Como instalar pia na cozinha: regras para instalação de modelos de encaixe e autônomos
O tipo de pia e sua localização determinam em grande parte a comodidade no preparo dos pratos e o conforto de toda a cozinha.Este não é apenas um item funcional, mas também faz parte do design do ambiente. Portanto, a escolha de uma pia para cozinha deve ser feita com toda responsabilidade.
Nós o ajudaremos a decidir sobre o modelo ideal e lhe diremos onde é melhor colocá-lo. Descreveremos também como instalar uma pia na cozinha sem ajuda de especialistas. A tecnologia de instalação é bastante simples, o principal é seguir as regras e requisitos descritos no artigo.
O conteúdo do artigo:
Tipos de pias de cozinha
Um dos aspectos fundamentais na instalação é o tipo de pia, o que implica um determinado desenho e dispositivo de fixação:
- encaixar – instalado em uma fenda especialmente preparada na bancada, cortada para caber no tamanho da pia;
- faturas – modelos baratos e fáceis de instalar, colocados em um gabinete independente.
Com base no tipo de localização em relação à bancada, as pias de cozinha são divididas em de mesa, embaixo da mesa e de parede.
Os primeiros são montados abaixo do nível da superfície de trabalho. Estes últimos são instalados em suportes suspensos e raramente são utilizados devido à sua baixa estética.
Também vale a pena prestar atenção ao material com que é feito um determinado modelo. O custo do produto e sua aparência dependem disso.
Para a cozinha, as opções práticas de aço inoxidável são mais frequentemente escolhidas, incluindo modelos com cromo ou níquel.
Mais caro - pias de cerâmica, porcelanato, granito, vidro.
Eles têm uma aparência espetacular modelos de pedra - naturais ou artificiais. Os primeiros são muito grandes e difíceis de instalar você mesmo.
As pias compostas têm uma estrutura granular muito semelhante à da pedra polida. Esses modelos são bastante caros e mais frágeis. Se você deixar cair algo pesado em tal pia, ele poderá lascar.
Critérios para escolher uma pia de cozinha
Vale atentar para as seguintes características das pias:
- Funcionalidade. Depende da natureza do trabalho na cozinha.Número de tigelas e asas para secagem - compartimentos adicionais permitem realizar várias manipulações ao mesmo tempo, o que é muito conveniente para cozinhar em massa.
- Capacidade.Depende da quantidade diária de louça que precisa ser lavada.
- Combinação com o interior. Uma pia de acrílico branco nem sempre se enquadra harmoniosamente no design da cozinha, por isso é importante escolher um modelo que combine com a textura para não atrapalhar a integridade do espaço da cozinha.
Os modelos modernos podem ser equipados com válvulas automáticas para ajuste do dreno, bem como saídas para conexões de máquina de lavar louça e máquinas de lavar.
Se você instalar o bloco filtros para lavar, então você pode prestar atenção aos modelos com furo adicional para uma segunda torneira. Claro, isso também pode ser feito com uma furadeira, fazendo um furo passante na bancada.
Qual é o melhor lugar para instalar uma pia?
Antes da instalação, é necessário considerar algumas regras simples que tornarão o processo operacional mais ergonômico. É costume organizar o interior da cozinha em uma determinada ordem para facilitar o processo de trabalho: geladeira, pia, lava-louças, fogão e bancadas localizadas entre eles.
Por conveniência, a distância mínima entre objetos deve ser a seguinte:
- 40 cm entre o fogão e a geladeira;
- 40 cm entre a pia e a geladeira/fogão.
Não instale a pia perto do fogão. Pulverizar água pode extinguir a chama e causar vazamento de gás.Deve haver uma área de trabalho perto da pia onde você possa cortar, cortar e limpar os alimentos.
Se você carregar os mesmos vegetais e frutas em várias mesas, logo tudo ao seu redor ficará salpicado de gotas de água corrente.
Com a ajuda de uma pia, a cozinha pode ser dividida em duas zonas, por exemplo, para trabalho sujo e serviço.
Instalação de pias de encaixe
A parte mais importante deste método de instalação não é nem o recorte em si e seu corte, mas a qualidade da vedação das juntas entre a pia e a bancada. Obviamente, o nicho deve ser o mais nivelado possível e corresponder ao tamanho da pia.
Um trabalho de alta qualidade evitará problemas futuros causados pelo inchaço da bancada devido ao excesso de umidade.
Existe uma relação direta entre a complexidade do processo de instalação e o tamanho da pia. Quanto maior o tamanho da tigela, da superfície de trabalho e das seções adicionais, mais difícil será manipular a pia durante a operação. Mas com uma abordagem competente, recorrendo ao aconselhamento de profissionais, pode contar com excelentes resultados.
A instalação de uma pia de cozinha consiste em uma série de etapas tradicionais:
O que você precisará durante o processo de trabalho
Depois de escolher a pia ideal para o interior da sua cozinha, você pode iniciar a instalação. Primeiro você precisa estocar todas as ferramentas necessárias.
Durante o processo de instalação você precisará de:
- selante - de preferência com pistola de alimentação;
- furadeira elétrica;
- faca de montagem, chave de fenda e chave ajustável;
- quebra-cabeça;
- ferramentas de medição - lápis, régua e fita métrica.
Além disso, você precisará de várias brocas de 10 a 12 e uma caixa de papelão.
Procedimento para aplicação de marcações
Assim, temos uma bancada de madeira limpa na qual precisamos cortar um nicho para caber no tamanho da pia. Começamos pelas marcações, determinando o centro da pia na bancada. É necessário determinar as linhas de simetria para posicionar a pia simetricamente com o restante dos móveis da cozinha.
Depois disso, desenhamos o contorno do produto na própria mesa. O contorno deve ter um perímetro comparável à parte mais larga da pia que fica embutida sob a bancada.
Para criar um contorno, você pode usar um papelão em branco, que servirá de modelo para aplicar o contorno no tampo da mesa. Esta é a melhor opção que proporcionará alta precisão.
O recorte deve ficar a pelo menos 5 cm da borda frontal do tampo da mesa e 2,5 cm da parte traseira. Estes valores recomendados podem variar na prática, mas é melhor segui-los para que o conjunto de cozinha não perca a sua integridade e resistência.
Esta disposição da pia é cómoda e prática, pois os salpicos de água não caem no chão e as suas costas não se cansam ao lavar a louça.
Como cortar um nicho?
Em seguida, você precisa fazer 4 furos passantes usando uma broca que corresponda ao tamanho da lâmina do quebra-cabeças. Os furos devem ficar próximos à linha de corte, mas não além do perímetro. Agora, ao longo da linha estritamente marcada com um lápis, recorte um nicho na parte frontal do tampo da mesa.
Durante o processo de serrar, você precisa aparafusar vários parafusos auto-roscantes na lacuna resultante de diferentes lados enquanto corta. Isso evitará que o interior do tampo da mesa caia, o que pode danificar o acabamento e criar cortes longos.
Para entrar no quebra-cabeças usamos furos. Após o corte completo, a massa recortada será fixada por parafusos auto-roscantes. Você precisa remover os parafusos um por um, segurando a laje por baixo. O corte deve ser liberado de serragem lixando-o com lixa de grão fino.
Agora você pode fazer um teste de mergulho da pia no nicho. Observe que as laterais do produto devem ficar bem próximas às paredes do corte.É permitida uma leve folga, pois a pia deve caber livremente no recorte.
Locais que impeçam a imersão total devem ser cortados com serra tico-tico. Você também deve pensar com antecedência em como será feita a conexão com a batedeira, o sifão e a própria torneira.
Instalação passo a passo do encanamento
Primeiramente é necessário instalar os fixadores completos, que servem para fixar o produto. Uma camada de selante é aplicada nas bordas do tampo da mesa (no lado cortado), que protegerá a superfície da madeira da penetração de umidade e evitará o inchaço da madeira.
Para isso, pode-se usar uma espátula de borracha ou espalhar a massa adesiva com o dedo. Lascas no plástico (cobertura da bancada) ao redor do corte também são revestidas.
As pias geralmente vêm com uma vedação feita de espuma de polietileno, que é colada na parte de trás das laterais da pia.
Se, após a fixação, a vedação se projetar um pouco além das bordas, ela deverá ser cuidadosamente aparada com a ponta afiada de uma faca de montagem. Se isso não for feito, a vedação saliente não permitirá que os fixadores pressionem suficientemente a pia contra a base.
Depois disso, é necessário desengordurar a superfície da bancada e o polietileno de vedação. Usamos um pano embebido em acetona ou gasolina. Uma camada de selante é aplicada na vedação em uma tira contínua, mas não se empolgue muito com a espessura da tira.
Os fabricantes de encanamentos costumam incluir fita dupla-face no kit, que serve como junta adicional entre duas superfícies, aumentando a estanqueidade. Ele é colado nas bordas do tampo da mesa e uma camada de selante é aplicada por cima.
Na prática, muitas vezes ficam sem selo. Como substituto, utiliza-se um selante, que preenche todo o espaço destinado à espuma de polietileno.
Em seguida, instale a pia na bancada, pressionando firmemente as bordas. Isso permitirá que o selante preencha todos os vazios, criando uma barreira estanque e hermética.
Mas esse método também tem suas desvantagens: alto consumo de selante (aumenta o tempo de secagem completa), além de um processo de desmontagem extremamente trabalhoso em caso de instalação malsucedida ou necessidade de substituição futura da pia.
Nivelando e protegendo a pia
A pia é inserida no nicho e alinhada com as marcações. Vamos pegar vários fixadores (2-4 são suficientes) e a uma distância equidistante um do outro começamos a fixar a pia, apertando gradativamente os parafusos.
Durante o trabalho, monitoramos constantemente a posição da pia em relação às marcações. Não se deve usar chave de fenda para não arrancar os fios de plástico dos fechos. Após certificar-se de que a pia está na posição correta, aperte os parafusos na diagonal.
Para garantir que as pontas metálicas dos fixadores penetrem mais profundamente na superfície do tampo da mesa, você pode primeiro afiá-los com uma lima e também bater levemente neles com um martelo durante o aperto final dos parafusos. Conforme você aperta, a pia é pressionada contra a bancada.
O selante espremido pode servir como evidência relativa de que a pia está firmemente pressionada contra a base. Seu excesso, assim como restos de marcações, são removidos com pano seco.
A estrutura deve ser deixada por um dia até secar completamente e a composição adesiva cristalizar. Só então você pode começar instalação de misturador e ligação de esgoto.
Instalação de pia independente
A pia da bancada é fixada principalmente no gabinete com a ajuda de suas próprias laterais, que se projetam além da base. Esses modelos também diferem na disponibilidade de espaço para secagem, número de tigelas, tamanho e formato.
Instalar esse tipo de pia na cozinha é muito mais simples se comparado ao método anterior. A principal diferença é que não há necessidade de fazer corte, que é a parte mais demorada do processo. Vários métodos de instalação são usados.
Fixação com cola. A pia suspensa é instalada em um gabinete especial, que deve ser menor em todo o perímetro do que a pia. As laterais da pia devem se sobrepor completamente às nervuras do gabinete. As extremidades da estrutura inferior são tratadas com selante à base de silicone ou polipropileno.
Depois disso, o produto é colocado no suporte e pressionado firmemente em todas as bordas. Depois de alguns dias, é criada uma camada completamente selada que evitará que a água vaze por baixo do gabinete.
Quando o trabalho de instalação estiver concluído, você poderá começar a conectar ao esgoto - instalação de sifão.
Fixação em suportes de montagem. Em alguns casos, fixadores especiais são vendidos junto com a pia.Primeiro, parafusos auto-roscantes são inseridos nas paredes internas do gabinete, nos quais os suportes são pendurados. Em seguida, os parafusos são aparafusados ¾. Depois disso, a pia é instalada na abertura com mistura no ângulo de montagem.
Durante o processo de manobra, é necessário garantir que a pia esteja totalmente pressionada contra o gabinete e que o parafuso auto-roscante seja fixado no local onde o canto é aprofundado. Em seguida, os parafusos são apertados até parar.
Fixação em blocos de madeira. Este método é utilizado quando os dois anteriores não são adequados, por exemplo, por defeito na bancada ou falta de conectores adequados na pia. Neste caso, você precisará de 4 blocos de madeira e cantos de móveis. Usando esses materiais você pode fazer uma plataforma de instalação.
A altura das barras é escolhida de forma que a pia fique no mesmo nível do restante dos móveis da cozinha. As barras são cortadas no tamanho do armário e fixadas externamente com cantos de móveis. A estrutura caseira é instalada no gabinete e aparafusada nas paredes do chassi por meio de cantos com parafusos auto-roscantes na parte interna.
Nos dois últimos métodos, é preciso cuidar do aperto. Para isso, aplique uma camada de selante nos pontos de contato do gabinete/plataforma de madeira com a pia.
Informações adicionais sobre a instalação de uma pia montada em superfície podem ser encontradas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Este vídeo visualiza o processo de instalação de uma pia e vai te ajudar a ver algumas sutilezas do trabalho do mestre.
Instalação de modelo de encaixe:
Instalar um coletor é uma tarefa responsável da qual dependem a funcionalidade e a confiabilidade do espaço de trabalho.A instalação inadequada pode levar à rápida destruição da bancada se a água começar a penetrar embaixo da pia.
O principal na instalação é a vedação de alta qualidade da junta entre a pia e as extremidades dos móveis da cozinha.
Se você tem experiência na instalação de pia, compartilhe as informações com nossos leitores. Deixe comentários sobre o artigo e tire dúvidas. O formulário de feedback está localizado abaixo.
Em casa usamos uma pia independente; sua aparência não deixa nada a desejar. Estou pensando em uma substituição: quero instalar um modelo de encaixe. Não há nenhum desejo de pagar a mais por sua instalação, então nós mesmos o instalaremos. Suas recomendações foram úteis, acho que vou usá-las. Você pode economizar dinheiro na instalação de uma pia, porque seria melhor gastá-lo na compra de uma opção de melhor qualidade.
Costumávamos ter uma parede de cozinha antiga onde havia um armário separado sem tampo para a pia. Foi fácil instalar. Agora compramos uma parede nova, uma pia embutida. Eu também instalei, geralmente não é difícil, mas não pensei em inserir parafusos na abertura enquanto bebia. Acabei de colocar um banquinho dentro do armário e a parte recortada pousou nele.
Se for comprar uma bancada nova, você pode comprar a pia que precisa com antecedência e entregá-la (mediante recibo, por exemplo) aos marceneiros da oficina para que possa ser fresada com precisão em uma marcenaria para caber no furo e até mesmo instalado com antecedência. E ao instalar você mesmo no local, é melhor alugar um roteador manual.
Olá. Eles fizeram isso para a dacha.Recortamos com um quebra-cabeça comum, o tampo da mesa era de uma mesa de computador descartada.