Como escolher louças sanitárias: qual é a melhor e por quê? Revisão comparativa
A maioria dos banheiros não tem acesso à luz solar. Você tem que confiar apenas na iluminação artificial.Para garantir o fluxo luminoso ideal, você precisa escolher as lâmpadas certas para o banheiro, certo?
Ajudaremos você a encontrar o dispositivo ideal para você e planejar sua localização. Diremos qual opção funcionará perfeitamente em condições operacionais difíceis. Diremos como determinar a potência das lâmpadas instaladas e qual método de organização da iluminação dar preferência.
As dicas fornecidas no artigo são apoiadas por vídeos tutoriais e materiais fotográficos com dicas valiosas e ideias originais para decorar o interior de um banheiro.
O conteúdo do artigo:
Requisitos técnicos para lâmpadas
O banheiro é uma área com condições operacionais extremas. Em locais com constantes variações de temperatura e alta umidade, é proibida a instalação de tomadas e lâmpadas convencionais por questões de segurança.
O principal parâmetro para a escolha de um dispositivo de iluminação é o grau de proteção. As marcações correspondentes são exibidas na caixa dos produtos elétricos.
Alguns fabricantes usam marcações de três dígitos. O terceiro número é o grau de suscetibilidade a danos mecânicos e choques. O intervalo de valores é de 0 a 10. O mais alto nível de proteção indica que se a caixa for danificada, as características de desempenho do aparelho elétrico serão mantidas.
Quanto maior a marcação numérica, mais confiável é a lâmpada.
Os dispositivos à prova d'água são equipados com elementos adicionais que reduzem o risco de penetração de água e poeira nas áreas condutoras do dispositivo:
- vedações de borracha no abajur;
- plugues feitos de material selado no fio de alimentação.
O valor IP mínimo para luminárias em ambientes “úmidos” é IP442, o máximo é IP674. É permitido utilizar produtos com proteção acima do máximo – o aumento da segurança, em qualquer caso, é bem-vindo.
Valores de índice IP para cada zona:
- Primeira zona. A umidade ao redor da banheira, box e lavatório chega a 100%. Aqui é permitida a instalação de dispositivos de baixa tensão com proteção de no mínimo IP67, projetados para imersão temporária em água.
- Segunda zona. Num raio de 30-60 cm da zona “húmida”, existe uma grande probabilidade de salpicos e jactos atingirem o aparelho eléctrico. Não é aconselhável a utilização de aparelhos elétricos de alta tensão no local, o nível de proteção da lâmpada não é inferior a IP45, a potência é de 12-24 V.
- Terceira zona. Relativamente seguro - 60 cm dos limites da segunda zona. Praticamente não há risco de jatos diretos. São instalados modelos com proteção contra respingos gerais - IP24 e superior.
Um espaço a uma distância igual ou superior a 3 m em relação à fonte de água é considerado seguro.Aqui é possível instalar lâmpadas com IP01.
Variedade de lâmpadas da “elite marítima”
A iluminação artificial de um banheiro é dividida em três níveis: teto, parede e piso. Uma combinação de métodos produzirá um efeito decorativo interessante. Não é necessário usar todo o espectro ao mesmo tempo. O principal é obter um fluxo luminoso completo para uma estadia confortável no ambiente.
Nº 1 - opções de iluminação de teto
As luzes de teto fornecem a iluminação principal do banheiro. A escolha do dispositivo depende das dimensões da sala, do desenho do teto e da presença de fontes de luz secundárias.
Soluções populares de iluminação de topo:
- abajur embutido ou suspenso;
- Luz de tira LED;
- painel de luz;
- pontos;
- iluminação pontual de teto falso ou suspenso.
Lustre tradicional. Esta opção é mais adequada para banheiros espaçosos com tetos altos. As principais vantagens da solução: gama diversificada e facilidade de instalação. O critério determinante para a escolha de um lustre é se o aparelho combina com o interior do banheiro.
Uma alternativa ao cristal são os modelos de vidro e metal. Prós: preço acessível e vários estilos de louças sanitárias. A desvantagem é o aparecimento de manchas e estrias de água.
Luz de tira LED. A retroiluminação LED é apresentada na forma de LEDs e resistores fixados em uma fita adesiva. Para áreas “úmidas” da sala, foram desenvolvidas fitas impermeáveis com índice IP65-68.
A faixa luminosa IP65 é selada em um lado - o isolamento cobre a parte externa da PCB, incluindo os LEDs e contatos.
Benefícios da luz de fundo:
- facilidade de instalação - a fita é colocada sob o pedestal do teto;
- possibilidade de ajustar a intensidade da iluminação;
- variedade de cores brilhantes - você pode fazer uma transição suave em um determinado espectro.
Para criar uma “fita” iluminação da área do teto Fita LED com IP65 e IP67 é adequada.
Painel de luz. Esta não é apenas uma lâmpada separada, mas uma estrutura de teto especial composta por elementos individuais:
- lâmpadas instaladas diretamente no teto;
- painel decorativo de plástico ou vidro que cobre as lâmpadas;
- moldura com guias para fixação dos painéis.
A principal vantagem é a escolha ilimitada de design. Usando a impressão de fotos, você pode recriar qualquer imagem: o céu estrelado, o mundo subaquático, uma paisagem pitoresca, etc.
Pontos. Uma “lanterna” suspensa, onde mais de uma lâmpada é instalada em um suporte.Apesar da ideia interessante, raramente são utilizados spots para iluminação de teto.
Em primeiro lugar, o produto parece volumoso numa casa de banho com tectos baixos e, em segundo lugar, é problemático ajustar o vector do fluxo luminoso.
Destaques. Esse tipo de aparelhos elétricos indispensável na instalação de teto suspenso ou “francês”. A disposição das lâmpadas é pensada com antecedência, levando em consideração o zoneamento da sala e a potência das lâmpadas.
Dependendo das características do design, os seguintes tipos de holofotes são diferenciados:
- construídas em;
- semi-mortise;
- faturas;
- secional.
Dicas para escolher lâmpadas para instalação em refletores são dados aqui, recomendamos que você se familiarize com informações úteis.
Construídas em. Os dispositivos são utilizados para instalação oculta - apenas o teto permanece visível. Ao escolher, leve em consideração a quantidade de “profundidade” e a largura do espaço do teto. O comprimento mínimo da “perna” de uma lâmpada embutida é de 40 mm.
Alguns modelos exigem uma redução significativa da estrutura suspensa, o que é indesejável em tetos baixos e dimensões limitadas da sala.
Semi-mortise. O “corpo” técnico da lâmpada está localizado atrás do teto e a lâmpada está localizada na parte externa. Para a instalação é aproveitado o espaço do teto, porém, devido ao abajur externo, é possível instalar lâmpadas mais potentes.
Faturas. A instalação externa é adequada para a maioria dos tipos de tetos. As lâmpadas montadas em superfície são mais caras que os modelos embutidos, mas apresentam uma série de vantagens significativas:
- não há necessidade de baixar o nível do teto;
- versatilidade;
- efeito decorativo de dispersão da luz através do prisma de vidro texturizado.
O design da base da lâmpada é impressionante. Materiais espelhados e brilhantes e metais incrustados com pedras impressionam na superfície do teto.
Secional. Este é um tipo de híbrido de spots e holofotes. Várias lâmpadas são colocadas em uma única placa decorativa. Via de regra, para cada microluminária você pode definir um vetor de iluminação.
Nº 2 - iluminação de trabalho com modelos de parede
O objetivo das luminárias de parede é o zoneamento da sala e a iluminação local. A utilização de “lanternas” de parede é adequada em divisões espaçosas com área igual ou superior a 6 m2. Em uma sala compacta, você pode limitar-se à iluminação do teto.
Opções populares para lâmpadas “água” montadas na parede:
- arandela;
- iluminadores montados em superfície;
- pontos.
Arandela. O design tradicional é um ou mais abajures montados em um suporte.
Lâmpadas suspensas. A lâmpada compacta não ocupa muito espaço e fica bem fixada na parede. É melhor escolher modelos feitos de materiais resistentes à umidade: aço inoxidável em conjunto com vidro e plástico transparente.
Pontos. A instalação na parede permite realizar plenamente a finalidade dos spots - iluminação local.
No segundo caso, a luz do spot cegará seus olhos e o uso do espelho será desconfortável. Para esta zona, você não deve escolher lâmpadas com cortinas coloridas - a iluminação “dará” uma tez e uma cor de cabelo não naturais. Idealmente – vidro fosco ou branco.
Vale atentar para o tipo de feixe de luz da “lanterna” de parede. Existem duas variedades:
- Refletores de iluminação direcional. A luz é fornecida em um determinado ângulo. É possível um vetor de fluxo de luz unidirecional ou bidirecional (para cima/para baixo). A forma do corpo permite que a iluminação se concentre em uma área específica.
- Lâmpadas difusas. Tais modelos pertencem a lâmpadas de iluminação geral, sua área de “ação” é de 360°. A luz é difundida uniformemente na sala.
Se o objetivo é criar uma iluminação não só prática, mas também espetacular, você pode realçar as paredes de uma forma interessante com a ajuda de holofotes, um painel de luz forte, lâmpadas LED lineares ou tiras de LED.
Nº 3 - iluminação decorativa de piso
A iluminação do piso incorpora uma atmosfera especial no banheiro. Esta é uma luz secundária decorativa.
Para implementar uma ideia de design, são usados diferentes métodos:
- instalação de iluminação LED;
- instalação de holofotes;
- criando um piso de vidro;
- utilização de telhas luminosas;
- arranjo de fundação autonivelante.
Luzes LED. Existem muitas opções para decorar com fita LED. A tira é montada ao longo da linha do rodapé - o perímetro da sala, e também é usada para destacar os encanamentos - a fita selada “corre” ao longo do contorno da banheira ou lavatório.
A principal vantagem do método é a possibilidade de instalação após a conclusão do reparo. Em contraste com o piso escuro, as inclusões luminosas parecem impressionantes.
Destaques. A utilização de holofotes de piso possui características próprias.
As vantagens das lâmpadas incluem:
- resistência a danos mecânicos – os abajures são feitos de plástico durável;
- possibilidade de qualquer arranjo - a distância entre as lâmpadas é escolhida arbitrariamente;
- criando belos destaques nos objetos circundantes.
Desvantagens dos “pontos de luz”: complexidade de instalação e instalação de fiação oculta, necessidade de substituição periódica de lâmpadas.
Chão de vidro. Uma técnica de design sofisticada muda radicalmente a aparência do ambiente habitual do banheiro. Para instalar um nicho de vidro será necessário elevar o piso em 10 cm.
Esta “lâmpada” incomum é feita de vidro laminado temperado ou triplex; fitas de LED ou lâmpadas lineares são adequadas para iluminação.
Materiais luminescentes. Uma alternativa aos métodos tradicionais de iluminação são os materiais de acabamento com efeito luminoso. A vantagem do método é a independência da eletricidade. Desvantagens: alto custo e impossibilidade de desligar tal “lâmpada”.
Escolhendo uma lâmpada para uma lâmpada “água”
Pensando em qual lâmpada é melhor escolher para o banheiro e como ideal organizar iluminação, é importante decidir o tipo de lâmpada, brilho e tom ideal de iluminação.
Critério nº 1 – características ideais do produto
Na vida cotidiana, os mais populares são as tradicionais lâmpadas incandescentes, produtos fluorescentes e LEDs.
Lâmpadas incandescentes. Dependendo da composição do gás dentro do cilindro, são vácuo, criptônio e halogênio. As lâmpadas com gás inerte (criptônio) são resistentes a picos de energia, as lâmpadas halógenas têm boa emissão de luz e duram mais.
Lâmpadas fluorescentes. As chamadas lâmpadas fluorescentes possuem vários graus de reprodução de cores, o que determina a naturalidade do brilho.
As principais vantagens das lâmpadas fluorescentes:
- baixa temperatura de aquecimento;
- duração do trabalho;
- luz suave.
Modificações modernas são adequadas para conexão a um soquete de lâmpada padrão. Tipos e marcações de bases de lâmpadas instaladas em dispositivos de iluminação usados atualmente, listado aqui. Esta informação será útil para um potencial comprador.
Produtos LED. O alto custo da lâmpada é justificado pelo baixo consumo de energia, boa emissão de luz e operação a longo prazo. As vantagens adicionais incluem: compacidade, baixo aquecimento do frasco, resistência a esforços mecânicos e interrupções de energia.
Critério #2 – cálculo do poder de brilho
A norma internacional ISO8995 regula o nível de iluminação em banheiros. O padrão recomendado é 200 lux (Lx).Para caracterizar a emissão luminosa das lâmpadas são utilizados lúmens (Lm), 1 Lux = 1 Lm/m².
Por exemplo, a iluminação normal de uma sala de 7 m² é 1.400 Lux, 10 m² - 2.000 Lux, respectivamente. Com base nos dados calculados, a potência e o número de lâmpadas são selecionados.
O grau de emissão de luz depende diretamente do tipo e potência do dispositivo de iluminação. Por exemplo, com a mesma potência, um produto fluorescente produz 7 vezes mais luz que uma lâmpada incandescente. COM características das lâmpadas LED irá familiarizá-lo com o artigo, que recomendamos que você leia.
Critério nº 3 - índice de reprodução de cores e tom de iluminação
O conforto da percepção da luz depende de quão naturais os objetos ao redor parecem sob iluminação artificial. O parâmetro é expresso pelo coeficiente de reprodução de cores e está indicado na embalagem do dispositivo de iluminação - Ra ou CRI.
A fonte de luz CRI=100 fornece uma exibição realista de objetos. A luz solar natural tem o índice máximo de reprodução de cores. Quanto menor o valor de Ra, mais distorcida é a percepção.
A sombra do objeto iluminado é determinada temperatura de cor, unidade de medida – Kelvin (K). Os encanamentos brancos podem parecer amarelados ou azuis radiantes.
Na hora de escolher uma cor, deve-se partir dos tons predominantes no interior e das preferências pessoais.
A luz de diferentes temperaturas afeta as pessoas de maneira diferente. Um tom branco quente ajuda a relaxar, um tom neutro ajuda a concentrar-se e um tom branco frio energiza e revigora.
Apresentará uma visão geral e critérios para a escolha de lâmpadas economizadoras de energia próximo artigo, inteiramente dedicado a esta interessante questão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo descreve os principais fatores para a escolha de um eletrodoméstico, os requisitos para lâmpadas para ambientes com alto índice de umidade e também traz recomendações para zoneamento do espaço por meio de iluminação:
A escolha competente da lâmpada e a colocação bem-sucedida de realces de luz podem ampliar visualmente o espaço fechado do banheiro. De grande importância na organização de uma sala confortável e prática será a seleção do brilho, da reprodução de cores e da tonalidade da lâmpada.
Por favor, deixe comentários no bloco abaixo. Compartilhe orientações importantes para a escolha de uma lâmpada à prova d’água e informações que serão úteis aos visitantes do site. Tire dúvidas, descreva sua experiência de instalação, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
A iluminação e o design do banheiro são limitados apenas pela sua imaginação. Uma variedade de luminárias permite que você transforme seu banheiro em um canto fabuloso.A única coisa é que nas lojas é muito difícil encontrar um dispositivo de iluminação com um grau de proteção adequado, que é o que você precisa prestar atenção primeiro. Portanto, consulte sempre o pessoal de serviço e consulte os documentos do produto.
É claro que depende muito do design, mas ainda não podemos esquecer que as lâmpadas, a menos que tenham proteção especial, não devem ser colocadas em áreas por onde possa entrar água. Também acho muito importante não só buscar a aparência, mas também não esquecer da funcionalidade. Afinal, muitas vezes é no banheiro que você tem que fazer a barba e voltar ao normal.
Um lustre tradicional é, obviamente, a opção mais estética e prática, mas os nossos tectos não são adequados para a sua instalação. Temos uma luminária suspensa normal e ela é montada na parede, não no teto. Quando nos mudamos para um novo apartamento, recebemos dos construtores. Pretendo mudá-lo para algo mais agradável e moderno. A iluminação da faixa parece muito legal, também gosto dos holofotes.
Um lustre tradicional pode ser uma opção estética, mas definitivamente não é a mais prática, principalmente para um banheiro. Mesmo que você não vá jogar água no teto, seus vizinhos de cima sempre podem fazer isso. E em qualquer caso, a umidade do banheiro será alta.
Obrigado pelo artigo. As informações são detalhadas e muito valiosas. A escolha de soluções é enorme, limitada apenas pela imaginação do designer.