Lâmpadas para banheiro no teto: tipos, princípios de colocação, nuances de instalação
Por mais original que seja o interior, tudo pode ser estragado pela luz errada. Não é de surpreender que a questão da iluminação ocupe um lugar bastante importante na disposição de instalações para diversos fins.Além disso, isto não é menos importante para a casa de banho do que para outras divisões funcionais.
Diremos como escolher as luminárias de teto para banheiro certas entre os produtos colocados à venda. Iremos aconselhá-lo sobre o que precisa ser feito para um posicionamento racional e uma instalação sem erros. Levando em consideração nossas recomendações, você poderá facilmente criar um ambiente aconchegante e agradável em uma sala higiênica.
O conteúdo do artigo:
- O que considerar ao escolher os dispositivos?
- Tipos de louças sanitárias
- Recursos de modelos integrados e suspensos
- Dispositivos rotativos e não rotativos
- Tipos de lâmpadas para luminárias
- Lâmpadas no interior do banheiro
- Localização das fontes de luz
- As nuances da instalação de lâmpadas no banheiro
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que considerar ao escolher os dispositivos?
No processo de criação de um projeto de design, é necessário selecionar o modelo ideal de luminária, levando em consideração as características do ambiente, o design e a textura dos materiais de acabamento.
Por exemplo, os modelos embutidos não são adequados para organizar um banheiro com teto feito de laje de concreto monolítico. Neste caso, é melhor usar luminárias suspensas ou de teto em forma de lustres.
No esforço para criar um interior elegante e um ambiente confortável, atenção especial deve ser dada à escolha do equipamento de iluminação. Neste caso, é necessário levar em consideração o design, características, dimensões, potência da lâmpada, métodos de montagem do aparelho elétrico e a necessidade de elementos estruturais adicionais.
Se o banheiro for grande, um lindo lustre parecerá orgânico.Mas os modelos spot, distribuídos correta e uniformemente por todo o espaço do teto, permitirão criar um interior elegante que leva em conta as tendências atuais.
Ao escolher as lâmpadas, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:
- área da sala e distância entre lâmpadas;
- zoneamento da sala, necessidade de destacar áreas separadas;
- nível do instrumento;
- direção de estilo interior;
- esquema de cores de paredes, pisos, móveis e encanamentos;
- a presença de espelhos, estruturas tensionadas, ladrilhos cerâmicos e outras superfícies que refletem a luz.
Antes de iniciar o trabalho de instalação, você precisa pensar no layout das fontes de luz e nas nuances do roteamento dos cabos. Alguns modelos oferecidos pelos fabricantes no sortimento exigem a criação de condições especiais.
A qualidade dos produtos afeta diretamente sua vida útil. Modelos de marca caros de lâmpadas embutidas ou montadas na superfície comparam-se favoravelmente com os mais baratos. São de maior qualidade, resistentes ao desgaste e, portanto, mantêm sua aparência estética por muito tempo.
No esforço para criar um interior elegante e original na casa de banho, não devemos esquecer a segurança. Os dispositivos elétricos destinados à instalação em ambientes com alta umidade devem ter um grau máximo de proteção que corresponda à marcação IP65.
Ao organizar ambientes com altos níveis de umidade, certas regras devem ser seguidas.
As recomendações a seguir ajudarão você a organizar a iluminação segura da sala:
- Você só pode usar aparelhos elétricos resistentes à umidade com grau de proteção IP24;
- em áreas de alta umidade, instale dispositivos de baixa tensão de até 12 V;
- utilizar luminárias de classe de proteção 2 próximas à banheira ou box de chuveiro;
- é desejável que todas as peças metálicas sejam de aço inoxidável ou possuam propriedades anticorrosivas;
- As lâmpadas e outras partes aquecidas de aparelhos elétricos devem ser equipadas com coberturas ou persianas protetoras.
Você também deve se lembrar das características e propriedades dos raios de luz. Portanto, ao lado do lavatório é melhor usar lâmpadas com luz amarela mais suave. Caso contrário, o espelho refletirá uma pele bastante pálida, o que impedirá que você aplique a maquiagem corretamente.
Com regras de seleção temperatura de cor e o artigo que recomendamos irá familiarizá-lo com as designações da nomenclatura dos dispositivos de iluminação, permitindo-lhe selecionar uma lâmpada LED de acordo com esta importante característica.
Para uma casa de banho com dimensões de 5x2 m, 2 lâmpadas de 60 W são suficientes. Você pode usar 2 lâmpadas espaçadas nas laterais, mas neste caso o espelho necessitará de iluminação adicional. Apresentará diretrizes para a seleção de luminárias para o banheiro artigo informativo, cujo conteúdo é inteiramente dedicado a esta questão.
Tipos de louças sanitárias
Na hora de organizar qualquer ambiente, é importante selecionar e instalar corretamente as luminárias, que para um banheiro combinado ou separado são divididas em subgrupos de acordo com diversos critérios.
Localização e nível de resistência à umidade
As fontes de luz podem ser instaladas em vários pontos da sala. Dependendo disso, podem ser montados na parede, no teto, no chão, embutidos em box de chuveiro ou em espelho.
Existem lâmpadas comuns e resistentes à umidade instaladas no teto do banheiro. A segunda opção destina-se à instalação em ambientes caracterizados por alta umidade.
Eles são feitos de materiais resistentes à umidade e seu design não permite a entrada de respingos de água no aparelho. No corpo do dispositivo indique grau de proteção, que permite selecionar com precisão um produto para operação segura em condições operacionais difíceis.
Separação por método de colocação
As lâmpadas podem ser abertas ou embutidas. Esses subgrupos diferem no método de colocação - no teto ou na parede da sala. Dependendo deste fator, podem ser montados pontualmente e suspensos ou montados na parede.
Devido ao alto nível de umidade no banheiro, é preferível utilizar lâmpadas equipadas com persianas. Se você usar lâmpadas normais, os contatos oxidarão rapidamente. Isso tornará o dispositivo inadequado para uso posterior.
Recursos de modelos integrados e suspensos
Existe uma grande variedade de lâmpadas de diferentes designs no mercado.Podem ser fixados na base do teto ou acima do seu nível, independente do tipo - gesso cartonado, tensionado, ripado.
Dependendo do método de montagem, os dispositivos são divididos em três tipos:
- faturas;
- encaixe ou embutido;
- semi-mortise.
Os encaixes diferem nos parâmetros de profundidade. Portanto, na hora de escolher, deve-se levar em consideração a distância que o teto da sala é rebaixado. O tamanho do espaço atrás da estrutura do teto é de pelo menos 40 mm. Para sistemas de iluminação individuais, é necessário rebaixar os sistemas suspensos em 85-100 mm, o que é inaceitável para uma casa de banho com tecto baixo.
O equipamento embutido possui luz direcionada para baixo, portanto não cobre toda a superfície do teto. E a iluminação pontual ilumina o espaço localmente, permitindo criar iluminação fraca no banheiro.
Esta é a melhor opção para quartos onde ficarão perfeitos luminárias e tetos falsos. Eles permitem que o proprietário do apartamento crie um design de interiores original investindo um mínimo de dinheiro.
As fontes de luz suspensas têm nuances próprias quando instaladas em uma sala com teto falso. Será necessário utilizar cabides para que o tecido ou filme não ceda durante o funcionamento.
Esses modelos ficarão impressionantes e elegantes em um interior moderno. Eles deixam destaques brilhantes em materiais brilhantes, texturizados, espelhados e brilhantes.
A parte técnica do dispositivo semi-encaixe é instalada na parte interna do teto e o abajur fica na parte externa.
Para sua instalação é necessário espaço atrás da estrutura do teto. Neste caso, a luz é direcionada perpendicularmente ao plano e espalhada por toda a sala, o que permite a utilização de lâmpadas mais potentes.
Dispositivos rotativos e não rotativos
A luz direcional permite encontrar as soluções adequadas na iluminação de diferentes áreas. Por esta razão, os modelos rotativos são frequentemente utilizados como fontes direcionadas. Eles se distinguem por um design relativamente simples - o corpo do dispositivo é fixado na superfície entre tetos e sua parte externa gira.
O dispositivo pode girar em diferentes direções e direcionar um feixe de luz para uma área específica. É utilizado para destacar banheira, box de chuveiro, pia e penteadeira.
Este tipo de lâmpada é perfeito para enfatizar elementos individuais brilhantes do interior - exibirá efetivamente um vaso exclusivo, um painel atraente ou um arranjo floral original.
Os dispositivos fixos distinguem-se pela sua montagem estacionária e iluminação direcionada. Quando estão ligados, os raios de luz são direcionados em uma direção, geralmente para baixo.
Para distribuir racionalmente a luz que emana dos modelos fixos, eles são instalados em grupos. Os dispositivos são colocados em linha, em círculo ou de alguma outra forma.O seu número depende da área da sala.
Modelos pontuais em que estão instalados lâmpadas específicas, são compactos. De acordo com seu design, eles são divididos em salientes da superfície do teto e ocultos no sistema de suspensão do teto.
Os aparelhos elétricos embutidos no teto do banheiro são adequados para qualquer design de interiores, mas fornecem menos luz. O fluxo de luz é direcionado claramente para baixo e apenas uma pequena área localizada sob o dispositivo é iluminada.
Tipos de lâmpadas para luminárias
Muitas vezes para organização iluminação no banheiro escolha uma lâmpada incandescente simples e conveniente. Atrai pelo baixo custo, mas é inferior dispositivos de halogéneo E Modelos LED.
Suas principais desvantagens:
- curto período de garantia variando de 1.000 a 1.500 horas;
- se o comprimento ou tamanho do rodapé não corresponder ao desenho do teto, a estrutura suspensa deve ser baixada;
- Não tem proteção contra picos de energia, por isso queima rapidamente.
Se acende regularmente as luzes da casa de banho, em vez das lâmpadas tradicionais, é melhor dar preferência a uma opção 5 vezes mais económica - a poupança de energia.
As lâmpadas halógenas podem ser instaladas em tetos baixos. Em qualquer caso, o fluxo luminoso será uniforme. Fornecem mais luz que os clássicos, economizam energia e podem ser usados 3 vezes mais.
Essas lâmpadas também tendem a queimar. Para substituir um danificado por um funcionando, é necessário retirar o anel de retenção localizado na mola, retirar o cone e instalar um novo.
Não é recomendado instalar lâmpadas com fontes de luz halógena de cápsula sem vidro protetor.
As lâmpadas LED distinguem-se pelo seu design estético e geometria de contorno rigorosa. Eles são feitos em tons dourados ou prateados, semelhantes ao espectro de cores dos encanamentos.
A principal vantagem dos dispositivos LED é o baixo consumo de energia elétrica. É dez vezes menor que as boas e velhas lâmpadas incandescentes.
Além disso, uma série de outras vantagens devem ser observadas:
- o número de ligações e desligamentos não reduz a vida útil do produto;
- saída de luz máxima de 120 lúmens/watt;
- um amplo espectro é possível sem o uso de filtros de luz;
- Incandescência LED até no máximo 60 °C;
- segurança em caso de danos por ausência de compostos químicos e fragmentos de vidro;
- longa vida útil (até 50.000 horas).
Este tipo de lâmpada caracteriza-se pela ausência de um tipo natural de fluxo luminoso. Para suavizar um pouco o monocromático dos raios fortes, você terá que usar fósforos adicionais. Para evitar que a luz pulsa, você precisará de um capacitor de balanceamento.
Lâmpadas no interior do banheiro
Estilos modernos chocantes requerem iluminação original. Por exemplo, para um interior decorado em estilo Art Déco, lâmpadas brilhantes emolduradas com madeira cara, couro genuíno e pedras semipreciosas deslumbrantes são ideais.
Para uma casa de banho de estilo lacónico de alta tecnologia, é adequada uma iluminação simétrica e clara na zona do lavatório e até filas de focos prateados. E o clássico pressupõe naturalidade, elegância e luxo - instalam arandelas estéticas com persianas nas paredes e produtos de vidro ou cristal no teto.
Numa casa de banho com área pequena, o interior gravita muitas vezes para o minimalismo, onde se pode diversificar a iluminação. Por exemplo, definir iluminação original na forma de uma faixa de LED que iluminará determinadas áreas. Você pode usar lâmpadas de diferentes tonalidades, combinar dispositivos de iluminação elétrica - arandelas, lustres, modelos de spot embutidos.
Localização das fontes de luz
Na escolha do posicionamento das lâmpadas, é necessário aproveitar ao máximo o fluxo luminoso por elas emitido. Numa divisão com pequena área, é aconselhável instalar fontes de luz embutidas, posicionando-as em todo o perímetro da divisão.
Se quiser destacar zonas individuais, considere colocar iluminação decorativa nos locais designados. Via de regra, os produtos com holofotes embutidos destinam-se à iluminação geral. Para iluminação local, é utilizada iluminação decorativa de lâmpadas LED lineares ou faixa de LED flexível.
Quanto ao número necessário de lâmpadas, aqui você precisará de regras para a disposição das instalações residenciais. De acordo com as normas sanitárias, a iluminação do banheiro não deve ser inferior a 50lux.
Você pode calcular quantas lâmpadas são necessárias para iluminar um banheiro pequeno com parâmetros de 2x3 m. Para isso você precisará de:
- 2-3 lâmpadas incandescentes com potência total de 150-180 W;
- cerca de 4 LEDs com indicador de 18-24 W;
- ou uma dúzia de economizadores de energia de 30 a 40 W.
Conhecendo a potência, você pode determinar o número total de lâmpadas e escolher a forma de colocá-las no teto.
As nuances da instalação de lâmpadas no banheiro
É importante cuidar da segurança ao organizar a iluminação do banheiro. Para fazer isso, verifique se a fiação desta sala está aterrada.
Outro ponto importante é comprar apenas modelos de lâmpadas com nível de proteção suficiente. Não se esqueça que os respingos da natação podem facilmente acabar dentro dos aparelhos elétricos, o que pode causar sérios problemas.
A complexidade da instalação de luminárias em tetos falsos depende do tipo de estrutura do teto. Se o banheiro tiver teto em painéis de PVC ou gesso cartonado, a instalação de uma fonte de luz não será difícil.O abajur deve ser inserido no orifício da lâmpada e depois pressionado com uma mola.
Se o banheiro tiver tetos falsos, serão necessárias luminárias projetadas para estruturas suspensas. Eles são fixados em guias ou placas de teto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Escolhendo luminárias para banheiro no vídeo:
As sutilezas da auto-instalação de um holofote são abordadas no vídeo:
Existe uma grande variedade de lâmpadas no mercado. Eles diferem em design, função, aparência, método de colocação e instalação.
Para alcançar o resultado desejado no banheiro, focando nos detalhes mais espetaculares, você precisará determinar a quantidade e a potência das lâmpadas. Na hora de escolhê-los é importante atender às normas de segurança, optando por equipamentos elétricos com nível de proteção contra umidade superior a IP44.
Por favor, escreva comentários, faça perguntas e poste fotos temáticas no bloco abaixo. Conte-nos como você escolheu lâmpadas para decorar seu próprio banheiro ou banheiro combinado. Compartilhe os argumentos que influenciaram sua escolha e informações que serão úteis aos visitantes do site.
Tenho um banheiro de 6 x 3 m, decidi que duas luminárias suspensas com persianas seriam suficientes. Os tectos são bastante altos, pelo que as lâmpadas embutidas não seriam adequadas, uma vez que iluminam localmente e simplesmente não haveria luz suficiente para a divisão.Isso é importante para mim, porque me maquio no banheiro. Se eu tivesse esse cômodo menor, teria optado por luzes embutidas.
Comprei lâmpadas exclusivamente fechadas para o banheiro, muitas vezes deixo entrar muito vapor e não quero que nada entre em curto. Tenho um banheiro bastante grande, de quinze metros, pendurei arandelas com persianas hermeticamente fechadas perto do espelho e uma luminária de teto LED no teto. Na minha opinião, esta é a opção de iluminação mais adequada para a casa de banho.
Na nossa casa de banho temos um candeeiro no teto com duas lâmpadas economizadoras de 15 W, por isso não tenho luz suficiente; as lâmpadas mais potentes de alguma forma queimam rapidamente. O banheiro é bastante apertado, cerca de 3,5 metros quadrados, mas mesmo assim é preciso mudar a situação com a luz. Agora estou pensando em um novo design com holofotes. Quero colocá-los no teto e perto do espelho, e talvez também no chão.