Métodos de conexão de fios elétricos: tipos de conexões + nuances técnicas

Ao instalar uma tomada adicional, conectar um novo lustre ou solucionar um problema na fiação elétrica, você terá que lidar com trabalhos elétricos. Sem experiência prática, é difícil garantir um contato confiável entre condutores feitos de materiais diferentes, com seções transversais diferentes ou mesmo números diferentes de núcleos.

O artigo que propomos descreve detalhadamente todos os métodos de conexão de fios elétricos utilizados na construção de fiação elétrica. Analisamos as características técnicas e tecnológicas de cada opção. Com o nosso conselho, você pode reparar ou atualizar sua rede elétrica com sucesso.

Preparando-se para conectar os fios

Qualquer trabalho de instalação elétrica deve ser executado com competência. É importante lembrar que a segurança e a vida de todas as pessoas e animais que vivem numa casa, apartamento ou casa de campo dependem da correcção da sua implementação. Um erro é inaceitável – na melhor das hipóteses, não haverá um bom contato. E estes são pontos elétricos que não funcionam.

Na pior das hipóteses, um membro da família, amigo ou conhecido que esteja visitando poderá ser eletrocutado por uma conexão inadequadamente isolada. Ou a fiação pegará fogo, o que poderá causar um incêndio.

Para uma execução correta e de alta qualidade das conexões dos fios elétricos, você precisa de:

  • conhecimento dos tipos e princípios básicos de conexões;
  • disponibilidade de ferramentas especiais para trabalhos de instalação elétrica;
  • disponibilidade de todos os consumíveis que serão úteis na realização de um determinado tipo de conexão;
  • treinamento preliminar em seções individuais de fios.

Quando tudo que você precisa estiver disponível, você deve preparar cuidadosamente seu futuro local de trabalho. Para fazer isso, você precisa desenergizar todos os fios com os quais terá que lidar. Este é um passo muito importante que não pode ser ignorado!

Conectando fios
Sem conhecimento de instalação elétrica, é melhor confiar a substituição da fiação elétrica a um eletricista profissional

Para evitar choque elétrico, é melhor certificar-se mais uma vez de que o apartamento ou casa está realmente desenergizado. Neste caso, é conveniente usar uma chave de fenda indicadora - esta é uma ferramenta barata que pode até ser adquirida em uma loja online.

Streamer para descascar fios
É conveniente quando, além da vontade de fazer tudo sozinho, você também tem a ferramenta necessária - com ela, realizar trabalhos elétricos fica muito mais fácil e rápido

Numa situação em que existam sérias preocupações sobre a conveniência de realizar você mesmo os trabalhos de instalação elétrica, é melhor contactar um eletricista. Além disso, deve-se convidar apenas um artesão experiente que tenha não só experiência na realização desse trabalho, mas também educação especial.

Os serviços de eletricista serão especialmente relevantes se você precisar Religação em todo o apartamento/lar. Você não pode economizar nisso – você pode acabar pagando o dobro ou o triplo do preço, ou até mesmo pagar com seu imóvel.

Visão geral dos tipos de conexão populares

Os principais tipos de conexões utilizadas em dispositivo de fiação elétrica para as necessidades domésticas, existem cerca de 10 opções.Entre eles, existem tanto os simples que podem ser executados sem muitos anos de experiência, quanto os métodos mais complexos que requerem não apenas experiência, mas também ferramentas e habilidades especiais para trabalhar com eles.

Opções de conexão complexas

A conexão de dois ou mais fios é realizada para obter um contato de alta qualidade. É ele quem irá garantir o funcionamento de todos os pontos elétricos de uma determinada casa ou apartamento.

Você pode estabelecer um contato confiável entre os condutores por conta própria ou convidar um especialista. Tudo depende do tipo de ligação escolhida, da disponibilidade de ferramentas e competências para a realização desse trabalho.

Tipos complexos de conexões incluem:

  • de solda;
  • Soldagem;
  • crimpagem.

Essas opções serão bastante difíceis para um iniciante lidar. O fato é que para soldar um conjunto de dois ou mais condutores você precisará de uma ferramenta especial, as habilidades para trabalhar com ela são um movimento desajeitado e em vez de um contato confiável você pode obter o resultado oposto.

Fios de solda
Para soldar, é necessário levar solda de liga de estanho-chumbo, breu e pincel para aplicação, ferro de solda e lixa para descascar o núcleo

A essência deste método é remover o isolamento dos condutores dos condutores conectados e lixá-los até dar brilho. Em seguida, você precisa aplicar breu em cada veia com um pincel e aquecê-lo bem com um ferro de solda - o metal descascado deve ser coberto com uma camada uniforme de breu em todos os lados.

Quando todos os fios condutores estiverem preparados, resta torcê-los bem e aquecer a solda com um ferro de solda, e também aquecer a torção resultante até a fervura da colofónia. Agora você precisa aplicar solda com um ferro de solda no conjunto aquecido de condutores e garantir que ela flua uniformemente entre os fios individuais.

Métodos para conectar condutores
Ao usar alicates de soldagem, soldagem e prensagem, obtém-se uma conexão forte e incrivelmente confiável. Nesses nós, o contato não será perdido mesmo após 30 anos

Uma vez possível obter uma distribuição completa da solda líquida por toda a superfície a ser soldada, a soldagem pode ser concluída. Agora só falta esperar até que a montagem resultante esfrie naturalmente.

A soldagem é um tipo de conexão ainda mais complexo. Para completá-lo você precisará de:

  • máquina de solda;
  • eletrodo de carbono;
  • fluxo, que protegerá o fundido da exposição ao oxigênio;
  • máscara protetora para o rosto e luvas especiais resistentes ao calor para as mãos.

E o mais importante ao trabalhar com soldagem é a capacidade de usar o dispositivo. Nas mãos de um amador, em vez de um contato confiável que pode durar de 30 a 50 anos, um condutor derretido e um isolamento danificado sairão de baixo da máquina de solda.

Antes de iniciar a soldagem, você precisa torcer, assim como antes de soldar, tendo previamente descascado as extremidades dos núcleos brilhar. A essência da soldagem é obter uma junta metálica monolítica. Para fazer isso, você precisa derramar o fluxo no recesso do eletrodo de carbono, ligar a máquina de solda e abaixar a extremidade da torção no mesmo recesso.

A bola nas pontas viveu
A esfera nas extremidades dos núcleos dos condutores conectados garantirá um contato confiável. Além disso, este método é excelente para fios multicore

Como resultado da soldagem, as pontas derreterão e uma bola de metal se formará sobre elas. É preciso esperar esfriar, limpar o fluxo e envernizar.

Para crimpagem, você também precisará de equipamento especial - um alicate de pressão, também chamado de crimpador, e uma luva de metal feita de cobre, alumínio, uma liga combinada ou isolamento.

Para obter contato de alta qualidade usando este método, você precisa preparar os núcleos dos condutores da mesma forma que antes da soldagem. Melhor para limpeza use uma stripper, como último recurso, cortadores laterais. Em seguida, pegue a luva e coloque nela os condutores preparados de um condutor de um lado e o segundo condutor do outro.

Executando um nó de conexão
A distância necessária para retirar o isolamento dos núcleos dos condutores depende do método de conexão escolhido

Agora você tem que usar um alicate de pressão para comprimir a conexão em ambos os lados. É importante que a manga ou outro tipo braçadeira de fio O diâmetro corresponde à seção transversal dos fios conectados - os fios devem caber livremente no interior.

Após a compressão com um crimpador, você deve verificar a qualidade da crimpagem - é necessário puxar um e outro fio. Se eles estiverem bem presos e não caírem da manga, o contato foi bem-sucedido.

Todas as conexões obtidas por soldagem, soldagem ou crimpagem devem ser isoladas. Para fazer isso, use fita isolante ou tubo termorretrátil.

A segunda opção é mais conveniente e agora é usada tanto por eletricistas profissionais quanto por artesãos domésticos. Além disso, ao criar um contato por crimpagem, o tubo termorretrátil deve ser colocado antes de inserir os núcleos na luva.

Maneiras fáceis de criar contatos

Além das opções trabalhosas e complexas para a criação de um contato, que exigem habilidade e ferramentas especiais, existem outras mais simples que podem ser facilmente dominadas com as próprias mãos. Tais métodos são aceitáveis ​​para conectar dois ou mais fios com seções transversais diferentes ou iguais. E o material dos núcleos pode ser diferente - cobre, alumínio ou aço.

Os métodos simples usados ​​​​com mais frequência em casa incluem os seguintes compostos:

  • torção;
  • aparafusado;
  • parafuso;
  • auto-fixação.

Existem duas opções de torção que podem ser feitas em casa. A primeira é simplesmente torcer os fios, descascados até brilharem, e enrolar fita isolante ou tubo termorretrátil sobre eles. A segunda opção é parafusar uma tampa de EPI na torção.

Usar fita isolante é inconveniente
O uso de fita isolante é extremamente inconveniente, principalmente em locais de difícil acesso. É melhor comprar tubos termorretráteis com o diâmetro necessário. Além disso, seu preço é bastante acessível

A primeira opção é uma relíquia do passado. Essas conexões não são confiáveis, podem falhar e o contato é perdido. No segundo caso, a confiabilidade se opõe ao alto preço de um limite. Não vale a pena comprar produtos mais baratos - eles não suportam a inclusão de um aquecedor potente ou de outros aparelhos elétricos na rede.

Para uma conexão aparafusada, é necessário preparar um parafuso, arruelas um a mais que o número de condutores a serem conectados e uma porca. Ao criar um contato, os condutores são preparados da mesma forma que antes da soldagem ou soldagem. Uma condição é que o comprimento do núcleo desencapado seja suficiente para envolver o parafuso de 3 a 4 vezes.

Primeiro, uma arruela é colocada, depois o núcleo do condutor é enrolado, depois a arruela novamente, novamente o núcleo do segundo condutor, a arruela novamente, etc. Quando os núcleos de todos os condutores são enrolados, a última arruela é colocada e tudo é preso com uma porca. A chave deve ser usada para apertar bem a conexão para garantir um bom contato. O nó resultante deve ser isolado.

Outro método simples e barato são as conexões roscadas. Eles são feitos usando blocos de terminais. Além disso, o comprimento da área que precisa ser limpa do isolamento para brilhar depende do modelo do dispositivo e da seção transversal do condutor.

A opção mais simples é dispositivos de auto-fixação ou Blocos terminais WAGO. Eles criam um contato confiável e são fáceis de usar. Outra vantagem é a possibilidade de uso reutilizável. Mesmo uma pessoa muito distante da instalação elétrica pode remover e reinstalar o WAGO.

Qual opção você prefere?

Para escolher o método de execução correto conexões de condutores, você deve levar em consideração as especificidades da sua situação, avaliar o volume de trabalho futuro e suas habilidades. Se estamos falando em substituir um lustre, não faz sentido aprender os meandros da soldagem e comprar uma máquina de solda. Aqui você pode gastar dinheiro na compra de blocos de terminais WAGO alemães originais.

Quando há uma reforma completa de um apartamento ou casa com troca de fiação, é mais aconselhável utilizar o método de soldagem. Se você não tem as habilidades necessárias para trabalhar com este equipamento, você pode praticar crimpagem de alta qualidade e criar todos os contatos você mesmo.

As caixas de junção geralmente usam parafusos ou blocos terminais de auto-fixação. Mas há uma ressalva: eles devem ser apertados periodicamente. Portanto, é necessário organizar as caixas de forma a garantir fácil acesso às mesmas para inspeção.

Grampos de arame de peça única
Grampos descartáveis ​​de peça única. Se precisar interromper a conexão e criar uma nova, você terá que cortar o antigo nó de contato

Usar torção regular e, como antes, enrolar fita isolante por cima é extremamente perigoso. Além disso, esta opção é proibida pelas normas de instalação elétrica.

Nuances técnicas dos principais tipos de conexões

Cada um dos tipos populares de criação de contatos possui características próprias. Assim, apenas condutores unipolares do mesmo material podem ser conectados por torção.

Se você precisar criar contato com fios multipolares, precisará usar pontas especiais - elas comprimem um feixe de pequenos fios. Após a instalação do terminal, o condutor pode ser conectado ao grampo do terminal sem uma tira de fixação.

Ponteira especial para fios trançados
Para fazer uma conexão confiável, os fios trançados devem ser comprimidos com uma ponta especial

Se for necessário fazer até dez conexões, é aconselhável escolher os terminais alemães Vago. Eles permitem conectar núcleos condutores de diferentes seções transversais e materiais. Para diferentes materiais, é melhor escolher Wago com pasta anticorrosiva.

Mas aqui você deve ter muito cuidado para não comprar uma falsificação chinesa.

As principais diferenças entre o WAGO original e os chineses:

  • A falsificação chinesa possui uma faixa de contato 2 vezes mais fina que a original. É perigoso pendurar mais de 5 Amps em um bloco terminal chinês;
  • o mecanismo original não é magnético, mas o chinês é;
  • Não há instruções de uso no verso da falsificação chinesa.

E o plástico de um bloco terminal de autotravamento real é muitas vezes melhor. Portanto, pode suportar facilmente a carga indicada no verso.

Você também pode usar soldagem ou soldagem para criar contato entre fios com seções transversais diferentes. Essa conexão será forte e durável. Claro, se for feito profissionalmente.

Outra nuance importante é sempre isolar os contatos.Isto é verdade para simples torção, soldagem, crimpagem e soldagem. E também para criar contato por meio de um parafuso.

A conexão aparafusada é uma opção barata, fácil de usar e durável. E condutores de diferentes seções transversais e materiais são capazes de criar contato confiável aqui. É verdade que ocupa muito espaço quando comparado com a tampa do EPI ou os blocos terminais Vago.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para comprimir adequadamente a manga ao conectar fios elétricos, você precisará de treinamento e de uma ferramenta especial - um alicate de pressão. Processo de crimpagem detalhado no vídeo:

Mesmo o bloco de terminais mais caro pode acabar sendo uma falsificação barata. O videoclipe demonstra as principais diferenças entre o Wago original:

O vídeo mostra um método de parafusamento de fios de cobre e alumínio:

A conexão dos fios por soldagem pode ser conferida no videoclipe:

Ao escolher um método de conexão de fios elétricos, você deve focar na viabilidade de seu uso em uma situação específica. Se você precisa substituir completamente a fiação de sua casa/apartamento, mas não tem experiência pessoal em trabalhos elétricos, bem como ferramentas especiais, a melhor opção é convidar um eletricista profissional. Esta solução permitirá que você não se preocupe com a segurança da sua casa.

Compartilhe sua própria experiência em fazer conexões elétricas. É possível que seus conselhos sejam úteis para os visitantes do site. Por favor, escreva comentários, poste fotos sobre o tema, faça perguntas no bloco abaixo para comunicação bidirecional.

Comentários dos visitantes
  1. O artigo é útil principalmente para quem está começando a trabalhar com eletricistas, mas os profissionais também têm muito que aprender)
    Não posso me considerar um profissional, mas venho colocando fios há vários anos em nível amador, e muitas vezes surgem várias nuances. Para mim, peguei vários novos tipos de conexões de fios (especialmente para fios diferentes) e percebi os erros que cometi.

  2. Yegor

    Se você estiver trocando a fiação da casa, reserve um tempo para fazer uma boa conexão dos fios. Quaisquer torções têm uma certa vida útil, após a qual começarão os problemas, por isso será necessário quebrar novamente as paredes. Eu sempre faço isso sozinho: conecto os fios com uma boa torção, depois soldo a torção com um ferro de solda potente e prendo a conexão com uma tampa de EPI. Acontece para sempre. Sim, e NUNCA conecte diretamente fios de metais diferentes. Se tal necessidade surgir, compre na loja blocos de terminais especiais para esses fins.

  3. Sou instalador elétrico profissional.Tentei diferentes conexões de fios, mas decidi pela soldagem. O principal é ter um bom soldador adequado para esta tarefa com regulador de corrente e acessórios. Cubro os condutores soldados com uma tampa isolante especial.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica