Como montar ralo de pia: instruções para instalação de ralo com transbordamento
O ralo da pia, como qualquer outro equipamento de encanamento, é vulnerável a quebras e muitas vezes o faz-tudo doméstico se depara com a questão de substituir o aparelho.A sua instalação é um procedimento simples, para o qual não adianta convidar um canalizador profissional.
Vamos dar uma olhada mais de perto em como funciona um ralo de pia e quais nuances considerar ao escolher um dispositivo. Descreveremos também o passo a passo da tecnologia de montagem e instalação do dispositivo de drenagem.
O conteúdo do artigo:
Finalidade e recursos de design
O ralo da pia de um banheiro ou cozinha com transbordamento é uma estrutura curva cujo objetivo principal é redirecionar o excesso de água para o ralo, evitando assim que a pia transborde.
Dispositivo sistema de drenagem de banho quase idêntico ao design pretendido para a pia.
Estruturalmente, o dreno de transbordamento para uma pia ou pia consiste nos seguintes elementos:
- sifão com selo d'água – é um elemento em forma de “U” que desempenha uma dupla função: evita a emissão de maus odores do esgoto e protege o tubo de drenagem localizado abaixo de entupimentos.
- um cano de drenagem – feito de tubo plástico corrugado ou rígido e projetado para redirecionar águas residuais para a rede de esgoto.
O principal segredo da funcionalidade do sifão está no seu design. Devido à flexão, a água não sai completamente do tubo. O selo d'água formado atua como uma barreira à penetração do “âmbar” do esgoto no orifício de drenagem.
Esses projetos são convenientes porque, se ficarem obstruídos, podem ser facilmente removidos e limpos mecanicamente ou quimicamente.
Você deseja instalar um dispositivo mais durável e menos sujeito a entupimentos? Nesse caso, é preferível adquirir um projeto em forma de ralo transbordante para a pia. Difere dos modelos tradicionais por estar equipado com um tubo adicional.
Este dispositivo conecta um furo feito na parte superior da lateral da tigela com os elementos do sistema de drenagem localizados na frente do sifão. Graças a isso, o transbordamento drena o líquido da pia, evitando que a tigela transborde.
Do lado de fora, o orifício de drenagem é coberto por uma grade. Desempenha uma função protetora, retendo pequenos detritos e cabelos, protegendo assim o sistema contra entupimentos.
Principais tipos de dispositivos de drenagem
Existem vários tipos de sistemas de drenagem. Uma das opções mais comuns é um projeto em que o dreno é fixado com uma grande porca de travamento.Esse método de fixação pode ser encontrado até em banheiros de casas construídas há mais de duas décadas.
Classificação por princípio de dispositivo
Os sistemas de sifão de drenagem utilizados na conexão de pias são de três tipos: em forma de frasco, cotovelo e combinados.
Eles diferem de acordo com o tipo de construção:
- Em formato de garrafa ou frasco. Os principais elementos estruturais são dois cilindros imersos um no outro. Um tee é instalado dentro do frasco do aparelho, distribuindo o líquido e formando uma barreira hidráulica.
- Cano. O elemento principal do projeto de volta dupla é a curva do tubo em forma de “S” ou “U”, que forma uma barreira hidráulica.
- Dispositivos de tipo misto. Além dos elementos estruturais da estrutura da garrafa, complementados por duas divisórias, são dotados de mangueira corrugada.
Nos dispositivos do tipo garrafa, os resíduos, entrando no sifão, descem por um tubo interno de menor diâmetro. Ao chegar ao fundo, o efluente sobe pela cavidade entre os cilindros interno e externo e é descarregado na tubulação de esgoto.
Os sifões de garrafa são vantajosos porque, mesmo com uso raro do encanamento vedação de água no sistema de esgoto não seca por muito tempo. Este efeito é conseguido devido ao fato da saída do sifão estar localizada aproximadamente no meio do frasco.
Muitos proprietários preferem sifões de garrafa porque, se necessário, podem sempre ligar vários ralos. Para tal, a estrutura necessita apenas de ser equipada com um elemento adicional.
Sifões de tipo misto provaram funcionar bem. O sifão corrugado, usado na disposição de uma estrutura de drenagem de tipo misto, é uma versão modificada de um tubo curvo convencional.
Ao contrário dos análogos das versões garrafa e cachimbo, entre as opções combinadas não existem modelos com campainha e, portanto, não podem ser conectados a sistemas de transbordamento e eletrodomésticos.
Divisão por material de fabricação
Disponível para venda ralos de pia Dependendo do material de fabricação, existem dois tipos: os feitos de polímeros e os feitos de ligas metálicas.
Os produtos de polímero são famosos por seu baixo preço e facilidade de instalação. Estruturas equipadas com tubo corrugado podem ser convenientemente ajustadas em comprimento.
Mas a vida útil das estruturas de PVC é relativamente curta. E as propriedades de vedação das estruturas montadas deixam muito a desejar. Portanto, todos os elementos de união devem ser equipados com juntas de borracha durante a montagem.
Em termos de confiabilidade e durabilidade, os elementos metálicos dos sistemas de drenagem são mais benéficos. Os modelos feitos de metais não ferrosos: latão e bronze são os mais procurados no uso diário.O arnês feito com esses materiais costuma ter um revestimento cromado, por isso adquire uma aparência bastante apresentável.
Para evitar o acúmulo de depósitos de sujeira na superfície interna das paredes durante o processo de fabricação, os fabricantes revestem os produtos metálicos com uma película protetora de cromo.
A instalação de estruturas metálicas não apresenta dificuldades particulares. Um problema só pode surgir no estágio se você precisar encurtar o tubo de saída.
Sifões para equipamentos não padronizados
Para modelos não padronizados de pias duplas “par”, são utilizados sifões equipados com duas saídas. Esses dispositivos de sifão são conectados aos ralos de ambas as pias e, um pouco mais abaixo ao longo do fluxo de águas residuais, são combinados em um frasco comum.
Você precisa conectar uma pia localizada em uma prateleira aberta às comunicações? Em seguida, escolha um modelo que ofereça instalação oculta. Sim, o preço será um pouco mais caro que as opções tradicionais, mas permitirá ocultar completamente os elementos inestéticos das comunicações.
Sistemas de drenagem com tais designs não serão difíceis de esconder em um nicho coberto com uma tela decorativa. Mas vale lembrar que se a curva do tubo de saída for muito curta, existe um grande risco de aparecer um “aroma” desagradável de esgoto.
Tecnologia para instalação de ralo com transbordamento
Não há nada difícil em instalar um dreno de transbordamento por conta própria. Cada dispositivo geralmente vem com instruções. Contém informações sobre a ordem em que a estrutura deve ser montada.
O caminho mais simples será percorrido por um artesão independente que instale uma pia com canal de transbordamento previsto no projeto da pia:
Passo 1. Preparação de materiais e ferramentas necessários
Com toda a variedade de modelos de equipamentos de drenagem tecnologia de instalação de sifão quase idêntico.Portanto, mesmo que seu encanamento tenha um sistema de drenagem instalado, por exemplo, tipo garrafa, você pode substituí-lo facilmente pela mesma opção combinada.
O pacote de sifão padrão inclui os seguintes elementos:
- corpo do dispositivo;
- tubo de saída;
- tampa decorativa para ralo;
- punhos de plástico e borracha;
- conectar porcas e parafusos;
- juntas planas de borracha.
Para entender melhor a ordem de montagem da estrutura, disponha todos os elementos do sifão sobre uma mesa ou no chão.
Será impossível instalar o sistema sem um conjunto de ferramentas necessárias.
Para trabalhar você precisará de:
- chave de fenda plana;
- chave de boca ajustável;
- Fita FUM;
- selante;
- recipiente para coleta de água;
- fábrica de algodão.
Se durante o trabalho for necessário cortar tubos e corrugados no tamanho desejado, prepare com antecedência uma fita métrica e uma serra. Para lixar as bordas do tubo, use uma lixa.
Passo 2. Removendo o sifão antigo
Para remover um sifão antigo, é necessário desapertar o parafuso instalado no centro da grelha localizada no orifício de drenagem.
Freqüentemente, o parafuso e a porca da grelha de drenagem “grudam” um no outro durante a operação.Se não conseguir desparafusá-los, primeiro desmonte a parte inferior do sifão, deixando o tubo superior intacto. Ao girar esta peça, você ajudará a liberar a porca e o parafuso presos.
A partir do momento em que você desmonta o sifão antigo até começar a conectar o novo equipamento, é melhor “entupir” a tubulação de esgoto com um pano ou tampão de tamanho adequado.
Etapa 3. Montagem de elementos estruturais
Ao instalar um sistema de drenagem tubular, a estrutura pode ser montada durante o processo de instalação, “amarrando” sequencialmente todos os elementos. Se for necessário trabalhar com um sistema em forma de frasco, antes de montar esse ralo para a pia, é necessário realizar uma série de trabalhos preparatórios.
Em primeiro lugar, o dispositivo é colocado sob a tigela e é realizado um encaixe preliminar para garantir que as dimensões correspondam. Depois disso, verifique a confiabilidade do plugue inferior.
Para fazer isso, desparafuse o bujão ao longo da rosca e inspecione se há lascas ou outras falhas na vedação de borracha. Esta etapa não deve ser negligenciada, pois o bujão inferior assume constantemente a pressão do sistema.
Se forem encontradas rebarbas na superfície, elas podem ser cortadas com uma faca afiada. Se não forem removidos, poderão danificar o O-ring durante a instalação.
Garantida a qualidade das juntas instaladas e das conexões roscadas, proceda à montagem do frasco.
O trabalho é realizado em várias etapas:
- Colocando uma junta de borracha nas roscas do aparelho, aparafuse a parte inferior.
- Uma junta é colocada nas extremidades do tubo do bico e uma porca de aperto é colocada na parte superior.
- Inserindo a extremidade do tubo do bico no orifício da parte superior do corpo do sifão, fixe-o na posição determinada apertando a porca.
- Equipada a tampa do aparelho com uma junta de borracha, o dreno é aparafusado ao corpo com uma porca.
Para aumentar a confiabilidade da conexão, o anel de vedação inserido na ranhura deve ser revestido com um composto de vedação. Eles também devem cobrir a parte inferior da conexão roscada.
Em seguida, a pia é instalada em sua sede e inicia-se a instalação do dispositivo de drenagem.
Passo 4. Recursos de montagem de estouro
Ao se tratar de modelos equipados com transbordamentos, antes de montar este elemento é necessário determinar a altura do tubo. Este parâmetro deve corresponder à profundidade da tigela. Se tudo corresponder, o tubo é conectado a uma determinada altura ao tubo principal.
Se o tubo de transbordamento for uma estrutura pré-fabricada, sua altura pode ser facilmente ajustada usando o princípio da extensão telescópica. O tubo corrugado é simplesmente esticado no comprimento necessário e dobrado no lugar certo.
Ao fixar o tubo transbordador na pia, não se esqueça de colocar a junta de borracha incluída entre as superfícies. O ponto de conexão da saída com o tubo de descarga é fixado com uma porca de fixação. Para evitar danificar a conexão, aperte a porca manualmente sem aplicar muito esforço.
Etapa 5.Instalação de um dispositivo de drenagem
Antes de conectar a estrutura montada ao sistema de esgoto, a superfície da pia na área do furo de drenagem é completamente desengraxada e limpa. Durante o processo de instalação, o primeiro passo é combinar uma grade protetora equipada com 5 a 6 divisões com o orifício de drenagem da tigela.
A extremidade superior do tubo de saída é equipada com uma junta de borracha e conectada ao orifício da pia. Pressionando firmemente a parte superior do tubo contra o ralo, fixe-o com um parafuso D6 mm inserido na grade de proteção.
O fio no qual deve ser enterrado é pressionado no próprio corpo do tubo. Ao apertar o parafuso com uma chave de fenda, é importante obter uma vedação tão estanque quanto possível, evitando a rotação do flange e da gaxeta.
A extremidade inferior do tubo é chanfrada. Isto é necessário para garantir a inserção livre da extremidade do tubo na cavidade do sifão.
Uma porca de acoplamento plástica é “amarrada” no tubo de saída, posicionando-a com a rosca voltada para baixo, e uma gaxeta cônica, posicionando o lado largo voltado para a porca. Em seguida, conectam-no ao tubo de saída, não esquecendo de selar a conexão.
Para conectar o tubo de saída ao tubo de esgoto, cujo diâmetro é tradicionalmente de 50 mm, é utilizado um colar de borracha de instalação.
Para garantir que cobre firmemente o tubo, evitando assim a propagação de “odores” de esgoto, é utilizado um produto cujo diâmetro interno é ligeiramente menor que o diâmetro externo do tubo de saída.
Dica: se o diâmetro da saída não corresponder ao tamanho da tubulação de esgoto, use um adaptador plástico pronto.
O sifão corrugado é extremamente fácil de conectar. Está equipado com dois tubos rígidos em ambas as extremidades. Para conectá-lo, basta fixá-lo no tubo de saída, esticar um pouco e dar a dobra desejada. Depois disso, remova o segundo tubo para o esgoto.
Etapa # 6. Verificação de integridade do sistema
Na fase final, resta verificar o aperto das conexões e o funcionamento do sistema. Para isso, a área do piso sob o sifão é coberta com um pedaço de guardanapo de algodão ou folha de papel. Alguns artesãos colocam um recipiente sob o sifão para essa finalidade.
Abra a torneira e observe a água entrar no ralo e, passando pelo sifão, cair no esgoto.
Se não houver vazamentos nas juntas e não aparecerem gotas no guardanapo, o trabalho foi feito com eficiência. Se alguma for encontrada, aperte as porcas com mais força e a conexão será vedada adicionalmente.
Tecnologia para instalação de sifões ramificados, permitindo conectar máquinas de lavar para o ralo geral praticamente não há diferença. A única diferença é que mangueiras flexíveis provenientes de eletrodomésticos são aparafusadas adicionalmente nas saídas da estrutura.
Para quem planeja instalar e conectar uma nova pia à rede de esgoto, recomendamos a leitura do artigo Instalando pia de banheiro: instruções de instalação para modelos modernos
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Revisão em vídeo sobre como montar corretamente um sifão:
Instalação da pia e conexão de drenagem:
Os modelos modernos de ralos de pia não são tão difíceis de instalar. O principal é selecionar corretamente o modelo mais adequado às condições específicas e seguir rigorosamente as instruções de instalação.
Convidamos todos os interessados em instalar um ralo de pia a deixar comentários e tirar dúvidas. Compartilhe sua experiência pessoal com conexões de encanamento. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
O ralo da pia teve que ser instalado mais de uma vez. De vez em quando fica entupido, principalmente em pias de cozinha. Há muita gordura e contaminantes semelhantes onde a louça é lavada. Para limpar o ralo embaixo da pia da cozinha é preciso desmontar, limpar e montar novamente. Além disso, às vezes os componentes do dreno quebram e você precisa substituí-los. É fácil de trocar, basta apertar bem todas as conexões que estão nas roscas, mas não apertar demais para não estourarem!
Há alguns meses, tive que substituir a pia e o armário do banheiro. Como o trabalho é trabalhoso, preciso desmontar a pia velha e instalar uma nova com as dimensões do armário, resolvi chamar um profissional. Na hora de instalar o sifão, o mestre rejeitou o que comprei na loja e recomendou um sifão cujo cano de esgoto fosse liso, sem dobras e não corrugado. Ele explicou que esta opção envolve menor grau de contaminação das paredes do tubo. É assim?
Eu não entendi uma coisa. A pia transborda pela sua cavidade interna. Por que esta cavidade tem dois furos na parte inferior? O furo de drenagem foi fechado com tampão e o transbordamento ocorreu no chão.