Agente antifúngico para paredes: uma revisão comparativa das melhores opções

O mofo nas paredes é uma ocorrência comum em casas e apartamentos modernos.As formações de esporos multiplicam-se muito rapidamente e se não forem tomadas medidas decisivas para removê-los, o fungo se espalhará pelo teto, chão, móveis e roupas.

Para resolver rapidamente o problema, é necessário escolher um agente antifúngico eficaz para as paredes e eliminar a causa raiz do aparecimento de microrganismos mofados. Convidamos você a se familiarizar com os meios mais eficazes de neutralizar efeitos biológicos extremamente perigosos.

Descrevemos em detalhes como usar tipos eficazes de produtos químicos domésticos e fornecemos opções para a fabricação e uso de composições populares. O material é complementado por ilustrações visuais e tutoriais em vídeo.

Sinais e causas da formação de fungos

O aparecimento de fungos nas paredes é um fenômeno extremamente desagradável que pode anular reformas dispendiosas no apartamento.

O mofo não só prejudica a aparência, mas também piora o microclima interno e prejudica a saúde humana. A identificação oportuna do “inimigo” facilita muito o combate ao fungo.Detalhes sobre métodos de combate a fenômenos biológicos perigosos são descritos em um dos artigos do nosso site.

Molde na parede
Os esporos de mofo são tóxicos. Uma vez no corpo humano, podem causar diversas doenças: alergias, bronquites, enxaquecas, tuberculose e asma. Idosos e crianças são especialmente suscetíveis

Os seguintes sinais indicam o aparecimento de fungos na casa:

  • a presença de pontos e manchas cinza, preto, verde escuro nas paredes ou no teto;
  • o aparecimento de um odor úmido e desagradável no ambiente;
  • pintura descascada, papel de parede, gesso esfarelado e escurecimento das juntas dos azulejos.

Alguns podem notar uma deterioração na saúde - a concentração diminui, as dores de cabeça tornam-se mais frequentes e ocorre fadiga.

O mofo deve ser removido de maneira abrangente. A eliminação final e irrevogável do fungo pode ser conseguida eliminando as causas do seu aparecimento.

Condições para fungos
Os principais motivos para a formação do fungo são a umidade do ar acima de 70% e condições de temperatura a partir de 20°C. Janelas "chorando" - o primeiro sinal de alarme

No entanto, a umidade e a temperatura estão longe de ser os únicos fatores no desenvolvimento de microrganismos nocivos.

Razões significativas incluem:

  1. Falta ou ventilação insuficiente. Via de regra, o fungo começa a se desenvolver nos cantos da sala - no local onde ocorre a estagnação do ar. Com “sopro” suficiente, formam-se turbulências - o ar expele os esporos e o excesso de umidade é descarregado no duto de ventilação.
  2. Impermeabilização de má qualidade da fundação. Como resultado da construção de baixa qualidade, ocorre vazamento capilar de umidade da fundação úmida - as paredes da casa ficam úmidas.
  3. Estado insatisfatório do abastecimento de água e vazamentos de esgoto. Umedecimento periódico do piso, teto, paredes e canais de utilidades cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos.
  4. Paredes finas e geladas. Devido ao mau isolamento térmico, o ponto de orvalho muda e a condensação se instala nas paredes de dentro da sala.
  5. Sótão frio ou telhado com vazamento. Esta é uma causa comum de mofo em andares superiores e sótãos.
  6. Uso inadequado de um umidificador. Ao criar condições tropicais para plantas exóticas, às vezes o mofo se instala nas estufas.

A maioria dos materiais de acabamento e construção podem ser afetados por fungos. Manchas escuras aparecem em papéis de parede, azulejos, acabamento em madeira e gesso.

Além disso, o mofo é capaz de se instalar em eletrodomésticos, na maioria das vezes as pessoas sofrem com seu aparecimento máquinas de lavar roupas, máquinas de lavar louça e microondas.

Tipos de agentes fungicidas

A maioria dos produtos antifúngicos para paredes contém fungicidas - substâncias de origem biológica ou química que suprimem o desenvolvimento de fungos. Componentes ativos são adicionados a várias composições e misturas de construção para proteger os elementos estruturais do mofo.

Com base na sua finalidade, existem dois grupos de medicamentos:

  • cartilhas para prevenção;
  • composições concentradas para combate.

Emulsões para prevenção. O primeiro grupo de anti-sépticos é utilizado na realização de trabalhos de reparação - antes do acabamento das paredes com uma camada de acabamento. Os primers antifúngicos fortalecem a base, aumentam a adesão, reduzem a porosidade do material, removem mofo e evitam o desenvolvimento de fungos.

Aplicando primer
Ao escolher um primer antifúngico, é preciso prestar atenção à composição. A emulsão não deve conter carbendazim, um fungicida tóxico proibido na Europa

O fator determinante na escolha de um primer com anti-séptico contra fungos e mofo é o tipo de revestimento de tratamento:

  • primer de reforço - adequado para massa e paredes rebocadas para pintura ou papel de parede;
  • primer de penetração profunda - ideal para substratos de baixa porosidade (gesso cartonado, tijolo e concreto), bem como para acabamento com revestimento “pesado”, por exemplo, ladrilho;
  • composição universal - tratamento de diferentes tipos de superfícies.

Concentrados para remoção de mofo. Produtos para tratamento de superfícies afetadas por fungos. As composições penetram na estrutura do material e destruir fungos de mofo, líquenes e musgos. Muitas preparações concentradas têm efeito duradouro e previnem a reinfecção.

Remoção de fungos
O mercado oferece emulsões fungicidas de uso universal e especializadas para substrato específico (madeira, pedra, concreto). Medicamentos de alvo restrito são mais eficazes

As emulsões para prevenção e remoção de formações fúngicas são desenvolvidas com base em vários componentes ligantes:

  1. Látex – a composição não contém sais de metais pesados, por isso o produto é recomendado para o tratamento de paredes de salas. Uma vantagem adicional é a permeabilidade ao ar.
  2. Acrílico – as preparações anti-sépticas são aplicáveis ​​tanto em ambientes internos quanto externos.
  3. Alquídico – as emulsões são frequentemente utilizadas para tratar substratos de madeira.

A forma de liberação de primers e concentrados é um líquido pronto para uso. Para evitar formações fúngicas, a emulsão concentrada pode ser diluída em água.

Primers para prevenção

Para evitar o aparecimento de bolores em ambientes húmidos na fase de obras de reparação e construção, é aconselhável utilizar primários com propriedades anti-sépticas.

#1: Milkkill – processamento de tijolo e concreto

Milkyl é uma emulsão de látex, o ingrediente ativo é um biocida que destrói esporos de fungos e mofo. Projetado para tratamento preventivo de superfícies finamente porosas e pouco absorventes após realizando impermeabilização antes de terminar o trabalho.

Primer Milkill
Primer de penetração profunda é adequado para tratar fundações, piscinas, paredes de tijolo e concreto, revestimentos de gesso cartonado e compensado, inclusive aqueles já afetados por fungos de mofo

Características e características do uso da composição Milkil:

  • consumo por camada – cerca de 250 g/m²;
  • Recomenda-se aplicar 2 a 3 camadas;
  • profundidade de penetração da droga – 1-5 mm;
  • tempo de secagem completa – 24 horas;
  • emulsão branca com odor pungente;
  • Adequado para trabalhos dentro e fora de casa.

A composição do primer não é uniforme, por isso deve ser bem misturado antes do uso. O trabalho é realizado em temperaturas acima de zero (5-30°C).

#2: Acryl Grundierung – composição de penetração profunda

Acryl Grundierung (Olimpic) é um primer acrílico de penetração profunda com propriedades antifúngicas e antibacterianas. O produto é excelente para tratar paredes de concreto e tijolo para betumação, pintura de fachadas ou interiores, bem como aplicação de rebocos decorativos.

Tratamento primário
O aglutinante do primer é um copolímero acrílico, a cor de base é branco translúcido com leve tonalidade roxa. A composição é ecologicamente correta, inodora

Características técnicas e operacionais do Acryl Grundierung:

  • consumo prático de material por camada – 1 l/15 m²;
  • período de secagem – 1 dia;
  • É permitida a aplicação de qualquer tipo de tinta à base de água sobre o primer;
  • temperatura “de trabalho” – 5-35°C.

O uso da composição reduz significativamente o consumo de tinta, reduzindo a absorção da superfície. O primer antibacteriano não deve ser despejado no ralo.

#3: Schimmelstopp Dufa – aditivo fungicida

O primer Schimmelstopp Dufa altamente concentrado é usado como aditivo para rebocos sintéticos e tintas de dispersão à base de água para fachadas. O concentrado tem efeito protetor duradouro contra mofo, bolor e algas.

Schimmelstopp Dufa
A solução antimofo Schimmelstopp Dufa é adequada para o tratamento de paredes internas e externas. Densidade da emulsão – 1 g/cúbico. cm, embalagem – frasco de 250 ml

Informação técnica:

  • o conteúdo do recipiente é suficiente para 25 kg de gesso ou 10 litros de tinta;
  • o produto não pode ser utilizado em temperaturas do ar ou de objetos inferiores a +5°C, em vésperas de geada, durante chuva e em superfícies muito quentes;
  • a uma temperatura de +20°C e umidade do ar de 65% seca em 4 horas.

Após adicionar primer à tinta ou gesso, a mistura deve ser bem misturada. A composição preparada é aplicada sobre uma base limpa e seca.

#4: Mixonit GR43 – amplo espectro de ação

O solo universal de penetração profunda Mixonit GR43 é utilizado como aditivo para misturas secas de construção (gesso, massa e rejunte). O produto é aplicado sobre revestimentos minerais com alta capacidade de absorção.

Mixonit GR43
Bases recomendadas: concreto, tijolo, gesso, cimento, placas de vidro-magnesita, gesso cartonado, bloco de espuma e bloco de argila expandida. O primer fortalece superfícies soltas e as torna resistentes ao fogo

Vantagens de usar a emulsão antifúngica Mixonit GR43:

  • sem odor desagradável;
  • permeabilidade ao vapor – forma-se uma camada protetora “respirável”;
  • penetração profunda – até 10 cm;
  • prevenindo o aparecimento de mofo, fungos, bactérias e algas;
  • redução do consumo de tintas e vernizes;
  • velocidade de secagem – 3-4 horas;
  • resistência ao congelamento repetido.

As desvantagens do solo incluem a impossibilidade de usá-lo em substratos que não absorvem umidade.

Recomenda-se a aplicação de 1-2 camadas. Em superfícies soltas, deve-se aderir ao método “úmido” - a próxima camada de emulsão é aplicada sobre a anterior que não secou.

Agentes antifúngicos para madeira

A madeira é o material mais suscetível ao mofo. Deve ser tratado com inseticidas. Uma árvore danificada por fungos é destruída muito rapidamente. Portanto, o tratamento de superfície deve ser realizado anualmente conforme planejado.

#1: Dufa-Holzlasur – esmalte para madeira

Dufa-Holzlasur é um esmalte decorativo de camada fina para a restauração de superfícies de madeira antigas e proteção de novas superfícies de madeira. O revestimento regulador de umidade e repelente à água protege a madeira dos efeitos negativos da precipitação.

Dufa-Holzlasur
Dufa-Holzlasur destrói esporos de mofo e evita a formação de fungos, manchas azuis e apodrecimento. A composição penetra profundamente na madeira, conferindo à textura a tonalidade selecionada

Características do Dufa-Holzlasur:

  • aglutinante – resina alquídica;
  • âmbito de aplicação – tratamento externo de superfícies de madeira;
  • o consumo e o número de camadas dependem do resultado de coloração desejado;
  • ampla paleta de tons coloridos;
  • Tempo de secagem – 4 horas.

O anti-séptico Holzveredlung é um análogo do primer Holzlasur. A única diferença é que o esmalte Dufa-Holzveredlung cria um acabamento brilhante.

#2: Baramon C30 – impregnação estável

Baramon C30 é um fungicida para tratamento de madeira.Após aplicação na superfície, o medicamento cristaliza em dois dias e posteriormente não é lavado. O produto protege a madeira de fungos, mofo, bactérias, algas e pequenos insetos.

Processamento de madeira
A impregnação é adequada para destruir fungos fúngicos já existentes. Um biocida de nova geração contido no Baramon C30 aumenta a resistência biológica da madeira

Recomendações para uso do fungicida:

  • o concentrado é diluído em água na proporção de 1:6, respectivamente;
  • consumo de emulsão: 0,2 l/m² no processamento de madeira dentro de casa, 0,3 l/m² – para estruturas externas;
  • dentro de dois a três dias após a aplicação do produto, a superfície do material deve ser protegida da água;
  • Baramon C30 não é adequado para espécies de árvores que não possam ser impregnadas, como o carvalho.

O contato de elementos tratados com fungicida com alimentos é inaceitável. O concentrado não aumenta a inflamabilidade da madeira.

#3: Base Pinotex – tratamento de paredes externas

Pinotex Base é um primer antisséptico de base alquídica. É utilizado em trabalhos exteriores para tratamento de fachadas de madeira, cercas, janelas e portas antes da pintura. As substâncias ativas criam uma “barreira” contra mofo, podridão e manchas azuis.

Impregnação para madeira
Área de utilização: superfícies de madeira limpas e novas. A Base Pinotex é adequada para madeira aplainada e serrada. Porém, o produto não é eficaz em superfícies já infectadas com fungos e pragas.

Propriedades e recursos de aplicação do Pinotex Base:

  • o produto penetra profundamente na estrutura da madeira;
  • aumenta a adesão do acabamento à superfície;
  • previne infecções fúngicas;
  • Durante o processamento, a madeira deve ser seca - a umidade máxima permitida é de 20%;
  • a impregnação não requer diluição com água;
  • o consumo de solução para madeira serrada é de 4-8 l/m², para madeira aplainada – 6-10 l/m²;
  • Tempo de secagem – 12-24 horas.

Não é aconselhável realizar trabalhos em climas ventosos ou quentes - a evaporação ativa do solvente impede a absorção normal do primer. A Base Pinotex é inflamável, portanto é proibido o uso de fogo aberto ou fumaça próximo ao tratamento.

Emulsões para combater mofo

Você pode combater o mofo irritante usando meios especiais ou métodos tradicionais. A primeira opção é mais eficaz e a segunda é acessível e inofensiva para os seres humanos. Em situações difíceis, ambos os métodos devem ser combinados.

#1: Ceresit CT 99 – ação duradoura

A solução antifúngica Ceresit CT 99 é um dos medicamentos mais populares para combater mofo, fungos, líquenes e destruir microorganismos. O produto é ecologicamente correto e pode ser utilizado em trabalhos de interiores e no tratamento de estruturas externas.

Ceresit CT 99
Ceresit CT 99 é uma emulsão de penetração profunda. O concentrado é adequado para superfícies minerais: tijolo, concreto e gesso. Não usado em substratos metálicos

Características técnicas do Ceresit CT 99:

  • antissépticos ativos – biocidas orgânicos;
  • não contém metais pesados;
  • nenhum vestígio permanece na superfície após o tratamento;
  • a droga é permeável ao vapor;
  • temperatura de aplicação – até +40°С, mas não inferior a +5°С;
  • O tempo de secagem completo é de 4 a 5 horas.

Antes do uso, o medicamento deve ser diluído em água, mantendo a proporção de 1:2 a 1:5 - a proporção depende do grau de dano à parede. A solução é aplicada somente com pincel, não sendo permitida a pulverização.

#2: ABEDIS 06 – remoção de placa orgânica

O antifúngico Abedis 06 lida com placas orgânicas nas paredes, combate mofo fúngico no banheiro, na cozinha e salas adjacentes. Uma vantagem importante do medicamento é a sua versatilidade. Abedis 06 é eficaz em paredes de tijolo, ladrilhos vidrados e cerâmicos, revestimentos de pedra, rebocos, terraços e caminhos de betão.

Antifúngico Abedis 06
O antifúngico também pode ser usado como medida preventiva contra o aparecimento de mofo - a emulsão é aplicada não só na área danificada, mas em toda a parede

Características da ação e uso da droga:

  • após o uso, o risco de recorrência de mofo é reduzido;
  • antes da aplicação, o concentrado é diluído em água na proporção de 1:2;
  • Após 24 horas, a parede tratada deve ser lavada com água e seca;
  • Em caso de graves danos fúngicos nas paredes, recomenda-se repetir o procedimento após 36 horas.

Os consumidores notam um efeito positivo a longo prazo após a limpeza da superfície com uma composição antifúngica.

#3: Dali – antisséptico universal

Dali é um remédio universal, altamente eficaz contra vários parasitas biológicos. É usado ativamente como tratamento preventivo de paredes antes da pintura, bem como para remover fungos emergentes, manchas azuis e mofo.

Solução antifúngica Dali
A solução antifúngica Dali é recomendada para substratos porosos: tijolo, gesso, concreto. O produto não contém cloro e não altera as características superficiais dos materiais

As táticas de desinfecção e consumo de concentrado dependem da finalidade do tratamento:

  1. Prevenção. A superfície é limpa de sujeira e coberta com uma camada de anti-séptico na proporção de 50-100 ml/m².
  2. Remoção de lesões biológicas. Remova colônias visíveis de fungos e mofo, limpe e seque a parede. Trate com Dali, usando 50-250 ml/m². Após 6 horas, repita o procedimento.

Durante o trabalho, as precauções de segurança devem ser observadas. Use roupas de proteção, respirador, óculos de segurança e luvas. A sala deve ser bem ventilada.

#4: Fongifluid Alpa – “tratamento” e prevenção

Fongifluid Alpa é uma solução fungicida que destrói a fonte de biodestruição da parede e previne a reinfecção.

A duração da ação é de cerca de dois anos. Após a aplicação do concentrado, o revestimento mantém a capacidade de “respirar”, para que o microclima da sala não se deteriore.

Fongifluid Alpa - agente antifúngico
A composição fungicida pode ser aplicada em madeira, telha, tijolo, gesso cimentício, gesso cartonado e telha cerâmica. Pode ser usado ao ar livre e dentro de casa

Características do Fongifluid Alpa:

  • a solução está pronta para uso;
  • consumo de drogas – 1 litro por 4-5 m²;
  • A superfície seca após 6 horas, a base pode ser pintada após 6 dias.

A solução antifúngica é altamente eficaz contra um grande número de microrganismos. O produto não altera a cor, brilho ou textura da superfície.

Métodos tradicionais contra mofo

Se a extensão dos danos nas paredes for insignificante, a propagação do fungo será evitada usando os meios disponíveis.

O vídeo apresenta um experimento de teste sobre a eficácia de vários métodos populares para remover mofo de paredes:

Método 1. Água sanitária. A composição de “brancura” e preparações similares inclui hipoclorito de sódio. O componente tem um efeito prejudicial sobre muitos tipos de fungos e esporos de mofo. Desvantagens do método:

  • o cloro corrói a superfície e pode estragar o acabamento das paredes;
  • a substância ativa atua superficialmente - o fungo permanece dentro do material;

Deve-se lembrar que trabalhar com água sanitária não é seguro para a saúde humana.

Método 2. Alvejante combinado com bicarbonato de sódio. Além desses componentes principais, você também precisará de sabonete líquido e algumas gotas de um óleo essencial que seja do seu agrado. Em geral, a preparação e o uso não são difíceis de lidar:

Aqueles que desejam diretamente limpe a banheira branca e coloque seu encanamento em ordem, você encontrará muitas informações muito úteis em nosso site.

Método 3. Vinagre. Um ambiente ácido é prejudicial para muitas bactérias. O vinagre de mesa não é tóxico, mas produz um odor forte. Esta desvantagem pode ser facilmente eliminada garantindo ventilação suficiente.

Vinagre contra mofo
O vinagre é borrifado na superfície danificada ou aplicado suavemente com uma esponja. Após uma hora, a parede é lavada e o ambiente ventilado

Método 4. Peróxido de hidrogênio. A solução possui propriedades anti-sépticas e antifúngicas.O tratamento com composição de 3% é eficaz, mas pode causar manchas na parede - o peróxido branqueia o revestimento.

Para aplicar o produto, é aconselhável estocar um borrifador:

Método 5. Bicarbonato de sódio. O método mais simples e seguro é simplesmente borrifar a parede com uma solução de refrigerante (1 colher de chá de carbonato de sódio por litro de água). Após 1 hora, limpe a superfície com um pano seco. Não é necessário retirar o restante da solução - o refrigerante evitará a re-formação do fungo.

Método 6. Bórax (também conhecido como tetraborato de sódio). A utilização de produtos de limpeza naturais é uma prioridade para manter um ambiente limpo.

O bórax pode ser adquirido sem problemas e sem receita médica em qualquer farmácia por um preço muito acessível.

Método 7. Amônia. Nesse caso, não serão necessários fundos ou medicamentos adicionais, embora o custo da amônia não possa ser considerado o mais orçamentário.

É expressamente proibido misturar amônia com água sanitária, para não ser envenenado pelo gás extremamente tóxico formado pela combinação desses produtos químicos.Também é inaceitável adicionar produtos de limpeza doméstica à base de cloro ou amônia, por exemplo, líquidos para limpeza de janelas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo apresentará os motivos do aparecimento do mofo, os pré-requisitos para o seu aparecimento, bem como os métodos de combate e prevenção deste fenômeno negativo:

Para obter um resultado positivo no combate ao mofo, é necessário eliminar a causa raiz de sua formação e selecionar o anti-séptico ideal. Para evitar o novo desenvolvimento de microrganismos, é importante restaurar a circulação de ar na sala e garantir paredes secas.

Você gostaria de compartilhar seu próprio método eficaz de combate ao mofo negro ou tem dúvidas durante a leitura? Por favor, deixe um comentário no bloco localizado abaixo do texto.

Comentários dos visitantes
  1. Pela minha própria experiência, posso dizer que é preciso combater não o mofo em si, mas as razões do seu aparecimento. Caso contrário, o efeito de todos os meios será de curta duração. A propósito, existem principalmente problemas com janelas, que vedam mal quando instaladas. Além disso, os próprios proprietários esquecem de selar a junta externa entre a janela e o edifício, deixando ali exposta a espuma de poliuretano. Depois de resolver tais problemas, é necessário tratar com soluções antifúngicas.

  2. Denis

    Gostaria de esclarecer: é possível lidar com mofo de longa data no banheiro? Mudamos para um apartamento novo em 2008 e já havia mofo nas juntas do banheiro. Até agora nada foi feito e o mofo não cresceu. Faz sentido combater este bolor ou é melhor renovar completamente o local? E os reparos ajudarão neste caso? Nosso banheiro é forrado com ripa.

    • Eugênio

      O mofo penetra profundamente na madeira, quase passando pelo forro. Provavelmente será mais fácil fazer reparos. Em geral, conviver com mofo por 10 anos e não fazer nada, tem que descobrir...

    • Fedor

      Olá! Primeiro, você precisa remover o molde que está presente no momento, de forma completa e limpa. Existe um bom remédio para isso, chamado “Abedis”, recomendo fortemente.

      Além disso: na maioria das vezes a causa da formação de mofo é a falta de ventilação normal no banheiro. Aconselho você a fazer ventilação forçada. E é melhor configurá-lo para que acenda junto com a luz. Ou seja, você comprou e deixou a coifa funcionar por mais 10-15 minutos para que não saia vapor, o que aumenta a umidade, criando um ambiente ideal para a formação de mofo. E uma vez a cada três meses, não se esqueça de fazer a profilaxia com a mesma solução Abedis.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Se você está preocupado com a constante formação de mofo no banheiro, então tirar essa infestação é apenas tratar o sintoma, por assim dizer. Sim, você pode escolher um bom remédio que irá corrigir a situação, mas é preciso cuidar da ventilação normal do banheiro.

      Em primeiro lugar, instale válvulas de abastecimento na porta do banheiro. Eles vêm em diferentes formatos e tamanhos, anexei uma foto. Pode ser necessária a instalação de exaustor com ventilação forçada. Não há nada de complicado nisso, pode ser facilmente combinado com um duto de exaustão da cozinha, por exemplo. Neste caso, a umidade do banheiro estará dentro dos limites normais, portanto não se formará mofo se você eliminar primeiro todos os focos, é claro.

    • Maria

      Olá.Você convive com mofo há tantos anos 🙁 Faça reparos imediatamente e elimine a causa do crescimento de mofo. Na nossa casa anterior, as crianças começaram a tossir e não podíamos fazer nada para curar a tosse. Descobriu-se que um ponto de orvalho se formou em uma das paredes sob a placa de gesso e apareceu mofo preto. E nós respiramos e tossimos.

  3. DD. Nosso teto e paredes do banheiro (banheiro compartilhado) estão muito afetados por fungos. Eles escreveram aqui que você pode tratar com água oxigenada. Posso tratar primeiro com água oxigenada e depois com algum outro produto? Quero instalar um exaustor, por favor informe qual é o melhor.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica