Soquete com RCD embutido: dispositivo, diagrama de conexão, recomendações para seleção e instalação

Os dispositivos de corrente residual tornaram-se recentemente amplamente utilizados devido ao aumento do número de eletrodomésticos.Mas nem sempre os moradores querem conectar todo o apartamento a este equipamento devido a possíveis alarmes falsos.

É por isso que é popular uma tomada comum com RCD, na qual você pode conectar apenas um dispositivo potencialmente perigoso: uma máquina de lavar, um chuveiro, uma máquina de lavar louça. Você aprenderá tudo sobre o princípio de operação, recursos de design e tipos de dispositivos de proteção em nosso artigo. Aqui você encontrará dicas valiosas de instalação.

Relevância das tomadas elétricas com RCD

Mais de 40% dos incêndios ocorrem devido a falhas na fiação elétrica e milhares de pessoas morrem em casa por choque elétrico todos os anos. Esses infelizes incidentes poderiam não ter acontecido se o circuito elétrico estivesse sob controle RCD - dispositivo de corrente residual.

Este dispositivo monitora a diferença entre as correntes zero e de fase e, caso haja diferença significativa, desliga a alimentação da carga.

O limite de corrente para os músculos humanos não soltarem o fio é de 10 mA, portanto a tomada com RCD deve garantir uma determinação clara do seu nível e acionamento da proteção.A automação do aparelho é projetada de forma que ao tocar em um fio desencapado a pessoa nem tenha tempo de sentir o choque elétrico - o aparelho desliga a alimentação quase que instantaneamente.

Incêndio na fiação devido ao mau isolamento
Ao instalar um RCD em uma casa, você precisa ter certeza de que não há vazamentos de corrente dentro das paredes, caso contrário o dispositivo simplesmente não ligará.

Uma quebra de fiação defeituosa dentro das paredes pode ser invisível por muito tempo e não causar risco de incêndio. Mas com o tempo, o isolamento do fio fica mais fino e a corrente aumenta, o que pode causar incêndio. O RCD detecta o problema muito antes de o cabo aquecer e o desconecta da rede.

Se houver uma quebra oculta do isolamento no interior das paredes, a carteira do usuário também será prejudicada. Afinal, na verdade, a eletricidade é gasta no aquecimento de lajes de concreto e gesso. É por isso Instalação de RCD é uma excelente forma de aumentar a segurança eléctrica das habitações e dos seus residentes, bem como evitar custos desnecessários no pagamento da electricidade.

Diagrama interno do dispositivo

O dispositivo de corrente residual é baseado em um transformador diferencial, que é um núcleo toroidal com enrolamentos. É ele o responsável pela determinação da corrente de fuga, cuja ocorrência leva ao funcionamento do relé eletromagnético.

A carga ativa deve ser desligada em no máximo 30 ms, embora existam modelos projetados para um valor limite de 10 ms.

Diagrama elétrico de operação do RCD
Para uso doméstico, são produzidas tomadas com RCD eletromecânico, que não necessitam de energia adicional para funcionar.

O dispositivo RCD para tomada possui um design especial que permite que todos os equipamentos se encaixem caixa de soquete padrão. A miniaturização dos componentes também afeta o custo: se você adquirir os componentes do aparelho separadamente, o preço deles será pelo menos três vezes menor.

Possíveis opções de design

Na combinação de uma tomada e um RCD, ambos os dispositivos são equivalentes. É difícil determinar o papel principal de qualquer um deles. Portanto, externamente eles podem se parecer com um soquete com RCD ou um RCD com soquete.

Adaptador RCD em forma de soquete
O adaptador protetor é atraente devido ao seu baixo preço e facilidade de uso. Ele sempre pode ser movido para outra sala para conectar o dispositivo desejado

O design desses dispositivos pode ser o seguinte:

  • módulo embutido em uma caixa de soquete;
  • adaptador monobloco inserido em um soquete simples;
  • módulo montado em trilho DIN.

Na verdade, esses dispositivos são dois dispositivos independentes conectados em um único design. Sua funcionalidade é a mesma, portanto o principal critério de seleção é a conveniência de um ou outro modelo em uma determinada situação.

Diagramas de conexão para tomadas com RCDs

Os métodos para conectar soquetes com RCDs integrados podem ser diferentes. Eles dependem do número de dispositivos conectados, da localização dos fios e da presença de barramento de aterramento. É importante ligar as tomadas da casa de forma a garantir a máxima segurança aos moradores e cumprir todas as normas elétricas.

Tomada única com aterramento

O esquema mais simples para instalar uma tomada RCD em uma rede elétrica doméstica inclui apenas um dispositivo. Não apenas a fase e o neutro, mas também o fio terra se encaixam nele. Este esquema permite dupla proteção de uma pessoa.

O diagrama mais simples para conectar um soquete a um RCD
O circuito com tomada única é o mais simples e barato. Se necessário, você pode conectar qualquer eletrodoméstico por meio de um cabo de extensão.

O aterramento serve como uma forma passiva de proteger uma pessoa de choques elétricos ao entrar em contato com um eletrodoméstico energizado. Nesse caso, o fluxo principal de elétrons vai para a terra, mas a pessoa ainda corre perigo. E o dispositivo de desligamento protetor elimina quase todos os riscos à saúde na situação descrita acima.

A principal vantagem circuitos aterrados é a capacidade da corrente fluir suavemente para o solo, o que levará à operação instantânea do RCD. Na ausência de tal vazamento, o condutor será a pessoa que entrar em contato com a superfície viva. Isso pode resultar em choque elétrico grave.

Sistema de conexão de soquete via difavtomat

O sistema de dois níveis RCD e difavtomat é ideal em termos de conveniência. Em geral máquina diferencial fornece proteção adicional para todo o apartamento, não apenas contra corrente de fuga, mas também contra sobrecargas de rede e curtos-circuitos. Este esquema é recomendado para uso em instalações residenciais com fiação altamente ramificada.

Sistema de conexão de soquete de dois níveis com RCD
É aconselhável instalar um RCD adicional em forma de tomada em caso de cortes frequentes de energia quando um disjuntor geral do apartamento é acionado devido a um dispositivo doméstico

Quando o mecanismo elétrico da tomada for acionado, ele desligará sem desenergizar todo o apartamento, enquanto os demais cômodos permanecerão sob proteção de reserva.

Um difavtomat pode ter a mesma corrente limite que uma tomada com RCD, ou talvez mais (100 mA). Se o seu valor for o mesmo, ambos os dispositivos conectados em série podem desligar simultaneamente. As vantagens de conectar a tomada ao terra permanecem as mesmas do esquema anterior sem difavtomat.

Sistema de soquete múltiplo de nível único

Quando vários soquetes com RCDs estão conectados à rede, o princípio de seu funcionamento não muda. Cada dispositivo garante a segurança do uso dos eletrodomésticos a ele conectados.

Circuito de soquete múltiplo
Tomadas com RCDs certamente aumentam a segurança no uso de eletrodomésticos, mas do ponto de vista financeiro tal esquema é impraticável

Este circuito é instalado de forma bastante simples e não requer instalação de um difavtomat geral ou RCD. As vantagens de conectar o aterramento permanecem as mesmas das opções anteriores consideradas.

Diferenças nos princípios operacionais RCD e disjuntor diferencial são fornecidos no artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.

A única desvantagem de um sistema de várias tomadas é o custo, pois você terá que pagar um preço considerável por cada aparelho. Uma alternativa a esta opção é instalar um RCD para toda a sala.

Circuito não recomendado sem aterramento

O diagrama esquemático para conectar tomadas com um RCD na ausência de aterramento quase não difere das opções de dois níveis e de nível único propostas acima. A única diferença é a ausência de fio, o que garante que a corrente seja retirada do corpo do eletrodoméstico caso seu isolamento elétrico esteja danificado.

Circuito sem aterramento
O diagrama de conexão para uma tomada com RCD sem aterramento pode ser utilizado tanto na presença de um disjuntor comum quanto na sua ausência

Na verdade, a grande maioria das casas e edifícios altos não estavam equipados com ligação à terra até 2000, pelo que este esquema de ligação é o mais comum. No entanto, existe um perigo oculto nisso - a falta de contato entre o corpo do eletrodoméstico e o “solo”.

Este fato não é apenas um problema para a saúde humana, mas também tem um impacto negativo no desempenho dos microcircuitos em eletrodomésticos. Portanto, a presença de um barramento de aterramento na fiação elétrica residencial é extremamente necessária e desejável.

Características das tomadas com RCD

As tomadas modernas com RCD não estão instaladas em todos os apartamentos. A razão para isso é a instalação predominante desses dispositivos ou dispositivos automáticos na entrada comum de fios na sala.

Para decidir a melhor opção para organizar a proteção elétrica em casa, você precisa se familiarizar detalhadamente com os prós e contras das tomadas com RCDs.

Vantagens de dispositivos combinados

Os dispositivos de proteção contra fuga de corrente 2 em 1 não são usados ​​com frequência, mas apresentam uma série de vantagens que os tornam indispensáveis ​​em vários casos.

Marcação de corrente diferencial limite
O limite de corrente diferencial é sempre indicado no painel frontal da tomada, portanto é uma característica fundamental que determina sua função de segurança elétrica

As vantagens dos soquetes com RCD incluem qualidades como:

  • bloqueio garantido de choque elétrico na presença de vazamento;
  • não há necessidade de fiação adicional ou compra de um difavtomat geral caro de alta potência;
  • versatilidade em redes com diferentes tensões;
  • a capacidade de conectar qualquer eletrodoméstico com potência de até 3 kW;
  • monitoramento de desempenho usando um botão de teste especial;
  • possibilidade de operação com correntes de fuga de 10 mA;
  • proteção em caso de danos ao fio neutro;
  • facilidade de instalação;
  • compacidade;
  • presença de um indicador de tensão em local visível.

As vantagens listadas dos soquetes com RCDs os tornam indispensáveis ​​​​se você deseja fornecer proteção adicional rapidamente contra fugas de corrente. Além disso, esses dispositivos são bastante móveis e sempre podem ser movidos para outro local em poucos minutos.

Desvantagens de combinar um soquete e um RCD

Não existem muitas tomadas com RCDs e dispositivos portáteis semelhantes à venda. A razão para isso são algumas de suas deficiências, que obrigam os consumidores a escolher outros dispositivos.

O custo de uma tomada com RCD da marca alemã
Com a mesma funcionalidade, o custo de tomadas com RCDs de diferentes marcas pode diferir dezenas de vezes, embora a confiabilidade desses dispositivos seja aproximadamente a mesma

As desvantagens dos soquetes de proteção incluem:

  1. Alto custo. É muito mais fácil instalar um RCD para um apartamento inteiro ou grupo de quartos do que instalar um dispositivo separado em cada tomada.
  2. Disponibilidade de dispositivos concorrentes na forma de dispositivos automáticos, que também fornecem proteção adicional em caso de sobrecarga da rede ou curto-circuito nos fios.
  3. Alarmes falsos frequentes, especialmente em casas antigas com isolamento de fios danificado.
  4. Muitos modelos requerem caixas de encaixe profundas, o que complica sua instalação.

Assim, os soquetes com RCDs são um produto altamente especializado. É utilizado somente quando não há desejo ou oportunidade de instalação de disjuntores comuns em um apartamento, ou há necessidade de proteção com nível limite de 10 mA.

Regras para se conectar à rede

Conectar um soquete embutido com um RCD à rede é bastante simples.

A lista máxima de ações para isso pode ser assim:

  1. Selecione uma caixa de soquete de tamanho apropriado para o dispositivo.
  2. Faça um furo na parede com uma coroa e conecte fase, neutro e aterramento (se disponível).
  3. Desligue a energia.
  4. Conecte os fios elétricos aos terminais apropriados na tomada.
  5. Fixe o dispositivo na tomada.
  6. Ligue a eletricidade.
  7. Clique no botão “Testar” e verifique a funcionalidade do dispositivo. Normalmente, a fonte de alimentação deve ser desligada imediatamente.

A instalação do dispositivo na forma de um adaptador monobloco não é necessária. Ele é inserido em uma tomada simples e, do outro lado, são conectados eletrodomésticos.

Para instalar uma tomada com RCD em uma faixa DIN, basta fixá-la, conectar os fios correspondentes aos terminais e testar. Depois disso, o dispositivo está pronto para uso.

Dicas para escolher o modelo certo

Escolher um soquete adequado com RCD não é difícil, porque os fabricantes oferecem principalmente soluções padrão e a gama de modelos desses dispositivos é pequena.

Tabela de correntes de fuga limite
As correntes de fuga que podem causar incêndio são muito maiores do que aquelas que podem matar uma pessoa. Portanto, as tomadas domésticas com RCD proporcionam total segurança contra incêndio em caso de quebra de isolamento

Ao comprar, você deve prestar atenção especial às seguintes nuances:

  1. Para banheiros, o grau de proteção deve ser no mínimo IP44, e para ambientes secos - IP21 ou IP22.
  2. Para eletrodomésticos modernos, você pode usar dispositivos com nível de corrente de desligamento diferencial de 10 mA e, ao conectar dispositivos mais antigos - 30 mA.
  3. Se você planeja conectar fios longos ou vários eletrodomésticos à tomada, é recomendável usar modelos com corrente de fuga de pelo menos 30 mA.
  4. A potência máxima do equipamento conectado não deve ser superior à indicada na tomada. Recomenda-se que a corrente permitida seja 30-50% maior que a corrente operacional real.
  5. As estatísticas de defeitos e falsos positivos são quase as mesmas para as marcas mais conhecidas, por isso não vale a pena pagar a mais pelo nome.
  6. Cada dispositivo, ao contrário das tomadas simples, deve possuir passaporte técnico ou manual de instruções indicando os parâmetros técnicos.

Se você adquirir um adaptador de tomada, poderá verificar seu funcionamento diretamente na loja. Basta ligar sua fonte de alimentação e pressionar o botão “Teste”, que simula uma fuga de corrente.

Após a compra, é necessário guardar o recibo para que, caso seja detectado algum defeito, você possa trocar o aparelho.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Princípio de funcionamento e dispositivo do RCD:

Demonstração do funcionamento de um adaptador de tomada com RCD:

A melhor opção para proteção elétrica de instalações residenciais é, obviamente, a instalação de um sistema de disjuntores automáticos de dois níveis. No entanto, tal esquema requer sérios trabalhos de instalação e custos financeiros.

Uma opção de compromisso, se for necessário proteger eletrodomésticos individuais, é adquirir uma tomada com RCD embutido. Este dispositivo ajudará a detectar um choque elétrico a tempo, desligar a energia e salvar a vida de uma pessoa.

Conte-nos como você instalou uma tomada com dispositivo de proteção integrado com suas próprias mãos. Compartilhe apenas você conhece nuances tecnológicas que serão úteis para os visitantes do site. Deixe comentários, poste fotos, tire dúvidas no bloco abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica