Cores dos fios na engenharia elétrica: padrões e regras de marcação + formas de identificar um condutor
Para facilitar o trabalho dos eletricistas, a produção de isolamento de cabos está sujeita a determinados padrões de marcação de cores.Ao conectar um cabo multipolar, você pode identificar o núcleo pela cor da bainha de polímero e entender a qual contato ele deve ser conectado.
Diferentes cores de fios elétricos, estabelecidas pelas disposições GOST, ajudam a agilizar o processo de instalação e garantir a segurança elétrica. Concordo, compreender o código de cores é útil para todo artesão doméstico.
Sugerimos que você entenda os símbolos da fiação elétrica, aprenda os padrões GOST e aprenda a ler os códigos das letras dos fios nos diagramas. Além disso, mostraremos como verificar a conformidade do núcleo conectado com a finalidade pretendida usando uma chave de fenda indicadora ou um multímetro.
O conteúdo do artigo:
O que GOST e PUE dizem sobre marcação de cores
O principal documento no qual confiar durante a produção ou compra de cabos, é GOST 31947-2012. Antes de seu surgimento, não havia uniformidade e ordem no campo da designação de cores da fiação elétrica.
Até agora, em casas antigas é possível encontrar fios com a mesma bainha, cuja cor não pode determinar o que está conectado - “fase”, “zero” ou “terra”.
O documento GOST mencionado acima afirma que o isolamento dos produtos de cabos deve ter cores diferentes. Uma certa tonalidade deve cobrir o fio com uma camada contínua - do começo ao fim.É impossível que um fio no início do compartimento seja azul e o final seja branco; A pintura intermitente também é proibida.
Os documentos regulatórios também contêm recomendações para o uso de diversos circuitos para cabos de 3, 4 e 5 núcleos.
Por exemplo, ao produzir cabos de 3 núcleos, as seguintes combinações são bem-vindas:
- marrom – azul – verde/amarelo;
- marrom – cinza – preto.
Se o cabo consistir em 4 núcleos, também são recomendadas duas opções de cores padrão:
- marrom – cinza – preto – verde/amarelo;
- marrom – cinza – preto – azul.
Os diagramas para um fio de 5 núcleos são assim:
- marrom – cinza – preto – verde/amarelo – azul;
- marrom – cinza – 2 preto – azul.
A cor azul indica o núcleo “zero”.
Não é recomendado usar apenas duas cores - vermelho e branco.
A cor deve ser aplicada com firmeza e ser claramente visível.
Se você consultar o segundo documento importante para eletricistas - o PUE, nas cláusulas 1.1.29 e 1.1.30 você também poderá encontrar informações sobre a cor dos fios fase-neutro-terra. Mais precisamente, os dados não estão listados lá, mas há uma referência ao GOST R 50462-92, que foi substituído há muito tempo por uma edição mais recente do GOST R 50462-2009, que ainda está em vigor hoje.
O material corresponde às informações constantes do GOST 31947, mas há alguns esclarecimentos.Por exemplo, os fios que desempenham dupla função devem ser pintados de maneira especial: se o fio de trabalho zero for combinado com o fio de proteção zero, ele será pintado de azul em todo o seu comprimento e terá listras verde-amarelas nas bordas.
Assim, todas as cores, com exceção do azul (ciano) e do verde/amarelo, podem ser utilizadas para colorir a isolação do condutor de fase. Este grupo inclui as cores branca e vermelha, que por algum motivo não são recomendadas para uso pela edição de 2012 do GOST.
No Apêndice A do GOST R 50462 há uma tabela na qual você pode encontrar as designações das letras de todas as cores. Por exemplo, o condutor de fase de um circuito monofásico (L) é pintado de marrom, o código de cor é BN. Os códigos de letras são usados para cópias em preto e branco de diagramas que não usam cores diferentes.
Marcação de núcleo para soluções de instalação elétrica
Não é à toa que no início do artigo foi expressa a ideia de que a designação de cores dos condutores simplifica muito o processo de instalação.
Se você está estudando sozinho fiação elétrica no apartamento ou casa privada, selecione os fios de acordo com as normas, ao conectar dispositivos elétricos, instalar proteção automática, distribuir fios em caixas de junção, não é necessário verificar novamente onde estão a fase, neutro e terra - a cor do isolamento lhe dirá sobre isso.
Alguns exemplos de instalações elétricas onde a marcação é importante:
Existem cabos com grande número de núcleos, cuja pintura não é prática. Um exemplo é o SIP, que utiliza um método diferente para identificação de condutores. Um deles está marcado com um pequeno sulco em todo o seu comprimento. O núcleo de alívio geralmente desempenha a função de condutor neutro, os demais desempenham o papel de condutores lineares.
Para distinguir os núcleos, eles são marcados com fita adesiva, termorretrátil e designações de letras, que são aplicadas com marcadores multicoloridos. E no processo de instalação elétrica, é necessário um toque - identificação adicional.
Verificando a conexão correta
Infelizmente, nem todos os eletricistas seguem rigorosamente os padrões e cometem erros na escolha do condutor ao fazer as conexões. Portanto, ao pendurar um lustre, instalar uma tomada ou outro dispositivo de instalação elétrica, é melhor verificar adicionalmente se o isolamento de cada núcleo corresponde à sua finalidade.
Para identificação, os instaladores usam dois métodos: o primeiro é verificar com uma chave de fenda indicadora, o segundo é usar um testador ou multímetro. A fase geralmente é determinada com uma chave de fenda, e o neutro e o zero são determinados com instrumentos de medição.
Como usar o indicador?
Mesmo dispositivos simples como chaves de fenda indicadoras são diferentes. Alguns deles são equipados com um pequeno botão, outros são acionados automaticamente quando uma haste de metal e um condutor ou contato condutor de corrente são conectados.
Mas todos os modelos, sem exceção, possuem um LED embutido que acende sob tensão.
Uma chave de fenda é uma ferramenta conveniente para identificar condutores de fase. Para saber se o fio está funcionando, use a lâmina metálica de uma chave de fenda para tocar cuidadosamente no fio exposto.
Se o LED acender, o fio está energizado. A ausência de sinal indica que é terra ou zero.
O procedimento de verificação é realizado com uma mão, portanto a outra é gratuita. É melhor usá-lo também - por exemplo, para consertar fios.Mas é estritamente proibido tocar com a segunda mão nas partes expostas de condutores ou objetos metálicos localizados nas proximidades (tubos, conexões).
Regras para usar o testador
O kit de um eletricista sempre inclui um testador ou multímetro. Ele tem que trabalhar com ligação de condutores em instalações elétricas internas e ao montar o painel elétrico. Se a fiação foi instalada há muito tempo, a marcação dos fios por cor pode ser negligenciada.
Mesmo que as cores do isolamento pareçam consistentes, não é fato que estejam conectadas de acordo com todas as regras.
Antes de fazer medições, você deve estudar as instruções que acompanham todos os instrumentos de medição.
O procedimento é aproximadamente o seguinte:
- definimos um valor obviamente superior à tensão esperada, por exemplo, 260 V;
- conecte as sondas aos soquetes necessários;
- tocamos dois condutores com pontas de prova - presumivelmente fase e neutro;
- repita o procedimento com outro par de condutores.
A combinação dos núcleos fase-zero deve produzir um resultado próximo a 220 V. Será sempre superior ao par fase-terra.
Existem à venda instrumentos digitais modernos e desatualizados, com setas e escalas de valores. É mais conveniente usar os digitais. Antes de instalar você mesmo dispositivos elétricos, recomendamos aprender como usar uma chave de fenda indicadora ou um multímetro - você não deve confiar apenas na cor dos fios.
A capacidade de usar um multímetro será útil para um faz-tudo doméstico verificar a tensão em uma tomada.Instruções detalhadas para usar o testador são fornecidas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Padrões de codificação de cores geralmente aceitos:
Métodos de marcação além da cor:
Quando todos os fios forem da mesma cor - verifique com uma lâmpada de teste:
A codificação por cores dos núcleos é uma ótima maneira de identificar os fios durante a instalação. Porém, ao trabalhar com cabos já instalados, não se deve confiar apenas na aparência dos condutores, pois eles podem estar conectados incorretamente.
Definitivamente, você deve usar métodos adicionais para identificar os fios e, se os próprios fios não puderem ser alterados, será necessário marcá-los com fita colorida ou símbolos alfabéticos.
Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a codificação de cores? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência na identificação de condutores. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
A chave de fenda indicadora é fácil de usar, mas é preciso ter cuidado com ela. A maioria deles é projetada para operar com tensão de 220 volts, mas às vezes uma tensão de 380 volts é fornecida à casa. Nesse caso, a chave de fenda pode perder a carga e você receberá um choque elétrico. E há muitos produtos falsificados no mercado agora. Você deve escolher com cuidado e adquirir o indicador em lojas confiáveis.
Boa tarde, Antônia.
Apoio totalmente seus avisos sobre a compra e uso de indicadores de tensão.
Quero ressaltar que o setor profissional de energia elétrica utiliza equipamentos, instrumentos e indicadores, que são divididos em categorias: “até 1000 volts” e “acima de 1000 volts”.Para a casa, é claro, você precisa adquirir indicadores da primeira categoria.
Conclui-se do seu comentário que você começou a trabalhar em redes elétricas domésticas. Para melhorar as suas competências e obter informações úteis para o seguro contra lesões eléctricas, aconselho a leitura “Normas para a construção de instalações eléctricas”, “Normas de segurança para o funcionamento de instalações eléctricas”.
Deixe-me acrescentar: o indicador de tensão “correto” possui um Certificado que limita o escopo de aplicação do dispositivo. A captura de tela mostra parte desse passaporte para o indicador E119.2.