Mau funcionamento comum do soquete: como consertar o soquete você mesmo
Uma tomada avariada é uma das situações mais desagradáveis para o proprietário, pois requer uma intervenção quase imediata.Para resolver todos os problemas de tomada, você pode chamar um eletricista ou usar suas próprias mãos. A segunda opção é mais econômica, mas sem conhecimentos elétricos é mais perigosa. Você concorda?
Diremos como substituir ou consertar uma tomada elétrica com suas próprias mãos. Descrevemos o processo de trabalho em detalhes. Levando em consideração nossas recomendações, mesmo uma pessoa que não conhece os meandros da instalação elétrica pode lidar com esse assunto.
Para uma compreensão mais clara das informações, incluímos diagramas úteis, coleções de fotos e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Os principais sinais de uma tomada com defeito
Cada pessoa em sua vida já se deparou com situações em que, ao ligar um eletrodoméstico, coisas estranhas começaram a acontecer.
Estes incluem um estranho som crepitante, leve fumaça ou um flash brilhante, após o qual a luz da sala desaparece completamente. Um corpo derretido e um cheiro desagradável de queimado também servem como sinal de mau funcionamento.
Nesses casos, junto com a tomada, os fusíveis do aparelho podem ser danificados, a fiação pode ser danificada e até os microcircuitos dos eletrodomésticos podem queimar. Na maioria dos casos, você pode se proteger das consequências de um curto-circuito graças à proteção automática do quadro elétrico.
Mas você não deve ter esperança e confiar 100% nisso, porque... Por analogia com outros dispositivos, uma máquina tende a se desgastar e queimar.
Se forem detectados problemas no funcionamento da tomada, é necessário remover imediatamente a carga, desconectando o eletrodoméstico da fonte de alimentação e começar a solucionar e solucionar problemas.
Para ter certeza de que a tomada está realmente danificada, a primeira coisa que você precisa fazer é conectar nela um aparelho elétrico, cujo correto funcionamento não há dúvidas.
Se uma lâmpada que funciona normalmente, por exemplo, não funcionar normalmente quando conectada a este ponto, devem ser tomadas medidas para eliminar a avaria.
Inspeção inicial da saída
Existem diversas opções para determinar o tipo de falha no conector. A primeira é uma inspeção visual da frente da saída em busca de defeitos externos.
Como a parte frontal do soquete é de plástico, existe a possibilidade de rachaduras durante o uso. Danos mais sérios podem incluir vestígios de fuligem ou furos derretidos nos conectores.
Existem três razões principais para o derretimento do soquete:
- A corrente de carga é superior às capacidades do dispositivo ou da fiação.Quando um fluxo de energia flui através de um canal estreito, sua densidade aumenta naturalmente. Como resultado, a carga aumenta e ocorre superaquecimento. Nestes casos, a tomada deve ser substituição por um novo dispositivo com características adequadas.
- O isolamento dos condutores na área conectada ao mecanismo de soquete está quebrado. O motivo está no não cumprimento da tecnologia de instalação do aparelho, cortes e danos ao isolamento por ações desajeitadas. É necessário substituir uma tomada derretida por um dispositivo com características equivalentes, não esquecendo de remover seções danificadas dos fios.
- Problemas com contatos. Eles poderiam simplesmente oxidar ou enfraquecer. O problema é resolvido desmontando ou apertando.
Além dos problemas visuais de saída, existem algumas maneiras de determinar se há algum problema com o dispositivo conectado. Vejamos eles abaixo.
Sistema de contato solto
No corpo de qualquer tomada você encontra duas placas de cobre. Eles têm curvas semicirculares para o soquete. O princípio de funcionamento destas placas é completamente simples. Ao conectar um eletrodoméstico a uma tomada elétrica, as placas prendem firmemente as bordas do plugue.
Consequentemente, após muitos ciclos de desconexão e recolocação do plugue no conector, as placas podem se dobrar umas das outras. Isso fará com que o garfo segure cada vez menos.
Como uma das opções para diagnosticar corretamente os problemas, você pode pegar o plugue de qualquer eletrodoméstico e inseri-lo apenas até a metade na tomada. Se o cabo não cair, a probabilidade de o contato permanecer intacto é muito alta.
A segunda maneira é conectar alto-falantes ou uma lâmpada a uma tomada, após o que você precisa mover o plugue. Se ocorrer interferência neste caso, é necessário substituir a tomada o mais rápido possível, pois as placas de contato de cobre internas simplesmente ficaram dobradas.
A detecção deste tipo de mau funcionamento permitirá corrigir a avaria em tempo hábil, gastando significativamente menos tempo e dinheiro, além de evitar incêndios acidentais.
Um caso bastante comum de dano e posterior mau funcionamento do conector elétrico é o manuseio incorreto do plugue dos eletrodomésticos. Se você manusear o equipamento de maneira descuidada, poderá puxar o fio do dispositivo incorretamente e ocorrerão problemas quando a tomada e o plugue simplesmente caírem da parede.
Diferenças entre os dois padrões elétricos
A operação conjunta de tomadas e plugues de dois padrões sob uma carga de algumas dezenas de watts é uma prática totalmente aceitável. Porém, quando o consumo de energia aumenta, mesmo dentro dos requisitos recomendados pelo fabricante, diferenças nos designs e nas peças podem levar à falha dos conectores ou plugues elétricos.
Os eletrodos mais grossos no plugue padrão europeu separam muito mais as lâminas de latão do soquete de estilo soviético.As molas se esticam e isso, por sua vez, provoca gradativamente maior aquecimento dos contatos.
Além disso, o soquete padrão não possui reentrâncias no corpo como o conector Euro. O plugue não está totalmente inserido nessa tomada, o que pode levar a um contato imprevisível com os eletrodos ou a um curto-circuito.
Não há mais tensão
Um cenário igualmente comum é a falha de uma tomada. Quando você liga qualquer eletrodoméstico nada acontece, não funciona porque não tem tensão. Isto é confirmado verificando com instrumentos equipados com um indicador. Muito provavelmente, o problema é uma ruptura no fio de alimentação.
Preparando-se para consertar a tomada sozinho
Depois de realizar uma inspeção visual e descobrir as causas exatas do mau funcionamento, você pode começar a se preparar para os reparos. Em primeiro lugar, vamos nos preparar para o trabalho, parar de entrar em pânico, de nos preocupar e de ficar nervosos. Determinação e calma são as principais armas necessárias para um reparo bem-sucedido.
Em seguida, certifique-se de desligá-lo no medidor disjuntores e interruptores, movendo-os do estado LIGADO para o modo DESLIGADO. Desparafusamos os plugues e fusíveis automáticos.
Isso deve ser feito com cuidado para não tocar acidentalmente nos fragmentos vivos com a mão. Desta forma, você pode desenergizar completamente a sala. Também é importante verificar se há tensão na tomada que precisa de reparo. Isso é feito usando uma chave de fenda indicadora.
Kit de ferramentas para reparo de soquete
Para deixar apenas boas impressões após o reparo, é necessário ter um conjunto de ferramentas disponíveis para todas as ocasiões.
Reparar, substituição e reforma de tomadas É muito mais fácil de implementar se você tiver ferramentas como:
- chave de fenda indicadora para determinação da fase e presença de tensão na rede elétrica;
- Chaves de fenda Phillips e de ponta chata;
- alicate ou alicate;
- fita de vinil para isolamento;
- faca afiada;
- ferro de solda (em alguns casos).
Um dos pontos importantes é que os cabos dos alicates, chaves de fenda e outras ferramentas utilizadas devem ter revestimento isolante ou ser emborrachados. Isso evitará choque elétrico acidental.
Conserto de soquete faça você mesmo
Depois de verificar a tensão, é hora de iniciar os reparos. Usando uma chave de fenda, desparafuse o parafuso localizado no centro do conector. Isso permite remover a tampa do soquete e ter acesso ao recheio. Verificando o status dos contatos. Se o cobre tiver uma tonalidade esverdeada, é sinal de oxidação; se for cinza ou preto, é um indicador de mau contato.
Como consertar adequadamente essa tomada? Por exemplo, quando os contatos são de cor escura, eles precisam de limpeza. Geralmente é usada uma lima de agulha para isso, mas você pode usar uma lixa. Há situações em que o metal em determinados locais fica muito mais fino e aparecem furos nos próprios contatos. Neste caso, o soquete deve ser substituído.
Apertamos contatos soltos
Após retirar a tomada da parede, é necessário apertar todos os fixadores, parafusos e contatos com uma chave de fenda apropriada.Se o fio ou terminais tiverem uma cor incomum ou depósitos de carbono, você pode usar uma faca afiada e limpá-los para torná-los brilhantes.
Os fios muito carbonizados devem ser substituídos por uma peça nova ou simplesmente cortados (com comprimento suficiente). Qualquer conexões de fio e as torções devem ser isoladas com fita vinílica. Uma tomada cujos contactos estão danificados não pode ser reparada e requer uma substituição completa.
Normalmente, o plugue entra na tomada sob uma certa pressão. Isto é garantido por contatos que combinam bem entre si. Caso contrário, estamos trabalhando para resolver esse problema.
Depois disso, você precisa verificar a segurança dos fios conectados diretamente à tomada. Se necessário, aperte-os, mas não muito. Eles não devem se contorcer ou cair. Cada fio exposto conectado a uma tomada deve ser bem enrolado com fita isolante.
O que fazer quando todo o soquete se move de um lado para o outro? A solução para este problema é bastante simples. É necessário apertar os parafusos de instalação localizados à esquerda e à direita. Se estiverem bem apertados e corretamente, o soquete ficará em seu lugar.
Conectando uma nova tomada
Em primeiro lugar, o fio de alimentação está conectado aos contatos. Para fazer isso de forma eficiente, você precisa remover o isolamento 5–10 mm do núcleo através do qual a corrente fluirá. A parte exposta da fiação deve ser inserida no terminal e pressionada firmemente com um parafuso.
Não há necessidade de ser muito zeloso ao apertar o parafuso, caso contrário, isso fará com que o fio seja comprimido e, na pior das hipóteses, quebrado.
Existem duas maneiras de conectar os fios: de forma rápida ou segura. Uma conexão confiável significa que as extremidades dos fios desencapados serão dobradas em um anel de pequeno diâmetro (4–5 mm). Somente depois disso eles devem ser inseridos nos terminais e apertados. A conexão rápida permite uma conexão simples sem torcer.
Um método confiável de conexão de contatos requer muito mais tempo, mas é compensado por uma série de vantagens, por exemplo:
- o contato é mais forte;
- o grau de aquecimento do contato é bem menor, pois a área de contato do fio com o contato condutor de corrente é muito maior.
Conexão tomadas com aterramento difere ligeiramente da instalação sem ele. Um fio, geralmente verde, é conectado ao terminal de aterramento. Antes de conectar, você deve certificar-se de que este núcleo é realmente um fio terra.
O próximo passo é instalar o dispositivo em uma caixa de tomadas. A peça funcional é instalada depois que todos os fios estão totalmente conectados. A instalação ocorre ao mesmo nível da parede, sem distorções ou saliências. Todos os fios devem ser bem torcidos e escondidos na caixa de tomadas.
O soquete é fixado na posição correta com grampos especiais. Eles podem ser ajustados graças a parafusos. Se você torcê-los, as garras fixarão o encaixe por dentro.
Se a sua tomada não possui garras, então este é um novo tipo de dispositivo que fixado na tomada, fornecido para esse fim por meio de parafusos de pressão. O último passo é aparafusar a tampa.
Restaurando uma tomada que caiu da parede
Um mau funcionamento deste tipo não é a recompensa mais agradável pelo uso descuidado de eletrodomésticos.
Para sair dessa situação, você pode usar as duas opções mais comuns: curto ou longo prazo:
- O primeiro método envolve torcer as pétalas muito mais do que o normal. Isso permitirá que o produto permaneça no lugar por algum tempo e sirva com fidelidade.
- Um método duradouro requer significativamente mais tempo, bem como a disponibilidade de ferramentas e novos dispositivos.
A principal razão para a queda de um soquete da parede são precisamente as pétalas que não funcionam. A solução neste caso será modernizar o assento.
Ferramentas adicionais para reparo de soquete
Para retornar o soquete ao seu lugar, você precisará de:
- caixa de montagem 68x45 mm;
- gesso;
- faca de construção;
- primer polimérico;
- espátula;
- ferramentas sobre as quais já foram escritas.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário desligar a energia da sala e avisar outras pessoas que, com alto grau de probabilidade, poderão ligar novamente a alimentação da máquina. Se isso não for possível, certifique-se de afixar uma placa: “Os reparos estão em andamento”.
Vamos começar o trabalho de restauração
Ao desmontar o soquete e a caixa de fiação antiga, marque cada fio com um marcador. Remova todos os plugues e parafusos. Isso garantirá o livre acesso dos fios à caixa.
O fundo também deve ser retirado, pois as dimensões da caixa muitas vezes não coincidem com os parâmetros dos furos na parede. Uma caixa sem fundo pode ser facilmente aparada, mas não pode ser deformada por compressão.
A tomada deve ser instalada de forma que fique firme e imóvel na parede. Para fazer isso, o buraco está preparado. Em seguida, o gesso é diluído em água e o furo é tratado com essa mistura, e as fissuras são seladas com uma espátula.
A caixa de montagem está inserida lá. Após 15 minutos, quando o gesso estiver firmemente preso, você poderá iniciar o processo de instalação do interior da nova tomada e começar a conectar a fiação. A etapa final será a instalação do painel frontal.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Instalando uma nova tomada e desmontando a antiga:
Vídeo nº 2. Como substituir corretamente uma tomada queimada:
Vídeo nº 3. Um guia passo a passo para substituir uma tomada de um eletricista profissional:
Vídeo nº 4. Como trocar a tomada de forma rápida e eficiente com suas próprias mãos:
Se problemas com pontos de energia o deixarem despreparado e o processo de conserto de uma tomada ocorrer pela primeira vez, é importante lembrar de manter a calma. É necessário desenergizar a sala e, se necessário, extinguir o incêndio.
Execute os trabalhos de reparação e instalação com total concentração e cautela. Se não estiver satisfeito com o resultado do trabalho ou sentir falta de confiança no sucesso do trabalho realizado, contacte imediatamente um eletricista profissional com experiência. Não economize na segurança!
Você gostaria de compartilhar sua experiência pessoal ao consertar uma tomada sozinho? Você teve alguma dúvida ao ler as informações fornecidas? Por favor, escreva comentários.
Quantas vezes, ao ajudar amigos a consertar tomadas, encontrei a mesma coisa. Na parede, em vez de uma tomada, foi usada uma lata comum. Assim, ao instalar o soquete, as pernas expansíveis encostaram nas paredes laterais da lata e, via de regra, com o tempo o soquete caiu junto com a lata.O triste é que esse problema não pode ser eliminado a não ser reduzindo o conector da tomada na parede com uma solução.
As avarias típicas de qualquer tomada podem ser divididas em dois grupos: fixação da própria tomada (caixa de instalação) na parede e da própria parte eléctrica (oxidação dos fios, mau contacto). No primeiro caso, você precisa de uma fixação boa e confiável da caixa na parede e o próprio soquete ficará bem preso. Em segundo lugar, observe (substitua, limpe) o fio oxidado, a placa de contato e o parafuso. Tenha cuidado com o fio de alumínio.
Você simplesmente não pode puxar o plugue pelo cabo! Isso é barbárie. Caso contrário, o material é útil, obrigado!