Quão perigoso é o mofo preto em casa para o corpo humano e como se livrar dele
Você está prestes a cortar pão e vê manchas pretas aveludadas formadas por mofo multiplicado? Ou de repente você começou a sofrer de alergias, embora nunca tivesse notado nada parecido antes?
O culpado é o mofo preto, que você encontra de vez em quando em sua própria casa ou apartamento. Concordo, não é muito agradável ver manchas pretas de mofo em produtos cuja existência foi esquecida por algum motivo, ou nas paredes do banheiro, ou, pior ainda, no papel de parede do berçário.
Nós o ajudaremos a lidar com um vizinho tão indesejado. Embora não seja tão fácil destruí-lo, sua aparência não pode ser tolerada. Para encontrar maneiras de se livrar desse flagelo, neste artigo falaremos sobre por que o mofo preto é perigoso em casa, que tipos de mofo podem viver dentro de casa e quais opções para se livrar dele podem ser usadas em casa.
Para ajudar no combate a esse terrível inimigo, selecionamos também vídeos tutoriais visuais sobre como destruir o fungo e dicas para prevenir sua ocorrência.
O conteúdo do artigo:
Tipos de placa de mofo
Se você não olhar com atenção, pode parecer que o mofo preto é apenas uma sujeira emergente que pode ser facilmente eliminada. Mas isso não é verdade.
O mofo preto é uma manifestação externa de uma colônia de fungos microscópicos. Além disso, essas colônias podem formar diferentes tipos de fungos. As variedades listadas abaixo são encontradas com mais frequência em nossas casas.
Fungo #1 – Aspergillus nigra
Aspergillus preto (Aspergillus niger) é um saprófito que optou por ambientes com alta umidade: cozinhas, banheiros, lavabos ou banheiros combinados, piscinas.
As colônias deste fungo geralmente se formam em umidificadores, em máquinas de lavar e até mesmo em aparelhos de ar condicionado.
Tetos e paredes úmidos, capas de livros antigos e vasos para plantas de interior costumam ficar cobertos com esse mofo preto. O local preferido para o aparecimento da colônia de Aspergillus niger é juntas de azulejos no banheiro e banheiros.
Este fungo parece muito bonito na foto, mas sua presença não é nada inofensiva.
Mesmo com um leve movimento de ar, os esporos desse parasita se espalham pela sala, penetram no trato respiratório de pessoas e animais de estimação, instalam-se nos alimentos e em nossas coisas.
Graças a eles podem surgir doenças completamente inofensivas:
- meningite;
- mioardite;
- asma brônquica ou mesmo pneumonia;
- rinite.
A presença de esporos desse fungo pode causar a formação de papilomas e até de células cancerígenas.
Se uma pessoa inalar um grande número de esporos de uma só vez, ela pode desenvolver intoxicação corporal. Com o sistema imunológico enfraquecido, o que não é incomum hoje em dia, existe o risco de morte.
É o Aspergillus niger que pode causar o aspergiloma pulmonar. Os esporos voláteis do fungo podem penetrar facilmente através da nasofaringe até a traquéia e depois afetar os brônquios, alvéolos e bronquíolos. Uma vez estabelecidos, eles começam a se desenvolver rapidamente.
As toxinas liberadas pela colônia contribuem para a formação de focos de necrose. Como resultado, o tecido parenquimatoso dos pulmões deixa de funcionar, ocorre asfixia e morte.
Fungo #2 – Aspergillus fumegante
A peculiaridade desse molde é que ele suporta aumentos de temperatura ambiente de 12 a 53 graus.
Esporos de fungos Aspergillus fumegante (Fumigações de Aspergillus) são muito pequenos: apenas 2-3,5 mícrons, por isso penetram facilmente nos pulmões de animais e humanos. Pessoas saudáveis podem inalar centenas de esporos desse fungo sem consequências.
Mas em uma pessoa com sistema imunológico fraco, o risco de aspergilose aumenta muitas vezes.
Quando os trabalhos de renovação são realizados perto de hospitais e clínicas onde pode haver pacientes com imunidade reduzida, o risco de infecção para os pacientes aumenta acentuadamente.
Nessas situações, considera-se necessária a realização de monitoramento do ar para detectar casos de altas concentrações de esporos patogênicos.
Na maioria das vezes, a fumigação de Aspergillus afeta frutas e vegetais que apresentam danos mecânicos.
Se os fungos infectarem os grãos a partir dos quais os produtos assados são posteriormente assados, manchas pretas fofas ou depósitos de mofo se formarão rapidamente nos produtos assados.
Fumar Aspergillus é perigoso porque as toxinas que acompanham sua atividade são alérgenos. Eles são capazes de destruir os glóbulos vermelhos que constituem o sangue. Além disso, as toxinas desse fungo podem suprimir a produção de imunidade.
Fungo #3 – Alternaria alternata
Outro tipo de fungo formador de esporos é Alternaria alternata (Alternaria tenuis).
O aparecimento das colônias deste fungo depende do meio nutriente em que são formadas. Na maioria das vezes, são manchas cinza escuro, quase pretas. Mas também podem ter uma tonalidade verde-oliva.
Este fungo vive na parte morta de uma planta. Suas colônias podem ser encontradas nas folhas de outono, nos frutos maduros e até mesmo na superfície do solo.
Este mofo pode crescer em alimentos, incluindo carne de porco, bem como em têxteis. As toxinas do fungo infectam as plantas e envenenam as sementes dos grãos.
Não apenas os esporos dos fungos, mas também seus fragmentos podem ser encontrados tanto fora quanto dentro de casa, concentrando-se na poeira doméstica. O risco de colônias de Alternaria tenuis é maior em residências com atmosfera úmida.
EM edifícios de madeira esse mofo se espalha mais rápido do que em casas de concreto. A propagação de seus esporos ocorre em dias ventosos, ensolarados e com baixa umidade do ar.
Além da infecção direta, que ocorre quando uma pessoa entra em contato direto com Alternaria tenuis, pode ocorrer intoxicação pelas toxinas desse fungo.
As toxinas podem provocar um ataque de asma brônquica e a ocorrência de dermatite. Além disso, esse fungo é perigoso e pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis especificamente à Alternaria alternata.
O que promove a propagação do fungo?
Então, descobrimos exatamente porque o mofo é perigoso para o corpo humano. Obviamente, é necessário tomar todas as medidas possíveis para garantir que não esteja em casa.
Você deve saber exatamente como essa infecção penetra em sua casa para que, tomando medidas preventivas, possa prevenir sua ocorrência.
O calor e a umidade são as duas condições mais importantes para o desenvolvimento de fungos mofados.. Os parâmetros ideais para sua existência são 70% de umidade e temperatura de +18 a +25 graus.
Se a sala ainda não estiver ventilada, todas as possibilidades de formação de colônias de fungos são óbvias.
É claro que para eliminar esses fatores não serão necessários custos materiais significativos. Ventilar a sala não é tão difícil.
Mas, além dos citados acima, existem outros motivos para a ocorrência e desenvolvimento de mofo. As pessoas, via de regra, não têm consciência deles. O aparecimento de mofo pode ser um efeito colateral do desenvolvimento da indústria da construção e do surgimento de tecnologias de construção inovadoras.
Razão #1 – portas e janelas de plástico
Quem instalou pelo menos uma janela de plástico em sua casa já apreciou os benefícios que ela proporciona. Essas janelas têm notáveis propriedades de isolamento acústico.
Eles ajudam a reter o calor. Eles são fáceis e simples de cuidar. Além disso, os produtos plásticos são duráveis e reparáveis. Mas se não forem usados corretamente, podem causar mofo.
As janelas e portas de plástico fecham quase hermeticamente.Ou seja, a circulação das massas de ar que surgiram durante a existência de esquadrias de madeira “respirável” está agora interrompida.
Se a quantidade de vidros em uma unidade de vidro duplo for selecionada incorretamente, o produto em si não atender aos padrões de qualidade e a instalação for realizada em violação aos padrões existentes, poderá ocorrer condensação na superfície do vidro.
Acontece que os produtos plásticos criam condições ideais para aumentar a umidade na casa. Percebendo esse perigo, os fabricantes de janelas tentaram fornecer todas as oportunidades para ventilação rápida do ambiente. Uma dessas soluções é válvula de abastecimento.
A ventilação regular dos ambientes, independentemente das condições climáticas e da época do ano, ajuda a evitar a formação de colônias de mofo na casa.
Razão #2 – o drywall favorito de todos
E como não amar este material de construção, se com a sua ajuda pode nivelar qualquer superfície horizontal ou vertical com tanta facilidade e rapidez. É o gesso cartonado que permite erguer divisórias de qualquer configuração no menor tempo possível.
Este material muito barato é realmente conveniente para uso em reparos e construção, por isso goza de uma merecida popularidade.
Mas esse material também tem uma desvantagem significativa: o drywall absorve bem a umidade, permitindo que ela permaneça por muito tempo no interior.
Para evitar a captura de mofo preto na utilização de drywall, deve-se seguir rigorosamente a tecnologia de instalação e lembrar que as misturas devem ter tempo para secar.
Em uma sala com drywall, é necessário criar um microclima antifúngico.
Em ambientes com altos níveis de umidade, deve-se usar drywall especial projetado para tais condições de operação. Além disso, medicamentos antifúngicos devem ser adicionados às soluções utilizadas durante o trabalho.
Razão #3 – má ventilação
Uma janela no banheiro é uma verdadeira raridade. Regra geral, a disposição dos nossos apartamentos não proporciona apenas janelas nas casas de banho, mas também uma ventilação suficientemente eficaz.
Entretanto, pode formar-se muito ar húmido nas casas de banho como resultado da secagem de roupas ou dos procedimentos de água a que esta divisão se destina. É difícil para os canais de exaustão naturais lidarem com isso.
Um método para resolver esse problema é usar ventilação forçada. Graças a esta medida, o problema do excesso de umidade será resolvido e, ao mesmo tempo, não surgirão condições para o desenvolvimento da microflora de fungos.
Leia mais sobre como remover mofo no banheiro leia aqui.
Razão #4 – porões úmidos e paredes úmidas
Muitas vezes, erros de cálculo no projeto podem levar ao fato de que, durante a chuva, as paredes ou cantos dos edifícios ficam molhados e congelam na parte fria do ano.
O mesmo problema ocorre quando os canos de esgoto estão faltando ou entupidos. Se você não prestar atenção a isso, com o tempo poderão se formar colônias de mofo nas paredes.
Aos poucos, o fungo cresce através da alvenaria ou painéis e vai parar dentro de casa.A invasão ocorrerá ainda mais rapidamente do que seria de esperar se houver fissuras na alvenaria ou se as juntas dos painéis não estiverem bem impermeabilizadas.
A fonte do mofo pode estar em um porão úmido. Nele, colônias podem se formar e se multiplicar e, então, por meio de dutos de ventilação, se espalharem por todos os ambientes.
Em uma casa particular, esse problema é resolvido de forma independente, organizando um equipamento de alta qualidade ventilação do porão. Para eliminar a umidade em um prédio de apartamentos, você deverá entrar em contato com o departamento de habitação.
O esgoto e o abastecimento de água defeituosos também criam condições para o desenvolvimento de fungos.
Nós mesmos podemos trazer mofo preto para nossa casa, sem querer. Basta comprar no armazém produtos de panificação assados com grãos contaminados.
Esse pão ficará rapidamente coberto de placa bacteriana e mofado. Sob nenhuma circunstância você deve comê-lo: é perigoso para a saúde. Também não é adequado para alimentação animal.
Deve ser colocado em um saco plástico e depois colocado em uma lixeira externa.
Sutilezas do controle de molde
Se você encontrar mofo preto em seu apartamento, precisará lidar com esse bairro sem demora. Quanto mais tempo as colônias permanecerem em sua casa, mais danos poderão causar à saúde e mais difícil será para elas sobreviverem.
Deve ser afirmado desde já que O uso de agentes bactericidas no combate ao mofo não adianta. Esses medicamentos são projetados para matar bactérias, não fungos.
Você tem uma batalha contra parasitas de fungos, para os quais precisa de medicamentos antifúngicos.
Uma maneira excelente e muito eficaz de se livrar do mofo é tratar o ambiente com Lâmpadas UV. Sob a influência dos raios ultravioleta, os esporos morrem.
Ao utilizar esta lâmpada, é necessário observar algumas medidas de segurança: retirar animais de estimação do ambiente a ser tratado, incluindo pássaros e peixes de aquário, e também retirar todas as flores frescas do ambiente.
Existem outros métodos de combate a fungos:
- Se as colônias de mofo estiverem localizadas em objetos específicos que possam ser retirados, elas deverão ser removidas fora de casa. Envie papel de parede velho, tecidos mofados ou massa contaminada para aterro.
- Antifúngicos e anti-sépticos especiais devem ser adicionados a todas as misturas de construção e acabamento utilizadas na construção de uma casa particular ou na reforma do seu apartamento. Freqüentemente, o mofo se enraíza nas juntas dos azulejos da cozinha e do banheiro. Isso significa que atenção especial deve ser dada ao rejunte.
- As áreas afetadas por fungos também podem ser tratadas com preparações industriais especiais. Na sua ausência, utilize os meios que toda dona de casa dispõe.
Se aparecerem manchas de mofo em superfícies não porosas, que incluem, por exemplo, azulejos ou espelhos, então para eliminá-las você pode usar as seguintes substâncias populares: alvejante "Branco", amônia, solução de bórax ou vinagre.
Pode ser aplicado na superfície afetada peróxido de hidrogênioe após 15 minutos, enxágue a área com água. O bicarbonato de sódio também provou ser excelente.
A situação fica mais complicada quando aparecem colônias no gesso: toda a parte afetada deve ser removida mecanicamente. É melhor fazer isso com uma escova de aço.
A limpeza é realizada em toda a profundidade de penetração do molde. As costuras entre os ladrilhos também são limpas com ferramenta afiada.
É aconselhável secar a superfície limpa com secador de cabelo industrial e tratá-la com anti-séptico. Além disso, não só a área de onde o molde foi removido deve ser tratada, mas também as superfícies adjacentes.
Qualquer que seja o método listado acima que você escolher, é importante que o mofo seja destruído ou, na pior das hipóteses, removido fora do apartamento. Sua aparência não pode ser ignorada.Este é um bairro muito perigoso que precisa ser eliminado de qualquer maneira.
Medidas de segurança necessárias
Considerando que os esporos, as partículas do próprio mofo e as toxinas por ele liberadas podem se espalhar pelas correntes de ar, reunindo-se para combater as colônias de fungos, é necessário proteger o trato respiratório e a pele de contatos indesejados.
Precauções de segurança:
- Não negligencie os equipamentos de proteção individual, como respirador, luvas impermeáveis e óculos de segurança.
- Para evitar que os esporos retirados de uma superfície se enraízem em outra, as superfícies dos móveis e do piso devem ser cobertas com oleado, que você não se importa de jogar fora depois, ou com filme plástico.
- É melhor remover qualquer coisa que possa ser retirada da sala durante a limpeza. No banheiro isso pode incluir, por exemplo, panos, escovas, toalhas e cortinas.
- Se a situação for grave e o mofo tiver conseguido tomar conta de grandes áreas da sala, todos os objetos que possam receber esporos de fungos devem ser embrulhados em filme. Escolha uma película mais espessa para garantir uma proteção confiável. Não é aconselhável economizar na saúde: aí você gastará mais com remédios.
- Nunca ligue o ventilador durante a limpeza. Os esporos de fungos podem se espalhar facilmente por toda a sala e simplesmente não há como escapar deles: podem aparecer inesperadamente e nos locais mais inadequados.
- Não use um aspirador doméstico para remover colônias de fungos. Os próprios esporos ou toxinas podem acabar no interior deste eletrodoméstico.Os esporos no aspirador não morrem, mas simplesmente esperam nos bastidores e em condições adequadas para o renascimento das colônias.
- Mas o desumidificador, se houver tal aparelho em casa, deve estar ligado. O ar seco privará os microrganismos da oportunidade de continuarem a existir.
- Após a limpeza da área contaminada, é necessário descartar todos os trapos, escovas, luvas e películas junto com o respirador.
O controle do molde é um evento inevitável caso o molde já tenha começado. Mas é muito melhor prevenir a sua ocorrência não criando condições para o desenvolvimento de colônias de fungos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode escrever muito sobre o quão perigoso é o mofo, mas não causará a mesma impressão que as histórias daqueles que já foram expostos a ele.
É bom que as pessoas percebam a tempo o que está causando seus problemas e problemas de saúde. O vídeo a seguir ajudará você a entender os problemas que surgem da exposição ao mofo negro:
Este vídeo demonstra claramente os métodos de prevenção e combate às colônias de fungos.
Derrotar seu inimigo aveludado não é nada fácil, mas é possível. É muito mais importante garantir condições de vida em sua casa para que o mofo não cresça nela. Não deixe para ela nenhuma chance de viver.
Talvez você também tenha experiência em lidar com fungos insidiosos? Por favor, conte-nos sobre métodos comprovados para sua destruição. Comente o material e deixe dúvidas sobre o tema.
Diga-me, ao usar uma lâmpada UV, é necessário usar alguma proteção para os olhos? E, claro, o mofo, direi por experiência própria, é muito difícil de combater. Nos quartos, curiosamente, apareceu mofo ao redor das janelas de plástico recém-instaladas, em vez das de madeira.
Aparentemente, devido à ventilação insuficiente, forma-se alta umidade. Nada pode ser feito em relação ao mofo: tentamos alvejante e “Belizna” - ainda aparece. Nós desmontamos até o concreto, rebocamos e fazemos de novo. Tudo isso se deve ao ajuste muito apertado da estrutura à abertura - são as janelas de plástico.
Sim, certifique-se de comprar óculos de segurança. Eles estão disponíveis em quase todos os supermercados de construção e são baratos (200-300 rublos). Eu mesmo os comprei para trabalhos de encanamento, mas também são adequados para proteção contra radiação UV. Aliás, foi com a ajuda de lâmpadas ultravioleta que consegui me livrar do mofo preto do porão. Depois disso, tratei o chão e as paredes com um composto protetor especial para evitar que voltasse a aparecer.
Quanto tempo precisa ser a exposição à lâmpada UV para matar o mofo? Quero resolver isso de uma vez por todas.
Olá. É bem possível realizar o tratamento com lâmpada UV todos os dias durante 20 minutos, observando os cuidados de segurança. Infelizmente, usar apenas uma lâmpada não removerá completamente o mofo; é necessária uma abordagem integrada de alta qualidade, especialmente porque a lâmpada queima principalmente bactérias e apenas alguns tipos de fungos; muitos tipos de mofo são imunes a ela.
As janelas de plástico têm um ajuste “inverno/verão”; ajuste-o para algo intermediário e a ventilação aparecerá.
Boa tarde, Alexandre. Qualquer bom óculos de sol com etiqueta UV 380 ou UV 400 servirá, a menos que você planeje ficar na sala o tempo todo com a lâmpada acesa.
A alta umidade tem seus motivos. No seu caso, parece que as encostas não estão isoladas. Na reforma, apenas rebocar uma parede de concreto não é correto. Faça tudo que você descreveu e processe duas vezes agentes antifúngicos.
Então recomendo usar espuma de poliestireno extrudado como isolamento. Compre a opção com tela aplicada, a massa se espalhará mais facilmente nessa superfície e a fluidez da solução ficará bem menor. Para maior clareza, anexei um desenho.
Após a massa, pintar com tinta à base de água de primeira classe de resistência à lavagem. É aconselhável que a tinta contenha látex.
Além disso, você não indicou isso com encostas externas. Eles também precisam ser equipados. A espuma tende a quebrar quando exposta à luz solar.
primeiro deve ser bem lavado com uma solução real e altamente concentrada de sabão em pó, quase espuma, depois certifique-se de tratá-lo com uma composição especial para combater fungos, não se esqueça de usar equipamentos de proteção no trato respiratório também, depois secar até 3 vezes, branquear com cal e em solução para usar cal para acabamento, tratamos assim e já faz 3 anos, e não esqueça de lavar tudo após o tratamento com sabão doméstico e ambiente completamente também
Para se livrar dele, é necessário instalar taludes de PVC, espumar a vazante (se não for espumante) e instalar uma válvula de alimentação em cada janela do apartamento ou casa.
Olá. Vou corrigi-lo - não para me livrar dele, mas para prevenir a sua ocorrência e fornecer uma solução abrangente para eliminar a sua propagação.
Boa tarde. Tenho mofo nas passagens de ar - na ventilação por onde sopra o ar condicionado - como faço para tirar daí?
Bom dia, Natália.
Parece que você está usando um sistema de ar condicionado canalizado que não é limpo há algum tempo. Releia o contrato com a organização que instalou o sistema - você precisa encontrar a seção que descreve a manutenção operacional (pode haver opções anuais, trimestrais, mensais).
Você não pode lidar com o mofo sozinho, porque os dutos de ar, pelo que entendi, ficam escondidos pelas estruturas do prédio - é preciso chamar especialistas com equipamentos especiais e “química” adequada.
Apareceu mofo no porão de uma casa particular, agora é inverno, a ventilação do porão está fechada, se abrirmos a ventilação na rua para vender, o mofo vai morrer? Ou como lidar com isso?
Para combater ESTA infecção, você precisa de uma lâmpada UV de quartzo que emita luz com comprimento de onda de 204 a 254 NM (nanômetros).Eu determino o estágio inicial e a localização de fungos mofados invisíveis usando DIOLOCATION.
O que significa determinar usando radiestesia? Isso é algum tipo de dispositivo?
Olá, estou anexando fotos, que tipo de molde é e o que devo fazer?
Antigamente diziam isso….. se tem mofo preto em uma casa, então você precisa sair desta casa e incendiar a casa!! Não é só assim......
Boa tarde. Há mofo sob o papel de parede de um apartamento alugado. É possível matá-lo com uma lâmpada sem retirar o papel de parede, por exemplo, ligando-o por um dia?
Por favor, responda esta outra pergunta. Moramos em um prédio de apartamentos no 9º andar. A parede da casa de banho fica ao lado da entrada, ou melhor, da escada de acesso ao sótão, existindo também um elevador próximo, do outro lado da escada. Esta parede também fica voltada para o sótão frio. Conseqüentemente, ela está com frio. Meu marido pegou lã mineral para isolamento. Fixei perfis de alumínio em forma de treliça na parede, coloquei lã mineral nas células, cobri por cima com gesso cartonado resistente à umidade, colei fita de reforço especial nas juntas do gesso cartonado e pintei por cima com “líquido borracha” - preto especial. tingir. E depois de tudo isso cole os ladrilhos cerâmicos. Não há ventilação no banheiro. Há um pequeno buraco redondo na parede do banheiro adjacente. A coifa do vaso sanitário possui ventilação natural, que dificilmente funciona, além de ventilador. Sempre mantemos as portas do banheiro abertas. Estou preocupado que um fungo possa aparecer sob esse isolamento com lã mineral.E sob a camada de drywall e azulejos não sentiremos cheiro, isto é, se algo der errado. Diga-me, por favor, era possível isolar assim? Um ano já se passou.