Capuz corrugado: como escolher e instalar tubo corrugado para ventilação
Muitos tipos de reparos podem ser realizados por conta própria. E conectar o exaustor ao sistema de ventilação é um desses casos.Concordo que mesmo um artesão doméstico inexperiente pode lidar com esta importante etapa.
Especialmente quando o capô corrugado de alumínio é usado como duto de ar. Este tipo de material de construção não requer muitos anos de experiência e conhecimentos especiais durante a instalação.
Mas você não sabe por onde começar e como escolher o tubo corrugado certo? Ajudaremos você a decidir o tipo de material e a lidar com esse tipo de trabalho de instalação - o artigo discute os tipos de ondulação, suas características e escopo de aplicação.
As sutilezas da escolha de um duto de ar corrugado para conectar uma coifa são abordadas e são fornecidas instruções de instalação passo a passo. O material é complementado com fotos visuais de etapas individuais da instalação de papelão ondulado e recomendações de vídeos de especialistas.
O conteúdo do artigo:
Classificação e uso de papelão ondulado
O tubo corrugado é apresentado no mercado de materiais de construção em uma ampla variedade de opções - são modelos coloridos de pequeno diâmetro feitos de plástico e grandes ondulações permeáveis à água feitas de aço inoxidável. Material, tamanho, cor, preço - tudo isso para qualquer comprador.
É difícil para um artesão iniciante escolher exatamente o que é ideal para resolver os problemas que surgem.
Tipos de tubos corrugados
Uma das soluções cómodas e simples para a cozinha é utilizar um tubo corrugado para conectando o exaustor ao sistema de ventilação.
Para comprar exatamente o que você precisa, não se perder entre tantas ofertas e não pagar a mais por um duto de ar, é preciso entender um pouco sobre os principais tipos e finalidades das corrugações.
A corrugação é usada ativamente por construtores e artesãos domésticos como um elemento importante na organização das comunicações.
Sua popularidade se deve à sua alta resistência, variedade de tamanhos e materiais e longa vida útil.
Na aparência, a ondulação pode ser retangular ou redonda. Para um exaustor, compre um duto de ar redondo.
Muitas vezes você pode encontrar tubos corrugados feitos dos seguintes materiais:
- Aço Cink;
- aço inoxidável;
- alumínio;
- têxtil;
- polietileno de alta e baixa pressão;
- cloreto de polivinila
O escopo de aplicação depende do tipo de material e do diâmetro do produto acabado. Para a instalação de ventilação doméstica, costuma-se adquirir alumínio corrugado e aço inoxidável.
De acordo com o método de fabricação, os tubos corrugados são divididos em:
- quadro;
- ferida em espiral.
O primeiro tipo de produto é uma estrutura metálica coberta com folha de alumínio ou filme de polímero.
Estes são dutos de ar flexíveis. Eles têm a capacidade de retornar à sua aparência original sem deformação após esticar a ondulação em todo o seu comprimento.
O segundo tipo de duto de ar é feito de tiras de metal.O produto acabado é meio flexível - pode esticar 2 a 3 vezes, mas não pode retornar ao seu estado original.
Você terá que fazer um esforço para dar a esse tubo a forma desejada, e vestígios de deformação serão claramente visíveis.
Muitos fabricantes oferecem papelão ondulado flexível com e sem isolamento térmico. A primeira opção permite ampliar o escopo de utilização dos produtos.
Assim, com a ajuda de tubos flexíveis de quatro camadas, os dutos de ventilação podem ser instalados tanto em ambientes internos quanto externos. E a distância não terá importância fundamental.
Escopo e nuances de aplicação
Uma grande variedade de tubos corrugados, significativamente diferentes em tamanho e tipo de material, demonstra eloquentemente as diversas áreas de utilização deste material de construção.
Tubos semiflexíveis de pequeno diâmetro, feitos de plástico e polímeros, são ativamente utilizados na colocação de cabos elétricos.
Pode ser um canal para telefone, computador, energia e outros fios. Na maioria das vezes, os eletricistas usam papelão ondulado com diâmetro de 1,6 a 4 cm.
A ondulação semiflexível em aço galvanizado ou inoxidável tornou-se uma das opções atuais na disposição de um sistema de aquecimento. Na prática, este tipo de tubo é mais fácil de instalar.
A capacidade, se necessário, de dobrar qualquer segmento sem violar o diâmetro interno do produto ajuda a contornar facilmente cantos e outras áreas difíceis durante a instalação.
Tipos flexíveis de tubos corrugados são usados para sistemas de ventilação. O diâmetro mais utilizado para ventilação doméstica é de 10 a 15 cm, há casos em que é necessário um tubo com diâmetro de 20, 30 ou mais cm, embora não sejam tamanhos comuns, encontrar a opção desejada também não é difícil.
Quanto ao material dos produtos, o papelão ondulado adquirido pelos artesãos para fazer a ventilação da cozinha é flexível e feito de papel alumínio. Opções com material plástico e aço inox são utilizadas com menor frequência no dia a dia.
Os dutos de ventilação têxteis são utilizados para organizar comunicações em instalações industriais. Eles não interferem na transmissão muito rápida do ar na sala.
É esta característica que favorece a sua utilização em frigoríficos, restauração e outros tipos de instalações.
A corrugação de plástico e polietileno é usada para conectar instalações hidráulicas, abastecimento de água para máquinas de lavar, lava-louças e outros equipamentos.
Ao instalar um sistema de esgoto, você não pode prescindir de um tubo corrugado. Especialmente em áreas difíceis onde a utilização de uma estrutura rígida pode ser difícil.
Diretrizes para escolher o tubo certo
A grande seleção de dutos de ar plásticos oferecidos pelos vendedores pode criar certas dificuldades quando escolhendo a opção de tubo apropriada ao organizar a ventilação.
Portanto, para comprar o produto certo, você deve se orientar pelos seguintes parâmetros:
- diâmetro e comprimento;
- material do produto;
- qualidade;
- preço.
O diâmetro deve corresponder às recomendações fornecidas nas instruções do modelo de exaustor adquirido.
Se você escolher uma opção maior ou menor, então equipamentos caros podem, na melhor das hipóteses, não atender às suas funções de remoção de odores da cozinha e, na pior das hipóteses, podem queimar devido à sobretensão.
Não há necessidade de ignorar as recomendações do fabricante. Às vezes, um duto de ar é fornecido com o exaustor. É ótimo se caber em um caso específico - o comprimento será suficiente e o material será adequado para você.
Caso contrário, você terá que visitar você mesmo o mercado de materiais de construção e adquirir uma opção mais adequada.
Outra situação é quando, junto com o capô, se oferecem para comprar imediatamente papelão ondulado. Aqui é preciso ter muito cuidado, pois nem sempre o vendedor se preocupa com o conforto do cliente.
Ele pode oferecer um produto obsoleto ou muito caro. Neste caso, o comprimento deve ser medido com antecedência para não comprar metros extras, confiando na experiência do vendedor.
O comprimento da ondulação necessária para conectar o exaustor ao duto de ventilação é medido com uma fita métrica. A medição deve ser feita desde a entrada do tubo da coifa até a entrada da parede. O caminho que você deve escolher é aquele que será repetido pelo tubo.
Deve-se levar em consideração que a ondulação pode entortar, dependendo dos parâmetros técnicos especificados pelo fabricante. Por exemplo, 180 graus.
A capacidade de dobrar no ângulo desejado permite criar o caminho ideal. O tubo será instalado esticado. Este ponto deve ser levado em consideração.
O segundo parâmetro que influencia na escolha é o material do produto. Às vezes a cor combina com a versão plástica. Nesse caso, é preciso ficar atento ao maior ruído gerado pelo duto. Se esta questão não for fundamental, então a gama de modelos pode ser ampliada.
Para garantir que sua compra não decepcione, não se esqueça dos documentos que comprovem a qualidade do produto adquirido. Não tenha vergonha de pedir ao vendedor um certificado de qualidade e garantia do fabricante.
Além do documento, você deve inspecionar cuidadosamente a ondulação - não deve haver amassados ou arranhões suspeitos.
Não tenha medo de esticar o tubo flexível em todo o seu comprimento e verificar se há lacunas ou buracos - não deve haver nenhum. Se a corrugação for de qualidade duvidosa, é melhor recusar sua compra.
O preço também importa. É bom estudar ofertas semelhantes de outros fabricantes antes de comprar para não pagar a mais. Além disso, saber o comprimento necessário do duto de ar ajudará significativamente a economizar dinheiro.
Ao escolher, você deve considerar exatamente onde a corrugação será usada.Se você planeja instalá-lo ao ar livre ou em sistemas de ventilação de ar fresco onde haverá aquecimento/resfriamento, então você deve prestar atenção aos modelos com isolamento térmico.
É mais conveniente comprar um produto acabado do que isolar você mesmo um tubo flexível.
Em condições domésticas, a corrugação é mais frequentemente utilizada na construção de dutos de ventilação que removem o ar de exaustão da cozinha e na conexão de dispositivos de exaustão.
Com etapas dispositivos de exaustor com duto de ar na cozinha A seleção a seguir apresenta o uso de tubos corrugados:
Você também pode estar interessado em material sobre variedades tubos de plástico para exaustor.
Sutilezas de instalação e instalação
Processo conectando a corrugação ao exaustor e sistema de ventilação Estará ao alcance de um faz-tudo doméstico.
Para concluir este trabalho, você precisará levar:
- tubo flexível;
- braçadeiras;
- fita de alumínio;
- grade com válvula de retenção;
- selante de silicone;
- adaptadores de redondo para quadrado.
O último ponto é útil quando o exaustor possui tubo quadrado ou retangular e a corrugação é redonda.
É bom comprar todas as peças necessárias junto com o tubo corrugado.
Isso evitará que você cometa erros com a quantidade de peças sobressalentes necessárias.
Se precisar conectar 2 ou mais tubos flexíveis, você pode usar fita de alumínio.
Conecta bem o material dos dutos de ar metálicos, desde que cuidadosamente colado à superfície.
O tubo corrugado deverá ser esticado em todo o seu comprimento. Neste estado, uma extremidade deve ser fixada no tubo de saída do exaustor.
Para a fixação será necessário usar um tubo de metal e selante.
Então, a cada 1,0 metro na vertical ou 1,5 metros na horizontal ao colocar a corrugação, é necessário instalar grampos adicionais. Esses dispositivos garantirão a fixação adequada do duto de ar.
Se o orifício de ventilação estiver a apenas 0,5-0,8 metros de distância, não há necessidade de instalar braçadeiras adicionais.
Se a entrada de ventilação estiver a mais de 3 metros de distância, será necessário escolher um modelo de exaustor mais potente ou passar um tubo corrugado em linha reta sob o teto para encurtar o caminho. Afinal, quanto mais longo o canal, mais potente deve ser o equipamento.
Depois de instaladas pinças adicionais, resta apenas conectar a corrugação ao orifício de ventilação, inserindo sua segunda extremidade no orifício correspondente da grade da parede.
As juntas entre a grelha e o tubo também devem ser cuidadosamente tratadas com selante. Agora precisamos verificar a qualidade da instalação. Para isso, é necessário ligar o capô e prender uma folha de papel - se atrair, está tudo montado perfeitamente. Então você pode começar a decorar.
A própria caixa decorativa do exaustor pode ser usada como decoração.
Às vezes, isso claramente não é suficiente. Aí os proprietários usam a imaginação, escolhendo a opção mais adequada, por exemplo, esconder o cachimbo em armários de parede. O que é especialmente importante para capô tipo embutido.
Dependendo do estilo do interior da cozinha, o tubo corrugado pode ficar escondido sob o teto falso. Se a mobília da sala for de alta tecnologia, a corrugação de metal se encaixará organicamente no quadro geral.
Acontece que a conduta de ar enquadra-se perfeitamente no interior da cozinha, sendo uma continuação lógica e não saindo da composição geral.
Boas razões para substituir o tubo
A corrugação é uma solução barata e muito válida para o problema de ventilação em casa. Se estiver instalado corretamente, não haverá problemas de uso. O principal é seguir as recomendações do fabricante do produto.
Você não precisa tomar cuidado especial com o duto de ar corrugado. Uma coisa desagradável é que é muito inconveniente tirar o pó das paredes. Com o tempo, após 8 a 10 anos, uma camada bastante espessa de partículas de gordura, fuligem e poeira se forma dentro do tubo. Não será possível limpá-lo. A única saída é instalar uma nova corrugação.
Se compararmos a vida útil de 10 anos com o custo de um novo duto de ventilação, a substituição não parece ser um problema.
Na desmontagem, deve-se realizar todos os passos da instalação, apenas na ordem inversa.
Depois de retirar o tubo, é necessário limpar bem as juntas, limpar a grelha de ventilação ou substituí-la completamente. Em seguida, execute todas as etapas para instalar a nova corrugação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo sobre como conectar um duto de ar na cozinha - características do uso de tubo corrugado:
A corrugação metalizada, usada como duto de ar em um exaustor, pode ser escondida atrás de um invólucro decorativo.
Esta instrução em vídeo irá ajudá-lo a conectá-lo corretamente ao exaustor:
Um vídeo visual sobre peças adicionais usadas ao conectar um tubo corrugado a um exaustor:
Revisão em vídeo de tubo flexível de alumínio corrugado:
Um vídeo interessante sobre como os dutos de ar são feitos de papel alumínio:
Tendo entendido os recursos de escolha e instalação de papelão ondulado, você pode economizar dinheiro fazendo tudo sozinho. Esses trabalhos não requerem habilidades especiais e ferramentas profissionais, o que permite dispensar a chamada de especialistas.
Um tubo corrugado de alta qualidade, conectado corretamente ao exaustor, pode fornecer ventilação à cozinha pelo menos pelos próximos 10 anos.
Se você mesmo instalou um duto de ar corrugado em sua cozinha, instalou uma caixa decorativa para disfarçá-lo ou tem conhecimento sobre como escolher o melhor duto de ar para exaustor, compartilhe sua experiência nos comentários abaixo do artigo.
A ondulação, claro, salva. Basta alertar imediatamente contra os erros que muitos cometem. Não se deve conectar o exaustor acima do fogão à ventilação da cozinha por meio de papelão ondulado. A questão não é apenas que a ventilação deva ser deixada desocupada, mas também que em nossas casas ela é projetada incorretamente e funciona com fluxo natural. Aliás, opcionalmente, a corrugação pode ser substituída por caixas plásticas com cantos e adaptadores. Parece mais esteticamente agradável e é mais fácil esconder essas estruturas em nichos.
É em vão que Igor escreve que não se pode ocupar um respiradouro. buraco no exaustor da cozinha. O exaustor conectado, mesmo com o ventilador desligado, ventila perfeitamente o ambiente. E vice-versa - cria-se uma corrente de ar no capô, o que só traz benefícios. A propósito, os gêiseres estão conectados pela mesma manga. A manga de alumínio resiste perfeitamente às altas temperaturas de uma almofada de aquecimento de 20 quilowatts.
Por que você está “falando” sobre algum tipo de aparência e beleza? E quanto aos padrões de segurança contra incêndio e propriedades dos materiais? Para quem são os SNIPs?
Claro, água! Como você pode sacrificar o desempenho de um sistema de ventilação de exaustor e os padrões de segurança em favor da estética? Isso é estúpido e irresponsável!
Mas mesmo para os casos em que é necessário fazer uma instalação oculta de papelão ondulado, existem soluções práticas prontas. Por exemplo, exaustores embutidos, painel falso para ondulação, etc. Geralmente não falo sobre gêiseres, pois neste caso há definitivamente ondulação e não há juntas de plástico, nem mesmo dutos de ventilação de plástico.Para um exaustor, dutos de ar de plástico são adequados, mas aconselho a escolha de soluções de alumínio.
Para exaustão, principalmente de gases quentes, deve-se sempre utilizar apenas tubos metálicos e corrugações metálicas, para que a busca pela economia e estética não se transforme em incêndio. Existem algumas nuances no uso da ventilação doméstica para fornecer um tubo corrugado do exaustor - primeiro você precisa verificar se a ventilação doméstica está funcionando bem e como ela muda com as mudanças do vento (já que acontece que quando a direção do vento muda, ele sopra da brisa de ventilação). Isso é para não constranger os usuários.
A ventilação externa da caldeira também precisa ser feita com sabedoria, pois... Em edifícios de vários andares, acontece que o monóxido de carbono da exaustão da caldeira é soprado pela brisa para as janelas dos vizinhos do andar de cima. SNiPs e GOSTs não são algo que possa ser “contornado” se for inconveniente, porque essas regras são o resultado de pensar em segurança ou em experiências amargas.
Bem, não sei, por exemplo, tenho um exaustor com válvula de retenção, ou seja, mesmo que de alguma forma magicamente o ar comece a vazar em uma direção diferente, ele não passará. E a exaustão da caldeira vai até o nível do telhado, não vejo motivo para me preocupar com isso. Bem, isso se a casa em si for feita de forma mais ou menos sábia.