Pia de pedra: vantagens e desvantagens da pedra natural, comparação com opções alternativas, nuances de instalação
O equipamento do banheiro deve ser funcional, durável e esteticamente agradável. Os produtos de pedra natural atendem a esses requisitos.O que há de atraente no material, quais vantagens e desvantagens ele apresenta?
Em nosso artigo, uma pia de pedra é apresentada em uma variedade de opções populares entre os usuários. Produtos de diferentes tipos utilizados na fabricação de louças sanitárias há muitos séculos são descritos em detalhes. São fornecidas instruções de instalação e recomendações úteis.
O conteúdo do artigo:
Características de produtos feitos de materiais naturais
As canalizações em pedra natural distinguem-se pelo facto de serem esculpidas em peças grandes ou combinadas em várias peças. Os materiais utilizados são pedra-sabão, mármore, ônix, basalto, granito, arenito, travertino e outros minerais ornamentais que possuem a resistência necessária e podem ser usinados.
Serrar, fresar, lixar e polir são usados para dar forma.
Para reduzir a porosidade da camada externa, é utilizado um processamento adicional que não perturba a estrutura do material e o padrão único. Isso fornece proteção contra a penetração de água pelos poros e poluentes domésticos dissolvidos nela.
Esta pia é funcional e fácil de usar.Além disso, será um excelente indicador de sabor e riqueza. A estética do material se expressa não só na forma de design dos produtos, mas também na expressividade do padrão e na riqueza da cor da pedra natural.
Algumas soluções requerem monotonia, outras requerem multicoloridas ou um padrão pronunciado de manchas, veios, camadas e inclusões. Mármore, malaquita, ônix, jaspe possuem uma paleta rica; travertino, jade e arenito proporcionam os tons mais delicados.
As pias de ônix são altamente polidas; as pedras lisas combinam perfeitamente com os relevos. Para peças ricamente texturizadas, são preferidas formas simples e ambientes neutros. Vamos dar uma olhada nos materiais mais populares.
Granito
Seu custo relativamente baixo o torna o material mais popular. O granito vem em cores diferentes. Pode ser dominado por tons rosa, rosa-vermelho ou cinza. Duráveis, resistentes à umidade e produtos químicos, as pias de granito são duráveis e fáceis de manter.
Mármore
Um produto feito com material digno de salões de palácio vai decorar o banheiro. O mármore, com seus lindos tons frios, impressiona e traz conforto e harmonia ao ambiente.
O material é durável, não forma rachaduras, não delamina e pode suportar cargas severas. Seu diferencial é a total ausência de higroscopicidade, não requer cuidados especiais, apenas ações sanitárias padronizadas.
Ônix
A estrutura fibrosa listrada do material parece cara e luxuosa.Uma variedade de tons - do amarelo claro ao marrom escuro - permite criar designs exclusivos. O ônix pode ser completamente opaco ou translúcido com brilho de vidro. A baixa porosidade resulta em alta repelência à água.
Basalto
Rocha comumente encontrada e utilizada na produção de conchas exclusivas. Os produtos são fortes e duráveis, nas tonalidades preto, cinza e preto esverdeado. O basalto é uma pedra pesada e ao mesmo tempo prática e de fácil processamento. Resistente à água e produtos químicos, absorve o som.
Travertino
Uma bela pedra de tonalidade clara e escura, flexível e com textura estampada. A partir dele são feitos produtos fortes, leves e duráveis de vários formatos. A desvantagem é a porosidade da estrutura, que exige cuidados cuidadosos com os produtos.
Uma pia de pedra será adequada em qualquer estilo de interior. A combinação de um padrão único, energia mágica e soluções de design criará um mundo especial no seu banheiro.
Produção de pias de pedra
Os produtos de pedra são sempre exclusivos; sua produção é um processo complexo, que resulta em verdadeiras obras de arte.
Inicialmente, uma peça é separada da rocha e processada em máquinas. As operações subsequentes são realizadas manualmente, pois requerem cuidados especiais e acabamento meticuloso.
Vantagens e desvantagens dos produtos
As vantagens das pias feitas de materiais naturais incluem:
- durabilidade;
- maior força;
- a capacidade de manter a novidade original;
- alta funcionalidade;
- segurança ambiental;
- estabilidade de temperatura;
- riqueza de textura;
- apresentabilidade.
As pias de pedra natural são individuais em formato, tamanho, textura e peso. É impossível fazer produtos similares com ele.
A forma mais comum é arbitrária, ditada pelos contornos da peça de pedra, bem como redonda, quadrada, oval, retangular ou cônica. Estruturas complexas geralmente são feitas sob encomenda, podendo ter a forma de um monólito ou de uma tigela figurada.
A desvantagem é o grande peso dos produtos, o que dificulta a instalação e o transporte. Alguns tipos de pedras naturais não toleram o contato direto com ácidos e álcalis, o que requer cuidados mais cuidadosos. A principal desvantagem é a alta faixa de preço dos produtos.
Se as desvantagens superam as vantagens, vale a pena considerar uma opção alternativa, por exemplo, produtos de pedra artificial criados a partir de lascas de pedra com um ligante polimérico.
Diferenças entre pedra natural e artificial
Em comparação com as pias de pedra, os produtos feitos de aparas e componentes poliméricos são mais baratos, mas têm as mesmas propriedades e, às vezes, até superiores. Por exemplo, um análogo artificial é capaz de suportar objetos pesados que caem sobre ele, mas um análogo natural nem sempre é capaz de fazê-lo.
Externamente, os lavatórios de pedra artificial são difíceis de distinguir dos produtos naturais, mas ainda são de qualidade inferior, pois contêm produtos químicos. Se a lisura e a aparência da superfície forem danificadas, o produto poderá ser restaurado, o que é uma vantagem. Eles são facilmente polidos e reimpregnados para formar uma camada protetora.
Graças à plasticidade da solução de trabalho, é possível criar pias de vários formatos a partir de pedra artificial utilizando tecnologia de fundição. O processamento desses produtos é mais simples, mais barato e mais avançado tecnologicamente. As pias podem ser montadas a partir de várias peças com uma cola especial, cuja resistência é muito elevada e as costuras adesivas são invisíveis.
Encanamento feito de lascas de pedra
Pedra artificial refere-se a materiais como grés porcelanato, granito, silgranito, fragranito e outros, que se diferenciam na porcentagem do componente principal, presença de lascas de metal, vidro e outros aditivos.
A composição das pias artificiais é constantemente aprimorada pelos fabricantes, o que ajuda a aumentar a resistência e a vida útil dos produtos.
As propriedades do material permitem diversificar o design. Cada vez mais compradores preferem produtos de encanamento de formatos e cores incomuns. Além de opções extraordinárias, o sortimento inclui diversos modelos clássicos, pias de canto, acessórios de encanamento em miniformato.
A tecnologia de fabricação de pias de pedra artificial das categorias de preço médio e baixo assume a seguinte composição:
- lascas de pedra – 80%;
- resina acrílica – cerca de 15%;
- pigmento corante – 5%.
Lascas de pedra ou hidróxido de alumínio nas conchas tornam o material mais frágil. Se a quantidade de migalhas for inferior a 80%, os produtos são de má qualidade.
Por que os produtos artificiais são atraentes?
Além do preço baixo, as pias feitas de material artificial apresentam muitas outras vantagens:
- Aparência atraente.
- Uma variedade de texturas e tonalidades que imitam todos os tipos de materiais com superfície brilhante ou fosca.
- Ao longo de 10 anos de uso ativo, os produtos conseguem manter a cor inalterada.
- Operação conveniente.
- Resistência a danos devido a esforços mecânicos.
- Resistência a temperaturas críticas e expansão térmica.
- Facilidade e comodidade de atendimento.
- Durabilidade da superfície de trabalho.
- Segurança higiênica, ausência de placa mucosa.
- Alta resistência e confiabilidade.
- Possibilidade de eliminar defeitos. Buracos e arranhões são removidos com lixa, pedaços soltos são colados com cola acrílica.
Entre as desvantagens, vale destacar a sensibilidade da superfície a temperaturas muito altas, o aparecimento de rachaduras e lascas quando objetos pesados caem sobre a pia. A aparência dos produtos pode ser prejudicada por substâncias abrasivas utilizadas para manutenção.
O preço relativamente alto, que supera o custo dos produtos feitos com outros materiais, também não agrada aos compradores.
Instalação de pias de pedra no banheiro
Os métodos de instalação de pias de pedra também são diferentes. Os produtos são instalados ou integrados bancadas sanitárias, que são feitos da mesma pedra da pia ou de um material diferente. Na maioria das vezes, a madeira é usada para esses fins.
Métodos de instalação mais comuns
É considerado conveniente, prático e requer cuidados mínimos pia suspensa. Do lado de fora é coberto por um tampo de mesa. Para instalar e conectar esses produtos, as habilidades de um mestre novato são suficientes. Esse tipo de pia é instalada em um furo pré-cortado na bancada.
As laterais do produto estão localizadas no mesmo nível da superfície de trabalho ou ficam acima dela. A bancada esconde conexões, tubos e dispositivo de drenagem, para que o design pareça limpo e esteticamente agradável.Na hora de escolher um armário para pia, é necessário levar em consideração as dimensões de sua superfície, que devem ser proporcionais.
A tigela semi-rebaixada está parcialmente embutida, o resto se projeta além da bancada. Pode ser aprofundado totalmente ou nas laterais.
Na maioria das vezes, entre as pias de pedra, elas são feitas na forma modelos de tipo aéreo. Neste caso, o produto repousa sobre uma base rígida.
Além dos modelos de encaixe, semi-encastrados e suspensos, existem pias monolíticas (integradas) que formam um todo com a bancada. Devido à ausência de costuras de união, são confiáveis e altamente higiênicos. O peso de tais estruturas e as dificuldades associadas são a sua única desvantagem.
Para fixar pias de encaixe, são utilizados fixadores especiais, que podem ser incluídos na embalagem ou selecionados individualmente. Às vezes, apenas selante é usado para fixação, o que complica o processo de desmontagem, se necessário.
Dicas úteis para instalação e operação
Para que a pia funcione por muito tempo, é necessário seguir as regras de instalação e posterior operação:
- O suporte deve ser forte e distribuir o peso de maneira uniforme. A melhor opção é um suporte especial forjado ou um tampo de mesa reforçado com estrutura metálica.
- É necessário garantir o escoamento da água e o escoamento da pia.
- Ao instalar o dreno, não se deve criar tensões no material, deve-se ter cuidado ao apertar as conexões roscadas.
- É necessário escolher um local para a pia que evite que vários objetos pesados caiam sobre ela.
Durante a operação, é necessário levar em consideração que o excesso de umidade pode prejudicar o produto e os corantes naturais ou artificiais podem alterar sua cor.
Instruções para instalar um lavatório em uma bancada
Para instalar uma pia em uma bancada você precisará de:
- quebra-cabeça;
- furadeira elétrica;
- máquina de corte;
- alicate;
- disco de diamante;
- Chave de fenda;
- braçadeiras;
- Chave de fenda;
- roleta,
- lápis, régua;
- fechos;
- pincel ou espátula;
- selantes;
- trapos limpos.
Anexe o gabarito na bancada para o futuro furo da pia, faça marcações. Recorte com um quebra-cabeças e uma furadeira. Limpe o corte e trate com selante.
Para processamento, você pode usar resina epóxi ou silicone. Para bancadas de madeira ou plástico, um selante à base de álcool é adequado. É aplicado com espátula ou pincel, o excesso é retirado.
Se a fixação adicional for inevitável, são feitos furos na bancada para fixação futura. Os fechos são instalados na pia, os parafusos são inseridos nas ranhuras da bancada, que fica fixada na base. No verso é feita uma gaxeta ou aplicado silicone ao longo do contorno da pia.
O encanamento é cuidadosamente colocado na bancada e pressionado na superfície com grampos. Os fechos são fixados nas ranhuras e a pia é fixada.Para evitar danificar o tampo da mesa, não aperte demais os parafusos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Desde tempos imemoriais, a pedra natural e seus substitutos têm sido utilizados para melhorar a habitação humana. Informações ainda mais interessantes estão em vídeos úteis.
Vídeo nº 1. Qual é a diferença entre pedra artificial:
Vídeo nº 2. Modelos originais de pias de pedra:
Vídeo nº 3. Instalando uma pia em uma bancada:
O mercado de produtos sanitários é tão diversificado que cada comprador poderá adquirir produtos que se adaptem ao seu gosto e capacidades.
O proprietário de uma pia cara feita de pedra natural ou brita deve cuidar da instalação profissional. Isso fornecerá garantias adicionais de instalação de alta qualidade.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos sobre suas impressões e atitudes em relação às instalações sanitárias em pedra natural ou artificial. Compartilhe informações úteis e interessantes sobre o tema do artigo, poste fotos, tire dúvidas.
Amigos em uma casa de campo tinham uma pia simplesmente deslumbrante feita de pedra natural, o custo era fabuloso. Bem, mas supera muitos materiais em resistência. Eu mesmo não arriscaria gastar tanto dinheiro em uma pia, principalmente porque a pedra natural exige um determinado design, caso contrário, até a pia mais cara parecerá deslocada e até engraçada.
Acho que a única vantagem dessa pia é sua aparência. Mas esse design em si é inconveniente. Ocupa muito espaço, ao contrário das pias embutidas em um armário - ele é colocado no armário e ainda há espaço ao seu redor que você não usa.Também é mais alto do que os coletores padrão.
Esses modelos são adequados em cozinhas de design com muito espaço livre.
Concordar. Uma pia de pedra é terrivelmente impraticável. Esta solução serve quer para algum local temático – um museu ou um hotel, por exemplo. Ou para pessoas que realmente não têm onde colocar seu dinheiro.