Como verificar a tensão em uma tomada com um multímetro: regras de medição
A segurança durante a instalação e reparação de dispositivos de instalação elétrica deve ser garantida por todos os meios possíveis.É necessário excluir choques leves e choques elétricos graves. Você concorda? Antes de realizar qualquer ação com pontos elétricos, é necessário verificar a tensão, o que é feito por meio de um multímetro.
Diremos a você o que é e como funciona esse dispositivo portátil, usado tanto por artesãos domésticos quanto por eletricistas profissionais. Aqui você aprenderá como verificar a tensão em uma tomada com um multímetro, bem como se há tensão na própria rede. Vejamos como ele pode ser usado para medir a intensidade da corrente.
Para você, descrevemos detalhadamente os tipos de multímetros e damos as regras para seu uso. Para otimizar a percepção de um tema difícil, incluímos coleções de fotos, diagramas e vídeos.
O conteúdo do artigo:
- Multímetros, testadores e suas variedades
- Fonte de alimentação doméstica
- Precauções de segurança antes do trabalho
- Símbolos do multímetro
- Conectando pontas de prova a um multímetro
- Medindo a tensão CA em uma tomada
- Medindo corrente em uma tomada
- Medindo a tensão e a corrente da bateria
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Multímetros, testadores e suas variedades
Multímetro, também conhecido como multitester, é um dispositivo especial para medir uma ampla variedade de características e parâmetros da rede elétrica, bem como das peças e elementos por ela alimentados.
O dispositivo foi projetado para que em um canteiro de obras ou reparos seja possível determinar com alta precisão:
- tensão constante e alternada;
- corrente alternada e contínua;
- resistência, capacitância e muito mais.
Além dos parâmetros acima, os multímetros são equipados com funções de medição adicionais, que também permitem testar transistores e “anel” cabo de fiação elétrica à caixa de junção e aos fios que saem dela, verifique o funcionamento dos diodos, etc.
Existem dois tipos principais de instrumentos métricos: analógicos e digitais. Esses dispositivos diferem em funcionalidade, precisão de medição, qualidade de construção e embalagem. Em qualquer caso, estes são sistemas de medição muito úteis para todos.
Em um multitester analógico, o resultado da medição é exibido usando uma seta regular na escala. Às vezes, a operação de tal dispositivo analógico não é totalmente apropriada - é difícil para um iniciante ou não especialista na área de engenharia elétrica entender todas as escalas, o “valor de divisão” de um determinado parâmetro e calcular o valor final da característica elétrica.
E ainda assim, o testador analógico não possui um ponteiro fixo em posição, o que dificulta a leitura do resultado e geralmente o trabalho com o dispositivo.
Um multímetro digital exibe os resultados da medição como valores digitais em uma tela LCD. Garante extrema facilidade de operação do dispositivo, elimina quaisquer erros associados à realização de leituras e cálculo do parâmetro requerido, levando em consideração o “valor de divisão” da escala. Esta é uma das principais razões para a popularidade dos multitestadores digitais entre os artesãos.
Multímetros padrão podem custar mais de US$ 5. Mas uma coisa permanece sempre igual - o gatilho rotativo ocupa o lugar central no painel. A localização dos controles restantes nos cantos do painel, a presença dos conectores necessários na parte inferior do painel e os símbolos multicoloridos não mudam.
Se você adquirir esse produto, certifique-se de adquiri-lo com uma capa externa de silicone, que protege contra poeira, umidade, quedas de pequena altura, possui pinças especiais e um suporte, que pode ser muito útil nas situações mais inesperadas de uso. o multitestador.
Fonte de alimentação doméstica
Considerando o tema e as especificidades do artigo, estamos falando da medição métrica de uma rede elétrica doméstica. Mas para realizar trabalhos de determinação dos valores dos parâmetros é necessário ter pelo menos uma ideia aproximada das características redes de energia elétrica doméstica.
E a tomada, neste caso, atua exclusivamente como “ponto de saída” de tensão, então é razoável que você precise saber com qual tensão na tomada o consumidor irá “trabalhar”.
Em todo o mundo, existem várias categorias principais de redes de energia elétrica para eletrodomésticos, uma das quais é a “nossa” 220 V com frequência de 50 Hz. É composto por dois fios (“fase” e “zero”), cuja tensão entre os quais é de 220 V.
Recentemente, para sistemas de alimentação de residências e apartamentos particulares, uma rede de tensão trifásica de 380 V com frequência de 50 Hz é às vezes conectada a dispositivos de “energia”, como estação de bombeamento, compressor, torno, etc.
Surge uma pergunta natural: por que é necessário medir as características da rede? Por um lado, a resposta é óbvia: se você não sabe ou não tem certeza de suas crenças em relação à tomada que vê à sua frente e precisa fazer alguns trabalhos na fiação.
Por outro lado, a maioria dos aparelhos eléctricos são concebidos com precisão para uma frequência e tensão específicas. Alguns dispositivos elétricos são projetados para operar com uma fonte de alimentação de 60 Hz.
Por exemplo, um forno de micro-ondas importado fabricado na Coreia do Sul está equipado com um transformador, que pode facilmente “inchar” dos “nossos” 50 Hz e ele (o forno) irá falhar rapidamente.
Exceder ou diminuir a frequência, tensão e corrente pode alterar significativamente a eficiência dos dispositivos, resultando na falha do dispositivo elétrico e na impossibilidade de operação subsequente. Multímetros são necessários para medir e monitorar esses parâmetros de rede.
Precauções de segurança antes do trabalho
Um multitester é um dispositivo portátil multifuncional alimentado por uma bateria (geralmente uma coroa) e é uma ferramenta conveniente e, o mais importante, segura para o usuário final. Mas para o seu funcionamento existem certas regras de uso.
O próprio testador está equipado com proteção interna contra sobrecargas e sobretensões. Mas sem seguir as regras abaixo, ele também pode facilmente “queimar” e falhar parcialmente. Para evitar isso, existem várias regras gerais para a operação segura de um testador digital.
Ao medir a tensão de entrada CA:
- Se o valor preliminar da tensão medida não tiver sido determinado, coloque a chave na faixa maior.
- Não aplique tensão superior a 750 V na entrada para evitar danos ao circuito interno.
As mãos sem luvas dielétricas não devem tocar nos componentes elétricos.
Ao medir a corrente de entrada CC e CA:
- Se o valor preliminar da corrente medida não tiver sido determinado, coloque a chave na faixa maior.
- Se o display LCD estiver definido como “1”, ajuste o gatilho para a próxima faixa na direção de aumentar o valor máximo.
- Ao trabalhar com o conector “20A”, o tempo de teste não deve ultrapassar 15 segundos, pois não há fusível para este modo.
Ao medir a resistência interna de um circuito, você precisa ter certeza de que a alimentação do circuito está desligada e todos os capacitores estão descarregados até zero.
Além disso, existem regras especiais para o cuidado e armazenamento do dispositivo, ou seja, não é necessário aplicar tensão na entrada se a chave rotativa estiver na posição Ohm, e trabalhar com o dispositivo se a tampa da caixa não estiver completamente fechado. E por último, a substituição da bateria galvânica e do fusível é realizada somente com o aparelho desligado e as sondas desconectadas.
Símbolos do multímetro
Na verdade, o multitester consiste em várias peças padrão: um display (em analógico – uma escala com vidro protetor), uma chave rotativa multiposições, conectores para conectar sondas. Neste artigo, o modelo DT9205A é considerado um dispositivo multimétrico.
Botões:
- LIGAR/DESLIGAR—liga/desliga o dispositivo;
- HOLD - Mantém o valor exibido na tela LCD.
Setores centrais de comutação:
- hFE – medição de parâmetros do transistor;
- F, Ω - teste de capacidade e resistência do capacitor;
- A-, A~ - corrente contínua e alternada;
- V-, V~ - tensão constante e alternada.
Conectores principais:
- 20A - tomada para medição de corrente até 20A, sonda vermelha;
- A - soquete para testar a intensidade da corrente dentro das faixas;
- COM - soquete para todos os modos, geralmente uma sonda preta é conectada;
- VΩ - soquete para medição de resistência e tensão.
Seção conectores “pnp/npn” - teste de semicondutores, “cx” - conectores para inserção do capacitor sendo testado. É imperativo observar a polaridade, caso contrário ela “inchará”.
Conectando pontas de prova a um multímetro
As sondas são um tipo especial de conectores que ajudam a medir as características de peças elétricas e seções de um circuito de fio. Eles conectam facilmente os conectores necessários do multitester com outras saídas.
Geralmente são uma haste de metal com isolamento plástico, em uma extremidade da qual sai uma haste da outra - um fio com conector para inserção nos conectores 20A, A, COM e VΩ do dispositivo.
Além disso, às vezes é necessário ter um conjunto adicional de sondas em seu arsenal, mas em vez de uma haste, são usados “crocodilos” de metal - pinças dentadas.
A maioria dos aparelhos é importada da China, onde são fabricados em fábricas, oficinas e mini-oficinas. Nesse sentido, os fabricantes economizam em tudo, inclusive em materiais para sondas, que falham rapidamente.
Recomenda-se que você mesmo faça as sondas comprando peças no mercado de rádios ou em uma loja de rádios. Em vez de plástico isolante, costumam ser usadas ampolas vazias e invólucros para canetas esferográficas.
Conectamos o plugue da sonda preta ao conector do multímetro marcado COM. E conectamos o plugue da sonda vermelha ao conector marcado com VΩ, que é projetado para medir tensão contínua e alternada.
Não recomendamos fortemente pressionar as pontas de prova vermelha e preta no contato em nenhum modo, com exceção da chave rotativa na posição “►” (continuidade da cadeia).
Medindo a tensão CA em uma tomada
O trabalho introdutório e preparatório foi concluído.Vamos passar para a execução real da tarefa. Em primeiro lugar, desligue o multitester se estiver ligado. Pressione o botão LIGAR/DESLIGAR.
Movemos o gatilho rotativo do multímetro para a posição “750” (em outros testadores pode ser 600, 1000) da seção “V~”. Isso significa que o dispositivo pode medir parâmetros de tensão CA variando de 0 a 750 V.
Ligamos o testador, pelo menos um “zero” deve aparecer na tela de cristal líquido - o aparelho está pronto para uso. Inserimos as sondas nos orifícios do soquete uma por uma, não importa qual vai para onde. Fazemos leituras da corrente alternada da rede elétrica doméstica.
Os trabalhos de teste da rede de alimentação devem ser realizados com bastante cuidado, lentamente e sem tocar nas partes expostas das sondas.
Medindo corrente em uma tomada
Nunca, em hipótese alguma, meça a potência CA de uma tomada diretamente com um multitester, sem carga conectada. Se você simplesmente inserir duas pontas de prova do testador no soquete, poderá “dizer adeus” ao dispositivo. Como resultado, obtemos “fogos de artifício de Ano Novo” e um dispositivo de medição elétrica queimado.
Força atual em tomada normal deve ser medido com uma carga conectada em série ao circuito “soquete do testador”. Mesmo uma lâmpada comum com soquete (o local onde a lâmpada é aparafusada) pode atuar como uma carga elementar.
Depois de conectar o testador e a lâmpada em série, insira uma das pontas de prova no soquete e conecte um fio da base da lâmpada à outra ponta de prova. Inserimos o segundo fio da lâmpada no orifício livre do soquete. Tomamos os valores atuais. Não é recomendado medir por mais de 15 segundos.
E ainda assim, não é recomendado medir a intensidade da corrente em uma tomada. Isso não carrega nenhuma carga semântica. Fonte de alimentação doméstica tem simplesmente um limite máximo em Amperes que deve ser observado. A intensidade da corrente sempre existe apenas na presença de uma carga, onde medimos a corrente.
Medindo a tensão e a corrente da bateria
Em vez de medir a corrente em uma tomada, é melhor aprender a medir a corrente contínua e a tensão em baterias, acumuladores e fontes de alimentação. É muito mais interessante e seguro. Além disso, todos têm esses elementos elétricos suficientes. Eles geralmente são encontrados em câmeras, telefones, tablets, brinquedos infantis, etc.
Baterias e acumuladores são fáceis de distinguir: todos possuem inscrições especiais próximas aos contatos de saída na forma de sinais “+” e “-“. Testar esses elementos não é mais difícil do que testar a tensão ou corrente em uma tomada.
Deve-se notar que essas baterias são geralmente caracterizadas por baixos valores de tensão e corrente. Para medir tensão ou corrente contínua em uma bateria, é necessário mudar o gatilho rotativo do multitester para o modo correspondente das seções “V-” ou “A-”, que é maior em valor do que o indicado no invólucro externo de o elemento.
Ligue o testador. Conectamos a ponta de prova preta (zero) com “-” e combinamos a ponta de prova vermelha com “+”.Removemos o valor constante fixo. Desta forma, você pode medir os parâmetros elétricos básicos das baterias, o que ajudará a determinar seu estado de funcionamento.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo demonstrará claramente a sequência de ações ao realizar medições em dinâmica:
O artigo explica claramente como medir tensão e corrente em uma tomada para quem conhece e está apenas se familiarizando com pontos elétricos e Fiação elétrica. O uso de um multímetro reduzirá significativamente a probabilidade de ocorrência de situações perigosas durante a instalação e reparo da fiação, substituição de tomadas e interruptores.
Você tem alguma informação interessante para compartilhar sobre o uso de um multímetro? Você teve alguma dúvida ao ler o artigo? Por favor, escreva comentários no bloco destinado a feedback.
Confesso que uma vez, na tentativa de medir a tensão da rede, queimei um testador analógico. Eu estava trabalhando no escuro e girei o toca-discos do aparelho para o lado errado, e descobri que ele estava ligado para medir resistência, e não para corrente alternada. Quando coloquei as sondas no soquete, houve um bom estrondo e a ponta de uma sonda derreteu. Achei que todo o dispositivo estava pronto, mas felizmente não falhou completamente, apenas uma função selecionada aleatoriamente do ohmímetro queimou.
Pessoalmente, pensei que todos soubessem trabalhar com testadores. Pelo menos medir a tensão na rede CA não causa dificuldades. A propósito, não concordo que os dispositivos modernos sejam projetados para voltagem precisa. Como regra, suas fontes de alimentação podem suportar surtos de 180 a 240 volts notavelmente bem. Mas com Hertsovka você realmente precisa observar com cuidado.
Por que todos deveriam saber como operar um multímetro/testador? Nem todo mundo é eletricista. Por exemplo, eu precisava medir, mas não sei como abordar. E é absolutamente assustador enfiar algo na tomada. E então eu li e agora pelo menos tenho uma ideia de como isso é feito corretamente.
Você pode recomendar um multímetro normal e confiável? Interessado em tensão, corrente e resistência, outras funções não são necessárias.
Boa tarde, Nikolai.
Acontece que você precisa de um dispositivo de nível básico. Sites que postam conclusões de analistas do mercado de instrumentos de medição elétrica tendem a acreditar que a melhor opção é adquirir um Mastech MAS838. Acho que seu preço de 900 rublos não prejudicará seu orçamento. Anexei uma captura de tela do meu passaporte.