Reparação de sistemas de ventilação: análise de falhas populares e formas de eliminá-las
As unidades de ventilação renovam o ar, removem componentes nocivos de espaços confinados e mantêm um microclima confortável.Sem troca de ar de alta qualidade no ambiente, existe um risco para a saúde de todos os membros da família. Uma situação perigosa ocorre quando o sistema de ventilação funciona mal.
Diremos como se livrar do ar estagnado, que causa problemas no aparelho respiratório e agrava doenças crônicas. Nosso artigo descreve detalhadamente os métodos pelos quais os sistemas de ventilação são reparados. São fornecidas dicas para sua restauração e manutenção.
O conteúdo do artigo:
Opções de ventilação
Ao reparar um sistema, você precisa entender como ele está estruturado e por quais princípios funciona. Existem tipos de ventilação natural e forçada.
Características da troca de ar natural
Todos os edifícios antigos estão equipados com sistemas de ventilação natural. Os fluxos de ar neles se movem, obedecendo às leis da física. Eles entram por respiradouros, frestas de janelas e portas, percorrem dutos de exaustão conectados a uma rota comum e saem por furos na tubulação da cobertura do prédio.
A ventilação natural é barata e fácil de manter, pois não possui equipamentos mecânicos. Mas também existem desvantagens significativas - ele reage às mudanças climáticas, não funciona bem no verão e não oferece a capacidade de controlar as trocas de ar.
Princípios da ventilação forçada
Na construção moderna, são utilizadas tecnologias de economia de calor que proporcionam a vedação completa da caixa. Essas condições proporcionam uma vida confortável, mas impedem o fluxo natural de ar no ambiente.
Portanto, as novas casas são equipadas com ventilação forçada ou mista. Aqui o movimento do fluxo é realizado mecanicamente por meio de um ventilador. A tubulação de alimentação está localizada na parte inferior do edifício, e a partir dela são distribuídas dutos de ar pelos apartamentos, conectados por uma via comum.
A ventilação consiste em um conjunto de dispositivos que auxiliam na remoção do ar em distâncias significativas:
- Dutos de ventilação. Tubulações flexíveis e rígidas feitas de plástico, chapa galvanizada ou folha de alumínio, unidas em uma rede por tês, curvas e adaptadores. Forneça suprimento de ar para salas isoladas.
- Fãs. Dispositivos axiais e centrífugos com roda de lâminas. A massa gasosa é fornecida e removida, criando a pressão necessária no sistema.
- Grade de entrada de ar. Permite fluxos de ar externos, protege o equipamento contra precipitação e objetos estranhos.
- Válvula de ar. Impede a entrada de ar externo na sala quando o sistema está desligado.
- Filtros. Proteja o espaço ventilado e o equipamento contra poeira, detritos e insetos.
O sistema forçado não é afetado por flutuações de temperatura e pressão no tubo de escape. Sua eficácia depende apenas do desempenho e da potência do ventilador.
Porém, vale considerar que tal dispositivo consome muita eletricidade e requer manutenção regular. Em caso de avaria, reparar sistemas de ventilação forçada pode custar muito caro.
Esquemas de sistemas de ventilação utilizados na disposição de prédios de apartamentos são descritos em detalhes no próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Ameaças de interrupção das trocas aéreas
O mau funcionamento dos dutos de ventilação não é imediatamente perceptível, mas, mais cedo ou mais tarde, resulta em consequências desagradáveis.
Os seguintes sinais indicam mau funcionamento de qualquer tipo de troca de ar:
- o cheiro de podridão e podridão apareceu na casa;
- mofo e bolor começaram a se multiplicar ativamente, tanto em locais de difícil acesso atrás de armários, pia ou mesa da cozinha, quanto em áreas abertas;
- A condensação se forma constantemente nas superfícies de janelas, paredes e móveis;
- a sala fica úmida, fria, o suprimento de oxigênio não é reabastecido, é difícil respirar;
- o sistema produz zumbidos e sons altos, o que causa desconforto;
- Há um cheiro de queimado vindo dos dutos de ar.
A operação segura de unidades de combustível sólido e equipamento de aquecimento a gás. Os dutos de ventilação conduzem para fora e evitam o acúmulo de produtos de combustão nocivos no ambiente.
Se aparecer pelo menos um sinal de mau funcionamento, deve-se iniciar imediatamente o diagnóstico, identificar e eliminar as causas da falha no sistema.
Como verificar a funcionalidade do sistema?
A maneira mais fácil verifique a troca de ar no apartamento ou em casa - abra uma janela de um dos cômodos e segure uma folha fina de papel próximo à ventilação. Com tração normal ele permanecerá na grelha. Esta verificação é bastante aproximada.
Tabelas de cálculo e um anemômetro - um dispositivo especial que mede a velocidade do movimento do ar - ajudarão a determinar com mais precisão o desempenho do sistema. Após as medições, os valores do dispositivo e os parâmetros da seção transversal do furo são inseridos na tabela. O resultado é um número que mostra a quantidade de ar que passa pelo poço por hora.
Valores normais de circulação de ar no apartamento:
- cozinha – 60 m³/h;
- banheiro e lavabo – 25 m³/h.
Quando existe uma velocidade real de fluxo de gás, ela pode ser usada para determinar o volume. Isso não requer tabelas adicionais ou livros de referência.
O volume de ar que passa é calculado sem tabelas usando uma fórmula simples:
Q = V x S x 360,
Onde:
- S – área da seção transversal do furo;
- V – leitura retirada do anemômetro.
Acontece que a uma velocidade de 22 m³/h e área de seção transversal de 110 mm, a quantidade de gases que passaram será igual a: 22x110x360 = 871,2 m³.
Falhas e soluções básicas
Os sistemas de ventilação falham por vários motivos. Muitas vezes, isso é instalação e operação incorretas, negligência na manutenção, aparecimento de danos mecânicos e processos de corrosão e desgaste natural de peças e dispositivos. Todos eles estão repletos de problemas de funcionamento típicos. Vamos dar uma olhada neles.
O problema mais comum é o fluxo de ar insuficiente em ambientes com ventilação natural. A razão reside na elevada estanqueidade das instalações.
O sistema natural é projetado para o fluxo de ar de portas, janelas de madeira e outras fissuras, que tentamos eliminar cuidadosamente durante os reparos. As janelas de plástico seladas, ao contrário dos antigos análogos de madeira, não permitem a passagem de ar, bloqueando todas as possibilidades para a sua circulação normal.
O mesmo se aplica a portas que dificultam sua movimentação entre cômodos. Por causa disso, condensação e manchas de mofo se acumulam constantemente nas janelas.
A forma de resolver o problema é esta: fazer pequenos furos nas portas, instalando nelas grades ou mangas decorativas. E também providenciar ventilação regular, instalar válvulas com função de microcirculação em janelas ou paredes.
A válvula articulada da janela é fixada com parafusos curtos auto-roscantes na aba do caixilho. Dispositivo de fornecimento de ar na parede montado perfurando uma abertura e fixando a caixa com selante.
Outro problema é a extração difícil. Sua causa pode ser um tampão de detritos no canal, ou energia insuficiente ou falha do compressor.
Para corrigir isso, você precisará limpar os dutos de ar e substituir/reparar o compressor. O novo dispositivo deve realizar trocas de ar em um volume de pelo menos 3 metros cúbicos por hora para cada quadrado de área da sala.
O aparecimento de odores desagradáveis no duto de ventilação é causado por vazamentos no duto de ar, processos de corrosão e danos à integridade das peças.
Uma maneira de se livrar do problema: substituir insertos macios danificados, vedações wafer, reparar ou substituir áreas e elementos do duto de ar com defeitos. E também ajuste o aperto das conexões.
Pode surgir um problema como uma deterioração significativa na qualidade do ar e aumento da resistência dos dutos de ventilação. Seu motivo está no acúmulo de contaminantes no duto de ar e na baixa eficiência do filtro.
A solução é limpá-lo o máximo possível duto de ventilação de detritos, lave e seque os filtros ou substitua-os por novos.
A ocorrência de ruídos altos nos dutos de ar está associada à penetração de insetos, pássaros, pequenos roedores na tubulação, lubrificação insuficiente dos elementos móveis do equipamento e vento forte.
Para se livrar do problema, é necessário fixar uma malha protetora nos soquetes dos canais de alimentação/exaustão com parafusos auto-roscantes, lubrificar regularmente os mecanismos, envolver o tubo com material à prova de som e instalar silenciadores.
Recomenda-se realizar por conta própria apenas reparos de rotina nos sistemas de ventilação, o que não envolve intervenções significativas na estrutura ou trabalhos complexos de desmontagem. Por exemplo, isolamento acústico ou limpeza de dutos de ventilação. Na maioria dos casos, isso é suficiente para eliminar problemas básicos.
Métodos para reduzir o ruído do sistema
Ventiladores, válvulas, tubos de duto de ar e amortecedores de ventilação forçada criam certas vibrações sonoras que podem ser ouvidas na sala. De acordo com as normas sanitárias e de construção, o nível de ruído não deve exceder 30-40 dB. A violação das normas é indicada por fadiga crônica, dores de cabeça e outros problemas de saúde.
O ruído que surge durante a operação pode ser aerodinâmico ou mecânico. No primeiro caso, surge devido à má depreciação, estado insatisfatório dos componentes, atrito e violação dos parâmetros de balanceamento. No segundo, é resultado do funcionamento de motores elétricos e ventiladores.
As seguintes medidas ajudarão a reduzir o ruído do sistema de ventilação:
- instalação do ventilador em bases isolantes de vibrações;
- encaixe cuidadoso de peças e balanceamento de peças rotativas;
- forte fixação do ventilador, válvulas e válvulas gaveta;
- instalação de caixa removível à prova de som;
- inserir almofadas de borracha ou lona entre o ventilador e o duto;
- revestir as superfícies internas dos dutos de ar com materiais insonorizantes (fibra de vidro, feltro mineral);
- lubrificação de elementos móveis do compressor.
Na ventilação natural, o ruído é muito perceptível em tempo de vento, pois o vento que entra no sistema em alta velocidade cria um forte rugido. Uma câmara, placa ou silenciador tubular pode lidar com isso, reduzindo a pressão sonora nas paredes.Está instalado na parte superior do tubo de escape.
Outra forma de amortecer a vibração é instalar uma estrutura de concreto ao redor do duto de ar do telhado. Se razões técnicas não permitirem tal operação, o canal é envolto em isolamento.
Instruções de limpeza
Poeira, pequenos detritos e gordura de cozinha, que se acumulam constantemente nos dutos de ventilação, causam inúmeras avarias e mau funcionamento do sistema. Consequências indesejáveis podem ser evitadas através da limpeza programada do sistema a cada 3-6 meses.
Ao iniciar a limpeza do duto de ar, é aconselhável seguir um determinado procedimento:
- Use luvas grossas de proteção e uma máscara e prepare uma escada ou cadeira funcional e estável.
- Remova todas as grades de ventilação, lave-as com detergente e enxágue abundantemente. Se estiverem muito gastos, substitua-os por novos.
- Limpe as paredes internas de crostas sujas com uma pequena espátula de construção (plástico, madeira ou borracha), tomando cuidado para não deformar ou danificar o canal.
- Aspire o buraco em locais acessíveis e limpe com uma esponja úmida.
EM sistema forçado Em vez de grade, há um exaustor no nicho. Ele primeiro é desligado e removido com cuidado desapertando os parafusos que prendem o corpo. Em seguida, lave as lâminas e rale com um produto especial que decompõe a gordura e seque.
Para restaurar totalmente a circulação normal do ar, você precisa tentar limpar o canal o mais profundamente possível, usando as ferramentas disponíveis. É necessário movimentar-se com cuidado, com movimentos rotacionais graduais.
Ao final do trabalho é realizada uma verificação de controle da tiragem com anemômetro ou pedaço de papel.
Deve-se lembrar que os moradores de prédios de apartamentos estão proibidos de acessar os poços principais. Portanto, se a limpeza de alguns canais do interior do apartamento não ajudou a resolver o problema, faz sentido chamar serviços especiais.
Realizam um tratamento eficaz em larga escala com aspirador de pó e escova, desinfetando as superfícies internas dos tubos com produtos químicos.
Você mesmo pode desinfetar os canais preparando uma solução universal barata de clorexidina, ácido bórico, óleo de abeto e álcool. Os ingredientes são colocados em um borrifador, que serve para tratar as paredes dos dutos de ar.
O tratamento de desinfecção eliminará os fatores alergênicos e neutralizará todos os germes e bactérias que vivem nos canos. Deve ser realizada em intervalos regulares imediatamente após a limpeza dos dutos de exaustão.
Como melhorar o desempenho da ventilação?
Quaisquer avarias são sempre mais fáceis de prevenir do que consertar. Isso economizará esforço e dinheiro na chamada de um técnico e na compra de novos equipamentos para substituir o quebrado.
Medidas preventivas simples ajudarão:
- verificar a força de tiragem da ventilação;
- manter a limpeza das grades de ventilação;
- inspeção visual de dutos de ar, fixações, equipamentos;
- lubrificação de mecanismos móveis, limpeza de ventiladores;
- ventilação das instalações.
A principal condição é a regularidade desses eventos. Por exemplo, a qualidade da força de tração é verificada anualmente, os canais e equipamentos são limpos à medida que ficam sujos e é necessária uma inspeção visual a cada poucos meses.
Vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como verificar você mesmo o funcionamento dos poços de ventilação:
Vídeo nº 2. O que fazer se a ventilação não estiver funcionando bem:
Vídeo nº 3. Instruções para organizar o isolamento acústico do duto de ventilação:
A ventilação é a rede de engenharia mais importante de um edifício, à qual são atribuídas funções importantes. Prestando bastante atenção à prevenção, você pode proteger o sistema de falhas globais e se contentar com reparos de rotina, lidando facilmente sem a participação de especialistas.
Conte-nos como você consertou o sistema de ventilação da sua casa/apartamento. Compartilhe informações com os visitantes do site que serão úteis na prática. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema.