Instalação de caixas de tomadas: como instalar caixas de tomadas em concreto e gesso cartonado
A tomada não é apenas um elemento funcional obrigatório da fiação elétrica, usado para conectar eletrodomésticos, mas também um detalhe interior significativo.
O bom funcionamento da tomada, assim como sua aparência cuidada, dependem em grande parte do quão bem feita a instalação, certo? Para fazer a instalação correta é necessário levar em consideração uma série de nuances que estão presentes neste trabalho, uma delas é a correta instalação das caixas de tomadas.
Você nunca instalou uma caixa de tomadas e tem medo de errar? Ajudaremos você a entender todos os recursos - o artigo discute detalhadamente os tipos de caixas de instalação e os meandros da instalação de cada uma delas.
Atenção também é dada à instalação de caixas de encaixe em tipos de bases comuns - concreto, gesso cartonado, parede de azulejos. O material é complementado com fotos visuais e vídeos úteis.
O conteúdo do artigo:
- Tipos e características de caixas de tomadas
- Regras básicas para instalação de caixas de tomadas
- Instalação de caixa de encaixe em base de concreto
- Instalando uma caixa em paredes ocas
- Instalação de caixas de encaixe em revestimentos cerâmicos
- As nuances da instalação de uma caixa múltipla em um pedestal
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tipos e características de caixas de tomadas
As tomadas modernas, tanto na aparência quanto no método de instalação, diferem significativamente daquelas instaladas nas casas da era soviética.
Se antes eles eram simplesmente embutidos na parede sem possibilidade de substituição, hoje você pode instalá-los e, se necessário, mudar o soquete, não é particularmente difícil.
E tudo isso graças à caixa de tomadas, que, na verdade, é uma caixa que segura com segurança a tomada em suas profundezas e ao mesmo tempo garante sua segurança contra incêndio.
As caixas de soquete vêm em diferentes formatos e tamanhos, diferem nos materiais de fabricação e no método de instalação, portanto, antes de comprar, você precisa entender seus tipos.
Selecionando uma caixa de encaixe com base no material da parede
O principal critério de seleção é o material das paredes onde serão instaladas as caixas de encaixe.
Com base nisso, existe a seguinte classificação de caixas:
- estruturas destinadas à instalação em paredes de materiais sólidos: concreto, concreto armado, concreto aerado, tijolo;
- vidros para paredes em materiais compósitos: gesso cartonado, placas plásticas, aglomerados, compensados e outros.
No primeiro caso, a caixa de encaixe é um vidro redondo sem quaisquer elementos adicionais. É fixado à parede com argamassa.
Existem orifícios de montagem nas paredes ou na parte inferior para fiação elétrica. Ao instalar uma caixa de tomadas, basta remover os jumpers e retirar o plugue.
Para instalar várias tomadas localizadas nas proximidades, pode-se utilizar vidros, na lateral dos quais existe um mecanismo de fixação. As caixas de encaixe são conectadas entre si por meio de ranhuras especiais e combinadas em blocos.
As caixas de drywall contêm abas de fixação especiais de plástico ou metal projetadas para fixar elementos em paredes ocas. Os grampos são fixados em parafusos, que giram para ajustar sua posição.
Em que formatos os produtos são produzidos?
As caixas de encaixe redondas tornaram-se mais difundidas. É muito fácil para eles fazer um furo na parede usando uma variedade de ferramentas.
Os vidros redondos podem ser usados tanto para montar uma única tomada ou interruptor, quanto podem ser combinados em grupos, conectando-se entre si por meio de unidades de encaixe.
As caixas quadradas, embora não sejam utilizadas com tanta frequência, apresentam certas vantagens. Seu volume é muito maior, então você pode esconder muitos fios neles.
Eles são frequentemente usados para instalar elementos do sistema "Casa inteligente". Existem caixas de tomadas quadradas individuais e de grupo projetadas para instalar até cinco tomadas.
Também estão à venda caixas ovais que, assim como as quadradas, possuem amplo espaço interno. Eles são convenientes porque você pode imediatamente conectar tomada dupla. Todos os produtos descritos acima são montados em paredes e utilizados para fiação oculta.
Existe outro tipo de caixas de montagem que se diferenciam um pouco - forros plásticos ou, em outras palavras, caixas múltiplas, projetadas para instalação aberta no rodapé. Eles são projetados para um ou várias tomadas e geralmente têm formato quadrado.
As caixas de tomadas externas possuem duas modificações - designs com instalação no meio do rodapé ou no chão. Como as caixas múltiplas são montadas no topo do rodapé, a sua característica distintiva é o seu apelo estético e design original.
Tamanho da caixa de instalação
Um parâmetro importante das caixas de encaixe são suas dimensões, que são selecionadas com base nas condições específicas de instalação.As dimensões do garfo são 60-70 mm de diâmetro e 25-80 mm de profundidade.
Os projetos padrão possuem dimensões externas de 45 x 68 mm, mas deve-se levar em consideração que a profundidade interna neste caso será de 40 e o diâmetro de 65 mm.
Vidros de tamanhos maiores, com profundidade de cerca de 80 mm, são aconselhados a serem utilizados quando não há caixa de distribuição na fiação elétrica e suas funções são desempenhadas pela própria tomada elétrica. Já os produtos quadrados, via de regra, possuem tamanho de 70x70 ou 60x60 mm.
Material para fazer caixas de montagem
As mais populares são as caixas de encaixe feitas de plástico não inflamável. Podem ser instalados em paredes de concreto e estruturas de materiais compósitos.
Existem também caixas de metal, que no passado eram usadas em todos os lugares, mas hoje quase foram substituídas por produtos de plástico.
Caixas de encaixe de metal geralmente são instaladas durante a instalação fiação elétrica em casas de madeira. São feitos de metal galvanizado ou não ferroso e não podem ser soldados, portanto a conexão a um tubo metálico é feita por soldagem.
Regras básicas para instalação de caixas de tomadas
Antes de instalar a caixa de tomadas, você deve selecionar o local para sua instalação.Mas como a tomada é uma fonte de perigo acrescido, a sua colocação em algumas divisões está sujeita a requisitos especiais especificados em “Regras para instalações elétricas” (PUE).
De acordo com a PUE:
- deve haver uma distância de pelo menos 50 cm da tomada elétrica até a tubulação por onde passa o gás;
- tomadas no banheiro pode ser instalado a uma distância de pelo menos 60 cm da fonte de respingos (lavatório, chuveiro, banheira);
- Recomenda-se instalar interruptores no lado onde está localizada a maçaneta da porta, enquanto distância do dispositivo ao chão deve ter até 100 cm;
- Não é possível instalar tomadas em saunas, banhos ou salas onde se lava roupa.
Não existem regras especiais para outras instalações. As tomadas devem ser colocadas de forma que a sua utilização seja conveniente para todos os membros da família.
Também é necessário seguir os requisitos de segurança e instalar dispositivos levando em consideração a localização dos aparelhos elétricos da casa para que seus cabos cheguem às tomadas sem o uso de extensões.
Você também pode estar interessado em informações sobre as nuances da instalação tomadas para máquinas de lavar ou tomadas para fogão elétrico.
Instalação de caixa de encaixe em base de concreto
Se você já decidiu onde ficarão suas tomadas, pode iniciar o trabalho de instalação, que consiste em várias etapas.
Antes de instalar a caixa de encaixe no concreto, são feitas marcações, em seguida é feito um furo na parede e preparada uma solução de gesso.
Passo #1 – marcação da parede
A sequência do trabalho de marcação é a seguinte:
- Com uma fita métrica, meça a distância do chão até o local pretendido de instalação da caixa de tomadas;
- se o revestimento do piso ainda não tiver sido colocado, será necessário adicionar mais 5 cm;
- utilizando um nível de edifício, desenhe duas linhas: horizontal e vertical com um ponto de intersecção no local onde será instalada a caixa;
- Coloque o vidro contra a parede e trace-o com um lápis.
Se forem instaladas duas ou mais caixas de tomadas, primeiro desenhe uma linha horizontal usando um nível de edifício. Deve estar localizado a uma distância do chão onde serão colocadas as tomadas.
Encontre o centro da primeira caixa e desenhe uma linha vertical através dela. Em seguida, reserve exatamente 71 mm e desenhe a segunda vertical. O centro do segundo copo estará localizado neste local. A marcação das seguintes caixas de encaixe é feita da mesma forma.
Passo #2 – fazer um furo no concreto
Existem várias maneiras de fazer furos em uma parede de tijolo ou concreto. O mais simples deles é usar uma coroa de concreto com dentes pobedit, que, ao cortar a parede, forma um círculo do tamanho desejado.
No centro da coroa há uma broca de pobedit para fazer o furo central.
Como as caixas de encaixe padrão têm um diâmetro externo de 67-68 mm, uma coroa com diâmetro de 70 mm é adequada para o trabalho. O bico é colocado em um martelo perfurador ou furadeira, colocado na linha marcada e é feito um furo.
Em seguida, o bico é puxado para fora e toda a camada restante de concreto é retirada do buraco com um cinzel e um martelo.
Se você não tem uma coroa de concreto, pode fazer um furo com uma broca com broca Pobedit.Primeiro, um furo central é feito em toda a profundidade do bico e, em seguida, são feitos furos ao longo da linha da circunferência com a mesma broca.
Quanto mais houver, mais fácil será fazer um furo com o diâmetro e profundidade necessários com um cinzel e um martelo ou furadeira.
Outra forma é fazer um furo quadrado usando uma esmerilhadeira com lâmina diamantada. Primeiro, são cortadas as linhas centrais e depois ao longo de todo o perímetro da caixa de encaixe. O processo, como sempre, é finalizado com cinzel e martelo.
Passo #3 - instalando a caixa na parede
Depois de feito o furo, é necessário limpá-lo bem e inserir um encaixe para encaixe. Deve caber livremente na largura e na profundidade deve haver uma margem de aproximadamente 5 mm para a solução.
Se tudo deu certo, agora é necessário fazer uma passagem por cima ou por baixo do furo (dependendo da localização da fiação elétrica na sala) para passar o fio.
A caixa de tomadas também precisa ser preparada. Viramos com a parte de baixo onde ficam as fendas dos fios e cortamos um deles com uma faca. Passamos o fio ali e inserimos a caixa na parede para verificar.
Para fixar o vidro, prepare uma solução de gesso ou alabastro, que deve ter consistência de creme de leite. Vale considerar que a solução feita com esses materiais endurece muito rapidamente e você não tem mais que três a quatro minutos para concluir o processo de instalação da caixa de encaixe. Após cinco minutos a mistura não será mais adequada.
Dois minutos antes de colocar a caixa na parede, o buraco é umedecido com água.Após a absorção do líquido, uma camada de gesso é aplicada em suas paredes com uma espátula. Um fio é enfiado no vidro, sua parte traseira também é untada com a solução e a caixa de encaixe é inserida no orifício.
Ajuste a posição da caixa para que sua borda fique nivelada com a parede e os parafusos fiquem na horizontal.
Passo #4 - combinando várias caixas de soquete
A forma como é feita a marcação de duas ou mais tomadas elétricas foi descrita acima. Os furos são feitos usando os mesmos métodos de uma única caixa. A única diferença é a necessidade de conectar os furos. Isso pode ser feito com um cinzel ou moedor.
Antes dos trabalhos de instalação, as caixas de tomadas devem ser unidas entre si por meio de um elemento de fixação lateral. A instalação na parede é feita de forma semelhante à instalação de um único vidro.
Um ponto importante que você deve prestar atenção na hora de fixar um bloco de caixas é o alinhamento rigoroso das caixas de encaixe horizontalmente ao fixá-las na parede com argamassa de gesso. É necessário realizar esta parte da instalação apenas ao nível do edifício.
Instalando uma caixa em paredes ocas
As caixas de encaixe concebidas para paredes em materiais compósitos, nomeadamente gesso cartonado, apresentam um design ligeiramente diferente das caixas de instalação para bases de betão e tijolo.
O vidro é fixado na parede sem argamassa de gesso, o que permite instalando uma caixa de soquete em drywall muito mais rápido e fácil.
Na parte superior do vidro existem quatro parafusos dispostos em pares. Dois deles se projetam ligeiramente para fora e são projetados para conectar um interruptor ou tomada.
Os outros dois estão ligeiramente embutidos no corpo do soquete. Na parte inferior de cada parafuso existe uma aba de metal ou plástico que, ao girar o parafuso, movimenta e fixa a caixa no drywall.
Antes de instalar a caixa de tomadas, faça as marcações conforme descrito acima. Fazer um furo em uma parede de gesso é muito mais fácil do que fazer um furo em uma parede de concreto. Você pode simplesmente cortar um círculo com uma faca ou perfurar ao longo do contorno com uma broca e depois cortá-lo com a mesma faca.
No entanto, ao usar esses métodos, as bordas não são muito suaves. Além disso, o drywall é um material bastante frágil e pode quebrar.
O melhor é fazer o trabalho com uma coroa de madeira. Depois que o furo estiver preparado, retire o fio e insira o soquete de forma que os parafusos fiquem posicionados horizontalmente. Prenda o copo na parede de gesso apertando os dois parafusos embutidos no sentido horário.
Instalação de caixas de encaixe em revestimentos cerâmicos
Caso seja necessária a instalação de tomada ou interruptor em uma parede que será revestida de azulejos, a marcação e a realização de furos no concreto devem ser feitas antes do início dos trabalhos de acabamento. Os fios elétricos são colocados antecipadamente nas reentrâncias resultantes.
Após o assentamento dos ladrilhos, são feitas novamente as marcações e são feitos furos com a profundidade necessária. É melhor perfurar o ladrilho com uma broca diamantada, resfriando-o periodicamente com água.
Uma solução de gesso é colocada nas reentrâncias, também aplicada na parte traseira da caixa de encaixe e, em seguida, a caixa é pressionada no orifício e nivelada.
As nuances da instalação de uma caixa múltipla em um pedestal
O que você deve fazer se sua casa já passou por reparos de alta qualidade, mas precisa de outro ponto para conectar eletrodomésticos?
Neste caso, não é necessário arrancar o novo papel de parede e abandonar a parede, pode-se fazer uma tomada diretamente no rodapé.
No entanto, deve-se observar que este método só pode ser utilizado em rodapés de plástico dobráveis com canal de cabos. Antes de instalar a caixa de tomadas, é necessário colocar o fio dentro do rodapé.
Para isso, retire a tampa da parte onde ficará o soquete. Esta operação é realizada a partir de um canto ou de um plugue próximo; basta levantar a tampa com uma chave de fenda e removê-la com cuidado.
Corte o rodapé de forma que haja uma folga cuja largura corresponda ao tamanho da guarnição de plástico. Insira a caixa múltipla nela, passe o fio pelo orifício em seu corpo e prenda a caixa de soquete com buchas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como instalar caixas de encaixe em uma parede de concreto pode ser visto no vídeo a seguir:
Todo o processo de instalação de um bloco de tomadas em gesso cartonado é descrito detalhadamente no vídeo:
A instalação do forro plástico no rodapé é mostrada no vídeo:
Para saber como instalar caixas de encaixe em ladrilhos, assista ao vídeo:
A instalação de caixas de tomadas, embora à primeira vista pareça muito simples, tem suas próprias dificuldades e nuances que devem ser levadas em consideração durante o trabalho, para que depois de um tempo não seja necessário dissolver novamente a sujeira e reinstalar dispositivos soltos.
A durabilidade e a aparência da tomada ou interruptor dependem de quão correta e competente as caixas de tomadas são instaladas..
Você instalou uma caixa de tomadas em uma parede de concreto ou tijolo em casa com suas próprias mãos? Ou talvez tenham instalado uma caixa de tomadas em drywall? Compartilhe sua experiência, conte-nos sobre as dificuldades que surgiram durante o processo de instalação.Muitos iniciantes acharão seus conselhos úteis - deixe seus comentários neste artigo.
Em primeiro lugar, não percebo porque é que as tomadas dos apartamentos modernos são instaladas tão perto do chão. Afinal, isso é muito inconveniente durante a instalação e reparo. Na minha opinião, também não é seguro para crianças pequenas. Não vejo um único argumento a favor. Quanto às caixas de encaixe, o único problema que encontrei foi a incompatibilidade de tamanho entre o soquete e a caixa de encaixe. Alguns soquetes não conseguem capturar mesmo com as antenas afastadas o máximo possível.
Em maior medida, isso é ditado pela estética - uma órbita ao nível dos olhos prejudica a aparência. Além disso, também é conveniente. E por segurança, existem tomadas para crianças.
Olá. As tomadas são instaladas próximas ao chão por quem não quer fios pendurados na parede de maneira feia. Pelo menos, muitos são guiados por este princípio. Mas, na verdade, também é conveniente. Por exemplo, você precisa esticar um cabo de extensão de um cômodo para outro. Ou vai ficar no chão ou pendurado no meio da sala, sabe, a opção 1 é mais confortável. Também com um aspirador com fio.
Quanto às crianças... Ao conectar uma TV, por exemplo, é muito mais cômodo e seguro esconder a tomada atrás do gabinete onde o aparelho está instalado, e assim por diante. Ou seja, além daquelas tomadas que podem ficar escondidas atrás dos móveis, fica mais difícil para uma criança chegar lá. Quando o dispositivo é de domínio público, você pode facilmente comprar “proteção infantil” - de forma barata e bastante confiável. Verificado. Quanto às tomadas, esse problema existe, sim.Mas isso pode ser resolvido de forma muito simples - comprando dispositivos de alta qualidade, mesmo que sejam mais caros.
Boa tarde, Mikhail. As tomadas montadas perto do chão foram provocadas pela perestroika - começaram as renovações de qualidade europeia e os artesãos recomendaram seguir os padrões europeus. Se você olhar para isso, esse arranjo de tomadas e interruptores é benéfico quando a fiação está localizada dentro dos rodapés - ela economiza fio.
A PUE, aliás, não obriga a seguir padrões estrangeiros, e os requisitos para colocação de tomadas e interruptores são muito “democráticos”. Para instalações residenciais, as Normas recomendam a altura das tomadas, levando em consideração o interior, comodidade e finalidade. É verdade que uma altura superior a um metro é considerada impraticável. Para escolas e jardins de infância, a altura da tomada é regulada em 1,8 metros. A altura dos interruptores é ainda menos limitada.
Anexei uma captura de tela com os pontos PUE.
Estou fazendo reformas no meu apartamento. Comecei a instalar as caixas de soquete. Eu mesmo estou fazendo os reparos; para ser sincero, não tenho informações sobre como instalá-los e protegê-los. Encontrei na internet, onde tudo está escrito e delineado passo a passo. Encontrei exatamente aquelas caixas de tomadas que cabem nas minhas paredes. Também está bem descrito como marcar para instalação de caixas de montagem. Informação muito útil para quem, como eu, faz os seus próprios reparos.
Eu mesmo troquei as tomadas do apartamento e fiz o trabalho muito bem. O que facilitou a instalação foi o fato dos assentos terem sido confeccionados, pois continham caixas de tomadas ultrapassadas. A principal coisa a fazer é pegar a caixa de tomadas antiga e ir com ela até a loja comprar uma semelhante.Acho que quem se sente confortável com uma chave de fenda não deve ter problemas para realizar esse tipo de trabalho.
O que diabos são tomadas elétricas? Aqui está um documento regulatório, GOST, quanto mais alto? Leia: “GOST 8594-80 Caixas para instalação de interruptores e tomadas com fiação elétrica oculta. Condições técnicas gerais (com alterações nº 1, 2, 3)”. CAIXAS! E os “gerentes comerciais” semianalfabetos passaram a chamá-los de telhados, para quem não importa como ou como chamá-los, desde que os vendam. E fomos seguidos pelos mesmos “eletricistas”.