar de exaustão é descarregado no poço de ventilação;
- dispositivos do tipo circulação, purificando o ar por meio de filtros.
Os primeiros têm maior produtividade, mas são mais difíceis de instalar; os segundos são facilmente montados na parede, mas limpam o ar com eficiência apenas até que os filtros fiquem entupidos. Mas existe uma terceira opção - combinada, combinando as capacidades de ambas as categorias.
Hoje é fácil se confundir com a gama de dispositivos de exaustão. Nas lojas de ferragens você encontra de tudo, desde o mais simples "viseiras" com filtros de carbono a unidades caras de “ilha” projetadas para instalação em salas espaçosas.
Mesmo uma rápida inspeção dos dispositivos deixa claro que eles estão instalados de forma diferente.O que você precisa considerar ao instalar você mesmo um exaustor doméstico?
Se você deixar de lado as nuances técnicas do equipamento e focar apenas na instalação, as seguintes regras serão úteis:
- o dispositivo deve ser compacto, adequado em design e tamanho para caber no interior;
- Antes da instalação é necessário preparar o local: verificar a resistência da parede de suporte ou selecionar um módulo de móvel;
- se um cano de gás passar nas proximidades, você precisará considerar instalá-lo em um suporte ou escolher uma opção mais cara - mover o gasoduto;
- de acordo com os requisitos, o dispositivo é montado a uma determinada altura: 65-75 cm para fogões elétricos, 75-85 cm para fogões a gás (exceto alguns modelos que podem ser instalados mais abaixo);
- a instalação de dutos de ar é planejada com antecedência - as dimensões das caixas ou tubos de escape, número de voltas, “rota” de passagem.
Mesmo na hora de escolher equipamentos e altura de instalação do capô leve em consideração nuances como o tamanho do fogão e a altura da pessoa que fará o cozimento.
O ideal é que a tela do exaustor seja um pouco mais larga que o fogão, seja a gás ou elétrico, mas é preciso lembrar que na queima do gás são liberados produtos da combustão, por isso é melhor adquirir um aparelho mais potente.
Principais etapas da instalação do exaustor
Os aparelhos de ilha são menos comuns e recomenda-se a contratação de pelo menos dois trabalhadores para sua instalação. Portanto, vamos ver como instalar corretamente um modelo de exaustor mais simples na cozinha com suas próprias mãos – embutido ou montado na parede.
A ligação do equipamento à rede eléctrica e à conduta de ar é efectuada segundo os mesmos princípios, mas a instalação é efectuada de forma diferente: o embutido é integrado no armário, o montado na parede é fixado à parede.
Passo #1 – preparando a ferramenta e o local de instalação
Espere as maiores dificuldades no preparo, pois você terá que furar a parede principal para fazer as buchas ou fazer furos de montagem no gabinete.
Os procedimentos de instalação direta do corpo do exaustor são realizados facilmente, montando e apertando parafusos ou parafusos auto-roscantes.
Então, para trabalhar você precisará de:
- nível de laser;
- fita métrica e marcador para marcação;
- para uma parede de concreto - um martelo perfurador ou furadeira de impacto, para uma parede de madeira - uma chave de fenda;
- conjunto de chaves e chaves de fenda;
- para processar armários e caixas de plástico - uma serra, um quebra-cabeças, uma fresadora e uma lixa.
O duto de ar costuma ter uma estrutura pré-fabricada, portanto um selante, de preferência de silicone, também será útil. Recomendamos que você realize todos os trabalhos com luvas de proteção e, ao perfurar paredes de concreto, use óculos especiais.
Se a instalação for realizada na parede, verifique sua resistência. Normalmente a parede junto à qual está instalada a laje é resistente, pelo que não há dúvidas quanto à sua fiabilidade.
Porém, o revestimento pode cair durante o funcionamento se for um ladrilho, uma tela decorativa de plástico ou uma placa laminada, que, aliás, não é recomendável colocar perto de um fogão a gás.
Para um modelo embutido, prepare um gabinete - remova o plano inferior, faça um furo na parte superior para conduzir o duto de ar para fora. Reinstale-o da mesma forma que os gabinetes adjacentes.
Se o duto de ar for “escondido” atrás de mezaninos ou embutido em teto falso, isso também deve ser levado em consideração com antecedência. Por este motivo, a instalação de estruturas suspensas é normalmente adiada para o final, os tectos são instalados após a instalação da cozinha.
Passo #2 – desembalar e verificar o conteúdo
Para garantir que o processo de instalação ocorra sem problemas, é necessário retirar o exaustor da embalagem e inspecionar cuidadosamente todas as suas peças.
Às vezes é uma caixa grande com nichos para filtros e uma saída curta, às vezes é uma estrutura pré-fabricada complexa com uma grande tela ou cúpula.
Preste especial atenção ao painel de controle e às peças decorativas - arranhões e pequenas amolgadelas são por vezes o resultado de um impacto e indicam possíveis avarias.
O fio elétrico e o plugue devem ser hermeticamente vedados com isolamento.
Verifique se há filtros – nem todos os modelos vêm com eles. No entanto, os exaustores de circulação e combinados geralmente possuem um kit inicial. Inclui um elemento anti-gordura - uma malha metálica, bem como filtros de carbono – 1-2 peças.
Se tudo estiver em ordem e você não precisar comprar peças adicionais para instalação, poderá começar a marcar.
Passo #3 – marcação do trabalho
Qualquer eletrodoméstico funcionará com 100% de eficiência se for instalado corretamente, então primeiro pegue um nível, fita métrica, lápis ou marcador e desenhe duas linhas perpendiculares na parede.
A primeira é a vertical, que vai do recuperador ao local de instalação, que centraliza o exaustor e o recuperador, e a segunda é a horizontal da superfície de trabalho do exaustor.
A tela do exaustor e a placa devem ser posicionadas estritamente uma acima da outra, paralelas. O deslocamento não é errado apenas por questões de segurança ou funcionalidade, mas também do ponto de vista estético.
A seguir, é necessário consultar as instruções e, conforme o diagrama de instalação, indicar onde fixar o suporte ou outro dispositivo para pendurar na parede.
Se o exaustor estiver embutido em gabinete, basta pegar seu corpo, fixá-lo nas paredes do gabinete e marcar também os locais de montagem.
É aqui que termina o trabalho de marcação. Se pretende instalar uma conduta de ar, recomendamos que defina previamente o percurso de colocação e a possibilidade de fixação de tubos ou condutas à parede (armário).
Passo #4 - fixando o capô à superfície
Os processos de montagem na parede e em gabinete são diferentes, por isso veremos ambos.
Instalando um modelo de parede inclinada
O processo de instalação de um exaustor de parede inclinado é um dos mais simples.
O procedimento é o seguinte:
- Fixamos o gabarito na parede com fita adesiva para que as linhas horizontais do papel e da parede, assim como a linha central, coincidam em altura.
- Use uma furadeira para fazer furos na parede usando o modelo. Normalmente o diâmetro é de 10 mm, mas é melhor consultar as instruções. Profundidade – pelo menos 50 mm. Se a parede for de azulejos, use primeiro brocas especiais para não quebrar o azulejo.
- Retiramos o gabarito da parede e inserimos buchas de 10 mm nos furos.
- Aparafusamos os parafusos nos furos para que haja uma pequena distância entre a tampa e a parede para pendurar o aparelho.
- Pegue a carcaça do exaustor, remova e reserve os filtros. No interior da caixa encontramos orifícios de montagem em forma de fechadura - com eles penduramos o capô na parede.
Se estiver prevista apenas a operação de circulação do dispositivo, a instalação termina aqui.
Para conectar o duto de ar, é necessário instalar um tubo falso.
Primeiro instalamos o duto de ar e depois o tubo falso. Para fixá-lo são utilizados dois furos especiais na parte interna do exaustor e dois parafusos auto-roscantes aparafusados na parede.
Quando todos os elementos do exaustor estiverem instalados, resta inserir os filtros, e você pode prosseguir para os próximos passos - posterior instalação do duto de ar e conexão à fonte de alimentação.
Instalação de exaustor embutido
O capô embutido é montado de forma diferente:
- Utilizando um nível, verifique se o armário está instalado uniformemente em relação à placa.
- Retiramos o painel inferior do gabinete - a prateleira onde será fixado, e fixamos o gabarito com fita adesiva.
- Com um lápis ou furador, marcamos 4 furos de montagem conforme o gabarito - eles ficarão localizados nos cantos, assim como no centro do grande furo destinado ao duto de ar.
- Medimos o raio com um compasso, usando o mesmo modelo, e desenhamos um círculo para depois fazer o furo.
- Pegamos uma furadeira, instalamos uma furadeira de 5 mm e fazemos furos para parafusos auto-roscantes nos locais marcados, e a seguir usamos um quebra-cabeças, claramente em círculo, para o duto de ar.
- Colocamos um adaptador no exaustor para conectar a um duto ou tubo de ventilação.
- Se o gabinete for pequeno, fixamos imediatamente a prateleira no exaustor e depois fixamos tudo em um módulo; se for grande, instale primeiro o “fundo” do gabinete e depois o exaustor.
- Montamos o gabinete na parede.
A etapa final é a instalação dos filtros e a conexão à fonte de alimentação. A instalação do duto de ar pode ser feita imediatamente ou posteriormente.
Um armário com exaustor não é puramente técnico, ou seja, pode ser utilizado para armazenamento a longo prazo de produtos, pratos ou utensílios de cozinha.
Passo #5 - Instalando o duto de ar
O duto de ar é um canal de remoção de vapores e produtos de combustão para o exterior. Uma extremidade é conectada ao adaptador do exaustor, a outra - a um orifício que leva ao duto de ventilação ou feito na parede da casa.
A segunda opção só é adequada para residências particulares.
Não é difícil selecionar peças nos tamanhos desejados, fazer cálculos e traçar um diagrama. Mas é importante levar em consideração um ponto: não bloqueie hermeticamente a abertura de ventilação com o duto do exaustor, caso contrário a ventilação natural do ambiente será prejudicada.
Existem duas maneiras de manter a troca de ar fornecido e de exaustão:
- instalar grade dupla, metade da qual permanece aberta e a segunda é um orifício para conectar um tubo;
- equipar a saída com uma válvula, que pode ser aberto/fechado se necessário.
O bom da grade é que ela está sempre aberta e não requer ações adicionais.
Alguns modelos de grades de fábrica são equipados com um tubo que facilita a conexão de um tubo ou duto.
A vantagem é que você pode escolher um modelo de acordo com determinados tamanhos ou formato do furo.
Se você está preocupado com o lado estético da questão, pode escolher um modelo com válvula de retenção, que é instalado do lado do eixo.
Caixas plásticas são usadas como dutos de ar, tubos corrugados, tubos de ventilação especiais com acessórios.
A forma de conectá-los e fixá-los em paredes, tetos ou armários depende apenas do tipo de canais e das condições de instalação.
Antes da instalação, é aconselhável esticar o tubo corrugado - colocá-lo no tubo e depois esticá-lo o máximo possível em direção ao orifício de ventilação. Muitas depressões e saliências podem fazer com que o duto de ar fique rapidamente entupido com graxa e fuligem.
Passo #6 – conectando à rede elétrica
Os exaustores domésticos não podem ser comparados em potência a máquinas de lavar ou condicionadores de ar, portanto, uma tomada comum é suficiente para conectar o dispositivo. É melhor instalá-lo próximo ao aparelho, à direita ou à esquerda.
Se o exaustor estiver embutido em um gabinete, a tomada será colocada sob ele.
Ao instalar um ponto elétrico, é preciso lembrar duas nuances: alta umidade e aterramento obrigatório. A primeira é fácil de fazer adquirindo uma instalação elétrica com Aula de proteção de IP44 e superior. Podem surgir problemas com o segundo, especialmente se o prédio for antigo.
Não recomendamos realizar nenhuma ação sozinho, convide um eletricista. Ele encontrará uma saída para a situação e, ao mesmo tempo, instalará os disjuntores que faltam nos eletrodomésticos.
Depois de instalar o exaustor e conectá-lo à rede elétrica, é necessário testá-lo instalando primeiro os filtros.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Modelo integrado - instruções detalhadas:
Tutorial em vídeo sobre como instalar um “slider”:
Como instalar e conectar o modelo dome:
Um exemplo de instalação de um duto de ar de plástico:
Instalar um exaustor é uma daquelas tarefas domésticas que você mesmo pode fazer, sem o envolvimento de especialistas. O guia principal de instalação são sempre as instruções do fabricante; o resto depende apenas de condições específicas.
Porém, em caso de desvio das recomendações do fabricante, lembre-se dos requisitos para instalação e funcionamento de aparelhos elétricos, ventilação e placas.
Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a instalação e ligação de um exaustor? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência na execução de trabalhos de instalação. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Eu também instalei um exaustor na cozinha e percebi que não havia nada de complicado nisso. Observado corretamente sobre a fiação, é melhor não arriscar e contratar um eletricista.
Não há nada complicado se o sistema de ventilação padrão do seu prédio estiver funcionando corretamente. Mas se houver problemas, às vezes você terá que separá-lo através do seu próprio canal para que não haja sopro reverso.
Bons conselhos foram dados sobre fiação e aterramento, eu concordo. Porém, por algum motivo, muitas pessoas ignoram o último ponto, considerando-o opcional. É claro que nos arranha-céus soviéticos surgem frequentemente vários problemas com a instalação de aterramento. Aqui vale lembrar que a umidade sob o exaustor aumenta constantemente durante o cozimento, portanto, máquinas automáticas e aterramento são simplesmente necessários.