Como isolar o interior de um apartamento frio: materiais adequados + instruções de instalação
O frio está se aproximando e você está pensando em isolar suas paredes? Concordo, você não quer congelar em um apartamento frio e receber contas de aquecimento astronômicas todos os meses.Mas você decidiu corrigir a situação, mas não sabe como fazer isso corretamente?
Nós vamos ajudá-lo - o artigo discute detalhadamente como isolar corretamente um apartamento por dentro e quais materiais podem ser usados para isso. São fornecidas instruções detalhadas para a instalação do isolamento, complementadas por um vídeo.
O conteúdo do artigo:
Tipos e características de isolamento
Deve-se notar que o revestimento das paredes com isolamento térmico deve ser realizado de acordo com os códigos e regulamentos de construção. Se a parede do apartamento estiver mal isolada por dentro, a umidade se acumulará na camada de isolamento térmico e, posteriormente, se formarão mofo e bolor. Conversamos sobre métodos de combate ao mofo nas paredes Aqui.
Na impossibilidade de realizar medidas de isolamento externo, a colocação interna do isolamento térmico deverá ser realizada com a maior competência possível.
Além disso, é extremamente importante escolher material isolante de vapor e calor de alta qualidade, vedar cuidadosamente fissuras e juntas e garantir boa ventilação na sala.
Mas antes de realizar os trabalhos de isolamento, é necessário selecionar os materiais adequados que terão a garantia de desempenhar a função de conservação do calor.
Dentre os materiais de construção existentes no mercado, consideraremos os tipos de isolamento mais populares, destacando suas vantagens, desvantagens e nuances de instalação.
Opção nº 1 - lã de rocha
O material solto é elástico, portanto para sua instalação será necessário fazer um torneamento a partir de um perfil metálico. Após a camada de isolamento, será necessário cobrir a moldura com gesso cartonado e só depois fazer o acabamento das paredes.
Vantagens principais:
- boas características de isolamento térmico – considerado universal, possui altas taxas de retenção de calor;
- segurança contra incêndios – evita a propagação do fogo, suporta até 1000 °C;
- resistência biológica e química – o material não é destruído por produtos químicos e evita o aparecimento de manchas de mofo;
- insonorização – fornece proteção sonora na sala;
- propriedades de permeabilidade ao vapor – manter a troca de ar natural;
- Amizade ambiental – não emite substâncias nocivas.
Além das vantagens, o material também apresenta diversas desvantagens. Algumas delas são a necessidade do uso de luvas ao trabalhar com lã mineral, é proibido permitir o contato com a umidade, para isolamento térmico deve-se utilizar adicionalmente vapor e impermeabilizante.
Opção nº 2 – lã de vidro
Tipo de lã mineral, caracterizada pelo menor diâmetro da fibra e maior comprimento, assim como pelo material de fabricação - a matéria-prima é o vidro fundido.
No entanto, dura muito menos - apenas 10 anos. Durante a instalação, o material encolhe até 80%. É necessário trabalhar com roupas especiais, luvas e máscara, pois as fibras são altamente quebradiças.
Opção nº 3 - espuma de poliestireno extrudado
O material é feito de espuma de poliestireno pelo método de extrusão - espremendo a massa preparada para fora da extrusora. O resultado é um material formado por pequenas células fechadas da mesma estrutura, de até 2 mm de tamanho.
No mercado você encontra uma marca de EPS chamada placas Penoplex. É frequentemente usado para isolar estruturas de parede, mas possui alta classe de inflamabilidade - de G3 a G4. Examinamos as características do isolamento térmico Penoplex com mais detalhes em Este artigo.
EPPS possui altas propriedades de isolamento térmico, bem como:
- baixa condutividade térmica;
- resistência a cargas e deformações;
- coeficiente de absorção de água – até 0,5%;
- bioestabilidade absoluta;
- peso leve;
- durabilidade;
- fácil de usar.
Entre as desvantagens do material estão o baixo nível de isolamento acústico e a possibilidade de utilização em condições de temperatura de -70 a +75 ° C.
Este material não absorve água e não permite a formação de umidade no ponto de orvalho.
Porém, ao usá-lo, não se deve esquecer das pontes frias. É necessário isolar cuidadosamente as juntas das placas e seu contato com a parede com espuma ou utilizá-la para unir as placas. Lembre-se que a espuma de poliuretano deverá ser aplicada em todo o plano da chapa, sem deixar fissuras ou fendas.
Escrevemos mais sobre as vantagens e desvantagens da espuma de poliestireno extrudado em outro nosso artigo.
Opção nº 4 - espuma de poliestireno expandido (espuma)
O material é considerado ecologicamente correto e absolutamente seguro para uso como isolamento térmico de paredes internas de apartamentos. Sua demanda na construção é explicada pelas melhores propriedades térmicas, sonoras e impermeabilizantes do material.
Tipo de material marcado PSB-S é um poliestireno tipo espuma em que os microporos são preenchidos com um gás especial não inflamável. O material contém uma substância com propriedades autoextinguíveis em caso de incêndio - um retardador de fogo.
Este tipo de espuma não suporta combustão, possui classe de inflamabilidade G1 e está marcada na embalagem com a letra C.
O material é recomendado para uso como isolante porque tem baixa inflamabilidade, não espalha fogo e apaga nos primeiros segundos.
Outro tipo de espuma, rotulado PSB, ao contrário do tipo anterior, não possui as propriedades de segurança contra incêndio especificadas e é classificado nas classes G3, G4.
Não contém substâncias que impeçam a propagação do fogo e é utilizado principalmente na fabricação de embalagens. Portanto, é melhor não usar esse material para isolamento térmico.
Entre outros materiais, o PSB-S possui as seguintes características:
- Amizade ambiental;
- baixa condutividade térmica e absorção de água;
- garante a segurança contra incêndio;
- possui bom isolamento acústico;
- resistente à formação de microorganismos e fungos mofados;
- leve e barato;
- fácil de usar;
- durável.
Porém, ao instalá-lo, não permita que ésteres, querosene, substâncias que contenham acetona ou gasolina entrem em contato com a superfície, pois podem danificar parcial ou totalmente sua estrutura porosa.
Opção nº 5 – isolamento nanotérmico líquido
Um material inovador com propriedades de isolamento térmico, que em conjunto proporcionam proteção contra a formação de ambiente interno úmido, processos corrosivos, influências atmosféricas, além de isolamento acústico.
Eles podem ser usados para isolar vários tipos de superfícies - concreto, tijolo, madeira e outros.
Prós:
- versatilidade;
- proteção abrangente;
- alto nível de qualidade;
- limpeza ambiental;
- segurança;
- instalação simples;
- baixo consumo.
Os compradores observam que a substância é fácil de aplicar na superfície, mesmo em locais de difícil acesso, mas não pode ser usada em temperaturas abaixo de 5 °C.
Opção #6 – espuma de poliuretano
Tipo semelhante à versão anterior, que é aplicada na superfície por pulverização com equipamentos especiais. Caso você não possua o equipamento necessário para isso, é melhor solicitar tal procedimento a especialistas.
Na utilização deste material não há necessidade de aplicação adicional de camada impermeabilizante. Durante o processo de pulverização, a substância forma espuma na parede e seca rapidamente, não deixando frestas para possível penetração do frio da rua.
Este revestimento não forma fissuras, não apresenta juntas ou cavidades, mas forma uma superfície única. Portanto, é adequado para isolar paredes de qualquer tamanho e formato.
Para finalizar as paredes, será necessário colar a malha de reforço, rebocar a superfície e depois colar o papel de parede ou pintar com uma composição à base de água.
Opção #7 – aglomerado de cortiça
A tecnologia de obtenção do material é um processo em que os grânulos de madeira balsa são tratados termicamente. Não são utilizadas substâncias sintéticas, o que torna o aglomerado considerado ecologicamente correto.
O material de cortiça possui elevadas propriedades de isolamento térmico, é durável e atende aos requisitos de segurança estabelecidos. Além disso, proporciona um alto nível de isolamento acústico e evita vibrações.
Ao utilizar o material, você manterá o ambiente seco e aquecido, sua saúde, além de evitar os problemas de troca frequente de isolamento por apodrecimento, deformação ou mofo.
Opção nº 8 - placa de fibra
O material de isolamento térmico destina-se ao uso interno em paredes, pisos e outras estruturas, a fim de lhes conferir maior elasticidade, proteção contra penetração sonora e perda de calor.
As placas retêm bem o calor, o que permite manter por muito tempo uma temperatura estável no ambiente. O material é feito de fibras de madeira prensadas em alta temperatura.
Portanto, ao usar este tipo de isolamento, será necessário colocar adicionalmente uma camada de barreira de vapor.
Uma ressalva deve ser destacada - antes de instalar as lajes, elas devem ser mantidas em ambiente com nível de umidade semelhante ao local onde será realizada a instalação.
O isolamento com o material pode ser feito por colagem, inserção em estrutura predial previamente preparada ou fixação em placa de madeira com pregos.
O material é flexível, fácil de cortar e na instalação de lajes sobrepostas não é necessária a vedação das costuras.
Preparando paredes antes do isolamento
Antes de isolar as paredes de um apartamento frio, elas devem ser preparadas de forma especial. Isso evitará que congelem, protegendo contra a formação de umidade no ponto de condensação da água, e evitar que o calor escape para a rua.
Se o seu quarto passou por reformas cosméticas e há papel de parede colado nas paredes, ele deverá ser removido da parte onde será colocada a camada de isolamento térmico.
No caso de as paredes serem pintadas com tinta à base de água ou cal, é aconselhável removê-las lavando-as. Depois que as paredes estiverem completamente secas, será necessário aplicar uma mistura de primer nelas.
A tinta velha também deve ser removida da superfície tanto quanto possível. Caso contrário, a parede deverá ser tratada com um primer especial para superfícies pintadas.
Após limpar e aplicar primer nas paredes, é necessário colar os cantos e áreas entre o piso e as paredes com tecido serpyanka.É preferível vedar primeiro as fissuras e fissuras existentes nos painéis ou alvenaria com espuma, gesso, cimento ou outra substância.
Se houver fissuras largas, é necessário preenchê-las com estopa e depois usar espuma para eliminá-las completamente.
Quando a superfície da parede estiver totalmente preparada para a aplicação do isolamento térmico, prossiga para o próprio processo de instalação.
Instruções de isolamento DIY
Devido à variedade de materiais de isolamento térmico, você pode escolher qualquer um do mercado para isolar seu ambiente.
Consideremos detalhadamente as opções mais populares para isolamento térmico interno de uma sala.
Método #1 – lã mineral ou de vidro
Para assentar o material, será necessário fazer uma moldura a partir de perfis e preparar previamente placas de drywall para posterior fechamento da estrutura.
É melhor comprar placas de gesso resistentes à umidade e ao fogo - elas protegerão adicionalmente a parede isolada da penetração de umidade externa.
Instruções passo a passo para colocar material de isolamento térmico:
- Instale o perfil em todo o perímetro da parede, ao longo do teto, paredes, piso, e também faça divisórias entre eles em incrementos de 30-40 cm.
- Coloque lã mineral ou lã de vidro nas células preparadas, sem deixar espaços vazios.
- Cubra bem a estrutura com isolamento térmico com uma película de barreira de vapor, faça uma sobreposição de 20-30 cm no piso, teto e parede adjacente.
- Sele o material de barreira de vapor no chão e na parede usando fita dupla-face.
- Corte as folhas de drywall com uma faca de construção em pedaços dos tamanhos necessários.
- Instale-os usando uma chave de fenda.
- Remova o excesso de barreira de vapor com uma faca.
- Trate juntas, fissuras e furos com parafusos auto-roscantes com acabamento ou massa acrílica.
- Após a secagem, nivele a superfície com massa.
- Espere secar completamente e depois lixe a parede com uma malha fina.
Após concluir todo o procedimento, aplique o primer na superfície e após algumas horas ela estará pronta para o acabamento com materiais de decoração.
Esta lã mineral melhorou as propriedades de isolamento em comparação com outros materiais semelhantes. Também pode ser usado para insonorização teto.
Método #2 – Espuma PSB-S
Um tipo de isolamento universal e mais popular, amplamente utilizado na construção devido ao seu baixo custo e desempenho decente de economia de calor. Escolha material de alta densidade com largura de 35-50 mm ou mais.
O método da moldura é executado de acordo com um esquema semelhante ao do isolamento com lã mineral. Vejamos o método de colagem em um plano com mais detalhes.
Siga esta ordem de trabalho:
- Aplique um primer antifúngico nas paredes que pretende isolar para evitar a posterior formação de mofo.
- Espere até que a superfície esteja completamente seca.
- Instale uma camada de impermeabilização - isso fornecerá proteção adicional contra umidade.
- Misture a solução adesiva em um balde ou outro recipiente manualmente ou usando uma furadeira e um batedor.
- Comece a anexar as folhas a partir do canto inferior esquerdo e coloque-as em um padrão xadrez.
- Meça a largura e o comprimento da placa necessária para caber na parede e corte um pedaço com cuidado.
- Cole a parte preparada do material utilizando a mistura preparada.
- Após concluir todo o procedimento, deixe a parede secar por 1 a 2 dias.
- Se desejar, você também pode fixar a espuma com buchas de guarda-chuva: faça 5 a 6 furos no isolamento ao longo das bordas e no meio e, em seguida, insira as buchas e os pregos de plástico.
- Selar juntas largas com espuma de poliuretano que não contenha substâncias que possam danificar o material - leia as instruções. Basta cobrir fissuras estreitas com uma mistura adesiva.
- A etapa final é a instalação da malha de reforço aplicando na superfície uma base adesiva ou massa de vidraceiro, o que tornará a estrutura mais confiável.
- Após a secagem, nivelar a superfície com massa de acabamento.
Antes de colocar papel de parede nas paredes, aplique um primer na superfície.
Além dos métodos apresentados de colocação de isolamento, é possível realizar o isolamento térmico com outros materiais.
Se você tiver uma loggia, também é aconselhável isolá-la. Fornecemos um guia para isolar você mesmo uma loggia próximo artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Regras para escolha de isolamento para um apartamento:
Qual isolamento térmico é melhor usar:
Características de colocação de isolamento por dentro da sala:
Se você decidir isolar economicamente sua casa, use opções econômicas usando espuma de poliestireno ou lã mineral. Se não pretende reduzir o espaço útil da divisão, recomendamos a utilização de métodos ultramodernos de aplicação de isolamento térmico líquido por pulverização ou pintura.
Para os conhecedores de materiais ecológicos e seguros, é preferível dar preferência aos isolamentos de origem natural - de madeira, madeira balsa ou outros compostos.
Você isolou seu apartamento com sucesso e agora quer compartilhar seu trabalho com outros visitantes do nosso site que também desejam fazer isolamento? Escreva suas recomendações, adicione fotos exclusivas do processo de isolamento DIY e fotos do trabalho finalizado. E também faça perguntas aos nossos especialistas na seção de comentários abaixo deste artigo.
A princípio fui liderado por um anúncio de algum tipo de nanomassa que supostamente isolava tão bem quanto espuma de poliestireno espessa. Apenas desperdicei dinheiro e tempo. Não queria diminuir a área do cômodo por causa do isolamento, mas tive que fazer, já que o cômodo é de canto.
Fiz isolamento térmico em espuma de poliestireno com 5 cm de espessura, tudo de acordo com minha opinião, eu mesmo, usando tecnologia. O papel de parede foi colado em cima, agora até esqueci que tenho duas paredes em espuma. Parei de amortecer o canto, então tem resultado!
Durante a reforma utilizei lajes Penoplex. Não se desintegra como a espuma de poliestireno expandido. Embora custe um pouco mais, é claro. Eu nem considerei a opção com placa de fibra.O isolamento térmico é fraco e o acabamento superficial subsequente após a instalação das lajes é complexo. É necessário tratar as paredes em várias camadas com cola PVA com secagem intermediária, e só então podem ser revestidas com papel de parede. Quando o microclima do apartamento muda, o papel de parede pode começar a descascar.