Calhas de telhado faça você mesmo: instruções para fazer seu próprio sistema de drenagem
Os drenos do telhado fazem parte de uma estrutura completa de engenharia de drenagem de edifícios.O sistema tem como objetivo garantir a coleta e retirada dos produtos de precipitação (chuva, água do degelo), desempenhando assim a função de proteção da fachada, fundação e elementos adjacentes.
Normalmente, a instalação de tais sistemas é prerrogativa dos construtores profissionais. No entanto, também é possível fazer calhas no telhado com as próprias mãos. Vamos descobrir como fazer isso.
O conteúdo do artigo:
Sistema de drenagem de edifícios residenciais
Para ter uma ideia de como fazer calhas para o telhado de uma casa ou galpão com as próprias mãos, você precisa, no mínimo, de informações básicas sobre o sistema como um todo.
A estrutura, destinada a proteger a fundação do edifício, evitar a erosão do solo e inundações das caves, é composta pelas seguintes peças pré-fabricadas:
- calhas de drenagem;
- suportes de montagem em calhas;
- Tubos de escoamento;
- elementos de conexão de tubos retos (acoplamentos);
- braçadeiras de fixação para canos de esgoto;
- tees, contornos, drenos, bujões;
- funis e grades de coletores de água.
As calhas de drenagem são elementos de instalação montados a partir de bandejas separadas, inclusive de canto.
As calhas são colocadas diretamente sob a borda inferior da cobertura e fixadas com suportes.
Graças às calhas de drenagem, a água é coletada em toda a área do telhado e o líquido coletado é redirecionado para os locais dos funis dos tubos de drenagem.
Sobre tubos e conexões
Um elemento integrante do sistema são os canos de esgoto (metálicos ou plásticos, redondos ou retangulares), projetados para descarregar a água do nível do andar superior do edifício até o nível do solo.
Os tubos de drenagem são montados a partir de vários tubos separados, conectados entre si por meio de elementos de conexão.O tubo totalmente montado é fixado verticalmente por meio de braçadeiras de fixação.
Elementos adicionais do sistema de drenagem são tampões para calhas, contornos, tês, funis, redes de proteção e grades.
Os tampões de calha são instalados nas extremidades das linhas de calha e possuem uma variedade de configurações e formatos (destros, canhotos, universais). Devido aos contornos, a instalação precisa de tubos é realizada em áreas arquitetônicas complexas. Os Tees fornecem drenos técnicos e funis, malhas e grades facilitam a remoção eficiente da água.
Também recomendamos a leitura de nosso material sobre como calcular de forma independente a quantidade de materiais necessários para arranjo do sistema de drenagem.
Sistema de drenagem faça você mesmo: instruções
Com conhecimentos básicos, já fica mais fácil resolver o problema de como fazer calhas no telhado de uma casa particular de dois andares. Mas para uma visão completa dos projetos possíveis, é aconselhável também se familiarizar com os métodos usados para construir tais sistemas.
Existem duas formas (exceto o chamado sistema não organizado):
- Instalação de drenagem interna.
- Instalação de drenagem externa.
O primeiro método é amplamente utilizado em edifícios com vários andares (mais de dois). A peculiaridade do esquema é óbvia - os canos de esgoto são montados dentro do edifício e colocados próximos às paredes de suporte.
O segundo método de instalação externa de canos de esgoto é quase sempre usado para construção de moradias privadas. Difere do primeiro método por colocar calhas no exterior do edifício.
Guia rápido de fotos
As etapas de montagem e instalação do sistema de drenagem são realizadas de forma padronizada. Vejamos a opção de construção produzida após a instalação da cobertura. Se quiser fazer um dreno, o mestre deverá realizar os seguintes passos:
Para coletar e drenar a água da chuva, é necessário anexar um funil de drenagem e um riser à calha, através do qual a água fluirá para um recipiente de coleta ou para um ralo pluvial:
Instalação de sistema de drenagem
Em regra, os trabalhos de instalação do sistema de drenagem iniciam-se antes do início dos trabalhos de assentamento da cobertura ou na fase final de assentamento das telhas inferiores.
Porém, se a estrutura do telhado permitir a fixação das calhas no beiral (frontal), a drenagem poderá ser feita após a colocação do carpete da cobertura. Mas as obras na fachada do edifício devem ser finalmente concluídas em qualquer caso.
A sequência de ações é a seguinte:
- Instalação de suportes de calha.
- Montagem, instalação, fixação de canos de esgoto.
- Projeto do sistema de drenagem.
Os suportes que vão segurar as calhas na posição horizontal são fixados na placa inferior do revestimento, preferencialmente no ponto de apoio na viga do caibro. Ou fixam os suportes na placa frontal da cornija. Em qualquer caso, a frequência de montagem dos suportes entre si não é superior a 600 mm.
Os suportes devem ser montados de forma que, após a instalação das calhas, sua borda frontal fique 20-30 mm abaixo da linha plana do telhado.
Técnica para controlar inclinação e deslocamentos
Ao criar uma galeria a partir de colchetes, é necessário levar em consideração a inclinação em direção ao funil de coleta do cano de esgoto. Para isso, levando em consideração a inclinação dada, instale os porta-calhas inicial e final e puxe o cabo de controle entre eles.
A inclinação permitida da calha é de 2-3 mm por metro de comprimento. Os recuos das linhas extremas do telhado até o primeiro e o último suporte são feitos a uma distância de 50-100 mm. As mesmas normas se aplicam à distância do suporte ao funil de entrada do cano de esgoto.
Através do cordão de controle (o segundo fio esticado entre os suportes), também é controlado o “excentricidade” da borda dianteira das fixações em relação à borda convencional da cobertura. Aqui, a distância da borda convencional do revestimento até a borda frontal do suporte da calha deve ser igual ao raio máximo do semicírculo do suporte de fixação, mínimo 1/3 do raio.
Ao final da instalação é feita a colocação das calhas, seguida de sua fixação com saliências especiais dos suportes, e instalação de tampas e funis de entrada.
Fazendo um funil de recebimento
Para conectar a calha ao cano de esgoto é necessário instalar um funil receptor. Não é difícil instalar esta peça no sistema com as próprias mãos.
O processo é como se segue:
- Pegue a parte estrutural - o funil de recebimento.
- Coloque-o na parede da calha por baixo e contorne o contorno do buraco.
- Faça um furo na parede da calha ao longo da linha marcada.
- Limpe as bordas do furo com lixa e cubra com cola.
- “Fixe” a peça na calha com travas, alinhando os furos.
Existem várias opções para instalar um funil receptor em uma calha. Por exemplo, em vez de fazer um furo com uma coroa montada em uma broca, você pode fazer um furo passante com dois contra-cortes usando uma serra comum.
Deve-se também levar em conta que em alguns casos de instalação é necessária a introdução de funis de recepção compensadores (sensíveis à expansão de temperatura). Essas peças são colocadas entre duas bandejas de cornija e fixadas de forma padrão com travas especiais sem o uso de cola.
Como fazer tubos de drenagem do telhado?
O número de canos de esgoto é calculado com base no número de funis de entrada das calhas e em função da altura do edifício. De acordo com as normas, um funil receptor é suficiente para 10 metros de comprimento de calha.
O comprimento dos tubos para esgotos industriais é geralmente de 3 a 4 M. Na montagem, recomenda-se focar no número mínimo de conexões de tubos. Ou seja, a melhor opção de instalação é utilizar tubos de 4 m de comprimento.
Juntamente com os tubos retos, serão necessários dois desvios padrão (ângulo de 112º) e um dreno para cada unidade de cano de esgoto (sujeito a um projeto tradicional de casa particular residencial).
A partir da saída do funil receptor, devido à ligação de dois contornos, a saída da tubulação de água é aproximada da parede do edifício. Se necessário (dependendo da largura da cornija), os contornos são complementados com um troço de tubo.
Ações futuras:
- O contorno inferior é complementado com um elemento de conexão (acoplamento).
- O primeiro tubo reto é inserido pela parte inferior do acoplamento.
- Sob o acoplamento, uma braçadeira é colocada no tubo e fixada na parede.
- Antes da próxima conexão entre tubos, grampos de fixação são instalados a cada 1,8-2 metros de comprimento.
- O próximo acoplamento é instalado e o processo é repetido.
É assim que o ralo é montado na borda inferior a uma distância de 30-35 mm da parede do edifício. De acordo com as normas, o horizonte da borda inferior do dreno é definido em 250-400 mm acima do nível do solo.
Você pode ler instruções detalhadas para instalar calhas no telhado Aqui.
As conexões com contornos e acoplamentos são geralmente vedadas com anéis de borracha incluídos no conjunto de peças moldadas. Mas em vez de O-rings, também é possível usar cola (para plástico). Um dreno é instalado na borda inferior do cano de esgoto se não houver sistema de drenagem superficial em todo o perímetro do edifício.
Para coletar água da chuva em um recipiente, instale um seletor:
Algumas características dos sistemas poliméricos
Em comparação com as estruturas metálicas de drenagem, os sistemas poliméricos são atraentes devido à sua instalação econômica e montagem simplificada.
Enquanto isso, o plástico tem propriedades de mudança de estrutura sob condições de flutuações na temperatura ambiente. Portanto, para quem decide fazer com as próprias mãos um ralo para o telhado de uma casa particular, deve-se ter em mente essas propriedades do material e utilizar uma técnica de instalação que compense a dilatação térmica.
A compensação da expansão/contracção térmica é conseguida, por exemplo, pela inserção incompleta das extremidades lisas dos tubos nas peças do encaixe. Além disso, o aperto frouxo do aro dos grampos de fixação libera o deslocamento axial das peças como resultado da expansão térmica.
É aconselhável limitar o uso de cola na instalação de canos de esgoto, utilizá-la apenas em uma parte das conexões. A instalação das conexões de soquete deve ser realizada na posição de soquete com a direção “para cima”.
Quase todos os fabricantes de sistemas de drenagem modernos levaram em consideração as propriedades do plástico e produziram peças moldadas (elementos de expansão) adaptadas às mudanças de temperatura.O corpo dessas peças indica a escala de temperatura segundo a qual são montadas no sistema.
A influência da temperatura pode causar deformação do plástico. Portanto, é necessário respeitar as normas de instalação e a distância entre os fixadores. O cumprimento das normas é garantia de instalação de um sistema de drenagem de cobertura de alta qualidade.
EM este material Você poderá conhecer todas as vantagens e desvantagens das calhas de plástico e metal.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode aprender como projetar corretamente um sistema de drenagem no vídeo a seguir:
Montar um sistema de drenagem com as próprias mãos é uma tarefa solucionável. É claro que a independência visa principalmente o objectivo de poupar. Entretanto, ao planejar a instalação de um ralo com as próprias mãos, é aconselhável realizar cálculos com base em parâmetros como a área total do telhado e a intensidade estatística média de precipitação na área.
Os resultados dos cálculos contribuirão para economias adicionais, pois podem ser utilizados para determinar com precisão a necessidade de materiais e peças para instalação.
Você tem alguma dúvida sobre como instalar um ralo no telhado? Pergunte na seção de comentários e tentaremos respondê-los prontamente. Lá você pode compartilhar sua experiência ou dar conselhos valiosos sobre como organizar um sistema de drenagem aos visitantes do nosso site.
No ano passado ajudei um amigo a construir uma casa de verão. A maior parte da obra foi executada por uma equipe de construtores e o restante por conta própria. Nós mesmos fizemos a drenagem. Não há nada de complicado nisso. O principal é seguir a tecnologia, calcular a quantidade necessária de materiais e instalar tudo corretamente.A casa é térrea com telhado de duas águas regular, por isso fizemos um sistema de drenagem externo. Instalamos suportes, montamos e fixamos tubos, calhas e retiramos o ralo. Tudo funcionou como deveria.
Fizemos o mesmo sistema para uma extensão adicional, só achamos que era muito caro comprar um sistema de drenagem, então fizemos e montamos com sucata. No geral tudo acabou sendo bem mais fácil do que eu pensava, basta imaginar como funciona e, claro, ter as mãos retas. Era barato em termos de dinheiro, o principal é que a água agora não caia do telhado para o chão e não corroa o solo.