Como conectar uma tomada dupla: instalando uma tomada dupla em uma caixa de tomadas

Uma tomada com conector duplo permitirá alimentar simultaneamente dois dispositivos conectados a pontos elétricos separados.Além disso, para cada um deles não há necessidade de puxar cabo, sendo mais cómodo de utilizar graças à disposição agrupada.

Você mesmo pode realizar a instalação sem problemas se levar em consideração as recomendações que demos. Estamos prontos para compartilhar os meandros do trabalho de instalação elétrica. Iremos explicar-lhe detalhadamente e mostrar-lhe como ligar uma tomada dupla, como preparar uma tomada para uma tomada eléctrica e garantir um funcionamento seguro.

As informações oferecidas para revisão são complementadas com guias fotográficos passo a passo, ilustrações visuais e vídeos que explicam as nuances da instalação e conexão de dispositivos de energia.

Tipos de tomadas duplas

Os principais elementos de uma tomada elétrica são o invólucro protetor externo e a parte funcional, que inclui a base e os contatos.

Eles são conectados entre si por terminais de parafuso - braçadeiras necessárias para conectar cabos de equipamentos elétricos.

Limitação na potência dos dispositivos conectados
A única desvantagem das tomadas duplas é que é problemático conectar dois consumidores de eletricidade de alta potência através delas simultaneamente

Existe um equívoco de que as tomadas duplas são idênticas aos modelos montados ou duplos e representam vários dispositivos independentes localizados próximos uns dos outros, interligados por cabos.

Conectando um soquete duplo
Se uma tomada dupla estiver conectada a um circuito de energia, o trabalho de instalação elétrica será realizado de acordo com um esquema semelhante à conexão de uma única tomada.A única diferença é a conexão serial de dois pares de contatos dentro do produto de instalação elétrica

O progresso tecnológico não pára. Os modelos modernos são designs mais avançados. Em termos de tensão e corrente nominais, eles são muito diferentes dos soquetes que eram onipresentes durante a era soviética.

Por exemplo, se nos modelos antigos a corrente permitida não excedeu 10A, então para equipamentos de instalação elétrica modernos esse valor é 16A.

Como conectar uma tomada dupla a diferentes circuitos de energia
Cada parte de um soquete duplo pode ser conectada a um circuito de alimentação separado se você primeiro remover o jumper de latão que os conecta ao terminal

Na realidade, uma tomada dupla possui uma pinça e várias faixas de distribuição. Devido a isso, a corrente elétrica é fornecida igualmente a ambas as tomadas, mas seu nível será dividido dependendo da potência dos dispositivos alimentados pela rede.

Portanto, ao substituir um dispositivo antigo com defeito por um novo, vale a pena conhecer suas características de design, que exigem certas nuances durante a instalação.

A diferença entre os modelos modernos
A distância entre os contatos de saída, bem como o diâmetro dos pinos do plugue, nos modelos modernos é maior do que nos análogos tradicionais e é de 4,8 mm em vez de 4 mm

De acordo com a modificação, os soquetes duplos são classificados nos seguintes tipos principais:

  1. Versão aberta e fechada. Nos modelos fechados, os furos ficam escondidos atrás de cortinas, que se movem para os lados quando o aparelho é ligado. Dispositivos deste tipo são indispensáveis ​​para casas onde há crianças pequenas. As cortinas só funcionam quando pressionadas ao mesmo tempo. Graças a isso, mesmo que um objeto estranho seja inserido deliberadamente, nada de perigoso acontece.
  2. Sem aterramento e com contatos de aterramento. Nos modelos do segundo tipo, contatos de aterramento são instalados no corpo da tomada, que protegem os aparelhos elétricos e o usuário contra correntes de interrupção que acidentalmente “saem” do corpo plástico.
  3. Para instalação em ambientes com alta umidade e instalação externa. Os modelos da primeira opção são marcados como IP-44. Eles são equipados com uma caixa que protege o dispositivo da penetração de umidade. Os dispositivos para instalação externa são marcados como IP-55. Suas caixas altamente duráveis ​​são protegidas contra contaminação por poeira e penetração de umidade.

Cada tipo possui uma marcação de letra correspondente. Por exemplo: “A” indica que se trata de uma tomada dupla americana, “B” indica a presença de contato de aterramento.

Principais tipos de dispositivos
Dependendo do tipo de projeto e material de fabricação, os dispositivos também são divididos em padrão e polares, aéreos e personalizados

Entre os desenvolvimentos mais recentes, os soquetes programados são especialmente populares. Dispositivos equipados com temporizador ligue e desligue independentemente da fonte de alimentação após um intervalo de tempo definido.

A caixa protetora das tomadas modernas é feita de plástico inquebrável e resistente ao calor. Para realçar as suas qualidades decorativas, é decorado com diversas inserções.

Opções de design de soquete
Graças à variedade de opções de design, você pode escolher dispositivos que ficarão invisíveis no interior ou, pelo contrário, funcionarão como uma decoração digna.

Ao planejar a instalação independente de um soquete duplo, os especialistas recomendam escolher modelos simples, sem quaisquer modificações. Ou dê preferência a tomadas duplas com ejetor de plugue com mola.Esses modelos são convenientes porque são equipados com molas que são acionadas quando o plugue é retirado do aparelho.

Para se proteger minimizando o risco de acidentes, você deve escolher produtos de fabricantes confiáveis: Schneider electric, ABB, Legrand.

Recursos de instalação de dispositivos

Uma tomada dupla possui uma caixa de tomadas com dois blocos de terminais separados e uma peça de montagem para fios.

Design de soquete duplo
Uma tomada dupla é um monobloco que consiste em dois conectores e, portanto, o diagrama para conectá-lo a uma caixa de tomadas será um pouco mais complicado

Se desejar, você mesmo pode instalar o ponto elétrico, sem recorrer aos serviços de um especialista.

O uso de jumpers só é permitido se for planejado conectar dispositivos não muito potentes aos pontos elétricos. Ao conectar equipamentos potentes, os técnicos recomendam conectar duas tomadas em paralelo, criando uma ramificação de fios para cada ponto.

Mas em qualquer caso, para evitar situações de emergência, a carga total neste tipo de tomada não deve ultrapassar 16A.

Caso seja necessária a instalação de uma tomada com duas caixas de tomadas diferentes, os nichos para sua instalação deverão ser pré-perfurados com furadeira elétrica, mantendo a mesma distância entre os furos.

Materiais de conexão

O fio para ligação do ponto elétrico deve ser do mesmo metal do cabo principal. Por exemplo, ao utilizar um cabo de alumínio, o jumper também deve ser de alumínio.

Critérios para selecionar o fio fornecido
Para garantir uma distribuição uniforme da eletricidade recebida, o cabo utilizado para a conexão deve ter a mesma seção transversal que a fiação principal da sala

Para instalar um soquete duplo você também precisa de:

  • chaves de fenda planas e Phillips;
  • ferramenta para descascar tranças;
  • alicate;
  • fita isolante.

Por razões de segurança em caso de incêndio, recomenda-se que quaisquer fios eléctricos sejam colocados em corrugado.Esta solução também é conveniente porque não requer a quebra da parede e também simplifica a substituição de fios danificados durante a operação subsequente.

Tecnologia de instalação de soquete duplo

A instalação de uma tomada dupla em uma caixa de tomadas requer certas etapas preparatórias. O primeiro passo é determinar a identidade dos fios descobrindo onde estão a fase e o zero.

A maneira mais fácil é estudar a marcação do código de isolamento:

  • fio de fase pintado de vermelho ou marrom (menos frequentemente branco ou preto);
  • neutro possui isolamento branco-azul ou azul;
  • aterramento sempre de cor verde-amarela.

Irá familiarizá-lo detalhadamente com os recursos de marcação de núcleos de cabos elétricos próximo artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize. Mas para maior confiabilidade, é melhor jogar pelo seguro fazendo medições.

Chave de fenda com indicador
Um auxiliar indispensável neste assunto será uma chave de fenda comum ou eletrônica equipada com um indicador na extremidade - uma lâmpada ou um indicador LED.

Para determinar a identidade dos fios, remova a tampa do dispositivo com falha e toque nele um por um chave de fenda com indicador sensível para cada fio desencapado: no fio neutro não haverá sinal luminoso, mas no fio de fase acenderá.

Se não houver fio terra em casa, o trabalho de instalação fica um pouco mais fácil.

Antes de começar a preparar uma tomada elétrica, você deve desenergizar a sala. Para isso, alavancas disjuntores no escudo é abaixado, passando para a posição “desligado”. Recomenda-se verificar novamente a tensão no local onde a tomada dupla está instalada.

Se ainda houver corrente na fase, isso indica que nem todas as linhas de alimentação ainda foram desenergizadas.Por isso é tão importante desligar todos os disjuntores antes de iniciar o trabalho, e não se limitar apenas àqueles que controlam os fios que vão até a tomada.

Diagrama de conexão para tomadas duplas
Uma tomada dupla com contato de proteção é instalada se for instalado um sistema de aterramento para uma residência particular. Em edifícios de vários andares não adianta utilizar dispositivos com aterramento, pois... zerar foi feito lá

Marcando a parede

A tomada é colocada perto do fio que passa na parede ou na caixa de distribuição elétrica. A localização do futuro dispositivo está marcada com um lápis.

Antes de instalar um soquete duplo com dois “vidros”, é necessário determinar a distância entre os furos. Para fazer isso, marque o centro da primeira caixa de encaixe. Este é o ponto de intersecção das diagonais. Usando o mesmo princípio, o centro do segundo dispositivo é determinado.

Recesso para instalação de vidro
No local demarcado da parede, é feito um recesso de dimensões tais que um vidro - o corpo interno do aparelho - pode caber facilmente nele.

Para fazer um furo na própria parede, use uma coroa cujo diâmetro seja alguns milímetros maior que o tamanho da caixa de encaixe adquirida. Se não houver problemas com uma parede de tijolo ou gesso cartonado, para fazer um furo para instalar um soquete em uma parede de concreto, você terá que colocar o perfurador no modo de choque.

Com regras e tecnologia instalação de caixas de tomadas em paredes de betão e gesso cartonado irá familiarizá-lo com o material recolhido e sistematizado no artigo que propomos.

A profundidade do furo deve ser tal que o “vidro” não se projete além da superfície da parede. Depois de perfurar um nicho, é necessário limpar seu meio. Para fazer isso, use um cinzel e um martelo. O gesso pode ser removido com um cinzel ou chave de fenda sem muita dificuldade.

Encaminhamento de soquetes e torção de fios

Esta etapa é muito importante e deve ser abordada com o máximo cuidado e cautela. A tarefa do mestre é conectar o fio de alimentação aos contatos. Para fazer isso, um fio é puxado da caixa de junção para um soquete duplo.

Desmontando o soquete
O próprio soquete é desmontado em dois componentes desaparafusando os parafusos de montagem com uma chave de fenda, separando o painel frontal do mecanismo

A coroa instalada anteriormente deve ser substituída por uma broca. O diâmetro da broca deve ser ligeiramente maior que a seção transversal do fio fornecido ao soquete ou o diâmetro do tubo corrugado na cavidade onde ficará o fio fornecido. A opção ideal é quando os diâmetros da broca e do fio coincidem.

O fio principal é inserido através de um dos orifícios de montagem da caixa de tomadas. E o auxiliar é lançado pelo segundo furo.

A torção dos fios é realizada diretamente no “vidro”. Antes de realizar o trabalho, o centímetro e meio extremo das pontas tire a trança com um stripper - uma ferramenta que não corta o fio.

Na falta dela, você pode usar uma faca afiada, primeiro cortando o enrolamento em círculo e depois removendo-o cuidadosamente do fio. Para facilitar a montagem, as bordas dos núcleos são levantadas.

Para prolongar a vida útil do soquete, as pontas expostas dos fios devem ser soldadas ou deve-se usar um contato de latão. A segunda opção tem mais sucesso, pois além de simplificar o uso posterior da tomada, também garante alta segurança do aparelho.

Segurança de conexão de cabo
Ao conectar os fios, não prenda firmemente suas extremidades nos terminais, pois sob a influência de grandes forças eles podem ser danificados.

Ao conectar uma tomada aterrada, siga sempre a regra de fiação: à direita - fase, à esquerda - neutro. O cabo de aterramento é conectado ao terminal superior e central do dispositivo, que é equipado com “antenas” salientes, que muitas vezes se projetam além do corpo do dispositivo. O contato de aterramento é fixado da mesma forma que fase e zero.

Você não pode conectar uma fase e um neutro na mesma placa, pois isso causará um curto-circuito e danos a toda a fiação.

Instalando fios em orifícios de contato
Depois de fixar os fios nos orifícios de contato, solte as “antenas” desparafusando-as no sentido horário com parafusos especiais

Concluída a instalação das ligações elétricas, proceda à instalação das caixas de tomadas.

Sutilezas de fixação de caixas de soquete

As caixas de tomadas com os cabos de alimentação fixados são fixadas por meio de suportes localizados nas laterais. Eles podem estar incluídos com o dispositivo ou deverão ser adquiridos separadamente. Existem também modelos que não possuem abas de fixação, que são fixadas aparafusando-as em parafusos.

Instalação correta da caixa de soquete
À medida que você aperta os parafusos no sentido horário, as “pernas” de fixação divergirão para os lados, cravando-se firmemente na caixa de soquete

Mas como a caixa de encaixe com a alavanca no centro sofre uma carga dupla, durante a operação as fixações do mecanismo podem se soltar e enfraquecer. Quando as caixas de tomadas caem, os fios ficam frequentemente expostos, o que pode levar a situações de emergência.

Para aumentar a confiabilidade da fixação, os artesãos costumam usar alabastro ou argamassa de cimento. Para obter uma massa espessa homogênea, cuja estrutura lembra creme de leite, mistura-se alabastro seco com água.Mas lembre-se que o material deve ser diluído em pequenas porções e é preciso trabalhar com rapidez e cuidado.

A mistura de alabastro é colocada no local onde está prevista a instalação da caixa de encaixe. Para garantir que a mistura adira bem à superfície, as bordas internas do furo devem primeiro ser umedecidas com água.

Os trabalhos de instalação no interior do aparelho devem ser realizados 20-30 minutos após o assentamento da mistura para que ela tenha tempo de “endurecer” um pouco. Depois de colocar o “copo” no local preparado e enterrá-lo na mistura, nivele a posição com um nível e um martelo.

Mantendo a verticalidade dos soquetes
Ao instalar uma caixa de tomadas, é importante manter a posição vertical e horizontal de sua posição, aplicando para isso um nível em ambos os planos

As lacunas resultantes entre a parede e a caixa de encaixe são preenchidas com restos de alabastro. Sem esperar que o gesso adquira a resistência desejada, a flacidez é removida com faca.

Depois de colocar o soquete duplo na horizontal ou na vertical e dar ao dispositivo a posição desejada, fixe-o com parafusos. Caso seja necessário ajustar o nível, o trabalho é realizado com alicate.

Apertando os parafusos de montagem
Ao apertar os parafusos de montagem, o principal é não apertá-los demais, caso contrário, com forte pressão, o painel frontal pode simplesmente rachar ou desabar

Na fase final, o painel frontal é colocado em cima e fixado com parafusos. O elemento decorativo cobrirá a parte feia da tomada e a protegerá de danos acidentais.

Depois de concluída a ligação da tomada, resta ligar as máquinas e dispositivo de corrente residual no painel e testar o funcionamento dos equipamentos de instalação elétrica. É melhor verificar o funcionamento da tomada ao ligar eletrodomésticos baratos, por exemplo, um abajur.Afinal, o menor erro durante o processo de instalação pode causar curto-circuito e “queima” de eletrodomésticos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Processo de conexão para soquete duplo integrado:

Vídeo nº 2. Instruções para quem deseja conectar a tomada sozinho:

Se houver dúvidas sobre a qualidade da instalação, entre em contato com um eletricista profissional para obter assistência. Ele não só fiscalizará a obra e, se necessário, corrigirá os problemas, mas também tirará todas as suas dúvidas quanto à segurança no uso do aparelho.

Aqueles que desejam compartilhar sua própria experiência na área de instalação elétrica, recomendações úteis ou tirar dúvidas podem deixar comentários no bloco localizado abaixo do texto do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Bogdan

    Basta conhecer as regras básicas de segurança. Mesmo com essa bagagem, você pode trocar as tomadas pela casa (ou apartamento) mesmo sem conhecimentos especiais. Para conectar uma tomada dupla, você deve primeiro determinar a identidade dos fios, depois desligar a energia da linha, verificar a tensão novamente e instalar a tomada. A carga total não deve exceder 10-16A por razões de segurança.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Bogdan. Instalar tomadas duplas é uma tarefa que realmente não requer nenhuma habilidade especial. Mas o início dos trabalhos deve ser precedido de uma análise da capacidade da fiação existente para suportar cargas adicionais. Afinal, as tomadas duplas exigem o funcionamento simultâneo de vários eletrodomésticos.

      Vários artigos do site são dedicados à questão do cálculo da capacidade de carga dos fios na seção “Instalação de fiação" Leia - será muito útil.

  2. Máximo

    Na verdade, converter tomadas em duplas não é tão difícil. Fiz a mesma fiação, apenas para quatro tomadas. Claro, tive que usar um martelo perfurador para selecionar um buraco bastante grande na parede; ficou bastante sujo. Sim, e obviamente fiz algo com os fios. É uma pena não ter lido esta informação antes. Agora vou refazer, porque é necessária uma tomada grande na sala e os cabos de extensão não ficam muito esteticamente agradáveis.

  3. namorados

    Na verdade, não há nada complicado ou sobrenatural na instalação de soquetes. Faz muito tempo que não recorro à ajuda de eletricistas (apenas se o caso for muito complexo ou crítico). Porém, quando se trata de tomadas, existem muitos tipos diferentes no mercado. Pela minha própria experiência, posso dizer que é melhor pagar um pouco mais, mas usar uma boa marca, do que bens de consumo baratos. Eu estava convencido disso pessoalmente.

  4. Stépan

    Há muito tempo que só instalo os duplos ao substituir as tomadas. Mais um ponto de conexão nunca é supérfluo. Sempre levo soquetes que cabem facilmente em uma única caixa para não fazer trabalho extra.

  5. Fedor

    É possível deixar os “internos” soviéticos e simplesmente montar um novo gabinete em cima do soquete?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Se a caixa da nova tomada se ajustar aos antigos “internos” soviéticos, você poderá fazer essa substituição. Mas eu recomendo fortemente fazer uma substituição completa da tomada.

      Em primeiro lugar, desta forma você verificará cuidadosamente todos os contatos e o estado dos fios, o que permitirá evitar surpresas desagradáveis ​​​​no futuro (mau contato, falta de aterramento, derretimento do corpo da tomada). E em segundo lugar, os terminais nas tomadas soviéticas foram projetados para plugues de menor diâmetro.Portanto, os plugues europeus modernos podem ficar presos nesses terminais.

      Além disso, é tão apertado que o plugue é retirado junto com toda a tomada - outro argumento importante a favor do fato de que a tomada precisa ser trocada completamente. Bem, como conselho, anexarei um diagrama clássico da maneira correta e incorreta de conectar uma tomada dupla.

      Fotos anexadas:
  6. Maria

    Li sobre “nada complicado” e lembrei-me de uma história. Em geral, eu tinha um amigo que era finalizador. Trabalhei sozinho, as críticas foram boas. Muito bem, cara. E o irmão dele... viciado em drogas, não trabalhava em lugar nenhum, só irritava a mãe. E então a mãe deles pede a Dimka que leve Artem para trabalhar com ela, talvez ele se torne uma pessoa. Bem, Dimka faz isso e funga com raiva. Artyom está sentado no mesmo lugar onde foi ordenado. E ele pede a Dimka que lhe confie pelo menos algum trabalho.

    Ele pensa, bem, por mais que eu trabalhe, ele deveria ter aprendido pelo menos alguma coisa. E pede ao eletricista para torcer na distribuição. Já está começando a escurecer lá fora. Ele vasculha a entrega por um longo tempo, depois vai até a caixa, bufando concentrado. Depois de um tempo, tão orgulhoso, Dimka diz - terminei. E Dimka está trabalhando em algo em uma escada e diz para ele - que diabos, vai ligar no painel. Após 5 minutos, ouviu-se um estrondo ensurdecedor, um cheiro a queimado, Dimka, em completo estado de choque, aproximou-se da caixa e Artyom enrolou todos os fios num enorme feixe e envolveu generosamente tudo com fita isolante.

  7. Boa tarde Por favor me diga, eu estava trocando a tomada dupla do apartamento, mas não sabia nada sobre a regra de fiação “à direita - fase, à esquerda - neutro”, então instalei sem pensar duas vezes.A própria tomada funciona, depois de ler o artigo pensei que poderia ter confundido e instalado ao contrário, por exemplo, à direita - neutro, à esquerda - fase, como isso pode ser perigoso?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica