Como remover mofo de superfícies de madeira: uma revisão dos métodos mais eficazes

Não basta projetar e construir uma casa de madeira bonita e durável, é preciso protegê-la de um problema comum e difícil - o mofo.Cresce rapidamente e destrói madeira, toras, tábuas, elementos de revestimento e decoração esculpida. É preciso tomar medidas oportunas e eficazes para combater o fungo, não concorda?

Para proprietários zelosos, reunimos e apresentamos todas as formas eficazes de exterminar o fungo e impedir sua propagação. Aqui você aprenderá como remover mofo de superfícies de madeira e o que fazer para destruir permanentemente as colônias de fungos.

Oferecemos a você a oportunidade de conhecer remédios populares e produtos químicos domésticos produzidos em fábrica, além de descrever detalhadamente a tecnologia de utilização das composições. Informações úteis são complementadas por ilustrações, instruções passo a passo com fotos e dicas em vídeo.

O mundo diverso e perigoso do mofo

O primeiro sinal de que há mofo na casa é a mudança na cor das superfícies de madeira, o aparecimento de manchas características azuis, marrons, rosadas e esbranquiçadas, manchas cinzentas e superfície umedecida. Alguns fungos não destroem a textura e não penetram profundamente na madeira, mas prejudicam a aparência do revestimento de madeira das paredes, das tábuas do piso e dos acabamentos do teto.

Não apenas em casas de campo construídas com toras arredondadas ou madeira, mas também em apartamentos urbanos com sistema de ventilação ou correntes de ar mal ajustados mofo aparece. Por exemplo, no forro, que costuma ser usado para decorar uma varanda ou loggia, podem aparecer manchas escuras desagradáveis.

Colônias de mofo preto aparecem em tábuas com muito menos frequência do que em pedras, tijolos ou rejuntes de azulejos, e o mofo azul é um convidado frequente em casas de madeira.

Molde azul
Se durante a construção de uma casa a madeira ou tora não foi tratada com impregnação anti-séptica, logo aparecerão manchas de mofo de tinta clara, chamadas de “azul”, na superfície da madeira.

Fungos como o fungo azul, muito comum, mudam completamente a cor da madeira. Alimentam-se de proteínas, amido, açúcar e crescem rapidamente - uma mancha pode dobrar de tamanho em apenas 10 dias. Mas para isso é necessária uma condição - o teor de umidade da madeira é superior ao normal.

Não se acredita que o azul afete as características de resistência, portanto, madeira e madeira contaminada com esporos são frequentemente testadas quanto à adequação, e mofo pode estar presente em um lote de madeira destinado a trabalhos de renovação.

O fungo mais perigoso para a madeira é o fungo putrefativo. Alimenta-se das fibras do material, decompondo-as com enzimas secretadas. Primeiro, manchas marrons brilhantes aparecem na superfície das tábuas e troncos e, depois de algumas semanas ou meses, os elementos de madeira tornam-se inutilizáveis.

Lixar uma superfície de madeira
No estágio inicial, você ainda pode se livrar do fungo cortando e polindo completamente a superfície (se possível), mas se o molde penetrar profundamente na tábua ou tora, você não poderá mais salvá-lo

Às vezes, o processo de desenvolvimento do foco ocorre secretamente: várias manchas sutis aparecem na parte superior, mas a destruição ativa ocorre no interior. As partes “doentes” do revestimento ou moldura podem ser reconhecidas por uma batida surda. Uma madeira de aparência durável, afetada pela podridão, quebra quando pressionada.

O mofo é prejudicial não só para a própria madeira, mas também para as pessoas que inalam ar contaminado com esporos.Se houver pessoas alérgicas em casa, elas sempre se sentirão mal quando ocorrerem surtos. Os pequenos fungos também são perigosos para pessoas saudáveis ​​- podem provocar o aparecimento ou agravamento de várias doenças do aparelho respiratório.

O mais vulnerável e suscetível ao mofo em uma casa de madeira é banheiro ou um banheiro compartilhado. O banheiro sofre da mesma forma, mesmo que o box esteja perfeitamente vedado e não deixe passar gotas de água.

Portanto, ao instalar salas higiênicas em edifícios de madeira ou toras, é imprescindível seguir as tecnologias para sua organização e utilizar antissépticos protetores.

Causas da destruição da madeira

Suponhamos que o interior da casa fosse forrado com tábuas absolutamente saudáveis. No entanto, com o tempo, eles também começaram a ficar azuis e gradualmente ficaram cobertos de manchas feias. De onde vem isso?

O mofo se reproduz por meio de esporos que estão presentes em todos os lugares - na floresta, nos campos, nas estradas. Estima-se que as espécies florestais que vivem em árvores vivas cubram aproximadamente 40% da superfície dos troncos e galhos dessas árvores e arbustos. Eles não destroem a casca e outros tecidos, mas os tornam mais porosos.

Os esporos são facilmente transportados pelo vento, animais e até sapatos. Se os microrganismos, por qualquer um dos métodos listados, entrarem em uma casa onde foram criadas condições favoráveis ​​​​para eles, eles rapidamente começarão a se multiplicar. As condições ideais para a existência de mofo são umidade elevada (de 70%) e temperatura de +5ºС a +30ºС.

Banheiro sem mofo
Boa ventilação e umidade moderada são duas condições necessárias para evitar mofo em áreas onde há uso constante de água, como o banheiro

A madeira é apenas um dos materiais sobre os quais se instalam colônias inteiras de fungos. Eles podem crescer em entulho, concreto, gesso, papel e até plástico.

Os proprietários de casas de campo sazonais na Rússia central sabem muito bem: se você não aquece regularmente uma casa de madeira ou não cuida estado do porão e base, com certeza aparecerão manchas escuras nos cantos, no teto e até nos móveis.

O mesmo problema ameaça caves e banhos de madeira se a ventilação não for organizada neles. Até o revestimento interno da ripa pode ficar infectado com fungos e ficar totalmente inutilizável se não tiver oportunidade de ventilar e secar.

A falta de circulação de ar também favorece o rápido crescimento de colônias de fungos. Isso pode ser observado em apartamentos urbanos, onde os banheiros são revestidos com painéis de madeira e a ventilação é fraca.

Se a superfície dos painéis não for tratada composição protetora, logo serão cobertos com um revestimento branco ou preto claro e, com o tempo, o revestimento adquirirá uma aparência negligenciada.

Base Pinotex
Base Pinotex – impregnação profunda para a camada superior da madeira, atua como primer e antisséptico. Utilizado em combinação com produtos decorativos - Pinotex Wood Oil, Pinotex Classic, etc.

Assim, os motivos para o aparecimento de fungos ou mofo são a falta de impermeabilização, problemas de ventilação, alta umidade do ar.

Maneiras DIY de resolver o problema

Se as causas do mofo não forem eliminadas, mesmo após sua destruição completa, esporos podem entrar no ambiente e devolver o problema. Portanto, é necessário tomar uma série de medidas para eliminar as condições favoráveis ​​​​ao crescimento de fungos, principalmente a mais comum delas - a alta umidade.

Primeiros passos a tomar:

  • se o sótão ou cave estiver húmido, é necessário considerar a barreira hídrica e de vapor, verificar a integridade da cobertura e o estado da fundação;
  • em caso de problemas de circulação de ar, ajustar a ventilação ou projetar um sistema novo e mais eficiente, instalar dispositivos de alimentação de ar forçado (ventiladores);
  • se as condições permitirem, garantir a penetração da luz solar (relevante para varandas, terraços, sacadas) - o mofo não tolera a irradiação ultravioleta;
  • durante o processo de reparação, juntamente com o revestimento de madeira, é necessária a utilização de uma membrana de barreira de vapor para proteção contra condensação;
  • verificar o estado das superfícies limítrofes à área contaminada;
  • aqueça e seque completamente a sala onde novas colônias de mofo aparecem periodicamente - uma pistola de ar quente é adequada para isso.

Resumindo, é necessário tomar todas as medidas possíveis para reduzir a umidade.

Isolamento de varanda
Uma das opções para arrumar o piso da loggia. Para evitar que o piso ou revestimento de madeira fique úmido, é necessário considerar dutos de ventilação acima da camada de isolamento e impermeabilização (+)

Vejamos como se livrar do mofo em toras ou tábuas usando produtos químicos.

Existem várias soluções que podem ser adquiridas em uma loja de ferragens ou ferragens:

  • Dalí – adequado para concreto, azulejos, madeira, superfícies pintadas;
  • Spray Biotol – utilizado no tratamento de fachadas, caves, sótãos;
  • Alpa – agente antifúngico para trabalhos de interiores;
  • Pare o molde – uma composição concentrada para o tratamento das áreas mais suscetíveis à infecção - caves, terraços, sótãos, estufas.

Para utilizar o produto, você deve remover mofo visível, enxágue as áreas com água limpa, após a secagem completa aplique uma solução anti-séptica em várias camadas.

Você pode se livrar de uma mancha de mofo de uma maneira simples, mas trabalhosa:

Métodos tradicionais para se livrar de fungos

Ao usar o que é comumente chamado de remédios populares, você precisa se lembrar de três pontos:

  • a sua utilização é muitas vezes lembrada quando já é tarde demais e são necessárias soluções mais eficazes;
  • É difícil remover lesões crescidas com soluções caseiras e quando são destruídas há sempre o risco de aparecimento de novas colónias;
  • Ao se livrar do mofo, é necessário eliminar simultaneamente as causas que o originaram.

Vejamos os produtos disponíveis que você pode encontrar em casa ou comprar.

Tratamento com alvejantes à base de cloro

As lojas vendem uma solução que tradicionalmente é chamada de “branquitude”. As composições dos diferentes fabricantes podem ser diferentes, mas a substância principal não muda - é o hipocloreto de sódio, um poderoso agente anti-séptico e oxidante.

Nas fábricas de produtos químicos é utilizado para desinfetar água e superfícies diversas; no dia a dia, é utilizado para branquear tecidos e desinfetar banheiros.

Como remover mofo preto de placas usando cal
Não se esqueça que quaisquer produtos que contenham cloro são potencialmente perigosos para a saúde humana. Se entrarem no trato respiratório podem causar vômitos, tonturas e, com doses aumentadas, intoxicações, por isso é necessário o uso de equipamentos de proteção: máscara, luvas, respirador

Ao usar uma solução, é importante determinar sua concentração. Normalmente “Whiteness” é diluído em água na proporção de 1:10, mas para combater o mofo é necessário um anti-séptico mais potente, então as proporções mudam para 1:1.

A brancura é ideal para superfícies lisas, como azulejos ou plástico rígido. A madeira tem uma textura porosa e muito difícil de processar, por isso uma solução de cloro só é adequada para remover sinais externos, manchas e manchas, não evita a penetração profunda de fungos.

A composição concentrada é aplicada em várias camadas com pincel e depois lavada com água limpa. Se o fogo estiver em local inacessível (no sótão), o produto não precisa ser lavado.

Soluções anti-sépticas de farmácia

O peróxido de hidrogênio, usado para tratar feridas e arranhões, também funciona muito bem contra fungos. Via de regra, um pequeno frasco de água oxigenada sempre pode ser encontrado no kit de primeiros socorros, então nada impede que você faça um pequeno experimento.

Umedeça um algodão com algumas gotas da solução e limpe a superfície de madeira afetada pelo mofo. Se as manchas desaparecerem, você poderá processar a área já limpa várias vezes.

Removendo mofo com pincel
Assim como as substâncias que contêm cloro, você não precisa esperar milagres do peróxido.Você pode usá-lo para limpar azulejos, porcelanatos, superfícies esmaltadas ou de concreto, mas a madeira é um material macio e não pode ser “tratado” rapidamente

Se você comprou um frasco de solução a 3%, não dilua em água, essa concentração não é considerada forte. Basta aplicar água oxigenada na área danificada e deixar um pouco, depois repetir o procedimento.

A segunda solução “da farmácia” é a amônia, que faz parte de produtos para limpeza de janelas e lavagem de cabeçotes de impressão de impressoras jato de tinta. Também funciona eficazmente em superfícies lisas (vidro, faiança, plástico) e com sucesso moderado em madeira (ou gesso cartonado).

O procedimento deve ser realizado de acordo com as mesmas regras do “Belizna”: diluir na proporção de 1:1, não se esqueça de usar luvas e respirador.

O uso de produtos de "cozinha"

Pelo menos dois produtos usados ​​para combater o mofo podem ser encontrados no armário da sua cozinha. Isso é vinagre e refrigerante.

O vinagre, como o Belizna, não é capaz de remover completamente o mofo, mas, ao contrário dele, é absolutamente seguro para os seres humanos. Não se dilui em água, mas aplica-se em grandes quantidades nas áreas infectadas com rolo, pincel ou esponja.

Bicarbonato de sódio e vinagre contra mofo
Para aumentar a eficiência, não use soluções de mesa fracas, mas sim essência de vinagre ou ácido, que é mais concentrado

Se o mofo em uma superfície de madeira se assemelhar a uma placa, há uma chance de eliminá-lo completamente. Porém, não se esqueça da persistência de microrganismos nocivos e limpe as áreas de risco a cada 2 semanas - até corrigir a ventilação e isolar o ambiente.

O refrigerante também é um dos remédios mais seguros.É frequentemente usado para limpar roupas infantis e lavar louça. No entanto, quando combinado com vinagre, pode destruir uma pequena colônia de mofo. Se você notar pequenos pontos pretos espalhados nas paredes, dilua o bicarbonato de sódio em vinagre e limpe a área infectada.

Solução em um borrifador
A solução de vinagre e refrigerante pode ser colocada em um borrifador e borrifada nas paredes (piso, teto, sótão, exterior da casa) a cada 2-3 horas.

O refrigerante não agride a madeira, então esta opção também é possível: despeje uma pequena quantidade de pó em um pano levemente umedecido e esfregue na área danificada e depois enxágue com água.

Visão geral do mercado de produtos anti-sépticos

Quando os remédios populares são inúteis, entra na batalha a artilharia pesada - soluções químicas altamente eficazes que são utilizadas tanto para prevenção (tratamento inicial) quanto para “tratar” elementos já danificados. Vejamos os anti-sépticos populares que podem ser encontrados nas prateleiras dos supermercados de construção.

A maioria dos produtos apresentados pelos fabricantes modernos são universais. A sua composição é tal que protege simultaneamente a madeira do apodrecimento, do bolor, do sol, dos insectos e até do fogo.

A madeira para o revestimento externo de uma casa, como todos os elementos decorativos de interiores, deve ser processada sem falhas, caso contrário o risco de danos é muito elevado.

Tikkurila Valti
Tikkurila Valti - possui excelentes propriedades protetoras mesmo em condições atmosféricas difíceis, contém óleos naturais e evita a formação de mofo. Volume 2,7 l – 1.500 rublos.

Vamos citar vários fabricantes de anti-sépticos que são populares e ocupam regularmente as primeiras linhas das classificações:

  • Tikkurila. Conhecida por uma ampla gama de impregnações multicomponentes que podem proteger a madeira nas condições mais difíceis. Destaque para o primer de penetração profunda Valtti Pohjuste e a argamassa de revestimento Vinha. O esmalte de impregnação colorido Valtti Color (série Extra, Satin, Primer) penetra profundamente nas fibras da madeira e não forma película, fazendo com que os produtos de madeira tenham um aspecto natural.
  • Senej. O anti-séptico mais confiável é o de impregnação profunda, ideal para tratamento de fachadas. Não é lavado pela água e é capaz de proteger a madeira em condições climáticas adversas. O Senezh Ecobio foi pensado para uso dentro de casa e o Aquadecor foi criado especificamente para decoração. Existem muitas críticas positivas sobre os equipamentos de proteção Senezh para saunas e banhos.
  • Belinka. Adequado para processar superfícies de madeira internas e externas. BELINKA BASE contém uma porção concentrada de biocidas; BELOCID é adequado tanto para prevenção como para tratamento de superfícies contaminadas. BELINKA IMPREGNANT é uma impregnação incolor, boa onde é importante preservar a textura natural das fibras.
  • Aquatex. Protege perfeitamente toras, tábuas, forros e aglomerados contra mofo e besouros perfuradores de madeira. Possui mais de 10 opções de tonalidades. A solução é usada como primer ou impregnação.
  • Neomídeo. Uma conhecida marca russa com uma vasta gama de produtos anti-sépticos. NEOMID 440 ECO protege eficazmente produtos de madeira em ambientes com alta umidade, NEOMID 400 é usado para processar peças internas, NEOMID 46 BiO protege a madeira serrada contra danos por mofo.

A lista pode continuar com nomes de produtos alternativos: Dufa Wood Protect, Sitex, Pinotex, Texturol, Woodmaster.Ao usar este ou aquele produto, você deve agir estritamente de acordo com as instruções.

Controle profissional de moldes

Existe outro método eficaz para remover um “convidado” desagradável - chamar especialistas.

Eles podem fazer coisas que os moradores da casa não conseguem fazer sozinhos:

  • diagnosticará o microclima por meio de instrumentos de alta precisão;
  • analisar a condição dos objetos afetados;
  • realizará um exame e tirará uma conclusão sobre a natureza da ocorrência de mofo nas superfícies de madeira;
  • selecionará os produtos profissionais mais eficazes e tratará áreas de crescimento fúngico com biocidas;
  • Eles neutralizarão o ar interno usando instalações UV.

Se necessário, profissionais realizarão obras: aumentará a eficiência da ventilação, reduzirá a perda de calor colocando isolamento e restaurará a umidade normal instalando impermeabilização.

Dispositivo de ventilação
A instalação de um sistema de ventilação confiável em uma casa de madeira garantirá um nível normal de umidade e condições sob as quais o mofo não poderá se desenvolver e destruir a madeira.

A principal vantagem do tratamento profissional da sala é a garantia de que o mofo não o incomodará num futuro próximo. As empresas mais responsáveis ​​comprometem-se a executar medidas repetidas para eliminar novos surtos emergentes.

Se decidir chamar uma equipe de especialistas, tome cuidado para documentar o pedido. O contrato de prestação de serviços deve incluir o período de garantia e indicar a lista dos procedimentos realizados. Se os trabalhadores realizam atividades de construção, eles devem ser orientados pelos requisitos do GOST e SanPiN.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeos informativos ajudarão você a escolher um protetor de mofo de madeira e ensinarão como usá-lo.

Vídeo nº 1. Dicas valiosas para escolher antissépticos:

Vídeo nº 2. Instruções de aplicação dos profissionais da düfa:

Você mesmo pode proteger tábuas de madeira, toras ou elementos de revestimento de mofo, mas levando em consideração as recomendações do fabricante de produtos especiais e o cumprimento das normas de segurança.

Se você escolher a impregnação ou proteção decorativa correta, a superfície da madeira manterá sua aparência original por muito tempo, e o isolamento térmico adequado e a ventilação eficaz criarão condições sob as quais o mofo nunca se instalará em sua casa.

Você conhece uma maneira eficaz de se livrar do mofo além das que fornecemos? Gostaria de partilhar a sua própria experiência no combate a este fenómeno biológico tão persistente ou gostaria de colocar uma questão? Por favor, comente no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Natália

    Este infortúnio também não nos poupou. E uma coisa com a qual concordo definitivamente é o dispositivo de ventilação. Fizemos isso e o mofo começou a se espalhar muito mais devagar. Mas escolher um produto demorava muito. Todos os métodos tradicionais não ajudaram (tentamos vinagre, peróxido, etc. substâncias). Uma vez comprei um produto não para madeira, mas para banho. O cheiro era impiedoso, mas, por incrível que pareça, ajudou. Tive que fazer o tratamento duas vezes, ardeu nos olhos. O mofo foi removido em alguns lugares. Depois tratamos com um preparado para madeira. E, pah-pah-pah, o mofo não se faz sentir há seis meses.

  2. Nikolai

    Há cerca de três anos, um fungo se desenvolveu sob o piso da casa, seja por causa da infiltração de água da enchente ou por causa da alta umidade geral. A primeira coisa, claro, foi fazer ventilação na fundação. Simplesmente abri os canos dos dois lados e, para evitar que os animais entrassem na casa, fechei os buracos com tela.Tratei as áreas afetadas pelo fungo com óleo secante e, após 5 dias, tratei novamente com uma solução de refrigerante e sal com ácido bórico (diluído a olho nu). Tudo parece estar bem até agora.

  3. Temos uma casa de madeira em construção de 60 m2. m. Encontramos o seguinte problema: apareceram vestígios de mofo nas vigas e paredes. As áreas infectadas foram tratadas com um método simples - o clareamento. Quase meia hora depois a árvore ficou branca e limpa. A infecção no teto foi mais grave; na primeira vez não foi possível remover as marcas desagradáveis; foi necessário contorná-lo várias vezes. O principal é comprar branco nessas embalagens soviéticas antigas. Nas lojas, os alvejantes para madeira são mais caros e a maioria tem composição semelhante à brancura.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica