Como escolher louças sanitárias: qual é a melhor e por quê? Revisão comparativa

A maioria dos banheiros não tem acesso à luz solar. Você tem que confiar apenas na iluminação artificial.Para garantir o fluxo luminoso ideal, você precisa escolher as lâmpadas certas para o banheiro, certo?

Ajudaremos você a encontrar o dispositivo ideal para você e planejar sua localização. Diremos qual opção funcionará perfeitamente em condições operacionais difíceis. Diremos como determinar a potência das lâmpadas instaladas e qual método de organização da iluminação dar preferência.

As dicas fornecidas no artigo são apoiadas por vídeos tutoriais e materiais fotográficos com dicas valiosas e ideias originais para decorar o interior de um banheiro.

Requisitos técnicos para lâmpadas

O banheiro é uma área com condições operacionais extremas. Em locais com constantes variações de temperatura e alta umidade, é proibida a instalação de tomadas e lâmpadas convencionais por questões de segurança.

O principal parâmetro para a escolha de um dispositivo de iluminação é o grau de proteção. As marcações correspondentes são exibidas na caixa dos produtos elétricos.

Alguns fabricantes usam marcações de três dígitos. O terceiro número é o grau de suscetibilidade a danos mecânicos e choques. O intervalo de valores é de 0 a 10. O mais alto nível de proteção indica que se a caixa for danificada, as características de desempenho do aparelho elétrico serão mantidas.

Grau de proteção de um aparelho elétrico
O sistema de valores IP está em conformidade com os padrões GOST 14254-96 e IEC60529. O primeiro dígito da abreviatura exibe o nível de proteção da lâmpada contra poeira, o segundo marcador - proteção contra umidade

Quanto maior a marcação numérica, mais confiável é a lâmpada.

Os dispositivos à prova d'água são equipados com elementos adicionais que reduzem o risco de penetração de água e poeira nas áreas condutoras do dispositivo:

  • vedações de borracha no abajur;
  • plugues feitos de material selado no fio de alimentação.

O valor IP mínimo para luminárias em ambientes “úmidos” é IP442, o máximo é IP674. É permitido utilizar produtos com proteção acima do máximo – o aumento da segurança, em qualquer caso, é bem-vindo.

Zonas de segurança
A escolha da lâmpada indicadora de segurança depende da sua localização no banheiro. Com base no nível de proximidade de fontes diretas de umidade, a sala é dividida em três zonas

Valores de índice IP para cada zona:

  1. Primeira zona. A umidade ao redor da banheira, box e lavatório chega a 100%. Aqui é permitida a instalação de dispositivos de baixa tensão com proteção de no mínimo IP67, projetados para imersão temporária em água.
  2. Segunda zona. Num raio de 30-60 cm da zona “húmida”, existe uma grande probabilidade de salpicos e jactos atingirem o aparelho eléctrico. Não é aconselhável a utilização de aparelhos elétricos de alta tensão no local, o nível de proteção da lâmpada não é inferior a IP45, a potência é de 12-24 V.
  3. Terceira zona. Relativamente seguro - 60 cm dos limites da segunda zona. Praticamente não há risco de jatos diretos. São instalados modelos com proteção contra respingos gerais - IP24 e superior.

Um espaço a uma distância igual ou superior a 3 m em relação à fonte de água é considerado seguro.Aqui é possível instalar lâmpadas com IP01.

Candeeiros de casa de banho
É importante levar em consideração as características da parede e a eficiência da ventilação. Se a condensação se formar constantemente nas paredes distantes após um banho quente, elas não podem ser consideradas seguras. As lâmpadas são selecionadas como para a primeira e segunda zonas

Variedade de lâmpadas da “elite marítima”

A iluminação artificial de um banheiro é dividida em três níveis: teto, parede e piso. Uma combinação de métodos produzirá um efeito decorativo interessante. Não é necessário usar todo o espectro ao mesmo tempo. O principal é obter um fluxo luminoso completo para uma estadia confortável no ambiente.

Nº 1 - opções de iluminação de teto

As luzes de teto fornecem a iluminação principal do banheiro. A escolha do dispositivo depende das dimensões da sala, do desenho do teto e da presença de fontes de luz secundárias.

Soluções populares de iluminação de topo:

  • abajur embutido ou suspenso;
  • Luz de tira LED;
  • painel de luz;
  • pontos;
  • iluminação pontual de teto falso ou suspenso.

Lustre tradicional. Esta opção é mais adequada para banheiros espaçosos com tetos altos. As principais vantagens da solução: gama diversificada e facilidade de instalação. O critério determinante para a escolha de um lustre é se o aparelho combina com o interior do banheiro.

Lustre no banheiro
Um lustre de cristal volumoso fica bem em um estilo clássico ou minimalista com um número limitado de detalhes decorativos. Design original – candelabro-castiçal

Uma alternativa ao cristal são os modelos de vidro e metal. Prós: preço acessível e vários estilos de louças sanitárias. A desvantagem é o aparecimento de manchas e estrias de água.

Lâmpada estilo marinho
Para uma casa de banho de estilo marinho, são adequadas luminárias com decoração em materiais naturais: madeira e cordas de tecido.

Luz de tira LED. A retroiluminação LED é apresentada na forma de LEDs e resistores fixados em uma fita adesiva. Para áreas “úmidas” da sala, foram desenvolvidas fitas impermeáveis ​​​​com índice IP65-68.

A faixa luminosa IP65 é selada em um lado - o isolamento cobre a parte externa da PCB, incluindo os LEDs e contatos.

Benefícios da luz de fundo:

  • facilidade de instalação - a fita é colocada sob o pedestal do teto;
  • possibilidade de ajustar a intensidade da iluminação;
  • variedade de cores brilhantes - você pode fazer uma transição suave em um determinado espectro.

Para criar uma “fita” iluminação da área do teto Fita LED com IP65 e IP67 é adequada.

Iluminação de teto LED
A utilização de fita LED é uma excelente solução para tetos com configurações complexas. A iluminação enfatiza a versatilidade dos planos e altera a percepção visual do espaço

Painel de luz. Esta não é apenas uma lâmpada separada, mas uma estrutura de teto especial composta por elementos individuais:

  • lâmpadas instaladas diretamente no teto;
  • painel decorativo de plástico ou vidro que cobre as lâmpadas;
  • moldura com guias para fixação dos painéis.

A principal vantagem é a escolha ilimitada de design. Usando a impressão de fotos, você pode recriar qualquer imagem: o céu estrelado, o mundo subaquático, uma paisagem pitoresca, etc.

Painel de luz
A desvantagem do painel de luz é que para substituir uma lâmpada queimada será necessário desmontar parte do painel. Se manuseado sem cuidado, a parte frágil pode quebrar

Pontos. Uma “lanterna” suspensa, onde mais de uma lâmpada é instalada em um suporte.Apesar da ideia interessante, raramente são utilizados spots para iluminação de teto.

Em primeiro lugar, o produto parece volumoso numa casa de banho com tectos baixos e, em segundo lugar, é problemático ajustar o vector do fluxo luminoso.

Pontos de teto
A principal tarefa dos spots é criar um “feixe” de luz direcional, iluminação local de uma área específica, por exemplo, um espelho. Esta “lanterna” é usada como iluminação adicional

Destaques. Esse tipo de aparelhos elétricos indispensável na instalação de teto suspenso ou “francês”. A disposição das lâmpadas é pensada com antecedência, levando em consideração o zoneamento da sala e a potência das lâmpadas.

Destaques
Ao distribuir “pontos de luz” por toda a área do teto, você pode definir vários modos de comutação: simultaneamente todos os dispositivos ou um grupo de lâmpadas para iluminar uma área separada, por exemplo, um chuveiro ou lavatório

Dependendo das características do design, os seguintes tipos de holofotes são diferenciados:

  • construídas em;
  • semi-mortise;
  • faturas;
  • secional.

Dicas para escolher lâmpadas para instalação em refletores são dados aqui, recomendamos que você se familiarize com informações úteis.

Construídas em. Os dispositivos são utilizados para instalação oculta - apenas o teto permanece visível. Ao escolher, leve em consideração a quantidade de “profundidade” e a largura do espaço do teto. O comprimento mínimo da “perna” de uma lâmpada embutida é de 40 mm.

Alguns modelos exigem uma redução significativa da estrutura suspensa, o que é indesejável em tetos baixos e dimensões limitadas da sala.

Luzes embutidas
A luz das lâmpadas embutidas é direcionada verticalmente para baixo e não se espalha pela superfície do teto. Não é aconselhável inserir lâmpadas potentes em holofotes tipo encaixe - a estrutura suspensa pode superaquecer

Semi-mortise. O “corpo” técnico da lâmpada está localizado atrás do teto e a lâmpada está localizada na parte externa. Para a instalação é aproveitado o espaço do teto, porém, devido ao abajur externo, é possível instalar lâmpadas mais potentes.

Faturas. A instalação externa é adequada para a maioria dos tipos de tetos. As lâmpadas montadas em superfície são mais caras que os modelos embutidos, mas apresentam uma série de vantagens significativas:

  • não há necessidade de baixar o nível do teto;
  • versatilidade;
  • efeito decorativo de dispersão da luz através do prisma de vidro texturizado.

O design da base da lâmpada é impressionante. Materiais espelhados e brilhantes e metais incrustados com pedras impressionam na superfície do teto.

Lâmpadas montadas em superfície
As lâmpadas externas iluminam o espaço circundante - a própria sala e a superfície do teto. As lâmpadas complementam os tecidos elásticos brilhantes de maneira especialmente vantajosa.

Secional. Este é um tipo de híbrido de spots e holofotes. Várias lâmpadas são colocadas em uma única placa decorativa. Via de regra, para cada microluminária você pode definir um vetor de iluminação.

Lâmpadas seccionais
Os modelos seccionais, ao contrário dos focos suspensos em um único suporte, não “escondem” visualmente o espaço, mas são exigentes em termos de posicionamento

Nº 2 - iluminação de trabalho com modelos de parede

O objetivo das luminárias de parede é o zoneamento da sala e a iluminação local. A utilização de “lanternas” de parede é adequada em divisões espaçosas com área igual ou superior a 6 m2. Em uma sala compacta, você pode limitar-se à iluminação do teto.

Opções populares para lâmpadas “água” montadas na parede:

  • arandela;
  • iluminadores montados em superfície;
  • pontos.

Arandela. O design tradicional é um ou mais abajures montados em um suporte.

arandela
As arandelas de parede são apresentadas em qualquer estilo - do clássico ao moderno. O local de instalação ideal é o posicionamento emparelhado nas laterais do espelho

Lâmpadas suspensas. A lâmpada compacta não ocupa muito espaço e fica bem fixada na parede. É melhor escolher modelos feitos de materiais resistentes à umidade: aço inoxidável em conjunto com vidro e plástico transparente.

Lâmpadas montadas em superfície
As lâmpadas suspensas são universais - são adequadas para colocação vertical e horizontal. Na hora de escolher comece pelo formato do espelho. O design neutro do abajur complementa harmoniosamente os interiores modernos

Pontos. A instalação na parede permite realizar plenamente a finalidade dos spots - iluminação local.

Manchas de parede
Na hora de escolher uma lâmpada, é preciso avaliar o tamanho do abajur - após a instalação ele não deve se refletir no espelho. Opção nº 1 – posicionamento correto, nº 2 – incorreto

No segundo caso, a luz do spot cegará seus olhos e o uso do espelho será desconfortável. Para esta zona, você não deve escolher lâmpadas com cortinas coloridas - a iluminação “dará” uma tez e uma cor de cabelo não naturais. Idealmente – vidro fosco ou branco.

Vale atentar para o tipo de feixe de luz da “lanterna” de parede. Existem duas variedades:

  1. Refletores de iluminação direcional. A luz é fornecida em um determinado ângulo. É possível um vetor de fluxo de luz unidirecional ou bidirecional (para cima/para baixo). A forma do corpo permite que a iluminação se concentre em uma área específica.
  2. Lâmpadas difusas. Tais modelos pertencem a lâmpadas de iluminação geral, sua área de “ação” é de 360°. A luz é difundida uniformemente na sala.

Se o objetivo é criar uma iluminação não só prática, mas também espetacular, você pode realçar as paredes de uma forma interessante com a ajuda de holofotes, um painel de luz forte, lâmpadas LED lineares ou tiras de LED.

Opções de design
Spot “lanternas” são colocadas em nichos e iluminam as prateleiras de vidro. A faixa de LED é colocada atrás das saliências da parede, enfatizando o volume da superfície

Nº 3 - iluminação decorativa de piso

A iluminação do piso incorpora uma atmosfera especial no banheiro. Esta é uma luz secundária decorativa.

Para implementar uma ideia de design, são usados ​​​​diferentes métodos:

  • instalação de iluminação LED;
  • instalação de holofotes;
  • criando um piso de vidro;
  • utilização de telhas luminosas;
  • arranjo de fundação autonivelante.

Luzes LED. Existem muitas opções para decorar com fita LED. A tira é montada ao longo da linha do rodapé - o perímetro da sala, e também é usada para destacar os encanamentos - a fita selada “corre” ao longo do contorno da banheira ou lavatório.

A principal vantagem do método é a possibilidade de instalação após a conclusão do reparo. Em contraste com o piso escuro, as inclusões luminosas parecem impressionantes.

Iluminação de piso LED
Os LEDs são colocados aleatoriamente no cabo e, em seguida, o fio é instalado na junta do ladrilho. As juntas são revestidas com silicone preto, enquanto os LEDs permanecem expostos. É importante que os “pontos de luz” não fiquem salientes acima dos ladrilhos

Destaques. A utilização de holofotes de piso possui características próprias.

As vantagens das lâmpadas incluem:

  • resistência a danos mecânicos – os abajures são feitos de plástico durável;
  • possibilidade de qualquer arranjo - a distância entre as lâmpadas é escolhida arbitrariamente;
  • criando belos destaques nos objetos circundantes.

Desvantagens dos “pontos de luz”: complexidade de instalação e instalação de fiação oculta, necessidade de substituição periódica de lâmpadas.

Luminárias de chão pontuais
Um exemplo de combinação bem sucedida de iluminação LED de parede com focos para iluminação de teto, parede e espelho local em um único conjunto

Chão de vidro. Uma técnica de design sofisticada muda radicalmente a aparência do ambiente habitual do banheiro. Para instalar um nicho de vidro será necessário elevar o piso em 10 cm.

Esta “lâmpada” incomum é feita de vidro laminado temperado ou triplex; fitas de LED ou lâmpadas lineares são adequadas para iluminação.

Chão de vidro
Preenchendo o nicho: pedras decorativas, conchas, pedrinhas, flores secas, brilhos ou miçangas. Uma solução ousada - um aquário brilhante no chão

Materiais luminescentes. Uma alternativa aos métodos tradicionais de iluminação são os materiais de acabamento com efeito luminoso. A vantagem do método é a independência da eletricidade. Desvantagens: alto custo e impossibilidade de desligar tal “lâmpada”.

Acabamento luminescente
Para cobrir a base, utiliza-se piso ou ladrilho autonivelante fluorescente. No primeiro caso, você obtém uma tela leve cobrindo toda a área do piso; no segundo, você pode limitar a quantidade de “luz” combinando ladrilhos normais com fluorescentes

Escolhendo uma lâmpada para uma lâmpada “água”

Pensando em qual lâmpada é melhor escolher para o banheiro e como ideal organizar iluminação, é importante decidir o tipo de lâmpada, brilho e tom ideal de iluminação.

Critério nº 1 – características ideais do produto

Na vida cotidiana, os mais populares são as tradicionais lâmpadas incandescentes, produtos fluorescentes e LEDs.

Lâmpadas incandescentes. Dependendo da composição do gás dentro do cilindro, são vácuo, criptônio e halogênio. As lâmpadas com gás inerte (criptônio) são resistentes a picos de energia, as lâmpadas halógenas têm boa emissão de luz e duram mais.

Características das lâmpadas incandescentes
Características das lâmpadas incandescentes: 1 – criptônio, 2 – halogênio. Lâmpadas com lâmpadas halógenas são adequadas para instalação em nicho de gesso cartonado

Lâmpadas fluorescentes. As chamadas lâmpadas fluorescentes possuem vários graus de reprodução de cores, o que determina a naturalidade do brilho.

As principais vantagens das lâmpadas fluorescentes:

  • baixa temperatura de aquecimento;
  • duração do trabalho;
  • luz suave.

Modificações modernas são adequadas para conexão a um soquete de lâmpada padrão. Tipos e marcações de bases de lâmpadas instaladas em dispositivos de iluminação usados ​​atualmente, listado aqui. Esta informação será útil para um potencial comprador.

Características das lâmpadas fluorescentes
Desvantagens: a operação é acompanhada por um leve zumbido, toxicidade, duração para atingir o brilho máximo. Ao operar em modo “ligado/desligado” constante, as lâmpadas queimam rapidamente

Produtos LED. O alto custo da lâmpada é justificado pelo baixo consumo de energia, boa emissão de luz e operação a longo prazo. As vantagens adicionais incluem: compacidade, baixo aquecimento do frasco, resistência a esforços mecânicos e interrupções de energia.

Características das lâmpadas LED
Os LEDs são a melhor escolha para o banheiro. Deve-se dar preferência a um produto com radiador de alumínio, o plástico indica a baixa qualidade da lâmpada

Critério #2 – cálculo do poder de brilho

A norma internacional ISO8995 regula o nível de iluminação em banheiros. O padrão recomendado é 200 lux (Lx).Para caracterizar a emissão luminosa das lâmpadas são utilizados lúmens (Lm), 1 Lux = 1 Lm/m².

Por exemplo, a iluminação normal de uma sala de 7 m² é 1.400 Lux, 10 m² - 2.000 Lux, respectivamente. Com base nos dados calculados, a potência e o número de lâmpadas são selecionados.

O grau de emissão de luz depende diretamente do tipo e potência do dispositivo de iluminação. Por exemplo, com a mesma potência, um produto fluorescente produz 7 vezes mais luz que uma lâmpada incandescente. COM características das lâmpadas LED irá familiarizá-lo com o artigo, que recomendamos que você leia.

Grau de saída de luz
A tabela mostra que para obter os 1200 Lm necessários para iluminar uma casa de banho de 6 m2, é adequada uma lâmpada LED de 11 W, equivalente a uma lâmpada incandescente de 100 W.

Critério nº 3 - índice de reprodução de cores e tom de iluminação

O conforto da percepção da luz depende de quão naturais os objetos ao redor parecem sob iluminação artificial. O parâmetro é expresso pelo coeficiente de reprodução de cores e está indicado na embalagem do dispositivo de iluminação - Ra ou CRI.

A fonte de luz CRI=100 fornece uma exibição realista de objetos. A luz solar natural tem o índice máximo de reprodução de cores. Quanto menor o valor de Ra, mais distorcida é a percepção.

Índice de reprodução de cores
O índice de reprodução de cores dos LEDs está na faixa de 80-89. Você não deve escolher lâmpadas com indicador inferior, especialmente para iluminação de espelhos

A sombra do objeto iluminado é determinada temperatura de cor, unidade de medida – Kelvin (K). Os encanamentos brancos podem parecer amarelados ou azuis radiantes.

Na hora de escolher uma cor, deve-se partir dos tons predominantes no interior e das preferências pessoais.

Temperatura colorida
Uma sala com predominância de decoração azul-azulada fica bem com iluminação neutra (4000-5000 K). Uma banheira em tons rosa, chocolate e areia ficará ainda mais confortável com iluminação “quente” com faixa de temperatura de cor de 2700-3800 K

A luz de diferentes temperaturas afeta as pessoas de maneira diferente. Um tom branco quente ajuda a relaxar, um tom neutro ajuda a concentrar-se e um tom branco frio energiza e revigora.

Apresentará uma visão geral e critérios para a escolha de lâmpadas economizadoras de energia próximo artigo, inteiramente dedicado a esta interessante questão.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo descreve os principais fatores para a escolha de um eletrodoméstico, os requisitos para lâmpadas para ambientes com alto índice de umidade e também traz recomendações para zoneamento do espaço por meio de iluminação:

A escolha competente da lâmpada e a colocação bem-sucedida de realces de luz podem ampliar visualmente o espaço fechado do banheiro. De grande importância na organização de uma sala confortável e prática será a seleção do brilho, da reprodução de cores e da tonalidade da lâmpada.

Por favor, deixe comentários no bloco abaixo. Compartilhe orientações importantes para a escolha de uma lâmpada à prova d’água e informações que serão úteis aos visitantes do site. Tire dúvidas, descreva sua experiência de instalação, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Vyacheslav

    A iluminação e o design do banheiro são limitados apenas pela sua imaginação. Uma variedade de luminárias permite que você transforme seu banheiro em um canto fabuloso.A única coisa é que nas lojas é muito difícil encontrar um dispositivo de iluminação com um grau de proteção adequado, que é o que você precisa prestar atenção primeiro. Portanto, consulte sempre o pessoal de serviço e consulte os documentos do produto.

  2. É claro que depende muito do design, mas ainda não podemos esquecer que as lâmpadas, a menos que tenham proteção especial, não devem ser colocadas em áreas por onde possa entrar água. Também acho muito importante não só buscar a aparência, mas também não esquecer da funcionalidade. Afinal, muitas vezes é no banheiro que você tem que fazer a barba e voltar ao normal.

  3. Alyona

    Um lustre tradicional é, obviamente, a opção mais estética e prática, mas os nossos tectos não são adequados para a sua instalação. Temos uma luminária suspensa normal e ela é montada na parede, não no teto. Quando nos mudamos para um novo apartamento, recebemos dos construtores. Pretendo mudá-lo para algo mais agradável e moderno. A iluminação da faixa parece muito legal, também gosto dos holofotes.

    • Semyon

      Um lustre tradicional pode ser uma opção estética, mas definitivamente não é a mais prática, principalmente para um banheiro. Mesmo que você não vá jogar água no teto, seus vizinhos de cima sempre podem fazer isso. E em qualquer caso, a umidade do banheiro será alta.

  4. Estúdio "Casa de Arte"

    Obrigado pelo artigo. As informações são detalhadas e muito valiosas. A escolha de soluções é enorme, limitada apenas pela imaginação do designer.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica