Pia de banheiro suspensa: instruções de instalação passo a passo
A pia do banheiro suspensa, que ganhou popularidade na época da União Soviética, não perde posição.O método simples de fixação, compacidade e aparência atraente agradaram a muitos. Portanto, não é surpreendente que os modelos montados sejam tão relevantes hoje como eram há muitos anos.
A gama de tais produtos se expandiu significativamente - os acessórios para encanamento diferem no material de fabricação, no formato da tigela, no método de fixação e em outros parâmetros. Como escolher o modelo ideal e instalá-lo?
Convidamo-lo a compreender a variedade de propostas e a avaliar os pontos fortes e fracos das diferentes opções. Uma abordagem equilibrada da questão da escolha é a chave para uma compra bem-sucedida.
Além disso, ajudaremos você a instalar o encanamento sozinho - o artigo fornece um guia passo a passo para instalar uma pia de parede com e sem instalação.
O conteúdo do artigo:
Tipos de pias suspensas
Os fabricantes oferecem uma grande variedade de diferentes tipos de pias suspensas, que podem ser divididas em vários subgrupos.
Conveniente pias suspensas com armário ou um armário. Esses modelos são muito populares se você precisar de espaço útil no banheiro.
O design com móveis apresenta uma série de vantagens, como por exemplo:
- O gabinete é útil se você quiser esconder canos de água ou um pequeno aquecedor de água. Ao mesmo tempo, o aspecto dos canos não prejudica o aspecto da casa de banho.
- Você também pode usar o armário para guardar utensílios domésticos, produtos químicos, produtos de higiene, panos e baldes de limpeza.
- Os designers concordaram que tais designs parecem modernos, elegantes e ao mesmo tempo permitem o uso ergonômico do espaço em um banheiro pequeno.
Mas lembre-se que nos modelos suspensos, os armários são elementos independentes que podem ser afastados da pia a qualquer momento. Os suportes da tigela estão localizados na parede e são os suportes ou pinos que sustentam os produtos suspensos. É fácil disfarçar canos com móveis.
Uma pia em um pedestal também é chamada de “tulipa”. Recebeu esse nome por causa de sua leve semelhança com uma flor. Uma característica distintiva deste tipo de pia é a presença de um pedestal ou coluna.
Esses modelos são feitos em formato semicircular, mas há exceções. Para modelos suspensos, o suporte tem apenas uma função decorativa.
Existem dois tipos de cascas de tulipas. O primeiro tipo, com pedestal, é fácil de reconhecer pela coluna que chega ao chão, o semi-pedestal do segundo tipo é fixado na parede diretamente abaixo da tigela. Se você compará-los, uma pia com coluna é considerada mais estável.
Estamos interessados em pias de banheiro suspensas na parede. Esses modelos não requerem suportes ou colunas adicionais.
Esta é a melhor opção se você deseja instalar uma pia de cerâmica. Um produto feito de um material mais pesado, como granito ou mármore, requer uma instalação mais séria e suporte adicional em forma de mesinha de cabeceira ou suporte.
Em vez de um armário você pode colocar máquina de lavar embaixo da pia (minimodelo especial) ou algo assim.
Material de encanamento
Antes de escolher um modelo, você precisa se familiarizar com os materiais com os quais são feitos os encanamentos modernos. Marcas famosas oferecem uma ampla gama de produtos confeccionados com materiais resistentes ao desgaste que não perdem qualidades técnicas e estéticas por muitos anos.
Pias feitas de cerâmica, aço inoxidável e alguns materiais compósitos apresentam características de alto desempenho. Muitos compradores preferem produtos feitos de material artificial ou pedra natural.
Faiança e porcelana. Esses produtos são considerados os mais populares. Muitas pessoas confundem esses dois conceitos, embora apresentem algumas diferenças. A porcelana é considerada um dos materiais mais caros devido à sua estrutura lisa, uniforme e alta densidade.
A faiança é caracterizada pela porosidade e, consequentemente, pelo desgaste rápido: pequenas fissuras, se manuseadas incorretamente, transformam-se rapidamente em grandes. É difícil distinguir entre uma pia de faiança e de porcelana, principalmente se o produto de faiança for coberto por uma camada protetora uniforme e mais resistente que o próprio material.
Pias de vidro. Eles não são feitos de vidro fino, que racha ao menor impacto, mas de um análogo temperado com características de alta resistência.
O visual estiloso chama a atenção, mas só até que as primeiras gotas caiam no vidro e ele fique coberto de manchas de sabão. Atrás pias de vidro é necessário cuidado especial.
Pias de pedra natural têm várias modificações - são feitas de granito, ônix ou mármore. Os produtos são lindos pelos padrões naturais, mas são classificados como difíceis de encontrar devido ao alto custo.
O grande peso da pedra natural também dita as condições de instalação: é preferível preferir produtos com suporte em forma de armário aos modelos suspensos.
Qual forma é mais prática?
Normalmente, os compradores procuram escolher um modelo que não ocupe muito espaço no banheiro (esta é uma necessidade para os banheiros da era Khrushchev) e que tenha um formato prático e seguro. Uma grande variedade desses acessórios hidráulicos pode ser encontrada em lojas especializadas, mas seu custo e qualidade variam.
Redondo e oval - Produtos com bordas arredondadas são mais populares que outros produtos. São seguros de usar, o que é importante se houver crianças na família.Entre os modelos brancos como a neve você encontra opções nos mais diversos designs: pastéis e brilhantes, foscos e brilhantes, com estampas e enfeites.
Retangular e quadrado. Se o seu banheiro não tem falta de espaço, você pode comprar uma pia suspensa na parede com ângulos retos.
Modelos de design. Eles vêm em formas triangulares esféricas, em forma de cone. Às vezes, as estruturas suspensas fazem parte de um conjunto de encanamento e repetem as formas comuns a toda a coleção.
Seleção de dimensões de pia
A largura e o comprimento dos modelos suspensos são importantes tanto para os utilizadores como para os instaladores. Os primeiros estão interessados no conforto na realização de procedimentos hídricos, enquanto os segundos estão interessados na capacidade de ligar a estrutura às comunicações e à parede.
Produtos muito pequenos não são práticos - ao abrir a torneira, os respingos se espalham em todas as direções, formando poças no chão. Como resultado, o mofo aparecerá em locais onde a umidade se acumula - nos cantos.
Lavatórios grandes causam problemas de instalação devido ao excesso de peso e, dado o tamanho dos banheiros típicos, é difícil instalar uma pia suspensa de grandes dimensões. Se você se interessa por tamanhos grandes, é melhor optar por outros modelos, com pedestal ou embutidos na bancada.
Com base na largura da bacia, os lavatórios suspensos são divididos em três grupos:
- miniatura – até 55cm;
- média – 55-60 cm;
- acima da média – a partir de 60 cm.
Os primeiros estão convenientemente colocados em vasos sanitários separados do banheiro. Eles vêm em linha reta e angular, redonda e retangular. Compactar modelo de banheiro encontrará lugar mesmo no cômodo mais apertado, mas você terá que cuidar de conectar mangueiras com água quente e fria.
Também escolhendo o tamanho da pia Você deve se orientar pela profundidade do produto, que geralmente cabe em uma moldura de 25 a 50 cm.
Você deve escolher uma estrutura suspensa individualmente, focando na altura e na facilidade de uso. Se houver filhos na família e a filmagem permitir, pode-se instalar um modelo duplo, onde uma pia é elevada até a altura padrão e a segunda é mais baixa.
Assim, na hora de escolher um determinado modelo, leve em consideração as dimensões do banheiro. As dimensões do modelo anterior podem te ajudar, se você estiver totalmente satisfeito com ele, basta tirar as dimensões antes de comprar: largura, comprimento, localização exata da instalação do misturador.
Possíveis métodos de montagem
Existem três opções para montar uma pia suspensa:
- em salto agulha;
- entre colchetes;
- no quadro.
Opção 1. Na parede é instalada uma base - uma placa de metal com fechos, na qual a tigela é suspensa por meio de pinos.
Opção nº 2. Um método mais confiável, pois os suportes sustentam a tigela de maneira confiável em todos os lados. Essa solução é a mais popular, pois os suportes ficam embaixo da pia e são praticamente invisíveis.
Opção nº 3. Este método é usado com muito menos frequência. A moldura lembra suportes, mas, ao contrário deles, sustenta a tigela por todos os lados. A resistência da estrutura depende inteiramente da qualidade da instalação da moldura.
A base de uma estrutura suspensa é sempre uma parede. Se um armário ou suporte for instalado embaixo da pia, provavelmente ele desempenha o papel de elemento decorativo, mascarando o sifão e os canos. Caso contrário, será um tipo diferente de pia.
O que é necessário para instalação?
Antes de comprar um novo encanamento, você precisa medir o banheiro e calcular as dimensões da sua futura pia. Se você ainda tem uma pia antiga e ela combina com você em todos os aspectos, você pode tirar medidas dela.
Vale a pena verificar a operacionalidade das tubulações de esgoto e água para que não surjam problemas adicionais na conexão do encanamento.Não se esqueça de nuances técnicas como o diâmetro e o ângulo dos tubos.
As seguintes ferramentas podem ser necessárias para instalação ao instalar uma pia suspensa na parede:
- furar;
- chave de boca ajustável;
- nível;
- Fita de teflon;
- régua ou medidor.
Os itens listados irão ajudá-lo a instalar uma pia suspensa em seu banheiro com rapidez e facilidade.
Você também pode precisar de chaves adicionais e um lápis. Certifique-se de adquirir os acessórios de encanamento necessários - misturador e sifão.
Para um sifão, a resistência do material e um design adequado são importantes; para uma torneira, é importante combinar com o estilo e o tamanho da pia. Na fase preparatória, você precisará fazer alguns cálculos e medições para que a instalação seja bem-sucedida.
Instruções para instalar uma pia suspensa
O principal ao instalar uma pia suspensa na parede é a localização correta e fixadores fortes, então primeiro determine a localização principal, altura de instalação da pia usando uma régua e um lápis.
Passo 1. Marque com uma linha onde a pia encontra a parede. Verifique o nível. Virando a pia por trás, você encontrará os furos para os fechos. Encoste a pia na parede e use um lápis para marcar os pontos onde ficarão os furos.
Passo 2. Ligue a furadeira e faça furos nos locais marcados com lápis. Insira buchas nos orifícios resultantes - estas são as fixações mais práticas e confiáveis para produtos pesados.
etapa 3. Instale os pinos de acordo com o padrão especificado nas instruções de instalação. Os pinos devem ser longos o suficiente para encaixar a pia neles e apertar os parafusos.
Passo 4. Instale a torneira na pia, conectando mangueiras flexíveis a ela - assim você não terá que mexer na conexão por muito tempo e em uma posição incômoda.
Etapa 5. Para aumentar a densidade e a resistência da fixação, aplique um lubrificante de vedação na parte traseira da pia.
Etapa 6. Prenda a penteadeira sobre os pinos de montagem. Coloque as inserções de vedação sobre eles e aperte bem as porcas.
Etapa 7. Anexar sifão para a pia. Você encontrará instruções detalhadas para sua instalação no kit.
Etapa 8. Conecte o sifão ao esgoto, as mangueiras flexíveis à água quente e aos canos de água quente.
As etapas básicas de instalação foram concluídas. Após a instalação, verifique o nível horizontal. Abra a água da torneira e certifique-se de que flui suavemente e sem problemas. Incline-se um pouco para a frente e certifique-se de que consegue usar a pia confortavelmente.
Guia fotográfico para instalação de instalação
A utilização de instalações na instalação de pias amplia significativamente as capacidades de designers e arquitetos, permitindo organizar uma área de lavagem em um local conveniente, sem ficar preso às paredes principais.
No caso de uma instalação, o processo de instalação e conexão é muito mais demorado e complicado, mas pelo resultado vale a pena fazer o esforço e gastar o dinheiro:
A etapa de preparação para fixação da estrutura de suporte e fixação direta da pia foi concluída com sucesso.
Agora vamos resolver a tarefa principal e finalizar:
Dicas de designers profissionais
Muitos especialistas recomendam tipos de pias que atendam aos padrões de higiene. Nesse caso, adquirir produtos de porcelana seria uma excelente solução. Eles atendem plenamente aos padrões de qualidade e possuem alta resistência ao desgaste. Além disso, o porcelanato é um material do segmento de preço médio, o que significa que é acessível a todos.
Preste atenção ao estilo do banheiro. Se você tem predominância de delicados tons pastéis, a melhor opção seria um modelo em vidro ou faiança/porcelana branca. Em vez de brilho brilhante, você pode escolher vidro fosco, que não se suja facilmente e mascara parcialmente respingos que voam em todas as direções.
Além disso, preste atenção ao fabricante. Por exemplo, os modelos italianos da marca são de alta qualidade Kerasan. A empresa fabrica há muito tempo acessórios e móveis elegantes para banheiros.
Ao adquirir uma pia suspensa, não se esqueça do material e do tamanho. Para casas de banho espaçosas – modelos grandes, para casas de banho pequenas – compactas.
Se achar difícil, escolha produtos de tamanho padrão.Eles são adequados para instalação em qualquer banheiro e você não precisa gastar esforço ou dinheiro para conectá-los.
Mas não se esqueça que o mais importante na escolha de uma pia suspensa é que ela seja o mais fácil de usar possível, durável, confiável e segura para todos os membros da família. Depois de escolher o modelo que você gosta, conheça regras de instalação e instalaçãoe em casa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Oferecemos vídeos que irão ajudá-lo de forma independente, sem ajuda externa, a instalar uma pia suspensa no banheiro.
Uma maneira rápida de instalar uma pia suspensa:
Com a ajuda de conselhos práticos de um encanador, você pode calcular corretamente a distância do chão à pia:
Depois de se familiarizar com as regras para instalação de pias suspensas na parede, você poderá instalar facilmente o modelo de sua preferência. As instruções que normalmente acompanham o kit serão de grande ajuda.
Caso encontre alguma dificuldade durante a instalação, entre em contato com especialistas: o custo dos serviços de instalação de pias e pias costuma ser baixo.
Tentando instalar você mesmo uma pia montada na parede? Ou talvez você não concorde com o material apresentado? Aguardamos seus comentários e dúvidas - o formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Meu marido e eu estamos planejando uma reforma em breve. Também mudaremos toda a canalização do apartamento. Eu realmente quero que tudo seja feito exatamente assim. Bonito e moderno. Mas meu marido não concorda, diz que é pouco prático e frágil. Supostamente, a pia ou o vaso sanitário cairão em breve.Mas agora, depois de ler este artigo, sei como convencê-lo! Com certeza pedirei que você o releia, porque há muitas informações úteis para nós aqui. Obrigado!
As pias suspensas permanecerão relevantes por muito tempo. Veja que tipo de cozinhas e banheiros os desenvolvedores alugam em novos edifícios - há pias de metal penduradas por toda parte. E nem todos os compradores os jogam fora imediatamente. Então, como dizem, “vamos esperar para ver”, mas eu não diria que isso é coisa do passado.
A propósito, essas pias ficam muito bem nos suportes! Você entende isso especialmente ao desmontar uma pia suspensa na parede - não são necessários alguns movimentos fáceis para remover tudo da parede. Naturalmente, se foi originalmente instalado com alta qualidade.
O material da parede em si também é importante. Fixar algo suspenso em paredes de concreto é sempre mais confiável do que em paredes de tijolos.