Instalando pia de banheiro: instruções de instalação para modelos modernos
Arrumar um banheiro é uma tarefa responsável que levanta muitas dúvidas entre os proprietários que instalam o equipamento por conta própria. Uma ampla seleção de pias oferece aos consumidores a oportunidade de selecionar equipamentos adequados a qualquer interior.
Falaremos sobre como instalar uma pia de banheiro de acordo com os códigos de construção e requisitos sanitários. O artigo que apresentamos discute exemplos de instalação de versões integradas e de console. Levando em consideração nossas recomendações, você mesmo poderá realizar o trabalho sem problemas.
O conteúdo do artigo:
Principais tipos de conchas
O método de instalação do equipamento hidráulico é determinado pelo tipo de pia. Os principais fabricantes produzem vários tipos de pias.
Os mais comuns são quatro tipos de pias, diferindo no método de instalação:
- Construídas em. São instalados em cima de um armário, mesa ou qualquer outra superfície plana. Esses modelos são convenientes porque permitem ocultar completamente comunicações pouco atraentes atrás de portas de móveis.
- Console. São estruturas suspensas que são fixadas à parede por meio de um sistema de instalação pronto. Modelos deste tipo parecem elegantes e modernos.
- Com pedestal. Os modelos da série “Tulip” possuem um elemento decorativo em forma de pedestal sobre o qual repousa uma enorme tigela. Os acessórios de drenagem ficam escondidos dentro do suporte.
- Com semi-pedestal. Modelos deste tipo também são equipados com pedestal. Mas não está no chão, mas na parede. Devido a isso, os modelos de parede parecem mais elegantes.A instalação de tais equipamentos é complicada pela necessidade de levar o ralo a uma determinada altura.
As pias embutidas podem ser montadas em cima da bancada, fixadas nas laterais ao redor do perímetro da base ou embutidas na estrutura por baixo.
Nas casas de banho onde não é possível instalar uma bancada de largura padrão, é conveniente utilizar modelos semi-embutidos que simplesmente contornam a borda da bancada.
A única ressalva é que ao instalar esse encanamento, será necessário instalar um gabinete improvisado, atrás de cujas paredes ficarão escondidas todas as comunicações.
Como desmontar equipamentos antigos?
Para desmontar um aparelho antigo, primeiro você deve desligar a água e depois afrouxar a batedeira. Para fazer isso, desparafuse a porca que o prende. O equipamento é desconectado das tubulações de alimentação, retirado e guardado com cuidado.
Depois disso, os elementos de drenagem são desmontados:
- As porcas são desparafusadas da parte externa inferior do elemento hidráulico.
- Desconecte o vidro sifão da saída de esgoto, esvazie-o da água e limpe-o da sujeira acumulada.
- Retire o líquido do ralo e desparafuse a porca de travamento com a mão, girando-a no sentido anti-horário.
Se o sifão for substituído durante a desmontagem do equipamento, ele deverá ser separado do tubo de drenagem. Para isso, desaparafuse a porca de travamento localizada no ponto de conexão entre o ralo e o selo d'água, levante cuidadosamente o ralo e retire o sifão.
Antes de remover o dreno junto com a gaxeta instalada, é necessário mover o espaçador em forma de cunha para o lado. Na fase final, resta apenas retirar o tubo de saída com o sifão acoplado da tomada de esgoto.
Após a conclusão da obra, para evitar a propagação de odores desagradáveis, a abertura da tubulação de esgoto é cuidadosamente fechada com uma rolha ou um pedaço de tecido dobrado várias vezes.
Se for necessário desmontar uma pia fixada na parede por meio de suportes combinados, procure os pontos de fixação nas laterais, mais próximos do fundo do lavatório. Se a tigela não tiver apoio de chão, ao desaparafusar as porcas, a pia deve ser segurada com as mãos para que não caia no chão com o próprio peso.
Procedimento de instalação para um coletor de console
Não há nada difícil em instalar uma pia no banheiro sem recorrer aos serviços de profissionais. O principal é seguir rigorosamente a tecnologia de instalação, que inclui várias etapas principais.
Para concluir o trabalho você precisará das seguintes ferramentas:
- furadeira elétrica;
- brocas de concreto;
- nível de construção;
- fita métrica e um lápis simples;
- chaves inglesas;
- cavilhas de expansão;
- adesivo de construção;
- parafusos auto-roscantes;
- Fita FUM.
Colchetes para instalando uma pia suspensa na parede pode ser feito na forma de elementos soldados em forma de L e T, ou na forma de molduras que “envolvem” as instalações hidráulicas instaladas. A segunda opção é preferível porque elimina o risco de a tigela se mover para o lado.
Fixações para tipos de encanamentos de design exclusivo e de formato incomum geralmente estão incluídas no kit.Para torná-los mais apresentáveis, podem ser revestidos com compostos cerâmicos ou metálicos. Antes de iniciar o trabalho, é importante determinar se a parede adjacente ao encanamento suportará a carga adicional.
Na camada rebocada de uma parede de concreto ou tijolo, o comprimento da fixação e a profundidade de sua imersão devem ser de no mínimo 30 mm. Como o suporte deve ser fixado o mais firmemente possível à pia, as âncoras devem ser selecionadas individualmente para cada caso, levando em consideração não só a resistência da base, mas também o peso do lavatório.
Marcação preliminar de superfície
O primeiro passo é determinar a localização da pia do banheiro e altura de instalação. Este parâmetro é determinado para facilitar o uso de equipamentos de encanamento pelos membros da família.
Decidida a altura da tigela, desenhe uma linha horizontal na parede para indicar o seu limite superior. Além disso, são traçadas duas linhas perpendiculares ao chão, cuja distância corresponde à largura da tigela, tendo em conta a espessura das suas paredes.
Ao definir as marcas, é importante verificar o nível do edifício. Se a parede for revestida com azulejos para deixar o equipamento suspenso mais esteticamente agradável, na hora de determinar a localização dos furos de montagem para fixação, vale a pena levar em consideração a localização das costuras do ladrilho.
Fazendo furos para fixadores
Para instalar os suportes nas paredes externas de suporte da tigela pela parte traseira, vire o produto de cabeça para baixo. O encanamento com suportes instalados é movido em direção à linha horizontal desenhada. Ao longo da linha traçada, estão marcados os locais de montagem dos fixadores.
Nos pontos pretendidos de futuras fixações, por meio de furadeira elétrica, são feitos furos com diâmetro 1 a 2 mm menor que o tamanho dos tarugos preparados. O parafuso de fixação deve caber com dificuldade no “soquete” feito.
Cavilhas espaçadoras de náilon ou outro design de polímero são inseridas nos orifícios preparados e parafusos auto-roscantes de diâmetro apropriado são aparafusados neles.Em seguida, aparafuse os próprios suportes.
Um pequeno truque: para que ao fazer furos a broca não escorregue no ladrilho, cola-se espuma pegajosa na área a ser tratada.
Instalação da pia
Ao apertar os parafusos auto-roscantes, verifique a resistência dos fixadores. Uma pia é colocada em cima dos pinos de montagem. Inserções de vedação e arruelas são colocadas nos parafusos auto-roscantes e, em seguida, a estrutura é cuidadosamente apertada. O lavatório é adicionalmente protegido com selante ou clipes.
A tarefa do mestre ao apertar as arruelas é conseguir um efeito para que a tigela não balance. Os locais de fixação são decorados com buchas. Para evitar o aparecimento de mofo quando a água entra no vão entre a pia e a parede, este local deve ser vedado adicionalmente com selante de silicone para encanamento.
Conectando o sifão às comunicações
A instalação do sifão começa com a fixação da saída. Para isso, instale uma malha, uma junta de borracha ou silicone e um parafuso de pressão no orifício de drenagem. A presença de junta é obrigatória porque garante a estanqueidade da ligação.
Após certificar-se de que a gaxeta está instalada corretamente, aperte o parafuso de fixação, conectando assim a saída ao sifão. Depois disso, a extremidade do tubo de saída, feito de plástico rígido ou mangueira corrugada, é conectada à tomada de esgoto.
Na conexão ao esgoto, devem ser utilizadas vedações, que podem ser juntas de borracha ou punhos para corrugações.
Processo de instalação de torneira
É melhor instalar o encanamento antes de fixar o lavatório na parede. Depois que o encanamento estiver instalado, será muito mais difícil conectá-lo. Para isso, os pinos de montagem e as mangueiras flexíveis incluídos são aparafusados no misturador.
Usando este liner a conexão é feita torneira de lavatório ao abastecimento de água. Para vedar as conexões e evitar possíveis vazamentos, é enrolada fita FUM.
Uma extremidade da mangueira, equipada com acessórios ou unidades de fixação, é conectada ao misturador e a outra às tubulações de água. Se houver discrepância entre os diâmetros do tubo e da saída, coloque um colar de vedação.
Na fase final da ligação, resta verificar o funcionamento do sistema e certificar-se de que não existem fugas na junção dos tubos e braçadeiras.
Para obter um guia passo a passo para instalar uma torneira em uma pia, consulte artigo recomendado, que recomendamos fortemente que você leia.
Montando e conectando uma pia em forma de tulipa
A maior parte da pia com pedestal é distribuída sobre uma perna de apoio decorativa, mas a tigela ainda fica fixada diretamente na parede. O processo de instalação e conexão deste encanamento inclui várias etapas tradicionais. A galeria de fotos a seguir ajudará você a se familiarizar com isso:
Os detalhes da instalação de uma pia em forma de tulipa são descritos em detalhes. no próximo artigo, cujo conteúdo é inteiramente dedicado a esta questão.
Recursos de instalação de uma pia embutida
Os modelos embutidos são embutidos na bancada por baixo ou por cima.
Cada método de instalação possui suas próprias nuances:
- Ao instalar a tigela em cima, ela ficará saliente de um a três centímetros acima da superfície.
- O método de inserção inferior é preferível porque durante a operação é conveniente coletar respingos com apenas um movimento.
Independentemente de a pia estar completamente embutida no gabinete ou subir parcialmente acima da superfície, os acessórios de drenagem ainda estarão localizados dentro do gabinete.
Para inserir por baixo são utilizados fixadores em forma de L e a fixação é realizada na base do suporte.
Marcando o local de instalação
O uso de um gabarito ajudará a simplificar a marcação da bancada para instalação de uma pia embutida. Muitos fabricantes líderes o incluem no kit da maioria dos modelos integrados.
Ao determinar o local de instalação de um lavatório, eles se orientam por duas condições:
- A pia não deve ficar na beirada ou perto da parede.
- Deve fornecer fácil acesso e facilidade de uso.
O objetivo de criar as marcações corretas é garantir que o lavatório fique firmemente fixado na bancada, mas não caia pelo orifício da mesma.
Na ausência de gabarito, a casca é virada de cabeça para baixo e aplicada na superfície. Use um lápis simples para traçar o contorno.
Para calcular corretamente a distância das bordas das instalações hidráulicas aos olhais de fixação, faça medições e transfira-as para o contorno traçado. O tamanho resultante determina a distância que deve ser recuada da linha para criar um contorno interno que sirva de suporte para as laterais da tigela.
Serrar e finalizar bordas
O furo para instalação da tigela é feito com um quebra-cabeças. Se você tiver que trabalhar com uma serra, esteja preparado para aparar as bordas.
Ao trabalhar com uma serra, para obter um corte perfeito, primeiro faça um furo na área da linha de marcação dentro do contorno delineado. Seu diâmetro deve ser tal que a lâmina da serra possa caber livremente.
Importante! Para minimizar o risco de lascas na superfície decorativa do tampo da mesa, o corte deve ser feito lentamente e sem esforço excessivo.
As superfícies finais do furo criado são tratadas com lixa de grão fino ou lixadas com lima.
Na hora de escolher um selante, é importante focar no tipo de material utilizado na fabricação da bancada. Assim, impregnações de vedação à base de álcool são utilizadas para revestimentos de plástico e madeira.
Instalando a tigela e conectando o equipamento
A tigela é instalada na bancada e enterrada. Para garantir um ajuste perfeito, o produto é girado ligeiramente para frente e para trás. Depois disso, resta apertar os fechos instalados e retirar o silicone com um guardanapo, que é espremido quando a tigela é colocada no lugar. A estrutura montada e fixada é deixada por um dia até que a composição adesiva esteja completamente seca.
Para conectar o equipamento, instale um misturador no furo, conecte-o às mangueiras e fixe-o com fixadores. A saída do sifão é trazida para dentro da pia, um cano é conectado a ela, que é levado para a tomada de esgoto.
Tecnologia geral conexão do misturador e o sifão da pia embutida é quase idêntico ao descrito na instalação do modelo de console.
Especificações da montagem de um complexo a partir de uma bancada e uma pia suspensa é dado aqui, recomendamos que você se familiarize com o material muito útil.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Algumas recomendações úteis para a instalação de pias são apresentadas nos vídeos a seguir.
Vídeo nº 1. Guia de instalação para modelo de montagem em parede:
Vídeo nº 2. Pontos-chave ao instalar o modelo integrado:
Vídeo nº 3. Como instalar corretamente uma pia em uma bancada:
Ao planejar a instalação de uma pia localizada abaixo do nível da mesa, é melhor recorrer aos serviços de um encanador profissional. Afinal, este método de instalação é frequentemente escolhido para modelos caros feitos de pedra natural ou artificial.
E isso exige não só ter à disposição equipamentos especiais para o corte de pedra, mas também conhecer os meandros de trabalhar com o caprichoso material.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como você montou e instalou a pia da área de lavagem do banheiro. Faça perguntas, compartilhe nuances tecnológicas úteis que você conhece, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
É bom que agora você possa encontrar instruções na Internet para instalar e conectar literalmente qualquer tipo de coletor.Existem instruções para montagem pendurada na parede, fixação em instalação e instalação em bancada. Informação muito útil para proprietários independentes que sabem segurar uma ferramenta nas mãos.
Se a pia for colocada no lugar da anterior, fica ainda mais fácil do que começar do zero. Os locais de fixação já estão marcados, se os tamanhos forem padrão pode-se fixá-los diretamente. Acontece que o buraco fica solto, então pode-se usar buchas de plástico ou madeira.
Pior ainda, se as pias antigas e novas tiverem designs e tamanhos diferentes, você terá que selar os buracos antigos e fazer novos. Se as diferenças forem insignificantes e os buracos estiverem próximos, a parede neste local pode desmoronar.
Na galeria de fotos, a tulipa está de canto, colocada ao lado do banheiro, e não no canto. A ondulação é enrolada como um caracol, porque a saída da parede é mais baixa que o necessário - um mestre do luto...